[TÓPICO DEDICADO] Garantia de placas de vídeo - Informações, prazos e politicas para RMA

Amigo este tópico é para assuntos de garantia/RMA.
-
Poste sua dúvida no tópico de monitores que o pessoal de lá tem mais conhecimento pra te ajudar.
Erro crasso, amigo. Minha intenção era ter postado no tópico que você indicou kkkk
Isso que dá tentar mexer no fórum durante o trabalho em plena segunda.
Valeu 👍

Fabricantes como PowerColor e Asrock podem fazer a melhor placa que for, mas enquanto continuarem dando somente 1 ano de garantia, eu, assim como muitos consumidores, evito e opto pela segurança de uma Asus, MSI, Gigabyte ou Galax, que dão pelo menos 3 anos, e no país ainda. Até Sapphire e XFX que dão 2 anos já fico com pé atrás, ainda mais porque o 2º ano é fora do país. Eu considero respeito ao consumidor também, o que não eu sinto quando vejo a Microsoft dar ridículos 3 meses de garantia no controle do Xbox.

Pois é, eu comprei uma Red Devil 6900xt da Powercolor na loja dos bytes, deu problema nas temps e acionei a garantia. 1 semana depois do envio e retornaram a mensagem, pedindo meu endereço pra enviar outra placa, nova e do mesmo modelo. E não respondi a mensagem ainda pq eu quero ligar lá e ver se consigo conversar se é possível um reembolso do valor da placa pra comprar outra placa com eles mesmo.

Não confio mais na marca, como pode o topo de linha dar problema com 11 meses de uso? Foi algo que foi aumentando com o decorrer dos meses e parecia uma bomba relógio, o sentimento é de que vão me mandar outra e em meses vou ter o mesmo problema.

Sem contar que eu gastei 300 reais (isso mesmo, 270 reais do sedex + 27 da caixa) pra enviar a placa pra avaliarem.

Não preciso nem do dinheiro na conta, pode ficar pra eu gastar com eles mesmo que já me dou por satisfeito :(

Alguém tem uma lista atualizada de quem está dando 3 anos de garantia no Brasil e como proceder para ter direito a essa garantia?

Alguém tem uma lista atualizada de quem está dando 3 anos de garantia no Brasil e como proceder para ter direito a essa garantia?
Poderia ser um pouco mais específico?

O primeiro post do tópico é atualizado sempre que possível e tem links para as respectivas páginas de suporte que tem mais informações, eu diria que o básico é ter a NF em seu nome e com o número de série da placa.

Algumas pedem registro no site e coisas do tipo mas de modo geral não é necessário, exceto se esse registro der um prazo maior de garantia como ocorre/ocorria com algumas Gigabyte.

Pois é, eu comprei uma Red Devil 6900xt da Powercolor na loja dos bytes, deu problema nas temps e acionei a garantia. 1 semana depois do envio e retornaram a mensagem, pedindo meu endereço pra enviar outra placa, nova e do mesmo modelo. E não respondi a mensagem ainda pq eu quero ligar lá e ver se consigo conversar se é possível um reembolso do valor da placa pra comprar outra placa com eles mesmo.

Não confio mais na marca, como pode o topo de linha dar problema com 11 meses de uso? Foi algo que foi aumentando com o decorrer dos meses e parecia uma bomba relógio, o sentimento é de que vão me mandar outra e em meses vou ter o mesmo problema.

Sem contar que eu gastei 300 reais (isso mesmo, 270 reais do sedex + 27 da caixa) pra enviar a placa pra avaliarem.

Não preciso nem do dinheiro na conta, pode ficar pra eu gastar com eles mesmo que já me dou por satisfeito :(
Putz, uma RX 6900 XT é um produto muito caro pra ter somente 1 ano de garantia. E a Terabyte não pagou o frete de envio, sério? Porque pelo menos a Kabum acho que paga, pelo menos pagou da minha placa-mãennas duas vezes que precisei acionar o RMA.

Putz, uma RX 6900 XT é um produto muito caro pra ter somente 1 ano de garantia. E a Terabyte não pagou o frete de envio, sério? Porque pelo menos a Kabum acho que paga, pelo menos pagou da minha placa-mãennas duas vezes que precisei acionar o RMA.

Pois é, essa parada do envio foi uma surpresa, inclusive pra alguns amigos que compartilhei o caso.

E o pior é que as duas placas que já deram problema na minha mão, desde a voodoo 2, foram amd 😮‍💨

Pois é, essa parada do envio foi uma surpresa, inclusive pra alguns amigos que compartilhei o caso.

E o pior é que as duas placas que já deram problema na minha mão, desde a voodoo 2, foram amd 😮‍💨
Acredito que 300 reais de envio já incluam seguro, realmente é muita grana. Taí outro aspecto a ser analisado na hora de comprar hardware, já que o 1º ano de garantia é com a loja.

Acredito que 300 reais de envio já incluam seguro, realmente é muita grana. Taí outro aspecto a ser analisado na hora de comprar hardware, já que o 1º ano de garantia é com a loja.
Não, com seguro ficava R$ 450,00

E eu liguei lá e não podem nem converter o valor da placa como crédito e não reembolsam o valor de frete da garantia.

Bem, foi minha primeira e última compra lá. E tbm a última powercolor que entra aqui em casa.

Quanto vale uma 6900xt red devil lacrada hj em dia?

Como assim problema nas temps? Temperatura alta, mas a placa ainda tá funcionando? E tu pagou 270 conto de sedex sem seguro? Não era melhor pac + seguro não?

E eu liguei lá e não podem nem converter o valor da placa como crédito e não reembolsam o valor de frete da garantia.

Bem, foi minha primeira e última compra lá. E tbm a última powercolor que entra aqui em casa.

Quanto vale uma 6900xt red devil lacrada hj em dia?
por que você nao obriga a devolver o valor da nota fiscal corrigida? é seu direito, ta no cdc...

A mulher dos correios falou que PAC tinha limite de 3k.

O problema nas temps é o seguinte:

Quando comprei a placa, o hotspot dela batia 85 graus, no máximo, e com o decorrer dos meses, essa temperatura foi subindo sem parar, e quando bateu 102 graus, eu acionei a garantia, pq já tinham 11 meses de uso, e a temperatura não tinha estabilizado.

Logo, pra evitar o mesmo transtorno que eu andei lendo nos fóruns afora (105 graus ele desliga o pc), eu acionei a garantia.

Até pq, pra uma placa topo de linha da marca, se comportar como uma bomba relógio dessa, tentei negociar o valor dela em crédito na loja pra ter a oportunidade de comprar outra marca/modelo, nem que completasse a grana, pq a confiança na marca acabou e a sensação é que eu tenho uma nova bomba relógio na mão que vai durar só mais 12 meses.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

por que você nao obriga a devolver o valor da nota fiscal corrigida? é seu direito, ta no cdc...
Pq pra eles serem obrigados a fazerem isso, deveria passar 30 dias sem solução (pelo menos é a info que me passaram).

Pq pra eles serem obrigados a fazerem isso, deveria passar 30 dias sem solução (pelo menos é a info que me passaram).
Artigo 18 do CDC:

Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.

Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:
I- a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;
II- a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;
III- o abatimento proporcional do preço.

Eles estão distorcendo o artigo. O artigo não fala que são 30 dias sem solução mas sim 30 dias para sanar o vício do produto. Cabe a você escolher o que fazer. Eles não estão sanando o vício do produto, eles estão dando a solução que eles acham melhor (pra eles) Então simplesmente espera dar 30 dias e pergunta: O vício foi sanado? não? ok, então eu que escolho o que fazer.

Artigo 18 do CDC:

Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.

Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:
I- a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;
II- a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;
III- o abatimento proporcional do preço.

Eles estão distorcendo o artigo. O artigo não fala que são 30 dias sem solução mas sim 30 dias para sanar o vício do produto. Cabe a você escolher o que fazer. Eles não estão sanando o vício do produto, eles estão dando a solução que eles acham melhor (pra eles) Então simplesmente espera dar 30 dias e pergunta: O vício foi sanado? não? ok, então eu que escolho o que fazer.
Mas nesse caso, sanar o vício nesse caso (e como me explicaram, e não foram eles, no caso) seria a troca da placa por outra nova.
E que aquelas 3 opções virariam uma escolha no caso de não trazerem a solução dentro de 30 dias, mas no caso eles trouxeram uma "solução", que é pegar outra bomba.

E tbm foi minha leitura, eu tô voando em algum detalhe?

Mas nesse caso, sanar o vício nesse caso (e como me explicaram, e não foram eles, no caso) seria a troca da placa por outra nova.
E que aquelas 3 opções virariam uma escolha no caso de não trazerem a solução dentro de 30 dias, mas no caso eles trouxeram uma "solução", que é pegar outra bomba.

E tbm foi minha leitura, eu tô voando em algum detalhe?
na minha leitura sanar o vício do produto = consertar o problema específico do produto, da sua gpu com o seu número de série. Como eles não possuem tal capacidade/possibilidade, eles estão trazendo outra solução que é a troca por outro produto igual mas o vício da sua gpu em específico não está sendo sanado

Então, sanar o vício é mandar O MESMO PRODUTO REPARADO OU OUTRA UNIDADE EXATAMENTE IGUAL.
-

Um produto IGUAL de marca diferente não é sanar o vício, um produto SUPERIOR de mesma marca não é sanar vício.
-
E se liga, a Terabyte é cheia de migué. Eu mesmo tive que acionar a garantia deles por uma RX580 e deu trabalho. Nesse seu caso se eles não tem exatamente o mesmo produto pra te enviar, cabe o artigo que o amigo citou acima e é SEU DIREITO poder escolher entre as opções citadas. Bate o pé com eles, cita o artigo e se preciso entra no Juizado que vc ganha.
E a proposito, documenta TUDO que puder sobre o caso. Toda conversa, email, whatsapp, ligação. Os defeitos, as propostas deles, onde tentam te induzir ao erro. Registra tudo que é causa ganha esse tipo de conduta. E agita eles, lança no reclame aqui, grava vídeo contando o ocorrido e lança no youtube, posta storyes marcando eles, enfim. Toda loja tem muito medo de repercussão negativa, ainda mais quando estão evidentemente errados.

Então, sanar o vício é mandar O MESMO PRODUTO REPARADO OU OUTRA UNIDADE EXATAMENTE IGUAL.
-

Um produto IGUAL de marca diferente não é sanar o vício, um produto SUPERIOR de mesma marca não é sanar vício.
mas no caso vão mandar outra unidade igual. Eu não sou advogado mas pra mim sanar o vício compete apenas ao ítem problemático

mas no caso vão mandar outra unidade igual. Eu não sou advogado mas pra mim sanar o vício compete apenas ao ítem problemático

Exatamente, esse é o "problema", eu não queria a mesma placa e pelo visto eu não estou em posição de exigir. Na pior das hipóteses, terabyte perdeu uns clientes com essa brincadeira.

Na verdade já perdeu só por ter cobrado o frete por conta de garantia.

Ahahahahahah realmente!!
A Galax e a MSI possuem os 3 anos de garantia? Com suporte no BR?
Asus e gigabyte sei que possuem 3 anos e suporte BR
Mano, não sei os outros membros desse fórum, mas nunca tive problema com a MSI, comprei uma Mobo 2011-v3 e até hoje a bicha aguenta uma bomba nuclear sem coçar nadinha.

• Curtir
Reações: Zyt
pelo visto eu não estou em posição de exigir.
eu não tenho certeza quando a isso... Eu abriria um procon online e deixaria eles resolverem. É gratis e não precisa de advogado.

Mano, não sei os outros membros desse fórum, mas nunca tive problema com a MSI, comprei uma Mobo 2011-v3 e até hoje a bicha aguenta uma bomba nuclear sem coçar nadinha.
Nenhum eletronico é livre de problemas, todas marcas tem um % de RMA, algumas maiores que outras... Eu mesmo tive que usar no começo do ano a garantia de uma msi b460 bazooka.

eu não tenho certeza quando a isso... Eu abriria um procon online e deixaria eles resolverem. É gratis e não precisa de advogado.

Nenhum eletronico é livre de problemas, todas marcas tem um % de RMA, algumas maiores que outras... Eu mesmo tive que usar no começo do ano a garantia de uma msi b460 bazooka.

Verdade, mas MSI sempre me satisfez, acho que só intel e amd superam, pelo que me falaram a Asus não faz conserto, só troca a placa toda.

Nunca vi essa interpretação, na verdade me parece uma baita forçada de barra no artigo. Afinal o objetivo é proteger o consumidor e vc estará recebendo exatamente o mesmo produto que comprou, em perfeitas condições de funcionamento e sem nenhum prejuízo financeiro no processo. Até então vc foi plenamente atendido, se tomou ranço do produto é outra história...
-
Mas não digo que está errado, só nunca vi nenhum caso assim. O mais próximo disso é no caso de defeito em série (como naquele Samsung que explodia). Mas são situações bem distintas.

Nunca vi essa interpretação, na verdade me parece uma baita forçada de barra no artigo. Afinal o objetivo é proteger o consumidor e vc estará recebendo exatamente o mesmo produto que comprou, em perfeitas condições de funcionamento e sem nenhum prejuízo financeiro no processo. Até então vc foi plenamente atendido, se tomou ranço do produto é outra história...
-
Mas não digo que está errado, só nunca vi nenhum caso assim. O mais próximo disso é no caso de defeito em série (como naquele Samsung que explodia). Mas são situações bem distintas.
Talvez seja forçada de barra mas então se eles mandarem o mesmo modelo de gpu, refurbished surrada mas 100% funcional o consumidor é obrigado a aceitar? Por que na lei não fala nada que tem que ser trocado por um ítem novo. Nesse caso você estará recebendo um ítem igual mas em piores condições, porém sem o vício inicialmente reclamado. Por isso que na minha ideia que sanar o vício deveria ser exclusivamente no seu item

Talvez seja forçada de barra mas então se eles mandarem o mesmo modelo de gpu, refurbished surrada mas 100% funcional o consumidor é obrigado a aceitar? Por que na lei não fala nada que tem que ser trocado por um ítem novo. Nesse caso você estará recebendo um ítem igual mas em piores condições, porém sem o vício inicialmente reclamado. Por isso que na minha ideia que sanar o vício deveria ser exclusivamente no seu item
Se for Refurbished você pode alegar que houve a desvalorização do produto, sendo assim o vício não foi sanado.

sendo assim o vício não foi sanado.
Talvez algum advogado que tenha experiência em relações de consumidor pode nos dar uma luz pois pra mim é uma área cinza. Eu acredito que vício está relacionado a problema e não a valor de mercado... E outra como você vai mensurar essa diferença de preço entre a seu item usado que nunca foi feito manuntenção e o item recondicionado/testado pela empresa?

exemplo: Um carro dá problema no motor e a montadora é obrigada a trocar o motor inteiro. Agora o carro tem um motor 100% funcional mas o valor do carro vai diminuir porque o número do motor não vai bater com o número do chassi. O vício foi sanado ou não?

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar