• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Guia PBO2 + CO / Undervolt em Ryzen 5000 / Como reduzir temperaturas e aumentar a performance

Então. Usando o Cinebench R23, os clocks não passam disso em todos os cores, fica praticamente fixo nesse Clock durante o teste. Score baixo no fim.
De acordo com o HWinfo, CPU em 66 graus, PPT 100%, VRM MOS em 53 Graus.
Estranho mesmo, batendo esses clocks do print era pra dar bem mais que 50% do score padrão, eu tentaria OC fixo como recomendaram acima ou como tem uma margem boa no VRM ainda botar até acima dos valores recomendados e ver no que dá, algo como PPT 95w, 75a TDC, 100a EDC, +200 no boost override e ver se o score muda e onde bate alguma limitação antes, e se o Core clock tá próximo/igual o Effective clock
 
O effective clock tá em 400mhz então vou chutar que ou o VRM a placa-mãe tá dando throttle ou a CPU tá dando throttle (no print está 84c mas não sei a máxima/média), no Hwinfo deve conseguir achar o sensor de temp do VRM da placa-mãe também, e pelo print outros cores chegaram a 4350~ também, mas ficam alternando que é normal dependendo do teste feito, testa Cinebench R20/R23 e CPU-Z que devem ser os testes mais fáceis de achar score pra comparar, e ambos vão botar todos os cores a 100% sem ficar variando assim

EDIT: Aliás agora vi que tinha um 3600 antes, nele funcionava tudo ok? As exigências da placa-mãe devem ser iguais ou bem similares entre eles, então talvez também seja o CPU mesmo, ou a placa-mãe não tá se dando bem com ele por algum motivo, se estivesse um pouco abaixo o score até seria normal, mas se o score tá batendo metade dos 5600/5600x eu suspeitaria throttle em algum lugar mesmo, tive um 5600x e no R20 100% stock (76w/60a/90a) fazia 4200-4300pts com 1,09v e 4250~ all-core, no CPU-Z stress fazia 4900pts~ e ficava 1,14v e 4450mhz
No bench do CPU-Z versão 17 ficou assim:

20221022-110615.jpg


No AVX versão 19 ficou assim:

20221022-110644.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estranho mesmo, batendo esses clocks do print era pra dar bem mais que 50% do score padrão, eu tentaria OC fixo como recomendaram acima ou como tem uma margem boa no VRM ainda botar até acima dos valores recomendados e ver no que dá, algo como PPT 95w, 75a TDC, 100a EDC, +200 no boost override e ver se o score muda e onde bate alguma limitação antes, e se o Core clock tá próximo/igual o Effective clock
Coloquei os parâmetros que falou, e nada...

20221022-113122.jpg


Ganhou menos de 100 pontos no Cinebench. Engraçado que não importa as configurações que mexo no PBO, no teste do Cinebench não muda nada...a BIOS deve estar me trollando de alguma forma. Eu vou ver se consigo achar essa BIOS que usava antes e se rodar no 5xxx, dar um downgrade, e fazer o overclock manual.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Caramba @insanee420 e @CRT15KHz lembram que no primeiro post eu falei que quando aumentava o vcore manualmente na BIOS o clock ia lá pra baixo? Pois é, resolvi fazer o contrário, e parece que a mágica aconteceu. Mas não me parece normal um 5600 rodar em Full Boost a 0.85v, ou seria?

20221022-114249.jpg


Engraçado que mesmo com quase 700mhz, a mais o score do Cinebench não mudou muito...pq isso acontece?

20221022-114905.jpg
 
Última edição:
No bench do CPU-Z versão 17 ficou assim:

20221022-110615.jpg


No AVX versão 19 ficou assim:

20221022-110644.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Coloquei os parâmetros que falou, e nada...

20221022-113122.jpg


Ganhou menos de 100 pontos no Cinebench. Engraçado que não importa as configurações que mexo no PBO, no teste do Cinebench não muda nada...a BIOS deve estar me trollando de alguma forma. Eu vou ver se consigo achar essa BIOS que usava antes e se rodar no 5xxx, dar um downgrade, e fazer o overclock manual.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Caramba @insanee420 e @CRT15KHz lembram que no primeiro post eu falei que quando aumentava o vcore manualmente na BIOS o clock ia lá pra baixo? Pois é, resolvi fazer o contrário, e parece que a mágica aconteceu. Mas não me parece normal um 5600 rodar em Full Boost a 0.85v, ou seria?

20221022-114249.jpg


Engraçado que mesmo com quase 700mhz, a mais o score do Cinebench não mudou muito...pq isso acontece?

20221022-114905.jpg
Esse score tá bem baixo...em stock consigo 10800 pontos no R23...com PPT 88-60-90 consigo 11300 pontos...com 4.65ghz vcore fixo consigo 12050 pontos.

CPU-Z consigo 5100 pontos em média com as configuraçõesde PBO.

Aqui estou usando Windows 10.

Sua placa-mae está jogando voltagem muito baixa na CPU por isso não tá subindo..aqui rodando o R23 bate 1.10v de pico de voltagem.

Tem a opção drive scalar nas configurações de PBO? Se estiver configurado como automática ou em 1x aumente para 10x e faz um teste.
 
Esse score tá bem baixo...em stock consigo 10800 pontos no R23...com PPT 88-60-90 consigo 11300 pontos...com 4.65ghz vcore fixo consigo 12050 pontos.

CPU-Z consigo 5100 pontos em média com as configuraçõesde PBO.

Aqui estou usando Windows 10.

Sua placa-mae está jogando voltagem muito baixa na CPU por isso não tá subindo..aqui rodando o R23 bate 1.10v de pico de voltagem.

Tem a opção drive scalar nas configurações de PBO? Se estiver configurado como automática ou em 1x aumente para 10x e faz um teste.
Eu tava fazendo os testes com vcore em auto, se eu colocasse qualquer valor pra cima, tipo 1.2v o Clock ia lá pra baixo (no Cinebench ficava em 2.6ghz pra vc ter uma ideia). Aí resolvi fazer o contrário, setei 0.9v (depois coloquei em 1v) e agora bate 4.4ghz em todos os cores mas sem mexer no score. Vai entender, não faço ideia. Eu queria entender esse score baixo mesmo em Full Boost.

No PBO parece que a placa mãe tá segurando de alguma forma, pois não importa as configurações que mexo, não muda nem Clock e nem score.
 
Eu tava fazendo os testes com vcore em auto, se eu colocasse qualquer valor pra cima, tipo 1.2v o Clock ia lá pra baixo (no Cinebench ficava em 2.6ghz pra vc ter uma ideia). Aí resolvi fazer o contrário, setei 0.9v (depois coloquei em 1v) e agora bate 4.4ghz em todos os cores mas sem mexer no score. Vai entender, não faço ideia
Nas opções do PBO deixa a opção motherboard ativada para liberar PPT,EDC e TDC...a voltagem fica em automática mesmo.

E muda o drive scalar para 10x.

Edit: Quanto tá o vsoc vcore na sua bios?
 
Nas opções do PBO deixa a opção motherboard ativada para liberar PPT,EDC e TDC...a voltagem fica em automática mesmo.

E muda o drive scalar para 10x.

Edit: Quanto tá o vsoc vcore na sua bios?
Aqui só deixa mexer em PPT, EDC e TDC se colocar advanced, em motherboard não libera.
Coloquei o scalar em 10x pra ver.

Vcore soc tá em auto e não mostra o valor...

Acho que vou desencanar disso, se deixo o vcore baixo e pego Full Boost o score no CPU-Z fica mais baixo tanto em single como multi, vai entender...
Vou deixar tudo no auto mesmo
 
Última edição:
Scalar 10x num CPU desses só ferra o resultado, bota 3~4x.

10x as vezes vai bem em 8/16 pra cima.
 
Aqui só deixa mexer em PPT, EDC e TDC se colocar advanced, em motherboard não libera.
Coloquei o scalar em 10x pra ver.

Vcore soc tá em auto e não mostra o valor...

Acho que vou desencanar disso, se deixo o vcore baixo e pego Full Boost o score no CPU-Z fica mais baixo tanto em single como multi, vai entender...
Vou deixar tudo no auto mesmo
Em motherboard já fica liberado não precisa mexer no ppt edc tdc.

O vsoc vcore aqui eu deixo em 1.10v...se eu deixo automático fica em 1.23v que é acima do limite seguro sugerido pela AMD...aliás minha mobo é uma B450M Gaming Gigabyte.

Mas tá muito estranho isso aí...talvez seja mesmo a BIOS que esteja limitando o 5600 mesmo.
 
Em motherboard já fica liberado não precisa mexer no ppt edc tdc.

O vsoc vcore aqui eu deixo em 1.10v...se eu deixo automático fica em 1.23v que é acima do limite seguro sugerido pela AMD...aliás minha mobo é uma B450M Gaming Gigabyte.

Mas tá muito estranho isso aí...talvez seja mesmo a BIOS que esteja limitando o 5600 mesmo.
Pois é, eu tava preocupado que o CPU estivesse ruim, mas não parece ser o caso. O processador tá chegando no boost, mas não tá tendo ganho de desempenho. Acredito que a placa mãe tá limitando mesmo. Talvez se fosse o 5600x eu conseguiria, pois daria pra colocar uma BIOS bem mais antiga sem as limitações. A BIOS pro 5600 é recente, então já era rs.
A performance em jogos já me parece bem melhor que o 3600 e principalmente o 3400g que tava antes de pegar o 5600.
Pra um PCzinho com um gabinete de 4.5l tá bom demais já rs.
 
fiz teste no ctr, meu cpu eh golden ?

DIAGNOSTIC RESULTS
AMD Ryzen 7 5800X 8-Core Processor
CPU VID: 1056
CPU TEL: 1038
Max temperature: 70,51°
Energy efficient: 4,21
Your CPU is GOLDEN SAMPLE
Recomended values for overclocking (P1 profile):
Reference voltage: 1250 mV
Reference frequency: 4675 MHz
Recomended values for overclocking (P2 profile):
Reference voltage: 1325 mV
Reference frequency: 4775 MHz
Recomended values for undervolting:
Reference voltage: 1125 mV
Reference frequency: 4425 MHz
 
pessoal, alguém pode me ajudar explicando +- como faz pra testar os núcleos individualmente pfv.... eu vi que usa o tal do CoreCycler, mas não entendi como usá-lo, não sei se é aquele Thread Switcher da página 1, mesmo assim entrando no link não entendi como usa... vlwz.
 
pessoal, alguém pode me ajudar explicando +- como faz pra testar os núcleos individualmente pfv.... eu vi que usa o tal do CoreCycler, mas não entendi como usá-lo, não sei se é aquele Thread Switcher da página 1, mesmo assim entrando no link não entendi como usa... vlwz.
particulamente acho OCCT mais pratico e rapido para vc configurar o CO:
Testes de CPU OCCT.
Para testar núcleos únicos:
Pequeno, Normal, Variável, Ciclo 2, SSE, Avançado -> Caixa de seleção para núcleos Físicos e Virtuais, definido para fazer o ciclo dos núcleos ativos começando no núcleo 0.
Marque APENAS uma caixa para um núcleo. A OCCT fará a troca desse núcleo em diante.
Defina o incremento para o tempo que deseja testar dividido pelo número de núcleos. 12 minutos é um bom ponto de partida.
Assim que passar em cada núcleo, você pode testar todos os núcleos:
Médio, Extremo, Variável, Ciclo 1, SSE, Todos os núcleos incluindo Virtual. Execute durante a noite por 8 ou mais horas.
Ambos os testes detectarão 99,99% dos erros.
 
Pessoal qual a melhor configuração para PBO sem ter que fazer esses ajustes finos. Colocar tipo uma configuração segura e é certo que não terá problemas? Queria ganhar esse a mais mas não queria ter gastar todo esse tempo refinando. Falando para um 5600X.
 
Pessoal qual a melhor configuração para PBO sem ter que fazer esses ajustes finos. Colocar tipo uma configuração segura e é certo que não terá problemas? Queria ganhar esse a mais mas não queria ter gastar todo esse tempo refinando. Falando para um 5600X.
Não existe "melhor" configuração porque varia de acordo com o objetivo e temperatura (varia com temp ambiente, cooler, gabinete, etc...) de cada um, pra alguns o melhor é fazer 5000 pontos ao invés de 4950 em benchmark e não ligam de subir 20c e consumir 20% mais energia pra isso, pra outros o melhor é focar na eficiência em all-core e por aí vai, mas resumindo

Se você quer ganhar fps em jogo com Ryzen 5000 esquece, o ganho é uma mixaria e fica na margem de erro, mas se quiser experimentar bota aí +100-200 no boost overdrive e confere clock efetivo ao invés de clock quando o processador estiver em uso, mas pra maioria das pessoas o ganho em cenários CPU-bound é bem maior tunando memória do que ganhando um tiquinho de boost a mais na CPU

Se você quer baixar um pouco a temperatura faz o Curve Optimizer, não tem número mágico porque isso varia de cada processador e de cada situação, então tem que testar individualmente, e pode trazer instabilidade pro PC, eu diria que esse é o mais importante de fazer, baixa um pouco as temps e ganha um pouco de clock efetivo pelo menos em all-core, não sei se chega a mudar algo single-core, e de qualquer forma mesmo se mudar ninguém sente diferença em 1% de ganho

Se você quer aumentar um pouco o desempenho pra trabalho, ativa o PBO ou tentar subir os valores de PPT/TDC/EDC manualmente, PPT entre 95-105w já deve melhorar legal o multi-core do 5600x, depois testa como ficou e se ver que o processador tá batendo limite de TDC/EDC sobe eles depois também

Acho que a única que não tem risco de instabilidade é alterar PPT/TDC/EDC mesmo, mas pra single-core/jogos muda nada, tem gente que se empolga porque ganha 10% em Cinebench/CPU-Z e esquece que isso aí não tem nada a ver com ganhar 10% de fps em jogo
 
particulamente acho OCCT mais pratico e rapido para vc configurar o CO:
Testes de CPU OCCT.
Para testar núcleos únicos:
Pequeno, Normal, Variável, Ciclo 2, SSE, Avançado -> Caixa de seleção para núcleos Físicos e Virtuais, definido para fazer o ciclo dos núcleos ativos começando no núcleo 0.
Marque APENAS uma caixa para um núcleo. A OCCT fará a troca desse núcleo em diante.
Defina o incremento para o tempo que deseja testar dividido pelo número de núcleos. 12 minutos é um bom ponto de partida.
Assim que passar em cada núcleo, você pode testar todos os núcleos:
Médio, Extremo, Variável, Ciclo 1, SSE, Todos os núcleos incluindo Virtual. Execute durante a noite por 8 ou mais horas.
Ambos os testes detectarão 99,99% dos erros.
Nossa cara, muito obg mesmo, nem imaginava q esse occt funcionava assim, quando via a glr testando com aqueles arquivos cmd ficava sem entender nada rsrs. Agr, usando +- esse passo a passo e essas configs q vc passou da p testar de boas o processador, me ajudou demais. agr é só afinar o bixin, pra ter o max de desempenho com um mínimo de aquecimento... iniciei testando o C.O. até o máximo q ele consegue, e ta rodando tudo negativo com 25/20/25/25/25/20 sendo o C2 e C6 meus dois melhores cores. Vou usar assim durante um tempo e mexer mais depois, ai passo para PBO2. vlwz.
 
Qual o PPT TDC EDC do cenário 3? Eu tenho um 5600x estável com os padrões dele mas com EDC a 80 ao invés de 90 vi aí que poderia conseguir mais desempenho com menos calor, qual seria os timmings aqui?
 
Qual o PPT TDC EDC do cenário 3? Eu tenho um 5600x estável com os padrões dele mas com EDC a 80 ao invés de 90 vi aí que poderia conseguir mais desempenho com menos calor, qual seria os timmings aqui?
Nesse caso não precisaria mexer em PPT/TDC/EDC, apenas fazer o Curve Optimizer que sobe um pouco os clocks efetivos e reduz um pouco a temperatura, é um ganho bem discreto de performance (e mais pra all-core que single-core), e uma queda pequena de temperatura também
 
Nesse caso não precisaria mexer em PPT/TDC/EDC, apenas fazer o Curve Optimizer que sobe um pouco os clocks efetivos e reduz um pouco a temperatura, é um ganho bem discreto de performance (e mais pra all-core que single-core), e uma queda pequena de temperatura também
Então não preciso fazer mais nada? Fiz o teste dos núcleos no OCCT e no core Cycler para pegar os melhores timmings no curve optimizer. Não deixo os timmings PPT TDC E EDC lá com limites da placa mãe e meto +200mhz lá? Eu fiz o teste aqui e ainda se mantém estável sem erro nenhum, mas subiu a minha tensão pra 1.356 máximo e uns 2 a 3 graus no estresse e o clock para testar individual subiu pra 4700 míseros 50mhz do clock base que antes fazia.
 
Então não preciso fazer mais nada? Fiz o teste dos núcleos no OCCT e no core Cycler para pegar os melhores timmings no curve optimizer. Não deixo os timmings PPT TDC E EDC lá com limites da placa mãe e meto +200mhz lá? Eu fiz o teste aqui e ainda se mantém estável sem erro nenhum, mas subiu a minha tensão pra 1.356 máximo e uns 2 a 3 graus no estresse e o clock para testar individual subiu pra 4700 míseros 50mhz do clock base que antes fazia.
Se quiser botar no limite da mobo ou manual pode mas as temperaturas vão subir (assim como o resultado all-core caso use pra trabalho), se o uso for apenas jogos só faria o CO e boa, pode testar com +200 boost overdrive também mas tendo em mente que pode afetar a estabilidade e que o clock efetivo não necessariamente vai subir tudo isso mesmo que o clock seja reportado assim, e também considerar que +clock = +voltagem = +calor basicamente, no geral se o uso for apenas jogos recomendo usar stock mesmo ou fazer no máximo CO, o processador stock já vem com 98-99% do desempenho pra essa função, em all-core até dá pra ter um ganho legalzinho
 
Obrigado, e o cenário 5 como é feito? Pra 5600x

Edit: com o PBO no automático aqui e com o CO configurado, batendo 80 graus no estresse OCCT SSE, MÉDIO, EXTREMO, VARIÁVEL, CICLO1, acha que essa temp está boa?
A frequência em fullload se mantém o máximo 4650mhz

No pbo auto a placa mãe está jogando
PPT - 106
TDC - 62
EDC - 110

 
Última edição:
Obrigado, e o cenário 5 como é feito? Pra 5600x
1 - Curve Optimizer + aumentar PBO (seja limite da mobo ou manualmente)
2 - aumentar PBO (seja limite da mobo ou manualmente)
3 - apenas Curve Optimizer
4 - Curve Optimizer + reduzir um pouco o PBO (Eco Mode na BIOS por exemplo ou manualmente)
5 - Curve Optimizer + reduzir mais ainda o PBO

Só que isso vai variar muito do CPU e do uso em si, o 5600x já vem só com 76w/60a/90a, se reduzir abaixo de 76w vai cair muito o desempenho all-core e capaz de reduzir o single-core também em algumas situações, o 5700x também roda em 76w e não vejo vantagem reduzir nesses processadores e nem no 5900x/5950x que são 142w stock (baixo considerando que eles tem 2 CCD), agora o 5800x vem com 142w e roda igual um forno por conta disso (em all-core apenas), nele acho bem interessante reduzir pra uns 95w-115w pra melhorar a eficiência e temperatura, pro resto como 5600x/5700x/5900x/5950x se o uso for pra trabalho eu diria que é sempre Curve Optimizer + subir o PBO mesmo (se a pessoa não ligar pra eficiência), e se for apenas pra jogos fazer só o Curve Optimizer pra reduzir um pouco as temps se a pessoa quiser

Edit: com o PBO no automático aqui e com o CO configurado, batendo 80 graus no estresse OCCT SSE, MÉDIO, EXTREMO, VARIÁVEL, CICLO1, acha que essa temp está boa?
A frequência em fullload se mantém o máximo 4650mhz

No pbo auto a placa mãe está jogando
PPT - 106
TDC - 62
EDC - 110


Só me preocuparia com temperatura se tiver passando de 90c mas difícil dizer, nunca fiz teste de OCCT e cada benchmark/teste se comporta de uma forma específica, sem contar diferenças de gabinete, cooler e temp ambiente que afetam demais a temperatura em cada caso, mas comparado com stock deve ter um ganho considerável (5-10%~) de performance pra trabalho aí e 80c é uma temp tranquila ainda
 
Última edição:
Bom dia,
Voltei para AMD depois de bons anos na intel... meu ultimo amd foi o FX8350 kk

Pesquisei bastante mas ainda to meio perdido nessa questao de PBO e CO.
mas ontem depois de ver um video gringo, deixei o PBO Limits em Disable
E em seguida coloquei o CO em -30.

Ficou estavel no teste de CPU do 3Dmark. agora, não sei se isso é melhor doque deixar em stock, ou se preciso fazer algo a mais pra melhorar o clock.
 
Bom dia,
Voltei para AMD depois de bons anos na intel... meu ultimo amd foi o FX8350 kk

Pesquisei bastante mas ainda to meio perdido nessa questao de PBO e CO.
mas ontem depois de ver um video gringo, deixei o PBO Limits em Disable
E em seguida coloquei o CO em -30.

Ficou estavel no teste de CPU do 3Dmark. agora, não sei se isso é melhor doque deixar em stock, ou se preciso fazer algo a mais pra melhorar o clock.
Quase impossível conseguir -30 em tudo, faz testes em outros programas, porque se desligar com pc ocioso e instabilidade do CO
 
Quase impossível conseguir -30 em tudo, faz testes em outros programas, porque se desligar com pc ocioso e instabilidade do CO
Meu 5600 está com -30 em todos os cores com PBO +200 e até o momento tá estável.

Não travou em CYBERPUNK (que é bem pesado pra CPU) e nem no Warzone 2.0.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo