[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Olá pessoal, estou com uma grande dúvida (preocupação na vdd), pra resumir, quando ligo meu computador sinto leve cheiro de queimado. O curioso é que dura apenas algo em torno de um minuto após liga-lo, e o cheiro vem da ventoionha de exaustão. Preferi perguntar aqui pois desconfio seriamente se tratar da(s) ventoinha(s), considerando o calor escaldante e seco (sem mencionar a poeira e terra) daqui. As ventoinhas que uso, estão na minha assinatura, são bem 'de entrada', e gostaria de saber se é algo comum, antes de eu me preocupar com o resto da máquina (que não apresenta nenhuma falha ou aquecimento, o mesmo vale para a fonte). E claro, já me antecipando, alguém indica ventoinhas boas pra gabinete? Que sejam duráveis, proteção a poeira e resistentes. Além de nada muito caro, e não ligo tanto pra sonoridade ou beleza.
Muito obrigado mesmo quem puder ajudar :)
 
Olá pessoal, estou com uma grande dúvida (preocupação na vdd), pra resumir, quando ligo meu computador sinto leve cheiro de queimado. O curioso é que dura apenas algo em torno de um minuto após liga-lo, e o cheiro vem da ventoionha de exaustão. Preferi perguntar aqui pois desconfio seriamente se tratar da(s) ventoinha(s), considerando o calor escaldante e seco (sem mencionar a poeira e terra) daqui. As ventoinhas que uso, estão na minha assinatura, são bem 'de entrada', e gostaria de saber se é algo comum, antes de eu me preocupar com o resto da máquina (que não apresenta nenhuma falha ou aquecimento, o mesmo vale para a fonte). E claro, já me antecipando, alguém indica ventoinhas boas pra gabinete? Que sejam duráveis, proteção a poeira e resistentes. Além de nada muito caro, e não ligo tanto pra sonoridade ou beleza.
Muito obrigado mesmo quem puder ajudar :)
Elas chegaram a parar. Tipo, ficar parada e o PC ligado normalmente?
 
Elas chegaram a parar. Tipo, ficar parada e o PC ligado normalmente?

Não, mas tenho impressão de que estão mais fracas, mas pouca coisa diferente, e são novas, 5 meses de uso (assim como o pc todo). Só que a quantidade de terra e poeira é bem grande, e não acho que essas ventoinhas sejam boas pra lidar com isso (as da pichau principalmente).
 
Não, mas tenho impressão de que estão mais fracas, mas pouca coisa diferente, e são novas, 5 meses de uso (assim como o pc todo). Só que a quantidade de terra e poeira é bem grande, e não acho que essas ventoinhas sejam boas pra lidar com isso (as da pichau principalmente).
Cara, não sei onde esse PC está para pegar tanta terra. A Noctua tem uma linha industrial que tem proteção IP. Dá uma olhada pra ver se serve para seu ambiente.
 
Olá pessoal, estou com uma grande dúvida (preocupação na vdd), pra resumir, quando ligo meu computador sinto leve cheiro de queimado. O curioso é que dura apenas algo em torno de um minuto após liga-lo, e o cheiro vem da ventoionha de exaustão. Preferi perguntar aqui pois desconfio seriamente se tratar da(s) ventoinha(s), considerando o calor escaldante e seco (sem mencionar a poeira e terra) daqui. As ventoinhas que uso, estão na minha assinatura, são bem 'de entrada', e gostaria de saber se é algo comum, antes de eu me preocupar com o resto da máquina (que não apresenta nenhuma falha ou aquecimento, o mesmo vale para a fonte). E claro, já me antecipando, alguém indica ventoinhas boas pra gabinete? Que sejam duráveis, proteção a poeira e resistentes. Além de nada muito caro, e não ligo tanto pra sonoridade ou beleza.
Muito obrigado mesmo quem puder ajudar :)
Seu problema seria com as pichau ou calafrio?
Minhas calafrio deixavam cheiro apenas na primeira semana, após isto nao me recordo ter sentido mais o cheiro
Comprei 6 akasa black viper, porem ainda nao testei 100% pois estou sem a controladora ainda
 
Seu problema seria com as pichau ou calafrio?
Minhas calafrio deixavam cheiro apenas na primeira semana, após isto nao me recordo ter sentido mais o cheiro
Comprei 6 akasa black viper, porem ainda nao testei 100% pois estou sem a controladora ainda
qual controladora vc vai usar ? comprei 6 também mas estava até pensando em vender, pois o hub que comprei aqueles modelos simples no mercado livre, não estou conseguindo controlar a rotação, e os 6 a 1900 rpm quase estão me incomodando
 
qual controladora vc vai usar ? comprei 6 também mas estava até pensando em vender, pois o hub que comprei aqueles modelos simples no mercado livre, não estou conseguindo controlar a rotação, e os 6 a 1900 rpm quase estão me incomodando
Este aqui amigo 100H
 
qual controladora vc vai usar ? comprei 6 também mas estava até pensando em vender, pois o hub que comprei aqueles modelos simples no mercado livre, não estou conseguindo controlar a rotação, e os 6 a 1900 rpm quase estão me incomodando

Tem placas que somente o cpu fan possui controle PWM.
Todos os outros conectores o controle é feito somente por DC.

Mas se o conector da sua placa mãe tiver opção na bios de selecionar Auto, PWM ou DC, deixe em PWM.
 
Tem placas que somente o cpu fan possui controle PWM.
Todos os outros conectores o controle é feito somente por DC.

Mas se o conector da sua placa mãe tiver opção na bios de selecionar Auto, PWM ou DC, deixe em PWM.
vou dar uma olhada depois novamente, mas se eu ligo o fan sem intermédio do hub eu consigo controlar normalmente
 
Uma pena não ter como instalar isso no meu gabinete mas obrigado pela indicação vou procurar se acho algum que seja interno por e por software o controle
Eu uso esse, muito bom, com capacitores individuais para cada fan e ainda tem controle PWM. Cabe em qualquer lugar, mas veja se é realmente o original da Republic oh Gamers, pois tem muita imitação.
 
Cara, não sei onde esse PC está para pegar tanta terra. A Noctua tem uma linha industrial que tem proteção IP. Dá uma olhada pra ver se serve para seu ambiente.

É um terreno grande atrás de casa (e quintal de casa), a ponto de em tempos secos precisar limpar o chão todos os dias. Cachorro jovem de grande porte no quintal e gatos em casa também não ajudam :confused: como ele não fica em meu quarto (nem em escritório), não da pra garantir ambiente livre do 'poeirão'.
Mas vou dar uma olhada nesses Noctua. Obrigado pela dica :)

Seu problema seria com as pichau ou calafrio?
Minhas calafrio deixavam cheiro apenas na primeira semana, após isto nao me recordo ter sentido mais o cheiro
Comprei 6 akasa black viper, porem ainda nao testei 100% pois estou sem a controladora ainda

Eu notei o cheiro vindo mais da Pichau, como uso uma de cada para exaustão, estou apostando mais nela. O curioso, é que não é algo que acontece sempre, aparentemente o cheiro vem ao ligar após várias horas desligado, ao menos é algo que relacionei por hora. Outra coisa que me fez culpar as ventoinhas, é que é um cheiro leve que lembra motor quando exigido demais. Não sei se é o filtro que força elas. Vou continuar testando aqui e tentar descobrir, e vou deixar essas Akasa como possibilidades futuras tbm. Obrigado!
 
Eu uso esse, muito bom, com capacitores individuais para cada fan e ainda tem controle PWM. Cabe em qualquer lugar, mas veja se é realmente o original da Republic oh Gamers, pois tem muita imitação.
depois de ter visto no aliexpress hub iguais a esse sem o ROG printado nele, desisti de tentar com hub, mesmo com esse mais simples que comprei vi relatos em sua maioria positivos, que conseguiram usar sem problemas o controle pwm, vou por enquanto seguir com 2 coisas, ou vender os fans ou guardar pra quando trocar setup e pegar uma placa com mais headers e utilizar cabos splitter, ja que os akasa viper dizem consumir 0,17A cada.
mas obrigado pela dica, entretanto não me sinto confortável em adquirir mais um hub não.
outra opção pode ser a placa, mas quando ligo sem o hub ela controla normalmente.
 
depois de ter visto no aliexpress hub iguais a esse sem o ROG printado nele, desisti de tentar com hub, mesmo com esse mais simples que comprei vi relatos em sua maioria positivos, que conseguiram usar sem problemas o controle pwm, vou por enquanto seguir com 2 coisas, ou vender os fans ou guardar pra quando trocar setup e pegar uma placa com mais headers e utilizar cabos splitter, ja que os akasa viper dizem consumir 0,17A cada.
mas obrigado pela dica, entretanto não me sinto confortável em adquirir mais um hub não.
outra opção pode ser a placa, mas quando ligo sem o hub ela controla normalmente.
No Ali eu comprei dois por menos de 50$. Transação tranquila.
 
Galera, tenho o Corsair 400C conforme foto abaixo, mas tô jogando SOTTR em 1440p na RTX 2070 Super e ela tá chegando em temperaturas de quase 80 graus com +100Mhz de Clock e +1000 na memória, acho que a temperatura está alta demais, ainda mais tendo tantos fans nesse gabinete.

Abaixo, na foto, mostra os fans. Em cima tem um que puxa pra dentro e outro que joga pra fora, atrás tem um que joga pra fora e na frente tem 2 que puxam pra dentro ar. Alguma configuração que eu deveria mudar?

Obrigado.

Whats-App-Image-2019-10-19-at-13-07-32.jpg
 
Será que dá pra confiar nas specs dp fabricante? Bom CFM e com ruído baixo é tudo que queremos:

Uso 6 Pichau Feather e acho um pouco barulhentas, vale a pena a troca?
 
Boa tarde.
O que recomendariam:
1- Três fans frontais (RGB ou não);
2- Dois fans para substituir os do meu DeepCool 240t;
(custo benefício).
Obrigado.
 
Creio que 40 ou 50 reais por unidade esteja no orçamento.
Obrigado.
Pro WC os Akasa Apache ou Piranha casam muito bem:


Outra boa opção pro WC, um dos melhores CFM do mercado, disponível apenas em 3 cores:

Pro frontal:
 
Existe algum review comparando esses Akasa, Viper e Deepcool com algum noctua na questão temperatura / ruido?
 
Povão, uso um Corsair air 240 e queria por dois fans atras dele como exaustor, mas esse demoniozinho aceita duas fans de 80mm, vcs teriam alguma para me indicar para por nele? Pq sei que esta mais fácil achar meretriz virgem em prostíbulo, do que achar fan de 80mm que seja boa e não faça tanto barulho, se puderem me ajudar serei muito grato pq esta bem quente a parte interna dele e estou começando a me arrepender de ter pegado esse fogãozinho da barbie, obrigado.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo