[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de PC NOVO/CONFIGURAÇÃO COMPLETA (Gamer/Profissional/uso casual)

Pessoal! Depois de muito tempo de resistência com a intel, resolvi da oportunidade para AMD!
Mas preciso da ajuda de vocês!

Já tenho uma fonte CoolerMaster 650w MWE V2 80+Bronze ATX
Gabinete que pretendo comprar é Montech King 95 PRO id Tower ATX com 6 fans e controlador RGB

Com 2 a 3 Monitor sendo 1 para game 144hz

Mas não sei absolutamente nada da AMD, o pc é visando trabalhar com Modelagem de dados (Data Science) e jogar algo em torno de CyberPunk FullHD (1920x1080) ou no max 2K (2048 x 1080)

Antes tinha um i7 8700K então queria algo equivalente ao I7 mas que a fonte aguente! ou I9
Mas de gerações mais atuais que demore pra dar um UP e uma placa mãe com wifi 6E.

Help! Agradeço desde já!
Depende muito do orçamento, de placa-mãe recomendei a B650 Tomahawk ontem, tem Wifi 6E, 3 slots M2, boa conectividade no geral e 3 anos de garantia, até daria pra economizar aqui mas de viável acho que seria só algo como Asrock B650M-HDV/M2 que tá 1000 reais e aí comprar uma placa wifi separado, aí por cima sacrificaria 1 slot M2 e 2 anos de garantia economizando uns 400-500 reais, aí vai de você

GPU depende da exigência com settings, a 4070 Super é uma boa mas disponibilidade e preço tem sido meio difícil, se uma 3060/4060 te atender é uma opção também

CPU teria que ver quais softwares você usa e se eles se beneficiam de algo da gen 9000, além do 9700x/9900x dá pra dar uma conferida no 7700/7900 (sem X) e até o 7950x que tá por 3.3k no momento, aí é questão de ver qual te beneficiaria mais dentro dos softwares que você usa e dentro do seu orçamento

Depende muito do orçamento, de placa-mãe recomendei a B650 Tomahawk ontem, tem Wifi 6E, 3 slots M2, boa conectividade no geral e 3 anos de garantia, até daria pra economizar aqui mas de viável acho que seria só algo como Asrock B650M-HDV/M2 que tá 1000 reais e aí comprar uma placa wifi separado, aí por cima sacrificaria 1 slot M2 e 2 anos de garantia economizando uns 400-500 reais, aí vai de você

GPU depende da exigência com settings, a 4070 Super é uma boa mas disponibilidade e preço tem sido meio difícil, se uma 3060/4060 te atender é uma opção também

CPU teria que ver quais softwares você usa e se eles se beneficiam de algo da gen 9000, além do 9700x/9900x dá pra dar uma conferida no 7700/7900 (sem X) e até o 7950x que tá por 3.3k no momento, aí é questão de ver qual te beneficiaria mais dentro dos softwares que você usa e dentro do seu orçamento
Seria mais algo como PoweBI, VS Code, programas para modelagem de dados e programação, Não será algo com muito peso, mas ainda sim vai exigir.

Minha preocupação é mais a fonte por ser 650w, e um processador do qual não precise mudar por um bom tempo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fiz caminho parecido há quase 2 anos e gostei, atualmente são dois PCs AM5 em casa (9900X e 7900), um deles foi migrado de um i9-9900KF e o outro de um i7-10700F, zero arrependimento.

Tudo vai depender do seu orçamento e do que mais vc precisa além do WiFi6 (quantidade de slots M.2, portas USB e etc), se usa para trabalho uma boa pedida são os Ryzen 7 7700/7700X/9700X (8/16) ou então os Ryzen 9 7900/7900X/9900X (12/24) com 32 ou 64GB de RAM, qualquer um deles dará um incremento de performance considerável frente ao 8700K.

Nesta mesma seção temos um tópico dedicado à plataforma AM5 (link), parece que atualmente a disponibilidade de placas mãe não está das melhores (ou são muito baratas e limitadas em recursos ou caras demais) mas dando uma passada pelas últimas páginas vc certamente conseguirá pegar algumas recomendações com o pessoal lá.

Pessoalmente não vejo AM4 como alternativa para quem vai precisar montar uma máquina quase do zero, ficará mais em conta mas sem muita possibilidade de upgrade no futuro.
então meus amigos não me recomendou o AM5 devido as ram DDR5 está cara, mas gostaria algo em torno de 7k.

Sei que o problema é a fonte ser 650w e pode limitar um pouco.
Pensei justamente no 7 9700x ou 9 7900x. Não penso em fazer Overclock, é apenas para trabalho e jogar, coloquei Cyberpunk mas nem chego a jogar algo assim, prefiro age of empire 4 kkkk (jogos de RTS) mas vai que um dia eu precise!

Mas fico full perdido nisso, por isso mencionei os da intel como referência.

Minha preocupação é mais a fonte por ser 650w
Posso estar enganado mas acho que os processadores em questão não consomem mais (ou muito mais) que um 8700K, dependendo da placa de vídeo que for usar acho vai segurar bem.

então meus amigos não me recomendou o AM5 devido as ram DDR5 está cara, mas gostaria algo em torno de 7k.
Naturalmente são mais caras que as DDR4 mas não é o fim do mundo, 32GB (2x 16GB) DDR5 vão custar uns 800~1000 reais.

Com 7k dá pra pegar algo interessante a nível de plataforma (processador, placa mãe e memórias) e até uma fonte melhor, mas não vai sobrar muita coisa para a placa de vídeo.

Pensei justamente no 7 9700x ou 9 7900x. Não penso em fazer Overclock, é apenas para trabalho e jogar, coloquei Cyberpunk mas nem chego a jogar algo assim, prefiro age of empire 4 kkkk (jogos de RTS) mas vai que um dia eu precise!
Numa passada rápida pela Kabum:

1738349055440.png

Vc pode trocar o 9700x por um 7600/7600x e economizar outros 1000 reais +/-, já seria melhor que o 8700K e lá na frente trocaria por um melhor quando sentir necessidade.

Sugiro dar uma olhada nas indicações que o colega passou anteriormente, filtrar e garimpar, nem sempre dá pra pegar tudo com um bom valor na mesma loja.

Posso estar enganado mas acho que os processadores em questão não consomem mais (ou muito mais) que um 8700K, dependendo da placa de vídeo que for usar acho vai segurar bem.

Naturalmente são mais caras que as DDR4 mas não é o fim do mundo, 32GB (2x 16GB) DDR5 vão custar uns 800~1000 reais.

Com 7k dá pra pegar algo interessante a nível de plataforma (processador, placa mãe e memórias) e até uma fonte melhor, mas não vai sobrar muita coisa para a placa de vídeo.

Ver anexo 136531

Vc pode trocar o 9700x por um 7600/7600x e economizar outros 1000 reais +/-, já seria melhor que o 8700K e lá na frente trocaria por um melhor quando sentir necessidade.

Sugiro dar uma olhada nas indicações que o colega passou anteriormente, filtrar e garimpar, nem sempre dá pra pegar tudo com um bom valor na mesma loja.
Pensei em um processador melhor e placa mãe, a placa de vídeo em si não é muito importante pra mim, e sim núcleos e threads, digo 7k pq o que eu queria iria custa e média 13k só o pc, pq joguei alto um 9 9950x foi o que senti confortável comparado a os intel kkkkk (mas né...) queria algo mais próximo da última geração sei lá algo lançado em 2023/24, algo mais recente.

Vi na pichau

AMD Ryzen 7 9700X, 8-Core, 16-Threads

R$ 2.327,99
Mas 8 Core e 16 Threads na minha cabeça vai travar algo...

Seria mais algo como PoweBI, VS Code, programas para modelagem de dados e programação, Não será algo com muito peso, mas ainda sim vai exigir.

Minha preocupação é mais a fonte por ser 650w, e um processador do qual não precise mudar por um bom tempo.
A fonte até não me preocupo se não for botar uma GPU super high-end, se for botar um CPU flagship vai ficar ali na faixa de 200w pra CPU e tem sempre opção de undervolt e/ou limitar um tiquinho o consumo pra melhorar absurdamente a eficiência e reduzir temperatura/ruído a troco de uma migalha de desempenho

Pensei em um processador melhor e placa mãe, a placa de vídeo em si não é muito importante pra mim, e sim núcleos e threads, digo 7k pq o que eu queria iria custa e média 13k só o pc, pq joguei alto um 9 9950x foi o que senti confortável comparado a os intel kkkkk (mas né...) queria algo mais próximo da última geração sei lá algo lançado em 2023/24, algo mais recente.

Vi na pichau

AMD Ryzen 7 9700X, 8-Core, 16-Threads

R$ 2.327,99
Mas 8 Core e 16 Threads na minha cabeça vai travar algo...
7950x por ~3300 pode ser uma boa se você tiver certeza que se beneficia de todos os cores, fica um bom tanto na frente do 9700x e fica na frente do 9900x que tá custando mais que ele no momento, 9950x obviamente é melhor que o 7950x mas o mais barato tá 1000 a mais (4300 reais) em promo na Pichau e logo deve esgotar e aí os outros tão por 5k~, aí é de se avaliar se vale a pena pagar esses 1000-1500 a mais

Placa-mãe vai 100% da necessidade de conectividade sua, se você botar uma B650M-HDV/M2 de 950 conto no momento ou uma X870E-E Strix de 4.5k não vai mudar em absolutamente nada sua vida se você não fizer uso de toda a conectividade extra que a placa mais cara oferece, tem gente que gasta uma porrada na mobo pra no fim usar 2 M2 (praticamente qualquer mobo tem), uns 3-4 USB-A, talvez 1 USB-C e olhe lá (lembrando que nos gabinetes geralmente tem 2 USB-A + 1 USB-C), tem PCIE 5.0 pra GPU/SSD de bonito porque em quase 100% dos casos de uso a diferença é 0

Muita gente vai nessa de "to pegando um CPU top então precisa "combinar" com uma placa-mãe top pra "aproveitar" o CPU" sendo que na prática não tem nada a ver, não necessariamente, é questão de ver uma placa com VRM decente pra segurar o seu uso prático e aí ver a conectividade e garantia e boa, vai de cada um avaliar a sua necessidade real porque pouco importa ter 5 slot M2, 8 Sata, 14 USB-A, 4 USB-C, LAN 10gbps etc se você não pretende fazer uso dessas coisas, e as vezes mesmo que pretenda fazer uso nem existe ganho na prática pra algumas coisas

A fonte até não me preocupo se não for botar uma GPU super high-end, se for botar um CPU flagship vai ficar ali na faixa de 200w pra CPU e tem sempre opção de undervolt e/ou limitar um tiquinho o consumo pra melhorar absurdamente a eficiência e reduzir temperatura/ruído a troco de uma migalha de desempenho

7950x por ~3300 pode ser uma boa se você tiver certeza que se beneficia de todos os cores, fica um bom tanto na frente do 9700x e fica na frente do 9900x que tá custando mais que ele no momento, 9950x obviamente é melhor que o 7950x mas o mais barato tá 1000 a mais (4300 reais) em promo na Pichau e logo deve esgotar e aí os outros tão por 5k~, aí é de se avaliar se vale a pena pagar esses 1000-1500 a mais

Placa-mãe vai 100% da necessidade de conectividade sua, se você botar uma B650M-HDV/M2 de 950 conto no momento ou uma X870E-E Strix de 4.5k não vai mudar em absolutamente nada sua vida se você não fizer uso de toda a conectividade extra que a placa mais cara oferece, tem gente que gasta uma porrada na mobo pra no fim usar 2 M2 (praticamente qualquer mobo tem), uns 3-4 USB-A, talvez 1 USB-C e olhe lá (lembrando que nos gabinetes geralmente tem 2 USB-A + 1 USB-C), tem PCIE 5.0 pra GPU/SSD de bonito porque em quase 100% dos casos de uso a diferença é 0

Muita gente vai nessa de "to pegando um CPU top então precisa "combinar" com uma placa-mãe top pra "aproveitar" o CPU" sendo que na prática não tem nada a ver, não necessariamente, é questão de ver uma placa com VRM decente pra segurar o seu uso prático e aí ver a conectividade e garantia e boa, vai de cada um avaliar a sua necessidade real porque pouco importa ter 5 slot M2, 8 Sata, 14 USB-A, 4 USB-C, LAN 10gbps etc se você não pretende fazer uso dessas coisas, e as vezes mesmo que pretenda fazer uso nem existe ganho na prática pra algumas coisas
Então vale a pena ir no AM5, já pensando em um up próximo tanto no processador quanto na fonte? Qual recomendação me faria?

Então vale a pena ir no AM5, já pensando em um up próximo tanto no processador quanto na fonte? Qual recomendação me faria?
Eu iria tranquilo de AM5 atualmente, nova gen da Intel não tá ruim mas os preços de CPU/mobo tavam altos demais (tem que conferir) e não sei se vai durar além da geração atual, acho que o 7950x tá um CxB interessante no momento, mais barato que o 9900x e troca porrada com ele, dependendo do software um vai se sair melhor que o outro mas é bem próximo no geral, 9950x se sai melhor mas 1000-1500 a mais talvez não seja tão interessante assim no momento

Não sei o que você precisa de conectividade mas a princípio iria na B650 Tomahawk que não é tão cara e segura qualquer coisa, boa quantidade de USB, Wifi/BT se precisar, 3 anos de garantia sem dor de cabeça e segura qualquer CPU que quiser botar, se não ligar de ficar só com 1 ano de garantia e a Asrock B650M-HDV/M2 te atender quanto a conectividade também é uma opção, VRM é um pouco inferior mas ainda segura um 7950x/9950x da vida desde que tenha airflow decente, se viver com temp ambiente de 30-35c e o airflow for meia boca aí vai penar um pouco e seria bom dar uma reduzida no consumo da CPU. Independente da necessidade eu pessoalmente acho interessante fazer undervolt e/ou limitar consumo máx porque você sacrifica ali 1-2% que seja de desempenho e reduz a corrente que passa pela placa-mãe e o consumo da CPU (que tá ligado a temperatura, e temperatura ligada a ruído do PC) e consequentemente da fonte também

A fonte pode até manter sem problemas se for pegar uma GPU na faixa ali dos 250w pra baixo, até uma 4080/5080 da vida daria pra usar com undervolt mas acho que aí faltaria até cabo pra conectar a GPU

a galax é ainda mais atualizada, porém se vc está encontrando reclamação da corsair, vai encontrar de qualquer outra. a corsair é uma das melhores do mundo e a que mais vende, vc tem que se preocupar mais é com a qualidade do rma. Todo eletronico dá defeito, o que precisamos é que a garantia funcione :pense:
Ei mano pode me tirar uma dúvida, no teclab eles avaliaram essa Corsair porém o modelo que eles testaram não sei onde vende, na Kabum tem um modelo que só pela caixa vc vê que diferente da que foi testada no teclab, mas está por 369 reais: https://www.kabum.com.br/produto/516056

Esses modelos tem diferença?
Aliás eu consegui colocar a msi pro vdh wi-fi b550m no meu kit

Última edição:
Ei mano pode me tirar uma dúvida, no teclab eles avaliaram essa Corsair porém o modelo que eles testaram não sei onde vende, na Kabum tem um modelo que só pela caixa vc vê que diferente da que foi testada no teclab, mas está por 369 reais: https://www.kabum.com.br/produto/516056

a corsair não tem a mania feia de ficar trocando capacitores depois que são avaliados, mas vou sumonar pra você o deus supremo do conhecimento técnico em fonte @zefaistos . Esse é fera e pode tirar sua dúvida.

A Corsair e marcas no geral fazem revisões das suas fontes todo ano praticamente, você não vai mais achar o modelo exato que testaram anos atrás. O review mais recente do teclab foi da Corsair CV650, que se saiu bem mal nos ripples e não é uma fonte que eu recomendaria, porém CX é uma linha acima da CV. E creio que isso aconteceu com a CV na época talvez porque cortaram os custos de forma desesperada pra abaixar o preço e poder competir no mercado, que hoje em dia já está bem mais estabilizado.

Então não tem muito pra onde ir, é esse modelo aí que você linkou mesmo. Corsair custo-benefício é CX, não compensa pegar CV. Depois disso é segmento topo de linha com as RM (RMx de preferência, com RMe levemente abaixo). CX é a linha custo-benefício mais tradicional da Corsair, então acho difícil ter alguma pegadinha ou problema nesse modelo sendo vendido atualmente.

@neo666
Aproveitando teu comentário...

Ver anexo 136531

Esse kit ta equilibrado?
E caso eu pense em upgrade futuro, da para trocar processador e placa de vídeo?

AMD Ryzen 5 7600X
Placa-Mãe MSI B650M Gaming Plus
Placa de Vídeo RTX 4060 TI Ventus 2X ( pensado mesmo é na RX 7600 GAMING OC 8G AMD Radeon Gigabyte)
Memória RAM XPG Lancer, RGB, 2x16GB
SSD Kingston NV3, 1 TB, M.2
Fonte XPG Core Reactor, 650W, 80 Plus Gold

Última edição:
@neo666
Aproveitando teu comentário...

Esse kit ta equilibrado?
E caso eu pense em upgrade futuro, da para trocar processador e placa de vídeo?

AMD Ryzen 5 7600X
Placa-Mãe MSI B650M Gaming Plus
Placa de Vídeo RTX 4060 TI Ventus 2X ( pensado mesmo é na RX 7600 GAMING OC 8G AMD Radeon Gigabyte)
Memória RAM XPG Lancer, RGB, 2x16GB
SSD Kingston NV3, 1 TB, M.2
Fonte XPG Core Reactor, 650W, 80 Plus Gold
Iria de 7500F no lugar do 7600X, se achar ele abaixo de 1200. Há também a opção do 7600 sem X, que sai mais barato e já vem com um bom cooler. Se não tiver problema em esperar (promoção) e importar, acha o SN770 na faixa de preço do NV3, seria um upgrade em confiabilidade. No mais, tentaria pegar uma placa de vídeo mais forte visando QHD.

Iria de 7500F no lugar do 7600X, se achar ele abaixo de 1200. Há também a opção do 7600 sem X, que sai mais barato e já vem com um bom cooler. Se não tiver problema em esperar (promoção) e importar, acha o SN770 na faixa de preço do NV3, seria um upgrade em confiabilidade. No mais, tentaria pegar uma placa de vídeo mais forte visando QHD.
O 7600x ppr 1456, foi o que eu achei mais em conta dividido.

Um colega meu está juntando uma grana para comprar um PC e veio com umas ideias de comprar uns usados por 2k. Me mandou umas configuração e os PCS bem bosta. Falei pra ele que o ideal seria ele juntar mais para comprar algo minimamente descente, se não ia só passar raiva.
Eis minha dúvida: Senhores, quantos vocês acham que atualmente a pessoa gastaria, em média, para montar um PC básico, mas razoável?
Com PC razoável quero dizer UM PC que rode jogos, não necessariamente os atuais, mas de um forma satisfatória, mesmo que seja em uma configuração gráfica média: Jogos como GTA V, Warzone, CS2, Pubg, e alguns jogos 'simples' para zerar.

Um colega meu está juntando uma grana para comprar um PC e veio com umas ideias de comprar uns usados por 2k. Me mandou umas configuração e os PCS bem bosta. Falei pra ele que o ideal seria ele juntar mais para comprar algo minimamente descente, se não ia só passar raiva.
Eis minha dúvida: Senhores, quantos vocês acham que atualmente a pessoa gastaria, em média, para montar um PC básico, mas razoável?
Com PC razoável quero dizer UM PC que rode jogos, não necessariamente os atuais, mas de um forma satisfatória, mesmo que seja em uma configuração gráfica média: Jogos como GTA V, Warzone, CS2, Pubg, e alguns jogos 'simples' para zerar.
PC "Básico pra jogo" é bem subjetivo mas chuto o dobro disso, ainda mais considerando outros componentes que muita gente que já tem um PC acaba esquecendo de levar em consideração num primeiro momento ao tentar ajudar e que por vezes também precisam entrar no orçamento (monitor, teclado, mouse, gabinete, fonte, fans, etc.).

Um hardware como o da sua assinatura tá saindo quanto? uns 5-6k? O que daria pra enxugar nele e ainda deixar "ok"?

Uma A520 no lugar da B550?
Uma RX 6600 no lugar da 4060? Ou talvez uma RTX 3050?
Um Ryzen 4500 no lugar do 5600? ou de repente algum Ryzen "G" e esquece a GPU por ora? Vai rodar o que o cara quer jogar?
Metade da memória RAM e metade do SSD? Faz sentido?

Acho que o caminho é mais ou menos por aí.

Oi, pessoal! Tudo bem?

Estou montando meu PC High End mas não entendo muito de hardware. Eu levantei algumas opções aqui e queria opiniões (se estou fazendo as melhores escolhas dentro desses valores):

Processador AMD Ryzen™ 7 9700X 8-Core, 16-Thread ou Processador Ryzen 9 7950X3D
Placa Mãe Asus TUF GAMING X670E-PLUS ou ASUS ROG CROSSHAIR X670E HERO
CORSAIR VENGEANCE RGB DDR5 RAM 32GB (2x16GB) 6000MHz
SSD Samsung 990 PRO 2TB NVMe M.2 2280 (Leitura até 7450MB/s e Gravação até 6900MB/s)
Water Cooler CORSAIR iCUE LINK H150i LCD Fans QX120 RGB 360mm AIO ou Corsair iCUE LINK H170i 420mm
Corsair FONTE ATX 1000W - RM1000X FULL MODULAR - 80 PLUS GOLD ou Corsair RM1000e 80+ Gold 1000W

Placa de vídeo estava pensando em pegar a 4080 super ou 4090 mas agora estou vendo a 5080, não sei ainda...

Agradeço desde já pela ajuda!

Última edição:
PC "Básico pra jogo" é bem subjetivo mas chuto o dobro disso, ainda mais considerando outros componentes que muita gente que já tem um PC acaba esquecendo de levar em consideração num primeiro momento ao tentar ajudar e que por vezes também precisam entrar no orçamento (monitor, teclado, mouse, gabinete, fonte, fans, etc.).

Um hardware como o da sua assinatura tá saindo quanto? uns 5-6k? O que daria pra enxugar nele e ainda deixar "ok"?

Uma A520 no lugar da B550?
Uma RX 6600 no lugar da 4060? Ou talvez uma RTX 3050?
Um Ryzen 4500 no lugar do 5600? ou de repente algum Ryzen "G" e esquece a GPU por ora? Vai rodar o que o cara quer jogar?
Metade da memória RAM e metade do SSD? Faz sentido?

Acho que o caminho é mais ou menos por aí.
juntando periféricos, gastei por volta de 7,5k.
Acredito que realmente dê para dar uma enxugada no processador, GPU e MOBO. Resto é o minimo.
Se comprar 8gb de ram, só se já for com mais 8 na ponta da agulha rsrs.

Mas você me deu um direcionamento bom. Obrigado.

Processador AMD Ryzen™ 7 9700X 8-Core, 16-Thread ou Processador Ryzen 9 7950X3D
Uso principal será jogos ou trabalho? Os dois processadores tem propósitos relativamente diferentes e há outras boas opções entre ambos (9900x, 9950x, 9800x3d, etc.).

Placa Mãe Asus TUF GAMING X670E-PLUS ou ASUS ROG CROSSHAIR X670E HERO
CORSAIR VENGEANCE RGB DDR5 RAM 32GB (2x16GB) 6000MHz
SSD Samsung 990 PRO 2TB NVMe M.2 2280 (Leitura até 7450MB/s e Gravação até 6900MB/s)
Water Cooler CORSAIR iCUE LINK H150i LCD Fans QX120 RGB 360mm AIO ou Corsair iCUE LINK H170i 420mm
Corsair FONTE ATX 1000W - RM1000X FULL MODULAR - 80 PLUS GOLD ou Corsair RM1000e 80+ Gold 1000W

Placa de vídeo estava pensando em pegar a 4080 super ou 4090 mas agora estou vendo a 5080, não sei ainda...
De resto parece bacana, porém, não vejo porque gastar mais de 2 mil reais só na placa mãe, a menos que tenha alguma necessidade bem específica e que só exista na Crosshair.

Essa planilha pode ajudar a encontrar outras opções de acordo com o que há no mercado e suas necessidades (portas M.2, USB, etc.), no topo da seção também temos um tópico dedicado aos AM5.

Importante optar por memórias que estejam na lista de compatibilidade da placa mãe escolhida à nível de part number e não apenas marca/modelo/clock, isso pode evitar eventuais dissabores.

Uso principal será jogos ou trabalho? Os dois processadores tem propósitos relativamente diferentes e há outras boas opções entre ambos (9900x/9950x, 9800x3d, etc.).

De resto parece bacana, porém, não vejo porque gastar mais de 2 mil reais só na placa mãe, a menos que tenha alguma necessidade bem específica e que só exista na Crosshair.

Essa planilha pode ajudar a encontrar outras opções de acordo com o que há no mercado e suas necessidades (portas M.2, USB, etc.), no topo da seção também temos um tópico dedicado aos AM5.

Importante optar por memórias que estejam na lista de compatibilidade da placa mãe escolhida à nível de part number e não apenas marca/modelo/clock, isso pode evitar eventuais dissabores.
Será para ambos, jogos e trabalho, sou dev. Pensei em pegar um robusto para conseguir dar conta dos dois. Desenvolvo games também e tô com uma tela 4k, tem que ser parrudo kkkkk. O 7950 x3d seria a melhor opção então?

7950 x3d seria a melhor opção então?
Neste caso sim, logo teremos 9900x3d e 9950x3d no mercado também mas a previsão de chegada deles é só lá por março, acho que não justifica a espera pois o 7950x3d já é bem competente.

Olá meus grandes amigos

estou montando um PC do zero (AMD+NVIDIA)

queria saber de vocês a respeito dessas configurações, sobre alguma peça que possa ter custo benefício melhor, etc

Estou tentando montar um PC com as seguintes configurações

Proc AMD Ryzen 5 5600
Placa-mãe Asus TUF b550-plus
Placa de vídeo RTX 4060ti
WaterCooler que seja de 240mm
memórias estou por fora de CL qual é o melhor
melhor fonte para essa configuração
Gabinente Pichau Apus black, o que vocês acham?

Estou finalmente montando meu primeiro PC, depois de dois notebooks.
Com um pouco de pesquisa e ajuda de alguns amigos montei o seguinte PC:

Gostaria muito de saber se os componentes vão funcionar bem e corretamente, e se caberão nesse gabinete indicado.
Aliás, aceito comentários sobre os componentes escolhidos, visto que será utilizado principalmente para Arquitetura (por isso a rtx 4060 com 16GB ao invés da com 8GB).

Desde já, muito obrigado!

Olá meus grandes amigos

queria saber de vocês a respeito dessas configurações, sobre alguma peça que possa ter custo benefício melhor, etc

Proc AMD Ryzen 5 5600

Estou finalmente montando meu primeiro PC, depois de dois notebooks.
Com um pouco de pesquisa e ajuda de alguns amigos montei o seguinte PC:

Gostaria muito de saber se os componentes vão funcionar bem e corretamente, e se caberão nesse gabinete indicado.
Aliás, aceito comentários sobre os componentes escolhidos, visto que será utilizado principalmente para Arquitetura (por isso a rtx 4060 com 16GB ao invés da com 8GB).

Desde já, muito obrigado!

Configurações muito parecidas e muito bem equilibradas (ótima combinação CPU/GPU/Placa mãe).
Só observem a possível necessidade de atualizar a bios para a placa mãe reconhecer o processador.

Neto,

Procure por memórias DDR4 3200 CL14 ou CL16 ou 3600 CL16 ou CL18.
Iria logo com dois pentes de 16GB, totalizando 32GB.
Não iria com um WC, mas sim com um bom air cooler, como o meu da assinatura. Bem mais confiável e prático.
Uma boa fonte de 650W dá conta, mas se der vá logo para uma de 750W ou 850W. Uma ótima opção é a MSI MAG de 850W que consegue ser achada por uns 500 Reais.
Gabinete vai de gosto. Gosto dos mais básicos, sem firulas e sem RGB.

Manel,

Configuração muito boa, mas tentaria ir numa placa mãe B550 e numa fonte mais parruda, como a MSI que citei acima (e que deixo no link abaixo).
Fora isso, perfeito!

Última edição:
Olá meus grandes amigos

Proc AMD Ryzen 5 5600
se está montando do zero eu iria logo pra um am5. a diferença de preço não é tão surreal. procure por 7500f ou 7600 sem x. tem b650 baratinha ja ou 620 se te apertar.
se insistir no 5600, tenha certeza que em full hd ele vai gargalar a 4060ti, falo isso pq eu tinha um 5600x e uma 3070 e em full hd ele gargalava em alguns casos. melhorou qdo subi pra quad.

memoria os dreamspot são
memorias pra am4 3200 cl 16
memorias pra am5 6000mhz cl 30

porém eu mesmo uso um kit de memoria 5200mhz com cl 40 e não sinto necessidade de mais que isso. apertei o cl pra 36 e estou mais que satisfeito, mas ai vai da sua tara com benckmark.

Users who are viewing this thread

Voltar