[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de PC NOVO/CONFIGURAÇÃO COMPLETA (Gamer/Profissional/uso casual)

opa, preciso de uma luz!

comprei uma msi mag tomahawk x870 wifi + 9900x, saindo de um 2700x depois de 200 anos!

uso para jogar/trabalhar/tudo! vga vou esperar a rtx 5 para trocar a 2070 que tenho, e 0 pressa! estou jogando pouco, sem tempo! fonte tenho uma evga supernova g2 750w, por hora devo manter também!

preciso decidir a memória agora, e realmente é um labirinto depois de tantos anos sem mexer com isso! vejo gente falando que o sweet spot é 6000, estava considerando uma corsair dominator platinum 7200! porém realmente estou em duvida! se conseguirem dar uma luz! agradeço
6000 CL30 = 6400 CL32
bobeira qq coisa acima, mesmo para linha 9000.

esse Thermalright Assassin X 120 Refined SE ou o Air cooler Thermalright Assassin King 120 SE White, 120mm são atão eficientes quanto esse q vc postou?
o Gammax High Performance Ak400 White Deepcool tb? Terabyte tá com frete inviável pra minha região, queria pegar na pichau ou kabum e só achei esses.. Para ser utilizado num ryzen 5 7600

outra dúvida, a rmx 750 na kabum vem sem cabo, qual cabo indicam p compra?
Obrigado

Última edição:
Fala Galera,

Começei meu processo de aposentar meu Jurássico Core i7 4770k. Meu amigo mora no Canadá e irá vir para o Brasil em breve, tenho um grana pra investir por volta de R$3500.00 até R$4000.00 no máximo. Uso o pc, para trabalho remoto, uso algumas maquinas virtuais para teste, rodo jogos só em FULL HD,(Tiro, estratégia, Simulador) quando o equipamento começa a ficar obsoleto costumo fazer overclocking para dar mais um folego na maquina.

Dei uma pesquisada em um site que ele me passou onde irá pegar as peças(Canadá Computers) e montei essas configurações, queria saber o que é mais vantagem pois vou demorar pra trocar o setup tão cedo. O proximo investimento seria uma placa de video para apostentar minha GTX 970, mais isso só bem mais pra frente.

Asus Rog Strix X670e-F
Ryzen 7 5700X3d (no futuro eu pegaria o 9800X3D)
32GB DDR5 6000Mhz CL30
Com impostos e dolar do canadá daria + ou - R$3820.00

Ou

Asus Rog Strix Z690-E
Core I7 12700K (no futuro eu pegaria o 14700K)
32GB DDR5 6000MHz CL30
Com impostos e dolar do canadá daria + ou - R$3150.00

O Intel sairia mais barato com essa diferença eu poderia investir num NVME da WD SN850x. Outra questão, sair da linha ROG Strix para TUF traria economia também, vale a pena esse investimento.

Asus Rog Strix X670e-F
Ryzen 7 5700X3d (no futuro eu pegaria o 9800X3D)
32GB DDR5 6000Mhz CL30
Com impostos e dolar do canadá daria + ou - R$3820.00
Chipset X670 é AM5 para processadores da linha 7000 e 9000, vc não coloca processador 5700X3D (AM4).
5700X3D é placa B550 ou X570.

Asus Rog Strix Z690-E
Core I7 12700K (no futuro eu pegaria o 14700K)
32GB DDR5 6000MHz CL30
Com impostos e dolar do canadá daria + ou - R$3150.00
Esquece Intel, linha 12th gen está ultrapassado e 13/14th gen tem problemas.

esse Thermalright Assassin X 120 Refined SE ou o Air cooler Thermalright Assassin King 120 SE White, 120mm são atão eficientes quanto esse q vc postou?
o Gammax High Performance Ak400 White Deepcool tb? Terabyte tá com frete inviável pra minha região, queria pegar na pichau ou kabum e só achei esses.. Para ser utilizado num ryzen 5 7600

outra dúvida, a rmx 750 na kabum vem sem cabo, qual cabo indicam p compra?
Obrigado
Basicamente todos equivalentes, postei esse Assassin X Plus porque vem com 2 fans e custa só 15~ reais a mais, aí dá pra ou deixar o fan extra no AC, ou deixar guardado de backup ou até usar no gabinete, mas se o frete não compensa dá pra ir tranquilo nesses outros coolers sim que a diferença é mínima, e cabo de força acho que não tem muito erro, os que tenho aqui se não me engano comprei no ML de um vendedor/loja chamado Cable House ou algo assim kkkk

6000 CL30 = 6400 CL32
bobeira qq coisa acima, mesmo para linha 9000.
comprei uma gskill

G.skill Trident Z5 Rgb Series 32gb 2x16 Ddr5 7200mhz​

combei um cupom do santander de 200 reais, sai 1200 reais parcelado! e a memória é QVL, ta listada como compatível com a mobo! -1 problema!

agora falta water cooler que estou em duvida 360 ou 240, os 9900x são mais frios, não sei se pego 360 ou economizo

comprei uma gskill

G.skill Trident Z5 Rgb Series 32gb 2x16 Ddr5 7200mhz​

combei um cupom do santander de 200 reais, sai 1200 reais parcelado! e a memória é QVL, ta listada como compatível com a mobo! -1 problema!

agora falta water cooler que estou em duvida 360 ou 240, os 9900x são mais frios, não sei se pego 360 ou economizo
gastou 300 a mais para ter 0,01% de diferença.

eu ia pegar a 6400 que é o sweet spot dos ryzen 9 segundo a amd, depois de fuçar hoje cedo

porém como tinha esse cupom e a gskill, saiu o preço da 6400, isso respeitando o QVL da mobo

Pessoal, estou olhando placa mae há um tempo, e to "perto" de decidir, as placas que eu estava olhando giram em torno de 1500 reais praticamente, entao meio que mudei de opniao e estou disposto a chegar em uns 2 mil reais e pegar uma placa com pcie 5, nao sei se será útil ou nao no futuro, mas como pretendo ficar uns bons anos com a placa mae, a minha atual eh uma z370 que uso com i5 8400 que uso desde 2016 ou 2017 se nao me engano, e essa que vou comprar agora pretendo ficar longos anos tambem, e por causa de 200, 500 reais, acho sem sentido economizar, a nao ser que de fato nao mude em nada. Vamos la, os modelos que temos sao os seguintes:

Essas 3 sao B650E:

1- Placa Mae Asus Rog Strix B650E-F Gaming WIFI por 2030 reais. https://rog.asus.com/br/motherboards/rog-strix/rog-strix-b650e-f-gaming-wifi-model/

2- Placa Mãe ASRock B650E Steel Legend WIFI por 1960 reais. https://www.asrock.com/MB/AMD/B650E Steel Legend WiFi/index.br.asp

3- Placa Mãe ASRock B650E PG RIPTIDE WiFi por 1845 reais. https://pg.asrock.com/mb/AMD/B650E PG Riptide WiFi/index.br.asp

Essas duas sao b650:

4- Placa Mae Gigabyte B650 Aorus Elite AX por 1899 reais. https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B650-AORUS-ELITE-AX-rev-10-11

5-Placa Mãe MSI MAG B650 TOMAHAWK WIFI por 1679 reais. https://www.msi.com/Motherboard/MAG-B650-TOMAHAWK-WIFI

Será utilizado com 7800x3d por ora, talvez o futuro, se valer a pena, pegarei o processador mais forte que tiver para a plataforma, sobre vga pegarei uma 4070 super ou 4080, ou ainda vou aguardar 5070/5080, nao sei o que farei por ora, se aparecer um preco bem abaixo, já pegaria alguma das 40xx, ou se nao, aguardarei a 50xx. Também utilizo 1 hd, 1 ssd sata, e 2 m2 . Entradas usb que utilizo sao apenas 3( teclado, mouse, e fone) , e talvez utilize uma quarta caso eu compre um dac. Caixa de som que utilizo eh uma microlab b77, que tem 2 saidas rca. Tenho 7 fans no pc, mas nao sei se trocarei de gabinete, entao nao sei qnts usarei, e se usarei alguma controladora para os rgbs da vida pois preciso de mais fps rs.

Ficou um pouco longo, nao sei se terão paciencia de ler rs, e acho que nao esqueci de nada rs.

Se alguem puder ajudar, quiser adicionar outra placa, nao ha problema, pretendo comprar ainda hoje isso, que ja adiei demais rs.

Valeuuuu

Esqueci de dizer e estou editando, tenho esse cooler https://www.scythe.com.br/mugen5rgb , que é um scythe mugen 5 rgb black edition, por ora nao iria comprar outro cooler, acha que terá algum problema?

Pessoal estou em duvida aqui, sobre um PC pronto da SHOPINFO... Fiquei com medo de ser furada...

Kit Pc Gamer Neologic Streamer, Intel I5 11400f, 16GB, RTX 3060 12GB, SSD 1TB + 240GB M.2, Fonte 500w + 2 Monitores Neologic 24", 165hz, Windows 11 - Nli85840​

4230 lules....
Tenho certeza que os componentes que virao serão baratos e etc... mas vale a pena?

Pessoal estou em duvida aqui, sobre um PC pronto da SHOPINFO... Fiquei com medo de ser furada...

Kit Pc Gamer Neologic Streamer, Intel I5 11400f, 16GB, RTX 3060 12GB, SSD 1TB + 240GB M.2, Fonte 500w + 2 Monitores Neologic 24", 165hz, Windows 11 - Nli85840​

4230 lules....
Tenho certeza que os componentes que virao serão baratos e etc... mas vale a pena?
Eu não recomendo nem pegar um PC montado, mas entendo que vc pode não ter confiança em montar o seu.

Recomendo pesquisar mais e pegar algo mais recente.

Achei 3 aqui que se encaixam nesse orçamento, o problema é que não vem com os monitores

Boa tarde pessoal, tudo bom?

To meio desatualizado, porém jogando dragon age senti que meu PC começou a falar "ta na hora d atualizar", ainda + que quero pegar um monitor quadhd agora fim do ano. To pensando em trocar meu kit mob e pegar um DDR5.

Qual o kit bacana que geral tem colocado ai como custo benefico legal? Obrigado pela ajuda =)

To meio desatualizado, porém jogando dragon age senti que meu PC começou a falar "ta na hora d atualizar", ainda + que quero pegar um monitor quadhd agora fim do ano. To pensando em trocar meu kit mob e pegar um DDR5.

Qual o kit bacana que geral tem colocado ai como custo benefico legal? Obrigado pela ajuda =)
Pra QHD eu apenas trocaria a placa de vídeo e talvez o processador pra um X3D.:peasant:

+1 na recomendação acima, eu pensaria em pegar em algo no nível +- da 4070 Super (70%~ mais rápida que a 3060 Ti) que vai dar um gás bem legal, e se o gargalo for mais de CPU aí mudar do 5600 pro 5700x3D mantendo a plataforma AM4

+1 na recomendação acima, eu pensaria em pegar em algo no nível +- da 4070 Super (70%~ mais rápida que a 3060 Ti) que vai dar um gás bem legal, e se o gargalo for mais de CPU aí mudar do 5600 pro 5700x3D mantendo a plataforma AM4
+1
Esse combo 5700X3D + 4070Super é muito bom, excelente para QHD.

Fala pessoal, estou pensando em investir em um hobby em paralelo sem largar o emprego.

Meu plano é começar com jogos bem simples, provavelmente para Mobile. Se eu conseguir monetizar esses joguinhos com ADs (por exemplo), já é mais do que o meu objetivo inicial. Apesar disso, já tenho um projeto mais ousado em mente, também para o ramo mobile e para isso vou precisar de 3D.

Minha ideia é começar a desenvolver em Godot.

Estava pensando em investir alto no começo (15~20k sem contar monitor), mas depois me convenci que não vou precisar disso tudo e tentei diminuir o valor da máquina (até 15k com monitor) sem perder tanta performance.

https://meupc.net/build/EaJU45

• CPU: Intel Core i5-14600KF 3.5 GHz 14-Core
  • WaterCooler: OnePower SPECTRA 360, ARGB Hidráulico
  • GPU: PNY GeForce RTX 4070 Ti SUPER 16 GB VERTO
  • MoBo: ASRock B760M Steel Legend WiFi Micro ATX LGA 1700
  • RAM: 2x Kingston Fury Beast RGB (RGB) 32 GB (1x32 GB) DDR5-5600
  • SSD: Kingston SSD NV2 1 TB M.2-2280
  • HDD: Western Digital HDD Blue 1 TB 3.5" 7200 RPM
  • Gabinete: Redragon Wideload Lite (Preto) ATX Mid Tower
  • Fonte: XPG Core Reactor II 850G-BKCBR 850 W Certificado 80+ Gold Full-Modular ATX
  • Monitor: Asus TUF VG34VQL3A 34.0″ 3440 x 1440 180 Hz
  • Teclado: Multilaser Kane
Acham que essa configuração está boa? Mudariam alguma coisa? Se ainda sim estiver muito acima do que vou precisar, seria uma boa reduzir o investimento.

Obs.: preciso que o PC suporte WIFI, por isso a placa mãe.

Obs.2: eu preciso de pelo menos dois monitores para trabalhar, por isso pensei em investir em um ultrawide.

Fala pessoal, estou pensando em investir em um hobby em paralelo sem largar o emprego.

Meu plano é começar com jogos bem simples, provavelmente para Mobile. Se eu conseguir monetizar esses joguinhos com ADs (por exemplo), já é mais do que o meu objetivo inicial. Apesar disso, já tenho um projeto mais ousado em mente, também para o ramo mobile e para isso vou precisar de 3D.

Minha ideia é começar a desenvolver em Godot.

Estava pensando em investir alto no começo (15~20k sem contar monitor), mas depois me convenci que não vou precisar disso tudo e tentei diminuir o valor da máquina (até 15k com monitor) sem perder tanta performance.

https://meupc.net/build/EaJU45

• CPU: Intel Core i5-14600KF 3.5 GHz 14-Core
  • WaterCooler: OnePower SPECTRA 360, ARGB Hidráulico
  • GPU: PNY GeForce RTX 4070 Ti SUPER 16 GB VERTO
  • MoBo: ASRock B760M Steel Legend WiFi Micro ATX LGA 1700
  • RAM: 2x Kingston Fury Beast RGB (RGB) 32 GB (1x32 GB) DDR5-5600
  • SSD: Kingston SSD NV2 1 TB M.2-2280
  • HDD: Western Digital HDD Blue 1 TB 3.5" 7200 RPM
  • Gabinete: Redragon Wideload Lite (Preto) ATX Mid Tower
  • Fonte: XPG Core Reactor II 850G-BKCBR 850 W Certificado 80+ Gold Full-Modular ATX
  • Monitor: Asus TUF VG34VQL3A 34.0″ 3440 x 1440 180 Hz
  • Teclado: Multilaser Kane
Acham que essa configuração está boa? Mudariam alguma coisa? Se ainda sim estiver muito acima do que vou precisar, seria uma boa reduzir o investimento.

Obs.: preciso que o PC suporte WIFI, por isso a placa mãe.

Obs.2: eu preciso de pelo menos dois monitores para trabalhar, por isso pensei em investir em um ultrawide.
evite intel 13th e 14th por problemas de fabricação levando a degradação.
Compre AMD 7700X/9700X.
Hoje em dia, só compre HD de 3,5" se precisar de espaço, tipo 6TB~8TB acima. Substitua o 1TB por outro NVME.

lugar errado

Última edição:
Estou olhando um setup de atualização pro meu pc , r7 5700x3d , b550 mpg gaming plus , 32 gb kingston fury 3200 , xpg core reactor 2 650w , tudo por R$4100 parcelado .

Recomendariam outra placa mãe ATX no valor de R$1.000 ?

Estou olhando um setup de atualização pro meu pc , r7 5700x3d , b550 mpg gaming plus , 32 gb kingston fury 3200 , xpg core reactor 2 650w , tudo por R$4100 parcelado .

Mas qual motivo especifico ela seria melhor que a MSI ?

Vi que a msi tem garantia melhor , e é mais barata , nesse valor de quase 1500 não seria melhor a tomahawk ?

Não comparo preço somente na kabum , tenho preferencia por outras lojas tambem !!

A mais recomendada é a b550 msi pro vdh wifi , mas pra mim ela não serve por ser matx , hoje eu preciso de uma atx por conta do wifi pci e o xonar dg que já possuo, e se futuramente conseguir uma gpu de 3 3,5 slots a atx ajuda.

Mas qual motivo especifico ela seria melhor que a MSI ?

Vi que a msi tem garantia melhor , e é mais barata , nesse valor de quase 1500 não seria melhor a tomahawk ?

Não comparo preço somente na kabum , tenho preferencia por outras lojas tambem !!

A mais recomendada é a b550 msi pro vdh wifi , mas pra mim ela não serve por ser matx , hoje eu preciso de uma atx por conta do wifi pci e o xonar dg que já possuo, e se futuramente conseguir uma gpu de 3 3,5 slots a atx ajuda.
1500 ? a placa tá 1179!
Prefiro Asus, mais estável, melhor BIOS.
Passei modelo como referencia, ai tu procura onde achar preço melhor.

1500 ? a placa tá 1179!
Prefiro Asus, mais estável, melhor BIOS.
Passei modelo como referencia, ai tu procura onde achar preço melhor.
Como postei no primeiro post é preço parcelado , não vou comprar a vista , a asus está R$1.388 , a tomahawk é R$1523

No caso seria somente uma preferencia pessoal ? , pelo o que pesquisei as msi tem um vrm estável para os ryzen 7 , o 5700x3d não faz overclock , vou verificar sobre a bios da asus.

Como postei no primeiro post é preço parcelado , não vou comprar a vista , a asus está R$1.388 , a tomahawk é R$1523

No caso seria somente uma preferencia pessoal ? , pelo o que pesquisei as msi tem um vrm estável para os ryzen 7 , o 5700x3d não faz overclock , vou verificar sobre a bios da asus.
msi sempre tem mais relatos de problemas do que asus.
prefiro asus ou aorus (gigabyte).

Acho que não encontra nada melhor não, e mesmo que algo seja melhor no papel as vezes na prática é totalmente indiferente pro seu uso, 5700x3D vai fazer nem cócegas em VRM mesmo de placas inferiores, negócio é ver a conectividade que você precisa porque placa-mãe no geral é bastante preferência pessoal, seja por Bios ou experiências boas/ruins com marcas específicas (que muitas vezes é subjetivo), a única coisa certa é que se quer garantia mais longa a única opção é MSI :haha:

Eu pessoalmente ainda não tive problema de precisar solicitar garantia e já usei de praticamente todas as fabricantes, Asrock, MSI (atual), Asus, Gigabyte e não tive problemas com nenhuma, Bios em boa parte é questão de costume e preferência pessoal e não é como se a maioria das pessoas passasse horas lá com frequência também, agora se alguém usa a mesma fabricante há 5/10/15 anos realmente pode estranhar se mudar e talvez dificulte a adaptação como com qualquer coisa na vida, eu pessoalmente não ligo e só uso pra fazer alguns ajustes de vez em quando, e eu diria que mexo nisso bem mais do que o usuário médio ainda

Pessoalmente fui de MSI novamente porque a garantia 3x maior que as concorrentes é um fator de desempate bem grande quando todas as placas tem preço, features e "desempenho" similar

Users who are viewing this thread

Voltar