Homem negro é espancado e morto em Porto Alegre na véspera do Dia da Consciência Negra.

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Sobre o ocorrido:

Negros são descriminados no nosso país e em vários outros, é a realidade. Não sei dizer se isso aumentou ou diminuiu , pois sou novo, mas que tem tem.

Independente do fator que levou os seguranças a fazerem aquilo com o cara (seja motivação racista, raiva ou qualquer outro motivo), o crime mais grave , além do racismo afirmado nas reportagens, foi a morte de um ser humano por motivo banal e usando de agressão desproporcional, justamente por profissionais da área de segurança que devem receber treinamento para evitar excessos e só aplicar a força necessária.

Pensem o seguinte: poderia ser um integrante da família de vocês ou até vocês, no lugar do homem ali, ser morto por uma possível simples discussão é algo bem fora do normal.

Agora, sinceramente:

Estamos vivendo uma época transitória de grande pressão na sociedade: pressão econômica, social, sanitária (corona) e emocional (pessoas ficando desequilibradas e se descontrolando).

Isso ta levando a sociedade a ruína aos poucos (não sei até quando). As vítimas do racismo tem todo o direito de reclamarem do que sofrem, isso é á cima de tudo livre expressão.

O problema é que esses fatos dividem a sociedade em dois grupos majoritários: defensores da revolução social vs pessoas que por algum motivo fingem negar a existência dos fatos.

Isso gera muito atrito.

Eu nunca vi em toda minha vida, pessoas normais dizendo que estão de '' saco cheio de x pessoas reclamarem de racismo '' ou que pessoas com determinado tipo de pele '' tão com a bola toda '' e '' podem fazer o que quiserem '' .

Não sou eu que to falando, são pessoas que eu conheço, e que aparentemente podem se tornar racistas por causa dessa m%rda toda que virou o mundo.

Porra meu, estamos transformando as pessoas em animais e colocando-as umas contra as outras.

É extremamente legitimo a luta contra o racismo , mas o excesso de ambos os lados, gera muito atrito.

Enfim, presenciei parentes meus (que nunca tiveram esse comportamento), dizendo aquelas coisas que citei ali em cima.

A parada virou uma luta de classes onde se divide todo mundo.
(e eu não tiro a razão das classes que sofrem preconceito em reclamarem, sou reclamo do excesso gera de que lado for)

Deus tenha piedade dessa nação.

Somos á cima de tudo humanos, em um mundo desumano.
 
Sobre o ocorrido:

Negros são descriminados no nosso país e em vários outros, é a realidade. Não sei dizer se isso aumentou ou diminuiu , pois sou novo, mas que tem tem.

Independente do fator que levou os seguranças a fazerem aquilo com o cara (seja motivação racista, raiva ou qualquer outro motivo), o crime mais grave , além do racismo afirmado nas reportagens, foi a morte de um ser humano por motivo banal e usando de agressão desproporcional, justamente por profissionais da área de segurança que devem receber treinamento para evitar excessos e só aplicar a força necessária.

Pensem o seguinte: poderia ser um integrante da família de vocês ou até vocês, no lugar do homem ali, ser morto por uma possível simples discussão é algo bem fora do normal.

Agora, sinceramente:

Estamos vivendo uma época transitória de grande pressão na sociedade: pressão econômica, social, sanitária (corona) e emocional (pessoas ficando desequilibradas e se descontrolando).

Isso ta levando a sociedade a ruína aos poucos (não sei até quando). As vítimas do racismo tem todo o direito de reclamarem do que sofrem, isso é á cima de tudo livre expressão.

O problema é que esses fatos dividem a sociedade em dois grupos majoritários: defensores da revolução social vs pessoas que por algum motivo fingem negar a existência dos fatos.

Isso gera muito atrito.

Eu nunca vi em toda minha vida, pessoas normais dizendo que estão de '' saco cheio de x pessoas reclamarem de racismo '' ou que pessoas com determinado tipo de pele '' tão com a bola toda '' e '' podem fazer o que quiserem '' .

Não sou eu que to falando, são pessoas que eu conheço, e que aparentemente podem se tornar racistas por causa dessa m%rda toda que virou o mundo.

Porra meu, estamos transformando as pessoas em animais e colocando-as umas contra as outras.

É extremamente legitimo a luta contra o racismo , mas o excesso de ambos os lados, gera muito atrito.

Enfim, presenciei parentes meus (que nunca tiveram esse comportamento), dizendo aquelas coisas que citei ali em cima.

A parada virou uma luta de classes onde se divide todo mundo.
(e eu não tiro a razão das classes que sofrem preconceito em reclamarem, sou reclamo do excesso gera de que lado for)

Deus tenha piedade dessa nação.

Somos á cima de tudo humanos, em um mundo desumano.

Concordo completamente com sua declaração. Acho que a pandemia só serviu como catalisador pra tornar essa divisão ainda mais clara. Não existe mais diálogo, o que se vê agora é um embate de ideologias/narrativas/credos e por aí vai, onde o que importa é que seu lado vença, a qualquer custo, a qualquer preço que seja, mesmo que seja sangue derramado. São lados que se alimentam pelo ódio e pelo medo. Bolsonaro foi eleito justamente nesse pensamento: ódio e medo. E isso é a tônica do seu governo atual, por isso vivemos crises e mais crises a cada dia, a cada hora, a cada minuto, a cada segundo.

O meu medo @GCN é de chegarmos numa situação em que possa não haver mais uma volta.

Enfim, que Deus tenha piedade não só dessa nação, mas da humanidade em si.
 
  • Curtir
Reações: GCN
Não mudou nada da humanidade, todo mundo curte isso. Gostavam da violência na época dos gladiadores, seguem gostando da violência hoje e seguirão no futuro. Não adianta tentar mudar o ser humano. Não é o primeiro caso, não vai ser o último.

Boa parte do instinto sádico do ser humano é suprimido com simulações: filmes, jogos, músicas, etc...
Você consegue até temperar mais as coisas se der uma motivação boa para esse estímulo.

Sobre o caso em si, só mais combustível para redes sociais, fonte de like$ para as partes interessadas.
Até para o fórum esse tópico é vantajoso, olha a quantidade de acessos e posts no curto espaço de tempo.

Hoje um negro morre por racismo, outro dia morre outra pessoa porque entrou na rua errada, por causa de um celular ou qualquer coisa assim.
Se morre por torcer para um time, se morre por dar uma fechada sem querer em alguém no transito. Outro dia quem morre é um policial, um dia morre um bandido.

É muito fácil morrer...., só não morre a classe politica, infelizmente.
E é muito fácil matar quando vc enxerga o outro como um sub-humano (vide holocausto).

O Homo Sapiens é uma espécie quebrada por padrão e ninguém sabe consertar, provavelmente porque não tenha como.
 
Última edição:
Não mudou nada da humanidade, todo mundo curte isso. Gostavam da violência na época dos gladiadores, seguem gostando da violência hoje e seguirão no futuro. Não adianta tentar mudar o ser humano. Não é o primeiro caso, não vai ser o último.

Boa parte do instinto sádico do ser humano é suprimido com simulações: filmes, jogos, músicas, etc...
Você consegue até temperar mais as coisas se der uma motivação boa para esse estímulo.

Sobre o caso em si, só mais combustível para redes sociais, fonte de like$ para as partes interessadas.
Até para o fórum esse tópico é vantajoso, olha a quantidade de acessos e posts no curto espaço de tempo.

Hoje um negro morre por racismo, outro dia morre outra pessoa porque entrou na rua errada, por causa de um celular ou qualquer coisa assim.
Se morre por torcer para um time, se morre por dar uma fechada sem querer em alguém no transito. Outro dia quem morre é um policial, um dia morre um bandido.

É muito fácil morrer...., só não morre a classe politica, infelizmente.
E é muito fácil matar quando vc enxerga o outro como um sub-humano (vide holocausto).

O Homo Sapiens é uma espécie quebrada por padrão e ninguém sabe consertar, provavelmente porque não tenha como.
Claro era só um preto! Preto pode morrer é normal né. Não é um ser humano, é um preto. Normal, tipo cachorro que atravessou na frente do carro. Teu cu!!
 
Eu não li o tópico inteiro, mas imagino que o homem teve um desentendimento com uma funcionária que provavelmente o tratou mal, ele então ameaçou agredir, ela chamou os seguranças e estes bateram no sujeito.
São três possíveis problemas que vejo:
- Funcionária mal-educada e/ou excessivamente atarefada para ser educada.
- Cliente agressivo ameaçando.
- Seguranças extremamente agressivos espancando até a morte.

Se a funcionária fosse mais educada e/ou não fosse excessivamente atarefada para ser educada, nada disso teria ocorrido. Se o cliente não fosse agressivo nem tivesse ameaçado, nada disso teria ocorrido. Se os seguranças não fossem extremamente agressivos e não tivessem espancado até a morte, nada disso teria ocorrido. Isto de acordo com o relatado!

Todos têm suas responsabilidades pelo ocorrido de acordo com o relatado. Não vejo racismo, vejo possíveis problemas de educação, de excesso de trabalho e de agressividade.

Por favor, oremos por todos, e pratiquem meditação! Façam sua parte para que coisas assim não se repitam.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: wmh
Claro era só um preto! Preto pode morrer é normal né. Não é um ser humano, é um preto. Normal, tipo cachorro que atravessou na frente do carro. Teu cu!!
Bicho, tuas aventuras com travestis devem ter cagado pesado sua capacidade interpretar texto.

O que quis dizer, é que quanto mais cisões são feitas na humanidade, menos se vê de humano em outro. Seja por raça, nacionalidade, religião, classe social, e até coisas mais banais como por exemplo torcida de futebol.

A partir do momento em que você separa em grupos, não existe mais o humano, existe o contra-grupo. E nisso, o instinto assassino aflora.

O instinto humano é se dividir. Não tem hashtag nem nada que vá mudar isso.

A existência de leis serve justamente para isso, tentar garantir um mínimo de ordem dentro caos.

De qualquer forma, eventualmente nem isso é o suficiente para segurar o seromano. Vide os 2 seres aí que na primeira chance que tiveram espancaram um cara até a morte.

A resposta agora vai ser destruírem propriedades e fazerem protestos. Obviamente, tudo muito pacifico e tranquilo.:rolleyes:
 
Última edição:
Bicho, tuas aventuras com travestis devem ter cagado pesado sua capacidade interpretar texto.

O que quis dizer, é que quanto mais cisões são feitas na humanidade, menos se vê de humano em outro. Seja por raça, nacionalidade, religião, classe social, e até coisas mais banais como por exemplo torcida de futebol.

A partir do momento em que você separa em grupos, não existe mais o humano, existe o contra-grupo. E nisso, o instinto assassino aflora.

O instinto humano é se dividir. Não tem hashtag nem nada que vá mudar isso.

A existência de leis serve justamente para isso, tentar garantir um mínimo de ordem dentro caos.

De qualquer forma, eventualmente nem isso é o suficiente para segurar o seromano. Vide os 2 seres aí que na primeira chance que tiveram espancaram um cara até a morte.
Eu também sou humano e minha tendência é unir, não dividir. Veja minha mensagem anterior. Há humanos bons e há humanos maus. Os maus ficarão bons eventualmente.
 
Eu também sou humano e minha tendência é unir, não dividir. Veja minha mensagem anterior. Há humanos bons e há humanos maus. Os maus ficarão bons eventualmente.
Será mesmo?
Já começou dividindo entre pessoas boas e más.
Você tem sua crendice seita/sei lá o que, e isso também é uma divisão por si só.
E para os que não acreditam nas suas doidices, você geralmente repreende.

Imagino que você não consuma tb nenhum conteúdo com violência:rolleyes:
 
Será mesmo?
Já começou dividindo entre pessoas boas e más.
Você tem sua crendice seita/sei lá o que, e isso também é uma divisão por si só.
E para os que não acreditam nas suas doidices, você geralmente repreende.

Imagino que você não consuma tb nenhum conteúdo com violência:rolleyes:
Porém esse não é o principal ponto da mensagem, esses são "macaquinhos" ou "enfeitinhos" na mensagem para facilitar o entendimento, o principal é "vamos nos unir em orações e praticar meditação", logo minha mensagem ainda é de união. E sim, eu evito todo conteúdo com violência.
 
Porém esse não é o principal ponto da mensagem, esses são "macaquinhos" na mensagem para facilitar o entendimento, o principal é "vamos nos unir em orações e praticar meditação", logo minha mensagem ainda é de união. E sim, eu evito todo conteúdo com violência.

Será mesmo, nada com violência?

Foi muito bom esse jogo ter se tornado "parcialmente" gratuito, o instalei também, é bom. Jogava o CS clássico mesmo até então, que comprei há tempos.

Ganhei esse jogo gratuitamente em promoção da Epic Games, é um bom jogo, mas é um pouco pesado para minha velhinha Geforce 730M, tive que mexer bastante nas configurações.

E se eu não tiver afim de unir em orações? A mensagem segue a mesma? Nesse caso você está dividindo todo mundo que não tem interesse em orações.

A tendência da sociedade é rotular e polarizar, está no subconsciente humano. A da moda é essa polarização conservadora x liberal, esquerda x direita de espectros políticos que nem existem no brasil.
 
Verdade, eu não sou perfeito. Eu disse que evito, não disse que bani completamente conteúdos com violência da minha vida. Um dia eu chego lá.

E sim, a tendência é esta na maioria, mas devemos focar no que faz bem para a sociedade. Orações/meditação são coisas que todos praticamente podem fazer e que costumam ter bons resultados na minha experiência, por isso recomendo tanto.
 
Verdade, eu não sou perfeito. Eu disse que evito, não disse que bani completamente conteúdos com violência da minha vida. Um dia eu chego lá.

E sim, a tendência é esta na maioria, mas devemos focar no que faz bem para a sociedade. Orações/meditação são coisas que todos praticamente podem fazer e que costumam ter bons resultados na minha experiência, por isso recomendo tanto.
Na sua experiência, em que você desconsidera totalmente o status quo dos outros. Esse é um dos primeiros passos em que preconceitos afloram.

E se vai banir conteúdos com violência, não se esqueça também de banir a bíblia.
 
Na sua experiência, em que você desconsidera totalmente o status quo dos outros. Esse é um dos primeiros passos em que preconceitos afloram.

E se vai banir conteúdos com violência, não se esqueça também de banir a bíblia.
Ok amigo, e o que você sugere para ajudar as pessoas a terem mais virtudes em geral? Considerando que estamos no mesmo barco de ainda querer que elas fiquem mais virtuosas claro. Se a sua filosofia é anti-virtudes, aí não tenho o que declarar.
 
Ok amigo, e o que você sugere para ajudar as pessoas a terem mais virtudes em geral? Considerando que estamos no mesmo barco de ainda querer que elas fiquem mais virtuosas claro. Se a sua filosofia é anti-virtudes, aí não tenho o que declarar.

Não sugiro nada para que as pessoas tenham virtudes. O que precisa haver é execução rigorosa das leis. Se virtude fosse algo que funcionasse não precisaria de leis.

Como cada um leva a sua vida é problema de cada um, o problema é quando seu comportamento interfere na liberdade do outro.
Quando as pessoas entenderem que as ações delas tem consequências (prisão/pena de morte), a sociedade melhora.

Me desculpe se é o que você acredita, mas duvido muito que pessoas que praticam crimes hediondos possam ser "curadas" com orações e sentimentos bons.
 
Não sugiro nada para que as pessoas tenham virtudes. O que precisa haver é execução rigorosa das leis. Se virtude fosse algo que funcionasse não precisaria de leis.

Como cada um leva a sua vida é problema de cada um, o problema é quando seu comportamento interfere na liberdade do outro.
Quando as pessoas entenderem que as ações delas tem consequências (prisão/pena de morte), a sociedade melhora.

Me desculpe se é o que você acredita, mas duvido muito que pessoas que praticam crimes hediondos possam ser "curadas" com orações e sentimentos bons.

Você tem um bom ponto. Mas veja só, essas consequências que você quer (prisão/pena de morte) ainda assim não evitam os seres de continuarem sendo um incômodo para os outros. Mas para você ver isso, ainda pode ser necessário alguma dose de fé pois os estudos ainda são escassos. Basicamente um preso não-virtuoso pode continuar incomodando mesmo que esteja em isolamento físico total! Ele pode enviar pensamentos ruins, invocar entidades ruins pelo pensamento etc. Uma pessoa que recebe uma pena de morte muitas vezes apenas sai do corpo e aí, como ser espiritual, muitas vezes fica livre para incomodar ainda mais! Então tornar os seres virtuosos ainda é melhor na minha visão que investir em consequências físicas que nem sempre funcionam.
 
Você tem um bom ponto. Mas veja só, essas consequências que você quer (prisão/pena de morte) ainda assim não evitam os seres de continuarem sendo um incômodo para os outros. Mas para você ver isso, ainda pode ser necessário alguma dose de fé pois os estudos ainda são escassos. Basicamente um preso não-virtuoso pode continuar incomodando mesmo que esteja em isolamento físico total! Ele pode enviar pensamentos ruins, invocar entidades ruins pelo pensamento etc. Uma pessoa que recebe uma pena de morte muitas vezes apenas sai do corpo e aí, como ser espiritual, muitas vezes fica livre para incomodar ainda mais! Então tornar os seres virtuosos ainda é melhor na minha visão que investir em consequências físicas que nem sempre funcionam.
Se vamos fazer suposições baseadas em superstição,

que garantia você tem de que ao torná-los em seres virtuosos, a maldade não deixe de existir, e sim se manifeste de forma física, e extra-terrestres com tecnologia super-avança capazes de detectar a força espiritual, acabem abduzindo esta entidade por engano, que influenciará de forma negativa os alienígenas, fazendo-os atacar outros planetas, quebrando a aliança intergalática e causando uma guerra interplanetária entre os planos terrestre, espirutual e dos viajantes do tempo perdidos?
 
Se vamos fazer suposições baseadas em superstição,

que garantia você tem de que ao torná-los em seres virtuosos, a maldade não deixe de existir, e sim se manifeste de forma física, e extra-terrestres com tecnologia super-avança capazes de detectar a força espiritual, acabem abduzindo esta entidade por engano, que influenciará de forma negativa os alienígenas, fazendo-os atacar outros planetas, quebrando a aliança intergalática e causando uma guerra interplanetária entre os planos terrestre, espirutual e dos viajantes do tempo perdidos?
Eu não tenho garantias. Eu só não observei isso ainda. Mas acho que não ocorre isso quando os seres ficam virtuosos. Quando os seres ficam virtuosos eu penso que eles formam sociedades melhores e mais harmônicas onde vivem muito bem e simplesmente passam a tentar ajudar outros seres que ainda não ficaram virtuosos. Eu tendo a pensar mais como os espíritos do Livro dos Espíritos de Allan Kardec. Fica aí uma sugestão de leitura.
 
Engraçado quererem criar divisão racial num dos países mais misturados do mundo.
Tenho pele branca, moro no Japão pois tenho descendência, meu pai é "pardo" e meu bisavó era negro.

Pra mim está bom, sou opressor e oprimido ao mesmo tempo :full:

Sobre tentar evoluir individualmente ninguém fala né, vamos continuar criando infinitas divisões até ruir de vez a sociedade ocidental.
Espero que os floquinhos de neve estejam preparados para esse novo mundo, posso garantir com base na historia, não é um mundo bonito.
 
Tu é pior que bolsominion fera, a cada 5 palavras tuas 6 são "carluxo", deve sonhar molhadinho com o cara até :sefu:

Olha se não é o negacionista/cloroquiner do topico de Covid me citando outra vez...

Tu é "funcionario do mês" de Fake News no forum, parabens muleke huauauaua

incrivel não ter tomado ban daquele topico ainda com toda a propaganda que vc faz, parece a "hora do brasil" na versão escrita
 
Nesse tópico bosta aprendemos que o negro não é um ser humano, é qualquer coisa aí que juram que defendem mas eles mesmos rebaixam só por conta da cor de pele.
E não existe pardo, ou vc é preto, ou vc é branco (e racista).
 
Nem vou prolongar mais minha opinião, mas eu acho que o título da notícia deveria ser no máximo "homem espancado e morto por seguranças".

Características físicas, asiático, ruivo, moreno, magro ou gordo, pouco importam, exceto se de fato os agentes eram membros da kkk brasileira e de fato o crime foi motivado por racismo...

Essa maquiação que a imprensa esquerdista adora serve só pra dar view ... é uma tentativa barata de importação do tipo de racismo que existe no estados unidos.
 
Última edição:
Nem vou prolongar mais minha opinião, mas eu acho que o título da notícia deveria ser no máximo "homem espancado e morto por seguranças".

Características físicas, asiático, ruivo, moreno, magro ou gordo, pouco importam, exceto se de fato os agentes eram membros da kkk brasileira e de fato o crime foi motivado por racismo...

Essa maquiação que a imprensa esquerdista adora serve só pra dar view ... é uma tentativa barata de importação do tipo de racismo que existe no estados unidos.
Aí que está.

Da super certo e vende horrores. Uma certa mídia, falou tanto disso ontem, colocou vários jornalistas negros, do nada, para dar ênfase nesse assunto propositalmente, para justamente causar irá dos rapazes (não, não foi só a mídia, mas sim o estímulo na qual me refiro) ali e dar o louco.

Tem gente que não caiu na real o poder que a mídia tem. Quando ela tende para um efeito, normalmente ela consegue. Não sei se assiste TV americana, mas nos EUA tem muito disso.

Teve uma candidata a prefeitura que colocou na sua mídia como fazer molotov e tudo. PQP...

Cara, o mundo no que se refere a pessoas está super intolerante. E isso vai ficar mais tenso com o tempo. Isso vai dar merda ainda...

Até.
 
1 - Primeiro essas agressões na MINHA opinião não foram por racismo pelo cara ser "negro".
2 - Seguranças totalmente despreparados assim como a grande maioria que ganha mal um salario mínimo "piso de 1300 reais :risos: "

3 - Esse tipo de violência existi todos os dias na BR. Moramos em uma nação violenta que os únicos que estão a "salvo" são a elite: juízes, políticos, promotores, empresários milionários "grande maioria dos empreendedores no BR vende o almoço para comer na janta".

4 - O cidadão que morreu já tinha processo por agredir uma mulher com um cabo de vassoura. E segundo a delegada do caso FOI ELE que começou a briga dando um soco no segurança. Obs.: Não acho muito inteligente agredir outros homens estando em menor número.

5 - A mídia quer transformar essa barbaridade no caso do "George Floyd brasileiro".

6 - Temos problemas com racismo SIM. Como xenofobismo com nordestino, preconceito com pessoas pobres ou mesmo estando obesa. Está no sangue do ser humano diminuir o próximo... querem ser superior.

7 - Respondendo para o cidadão que criou esse tópico: SIM, se o cidadão fosse rico, bem vestido, bom linguajar... não teria morrido espancado. E por ser branco? Será que um "branco" dando um soco em seguranças mau preparados seria espancado também? Vejo noticias de pessoas morrendo de forma violenta todos os dias no Brasil... inclusive acabei de ver uma noticia de um homem branco de olhos verdes que morreu de forma brutal "espancado, 20 facadas e ainda amarram o cidadão de cabeça para baixo em uma cruz em uma igreja". Caso foi semana passada.


Obs.: Na noticia não colocaram que o cara era branco. Colocaram que era magro, de olhos verdes, sem barba e aparência de 25 anos.
 
Última edição:
Meh, é de se espantar que o tópico ainda não foi fechado.

Ao meu ver essa discussão já se provou inútil lá na 3-4ª página, de lá pra cá é só um loop de argumentos de ambos os lados. Infelizmente esse tipo de discussão acaba se desviando do caminho racional e as pessoas começam a argumentar com a emoção, aí nós acabamos vendo aquele clássico "Se você não concorda comigo você está errado".

É triste que em uma discussão que poderia ser produtiva todos acabem assumindo que estão certos e não se abram para trocar informações. Sinceramente, se você entra em uma discussão tem que estar disposto a escutar o outro lado e a tentar entender o outro lado, estar disposto a admitir equívocos e a ceder. Caso contrário não é uma discussão, é apenas um mercado de peixe com todos gritando seu mantra.

De qualquer forma, mesmo a discussão não tendo se provado produtiva vou dar meu pitaco.. Alguns amigos aí já citaram ou referenciaram de leve essa ideia, mas esse tipo de discussão quando feita desta exata forma só tem servido para acender ainda mais a chama dessa guerra racial que está se formando, e é questão de tempo até isso se tornar um problema.

Eu não sei até agora o que aconteceu no supermercado, e não cabe a mim julgar. Eu sou um cidadão comum, minha área de atuação é a informática e é nela que eu tenho o direito e embasamento para opinar e falar algo com precisão (O que não me previne de errar.), prefiro deixar as investigações para a polícia e para o judiciário que apesar de serem desacreditados, inclusive por mim, estão não só na sua área de atuação como estudaram para estar lá.

Essa cultura de especulação é ruim, por quê quantos de nós sabemos o que realmente aconteceu? Tudo o que sabemos foi o que os tabloides venderam.

No entanto a especulação aconteceu, e em conjunto com as manchetes da mídia transformaram um crime horrível, mas que ainda sequer teve investigações concluídas e julgamento realizado em um crime racial.
O problema maior, talvez maior do que a motivação real ou até mesmo que foi vendida são as consequências da irresponsabilidade midiática ao segregar a população e atirar uns contra os outros.

Todos nós sabemos que o racismo existe, que ele é horrível e perverso. Sabemos a crueldade que já foi e que ainda é feita com base nele. E isso por si só é uma ferida aberta em nossa sociedade, é algo que por si só causa revolta.

Contudo o que acontece é que os tabloides lançam na véspera de um feriado icônico para a comunidade negra manchetes que vendem a seguinte notícia "Homem negro é morto por dois homens brancos.". Dando ao crime, ainda que a investigação não tenha sido concluída e ainda que não se tenha informações suficientes, uma conotação racial.
Eu não sei se a motivação do crime foi racismo, vocês também não sabem e a mídia também não. A essa altura, mesmo os investigadores não podem afirmar com certeza. E mesmo após a investigação ser concluída e os suspeitos indiciados, a sentença só virá depois do julgamento.

No entanto sem esperar o corpo da vítima esfriar a mídia vai lá e joga gasolina na já existente "chama do conflito racial", e o resultado é o esperado, quebra-quebra e baderna. Eu na verdade não culpo os baderneiros, muitos deles não foram lá apenas para quebrar porque este homem morreu, muitos deles provavelmente já sofreram preconceito e carregam esse estigma consigo, e esse acontecimento apenas serviu para trazer a tona a revolta que eles já tinha dentro de si.
Os reais culpados pelo quebra-quebra e baderna são aqueles por trás das manchetes que não se preocuparam ou pensaram nas consequências enquanto escreviam suas matérias invocando o fantasma do ódio racial que existe em nosso país para causar revolta nos leitores. Eles sim são os culpados por toda a baderna e confusão, e consequentemente por toda a revolta.

Quanto ao crime em si, segue em investigação.

Como eu disse, minha área de atuação é a informática, meu negócio é conversar com computadores, mas se eu tivesse que opinar diria que o racismo não deveria ser discutido desta forma. Na verdade me parece errado quando a discussão sobre o racismo começa dividindo grupos como "Brancos" e "Negros" e "Pardos".
Talvez para a pessoa cujo o coração não possuir um pingo de racismo o próprio conceito de racismo sequer faça sentido.

De qualquer forma, existe um cenário de conflito racial se formando e matérias como as desse terrível acontecimento, irresponsáveis na hora de passar a notícia e produzindo chavões que atiçam mais ainda um problema já existente, acabam fazendo com que o cenário se expanda e se agrave.
Hoje foram quebra-quebras, e amanhã o que vai ser? A população está sendo dividida em grupos e uns estão sendo jogados contra os outros, e eu posso afirmar que nada de bom vai sair disso.

Já passou da hora de nós seres humanos aprendermos a coexistir, e o primeiro passo para isso é saber ouvir o outro.
Um Abraço e bom dia para você que leu até aqui.
 

Homem morto em Carrefour no RS tinha antecedentes criminais
De acordo com a polícia, João Alberto Silveira Freitas tinha antecedentes por violência doméstica, ameaça e porte ilegal de arma


Pelo jeito um cara violento achou alguém mais violento que ele...
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo