Faria mais sentido pegar um Ryzen 7 5700X3D do que esse 5800XT aí...
Sobre a placa de vídeo, acho que você consegue preços melhores numa 3060 12GB, tipo 1500~1600 reais. Ademais, procure pela RTX 4060 8GB também, pois caso o preço dela esteja próximo, creio que seja uma opção bacana, com tecnologia e arquitetura mais nova, além de consumir um pouco menos.
Acho que compensa sim o upgrade, terá menos "travamentos" e mais estabilidade durante a jogatina, principalmente em jogos mais CPU Bound.
Sobre essas memórias, deixa só 32GB nessa máquina com os dois pentes de 16GB, já serão mais do que o suficiente e geralmente uma salada mista de memórias diferentes assim não da muito bom. Daí você decide se vende esse kit 2x8GB ou se deixa guardado.
Mas se tiver com grana sobrando e quiser já ir de AM5, é também uma boa opção com plataforma mais atual e com mais possibilidades de upgrades e tudo mais, porém o custo é mais alto $$$$...![]()
Qual seria o limite do seu orçamento?
E você sente dificuldades com a máquina durante as edições para de fato querer esse upgrade?
A opção mais barata seria ir de 12400F, que seria um 6/12 e já melhora um pouco em relação ao seu i3 (4/8) ou até mesmo um i5 12600KF que tá por 1100 lules na Pichau, mas é preciso verificar direitinho as suas necessidades primeiro.
Opa vlw pela ajuda, vou pegar o 5700X3D, eu qria mesmo era ir para AM5, mas a grana está curta kkkkk
Das memórias vou ver se vendo as 2x8GB.