Guia do Teclado Mecânico v3 - Pergunte aqui antes de criar um novo tópico *3G Warning

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Pronto. Agora estou em dúvida entre o Quickfire TK e o Trigger Z. Vou ver se acho reviews ao estilo do Wetto com as fabricantes dos componentes e da construção do teclado.
Orçamento ficou ~R$575 pro Quickfire TK na Kabum, já com e-Sedex e ~R$646 pro Trigger-Z na PlayerID, também já com e-Sedex incluso no preço.
 
Uma dúvida meio incomum:

Switches com feedback tátil (brown, blue, clear...), com o tempo de uso e/ou uso intenso, existe possibilidade do bump sofrer desgaste?
Desgaste acontece sim porém é imperceptível. A grande maioria de Cherry Whites (clicky) e muitos Clears que circulam por aí são da década de 80 e não há noção de desgaste relatado, não é como se com o tempo todos os switches fossem se transformar em Reds.

Minto, há sim uma diferença, quando ele está novinho pode-se sentir como se arranhasse um pouco (só pra quem presta muita atenção mesmo), já os usados/mais antigos essa rugosidade se foi, tornando o switch muito mais suave (não altera peso nem nada, só a sensação de arranhar que desaparece). Seria como comparar um Cherry Brown saído da fábrica com um Gateron Brown, os Gaterons tem o molde que deixa aquela parte do atrito bem mais lisa que os Cherry, que é como se tivesse lubrificado um Cherry stock pra ficar assim, provavelmente o futuro de todo switch táctil/clicky é ficar suave mas nunca desaparecer/diminuir o "bump".

Pronto. Agora estou em dúvida entre o Quickfire TK e o Trigger Z. Vou ver se acho reviews ao estilo do Wetto com as fabricantes dos componentes e da construção do teclado.
Orçamento ficou ~R$575 pro Quickfire TK na Kabum, já com e-Sedex e ~R$646 pro Trigger-Z na PlayerID, também já com e-Sedex incluso no preço.

Se for comparar por qualidade acredito que possa ficar tranquilo e comparar apenas as funiconalidades de cada um. Trigger Z tem quase todas as teclas programáveis via software que pode transformar em macros, substituição de teclas e até desativar elas totalmente. Já o TK não tem muito além de economia do espaço na mesa, não é programável e tem o numérico embutido com o "Nav cluster" (parte do PgUp, Pg Dn, etc).
 
Desgaste acontece sim porém é imperceptível. A grande maioria de Cherry Whites (clicky) e muitos Clears que circulam por aí são da década de 80 e não há noção de desgaste relatado, não é como se com o tempo todos os switches fossem se transformar em Reds.

Minto, há sim uma diferença, quando ele está novinho pode-se sentir como se arranhasse um pouco (só pra quem presta muita atenção mesmo), já os usados/mais antigos essa rugosidade se foi, tornando o switch muito mais suave (não altera peso nem nada, só a sensação de arranhar que desaparece). Seria como comparar um Cherry Brown saído da fábrica com um Gateron Brown, os Gaterons tem o molde que deixa aquela parte do atrito bem mais lisa que os Cherry, que é como se tivesse lubrificado um Cherry stock pra ficar assim, provavelmente o futuro de todo switch táctil/clicky é ficar suave mas nunca desaparecer/diminuir o "bump".
Essa questão do arranhão sumir com o uso então é uma melhoria.

Obrigado pela resposta. É exatamente o que eu queria saber.
 
Na Gearbest. Ele chegou no Brasil e foi liberado pela RF sem tributação no começo de outubro. Hoje completaram 51 dias úteis desde a liberação. Como eu vi um pessoal reclamando com os Correios e eles alegando que o pacote foi perdido no fluxo postal, decidi não arriscar. Não foi culpa da Gearbest, só do nosso querido povo brasileiro que gosta de brincar em serviço. :p
De qualquer forma, caso eventualmente eles cheguem a encontrar o teclado e enviarem pra minha casa, vou abrir a caixa só pra ver se está tudo OK, pagar a Gearbest e revendê-lo, já que decidi partir pra um teclado melhorzinho.

Camarada, sabe dizer se isso está sendo comum ultimamente?
Comprei O-Rings pro meu TKW e um fone in-ear pela Gearbest, que foram liberados sem taxação dias 22/11 e 16/11 respectivamente, e desde então não houve mais atualização no rastreamento.
Tô começando a ficar bolado de não chegarem mais.
 
Pronto. Agora estou em dúvida entre o Quickfire TK e o Trigger Z. Vou ver se acho reviews ao estilo do Wetto com as fabricantes dos componentes e da construção do teclado.
Orçamento ficou ~R$575 pro Quickfire TK na Kabum, já com e-Sedex e ~R$646 pro Trigger-Z na PlayerID, também já com e-Sedex incluso no preço.
Tá superfaturado demais isso aí, hein. O preço normal sempre foi uns 450 no TK e uns 550 no Trigger Z (sendo que em promoções o TK já apareceu por 290 e na BF o Trigger Z estava por 400).

Chegou a ver os preços na Pichau? Por algum motivo eles quase sempre têm os melhores preços.

Ah, e com relação à qualidade de construção, nem esquenta. Os dois são equivalentes, pois são fabricados pela mesma OEM (Solid Year). Ambos têm as mesmas qualidades e defeitos, basicamente (incluindo a qualidade das keycaps, o revestimento emborrachado que em uns 2 anos começa a descascar, e por aí vai). Acho que tem uns reviews do wetto no geekhack, talvez tenha por aqui tbm... Mas viu, acho melhor focar nas características de usabilidade do teclado.

Enquanto o Trigger Z é um trambolhão na mesa, muito confortável de digitar pelo apoio de pulso, com macros e numéricos, o TK é pequeno e compacto, ocupa pouco espaço e permite que o mouse fique mais centralizado na mesa (bom pra jogar fps), e é meio incômodo para usar os numéricos (tem que apertar num lock para alternar entre as setas/navegação e o numérico). Enfim, os dois têm propostas bem distintas. Aí é questão de escolher o que mais se adapta ao que você faz no PC.
 
Última edição:
Camarada, sabe dizer se isso está sendo comum ultimamente?
Comprei O-Rings pro meu TKW e um fone in-ear pela Gearbest, que foram liberados sem taxação dias 22/11 e 16/11 respectivamente, e desde então não houve mais atualização no rastreamento.
Tô começando a ficar bolado de não chegarem mais.
É coisa de sorte. Eu SEMPRE tive azar com os Correios. Atualmente eu faço questão de pagar Sedex pra tudo porque quando eu comprava no PAC, demorava mais do que o prazo ou extraviava. Ironicamente, meu teclado atual eu comprei via PAC e foi extraviado, a loja teve que me mandar outro.

Tá superfaturado demais isso aí, hein. O preço normal sempre foi uns 450 no TK e uns 550 no Trigger Z (sendo que em promoções o TK já apareceu por 290 e na BF o Trigger Z estava por 400).

Chegou a ver os preços na Pichau? Por algum motivo eles quase sempre têm os melhores preços.

Ah, e com relação à qualidade de construção, nem esquenta. Os dois são equivalentes, pois são fabricados pela mesma OEM (Solid Year). Ambos têm as mesmas qualidades e defeitos, basicamente (incluindo a qualidade das keycaps, o revestimento emborrachado que em uns 2 anos começa a descascar, e por aí vai). Acho que tem uns reviews do wetto no geekhack, talvez tenha por aqui tbm... Mas viu, acho melhor focar nas características de usabilidade do teclado.

Enquanto o Trigger Z é um trambolhão na mesa, muito confortável de digitar pelo apoio de pulso, com macros e numéricos, o TK é pequeno e compacto, ocupa pouco espaço e permite que o mouse fique mais centralizado na mesa (bom pra jogar fps), e é meio incômodo para usar os numéricos (tem que apertar num lock para alternar entre as setas/navegação e o numérico). Enfim, os dois têm propostas bem distintas. Aí é questão de escolher o que mais se adapta ao que você faz no PC.
Meu nível de digitação/jogar é 50/50 eu diria. Até jogo alguns FPS mas sou uma negação no PC, então é o gênero que eu menos jogo.
Sobre os preços, esses são os preços parcelados porque ainda não sei o quanto vou gastar nessas festas de fim de ano que vem agora então fiz orçamentos pra pegar em 2x no cartão.
Os preços desses dois à vista fica:
Trigger-Z (PlayerID): R$499,90 + frete
QuickFire TK (Kabum): R$464,90 + frete.

Já a Pichau, pode até ser que tenha os preços bons, mas tem uma coisa que me incomoda MUITO nessa loja que é o preço praticado no frete. O que é engraçado porque especificamente pra esses produtos, está dentro da média. Mas o frete da Pichau costuma ser até 50% mais caro que o da Kabum pra mim, porque moro na Bahia.
Preços à vista:
Trigger-Z (Pichau): R$478,99 (+R$46,76 de frete)
QuickFire TKW (Pichau): R$474,32 (+ frete que não deu pra calcular por estar fora de estoque)

Preços à prazo (provavelmente meu caso):
Trigger-Z (Pichau): R$544,31 (+46,76 de frete)
QuickFire TKW (Pichau): R$539,00 (+ frete que não deu pra calcular por estar fora de estoque)
 
É coisa de sorte. Eu SEMPRE tive azar com os Correios. Atualmente eu faço questão de pagar Sedex pra tudo porque quando eu comprava no PAC, demorava mais do que o prazo ou extraviava. Ironicamente, meu teclado atual eu comprei via PAC e foi extraviado, a loja teve que me mandar outro.

Tô sentindo que os correios vão me f**** com força. Primeira compra na Gearbest e já acontece isso... :bua:
 
O Logitech G610 tem uma construção e componentes bons? Ele também tá na faixa de preço do Trigger-Z e QuickFire TK.
 
Essa questão do arranhão sumir com o uso então é uma melhoria.

Obrigado pela resposta. É exatamente o que eu queria saber.
Tive a oportunidade de testar vários, tanto novos quando já amaciados e confesso que prefiro os mais lisos. Agora tenho um punhado de Gaterons que pude confirmar que mesmo não usados são realmente bem mais lisos, e minha preferência realmente tende à esses moldes mais novos deles.

O Logitech G610 tem uma construção e componentes bons? Ele também tá na faixa de preço do Trigger-Z e QuickFire TK.

Creio que o G610 bata o Trigger-Z em features, se tiver no mesmo preço ou mesma faixa creio que compense mais pegar ele, especialmente se tiver num switch que você está procurando.
 
Estou entre o CM Masterkeys Pro S e o Corsair K65 RGB, qual devo comprar?

Aceito dicas e sugestões, quero um teclado pequeno e de qualidade.
 
Tive a oportunidade de testar vários, tanto novos quando já amaciados e confesso que prefiro os mais lisos. Agora tenho um punhado de Gaterons que pude confirmar que mesmo não usados são realmente bem mais lisos, e minha preferência realmente tende à esses moldes mais novos deles.



Creio que o G610 bata o Trigger-Z em features, se tiver no mesmo preço ou mesma faixa creio que compense mais pegar ele, especialmente se tiver num switch que você está procurando.
Acho que vou com o Trigger-Z mesmo. Única coisa que me faria trocar o Trigger-Z pelo G610 seria a construção da PCB. Vou ver uns reviews dela quando voltar pra casa pra decidir...
O G610 não é compatível com keycaps customizáveis mas se a PCB for melhor, vou preferir ele, porque seria menos dor de cabeça do que teclas apagadas.
 
Estou entre o CM Masterkeys Pro S e o Corsair K65 RGB, qual devo comprar?

Aceito dicas e sugestões, quero um teclado pequeno e de qualidade.
Pro S sem sombra de dúvidas na minha opinião. Tá de "grassa".

Acho que vou com o Trigger-Z mesmo. Única coisa que me faria trocar o Trigger-Z pelo G610 seria a construção da PCB. Vou ver uns reviews dela quando voltar pra casa pra decidir...
O G610 não é compatível com keycaps customizáveis mas se a PCB for melhor, vou preferir ele, porque seria menos dor de cabeça do que teclas apagadas.
Se não me engano o G610 é feito pela Solidyear, e como é um teclado novo é um projeto mais recente, tem estado com soldas muito boas. Trigger-Z é feito pela iOne, só dar uma olhada na primeira página do tópico pra ver o que é dito a respeito dessa OEM.
 
Pro S sem sombra de dúvidas na minha opinião. Tá de "grassa".


Se não me engano o G610 é feito pela Solidyear, e como é um teclado novo é um projeto mais recente, tem estado com soldas muito boas. Trigger-Z é feito pela iOne, só dar uma olhada na primeira página do tópico pra ver o que é dito a respeito dessa OEM.
Lá ele tá na tal lista de teclados razoáveis e/ou bons. Dei uma olhada nesse Geekhack mas achei o fórum meio confuso. :s
 
E finalmente meu CK104 devidamente entregue nas mãos do @wetto !!!

1fSKq0G.jpg
 
Trigger-Z é feito pela iOne, só dar uma olhada na primeira página do tópico pra ver o que é dito a respeito dessa OEM.
O Trigger Z não era fabricado pela Solid Year? Fui dar uma conferida e só encontrei especulações a respeito.
 
O Trigger Z não era fabricado pela Solid Year? Fui dar uma conferida e só encontrei especulações a respeito.
Vide primeira página do tópico

CM Quick Fire XT = Costar
CM Storm Trigger = Costar
CM Storm Trigger Z = iOne

Corsair Vengeance K65 = Solid Year
Corsair Vengeance K70 (com iluminação vermelha) = Solid Year

Não pesquisei a respeito desse modelo em específico por ser muito velho, mas o wetto deve te dizer melhor de onde tirou a informação.
 
@nickssc comprei o G610 mesmo. Vi um review gringo que o cara abriu o teclado todo e só o modelo G810 que usa keycaps personalizadas por causa do switch Romer-G. O G610 usa switchs comuns Cherry MX PBT e os estabilizadores também, então qualquer coisa posso trocar as keycaps depois de um tempo. Já a PCB dele, nota 10. Soldas super bem feitas, nenhum sinal de desleixo ou de coisa remendada.

Ia comprar na OEM Shop, mas por algum motivo eles não aceitam cartão lá (eles tão vendendo a R$450,00 no boleto quem quiser) então peguei na Pichau mesmo. Quando chegar posto uma fotinha dele aqui. o/
 
@nickssc comprei o G610 mesmo. Vi um review gringo que o cara abriu o teclado todo e só o modelo G810 que usa keycaps personalizadas por causa do switch Romer-G. O G610 usa switchs comuns Cherry MX PBT e os estabilizadores também, então qualquer coisa posso trocar as keycaps depois de um tempo. Já a PCB dele, nota 10. Soldas super bem feitas, nenhum sinal de desleixo ou de coisa remendada.

Ia comprar na OEM Shop, mas por algum motivo eles não aceitam cartão lá (eles tão vendendo a R$450,00 no boleto quem quiser) então peguei na Pichau mesmo. Quando chegar posto uma fotinha dele aqui. o/

Rapaz, manda o vídeo do caras desmontando o teclado ai, quero dar uma olhada no pcb do teclado. Estou de olho tambem no G610 ou G810.
 
Ninguém sabe me responder? Até o momento não encontrei essa informação.
Tio Google às vezes serve pra alguma coisa... especialmente o Imagens:

PRO S:

x.jpg


Fonte da Imagem



PRO L:

mkprol024.jpg


Fonte da imagem.


Talvez eles tenham mudado pra uma PCB preta no full-size assim como aconteceu inicialmente no Pro S, em geral a qualidade melhorou com a mudança.
 
Tio Google às vezes serve pra alguma coisa... especialmente o Imagens:

PRO S:

x.jpg


Fonte da Imagem



PRO L:

mkprol024.jpg


Fonte da imagem.


Talvez eles tenham mudado pra uma PCB preta no full-size assim como aconteceu inicialmente no Pro S, em geral a qualidade melhorou com a mudança.
Se fosse por questão de imagem eu encontrei até demais.

Queria saber se alguém leu alguma análise onde é dito que ambos possuem construção com o mesmo nível de qualidade.

Orbigado pela fonte da segunda imagem.
 
Se fosse por questão de imagem eu encontrei até demais.

Queria saber se alguém leu alguma análise onde é dito que ambos possuem construção com o mesmo nível de qualidade.

Orbigado pela fonte da segunda imagem.
rFgyGyL.png


Ok é justo, mas costumo analisar a construção olhando imagens de dentro, especialmente as que pegam a PCB inteira pra ver se tem pontos de reflow, jumpers e em geral a qualidade da solda e da limpeza da placa. Não consegui achar nenhuma que eles botam a placa num osciloscópio pra comprovar as medidas que vemos exteriormente e identificar vazamentos de corrente, indução etc... Mesmo assim tenho visto uma boa relação em comparação qualidade dos componentes da imagem com o número de retornos RMA e/ou relatos de problemas, então acabo usando esse método mesmo.

Não vi nenhuma comparação direta entre o S e o L feito por apenas um reviewer, é o tipo de coisa que às vezes tem que se inferir olhando reviews diferentes e sabendo das informações de OEM e histórico dela (que nesse caso é a mesma pros dois), e pelo jeito o Pro L tem muito a ver com o XTi, mais que com o Pro S em termos de projeto.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo