[TÓPICO DEDICADO] Guia de Escolha e Indicações de Monitores

Estou fazendo upgrade no meu PC, gostaria de ajuda pra encontrar um monitor :naza:

Honestamente não sei qual seria o mais indicado pra usufruir do novo hardware.
Se possível algo com custo x benefício (não sou fanboy de marcas, portanto tô bem aberto a sugestões).

Meu uso principal são: games, streaming (filmes, jogos), eventualmente edição de imagens/vídeos (PS e Premiere).

Jogos mais utilizados: RPG em geral, Diablo III e IV, esportes, Rogue Like, MMO.

MoBo: Gigabyte B550M AORUS ELITE
Vídeo: MSI NVIDIA GeForce RTX 3060 VENTUS 2X OC, LHR, 12GB GDDR6, DLSS, Ray Tracing

A distância que fico da tela é de 50~60cm (dependendo da profundidade do monitor, meu atual eu fico até 70cm)

Obrigado desde já.
 
Última edição:
Estou fazendo upgrade no meu PC, gostaria de ajuda pra encontrar um monitor :naza:

Honestamente não sei qual seria o mais indicado pra usufruir do novo hardware.
Se possível algo com custo x benefício (não sou fanboy de marcas, portanto tô bem aberto a sugestões).

Meu uso principal são: games, streaming (filmes, jogos), eventualmente edição de imagens/vídeos (PS e Premiere).

Jogos mais utilizados: RPG em geral, Diablo III e IV, esportes, Rogue Like, MMO.

MoBo: Gigabyte B550M AORUS ELITE
Vídeo: MSI NVIDIA GeForce RTX 3060 VENTUS 2X OC, LHR, 12GB GDDR6, DLSS, Ray Tracing

A distância que fico da tela é de 40~50cm (dependendo da profundidade do monitor, meu atual eu fico há 45cm)

Obrigado desde já.

Não consigo te ajudar com marca e modelo, mas consigo ajudar com características.

Seu monitor ideal seria assim:
- 27"
- QHD
- IPS
- 99% sRGB (preferencialmente 100%)
- DeltaE < 2
 
Considerando comprar esse novo alienware da dell, aw2724dm.
Dobro do preço de um whitelabel com as mesmas especificações, mas fazer o que.. ta dificil um IPS QHD 144hz 27"..
 
Não consigo te ajudar com marca e modelo, mas consigo ajudar com características.

Seu monitor ideal seria assim:
- 27"
- QHD
- IPS
- 99% sRGB (preferencialmente 100%)
- DeltaE < 2
Relaxa, toda informação já ajuda!

Vc acha que preciso de uma taxa de resposta de qtos ms?
Qual o mínimo eu deveria pegar e o máximo pra taxa de resposta?

Obrigado
 
Relaxa, toda informação já ajuda!

Vc acha que preciso de uma taxa de resposta de qtos ms?
Qual o mínimo eu deveria pegar e o máximo pra taxa de resposta?

Obrigado

Se vc não joga competitivo de verdade então não precisa se preocupar com Hz e ms. 60Hz e 5ms que é o padrão da indústria já atende qualquer usuário comum.

Se vc pretende jogar competitivo, mas competitivo de verdade, tipo envolvendo dinheiro, ranking e etc, ai sua carteira é o limite. Quanto mais rápido, melhor.

Eu particularmente só jogo offline campanha me contento super de boa 60Hz e 5ms. Vivo em paz assim.

Mas é muito subjetivo.

Minha dica é não procurar "sarna pra se coçar", então se 60Hz e 5ms não te incomoda, fica nisso e viva em paz kkk.
 
Se vc não joga competitivo de verdade então não precisa se preocupar com Hz e ms. 60Hz e 5ms que é o padrão da indústria já atende qualquer usuário comum.

Se vc pretende jogar competitivo, mas competitivo de verdade, tipo envolvendo dinheiro, ranking e etc, ai sua carteira é o limite. Quanto mais rápido, melhor.

Eu particularmente só jogo offline campanha me contento super de boa 60Hz e 5ms. Vivo em paz assim.

Mas é muito subjetivo.

Minha dica é não procurar "sarna pra se coçar", então se 60Hz e 5ms não te incomoda, fica nisso e viva em paz kkk.
Ah não, tô longe de querer me aventurar em jogar profissionalmente.
O máximo é PvP mobado e olhe lá.

Sou mais low profile, jogo offline e qdo vou online são campanhas em party, mas nem chega perto de guerra profissional
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Considerando comprar esse novo alienware da dell, aw2724dm.
Dobro do preço de um whitelabel com as mesmas especificações, mas fazer o que.. ta dificil um IPS QHD 144hz 27"..
Fui ver o preço desse Dell, tá carinho pro meu bolso
 
Ah não, tô longe de querer me aventurar em jogar profissionalmente.
O máximo é PvP mobado e olhe lá.

Sou mais low profile, jogo offline e qdo vou online são campanhas em party, mas nem chega perto de guerra profissional
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Fui ver o preço desse Dell, tá carinho pro meu bolso
Tambem achei caro.. mas duvido que entre em promo tão cedo..
 
Considerando comprar esse novo alienware da dell, aw2724dm.
Dobro do preço de um whitelabel com as mesmas especificações, mas fazer o que.. ta dificil um IPS QHD 144hz 27"..
Se for comprar a vista, pega na magalu com 10% de desconto. Se for parcelar, da pra pegar cupom corporativo/estudante da Dell e conseguir 200 reais de desconto
Comprei no site da Dell, tô esperando chegar
 
Se for comprar a vista, pega na magalu com 10% de desconto. Se for parcelar, da pra pegar cupom corporativo/estudante da Dell e conseguir 200 reais de desconto
Comprei no site da Dell, tô esperando chegar
Cara, que maneiro!
Era a justificativa que eu precisava haha. Vou parcelar essa bodega.
Como faço para me cadastrar como corporativo/estudante? Consegue me dar uma orientada?
 
Cara, que maneiro!
Era a justificativa que eu precisava haha. Vou parcelar essa bodega.
Como faço para me cadastrar como corporativo/estudante? Consegue me dar uma orientada?


Edit: Puuuutz acabei de ver que se for corporativo, tem que ser de algum emprego relacionados a ensino particular. Vê se não consegue o email de estudante de algum colega aí, precisa ser @dominio da faculdade
 


Edit: Puuuutz acabei de ver que se for corporativo, tem que ser de algum emprego relacionados a ensino particular. Vê se não consegue o email de estudante de algum colega aí, precisa ser @dominio da faculdade
Achei aqui que voce tem 5% de cashback pela meliuz e ainda tem um cupom de +5%
Nao é 200 de economia diretamente mas dá um pouco mais se somar com o cashback que chega depois.
Valeu, Jorge!
 
Não possuo conhecimento pra isso e não sei no que afeta, problemas, etc, então devo perguntar:
:hmm2:

- monitor QHD que não seja IPS, vale a pena?
 
Sou usuario de um zowie benq 144hz há uns 4 anos já, estudo em outra cidade e fico de domingo a quarta usando meu notebook que tem 144hz porém nao me adapto ao tamanho da tela e posição que fico para jogar fps, então pensei em comprar um monitor barato só para "quebrar o galho" e não pretendo gastar muito dinheiro nele, poderiam me recomendar algumas opções até 1000 com 144hz+? estou de olho nesse ai https://www.pichau.com.br/monitor-g...BO7DmegL3ebqPX08knihD7AmgyKnFuWhoC9HcQAvD_BwE
 
Estive procurando por muito tempo um monitor 27" QHD e acabei pegando o Viewsonic 27" 2718-2KPC por estar em um valor "OK" e não ser white label.
Depois que comprei, comecei a ficar preocupado com comentários sobre o arrasto de preto que falam sobre os painéis VA.

Pelo rastreamento da entrega, acredito que hoje vou receber. Vou fazer uns testes e ver se realmente é algo tão ruim e dou meu feedback.
 
Pessoal voltando a afirmar minha decisão que falei outro dia, realmente tô decidido nesse Asus VG279Q1A 27 Full HD, 165Hz, estou com a grana em mãos já, vi alguns reviews porém queria a opinião de alguém aqui do fórum, quem tem esse modelo, poderia dar um feedback ?
Decidi pegar um 27 "OK" e uma Qled acima dos 40" para jogar os singleplayers, acho que essa é a melhor opção para quem tem espaço pra isso, já que sai praticamente o mesmo valor do que pegar um 27/32 QHD "pica das galaxias", sendo um TV MUITO MELHOR para jogos Single AAA( que são meus jogos preferidos).



 
tem alguma sugestão? (não sei se vc viu minha pergunta)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

opiniões sobre esse monitor Acer
Entao..nosso amigo brdtoledo desenhou as caracteristicas para voce. Voce concordou? Pq isso afeta as opções..
Por exemplo, eu não estava disposto à abrir mão de IPS, 144hz+, 27", 1ms, QHD.
O problema é que para um preço com bom cxb, eu tinha de abrir mão ou do IPS ou do QHD. Então acabei indo por esse dell que é o dobro do preço mas atende à tudo (alem de um cd de 600 que deve me dar um bom HDR) e a garantia da dell que é boa.
Mas depende do seu perfil. Se voce nao quiser 27", não precisa nem de QHD então o custo já cai consideravelmente.
 
Entao..nosso amigo brdtoledo desenhou as caracteristicas para voce. Voce concordou? Pq isso afeta as opções..
Por exemplo, eu não estava disposto à abrir mão de IPS, 144hz+, 27", 1ms, QHD.
O problema é que para um preço com bom cxb, eu tinha de abrir mão ou do IPS ou do QHD. Então acabei indo por esse dell que é o dobro do preço mas atende à tudo (alem de um cd de 600 que deve me dar um bom HDR) e a garantia da dell que é boa.
Mas depende do seu perfil. Se voce nao quiser 27", não precisa nem de QHD então o custo já cai consideravelmente.
sim, tô seguindo as dicas do @brdtoledo como base pra me encontrar, visto eu ser leigo.

No meu caso (que não jogo profissionalmente) até 5ms me atenderia, ou seja não precisa ser 1ms obrigatoriamente.

Sobre ser 27", gostaria de usufruir da placa que acabei de comprar e ser compatível com a distância que fico do monitor (50cm), não sei se algo maior ficaria bom (meu atual é 24" e tá pequeno pra essa distância e sensação).

E a relação QHD e IPS, ele sugeriu pra usufruir da tal placa, eu de vdd não sei do que abrir mão (ACHO que o QHD seria o mais importante, né?), caso necessário.

Enfim, tô bem aberto à sugestões.
Obrigado
 
Última edição:
Ambos com pouco ou nenhum review pela web. O Acer tem só 75Hz, contra 165Hz, prometidos pelo FYHXele. Se apenas isso for fator decisivo, a diferença é bem grande.
Falando de mercado, Acer é uma marca mais confiável. Precisa saber se o modelo em si é bom nos demais requisitos. Eu iria de Acer, pela confiabilidade. Mas se conseguir um bom review dele, poderia ser decisivo para a compra.
 
Última edição:
Ambos com pouco ou nenhum review pela web. Mas Acer é uma marca mais confiável. Precisa saber se o modelo em si é bom. Eu iria de Acer, pela confiabilidade. Mas se conseguir um bom review dele, poderia ser decisivo para a compra.
Não encontrei em português, vou pesquisar em inglês
 
Não encontrei em português, vou pesquisar em inglês
Eu editei minha resposta anterior e citei a questão da diferença na frequência em Hertz. Um promete bem mais que o outro. Mas precisa ver se na prática esses 165Hz no FYHXele faria diferença pra você ou se realmente funciona bem. Acho que vi relatos de pessoas que não conseguiram usufruir das altas taxas de Hz, por conta de tela piscando, ou distorção de cores e acabaram usando uma frequência menor pra evitar problemas. Só não lembro se o monitor em questão foi citado, mas é mais comum ocorrer em monitores mais baratos.

Outro ponto é que o FYHXele diz ser HDR400, mas será mesmo a Vesa aprovou o produto ou o fabricante colocou essa informação por conta própria? Produtos certificados tem permissão de usar o selo da certificadora na embalagem. NESTE LINK você pode fazer algumas consultas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não possuo conhecimento pra isso e não sei no que afeta, problemas, etc, então devo perguntar:
:hmm2:

- monitor QHD que não seja IPS, vale a pena?
Acho que um fator não deve interferir no outro. Enquanto uma resolução maior em pixels pode proporcionar uma imagem mais nítida, o painel IPS pode apresentar cores melhores.
Se você busca cores mais fieis, vai de IPS, independente da resolução. Se você busca resolução mais alta, foque num QHD/4K. Vale lembrar que a distância de seus olhos para a tela pode interferir na percepção. Recomendo uma distância de no mínimo 50cm, independente da resolução. Mas obviamente, se esta distancia aumenta, ter uma tela maior pode ajudar a manter a percepção de nitidez. A questão é que uma mesma resolução pode aparecer em tamanhos diferentes de telas e ter uma boa densidade de pixels pode ajudar na qualidade final da imagem. Falando apenas em resolução, talvez você não perceba diferença significativa entre um monitor 23' 1080P e outro 31' QHD. Mas o ideal é que você sempre pense em resoluções maiores, conforme o tamanho de tela aumenta.
 
Última edição:
Eu editei minha resposta anterior e citei a questão da diferença na frequência em Hertz. Um promete bem mais que o outro. Mas precisa ver se na prática esses 165Hz no FYHXele faria diferença pra você ou se realmente funciona bem. Acho que vi relatos de pessoas que não conseguiram usufruir das altas taxas de Hz, por conta de tela piscando, ou distorção de cores e acabaram usando uma frequência menor pra evitar problemas. Só não lembro se o monitor em questão foi citado, mas é mais comum ocorrer em monitores mais baratos.

Outro ponto é que o FYHXele diz ser HDR400, mas será mesmo a Vesa aprovou o produto ou o fabricante colocou essa informação por conta própria? Produtos certificados tem permissão de usar o selo da certificadora na embalagem. NESTE LINK você pode fazer algumas consultas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Acho que um fator não deve interferir no outro. Enquanto uma resolução maior em pixels pode proporcionar uma imagem mais nítida, o painel IPS pode apresentar cores melhores.
Se você busca cores mais fieis, vai de IPS, independente da resolução. Se você busca resolução mais alta, foque num QHD/4K. Vale lembrar que a distância de seus olhos para a tela pode interferir na percepção. Recomendo uma distância de no mínimo 50cm, independente da resolução. Mas obviamente, se esta distancia aumenta, ter uma tela maior pode ajudar a manter a percepção de nitidez. A questão é que uma mesma resolução pode aparecer em tamanhos diferentes de telas e ter uma boa densidade de pixels pode ajudar na qualidade final da imagem. Falando apenas em resolução, talvez você não perceba diferença significativa entre um monitor 23' 1080P e outro 31' QHD. Mas o ideal é que você sempre pense em resoluções maiores, conforme o tamanho de tela aumenta.
fiz uns testes sobre a distância com meu monitor atual de 24", consigo alterar a distância e chegar até 70cm.

Sobre esse FYHXele, praticamente não tem reviews e não achei na lista do link de certificação que vc passou.
Parece interessante, mas tenho receio de ser um tiro n'água, principalmente por eu não ser um "entendedor" e ficar com uma bomba relógio.
SE tiver boas referências, eu certamente colocaria como opção pra já.

o Acer eu vi que as reclamações são sobre cores, contraste, dimming, mas não sei se é exigência extrema ou de fato um "contra", pois é bem listado na maioria dos reviews lá fora.

Voltando a questão sobre optar por QHD e IPS, foi sugerido anteriormente por outros membros que se dispuseram a me ajudar, afim de eu conseguir extrair ao máximo de minha nova placa de vídeo (MSI NVIDIA GeForce RTX 3060 VENTUS 2X OC, LHR, 12GB GDDR6, DLSS, Ray Tracing).

Por isso, ainda estou bastante perdido apesar de ter já entendido alguns fatores graças à todos que se dispuseram a conversar comigo.
Não tenho nada decidido, mas sei que não preciso de 1ms e não necessariamente IPS visto que não vivo de edição de imagens/vídeo, talvez painel VA me atenda visando mais os jogos e streaming, por ex.

Portanto, pode ficar a vontade pra sugerir, estão me ajudando demais!!!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

esses modelos que aparecem na Pichau e na Terabyte são realmente bons e confiáveis?

1) https://www.terabyteshop.com.br/pro...e-prisma-27-pol-qhd-1ms-165hz-freesync-hdmidp
2) https://www.terabyteshop.com.br/pro...qhd-1ms-165hz-hdr-freesync-hdmidp-mgn-004-27s
3) https://www.pichau.com.br/monitor-p...ms-75hz-base-ajustavel-hdmi-dp-pc-prs27-mpp01
 
Última edição:
fiz uns testes sobre a distância com meu monitor atual de 24", consigo alterar a distância e chegar até 70cm.

Sobre esse FYHXele, praticamente não tem reviews e não achei na lista do link de certificação que vc passou.
Parece interessante, mas tenho receio de ser um tiro n'água, principalmente por eu não ser um "entendedor" e ficar com uma bomba relógio.
SE tiver boas referências, eu certamente colocaria como opção pra já.

o Acer eu vi que as reclamações são sobre cores, contraste, dimming, mas não sei se é exigência extrema ou de fato um "contra", pois é bem listado na maioria dos reviews lá fora.

Voltando a questão sobre optar por QHD e IPS, foi sugerido anteriormente por outros membros que se dispuseram a me ajudar, afim de eu conseguir extrair ao máximo de minha nova placa de vídeo (MSI NVIDIA GeForce RTX 3060 VENTUS 2X OC, LHR, 12GB GDDR6, DLSS, Ray Tracing).

Por isso, ainda estou bastante perdido apesar de ter já entendido alguns fatores graças à todos que se dispuseram a conversar comigo.
Não tenho nada decidido, mas sei que não preciso de 1ms, por ex.

Portanto, pode ficar a vontade pra sugerir, estão me ajudando demais!!!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

esses modelos que aparecem na Pichau e na Terabyte são realmente bons e confiáveis?

1) https://www.terabyteshop.com.br/pro...e-prisma-27-pol-qhd-1ms-165hz-freesync-hdmidp
2) https://www.terabyteshop.com.br/pro...qhd-1ms-165hz-hdr-freesync-hdmidp-mgn-004-27s
3) https://www.pichau.com.br/monitor-p...ms-75hz-base-ajustavel-hdmi-dp-pc-prs27-mpp01
Eu penso que usufruir dos recursos da GPU, não significa necessariamente forçar ela a trabalhar no limite. Você pode ter a maioria dos recursos ativos em uma tela com resolução menor, e até ganhar mais fps por isso. Resoluções maiores e altas taxas de atualização podem afetar o desempenho.

No caso do HDR, creio que sua GPU seja compatível, então o monitor precisa ser compatível e você precisa usar os cabos adequados. Para tecnologias como FreeSync/G-Sync, o monitor precisa dar o suporte. A partir daqui, qualquer outra escolha é meramente preferência do usuário e não faria diferença para sua RTX 3060. Como exemplo, temos o tempo de resposta, o tipo de painel e as dimensão da tela em polegadas (não confundir com resolução em pixels).

Se você ainda não o fez, sugiro que verifique os recursos que sua placa de vídeo pode oferecer, quais destes recursos são decisivos pra você e quais os requisitos pra poder desfrutar disso. Faça uma pequena lista de possíveis opções de monitores que atendam suas principais exigências, incluindo a ergonomia, se for importante pra você. Depois estabeleça um valor limite que você deseja pagar. Isso vai ajudar no processo de decisão.

Dos monitores citados nos links, todos são White Label. As opiniões sobre eles são mistas. Dos poucos reviews que vi, maioria dos que reclamaram, mencionou problemas com dead pixel. Note que dois deles tem regulagem de altura e um tem painel IPS. Dois deles tem taxa de atualização mais rápida e um deles tem tela curva.
 
Última edição:
Eu penso que usufruir dos recursos da GPU, não significa necessariamente forçar ela a trabalhar no limite. Você pode ter a maioria dos recursos ativos em uma tela com resolução menor, e até ganhar mais fps por isso. Resoluções maiores e altas taxas de atualização podem afetar o desempenho.

No caso do HDR, creio que sua GPU seja compatível, então o monitor precisa ter a versão correta das portas (USB/DP) e seus respectivos cabos. Para tecnologias como FreeSync/G-Sync, o monitor precisa dar o suporte. A partir daqui, qualquer outra escolha é meramente preferência do usuário e não faria diferença para sua RTX 3060. Como exemplo, temos o tempo de resposta, o tipo de painel e as dimensão da tela em polegadas (não confundir com resolução em pixels).

Se você ainda não o fez, sugiro que verifique os recursos que sua placa de vídeo pode oferecer, quais destes recursos são decisivos pra você e quais os requisitos pra poder desfrutar disso. Faça uma pequena lista de possíveis opções de monitores que atendam suas principais exigências, incluindo a ergonomia, se for importante pra você. Depois estabeleça um valor limite que você deseja pagar. Isso vai ajudar no processo de decisão.


Dos monitores citados nos links, todos são White Label. As opiniões sobre eles são mistas. Dos poucos reviews que vi, maioria dos que reclamaram, mencionou problemas com dead pixel. Note que um deles tem regulagem de altura e painel IPS. Os outros dois tem taxa de atualização mais rápida e um deles tem tela curva.
ótimo ponto, vou olhar esses detalhes que vc menciona, pois não tenho intenção de forçar nada ao extremo.

uma outra dúvida, na placa diz que a resolução máxima digital é 7680 x 4320, que seria o 8K, é isso, né?
Sendo assim, conseguiria buscar como opções monitores UHD/4k ou o ideal é me manter buscando por QHD?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo