A atualização de fevereiro de 2023 do Gran Turismo 7 inclui a estreia pública do
GT Sophy : uma nova inteligência artificial contra a qual você pode competir em um evento especial gratuito “Race Together”.
Tive a chance de ver as novas corridas da Sophy na sede da PlayStation na América do Norte na semana passada, e foi a maior diversão que já tive correndo contra um computador.
Sophy é brilhante e pode mudar a forma como jogos de corrida como o Gran Turismo são projetados e desenvolvidos a partir de agora. Mas você não precisa acreditar em mim: você pode experimentá-lo, gratuitamente, em
Gran Turismo 7 no PlayStation 5.
Vamos falar sobre como o evento especial funciona e por que essa nova tecnologia é tão importante.
Sophy está disponível em um novo evento especial “Race Together” disponível na versão PS5 do
Gran Turismo 7 até o final de março de 2023.
Inclui corridas em quatro pistas diferentes: Tsukuba, Alsace Village, Trial Mountain e Suzuka. Cada pista tem quatro corridas disponíveis com níveis de dificuldade Iniciante, Intermediário e Especialista, juntamente com um modo 1 contra 1.
Durante minha demonstração prática, tive a chance de falar com o Dr. Michael Spranger, COO da Sony AI, e o Dr. Peter Wurman, diretor da Sony AI America e líder do projeto Gran Turismo Sophy. Eles me explicaram exatamente como os vários níveis de dificuldade foram implementados para manter Sophy divertida - mas desafiadora - para todos que experimentam este evento especial.
Corridas de vários carros
Nas três primeiras corridas de cada pista, você compete contra quatro adversários Sophy, cada um representado por cores diferentes. Todos os pilotos da Sophy têm o mesmo nível de habilidade, mas são prejudicados pelo tipo de carro que dirigem.
Verde sempre será o oponente mais lento em sua corrida, e o carro violeta/roxo será o mais rápido. A dificuldade de cada corrida é determinada pelo carro
que você está dirigindo, portanto, nos modos mais fáceis, você recebe um carro mais rápido do que os pilotos da Sophy e, no modo Expert, você está em um campo de jogo mais nivelado.
Em todas as corridas, como piloto humano, você largará em quarto lugar, com o carro Sophy Verte verde um pouco mais lento à sua frente e o carro Sophy Violette mais rápido atrás de você.
Conforme me foi explicado pela equipe de IA da Sony, isso foi projetado para que, quando as corridas começarem, você normalmente ataque o carro da frente enquanto defende sua posição ao mesmo tempo.
Uma coisa sobre a qual ainda não falei - mas tenho certeza que você notou - são as reações dos emoticons dos motoristas da Sophy. O recurso precisa de um pouco mais de polimento, já que as expressões faciais nem sempre fazem sentido e são atualizadas com muita frequência, mas acho que atrairão muita atenção e ajudarão a dar a esses drivers de IA mais personalidade.
Corridas 1 contra 1
O desafio mais difícil em cada pista vem no modo 1 contra 1, que coloca você frente a frente contra um único oponente Sophy no mesmo carro. Seu objetivo é vencer esta corrida de duas voltas partindo lado a lado e parado.
Isso pode ser feito, mas – acredite em mim – não é fácil!
O vídeo no topo deste artigo inclui imagens do Campeão Mundial do Gran Turismo,
Igor Fraga, lutando roda a roda com Sophy e, como você pode ver, vai de igual para igual com um dos melhores jogadores de Gran Turismo de todos os tempos. .
Minhas impressões
Não sou
ruim no Gran Turismo, mas certamente não sou Igor Fraga ou um piloto do GT World Tour. Presumi que Sophy iria me envergonhar completamente durante minha demonstração. Foi uma experiência muito humilhante - mas acabei conseguindo derrotá-la na corrida 1 contra 1 em Tsukuba.
Não consegui gravar a corrida durante a minha demonstração, mas posso dizer que foi um dos desafios mais emocionantes que tive em 25 anos jogando Gran Turismo.
Sophy é incrivelmente rápida, então a chave para derrotá-la é vencê-la na primeira curva e obter essa posição cedo. É um piloto agressivo, mas também muito limpo. Em mais de meia hora de jogo intenso, não me lembro de nenhum incidente ou contato iniciado por Sophy; todos os erros foram meus.
Quando estou sob ataque de um carro atrás de mim, tendo a ficar nervoso e frear mais cedo do que o normal - e mais cedo do que meu oponente poderia esperar. Isso me leva a frequentemente ser chutado em zonas de frenagem ou fazer meu oponente pensar que eu os verifiquei, o que não é muito divertido para ninguém.
Sophy, no entanto, foi capaz de antecipar isso, como faria um motorista altamente qualificado e experiente. Ele nunca fez contato comigo e nunca entrou em pânico ou perdeu o controle quando eu pisei no freio cedo demais.
Isso tornou a corrida absolutamente emocionante, porque foi uma batalha porta a porta, pára-choque contra pára-choque, do início ao fim. Eu estava fazendo tudo o que podia para manter Sophy atrás de mim, e ele enfiava o nariz na porta toda vez que eu cometia um erro.
Tudo se resumiu à última volta e à longa e arrebatadora última curva em Tsukuba. Entrei um pouco quente demais e deixei a porta aberta para Sophy pegar a linha interna.
Nessa situação, é fácil para o motorista atacante ficar muito agressivo e subvirar o carro da frente, empurrando-o para longe em algo que pareceria um movimento feio. Eu esperava que minha corrida terminasse naquele instante, mas Sophy se manteve firme. Limpamos a curva e fizemos uma corrida de arrancada até o final.
Foi fantástico; era o tipo de corrida que você pode experimentar apenas uma vez em um lobby online e certamente não é uma batalha que você jamais teria com a inteligência artificial padrão do jogo.
É isso que torna Sophy tão especial: é como ter seu melhor rival humano, online, o tempo todo, pronto para correr quando você estiver, pelo tempo que quiser. Isso é muito divertido e talvez nunca tenha havido - em videogames nem no mundo real - uma maneira melhor de praticar seu ofício de corrida.
Sophy é a melhor parceira de sparring, e só vai melhorar a partir daqui.
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Dr. Peter Wurman, diretor da Sony AI America e líder do projeto Gran Turismo Sophy. Foto da Sony AI.
O futuro
O único problema com Sophy é que é tão bom que estraga você.
Ele lembra como a IA padrão é monótona e sem vida no resto do modo single-player do
Gran Turismo 7 e como outros humanos podem ser agressivos e inconsistentes quando jogam online. Este evento especial “Race Together” é ótimo, mas é apenas um pequeno teaser.
Se você é como eu, vai querer desesperadamente correr com Sophy em mais pistas com carros diferentes, mas a realidade é que isso ainda é apenas uma prévia técnica limitada e há muito mais trabalho a ser feito.
“Ainda há alguns desafios técnicos a serem superados para torná-lo disponível durante todo [o jogo]”, explicou o Dr. Spranger. “Outro grande fator é que muito trabalho foi feito no design dessa interação. Acho que todos queremos ver como vai ser, ouvir o feedback dos jogadores e aprender com essa experiência, para projetar a melhor maneira de lançá-lo em todo o jogo.”
![](https://www.gtplanet.net/wp-content/uploads/2022/12/Michael-Spranger-800x534.jpeg)
Dr. Michael Spranger, COO da Sony AI. Foto de Roger Sieber.
“É um grande passo”, acrescentou Wurman. “Queremos ter certeza de que acertamos e recebemos feedback suficiente para realmente entender como isso pode melhorar as experiências dos jogadores.”