[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de PC NOVO/CONFIGURAÇÃO COMPLETA (Gamer/Profissional/uso casual)

Muito obrigado, meu amigo!

Essa fonte seria silenciosa?
É bem silenciosa sim, não tem fan-stop/modo 0db mas o fan tem rolamento FDB/HDB (não tem ruído como rolamento dual-ball) e até 50%~ de load é bem silenciosa, e mesmo com uma 4060 Ti ainda deve ficar abaixo dos 300w o setup então não deve conseguir ouvir o fan dela

MWZiBcY.png

Pessoal, estou pensando em comprar um PC pronto para jogos casuais como CS, LoL e alguns jogos de “história”. Como estou no Canadá, meu orçamento é de $2000. A ideia é não comprar as peças separadamente (por preguiça de montar), a menos que seja possível pegar algo muito melhor entre lojas como iBUYPOWER, CyberPowerPC, entre outras, por favor.

É bem silenciosa sim, não tem fan-stop/modo 0db mas o fan tem rolamento FDB/HDB (não tem ruído como rolamento dual-ball) e até 50%~ de load é bem silenciosa, e mesmo com uma 4060 Ti ainda deve ficar abaixo dos 300w o setup então não deve conseguir ouvir o fan dela

MWZiBcY.png
aproveitando sua resposta, acha q é uma má ideia pegar essa fonte?

Faz bastante diferença sim, sai do 5600 para o 5700x3D e a estabilidade de FPS é outra, talvez não se ganhe tanto FPS, mas as mínimas e os stutterings são consideravelmente melhores.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fiscal de gosto?

Enfim, se você está procurando motivos pra não comprar com vídeo de youtube que passa uma fração do jogo e não a experiencia como um todo, não atrapalha quem esta buscando um upgrade dentro das possibilidades dele.

o 5700X3D é sim um upgrade bom do 5600 e vai continuar legal bom uns bons anos, coisa que o 5600 não vai
Não para quem joga em 4k , não vai influir em nada , só quem é fanático por jogos competitivos.

Tem hora que não vale a pena perder tempo, seu eu que tenho a m... do cpu tô falando que influencia pq eu jogo em 4k inclusive, mas quem tá certo é vc que joga pelo YouTube

aproveitando sua resposta, acha q é uma má ideia pegar essa fonte?
As Gex nunca vi review então não sei dizer, as Gex X2 são muito boas, tem poucos relatos da garantia porque pouca gente compra elas aqui, só vi 2 relatos de garantia da Cougar, 1 falou bem e 1 falou mal se não me engano porque não conseguiu contato muito fácil

A fonte em si não vejo nada que indique ser uma má ideia, provavelmente é similar à Gex X2 mas sem ATX 3.0 e cabo 12VHPWR, garantia um pouco menor (7 vs 10 anos), talvez um ou outro componente inferior pra reduzir um pouco o custo mas nada crítico a princípio

NubJh5L.png

xN1EYts.png

Tem hora que não vale a pena perder tempo, seu eu que tenho a m... do cpu tô falando que influencia pq eu jogo em 4k inclusive, mas quem tá certo é vc que joga pelo YouTube
Joga nada, você só tem aí um pc gamer , eu aqui em casa tenho 3 pcs , e digo e afirmo que não infui muito quem joga 4k 60hz ....
Gpu que faz diferença, é só ve se a placa está com 99% de uso . Cara vem querer bancar que sabe aqui com alguém que já teve vários pcs na vida e fez mineração antes mesmo do cadastro dele aqui no fórum.
Nunca vi upgrade tão burro sair de cpu de mesma geração e dizer que fez diferença em 4k ...

Joga nada, você só tem aí um pc gamer , eu aqui em casa tenho 3 pcs , e digo e afirmo que não infui muito quem joga 4k 60hz ....
Gpu que faz diferença, é só ve se a placa está com 99% de uso . Cara vem querer bancar que sabe aqui com alguém que já teve vários pcs na vida e fez mineração antes mesmo do cadastro dele aqui no fórum.
Nunca vi upgrade tão burro sair de cpu de mesma geração e dizer que fez diferença em 4k ...

Burro é quem acha que sabe tudo só porque teve meia dúzia de PCs na vida e nem faz ideia da formação/experiencia da outra pessoa que está tentando ofender.

Burro é quem acha que sabe tudo baseado somente no que passa e pensa naquele momento.

Enfim fica ai no seu mundinho, quando contrariado e sem argumentos é isso mesmo, mostra a carteira, fala que é foda e ofende!

Burro é quem acha que sabe tudo só porque teve meia dúzia de PCs na vida e nem faz ideia da formação/experiencia da outra pessoa que está tentando ofender.

Burro é quem acha que sabe tudo baseado somente no que passa e pensa naquele momento.

Enfim fica ai no seu mundinho, quando contrariado e sem argumentos é isso mesmo, mostra a carteira, fala que é foda e ofende!
Cara pelo visto você não assistiu nenhum review do adrenaline e nunca viu nada em testes em 4k , qualquer cara com mínimo de conhecimento sabe que para jogar em alta resolução como a 4k placa de video que é mais utilizada e cpu pouco influencia , óbvio que não vai usar um core i3 numa rtx 4090 , mas uma cpu já de médio nível como um ryzen 5600 já segura uma rtx 4090 em 4k 60fps
A placa já vai está em 99 % de uso. Mas falar o que você é um cara que ainda jogos em 1080p e quer falar de alguma coisa.
Já monto pcs antes de você ter nascido.

Só ve os testes em 4k

O avatar Kiko é perfeito para ti kkk eu que cai como idiota te levando a sério kkkk

Cara pelo visto você não assistiu nenhum review do adrenaline e nunca viu nada em testes em 4k , qualquer cara com mínimo de conhecimento sabe que para jogar em alta resolução como a 4k placa de video que é mais utilizada e cpu pouco influencia , óbvio que não vai usar um core i3 numa rtx 4090 , mas uma cpu já de médio nível como um ryzen 5600 já segura uma rtx 4090 em 4k 60fps
A placa já vai está em 99 % de uso. Mas falar o que você é um cara que ainda jogos em 1080p e quer falar de alguma coisa.
Já monto pcs antes de você ter nascido.

Só ve os testes em 4k

O avatar Kiko é perfeito para ti kkk eu que cai como idiota te levando a sério kkkk

Olha o 1% e 0.1% low no video que vc mesmo mandou e TALVEZ vc consiga entender.

Meus deus não adianta.... eu já sou velho, discutir com velho é difícil, desisto.

Bom final de semana, não abuse de álcool e cigarros no boteco, nem de miados em frente a quarteis.

Obrigado

Última edição:
quais peças que vocês me recomendariam mudar para esse ano no caso de dezembro? vou gastar até 2 mil reais mais ou menos

processador i3-10100f
placa-mãe: ASRock h510m-HVS R 2.0
placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 1650 super 4GB modelo super ASUS phoenix OC
memória Corsair Vengeance LPX 16GB (2x8) DDR4 3000MHz C16 Preta, CMK16GX4M2D3000C16
2tb de HDD para jogos e SSD para windows 10 240GB
Monitor LG Ultrawide 26 Polegadas, Ips Full HD 21:9 (2560 X 1080), HDR10, AMD Freesync 1ms (MBr) 75hz - 26wq500-b.awzm
Fonte EVGA 500W, 80 Plus Bronze - 100-BR-0500-K

Pessoal, boa tarde! Queria uma ajuda pra finalizar uma configuração para upgrade.
No momento, estou com o PC da assinatura, mas quero migrar para AMD, visando AM5 por conta da longevidade.
Vou usar o PC para jogar e editar vídeos.

Todas as peças, estou vendo na Kabum.
O que tenho em mente até agora:

CPU: Ryzen 7700 - R$ 2.200
Ryzen 9700 - R$ 2.800

Placa Mãe: Asus ProArt B650 - Creator - R$ 1.895
Asus TUF Gaming X670E-Plus Wi-Fi - R$ 2.240
Asus Prime X670E-Pro Wi-Fi - R$ 2.805

Memória: Corsair Vengeance para AMD, 32GB (2x16GB), 5200MHz, DDR5, C40, Preto - CMK32GX5M2B5200Z40 - R$ 789,00

Minhas dúvidas:
1 - Qual chipset é mais interessante para o meu uso?
2 - Fica melhor investir num CPU mais forte e colocar numa placa-mãe B650?
3 - As memórias, em termos de velocidade, estão boas?

Agradeço a ajuda!

P.S.: Pretendo comprar na Black Friday.

Oi pessoal, tudo certo? Não sei tanto sobre PC então decidi vir perguntar aqui que dá pra ver que tem muito gente que sabe muito. Seguinte, eu tava querendo montar um PC desde o início do ano, meu principal objetivo é um que rode Baldur's gate 3 lisinho com tudo no ultra(claro que se não der ou passar do orçamento o Ultra vai estar fora de questão). Mas enfim, dei umas olhadas nos requisitos e mais algumas pesquisadas e não decidi praticamente nada. A única coisa que eu já decidi é q vou jogar em fullHD e que vou querer um processador i7, provavelmente o da décima segunda geração, não decidi muito bem nesse quesito (to meio perdido, eu sei). De periférico só tenho que comprar o monitor, o resto eu já tenho. A minha intenção é gastar no máximo uns 6 mil com tudo. O que vcs acham que eu pego de peça? Alguma recomendação pra mim? Até mesmo nas coisas que eu "decidi", to com medo de fazer merda e gastar a toa

Visando AM5 por conta da longevidade.
PC para jogar e editar vídeos.

CPU: Ryzen 7700 - R$ 2.200
Ryzen 9700 - R$ 2.800

Placa Mãe: Asus ProArt B650 - Creator - R$ 1.895
Asus TUF Gaming X670E-Plus Wi-Fi - R$ 2.240
Asus Prime X670E-Pro Wi-Fi - R$ 2.805

Memória: Corsair Vengeance para AMD, 32GB (2x16GB), 5200MHz, DDR5, C40, Preto - CMK32GX5M2B5200Z40 - R$ 789,00
1 - Qual chipset é mais interessante para o meu uso?
Chipset depende completamente da conectividade que você quer/precisa, e a conectividade varia de placa-mãe pra placa-mãe dentro do mesmo chipset, pra 99,9% dos usuários uma B650 micro-atx com 2 slots M2 é suficiente, mas tem gente que vai querer botar 3-4 M2, que precisa de >10 USB (dá sempre pra usar hub se tiver menos), que precisam de >3 USB-C, que querem placa-mãe com amplificação boa de áudio pra fones mais exigentes, precisam de SPDIF pra áudio etcetc, se você não tem uma necessidade específica no geral qualquer uma tá ótimo, na minha opinião não faz sentido gastar em mobo/chipset melhor com trocentas coisas que nunca vão ser usadas na prática

2 - Fica melhor investir num CPU mais forte e colocar numa placa-mãe B650?
Se você edita MUITO vídeo e faz uso pesado da CPU pra isso talvez o 7900 compense também, não tem muita regra pra isso, pra alguns casos vai ser melhor pegar um 7950x e botar num B650M, outras pessoas talvez precisem de alguma conectividade específica e talvez peguem uma X670E com um CPU inferior, depende 100% de cada caso

3 - As memórias, em termos de velocidade, estão boas?
Eu tentaria pegar um kit 6000 CL30 ou 6400 CL32 se possível, usando um CPU não-X3D pode ajudar um pouco no desempenho e o preço não vai fugir muito disso

Buenas galera!

Estou com 5k pra montar um PC ai pra jogar um pouquinho. Meu Objetivo é jogar tudo no high/ultra, em full HD com 75 FPS.

Não manjo muito de compatibilidade de peças, e fico muito na duvida se vou ta gargalando algo muito forte, portanto queria saber a opnião de vocês com as peças que to pensando. Seria:

I5 12400F
PLaca mãe MSI PRO B769M
2x Memória Rise Z, 16 GB, 4800 DDR5, CL 40.
RTX 4060
SSD 500 GB NVme 3500 down
Fonte MSI MAG A650BN 650W.
Gabinete rise mode wave
Air cooler rise mode g800
kit 3 ventoinhas rise mode 120mm.

Quero que o PC tenho uma boa sobrevida também, por isso peguei a placa mae e as memórias DDR5.

A pergunta que nao quer calar, vale a pena investir nas memórias e na placa mãe DDR5 com esse Setup? No futuro penso em mudar somente a placa de video e a cpu (caso necessário).

O que me acham? tem algum que tem de mudar? poderia mudar algo pra economizar?

Opa galera, eu tava com essas duas configurações aqui em mente
PC 1
PC 2
Eu penso em talvez mudar pra 32 GB de ram dependendo do preço ou pra uma 4060, mas vi que não tem tanta diferença assim em rendimento, porém eu gostaria da opinião de vocês, vale a pena eu montar pela Kabum ou outro site assim que já vem pronto, ou é melhor que eu compre as peças separadas e monte sozinho, eu confesso ter um pouco de medo de montar, mas se a diferença de preço for gritante eu acho que arriscaria.

Chipset depende completamente da conectividade que você quer/precisa, e a conectividade varia de placa-mãe pra placa-mãe dentro do mesmo chipset, pra 99,9% dos usuários uma B650 micro-atx com 2 slots M2 é suficiente, mas tem gente que vai querer botar 3-4 M2, que precisa de >10 USB (dá sempre pra usar hub se tiver menos), que precisam de >3 USB-C, que querem placa-mãe com amplificação boa de áudio pra fones mais exigentes, precisam de SPDIF pra áudio etcetc, se você não tem uma necessidade específica no geral qualquer uma tá ótimo, na minha opinião não faz sentido gastar em mobo/chipset melhor com trocentas coisas que nunca vão ser usadas na prática

Se você edita MUITO vídeo e faz uso pesado da CPU pra isso talvez o 7900 compense também, não tem muita regra pra isso, pra alguns casos vai ser melhor pegar um 7950x e botar num B650M, outras pessoas talvez precisem de alguma conectividade específica e talvez peguem uma X670E com um CPU inferior, depende 100% de cada caso

Eu tentaria pegar um kit 6000 CL30 ou 6400 CL32 se possível, usando um CPU não-X3D pode ajudar um pouco no desempenho e o preço não vai fugir muito disso

Amigo, vou aproveitar a postagem, eu estou em situacao parecida com o rapaz que perguntou, porém o meu é para jogos mesmo, o que uso para trabalho com o pc até um pentium 4 serve kkkkk.

Eu queria uma placa mae que supostamente aguentasse o ultimo lancamento da geracao desses am5, nao sei se é possivel prever isso.

E o que utilizo de placa mae que me vem na cabeca agora seria: 1 hd, 1 ssd sata, 1 nvem, e provavelmente colocarei outro nvem ou ssd sata, usaria a placa de video, pretendo pegar uma da geracao 50xx, gostaria de wifi na placa desde que nao aumente tanto o valor para a mesma placa sem, e sobre usb só utilizo mouse, teclado e a entrada para o dac que tenho.

Li um pouco sobre pci5 que ao utilizar mais de um nvem e etc pode perder desempenho, e gostaria de evitar isso.

Teria alguma sugestao?

Por ora pretendo usar o 7800x3d.

Cara, muito obrigado pelas explicações. No meu caso, em termos de áudio, uso placa de som, então a parte de som da placa-mãe, já não me afeta tanto assim. Conectividade é sempre interessante, 3 slots M2 nunca faria mal, mas nada que seja imperativo.
As conexões USB, mantenho o padrão normal: teclado e mouse e o monitor (que serve como hub USB). O que não quero abrir mão, é wifi e bluetooth. Não tenho menor intenção de fazer overclock, nem nada do tipo, tem algum modelo pra indicar?

Sobre as memórias sugeridas, essa velocidade delas daria muita diferença? Alguma em específico pra indicar? Não me importo com RGB, aliás, se não ter for baratear qualquer coisa, já é mais atrativo.

Você falou de pegar um Ryzen 7900 (R$ 2.800), mas o Ryzen 9700X (R$ 2.400) é mais novo e tem R$ 400 de diferença. Sei que o primeiro tem 12 núcleos contra 8 do segundo, além de um vir com cooler e outro não, mas a geração mais nova, não seria mais interessante em termos de longevidade ou isso não importa tanto no final das contas?
No caso de pegar um deles, sem o cooler padrão, qual cooler indicaria?

Amigo, vou aproveitar a postagem, eu estou em situacao parecida com o rapaz que perguntou, porém o meu é para jogos mesmo, o que uso para trabalho com o pc até um pentium 4 serve kkkkk.

Eu queria uma placa mae que supostamente aguentasse o ultimo lancamento da geracao desses am5, nao sei se é possivel prever isso.

E o que utilizo de placa mae que me vem na cabeca agora seria: 1 hd, 1 ssd sata, 1 nvem, e provavelmente colocarei outro nvem ou ssd sata, usaria a placa de video, pretendo pegar uma da geracao 50xx, gostaria de wifi na placa desde que nao aumente tanto o valor para a mesma placa sem, e sobre usb só utilizo mouse, teclado e a entrada para o dac que tenho.

Li um pouco sobre pci5 que ao utilizar mais de um nvem e etc pode perder desempenho, e gostaria de evitar isso.

Teria alguma sugestao?

Por ora pretendo usar o 7800x3d.
3 Sata e 2 NVME praticamente qualquer mobo dá conta, a "média" é ter 4 Sata e 2 NVME, perder desempenho com PCIE se cair pra x2 ou algo assim pode acontecer mas na prática irrelevante, assim como sair de um SSD 3.0 pra um 5.0 traz 0 vantagem pra um usuário "normal" mesmo o 5.0 sendo 4x mais rápido (em velocidade sequencial), na minha opinião tem umonte de coisa aí que é mais pra marketing e daí a galera recomendando faz um terrorismo/pressão com o usuário de que ele precisa ter esse monte de coisa do que isso aí ter algum uso de fato pra maioria das pessoas, até hoje não vi alguém aqui ou nos outros fórums/Reddit da vida que tenha um uso que faça sentido o PCIE 5.0 seja pra GPU ou SSD, até 4.0 é basicamente irrelevante pra maioria, e se a mobo aguenta o 7950x ela vai aguentar o 9950x basicamente, e ainda diria que é besteira usar os CPUs 100% stock na maioria dos casos porque dá pra ter uma redução de violenta de temp/consumo sacrificando nada ou quase nada de desempenho (isso pensando em trabalho pesado usando em 7950x/9950x), pra um 7800x3D é irrelevante

Eu pessoalmente costumo recomendar as mobos da MSI por terem 3 anos de garantia e a garantia ser excelente, como em questão de funcionalidade/usabilidade e preço é tudo muito parecido eu acho que 3 anos tem um valor gigante comparado com as outras fabricantes que dão só 1 ano, em específico o que costumo recomendar é a B650 Tomahawk (1500 no momento), 3 M2, 6 Sata, 9 USB-A, 1 USB-C (+1 header pro gabinete), HDMI/DP pra iGPU, áudio óptico, Wifi 6E + BT 5.3, 8 headers pra fan, só não sei sobre as conexões de luzinha rgb porque não uso essas coisas
Cara, muito obrigado pelas explicações. No meu caso, em termos de áudio, uso placa de som, então a parte de som da placa-mãe, já não me afeta tanto assim. Conectividade é sempre interessante, 3 slots M2 nunca faria mal, mas nada que seja imperativo.
As conexões USB, mantenho o padrão normal: teclado e mouse e o monitor (que serve como hub USB). O que não quero abrir mão, é wifi e bluetooth. Não tenho menor intenção de fazer overclock, nem nada do tipo, tem algum modelo pra indicar?
Postei acima algo similar mas reaproveitando o post: eu pessoalmente costumo recomendar as mobos da MSI por terem 3 anos de garantia e a garantia ser excelente, como em questão de funcionalidade/usabilidade e preço é tudo muito parecido eu acho que 3 anos tem um valor gigante comparado com as outras fabricantes que dão só 1 ano, em específico o que costumo recomendar é a B650 Tomahawk (1500 no momento), 3 M2, 6 Sata, 9 USB-A, 1 USB-C (+1 header pro gabinete), HDMI/DP pra iGPU, áudio óptico, Wifi 6E + BT 5.3, 8 headers pra fan, só não sei sobre as conexões de luzinha rgb porque não uso essas coisas

Sobre as memórias sugeridas, essa velocidade delas daria muita diferença? Alguma em específico pra indicar? Não me importo com RGB, aliás, se não ter for baratear qualquer coisa, já é mais atrativo.
Depende, se usar um CPU não-X3D pode dar diferença mas vai depender da resolução/GPU/jogo/settings gráficos do jogo então não tem resposta só de sim ou não, pode ser que dê diferença em 10 jogos de 20 que você joga, e um a diferença é 3%, outro 5%, outro 10%, depende muito dessas variáveis aí e se pretende dar uma afinada nos timings da memória também

Como a diferença é pouca coisa (olhando o custo total pra montar a plataforma) eu diria que vale a pena pegar algo melhorzinho porque as memórias devem ficar lá até o final do setup, e acho interessante ter um kit bom caso queira ajeitar elas futuramente (bem simples até) porque dá um pouco de desempenho a mais nem que seja apenas nos frames mínimos, é uma diferença pequena de valor que vai evitar aquela pulga na cabeça de "puts, E SE eu tivesse pego memórias X"

No momento por exemplo tem esse kit 6000 CL30 por 850, 6400CL32 por 900, outros 6000 CL30 por 1000 (XPG Lancer, Kingston), se garimpar outras lojas talvez ache similares mas o preço não vai fugir muito disso, eu iria tranquilo nesse kit 6000 CL30 por 850 conto, eu pessoalmente uso essas 6400 CL32 mas o chip das memórias deve até ser o mesmo

Você falou de pegar um Ryzen 7900 (R$ 2.800), mas o Ryzen 9700X (R$ 2.400) é mais novo e tem R$ 400 de diferença. Sei que o primeiro tem 12 núcleos contra 8 do segundo, além de um vir com cooler e outro não, mas a geração mais nova, não seria mais interessante em termos de longevidade ou isso não importa tanto no final das contas?
No caso de pegar um deles, sem o cooler padrão, qual cooler indicaria?
Se os softwares que você usa se beneficiam dos avanços que tiveram nessa geração 9000 pode ser interessante sim mas pra maioria dos casos que vejo aqui no fórum diria que não compensa, seria o caso de ver se acha comparativos de 7700/7900 vs 9700x nos softwares que você usa, citei ele pelos cores extra que as vezes ajudam nesses casos e tem desempenho em jogos bom também, fica atrás do 7800x3D pra jogos mas melhor pra trabalho (que use todos os cores), e se não for botar uma 4090 da vida pra jogar em 1080p no geral ele vai tocar tranquilo em jogos

Cooler eu praticamente sempre recomendo air cooler por conta da confiabilidade, mesmo que não seja regra eu acharia bem chato pegar um WC e dar pau na bomba e ficar com o PC ou inutilizado ou rodando a 90c até providenciar garantia ou outro cooler pra usar então prezo sempre a confiabilidade e pegaria um PS120 SE (320 reais, 3 anos garantia) ou PA120 (350 reais, 6 anos garantia, tem o White ARGB também), em desempenho o PS120 fica 1-2c melhor que o PA120 mas são basicamente equivalentes, por outro lado o PA120 tá com o dobro de garantia, eu até nem ligo tanto pra garantia em AC porque no pior dos casos é só trocar o fan e dificilmente dá problema nos 2 fans mas pra quem quer garantir a opção tá aí

Última edição:
https://www.gkinfostore.com.br/placa-mae-gigabyte-b650-aorus-elite-ax-ice-ddr5-am5-atx3 Sata e 2 NVME praticamente qualquer mobo dá conta, a "média" é ter 4 Sata e 2 NVME, perder desempenho com PCIE se cair pra x2 ou algo assim pode acontecer mas na prática irrelevante, assim como sair de um SSD 3.0 pra um 5.0 traz 0 vantagem pra um usuário "normal" mesmo o 5.0 sendo 4x mais rápido (em velocidade sequencial), na minha opinião tem umonte de coisa aí que é mais pra marketing e daí a galera recomendando faz um terrorismo/pressão com o usuário de que ele precisa ter esse monte de coisa do que isso aí ter algum uso de fato pra maioria das pessoas, até hoje não vi alguém aqui ou nos outros fórums/Reddit da vida que tenha um uso que faça sentido o PCIE 5.0 seja pra GPU ou SSD, até 4.0 é basicamente irrelevante pra maioria, e se a mobo aguenta o 7950x ela vai aguentar o 9950x basicamente, e ainda diria que é besteira usar os CPUs 100% stock na maioria dos casos porque dá pra ter uma redução de violenta de temp/consumo sacrificando nada ou quase nada de desempenho (isso pensando em trabalho pesado usando em 7950x/9950x), pra um 7800x3D é irrelevante

Eu pessoalmente costumo recomendar as mobos da MSI por terem 3 anos de garantia e a garantia ser excelente, como em questão de funcionalidade/usabilidade e preço é tudo muito parecido eu acho que 3 anos tem um valor gigante comparado com as outras fabricantes que dão só 1 ano, em específico o que costumo recomendar é a B650 Tomahawk (1500 no momento), 3 M2, 6 Sata, 9 USB-A, 1 USB-C (+1 header pro gabinete), HDMI/DP pra iGPU, áudio óptico, Wifi 6E + BT 5.3, 8 headers pra fan, só não sei sobre as conexões de luzinha rgb porque não uso essas coisas

Postei acima algo similar mas reaproveitando o post: eu pessoalmente costumo recomendar as mobos da MSI por terem 3 anos de garantia e a garantia ser excelente, como em questão de funcionalidade/usabilidade e preço é tudo muito parecido eu acho que 3 anos tem um valor gigante comparado com as outras fabricantes que dão só 1 ano, em específico o que costumo recomendar é a B650 Tomahawk (1500 no momento), 3 M2, 6 Sata, 9 USB-A, 1 USB-C (+1 header pro gabinete), HDMI/DP pra iGPU, áudio óptico, Wifi 6E + BT 5.3, 8 headers pra fan, só não sei sobre as conexões de luzinha rgb porque não uso essas coisas

Depende, se usar um CPU não-X3D pode dar diferença mas vai depender da resolução/GPU/jogo/settings gráficos do jogo então não tem resposta só de sim ou não, pode ser que dê diferença em 10 jogos de 20 que você joga, e um a diferença é 3%, outro 5%, outro 10%, depende muito dessas variáveis aí e se pretende dar uma afinada nos timings da memória também

Como a diferença é pouca coisa (olhando o custo total pra montar a plataforma) eu diria que vale a pena pegar algo melhorzinho porque as memórias devem ficar lá até o final do setup, e acho interessante ter um kit bom caso queira ajeitar elas futuramente (bem simples até) porque dá um pouco de desempenho a mais nem que seja apenas nos frames mínimos, é uma diferença pequena de valor que vai evitar aquela pulga na cabeça de "puts, E SE eu tivesse pego memórias X"

No momento por exemplo tem esse kit 6000 CL30 por 850, 6400CL32 por 900, outros 6000 CL30 por 1000 (XPG Lancer, Kingston), se garimpar outras lojas talvez ache similares mas o preço não vai fugir muito disso, eu iria tranquilo nesse kit 6000 CL30 por 850 conto, eu pessoalmente uso essas 6400 CL32 mas o chip das memórias deve até ser o mesmo

Se os softwares que você usa se beneficiam dos avanços que tiveram nessa geração 9000 pode ser interessante sim mas pra maioria dos casos que vejo aqui no fórum diria que não compensa, seria o caso de ver se acha comparativos de 7700/7900 vs 9700x nos softwares que você usa, citei ele pelos cores extra que as vezes ajudam nesses casos e tem desempenho em jogos bom também, fica atrás do 7800x3D pra jogos mas melhor pra trabalho (que use todos os cores), e se não for botar uma 4090 da vida pra jogar em 1080p no geral ele vai tocar tranquilo em jogos

Cooler eu praticamente sempre recomendo air cooler por conta da confiabilidade, mesmo que não seja regra eu acharia bem chato pegar um WC e dar pau na bomba e ficar com o PC ou inutilizado ou rodando a 90c até providenciar garantia ou outro cooler pra usar então prezo sempre a confiabilidade e pegaria um PS120 SE (320 reais, 3 anos garantia) ou PA120 (350 reais, 6 anos garantia, tem o White ARGB também), em desempenho o PS120 fica 1-2c melhor que o PA120 mas são basicamente equivalentes, por outro lado o PA120 tá com o dobro de garantia, eu até nem ligo tanto pra garantia em AC porque no pior dos casos é só trocar o fan e dificilmente dá problema nos 2 fans mas pra quem quer garantir a opção tá aí
As placas-mãe MSI nunca me chamara atenção, pode ser implicância minha, sei lá, mas aqui, tô com Asus desde sempre, a bicha é guerreira demais, então isso me deu uma confiança em continuar com a marca, mas também não estou irredutível quanto à isso. Essa loja que indicou (GK Info) é de confiança? Ainda sobre placas-mãe, a Gigabyte é uma marca que recomendaria? Vi a Gigabyte B650 Aorus Elite AX Ice e achei interessante.

Vou optar por memórias mais rápidas, já que a diferença de preço não tá grande e, como você disse, qualquer coisa no futuro, só ajustar os timmings delas e fica tudo lindo.

Cooler pra CPU, ficaria com o meu atual, que nunca deu problema, mas como ele não tem suporte para o AM5, vou ter que providenciar outro, mas aí acho que vou de air cooler mesmo, pois é mais barato e, pelo que vi, o desempenho é o mesmo de um air cooler, correto?

As placas-mãe MSI nunca me chamara atenção, pode ser implicância minha, sei lá, mas aqui, tô com Asus desde sempre, a bicha é guerreira demais, então isso me deu uma confiança em continuar com a marca, mas também não estou irredutível quanto à isso. Essa loja que indicou (GK Info) é de confiança? Ainda sobre placas-mãe, a Gigabyte é uma marca que recomendaria? Vi a Gigabyte B650 Aorus Elite AX Ice e achei interessante.

Vou optar por memórias mais rápidas, já que a diferença de preço não tá grande e, como você disse, qualquer coisa no futuro, só ajustar os timmings delas e fica tudo lindo.
Eu só olho a parte objetiva, subjetividade vai de cada um e assim como você não gosta da MSI tem gente que não gosta da Gigabyte e outros da Asus então aí eu deixo pra cada um decidir, mas como disse pra placa-mãe meio que tanto faz se não tiver uma necessidade ultra específica, dá uma olhada nesse site pra comparar modelos porque ele dá highlight nas coisas que forem diferentes e aí você pode ver se pra você faz alguma diferença na prática ou não

Cooler pra CPU, ficaria com o meu atual, que nunca deu problema, mas como ele não tem suporte para o AM5, vou ter que providenciar outro, mas aí acho que vou de air cooler mesmo, pois é mais barato e, pelo que vi, o desempenho é o mesmo de um air cooler, correto?
Um AC high-end como o PA120/PS120 dão conta de praticamente qualquer CPU, só não vai dar conta muito fácil se for meter >200w na CPU, mas ainda depende da temp ambiente, do gabinete/airflow etc então varia

WC é um pouco mais caro e tem desempenho um pouco melhor, mas aí vai de cada um a escolha entre rodar um pouco mais frio (ou a estética) ou ter algo de maior confiabilidade a longo prazo, eu gosto porque é algo que nunca vai deixar na mão como pode acontecer com WC se a bomba der pau

Eu só olho a parte objetiva, subjetividade vai de cada um e assim como você não gosta da MSI tem gente que não gosta da Gigabyte e outros da Asus então aí eu deixo pra cada um decidir, mas como disse pra placa-mãe meio que tanto faz se não tiver uma necessidade ultra específica, dá uma olhada nesse site pra comparar modelos porque ele dá highlight nas coisas que forem diferentes e aí você pode ver se pra você faz alguma diferença na prática ou não

Um AC high-end como o PA120/PS120 dão conta de praticamente qualquer CPU, só não vai dar conta muito fácil se for meter >200w na CPU, mas ainda depende da temp ambiente, do gabinete/airflow etc então varia

WC é um pouco mais caro e tem desempenho um pouco melhor, mas aí vai de cada um a escolha entre rodar um pouco mais frio (ou a estética) ou ter algo de maior confiabilidade a longo prazo, eu gosto porque é algo que nunca vai deixar na mão como pode acontecer com WC se a bomba der pau
Cara, MUITO OBRIGADO pelas informações! Com certeza, jogou uma luz em várias dúvidas e, parece que vou optar por uma placa B650, com algum kit de memórias 6000 ou 6400. O processador ainda não decidi, mas vou continuar acompanhando aqui até chegar na época da BF (espero que não seja tudo metade do dobro) e, o cooler, se não vier com o CPU, devo optar por um air cooler mesmo, já que não sei se acho suporte para o meu atual, para encaixar no AMD. Pelo menos aqui, tô com ele há bastante tempo, pelo menos uns 7 anos e NUNCA deu nenhum problema ou nada que desse alguma preocupação.

Boa noite, pessoal.

Tenho um PS5 e quero hoje migrar para o PC, mas não tenho ideia alguma de onde começar, o que comprar. Meu orçamento limite é 11k, não sou de jogar online, o foco seria jogos singleplayer mesmo e também VR futuramente. Não sou de ligar para Ray Tracing, mas gostaria de pelo menos 1440p ou 4k a 60fps no mínimo nos jogos atuais.

Repensando no próximo setup, uso é escritório, muitas abas no chrome e com um pouco de CAD:
Tá bacana?

Ryzen 5700G
Asus TUF GAMING A520M-PLUS WIFI
2x16GB DDR4 3200Mhz CL16
Kingston Fury Renegade 1TB
Fonte MSI 650W
Gabinete a escolher ainda, gostei do Asus Prime AP201. Não quero algo muito maior que meu atual, mas é difícil achar placa mini-itx né.
Sendo possível evitar vga dedicada, melhor hehe.
Estava cogitando o 8700G, mas vi que mobo AM5 + DDR5 encarece bem.

Substituíra esse aqui e, inclusive, quanto R$ consigo nele nos marketplaces/olx rss?

Gabinete Mini-Itx Sharkoon Qb One
i7 3770
2 x 8GB DDR3
GTX950
SSD 250GB Samsung Evo 850
HDD 1TB
Fonte Ocz 550W (ou 650W, não lembro) modular.
Gabinete com pequenas adaptações internas para comportar uma placa mãe micro-atx bem pequena (biostar IH61MF-Q5), no lugar onde seria mini-itx.

A propósito. Fonte tem validade? Devo ter essa OCZ há uns 10 anos. Melhor ficar com uma fonte nova no pc novo, ou aproveitar essa ocz e repassar o pc com uma fonte mais barata?

Users who are viewing this thread

Voltar