[PS5] Gran Turismo 7 [ TÓPICO OFICIAL ]

PlayStation 5
5 horas com Gran Turismo 7 no PS VR 2 foram suficientes para me convencer de que, no que diz respeito à realidade virtual, é uma das melhores experiências que já tive.
A experiência de jogar Gran Turismo 7 com o novo PS VR 2 da Sony foi incrível desde o primeiro momento.
 
A iluminação de gt7 + hdr + vr2 deve dar uma imersão muito legal.

 


Revisão do Gran Turismo 7 PSVR2: uma das melhores experiências de VR no PS5​

Impressionante realismo de realidade virtual e nova IA mudam o jogo.

Cockpits e realidade virtual são praticamente feitos um para o outro, com jogos de corrida VR proporcionando uma sensação de lugar e realismo além de qualquer coisa que você possa experimentar em uma tela plana. Muitos headsets de realidade virtual anteriores, como o PSVR original, eram limitados por painéis de baixa fidelidade e pelo hardware que os controlava. Isso torna a chegada de Gran Turismo 7 VR ao PSVR2 empolgante, com todo o jogo agora jogável em realidade virtual com um nível de fidelidade muito maior. Essa abordagem sem compromisso tem o potencial de fornecer uma experiência verdadeiramente matadora, mas ela oferece?

O modo VR do GT7 vem como cortesia de uma atualização, que também adiciona os novos oponentes Sophy AI sofisticados que abordaremos mais tarde. Depois de instalar a atualização e iniciar o jogo, não está claro como jogar em VR com o jogo apenas flutuando no espaço como outro conteúdo não VR - mas assim que você começa uma corrida ou seleciona um recurso específico de VR, o VR é ativado automaticamente. Essa abordagem é um pouco estranha, mas faz sentido, visto que o jogo usa um gamepad (ou volante!) Em vez dos controladores Sense. O jogo alterna perfeitamente entre os modos 2D e VR conforme o fone de ouvido é removido ou substituído, para que você também possa respirar quando necessário.

Depois de se sentar e começar uma corrida em VR, talvez você não queira mais sair. A experiência do cockpit VR aqui é sublime. O Gran Turismo 7 já apresentava alguns dos cockpits mais detalhados da história dos jogos de corrida, mas nunca os usei no jogo base porque ocupam muito espaço na tela, tornando mais difícil ver a estrada. Em VR, tudo isso muda e o cockpit de repente se torna esse lugar natural que replica lindamente a sensação de escala que você esperaria de dirigir um carro real. Tudo é dimensionado perfeitamente - desde a própria roda até os vários mostradores e leituras de LCD, tudo é meticulosamente realizado. Todo o trabalho colocado nesses materiais realistas com base física compensa muito - é realmente impressionante.

Esse realismo recém-descoberto também facilita a visualização e a apreciação da própria pista, o que mostra perfeitamente os benefícios da realidade virtual. Desde o Corkscrew em Laguna Seca e as curvas inclinadas de Daytona Speedway até o mergulho de parar o coração e a subida de Raidillon em Spa, de repente, essas pistas parecem gigantescas e imponentes - e a corrida parece muito mais intensa. A percepção de profundidade adequada possibilitada por 3D estereoscópico permite que você julgue com mais precisão as curvas e a posição de seus rivais, a sensação de velocidade é aprimorada e as curvas são excepcionalmente emocionantes. Junte isso a uma configuração de roda de corrida, como eu fiz, e rapidamente se tornará uma das experiências de RV mais envolventes que você pode ter hoje.

Em sua apresentação nativa, GT7 é um título 4K/60fps, mas as demandas adicionais de VR tornam esse alvo inalcançável. Afinal, ainda estamos lidando com um console de jogos, e o GT7 agora renderiza duas visualizações separadas, tela dividida efetivamente enquanto mantém o alvo da taxa de quadros.

O nível geral de detalhe em VR parece notavelmente consistente com a apresentação 2D, mas se você olhar de perto, poderá identificar áreas onde foram feitos sacrifícios. Por exemplo, o detalhe geral da pista é ligeiramente reduzido, com menos grama e pop-in mais visível. Também há mudanças de iluminação evidentes, embora seja difícil julgar com precisão, dado que a saída da 'tela social' é mapeada por tom do HDR mostrado no fone de ouvido. Certos efeitos climáticos também foram alterados. O sistema de partículas de chuva, por exemplo, vê uma redução na qualidade quando usado no PSVR2. O desfoque de movimento também é previsivelmente desativado.

Gran-Turismo-7-on-PSVR2---An-Incredible-Racing-Experience---DF-Tech-Review-1-12-screenshot.png

Gran-Turismo-7-on-PSVR2---An-Incredible-Racing-Experience---DF-Tech-Review-9-22-screenshot.png


Além dos ajustes nas configurações, também há mudanças mais significativas na resolução de renderização, com contagens de pixels mais baixas que resultam em aliasing e pixelização mais óbvios. No entanto, essas mudanças são difíceis de detectar durante a corrida e, no geral, é um nível de clareza visual amplamente aprimorado em comparação com o modo VR no GT Sport com o PSVR original. Os benefícios do 3D estereoscópico e do rastreamento da cabeça mais do que compensam qualquer perda de fidelidade e acho que a maioria das pessoas ficará feliz com isso.

GT7 também faz uso de renderização foveated - e a implementação é interessante. Essencialmente, as áreas fora do seu ponto focal são renderizadas em uma resolução drasticamente menor, mais próxima de 240p do que de 4K, eu diria. Os pedaços de pixel tornam-se enormes nessas regiões da imagem, mas é improvável que você os perceba com o rastreamento ocular ativado, pois o jogo renderiza o que você está vendo com o máximo de detalhes. O que é único nessa implementação é que o rastreamento ocular influencia apenas as bordas externas da visualização - nunca o interior, não importa o quanto você desvie o olhar. Se você desativar o rastreamento ocular, apenas as bordas da tela serão renderizadas com menos detalhes.

captura de tela do gt7 psvr2, mostrando a renderização foveated (apresentação borrada em baixa resolução de elementos que você não está vendo).
A renderização foveada rastreada pelo olho funciona brilhantemente aqui, com grandes impactos na resolução de áreas fora do seu olhar que você simplesmente não notará dentro do conjunto de calor.

Por fim, a Polyphony fez um ótimo trabalho equilibrando os visuais do jogo para VR e serve como uma demonstração do que uma máquina mais poderosa pode trazer para a mesa. Com o

PSVR1, ficou extremamente evidente que os sacrifícios necessários para entregar versões 3D estereoscópicas de jogos em uma taxa de quadros decente eram simplesmente demais para o hardware do PS4. O grande volume de cortes e reduções de qualidade era simplesmente grande demais. Com GT7, a apresentação VR mesmo após seus sacrifícios ainda parece e funciona melhor do que 2D GT7 em um PS4 Pro.
Então, e quanto ao desempenho? Infelizmente, não há como medir com precisão as taxas de quadros usando a saída da tela social do sistema. Pelo que posso dizer no fone de ouvido, no entanto, o jogo parece rodar a 60 fps, em vez dos 90/120 fps encontrados em alguns outros títulos do PSVR2. Como resultado, você pode notar um efeito de imagem dupla nos objetos ao se mover, pois o fone de ouvido parece estar operando no modo 120 Hz. O alto brilho do jogo também tem um impacto na clareza geral em movimento - há mais desfoque persistente visível no GT7 do que na maioria dos outros jogos PSVR2 que testei. Ainda é perfeitamente jogável, mas uma opção nativa de 90Hz com visuais mais reduzidos valeria a pena testar.

Além das corridas, há uma quantidade decente de outros conteúdos de realidade virtual. Existe um sistema de replay VR, que o coloca dentro da pista permitindo que você observe a corrida, transportando-o automaticamente para o próximo local após a passagem dos carros. Há também um modo que permite que você ande pelos carros enquanto examina cada modelo de perto. Este modo realmente destaca o incrível trabalho de detalhes e materiais em exibição. Esta opção está disponível para todos os carros, tornando-se uma ótima maneira de apreciar a habilidade da Polyphony.

A realidade virtual realmente permite que você admire a habilidade que foi aplicada nos interiores (e exteriores) detalhados de cada carro.

O outro grande recurso adicionado na atualização do PSVR2 é o Sophy AI. Disponível apenas em algumas corridas selecionadas por um tempo limitado, Sophy promete injetar maior realismo no modelo de direção da IA. Na maioria dos jogos de corrida, incluindo GT7, há sempre a sensação de que os oponentes do computador estão fixados em uma linha de condução pré-definida e não cometem erros, tentam linhas diferentes ou reagem de outra forma como outros oponentes humanos fariam.
Sophy oferece tudo isso - comete erros, reage de maneira diferente ao seu estilo de direção e se comporta mais como um piloto humano, alguém que leva a corrida a sério, mas nem sempre acerta. Há evidências de verdadeira apreensão e cautela que achei absolutamente fascinantes. Você pode até ver pequenos emojis acima de cada veículo que indicam seus sentimentos atuais.
Combinar Sophy com VR resulta em uma das experiências de corrida mais envolventes que você poderia imaginar no console e estou ansioso para ver onde essa IA vai a seguir.

Definitivamente, experimente, mesmo se você não estiver jogando a atualização de VR.
Honestamente, posso dizer o mesmo sobre o GT7 em geral. O jogo foi aprimorado e aprimorado significativamente desde o lançamento e vale a pena jogá-lo - e se você tiver PSVR2 e um volante , ele passa de um título que vale a pena jogar a uma experiência absolutamente essencial. São anos-luz além da integração VR incompleta do GT Sport - e uma das melhores experiências que você pode obter no PSVR2 agora.
 
Senhores, estou viciado no jogo.
Estava com trauma do GT sport e demorei pra comprar esse, gostei de tudo, realmente GT voltou às origens.

Tô até pensando em pegar um G29. :insane:

Terminei a licença Internacional B, todas ouro por enquanto, passei perrengue na prova final, quase dropei, mas consegui depois de umas 50 tentativas.
Não é nem pela platina, é pelo carro extra que o jogo entrega.

Por enquanto só estou no café e fazendo as licenças, não me aventurei no online ainda.

O modo rally continua dispensável, por mim, poderiam remover da franquia.
 
Senhores, estou viciado no jogo.
Estava com trauma do GT sport e demorei pra comprar esse, gostei de tudo, realmente GT voltou às origens.

Tô até pensando em pegar um G29. :insane:

Terminei a licença Internacional B, todas ouro por enquanto, passei perrengue na prova final, quase dropei, mas consegui depois de umas 50 tentativas.
Não é nem pela platina, é pelo carro extra que o jogo entrega.

Por enquanto só estou no café e fazendo as licenças, não me aventurei no online ainda.

O modo rally continua dispensável, por mim, poderiam remover da franquia.

Se prepara pra AI-10, foi a que mais me deu trabalho até agora. Foram fácil mais de 100 tentativas até vir o Gold, se não me engano nem o @PELO tem essa 😅

Uso um G29… no controle eu nem arriscaria!
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: Mil
Se prepara pra AI-10, foi a que mais me deu trabalho até agora. Foram fácil mais de 100 tentativas até vir o Gold, se não me engano nem o @PELO tem essa 😅

Uso um G29… no controle eu nem arriscaria!
Eita...imaginei que o controle cedo ou tarde seria uma limitação.
 
Se prepara pra AI-10, foi a que mais me deu trabalho até agora. Foram fácil mais de 100 tentativas até vir o Gold, se não me engano nem o @PELO tem essa 😅

Uso um G29… no controle eu nem arriscaria!
Eita...imaginei que o controle cedo ou tarde seria uma limitação.

Apesar de um volante conceder vantagem, o jogo é bem otimizado para o controle também, ainda mais com o Dualsense, que transmite muito bem o feedback da aderência e fornece precisão extra na aceleração e frenagem por conta dos gatilhos adaptáveis. Usando o Dualsense, além da platina, consegui ouro no evento que é considerado o mais difícil do jogo, a Experiência de Circuito em Nürburgring.
 
Se prepara pra AI-10, foi a que mais me deu trabalho até agora. Foram fácil mais de 100 tentativas até vir o Gold, se não me engano nem o @PELO tem essa 😅

Uso um G29… no controle eu nem arriscaria!
Peguei ouro em todas as licenças usando o dualsense.
É só ter paciência, repetir quantas vezes forem necessárias até saber exatamente onde frear ou trocar de marcha, demorei bastante em algumas mas gosto disso. A dificuldade torna a conquista mais gratificante.
 
Se prepara pra AI-10, foi a que mais me deu trabalho até agora. Foram fácil mais de 100 tentativas até vir o Gold, se não me engano nem o @PELO tem essa 😅

Uso um G29… no controle eu nem arriscaria!

Cara as de Rally eu não tenho dificuldade kkkkkkkkk.
 
Se prepara pra AI-10, foi a que mais me deu trabalho até agora. Foram fácil mais de 100 tentativas até vir o Gold, se não me engano nem o @PELO tem essa 😅

Uso um G29… no controle eu nem arriscaria!
Consegui!!
Se eu te falar , as que me deram mais trabalho foi a AI-05, AI-08 e AI-09.

A licença S tá tenso já na primeira. :fuu:
 
Tive que aprender pilotar gt7 3x
Controle
Volante
Vr2 + volante

No vr é totalmente diferente os tempos
 
Tive que aprender pilotar gt7 3x
Controle
Volante
Vr2 + volante

No vr é totalmente diferente os tempos
Qual a experiência, dá pra baixar muito no volante em relação ao controle?
E no VR?

Antigamente jogava no PC o saudoso GTR da Simbin e o RFactor, comprei um Logitech Driving Force Pro e no começo meus tempos até ficaram piores até aprender a jogar novamente.
 
Qual a experiência, dá pra baixar muito no volante em relação ao controle?
E no VR?

Antigamente jogava no PC o saudoso GTR da Simbin e o RFactor, comprei um Logitech Driving Force Pro e no começo meus tempos até ficaram piores até aprender a jogar novamente.
sim, no volante é muito melhor, tanto no controle de curva e aceleração e freio, ja no vr tenho que aprender tudo de novo porque só tem a camera de cockpit, sem ele usava do capo, muda bem
 
  • Curtir
Reações: Mil
Apesar de um volante conceder vantagem, o jogo é bem otimizado para o controle também, ainda mais com o Dualsense, que transmite muito bem o feedback da aderência e fornece precisão extra na aceleração e frenagem por conta dos gatilhos adaptáveis. Usando o Dualsense, além da platina, consegui ouro no evento que é considerado o mais difícil do jogo, a Experiência de Circuito em Nürburgring.
Apesar de querer muito jogar no volante, devido as experiências passadas com Assetto Corsa e demais, também tenho jogado com o controle e achei o jogo muito bem otimizado para o dualsense. Estou jogando sem assistências e a única coisa que tenho um pouco de dificuldade é no drift porque a mudança de direção ou ajuste do volante não ocorre tão rápido.

O que mais penei para conseguir ouro nas licenças foi a Super Licença-10, que foram umas 4h de tentativas, porque ô carro abençoado para dirigir com a pista molhada... sem condições. Mas no final, deu certo.

Agora tenho feito alguns desafios, mas estão meio chatos. To de bobeira com o desafio drag contra um Viper GTS... Montei um Corvette cabuloso, mas é impossível pegar o Viper... Parece até bugado. Alguém tem alguma sugestão?
 
Alguém aqui já jogou GT7 com o Dualsense Edge?
Será que esse controle pode trazer algum benefício nesse jogo?
 
Apesar de querer muito jogar no volante, devido as experiências passadas com Assetto Corsa e demais, também tenho jogado com o controle e achei o jogo muito bem otimizado para o dualsense. Estou jogando sem assistências e a única coisa que tenho um pouco de dificuldade é no drift porque a mudança de direção ou ajuste do volante não ocorre tão rápido.

O que mais penei para conseguir ouro nas licenças foi a Super Licença-10, que foram umas 4h de tentativas, porque ô carro abençoado para dirigir com a pista molhada... sem condições. Mas no final, deu certo.

Agora tenho feito alguns desafios, mas estão meio chatos. To de bobeira com o desafio drag contra um Viper GTS... Montei um Corvette cabuloso, mas é impossível pegar o Viper... Parece até bugado. Alguém tem alguma sugestão?
Também jogo sem a maioria das assistências e com câmbio manual, deixo só o ABS ativo. O drift nesse jogo é realmente bem difícil de pegar o jeito, passei todas as provas com dificuldade em alcançar a pontuação mínima para o ouro, e dando uma olhada lá no ranking os caras fazem trocentos mil pontos haha. O volante deve dar uma boa diferença nessa modalidade.

Até que não sofri tanto na S-10. Acho que ajudou o fato de Spa Francorchamps ser um dos meus circuitos favoritos hehe... A dificuldade ficou mais em tentar escapar das áreas com água mesmo, o que já é complicado pelo carro ser bem potente e instável na pista molhada. Mas já ter um certo domínio nesse circuito me ajudou bastante nessa prova. Na Super Licença a prova que mais sofri foi com aquele carro estilo Fórmula em Laguna Seca. A condução desse carro é bem diferente dos demais, penei até me habituar com ele.

Pelo que me lembro, fiz esse desafio de arrancada com um Corvette de corrida que ganhei de prêmio. A parte crucial desse desafio é a largada, tem que ter o timing exato de acelerar, qualquer perda de tempo, por mínimo que seja, fica impossível de recuperar.

Mais uma dica, nas configurações é possível aumentar a sensibilidade da direção, aqui uso no 4. Isso melhora bastante a resposta, principalmente em carros mais rápidos.
 
Última edição:
Também jogo sem a maioria das assistências e com câmbio manual, deixo só o ABS ativo. O drift nesse jogo é realmente bem difícil de pegar o jeito, passei todas as provas com dificuldade em alcançar a pontuação mínima para o ouro, e dando uma olhada lá no ranking os caras fazem trocentos mil pontos haha. O volante deve dar uma boa diferença nessa modalidade.

Até que não sofri tanto na S-10. Acho que ajudou o fato de Spa Francorchamps ser um dos meus circuitos favoritos hehe... A dificuldade ficou mais em tentar escapar das áreas com água mesmo, o que já é complicado pelo carro ser bem potente e instável na pista molhada. Mas já ter um certo domínio nesse circuito me ajudou bastante nessa prova. Na Super Licença a prova que mais sofri foi com aquele carro estilo Fórmula em Laguna Seca. A condução desse carro é bem diferente dos demais, penei até me habituar com ele.

Pelo que me lembro, fiz esse desafio de arrancada com um Corvette de corrida que ganhei de prêmio. A parte crucial desse desafio é a largada, tem que ter o timing exato de acelerar, qualquer perda de tempo, por mínimo que seja, fica impossível de recuperar.

Mais uma dica, nas configurações é possível aumentar a sensibilidade da direção, aqui uso no 4. Isso melhora bastante a resposta, principalmente em carros mais rápidos.
O ABS eu deixo também, até porque nem vi como desativá-lo e, levando em consideração um cenário realista, não é de praxe ficar desligando o ABS de carros de passeio. Talvez nas categorias turismo e fórmula sim, mas não vi essa opção (nem procurei muito na real).

Cara, eu conheço Spa também de olhos fechados, mas o carro é muito imprevisível nessa prova kkkk Tava passando raiva demais porque ele agia de jeito que o mínimo de erro, já te punia demais e você não corrigia... Fora que tava acostumado em rodar Spa com os carros de F1 de outros jogos e lá dá pra fazer muita coisa com pé embaixo. Esse de fórmula na Laguna Seca eu gostei também... No início comecei bem longe, mas depois entendi como era a tocada do carro e fiz mais tranquilo...

Agora esse arrancada, eu tentei com esse Corvette de corrida ai, tentei com o carro da Red Bull, tentei com um carro de Rally, tentei com o meu Corvette lá de 900cv, mas cara... O Viper some, não é algo que eu enxergue o mínimo de chance, nem se fizer uma largada perfeita... Ele simplesmente passa uns 0,6s de diferença sempre kkkk
Por isso achei esquisito.
 
Agora esse arrancada, eu tentei com esse Corvette de corrida ai, tentei com o carro da Red Bull, tentei com um carro de Rally, tentei com o meu Corvette lá de 900cv, mas cara... O Viper some, não é algo que eu enxergue o mínimo de chance, nem se fizer uma largada perfeita... Ele simplesmente passa uns 0,6s de diferença sempre kkkk
Por isso achei esquisito.
Tentei várias vezes também, em todas elas o adversário sempre saía na minha frente e nunca conseguia alcançá-lo. Aí comecei a focar no timing da largada, até que em uma das tentativas consegui largar um pouco na frente. No final o Viper quase me alcançou, mas mantive a vantagem e ganhei.

Não pode deixar pra acelerar só quando vir a luz da largada acender, tem que dar uma antecipada. Eu contava mentalmente os segundos, na tentativa de acelerar exatamente no momento em que a luz acende.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo