[TÓPICO DEDICADO] Garantia de placas de vídeo - Informações, prazos e politicas para RMA

Como dito, há diferenças entre garantia legal e contratual.
-
O que não faz o menor sentido é um bem de consumo considerado durável ter 90 dias. A p**** de um ALIMENTO INDUSTRIALIZADO tem um prazo de validade maior que isso.
Mas é o que a lei diz. E não se enganem, qualquer garantia superior a 90 dias pode ter "pegadinha" a vontade, uma vez que se trata de um contrato entre partes e não uma Lei.
No mais e ainda assim, valorizem as marcas com maior garantia. Seja por pressão do mercado ou por boa fé, se dependesse estritamente do que está no CDC estaríamos bem lascados quanto a isso.
3 meses realmente é piada, temos é que agradecer que as empresas ainda dão 1 ano como padrão.

E nessa questão de garantia a Nvidia sai na frente, visto que além das 3 grandes AIBs (Asus, MSI e Gigabyte), a Galax também dá 3 anos de garantia nacional até onde sei. E tinha a EVGA também com 3 anos, mas depois do 1º tinha que enviar para fora.

Já na AMD as melhores parceiras, Sapphire, XFX e PowerColor, têm apenas 2 anos nas duas primeiras, com o 2º tendo que enviar pro exterior, e apenas 1 na última. Aí desanima comprar modelos mais caros da Radeon dessas marcas, eu não consigo pagar mais de 2000 reais em placa de vídeo com apenas 1 ano de garantia, o risco de prejuízo é muito grande.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tópico interessante com informações sobre garantia, não sei se está atualizado, favoritem.

Interessante. Mas aí diz que a PowerColor dá 2 anos de garantia, mas na página de RMA não menciona a duração, e até onde sei só tem 1 ano de garantia direto com o revendedor.

Última edição:
3 meses realmente é piada, temos é que agradecer que as empresas ainda dão 1 ano como padrão.

E nessa questão de garantia a Nvidia sai na frente, visto que além das 3 grandes AIBs (Asus, MSI e Gigabyte), a Galax também dá 3 anos de garantia nacional até onde sei. E tinha a EVGA também com 3 anos, mas depois do 1º tinha que enviar para fora.

Já na AMD as melhores parceiras, Sapphire, XFX e PowerColor, têm apenas 2 anos nas duas primeiras, com o 2º tendo que enviar pro exterior, e apenas 1 na última. Aí desanima comprar modelos mais caros da Radeon dessas marcas, eu não consigo pagar mais de 2000 reais em placa de vídeo com apenas 1 ano de garantia, o risco de prejuízo é muito grande.

Interessante. Mas aí diz que a PowerColor dá 2 anos de garantia, mas na página de RMA não menciona a duração, e até onde sei só tem 1 ano de garantia direto com o revendedor.
É isso, algumas estão desatualziadas ou sem uma fonte muito boa, já passou o boom da mineração

Claro que quanto mais garantia melhor, mas é um problema que é explodido muito fora de proporção. Hoje em dia a chance de uma GPU ter algum defeito é minúscula, mais de 99% das GPUs vão durar 10 anos tranquilamente, se tu faz um undervolt então, vish, vai durar mais que você. Dentre os casos onde há algum defeito, a gigantesca maioria das vezes é algo besta que vai custar algumas centenas pra arrumar, o que tem de caro msm na GPU é memória e o chip gráfico em si, e essas são as ultimas coisas que vão dar defeito em uma placa que foi usada corretamente (rodando em temperatura normal, em um ambiente refrigerado, sem umidade pra caralho ou coisa do gênero). Então sobre o "risco de prejuizo" que você menciona: bem menos de 1%.

Alias, diga-se de passagem, garantia é só para defeitos de fábrica especificamente, não qualquer problema, e tem muita coisa que pode destruir uma placa e a fabricante vai negar sua garantia tbm. E ainda, se uma placa veio de fábrica com algum componente defeituoso, muito provavelmente ela vai dar pau bem antes de completar um ano.

Enfim, garantia é bom sim, mas também não é essa coisa suprema, pessoalmente eu tenho 0 problemas em comprar uma GPU com 1 ano de garantia, inclusive vou fazer justamente isso.

A ASUS ainda tá com 4 anos de garantia se registrada até 1 mês depois da compra? Ou só 3 anos?

E essas tem 3 anos?

- MSI
- Gigabyte

Estava pensando em comprar uma RTX 3070, será que terá uma promo boa esse mês?

A ASUS ainda tá com 4 anos de garantia se registrada até 1 mês depois da compra? Ou só 3 anos?

E essas tem 3 anos?

- MSI
- Gigabyte

Estava pensando em comprar uma RTX 3070, será que terá uma promo boa esse mês?
MSI e Giga tão com 3 anos e se não me engano giga tem 5 anos para algumas placas específicas.

Claro que quanto mais garantia melhor, mas é um problema que é explodido muito fora de proporção. Hoje em dia a chance de uma GPU ter algum defeito é minúscula, mais de 99% das GPUs vão durar 10 anos tranquilamente, se tu faz um undervolt então, vish, vai durar mais que você. Dentre os casos onde há algum defeito, a gigantesca maioria das vezes é algo besta que vai custar algumas centenas pra arrumar, o que tem de caro msm na GPU é memória e o chip gráfico em si, e essas são as ultimas coisas que vão dar defeito em uma placa que foi usada corretamente (rodando em temperatura normal, em um ambiente refrigerado, sem umidade pra caralho ou coisa do gênero). Então sobre o "risco de prejuizo" que você menciona: bem menos de 1%.

Alias, diga-se de passagem, garantia é só para defeitos de fábrica especificamente, não qualquer problema, e tem muita coisa que pode destruir uma placa e a fabricante vai negar sua garantia tbm. E ainda, se uma placa veio de fábrica com algum componente defeituoso, muito provavelmente ela vai dar pau bem antes de completar um ano.

Enfim, garantia é bom sim, mas também não é essa coisa suprema, pessoalmente eu tenho 0 problemas em comprar uma GPU com 1 ano de garantia, inclusive vou fazer justamente isso.
É algo bem particular, eu como já peguei 2 placas de vídeo com defeito "day 0", direto da caixa pro RMA, não abro mão de garantia. Mínimo 3 anos, de preferência em marcas com bom feedback dos usuários.
-
Mas se a diferença de preço for realmente significativa eu super entendo pegar uma de 1 ano.

Eu até concordo em parte que nem sempre um produto com menos garantia é pior, mas ainda assim pra mim é fundamental em um país onde produtos de tecnologia são muito caros como o Brasil. Como disse, minha linha de corte é 2000 reais, acima disso não arrisco placa com só 1 ano de garantia, é dinheiro demais pra jogar na loteria desse jeito. Tá cheio de relato nesse tópico o de placa que deu defeito depois de 1 ou 2 anos, imagina o prejuízo de quem comprou uma RTX 3090 Ti ou RX 6950 XT.

E garantia tem a ver com confiança também do próprio fabricante no seu produto. Por exemplo, eu não tenho coragem de comprar um controle do Xbox, porque a Microsoft tem a cara de pau de dar só 3 meses de garantia no Brasil, e olha que ele não custa barato. Enquanto isso, a Logitech dá 3 anos de garantia no F710, tanto confio que tenho dois, um desde 2016 e outro desde 2018, ambos em perfeito estado de funcionamento, enquanto o do Xbox tem várias reclamações de drift.

É algo bem particular, eu como já peguei 2 placas de vídeo com defeito "day 0", direto da caixa pro RMA, não abro mão de garantia. Mínimo 3 anos, de preferência em marcas com bom feedback dos usuários.
-
Mas se a diferença de preço for realmente significativa eu super entendo pegar uma de 1 ano.
eu também sou do time pró garantia. Tive uma gtx 1070 evga SC que queimou (deu um estalo, subiu cheiro de queimado, o pc reiniciou mas ainda funcionava) faltando 3 dias pra acabar a garantia de 3 anos. gastei 200 pra mandar pros eua mas recebi uma 2070 no lugar.

Eu até concordo em parte que nem sempre um produto com menos garantia é pior, mas ainda assim pra mim é fundamental em um país onde produtos de tecnologia são muito caros como o Brasil. Como disse, minha linha de corte é 2000 reais, acima disso não arrisco placa com só 1 ano de garantia, é dinheiro demais pra jogar na loteria desse jeito. Tá cheio de relato nesse tópico o de placa que deu defeito depois de 1 ou 2 anos, imagina o prejuízo de quem comprou uma RTX 3090 Ti ou RX 6950 XT.

E garantia tem a ver com confiança também do próprio fabricante no seu produto. Por exemplo, eu não tenho coragem de comprar um controle do Xbox, porque a Microsoft tem a cara de pau de dar só 3 meses de garantia no Brasil, e olha que ele não custa barato. Enquanto isso, a Logitech dá 3 anos de garantia no F710, tanto confio que tenho dois, um desde 2016 e outro desde 2018, ambos em perfeito estado de funcionamento, enquanto o do Xbox tem várias reclamações de drift.
Você vai encontrar milhares de pessoas que tiveram problemas, você não vai encontrar os milhões que não tiveram, ninguém sai na internet gritando pros quatro ventos que o produto que eles compraram funcionou normal, como eles esperavam, ao comprar é assumido que o produto vai funcionar, portanto se funciona, ninguém fala pois não tem pq.

Eu to falando de estatística, as fabricantes fazem as placas já sabendo que determinada porcentagem delas vai dar defeito, é impossível você fabricar milhões de unidades de qualquer coisa, ainda mais algo complexo como uma GPU, e nenhuma dar defeito.

E também como disse, placa com defeito não significa que tu perdeu todo o seu dinheiro, pois como expliquei, os defeitos mais comuns são baratos de arrumar, a maioria vai custar o mesmo pra arrumar independente da placa custar 200 reais ou 20000 reais.

Você vai encontrar milhares de pessoas que tiveram problemas, você não vai encontrar os milhões que não tiveram, ninguém sai na internet gritando pros quatro ventos que o produto que eles compraram funcionou normal, como eles esperavam, ao comprar é assumido que o produto vai funcionar, portanto se funciona, ninguém fala pois não tem pq.

Eu to falando de estatística, as fabricantes fazem as placas já sabendo que determinada porcentagem delas vai dar defeito, é impossível você fabricar milhões de unidades de qualquer coisa, ainda mais algo complexo como uma GPU, e nenhuma dar defeito.

E também como disse, placa com defeito não significa que tu perdeu todo o seu dinheiro, pois como expliquei, os defeitos mais comuns são baratos de arrumar, a maioria vai custar o mesmo pra arrumar independente da placa custar 200 reais ou 20000 reais.
Entendo o ponto de vista. Pra mim garantia é igual seguro de carro. 99% das pessoas não vão usar. O problema é ser parte dos 1% que precisariam usar. Quanto a questão de assistencia técnica, a maioria cobra em percentual ao valor do equipamento. Então um reballing de 1 chip de memória em uma 4090 vão te cobrar muito mais caro que se for fazer esse mesmo serviço numa 1660s

Cara, leva a mal não mas a galera sai falando sim que o produto funciona. Não só sai como usa isso como "argumento" pra invalidar as reclamações de outros.
Aprendi isso com a minha antiga 6600XT. Tive todo tipo de problema que só os drivers da AMD podem oferecer, Stuttering, crash (nos jogos e no próprio driver), reset inexplicável das configurações, curva de fans zoadas, enfim. Nos posts que fiz depois relatando isso o que mais apareceu foi o argumento "Mas a minha funciona, vc que não sabe usar".
-
Aparentemente a maioria das pessoas está sim disposta a sair por aí falando que o produto dela funciona, desde que haja alguém com alguma reclamação do mesmo produto.

Leva a mal não, mas isso é o mesmo que dizer que água é molhada. Qualquer consumidor sabe que qualquer produto está sujeito a apresentar defeitos, e se tiver, é bom saber que ele não vai ficar na mão depois de 1 ano, que é pouco tempo. É igual seguro de carro aí como comentaram, é melhor ter e não precisar, do que precisar e não ter. E justamente por placa de vídeo ser um produto eletrônico complexo é que não abro mão de garantia mais longa a partir de determinada faixa de preço. Até placa-mãe, que em geral custa muito menos que placa de vídeo, a próxima eu vou ver optar pela MSI pela garantia longa.

Fabricantes como PowerColor e Asrock podem fazer a melhor placa que for, mas enquanto continuarem dando somente 1 ano de garantia, eu, assim como muitos consumidores, evito e opto pela segurança de uma Asus, MSI, Gigabyte ou Galax, que dão pelo menos 3 anos, e no país ainda. Até Sapphire e XFX que dão 2 anos já fico com pé atrás, ainda mais porque o 2º ano é fora do país. Eu considero respeito ao consumidor também, o que não eu sinto quando vejo a Microsoft dar ridículos 3 meses de garantia no controle do Xbox.

Cara, leva a mal não mas a galera sai falando sim que o produto funciona. Não só sai como usa isso como "argumento" pra invalidar as reclamações de outros.
Aprendi isso com a minha antiga 6600XT. Tive todo tipo de problema que só os drivers da AMD podem oferecer, Stuttering, crash (nos jogos e no próprio driver), reset inexplicável das configurações, curva de fans zoadas, enfim. Nos posts que fiz depois relatando isso o que mais apareceu foi o argumento "Mas a minha funciona, vc que não sabe usar".
-
Aparentemente a maioria das pessoas está sim disposta a sair por aí falando que o produto dela funciona, desde que haja alguém com alguma reclamação do mesmo produto.
Esse comportamento é irritante demais, vejo muito no subreddit da AMD onde os fanboys não querem aceitar a realidade que os drivers da AMD são uma porcaria e chamam de "mito" esses relatos. Aí você vai no tópico de notas de lançamento e tá cheio de reclamação de problema. Já tive uma Radeon de laptop (HD 8850M GDDR5) e de desktop (RX 5500 XT), e confirmo o seu testemunho, drivers da AMD serem ruins não é mito não.

Última edição:
Pessoal, quais marcas das placas da AMD oferecem RMA de melhor acesso aqui no brasil? Essas 7900 aí vão cair na rede do pai provavelmente

Gente o que isso significa na pratica?

- A GALAX não executa a garantia contratual para consumidor final mediante Notas Fiscais de distribuidores, portanto os próprios distribuidores deverão entrar em contato com https://galaxbr.com/suporte para solicitar o suporte.

Gente o que isso significa na pratica?

- A GALAX não executa a garantia contratual para consumidor final mediante Notas Fiscais de distribuidores, portanto os próprios distribuidores deverão entrar em contato com https://galaxbr.com/suporte para solicitar o suporte.
significa que a galax nao executa garantia contratual para consumidor que possui nota fiscal emitida por distribuidor (infocwb, allnations, etc). Quando for o caso, o consumidor deverá entrar em contato com a distribuidora para que eles façam o processo

E ai galera,

Sabem dizer como funciona a garantia para placas compradas no Paraguai? Considerando que teria NF, comprada nos lojistas grandes de lá, etc.

Tem chance de alguma fabricante dar garantia no Brasil? Ou mesmo internacional?
EVGA lembro que dava, não sei como está hj em dia.

Bom dia turma!

Quero comprar uma 2060 ou 3060 nessa BF, quais marcas vcs indicam pra não ter problema com garantia?

Bom dia turma!

Quero comprar uma 2060 ou 3060 nessa BF, quais marcas vcs indicam pra não ter problema com garantia?
Nenhuma, garantia já é problema por si só.
-
Era pra ser brincadeira, mas verdade seja dita, qq marca pode dar dor de cabeça com garantia. Ainda assim a Galax e a MSI estão entre as "menos estressantes" pelo relato geral da galera. Asus tem uns relatos ocasionais de problemas, mas no geral funciona. Mesma coisa pra Gigabyte.

Sabem dizer como funciona a garantia para placas compradas no Paraguai? Considerando que teria NF, comprada nos lojistas grandes de lá, etc.
Melhor considerar que basicamente nenhuma placa comprada no exterior tem garantia nacional, judicialmente vc pode pleitear algo mas é sarna pra se coçar.

EVGA lembro que dava, não sei como está hj em dia.
EVGA pode ser uma opção, mas vc teria que se contentar com gerações anteriores pois ela não fabrica mais placas de vídeo.

Bom dia turma!

Seu dúvida é um pouco vaga, vai depender das opções que vc encontrar pelo mercado e dos preços.

No primeiro post do tópico estão as informações relacionadas à garantia.

Nenhuma, garantia já é problema por si só.
-
Era pra ser brincadeira, mas verdade seja dita, qq marca pode dar dor de cabeça com garantia. Ainda assim a Galax e a MSI estão entre as "menos estressantes" pelo relato geral da galera. Asus tem uns relatos ocasionais de problemas, mas no geral funciona. Mesma coisa pra Gigabyte.
Ahahahahahah realmente!!
A Galax e a MSI possuem os 3 anos de garantia? Com suporte no BR?
Asus e gigabyte sei que possuem 3 anos e suporte BR

Galera, boa tarde!

Sou novo no fórum e, sendo bem sincero, criei esse perfil apenas para fazer essa pergunta para vocês. Vou montar meu novo pc gamer nessa black friday e pretendo comprar um i5 12400f + RTX 3070 ou 3070ti. Preciso comprar também um monitor QHD que se adeque a essa configuração.
Estava vendo os monitores e gostei do LG 32GN600-B. Li algumas reviews boas na internet, mas vi algumas críticas no fórum. Li também que recomendam muito o Dell S2721DGF, mas o preço está bem diferente. Vale a pena gastar praticamente R$ 900,00 a mais no Dell? Teria uma diferença tão grande na imagem assim?
Vou usar mais para games single player, nada muito hardcore.

Olhando a análise do Rtings, não vi muito diferença entre os dois, tirando a parte ergonômica do LG, que não me fará falta, já que pretendo comprar um suporte. Porém não entendo muito das especificações técnicas.

Aceito também indicações de outros monitores QHD que não passem mt da faixa de preço de 1.900 a 2.600.

Obrigado!!
Amigo este tópico é para assuntos de garantia/RMA.
-
Poste sua dúvida no tópico de monitores que o pessoal de lá tem mais conhecimento pra te ajudar.

Users who are viewing this thread

Voltar