Revisão do Gran Turismo 7 PSVR2: uma das melhores experiências de VR no PS5
Impressionante realismo de realidade virtual e nova IA mudam o jogo.
John Linneman breaks down the experience and technical accomplishments of playing Gran Turismo 7 on Sony's PS VR2.
www.eurogamer.net
Cockpits e realidade virtual são praticamente feitos um para o outro, com jogos de corrida VR proporcionando uma sensação de lugar e realismo além de qualquer coisa que você possa experimentar em uma tela plana. Muitos headsets de realidade virtual anteriores, como o PSVR original, eram limitados por painéis de baixa fidelidade e pelo hardware que os controlava. Isso torna a chegada de Gran Turismo 7 VR ao PSVR2 empolgante, com todo o jogo agora jogável em realidade virtual com um nível de fidelidade muito maior. Essa abordagem sem compromisso tem o potencial de fornecer uma experiência verdadeiramente matadora, mas ela oferece?
O modo VR do GT7 vem como cortesia de uma atualização, que também adiciona os novos oponentes Sophy AI sofisticados que abordaremos mais tarde. Depois de instalar a atualização e iniciar o jogo, não está claro como jogar em VR com o jogo apenas flutuando no espaço como outro conteúdo não VR - mas assim que você começa uma corrida ou seleciona um recurso específico de VR, o VR é ativado automaticamente. Essa abordagem é um pouco estranha, mas faz sentido, visto que o jogo usa um gamepad (ou volante!) Em vez dos controladores Sense. O jogo alterna perfeitamente entre os modos 2D e VR conforme o fone de ouvido é removido ou substituído, para que você também possa respirar quando necessário.
Depois de se sentar e começar uma corrida em VR, talvez você não queira mais sair. A experiência do cockpit VR aqui é sublime. O Gran Turismo 7 já apresentava alguns dos cockpits mais detalhados da história dos jogos de corrida, mas nunca os usei no jogo base porque ocupam muito espaço na tela, tornando mais difícil ver a estrada. Em VR, tudo isso muda e o cockpit de repente se torna esse lugar natural que replica lindamente a sensação de escala que você esperaria de dirigir um carro real. Tudo é dimensionado perfeitamente - desde a própria roda até os vários mostradores e leituras de LCD, tudo é meticulosamente realizado. Todo o trabalho colocado nesses materiais realistas com base física compensa muito - é realmente impressionante.
Esse realismo recém-descoberto também facilita a visualização e a apreciação da própria pista, o que mostra perfeitamente os benefícios da realidade virtual. Desde o Corkscrew em Laguna Seca e as curvas inclinadas de Daytona Speedway até o mergulho de parar o coração e a subida de Raidillon em Spa, de repente, essas pistas parecem gigantescas e imponentes - e a corrida parece muito mais intensa. A percepção de profundidade adequada possibilitada por 3D estereoscópico permite que você julgue com mais precisão as curvas e a posição de seus rivais, a sensação de velocidade é aprimorada e as curvas são excepcionalmente emocionantes. Junte isso a uma configuração de roda de corrida, como eu fiz, e rapidamente se tornará uma das experiências de RV mais envolventes que você pode ter hoje.
Em sua apresentação nativa, GT7 é um título 4K/60fps, mas as demandas adicionais de VR tornam esse alvo inalcançável. Afinal, ainda estamos lidando com um console de jogos, e o GT7 agora renderiza duas visualizações separadas, tela dividida efetivamente enquanto mantém o alvo da taxa de quadros.
O nível geral de detalhe em VR parece notavelmente consistente com a apresentação 2D, mas se você olhar de perto, poderá identificar áreas onde foram feitos sacrifícios. Por exemplo, o detalhe geral da pista é ligeiramente reduzido, com menos grama e pop-in mais visível. Também há mudanças de iluminação evidentes, embora seja difícil julgar com precisão, dado que a saída da 'tela social' é mapeada por tom do HDR mostrado no fone de ouvido. Certos efeitos climáticos também foram alterados. O sistema de partículas de chuva, por exemplo, vê uma redução na qualidade quando usado no PSVR2. O desfoque de movimento também é previsivelmente desativado.
Além dos ajustes nas configurações, também há mudanças mais significativas na resolução de renderização, com contagens de pixels mais baixas que resultam em aliasing e pixelização mais óbvios. No entanto, essas mudanças são difíceis de detectar durante a corrida e, no geral, é um nível de clareza visual amplamente aprimorado em comparação com o modo VR no GT Sport com o PSVR original. Os benefícios do 3D estereoscópico e do rastreamento da cabeça mais do que compensam qualquer perda de fidelidade e acho que a maioria das pessoas ficará feliz com isso.
GT7 também faz uso de renderização foveated - e a implementação é interessante. Essencialmente, as áreas fora do seu ponto focal são renderizadas em uma resolução drasticamente menor, mais próxima de 240p do que de 4K, eu diria. Os pedaços de pixel tornam-se enormes nessas regiões da imagem, mas é improvável que você os perceba com o rastreamento ocular ativado, pois o jogo renderiza o que você está vendo com o máximo de detalhes. O que é único nessa implementação é que o rastreamento ocular influencia apenas as bordas externas da visualização - nunca o interior, não importa o quanto você desvie o olhar. Se você desativar o rastreamento ocular, apenas as bordas da tela serão renderizadas com menos detalhes.
![captura de tela do gt7 psvr2, mostrando a renderização foveated (apresentação borrada em baixa resolução de elementos que você não está vendo). captura de tela do gt7 psvr2, mostrando a renderização foveated (apresentação borrada em baixa resolução de elementos que você não está vendo).](https://assets.reedpopcdn.com/Gran-Turismo-7-on-PSVR2---An-Incredible-Racing-Experience---DF-Tech-Review-8-19-screenshot.png/BROK/resize/690%3E/format/jpg/quality/75/Gran-Turismo-7-on-PSVR2---An-Incredible-Racing-Experience---DF-Tech-Review-8-19-screenshot.png)
A renderização foveada rastreada pelo olho funciona brilhantemente aqui, com grandes impactos na resolução de áreas fora do seu olhar que você simplesmente não notará dentro do conjunto de calor.
Por fim, a Polyphony fez um ótimo trabalho equilibrando os visuais do jogo para VR e serve como uma demonstração do que uma máquina mais poderosa pode trazer para a mesa. Com o
PSVR1, ficou extremamente evidente que os sacrifícios necessários para entregar versões 3D estereoscópicas de jogos em uma taxa de quadros decente eram simplesmente demais para o hardware do PS4. O grande volume de cortes e reduções de qualidade era simplesmente grande demais. Com GT7, a apresentação VR mesmo após seus sacrifícios ainda parece e funciona melhor do que 2D GT7 em um PS4 Pro.
Então, e quanto ao desempenho? Infelizmente, não há como medir com precisão as taxas de quadros usando a saída da tela social do sistema. Pelo que posso dizer no fone de ouvido, no entanto, o jogo parece rodar a 60 fps, em vez dos 90/120 fps encontrados em alguns outros títulos do PSVR2. Como resultado, você pode notar um efeito de imagem dupla nos objetos ao se mover, pois o fone de ouvido parece estar operando no modo 120 Hz. O alto brilho do jogo também tem um impacto na clareza geral em movimento - há mais desfoque persistente visível no GT7 do que na maioria dos outros jogos PSVR2 que testei. Ainda é perfeitamente jogável, mas uma opção nativa de 90Hz com visuais mais reduzidos valeria a pena testar.
Além das corridas, há uma quantidade decente de outros conteúdos de realidade virtual. Existe um sistema de replay VR, que o coloca dentro da pista permitindo que você observe a corrida, transportando-o automaticamente para o próximo local após a passagem dos carros. Há também um modo que permite que você ande pelos carros enquanto examina cada modelo de perto. Este modo realmente destaca o incrível trabalho de detalhes e materiais em exibição. Esta opção está disponível para todos os carros, tornando-se uma ótima maneira de apreciar a habilidade da Polyphony.
![](https://assets.reedpopcdn.com/Gran-Turismo-7-on-PSVR2---An-Incredible-Racing-Experience---DF-Tech-Review-3-22-screenshot.png/BROK/resize/690%3E/format/jpg/quality/75/Gran-Turismo-7-on-PSVR2---An-Incredible-Racing-Experience---DF-Tech-Review-3-22-screenshot.png)
![](https://assets.reedpopcdn.com/Gran-Turismo-7-on-PSVR2---An-Incredible-Racing-Experience---DF-Tech-Review-2-55-screenshot.png/BROK/resize/690%3E/format/jpg/quality/75/Gran-Turismo-7-on-PSVR2---An-Incredible-Racing-Experience---DF-Tech-Review-2-55-screenshot.png)
A realidade virtual realmente permite que você admire a habilidade que foi aplicada nos interiores (e exteriores) detalhados de cada carro.
O outro grande recurso adicionado na atualização do PSVR2 é o Sophy AI. Disponível apenas em algumas corridas selecionadas por um tempo limitado, Sophy promete injetar maior realismo no modelo de direção da IA. Na maioria dos jogos de corrida, incluindo GT7, há sempre a sensação de que os oponentes do computador estão fixados em uma linha de condução pré-definida e não cometem erros, tentam linhas diferentes ou reagem de outra forma como outros oponentes humanos fariam.
Sophy oferece tudo isso - comete erros, reage de maneira diferente ao seu estilo de direção e se comporta mais como um piloto humano, alguém que leva a corrida a sério, mas nem sempre acerta. Há evidências de verdadeira apreensão e cautela que achei absolutamente fascinantes. Você pode até ver pequenos emojis acima de cada veículo que indicam seus sentimentos atuais.
Combinar Sophy com VR resulta em uma das experiências de corrida mais envolventes que você poderia imaginar no console e estou ansioso para ver onde essa IA vai a seguir.
Definitivamente, experimente, mesmo se você não estiver jogando a atualização de VR.
Honestamente, posso dizer o mesmo sobre o GT7 em geral. O jogo foi aprimorado e aprimorado significativamente desde o lançamento e vale a pena jogá-lo - e se você tiver PSVR2 e
um volante , ele passa de um título que vale a pena jogar a uma experiência absolutamente essencial. São anos-luz além da integração VR incompleta do GT Sport - e uma das melhores experiências que você pode obter no PSVR2 agora.