• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Guia PBO2 + CO / Undervolt em Ryzen 5000 / Como reduzir temperaturas e aumentar a performance

Tirei o cooler, passei uma pasta boa da CM, o cooler de fato foi mais difícil de colocar que em outras mobos já que a chapa que possui as "buchas" é totalmente solta, precisa segurar atrás e ir parafusando e mesmo fazendo em X um parafuso acabava ficando longe da rosca, precisava soltar o outro lado e ir ajustando até fixar os quatro.

Porém mesmo assim bateu 81° jogando, o que me leva a crer que com o cooler box vai ser essa a realidade. Alguém tem uma dica de um bom cooler a ar?
Eu sei que já trocou pelo water cooler mesmo, mas só para dar uma dica ai ao apertar o cooler ou até o water cooler. Quando for parafusar ali em X, vc não deve apertar cada parafuso até o fim já de cara. Por isso que acontece isso de um parafuso não alcançar, e dessa maneira vc acaba fixando o cooler torto. O certo é ir apertando em X mesmo, mas aos poucos cada parafuso, para que o cooler vá baixando parelho, de forma uniforme. Vc primeiro fixa um pouco cada parafuso, ai todos já vão ter pego o começo da rosca, e após isso, vai apertando aos poucos cada um deles em X até que cheguem ao fim do aperto, sem exageros.
 
Eu sei que já trocou pelo water cooler mesmo, mas só para dar uma dica ai ao apertar o cooler ou até o water cooler. Quando for parafusar ali em X, vc não deve apertar cada parafuso até o fim já de cara. Por isso que acontece isso de um parafuso não alcançar, e dessa maneira vc acaba fixando o cooler torto. O certo é ir apertando em X mesmo, mas aos poucos cada parafuso, para que o cooler vá baixando parelho, de forma uniforme. Vc primeiro fixa um pouco cada parafuso, ai todos já vão ter pego o começo da rosca, e após isso, vai apertando aos poucos cada um deles em X até que cheguem ao fim do aperto, sem exageros.
Eu sempre faço em X, mas no caso do cooler padrão mesmo dessa forma foi difícil. Com o Water não teve problema pois ele é de encaixe.
 
Eu sempre faço em X, mas no caso do cooler padrão mesmo dessa forma foi difícil. Com o Water não teve problema pois ele é de encaixe.
Show! É que da maneira que vc falou, entendi que vc apertava em X, mas cada parafuso direto de uma vez até o fim. E ai tinha que soltar pra poder alcançar um parafuso, por isso achei que estava fazendo dessa maneira e comentei, pois o ideal é ir apertando um pouco cada parafuso, pra ir assentando por igual toda a base.
 
Show! É que da maneira que vc falou, entendi que vc apertava em X, mas cada parafuso direto de uma vez até o fim. E ai tinha que soltar pra poder alcançar um parafuso, por isso achei que estava fazendo dessa maneira e comentei, pois o ideal é ir apertando um pouco cada parafuso, pra ir assentando por igual toda a base.
Eu tô enferrujado em hardware mas isso ainda lembro bem rsrs. Mas no fim deu tudo certo. Vlw pelo comentário.
 
Senhores, o que acham da pontuação do R7 5800x.
Está com otimização de curva por núcleo e + 100mhz de boost.
1.629no Singlecore Cine23
15.290 no Multicore Cine23
679 no Singlecore CPUZ
6.701 no Multicore CPUZ



 
Última edição:
Senhores, o que acham da pontuação do R7 5800x.
Está com otimização de curva por núcleo e + 100mhz de boost.
1.629no Singlecore Cine23
15.290 no Multicore Cine23
679 no Singlecore CPUZ
6.701 no Multicore CPUZ




Colocou o processo do cinebench com prioridade em alta ?
 
Não, como faço isso?

No gerenciador de tarefas, na parte de processos...

image.png
 
Na bios da minha placa mãe não encontrei essa opção de acrescentar MHz no pbo.
Na bios da placa mãe antiga tinha
 
@RHBH

resolvi dar um tapa aqui no meu processador usando o CO

Joguei +200mhz e coloquei ppt tdc edc assim

95
60
90

E minha curva ficou -20 -15 -10 -10 -20 -20
Tensão max 1.43mv em 4850 (corecycle em avx + high)

Clock no cinebench r23 @4620+ com 1.32mv

Sendo que jogando spider man, o processador fica oscilando demais o clock, tipo 4775-4750-4800-4850 direto
Tem como fazer com que o clock fique mais travado?

Lembro que só com CO e o processador stock fica cravado em 4650

Será que liberando + ppt ajudaria?
 
@RHBH

resolvi dar um tapa aqui no meu processador usando o CO

Joguei +200mhz e coloquei ppt tdc edc assim

95
60
90

E minha curva ficou -20 -15 -10 -10 -20 -20
Tensão max 1.43mv em 4850 (corecycle em avx + high)

Clock no cinebench r23 @4620+ com 1.32mv

Sendo que jogando spider man, o processador fica oscilando demais o clock, tipo 4775-4750-4800-4850 direto
Tem como fazer com que o clock fique mais travado?

Lembro que só com CO e o processador stock fica cravado em 4650

Será que liberando + ppt ajudaria?

Deixa o HWinfo64 aberto enquanto roda o CB.

Se o PPT estiver em 100%, sim, aumentar provavelmente vai melhorar um pouco mais a performance.
 
Deixa o HWinfo64 aberto enquanto roda o CB.

Se o PPT estiver em 100%, sim, aumentar provavelmente vai melhorar um pouco mais a performance.
Sim, tanto o ppt quanto o edc estão no máximo, porém as temps estão ótimas e no cinebench tá indo mais de 4.6

Recomenda jogar o ppt e o edc para 100 e manter o tdc?

@RHBH

Engraçado que eu aumentei o ppt para 108, edc 112 e tdc 88 e meu multi caiu de 4625-4600 para 4550.

EDC sempre no talo
 
Última edição:
@RHBH que loucura

Com 88 54 81 eu consigo os 4850 oscilando um pouco

se eu libero para 105w, fica travado em 4750 no mesmo game só que mais "estável"

Por que desse comportamento?
 
Boa noite galera, alguém fez undervolt no 5700x?
Mesmo procedimento dos outros Ryzen 5000, os valores do CO vai variar de CPU pra CPU então é tentativa e erro
 
@RHBH que loucura

Com 88 54 81 eu consigo os 4850 oscilando um pouco

se eu libero para 105w, fica travado em 4750 no mesmo game só que mais "estável"

Por que desse comportamento?
Infelismente esses processadores são assim , só se a pessoa tiver muita sorte de pegar um otimo exemplar que consiga rodar bem estavel com ppt , edc e tdc em valores minimos .
Cada processador tem um ponto "x" do qual nada mais pode ser aumentado , mesmo que a temperatura esteja baixa , mesmo que as voltagens tenham margem pra subir , o sistema simplismente não estabiliza e o desempenho cai
 
Chegou o 5600 aqui e tô apanhando feio. Não consigo fazer com que ele atinja as frequências de boost de jeito nenhum...estou com receio que tenha recebido um processador com problemas.

Eu tenho um mini PC com uma Gigabyte A520i-AC. Apesar de ser Chipset de entrada, a placa é bem construída e tem as opções de PBO todas, inclusive o Curve Optimizer.
Não manjo muito de AMD e segui alguns guias, inclusive esse aqui.
Passei a noite inteira mexendo nas configurações de PBO na Bios e testando a CPU usando Cinebench R20 e Hwinfo e nunca o processador chega sequer a 4ghz.
O Eco tá desligado na BIOS, Power plan tá Alta performance...inclusive formatei esse PC, coloquei o Windows 11 22H2 e instalei o Drivers de Chipset de cara pra testar.
Olhando Hwinfo o processador da uns picos rapidos de 4.4ghz em idle mas não consegue se manter nunca próximo dessa velocidade em Full. O mais bizarro é que quanto mais vcore manual eu colocar na Bios, mais baixo fica o clock em Full. Se coloco 1.2v por exemplo, o Clock fica abaixo de 3ghz!

As temperaturas estão normais. Tentei de tudo! PBO auto, mainboard, manual...só não mexi nas configurações de PPT, TDC e EDC.
Me ajudem por favor, tô achando que peguei um CPU zoado.
 
Última edição:
Chegou o 5600 aqui e tô apanhando feio. Não consigo fazer com que ele atinja as frequências de boost de jeito nenhum...estou com receio que tenha recebido um processador com problemas.

Eu tenho um mini PC com uma Gigabyte A520i-AC. Apesar de ser Chipset de entrada, a placa é bem construída e tem as opções de PBO todas, inclusive o Curve Optimizer.
Não manjo muito de AMD e segui alguns guias, inclusive esse aqui.
Passei a noite inteira mexendo nas configurações de PBO na Bios e testando a CPU usando Cinebench R20 e Hwinfo e nunca o processador chega sequer a 4ghz.
O Eco tá desligado na BIOS, Power plan tá Alta performance...inclusive formatei esse PC, coloquei o Windows 11 22H2 e instalei o Drivers de Chipset de cara pra testar.
Olhando Hwinfo o processador da uns picos rapidos de 4.4ghz em idle mas não consegue se manter nunca próximo dessa velocidade em Full. O mais bizarro é que quanto mais vcore manual eu colocar na Bios, mais baixo fica o clock em Full. Se coloco 1.2v por exemplo, o Clock fica abaixo de 3ghz!

As temperaturas estão normais. Tentei de tudo! PBO auto, mainboard, manual...só não mexi nas configurações de PPT, TDC e EDC.
Me ajudem por favor, tô achando que peguei um CPU zoado.

BIOS atualizada, driver de chipset atualizado? Ele não sustenta 4.4 mesmo não, é 4.2 e olhe lá. 4.4 só com boost override +200.
 
BIOS atualizada, driver de chipset atualizado? Ele não sustenta 4.4 mesmo não, é 4.2 e olhe lá. 4.4 só com boost override +200.
Sim, tudo atualizado e PC formatado.
Se tivesse chegando a 4.2 eu nem estaria reclamando. Mas não se mantem nem a 4ghz em nenhuma situação de Full load. Já tentei mexer no override e nada...
Fica variando entre 3.7 e 3.8ghz, a 61 graus no máximo. O que pode ser isso e o que falta fazer pra deixar o processador próximo do Clock de boost?
 
Sim, tudo atualizado e PC formatado.
Se tivesse chegando a 4.2 eu nem estaria reclamando. Mas não se mantem nem a 4ghz em nenhuma situação de Full load. Já tentei mexer no override e nada...
Fica variando entre 3.7 e 3.8ghz, a 61 graus no máximo. O que pode ser isso e o que falta fazer pra deixar o processador próximo do Clock de boost?
Já comparou com outros 5600 pra ver se os scores/resultados tão de acordo? Eu apostaria em botar o boost override em +100-200 também, chegou a monitorar pelo Hwinfo quais os valores de PPT/TDC/EDC ele chegava em load com PBO em auto/mainboard pra comparar com stock? Além dos clocks/temp/consumo etc, não sei o comportamento do 5600 mas o clock boost é pra single-core apenas mesmo (se estiver stock), mas geralmente os R5 conseguem pegar esse boost mais alto em todos os cores ativando PBO ou fazendo OC manual, mas depende do workload também se estiver testando em benchmark/teste de stress porque o comportamento varia
 
Já comparou com outros 5600 pra ver se os scores/resultados tão de acordo? Eu apostaria em botar o boost override em +100-200 também, chegou a monitorar pelo Hwinfo quais os valores de PPT/TDC/EDC ele chegava em load com PBO em auto/mainboard pra comparar com stock? Além dos clocks/temp/consumo etc, não sei o comportamento do 5600 mas o clock boost é pra single-core apenas mesmo (se estiver stock), mas geralmente os R5 conseguem pegar esse boost mais alto em todos os cores ativando PBO ou fazendo OC manual, mas depende do workload também se estiver testando em benchmark/teste de stress porque o comportamento varia
Tem poucos relatos de 5600, mas comparando com o 5600x, no Cinebench tá dando muito abaixo, quase metade do score, não achei isso normal. Por que não consegue pegar pelo menos 4.1ghz em todos os cores? Isso que tô achando bizarro.

Resetei a bios e coloquei tudo no auto pra fazer mais um teste.
Agora instalei o Ryzen Master aqui e coloquei o Curve Optimizer e está rodando.
No Ryzen master mostra que a frequência está próximo do boost mas no Hwinfo mostra só 1 core próximo do boost e os outros bem abaixo.

20221022-102756.jpg


A pergunta é, pq os outros cores não sobem mais que isso? O PPT durante essa "otimização" do Ryzen master está em 77% fixo pelo HWinfo
 
Última edição:
Tem poucos relatos de 5600, mas comparando com o 5600x, no Cinebench tá dando muito abaixo, quase metade do score, não achei isso normal. Por que não consegue pegar pelo menos 4.1ghz em todos os cores? Isso que tô achando bizarro.

Resetei a bios e coloquei tudo no auto pra fazer mais um teste.
Agora instalei o Ryzen Master aqui e coloquei o Curve Optimizer e está rodando.
No Ryzen master mostra que a frequência está próximo do boost mas no Hwinfo mostra só 1 core próximo do boost e os outros bem abaixo.

20221022-102756.jpg

A pergunta é, pq os outros cores não sobem mais que isso?
O effective clock tá em 400mhz então vou chutar que ou o VRM a placa-mãe tá dando throttle ou a CPU tá dando throttle (no print está 84c mas não sei a máxima/média), no Hwinfo deve conseguir achar o sensor de temp do VRM da placa-mãe também, e pelo print outros cores chegaram a 4350~ também, mas ficam alternando que é normal dependendo do teste feito, testa Cinebench R20/R23 e CPU-Z que devem ser os testes mais fáceis de achar score pra comparar, e ambos vão botar todos os cores a 100% sem ficar variando assim

EDIT: Aliás agora vi que tinha um 3600 antes, nele funcionava tudo ok? As exigências da placa-mãe devem ser iguais ou bem similares entre eles, então talvez também seja o CPU mesmo, ou a placa-mãe não tá se dando bem com ele por algum motivo, se estivesse um pouco abaixo o score até seria normal, mas se o score tá batendo metade dos 5600/5600x eu suspeitaria throttle em algum lugar mesmo, tive um 5600x e no R20 100% stock (76w/60a/90a) fazia 4200-4300pts com 1,09v e 4250~ all-core, no CPU-Z stress fazia 4900pts~ e ficava 1,14v e 4450mhz
 
Última edição:
Tem poucos relatos de 5600, mas comparando com o 5600x, no Cinebench tá dando muito abaixo, quase metade do score, não achei isso normal. Por que não consegue pegar pelo menos 4.1ghz em todos os cores? Isso que tô achando bizarro.

Resetei a bios e coloquei tudo no auto pra fazer mais um teste.
Agora instalei o Ryzen Master aqui e coloquei o Curve Optimizer e está rodando.
No Ryzen master mostra que a frequência está próximo do boost mas no Hwinfo mostra só 1 core próximo do boost e os outros bem abaixo.

20221022-102756.jpg

A pergunta é, pq os outros cores não sobem mais que isso?
Já tentou colocar o clock e vcore fixos?

Tenho um 5600 e consigo colocar em 4650MHz all-core com 1.212v.

Porém se quiser usar o PBO deixa assim:

PPT 88
TDC 60
EDC 90
CPU BOOST OVERRIDE + 200MHZ

O curve optimizer eu uso em -22 all cores porém essa configuração depende de cada CPU onde cada uma apresenta resultados diferentes de acordo com o silício.

Com essa configuração consigo manter a CPU abaixo dos 60 graus usando um Gammax 400.

Em single-core e testes leves(CPU-Z) você consegue manter 4.65GHz com essa configuração...agora Prime 95 Small FFT o clock desce para algo em torno de 4-4.2GHz...em conversão de vídeos via format factory mantém próximo dos 4.4GHz.
 
O effective clock tá em 400mhz então vou chutar que ou o VRM a placa-mãe tá dando throttle ou a CPU tá dando throttle (no print está 84c mas não sei a máxima/média), no Hwinfo deve conseguir achar o sensor de temp do VRM da placa-mãe também, e pelo print outros cores chegaram a 4350~ também, mas ficam alternando que é normal dependendo do teste feito, testa Cinebench R20/R23 e CPU-Z que devem ser os testes mais fáceis de achar score pra comparar, e ambos vão botar todos os cores a 100% sem ficar variando assim

EDIT: Aliás agora vi que tinha um 3600 antes, nele funcionava tudo ok? As exigências da placa-mãe devem ser iguais ou bem similares entre eles, então talvez também seja o CPU mesmo, ou a placa-mãe não tá se dando bem com ele por algum motivo, se estivesse um pouco abaixo o score até seria normal, mas se o score tá batendo metade dos 5600/5600x eu suspeitaria throttle em algum lugar mesmo, tive um 5600x e no R20 100% stock (76w/60a/90a) fazia 4200-4300pts com 1,09v e 4250~ all-core, boost single-core de 4650
Então, no 3600 eu usava uma BIOS mais antiga que deixava eu mexer na frequência e deixava fixa em 4.1ghz e nem usava PBO ou boost, com vcore fixo. Com a BIOS atualizada eles tiraram essa opcão.

Usando o Cinebench R23, os clocks não passam disso em todos os cores, fica praticamente fixo nesse Clock durante o teste. Score baixo no fim.
De acordo com o HWinfo, CPU em 66 graus, PPT 100%, VRM MOS em 53 Graus.

20221022-105257.jpg

20221022-105301.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Já tentou colocar o clock e vcore fixos?

Tenho um 5600 e consigo colocar em 4650MHz all-core com 1.212v.

Porém se quiser usar o PBO deixa assim:

PPT 88
TDC 60
EDC 90
CPU BOOST OVERRIDE + 200MHZ

O curve optimizer eu uso em -22 all cores porém essa configuração depende de cada CPU onde cada uma apresenta resultados diferentes de acordo com o silício.

Com essa configuração consigo manter a CPU abaixo dos 60 graus usando um Gammax 400.

Em single-core e testes leves(CPU-Z) você consegue manter 4.65GHz com essa configuração...agora Prime 95 Small FFT o clock desce para algo em torno de 4-4.2GHz...em conversão de vídeos via format factory mantém próximo dos 4.4GHz.
Não consigo deixar o Clock fixo pq a placa é uma A520...apesar de ser uma boa A520, ainda é uma A520 rs. Engraçado que uma BIOS mais antiga deixava mexer no Clock, mas acho que foi antes do suporte aos 5xxx.

Vou tentar essas configurações pra ver o que acontece...
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo