• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Ideapad Gaming 3i

Pessoal, tenho o modelo i7 10750H com um SSD de 512GB e to querendo colocar mais um SSD.

No caso, o notebook é compatível com um M2 NVME do tamanho 2280? Posso pegar o mesmo utilizado em desktops?

Obrigado.
Sim, pode sim usar o 2280. Só que a principio fica sem o slot sata 2.5. Já vi em videos colocarem os 3 SSD, 2 nvme e 1 sata. Mas é meio gambi.
 
Pessoal, tenho o modelo i7 10750H com um SSD de 512GB e to querendo colocar mais um SSD.

No caso, o notebook é compatível com um M2 NVME do tamanho 2280? Posso pegar o mesmo utilizado em desktops?

Obrigado.
Pode!
Simplesmente terá que retirar a baia do HD e ajustar o encaixe do parafuso para o tamanho do ssd 2280.
Fiz a mesma coisa aqui, tenho o ssd padrão que se não me engano é 2230 ou 2240,e aí adicionei outro no padrão 2280.
 
Boa noite pessoal, comprei a versão i5 com 8gb de ram e pretendo fazer um upgrade com outro de 8gb. Alguém que já fez esse upgrade pode dizer o modelo/marca/frequência que comprou?

Obrigado
 
Opa, eu comprei uma Impact Hyperx 3200 MHz.
Obrigado, estava em duvida pois pesquisando no google vi que o suporte da Lenovo insistia que precisava ser 2993MHz 2933MHz.

Comprei uma simples 8gb/3200MHz/CL22/1.2V da Adata official store no aliexpress. As specs parecem ser as mesmas da memória que vem no notebook, segundo um video de desmontagem que vi no youtube. Tinha um saldo no Alipay da época da Black Friday então acabou saindo por R$144 os 8gb :D esperar chegar agora
 
Última edição:
Obrigado, estava em duvida pois pesquisando no google vi que o suporte da Lenovo insistia que precisava ser 2993MHz.

Comprei uma simples 8gb/3200MHz/CL22/1.2V da Adata official store no aliexpress. As specs parecem ser as mesmas da memória que vem no notebook, segundo um video de desmontagem que vi no youtube. Tinha um saldo no Alipay da época da Black Friday então acabou saindo por R$144 os 8gb :D esperar chegar agora
Eu tenho uma da ADATA aqui também 3200, só não sei tr confirmar os outros specs, olho uma outra hora.
O curioso aqui é que com essa memória de 3200 as duas caem para 2666.
Não sei o que acontece. Preciso pegar uma outra hora e fazer mais testes.

@ediT
Mentira minha, na verdade, é uma CRUCIAL.
Mas, o problema de jogar ambas pra 2666 é verdade...

memoria_crucial.png
 
Última edição:
Eu tenho uma da ADATA aqui também 3200, só não sei tr confirmar os outros specs, olho uma outra hora.
O curioso aqui é que com essa memória de 3200 as duas caem para 2666.
Não sei o que acontece. Preciso pegar uma outra hora e fazer mais testes.

Pelo que li a respeito o ideapad gaming 3i não tem XMP, então não faz o overclock da memória pra atingir os 3200MHz e aí acaba ficando no stock da memória que é 2666MHz aparentemente.

Mas pra mim se ficar estável em dual channel 2666MHz já está ótimo :p
 
Pelo que li a respeito o ideapad gaming 3i não tem XMP, então não faz o overclock da memória pra atingir os 3200MHz e aí acaba ficando no stock da memória que é 2666MHz aparentemente.

Mas pra mim se ficar estável em dual channel 2666MHz já está ótimo :p
Então, na verdade, esse i5-10300H limita a frequência das memórias em 2933 de qualquer maneira, tanto é que, a original de fábrica vem justamente 3200mhz, mas, fica limitado nos 2933...

Na pagina do ARK intel confirma essa informação:


"Tipos de memória DDR4-2933"

Agora onde tá o problema pra limitar em 2666 sendo que as duas são 3200 eu não entendi, pela lógica, deveria limitar nos mesmos 2933.....

Será que é esse XMP?

Pra efeitos de comparação, aqui a memória original:

mem_original.png
 
Eu tenho uma da ADATA aqui também 3200, só não sei tr confirmar os outros specs, olho uma outra hora.
O curioso aqui é que com essa memória de 3200 as duas caem para 2666.
Não sei o que acontece. Preciso pegar uma outra hora e fazer mais testes.

@ediT
Mentira minha, na verdade, é uma CRUCIAL.
Mas, o problema de jogar ambas pra 2666 é verdade...

memoria_crucial.png

Engraçado, no vídeo ele testou memórias adata/crucial/xpg e só a xpg parece ter tido esse problema de funcionar em 2666MHz. Esperar a minha chegar e fazer o teste.
 
Pessoal, eu vi um modelo novo, que vem com o I5 11300H, décima primeira geração, ele é preto e não azul, e o teclado é RGB, alguem já pegou esse
modelo ? Esse teclado RGB, da para setar a cor da luz, ou fica sempre colorido assim, isso não me agrada.
 
Pessoal, eu vi um modelo novo, que vem com o I5 11300H, décima primeira geração, ele é preto e não azul, e o teclado é RGB, alguem já pegou esse
modelo ? Esse teclado RGB, da para setar a cor da luz, ou fica sempre colorido assim, isso não me agrada.
Cara, dei uma leve pesquisada aqui, e o notebook é basicamente o mesmo, mudando só o processador pra linha 11 e claro, a cor da carcaça, não sei se veio pra substituir o i3 azul.
No site da loja que explode, tem a seguinte descrição "Teclado: Padrão br Numérico Touchpad Retroiluminado Branco" não sei se é RGB.

Mas, caso fosse comprar, acho que o melhor cxb do mercado hoje é o g15 com a 3050.... iria em algo com a 1650 se fosse na faixa de uns 3.7~8 pra menos.
Esse 11300H para o 10300H deve ter diferenças irrisórias, ambos são 4/8.
 
Cara, dei uma leve pesquisada aqui, e o notebook é basicamente o mesmo, mudando só o processador pra linha 11 e claro, a cor da carcaça, não sei se veio pra substituir o i3 azul.
No site da loja que explode, tem a seguinte descrição "Teclado: Padrão br Numérico Touchpad Retroiluminado Branco" não sei se é RGB.

Mas, caso fosse comprar, acho que o melhor cxb do mercado hoje é o g15 com a 3050.... iria em algo com a 1650 se fosse na faixa de uns 3.7~8 pra menos.
Esse 11300H para o 10300H deve ter diferenças irrisórias, ambos são 4/8.
ok, obrigado.

Acabei abordando a compra de um note gamer, o dinheiro tá apertado e não iria utilizar muito.
Peguei um Acer Aspire 5 com Ryzen 5, me atende perfeitamente, tem tela ips, e a vga integrada RX Vega 7, da pra uns joguinhos leves.

valeu
 
boa tarde, sou novo no forum, comprei um lenovo i5 10300H, quero fazer o undervolt, baixei o programa throttle, mas quando tento usar ele a configuração nao funciona nao posso modificar nada. alguem pode ajudar?
desde ja agradeço
 
boa tarde, sou novo no forum, comprei um lenovo i5 10300H, quero fazer o undervolt, baixei o programa throttle, mas quando tento usar ele a configuração nao funciona nao posso modificar nada. alguem pode ajudar?
desde ja agradeço
Opa, espero que esteja feliz com a aquisição! :)
Então, os processadores intel da 10ª geração em diante, vem bloqueados para o underclock por padrão de fábrica, porém, existem alguns métodos que são capazes de "desbloqueá-los" para o dito processo.
Recomendo dar uma olhada aqui nesse tópico:


Vou repassar aqui, até um post que fiz anteriormente aqui no tópico sobre o processo que eu fiz aqui no meu. É uma edição da BIOS, portanto, caso você execute o procedimento e atualize a bios, ficará bloqueado novamente, mas, é só refazer e tá tudo OK.

Depois compartilhe os valores atingidos por você, aqui eu consegui estabilidade com -100.6mV tanto em core quanto cache, subindo as duas mais que isso, estava tendo crashes nos jogos.

Basicamente, seguindo esse tutorial aqui:



Sobre as temperaturas, depende do game.
Estou jogando AC III remaster, e pra esse tive que jogar as frequências p/ 3.8GHZ pois menos do que isso, dá alguns micro stutterings.
Tudo no máximo e com vsync ligado, normalmente o processador trabalha na faixa dos 60~70Cº(lembrando que são 3.8GHZ dos originais máximos 4.5 em boost).
Válido salientar que com perfil de fan silencioso, mal ouço os fans do notebook trabalhar, então se forçar os fans garanto que dá pra baixar mais alguns graus.

The witcher 3 eu fiz os primeiros 20-30mins e consegui jogar normalmente com a frequência em 3.2GHZ.
Preset alto-ultra com vsync ligado, aqui o processador não passava de 60Cº.


Tem também o post de outro rapaz, que aparentemente, funciona da mesma forma (não fiz esse processo, e não sei como fica, mas vou encaminhar aqui de qualquer forma)

Esse aqui, mas lembre-se ... tem risco de dar BO em mexer na bios. Boa Sorte



Ah, importante citar, que obviamente não me responsabilizo por qualquer cagada no processo, estou apenas repassando o que eu fiz aqui e funcionou pra mim (1º método).

Outra coisa que recomendo, é fuçar na tensão da placa, esse notebook tem limite de power na GPU em 50W, o que é atingido com relativa facilidade e acontece o power throttling.
Subindo o "Core Clock" no MSI, é possível fazer com que a placa fique mais estável (aqui, a faixa máxima é 1785 Mhz, no caso de acontecer o power throttling as frequências chegam a baixar).
Aqui, consegui estabilizar em ~145+, o que faz com que a placa opere em cerca de v0.838 ao contrário dos quase 0.9V originais.
 
Opa, espero que esteja feliz com a aquisição! :)
Então, os processadores intel da 10ª geração em diante, vem bloqueados para o underclock por padrão de fábrica, porém, existem alguns métodos que são capazes de "desbloqueá-los" para o dito processo.
Recomendo dar uma olhada aqui nesse tópico:


Vou repassar aqui, até um post que fiz anteriormente aqui no tópico sobre o processo que eu fiz aqui no meu. É uma edição da BIOS, portanto, caso você execute o procedimento e atualize a bios, ficará bloqueado novamente, mas, é só refazer e tá tudo OK.

Depois compartilhe os valores atingidos por você, aqui eu consegui estabilidade com -100.6mV tanto em core quanto cache, subindo as duas mais que isso, estava tendo crashes nos jogos.



Tem também o post de outro rapaz, que aparentemente, funciona da mesma forma (não fiz esse processo, e não sei como fica, mas vou encaminhar aqui de qualquer forma)



Ah, importante citar, que obviamente não me responsabilizo por qualquer cagada no processo, estou apenas repassando o que eu fiz aqui e funcionou pra mim (1º método).

Outra coisa que recomendo, é fuçar na tensão da placa, esse notebook tem limite de power na GPU em 50W, o que é atingido com relativa facilidade e acontece o power throttling.
Subindo o "Core Clock" no MSI, é possível fazer com que a placa fique mais estável (aqui, a faixa máxima é 1785 Mhz, no caso de acontecer o power throttling as frequências chegam a baixar).
Aqui, consegui estabilizar em ~145+, o que faz com que a placa opere em cerca de v0.838 ao contrário dos quase 0.9V originais.
opa vlw consegui fazer, mais uma pergunta usa o mesmo programa para mexer na placa de video gtx 1650, e na tensao da placa como vc falou?
 
opa vlw consegui fazer, mais uma pergunta usa o mesmo programa para mexer na placa de video gtx 1650, e na tensao da placa como vc falou?
Cara, no caso, são coisas diferentes.
O Throttle stop é pra mexer no processador (sejam frequências ou sejam voltagens).
Já para a placa de vídeo, eu recomendo o msi afterburner.
 
Vamos lá...
Eu o utilizo sempre conectado na tomada, mas, das duas ou três vezes que utilizei fora da tomada, mesmo com o ThrottleStop forçando o maior EPP possível e desabilitando o turbo, aparentemente, a bateria realmente não é das melhores. Neste ponto, pra mim, não faz diferença.
Fiz alguns upgrades na máquina, portanto, opinião baseada já na versão com up..
Instalei outro pente de 8GB, além de um SSD NVME de 512GB.
Sem nenhuma lentidão aparente, já rodando Windows 11 sem nenhum problema. Todos os drivers são detectados sem nenhuma complicação.
PS Aqui: Minha versão já veio com windows, ouvi alguns relatos de gente que pegou com LINUX que tava dando alguns paus, não sei a procedência.
Paguei 4.2k de picapaus parcelado à uns 5-6 meses atrás. Portanto, acho esse preço de 4K bem legal, visto que o próximo "up" seria um nitro 5 com uma gtx 1660Ti ou até o acer predator/nitro 5 com a 2070 na faixa dos 7K.
Já sobre esquentar, ou não....
O mais pesado que joguei foi BF5, nele, a GPU se comportou OK, mesmo com 100% de utilização o tempo todo, dificilmente passava dos 70~75.
Já o processador, eu utilizei limitado nos 3.8GHZ, pois menos que isso ocorriam alguns drop de frames(aqui ainda ocorrem porém, raríssimas exceções). A temperatura chegava a beirar os 80-85.
Já jogando fifa, que é o game que mais jogo, consigo limitar nos 3.2GHZ, processador e VGA na faixa dos 50~55, sem nem ouvir o cooler do note.
Qual pente você instalou de SSD NVME?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acabei comprando e Idea Gaming 3i com i7 e ssd 512 por 4,5K, chegou ontem e até o momento está perfeito, agradeço a todos que me responderam pelas dicas.
Mano, que promoção foi essa?
 
boa tarde, meu note ficou assim core e cache -110, GPU 875 a 1785, esta rodando pubg no maximo a 75 graus a CPU. Esta bom ou pode melhorar ?
 
Qual pente você instalou de SSD NVME?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Mano, que promoção foi essa?
Foi um da gammix, m2 de 512GB.

boa tarde, meu note ficou assim core e cache -110, GPU 875 a 1785, esta rodando pubg no maximo a 75 graus a CPU. Esta bom ou pode melhorar ?
Dá sim!
O undervolt está OK, aqui só chega até - 100, então 110 considero ótimo.
O que dá pra melhorar são as frequências, por ex, se você observar que o uso do processador é baixo, você pode baixar as frequências, que é muito mais eficiente do que o próprio undervolt.
Eu jogo muita coisa em 3.2Ghz, 3.6 / 3.8, tem que ir testando até onde consegue segurar a gpu sem ter stuttering.
Quanto a GPU, acho que você pode ir muito mais além.
Aqui pelo menos eu consigo os 1785 de frequência à +-, 0.831 / 0.838 (+130 até +145).
 
blz, as frequencia vc muda ali no TS no turbo ratio limits?
Isso!
Ali tem aquele esquema de frequência por X cores ativos, normalmente por padrão é 4.5 / 4.4 / 4.3 / 4.2
Eu costumo igualar todos, até porque jogando normalmente todos os cores trabalham, então ele vai jogar a frequência que estiver no 4-cores
 
Isso!
Ali tem aquele esquema de frequência por X cores ativos, normalmente por padrão é 4.5 / 4.4 / 4.3 / 4.2
Eu costumo igualar todos, até porque jogando normalmente todos os cores trabalham, então ele vai jogar a frequência que estiver no 4-cores
opa vlw pelas dicas ficou assim CPU -110, clock 3,2, GPU 831 @ 1785 esta estavel. vlw
 
estive olhando e nao esta segurando a configuração da GPU esta ficando em 831 - 1800, mas no perfil 1 que gravei esta 831 - 1785, mas sempre que inicio o note ele volta 1800, sera erro ou fiz errado?
 
estive olhando e nao esta segurando a configuração da GPU esta ficando em 831 - 1800, mas no perfil 1 que gravei esta 831 - 1785, mas sempre que inicio o note ele volta 1800, sera erro ou fiz errado?
Bom, no msi afterburner você tem que salvar a configuração pra ele aplicar assim que o windows iniciar, não sei se é essa a tua dúvida.
Outro ponto é, a maior frequência possível é os 1785, então a voltagem que será aplicada na placa, será a que graficamente estiver a par da frequência 1785.
Mas, aqui por exemplo, eu não mexo no gráfico, não sei se você está fazendo isso. Eu só ajusto o "+" no Core Clock.
Checa as informações no HW Info, lá você consegue ver consumo máximo de energia e também em voltagem. Veja se a voltagem máxima que está utilizando é os 0.831
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo