Guia de Fontes do Nyan (old)

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Acabei procurando mais informaçoes sobre a fonte, e vi esta imagem:

http://www.evga.com/products/images/gallery/100-W1-0430-KR_XL_6.jpg

Ela consegue entregar 408W na linha de 12V? Entao ela nao deveria ser melhor do que a Corsair CX430, com seus 32A e 384W na linha 12V no quesito eficiencia? :hmm:

Nein nein nein!

Eficiência não tem a ver com potência ou com que a fonte entrega em +12V, mas sim com o aproveitamento da energia que alimenta a fonte (ou seja, rede elétrica nesse caso). Isso quer dizer o quanto a fonte aproveita da rede pra entregar a potência que é exigida pelo PC.

Eficiência maior significa menos desperdício de energia elétrica pra dar conta de um mesmo consumo, então é razoável que uma fonte com 85% de eficiência puxe menos energia da rede que uma fonte que tem 80% de eficiência na mesma situação. Assim como também vai gerar menos calor, dependendo mais do projeto interno da fonte, é claro.

Mas fonte de 430W que entrega 83% de eficiência em 430W vai continuar entregando 430W como qualquer outra fonte de 430W ou superior com porcentagem diferente de eficiência pra mesma potência. A não ser que a fonte não tenha 430W e desligue antes disso. Ou pife. Ou que faça seu PC virar churrasqueira do faustão. :awesome:
 
A questão da eficiência eu já sabia, mas a linha de 12V não é a mais importante na alimentação do PC? E a fonte da EVGA possuindo 24W a mais nesta mesma linha não seria uma certa vantagem, apesar dela ser mais barata e "inferior" à CX430?
 
A questão da eficiência eu já sabia, mas a linha de 12V não é a mais importante na alimentação do PC? E a fonte da EVGA possuindo 24W a mais nesta mesma linha não seria uma certa vantagem, apesar dela ser mais barata e "inferior" à CX430?

Dá pra dizer que há uma vantagem sim, pois 408 W em +12V é coisa que fontes rotuladas a 450 W possuem. Mas ainda assim é uma vantagem pequena e pouco aproveitável pra quem compra uma fonte da mesma faixa de preço da EVGA 430...
 
Boa Tarde e Feliz Ano Novo a todos.

Vocês acham que entre a HX750i e a AX760i a enorme diferença de preço vale a pena ? Irei comprar no Brasil pois desta vez quero ter garantia e nota fiscal ( tudo certinho rs ).
Ou existe algo melhor ainda que elas na faixa de preço ? Eu cheguei ver as as fontes da EVGA, modelo SuperNova G2, porém o cabeamento para organização acho inferior ao que a Corsair oferece. Eu tenho uma HX1000 ( me fazendo gastar agora no final de ano ) e gosto dos cabos que vem com ela.

Mesmo pra um manjão dos overclocks pode se satisfazer com a qualidade elétrica de uma HX750i. E acho até interessante mesmo que você prefira esta fonte que a Supernova G2, a vReg a nível de Corsair AX/Seasonic KM3 não vale um cabeamento flat da HX750i, na minha sincera opinião.

O desempenho da plataforma da CWT usada nas HXi já é ótimo e vale economizar uns trocados ao invés de pegar a AX760i melhor fonte do mundo da Hyundai. :haha:
 
Entendi, porque no ML a AX760I custa R$944 ( 12 x 91,25 ) já a HX750I custa R$ 709 ( 12 * 68,62 ). É uma grande diferença em valores.
E aqui eu tenho o 3770K@4.8 e a 780 Ti Kingpin, de vez em quando rodo alguns benchmarks, rs.
 
Bom, resolvi mexer minha bunda magra e fazer um guia de fontes bem mais simples da que eu fiz antes:

0E0811d.jpg


Como vocês podem ver, ele é só um resumão com a maioria das fontes de baixo custo e mais recomendadas, do mesmo estilo da tabela de SSDs. Servirá como base para novas versões do guia, caso eu resolva atualizar o tópico mesmo. Algumas observações:

- Notas de D pra cima são ok, gente. Se fosse E, me preocuparia.
- "Transientes" é a filtragem de transientes de cada fonte. Quanto maior a nota, menos vulnerável a spikes da rede elétrica será a fonte.
- Projeto é vago na tabela, concordo. Serve mais pra indicar o processo de geração das linhas da fonte.
- A EVGA G2 1000 está ali só como referência.

Isso é tudo.
 
Bom, resolvi mexer minha bunda magra e fazer um guia de fontes bem mais simples da que eu fiz antes:

http://i.imgur.com/0E0811d.jpg

Como vocês podem ver, ele é só um resumão com a maioria das fontes de baixo custo e mais recomendadas, do mesmo estilo da tabela de SSDs. Servirá como base para novas versões do guia, caso eu resolva atualizar o tópico mesmo. Algumas observações:

- Notas de D pra cima são ok, gente. Se fosse E, me preocuparia.
- "Transientes" é a filtragem de transientes de cada fonte. Quanto maior a nota, menos vulnerável a spikes da rede elétrica será a fonte.
- Projeto é vago na tabela, concordo. Serve mais pra indicar o processo de geração das linhas da fonte.
- A EVGA G2 1000 está ali só como referência.

Isso é tudo.

Quais seriam as notas da HX750i ? Obrigado.
 
Quais seriam as notas da HX750i ? Obrigado.

Começou. :kidding:

Não, estou zuando. :) Na verdade a HX750i teria as mesmas notas da XFX TS 650 mas com a eficiência levando um A.
 
Começou. :kidding:

Não, estou zuando. :) Na verdade a HX750i teria as mesmas notas da XFX TS 650 mas com a eficiência levando um A.

Kkkkkkkkk desculpe, é que infelizmente é um investimento alto e desta vez quero ver se compro algo para não me dar dor de cabeça por um longo periodo. Mas não estou vendo muita empolgação com a HX750i, hahahaha. Achei a AX760I por R$800 nova, nota fiscal tudo certinho, melhor dar uma economizada no resto do mês e levar a AX760i que me parece mais certeza de ser o supra sumo. rs
E até aqui muito obrigado pela orientação e paciência.
 
Kkkkkkkkk desculpe, é que infelizmente é um investimento alto e desta vez quero ver se compro algo para não me dar dor de cabeça por um longo periodo. Mas não estou vendo muita empolgação com a HX750i, hahahaha. Achei a AX760I por R$800 nova, nota fiscal tudo certinho, melhor dar uma economizada no resto do mês e levar a AX760i que me parece mais certeza de ser o supra sumo. rs
E até aqui muito obrigado pela orientação e paciência.

Aliás, corrigindo. Porque estou olhando as HXi como se fossem RM, e essa não é a verdade! As HXi estão pouquíssima coisa abaixo das EVGA G2. Daria A pra todos os quesitos com nota.

A parte de transientes também não é bem como eu esperava que fosse. As Corsair CX, por exemplo, falham nos testes de transientes da TechPowerUP! quando a linha de 3,3V é forçada. Não é algo gravíssimo, mas definitivamente não daria um "B" se eu soubesse disso.

Enfim, a tabela que eu fiz foi algo rápido, mas até sair a versão final, vou ter que olhar teste por teste e refinar minhas avaliações. Só consigo ter plena concordância nas minhas avaliações quando comparo outros quesitos, mas filtragem de transientes é algo que ainda tenho que explorar e muito.
 
Mais atualizações. Essa aqui é uma tabela para mediar as notas do novo guia:

4kasn0Y.png


A parte de ripple, regulação de tensão e eficiência está bem resolvida, mas ainda preciso refinar os critérios de testes de transientes que vejo na TechPowerUp! e JonnyGuru. Tanto que eu coloco bônus pra inrush current que é algo que tem mais a ver com a potência do capacitor em filtragem de transientes que é outra história :haha:. Já o bônus varistor (MOV) tem que estar ali mesmo.

Os bônus valem como ponto pra cada quesito que ele pertence. Se a fonte recebe nota alta em construção, é porque recebeu boa parte dos bônus para esse quesito. Isso inclui o bônus negativo pra fabricantes como a HEC e a Andyson que uma hora faz uma vReg de 2% em 12V numa leva de fontes do mesmo modelo e depois na mesma leva o vReg na linha de 12V fica em 4%! Esses valores estão dentro da especificação ATX, mas não é algo que um avaliador de fontes gostaria de ver.

A última parte sobre os design das fontes também merece explicação. Porque eu tive que simplificar ao máximo cada design e projeto pra reduzir em uma mesma classe de fontes (o novo guia terá três classes de fontes). As cores indicando cada projeto servem para mostrar a que classe eles são comuns. Regulação em grupo e individual são comuns a classe C (tier C ou low-end). Fontes com DSP pertencem ao tier A e aquelas com conversores DC-DC podem pertencer ao tier B ou tier A. Não levei em conta as diversas topologias pra fazer essa parte, a não ser a Active Clamp Foward de algumas fontes fabricadas pela FSP com ênfase na eficiência e normalmente deixando a desejar na vReg.

Sim, a regulação de tensão é principal quesito pra determinar a classe de um modelo de fonte.
 
NyanDere, o que poderia me dizer sobre a fonte Corsair CS450M, pois estou a montar uma maquina nova e gostaria de suas referencias, obg.
 
NyanDere, o que poderia me dizer sobre a fonte Corsair CS450M, pois estou a montar uma maquina nova e gostaria de suas referencias, obg.

Essa fonte usa uma plataforma da Great Wall orientada pra alta eficiência, pois possui topologia LLC resonante e usa transistores mosfet além de conversores DC-DC no secundário. Coisa bem diferente das fontes de regulação em grupo com retificadores Schottky (ou SBRs) que possuem eficiência menor e regulação de tensão mais frouxa, mas ainda assim é uma fonte com algumas economias, como ventoinha sleeve bearing, capacitores japoneses rotulados a 85ºC no primário e no secundário CapXon e Teapo, mesmo sendo muitos deles sólidos ao invés dos eletrolíticos nas fontes de baixo custo.

Em outras palavras, é uma Corsair CX com um projeto melhor. Caso queira usar uma placa de vídeo com um conector PCIe, use-a ou então pegue uma Seasonic S12II 520, Corsair CX500 ou mesmo a EVGA 600B. Se resolver fazer um overclock respeitável, indicaria a Corsair CS550M ou mesmo uma XFX XTS 550.
 
Bom dia senhores,

Minha corsair AX650 foi pro saco, vou até tentar acionar a garantia e talz mas como esse processo é demorado pretendo comprar outra fonte (hoje se possível).

Qual melhor fonte pensando em custo/benefício eu posso comprar pra essa config da assinatura + dois HDs, 1 leitor de DVD e 3 fans ? Semi-modular ou totalmente modular se possível sem gastar mais que 450 pratas.
 
Bom dia senhores,

Minha corsair AX650 foi pro saco, vou até tentar acionar a garantia e talz mas como esse processo é demorado pretendo comprar outra fonte (hoje se possível).

Qual melhor fonte pensando em custo/benefício eu posso comprar pra essa config da assinatura + dois HDs, 1 leitor de DVD e 3 fans ? Semi-modular ou totalmente modular se possível sem gastar mais que 450 pratas.

XFX XTR 550, se achar.
 
Última edição:
Pessoal vi o lançamento da Pcyes a linha electro, olhei bem pela unica foto que tinha e não descobri quem a fabrica, ideias?

Olhei pela unica foto e não achei nenhum projeto parecido, transformador nem dissipador

http://www.pcyes.com.br/produtos/fonte-electro-series
------------
Pessoal depois de uma ajuda do pessoal do Jonny descoberta a fonte tratase da marca chinesa Sama.

http://www.sama.cn/cn/showproduct_power.asp?id=456

Perdi um dia procurando o OEM dessa fonte. O pior é que tinha ouvido falar da SAMA há anos mas esqueci dela completamente.
 
Bom mais alguma infos ela é vendia na china por algo próximo a 50 doletas, nem me fala perdi um dia tbm, pq acabamos apostando nas marcas que conhecemos tipo HEC(pessoal do jonny tbm já confundiu), vi review da marca(não deste modelo) capacitor do primário é FEC, sabe algo sobre ele? a fonte até que se saiu bem, mas acho fora de cogitação o preço que ela é vendida aqui.
 
Bom mais alguma infos ela é vendia na china por algo próximo a 50 doletas, nem me fala perdi um dia tbm, pq acabamos apostando nas marcas que conhecemos tipo HEC(pessoal do jonny tbm já confundiu), vi review da marca(não deste modelo) capacitor do primário é FEC, sabe algo sobre ele? a fonte até que se saiu bem, mas acho fora de cogitação o preço que ela é vendida aqui.

Eu apostava ATNG antes disso. Mas eles não usam aquelas heatsinks :(

_


Pela impressão que eu tenho dos poucos testes que existem de fontes dessa fabricante, eles costumam usar capacitores chineses de qualidade bem questionável (incluo FEC, ChengX e outras marcas por aí). E mesmo assim eles conseguem a bruxaria de manter um padrão de ripple de 30-15-15mV nas principais linhas da fonte a 100% de carga! :damn:

A única diferença é que nesses testes aparece um projeto de regulação individual (as três bobinas que aparecem no secundário da fonte indicam isso), enquanto o projeto que a PcYes pediu é de regulação em grupo. Daí não sei dizer se é boa ou não mesmo pelo retrospecto. O engraçado é que na descrição eles falam que usam uma topologia LLC resonante no primário. Isso não é coisa de fonte de baixo custo, mas eu não sei identificar topologias diferentes numa fonte ainda sem um teste pra dizer...

E não sei se vamos ver um teste dela tão cedo. O CdH não testa fontes faz um bom tempo e não há previsões que isso mude logo.
 
Nyan não consigo ver a foto do secundário aqui, teria como postar aqui?

Quanto sera que difere em custo um projeto DC-DC para regulação individual pelo secundário, o que achei estranho ela custar 50 dolares e a Pcyes baratear ainda mais isso.
 
Nyan não consigo ver a foto do secundário aqui, teria como postar aqui?

Mas é a mesma coisa da fonte que originou o modelo da PcYes. Preste atenção na primeira imagem das três de cima e na segunda das fotos da esquerda para ver duas bobinas. Sim, a fonte é de regulação em grupo e parece ter o mesmo jogo de capacitores da outra fonte testada que você viu:

20144720169669.jpg


Quanto sera que difere em custo um projeto DC-DC para regulação individual pelo secundário, o que achei estranho ela custar 50 dolares e a Pcyes baratear ainda mais isso.

Penso que hoje um projeto de regulação individual custe o mesmo, mas é menos eficiente que ter conversores DC-DC e a vReg é ligeiramente mais fraca.
 
Apesar da foto estar minuscula eu vejo 3 bobinas, eu sempre indico a DC-DC mesmo que ela seja a partir do 12V.

Vi uns reviews da sama, de outros modelos que falharam, me leve a pensar é uma marca randômica:hmm:.

@NyanDere achei uma analise da sama:

http://power.zol.com.cn/459/4599977.html
 
Última edição:
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo