[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de UPGRADE/PEÇAS AVULSAS (Gamer/Profissional/uso casual)

Bom dia pessoal! Tô fazendo um upgrade e meu amigo quer comprar minhas peças. Por quanto vendo pra ele num preço justo?

Ryzen 9 5900x
Nvidia 3070
x570 tuf
32gb RAM 3200 cl 16

Srs, estou a 07 anos com a mesma configuração e, hoje, a placa-mãe apresentou defeito num dos slots de memória ram. Como são quatro slots, troquei as memorias para os outros e já estou pensando em upgrade.

Atualmente estou com o seguinte PC: AMD RYZEN 5 1600X + Gammaxx 400 | ASUS PRIME B350-Plus | Trident Z 2x8GB 3200CL15 | EVGA 1070 FTW DT | GX550 Storm Edition | Aerocool AERO 500 Window + 2x Arctic F12 PWM PST (in) + CM Sickleflow X (out)

Num primeiro momento pensei em melhorar a placa de vídeo e trocar o processador, mas queria o opinião dos Srs para saber se ja não compensa partir para o socket AM5 de uma vez...

Vi bastante gente comentando do Ryzen 7 5700X3D, AM4. Será que essa processador segura outros 05 anos?
5700x3D é um upgrade que vai te dar +- o desempenho de um 7600/7700 do AM5 custando bem menos, tem esse porém do socket/longevidade etc mas se você pretende manter por tanto tempo assim, talvez compense só pegar o 5700x3D mesmo que é um puta CPU e aí aguardar o AM6, seja pra migrar pro AM6 ou talvez migrar pra um AM5 talvez mais em conta futuramente, diria que segura 5 anos muito tranquilamente mas no fim é uma pergunta que depende da exigência de cada um, tem gente com o 7800x3D já pensando em migrar, assim como tem gente que tá com o 9800x3D (lançado há menos de 1 mês) e não vê a hora do próximo lançamento, mas se você tem um 1600x hoje (7 anos, quase 8 de lançado) eu diria que o 5700x3D é pra segurar 5 anos com tranquilidade

Bom dia pessoal! Tô fazendo um upgrade e meu amigo quer comprar minhas peças. Por quanto vendo pra ele num preço justo?

Ryzen 9 5900x
Nvidia 3070
x570 tuf
32gb RAM 3200 cl 16
5900x achei de 1300-1800 no OLX, novo tá 2k (3 anos de garantia), eu diria que nessa faixa de 1300 (até pra baixo talvez) tá justo considerando que já deve ter pouca ou nenhuma garantia, mas há quem não vá ligar pro fator garantia

Placa-mãe eu botaria uns 700-800. Provavelmente já era a garantia também

3070 fica próxima da 4060 Ti que acha por 2200-2300 nova com 3 anos de garantia, então pra fazer sentido eu diria que <1500-1800

32gb 3200 CL16 as vezes vejo promo na faixa de 400-450 então botaria na faixa de 300 conto

Aí vai do tamanho da amizade, o quanto a pessoa se importa com a garantia etc, porque as vezes é complicado pagar um tantinho a menos pra sacrificar 1-3 anos de garantia em algo usado

5700x3D é um upgrade que vai te dar +- o desempenho de um 7600/7700 do AM5 custando bem menos, tem esse porém do socket/longevidade etc mas se você pretende manter por tanto tempo assim, talvez compense só pegar o 5700x3D mesmo que é um puta CPU e aí aguardar o AM6, seja pra migrar pro AM6 ou talvez migrar pra um AM5 talvez mais em conta futuramente, diria que segura 5 anos muito tranquilamente mas no fim é uma pergunta que depende da exigência de cada um, tem gente com o 7800x3D já pensando em migrar, assim como tem gente que tá com o 9800x3D (lançado há menos de 1 mês) e não vê a hora do próximo lançamento, mas se você tem um 1600x hoje (7 anos, quase 8 de lançado) eu diria que o 5700x3D é pra segurar 5 anos com tranquilidade

5900x achei de 1300-1800 no OLX, novo tá 2k (3 anos de garantia), eu diria que nessa faixa de 1300 (até pra baixo talvez) tá justo considerando que já deve ter pouca ou nenhuma garantia, mas há quem não vá ligar pro fator garantia

Placa-mãe eu botaria uns 700-800. Provavelmente já era a garantia também

3070 fica próxima da 4060 Ti que acha por 2200-2300 nova com 3 anos de garantia, então pra fazer sentido eu diria que <1500-1800

32gb 3200 CL16 as vezes vejo promo na faixa de 400-450 então botaria na faixa de 300 conto

Aí vai do tamanho da amizade, o quanto a pessoa se importa com a garantia etc, porque as vezes é complicado pagar um tantinho a menos pra sacrificar 1-3 anos de garantia em algo usado
Última pergunta, ja abusando...
Uma 4070 com o 5700x3D seria demais? O processador poderia representar alguma gargalo nos jogos?

Última pergunta, ja abusando...
Uma 4070 com o 5700x3D seria demais? O processador poderia representar alguma gargalo nos jogos?
Eu olharia a 4070 Super ao invés da 4070 porque o preço muitas vezes é similar e a 4070 Super é um bom tanto melhor, o conjunto fica muito bem equilibrado, eu ignoraria gargalo porque depende do jogo, da resolução, do settings do jogo etc, no mesmo jogo e na mesma resolução você pode ter gargalo de GPU no Ultra e gargalo de CPU no low então no final das contas não existe resposta pra essa pergunta, só saber que esse CPU + GPU ficam muito bem equilibrados no geral, se vai dar gargalo em situação XYZ e se ele vai ser de 1% ou 10% ou 50% tem 500 outros fatores envolvidos e pra dar uma resposta exata eu precisaria saber a resolução, framerate, qual o jogo e todos os settings do jogo, e no final das contas poderia ter 1000 respostas diferentes pra cada jogo

Pessoal, preciso de uma ajuda.

Atualmente tenho a placa mãe B450M Steel Legend que é PCI-E 3.0 e o processador ryzen 5 3600 junto com 32 GB RAM, RTX 2070 e uma fonte da Cooler Master MWE 650W, 80 Plus White, PFC Ativo.

Minha dúvida é a seguinte:

Quero dar um Upgrade para o processador Ryzen 7 5700X3D + RTX 4070 TI Super. Essa configuração suporta nessa fonte? e outra dúvida, a placa de vídeo por ser PCI-E 4.0 roda na minha placa mãe PCI-E 3.0?

Não queria dar um Up maior para a geração AM5 pois ja ficaria absurdo de caro.

Última edição:
Pessoal,
Estou montando um PC para programação e edição de vídeos. Não será utilizado para jogar.

Estou na dúvida de qual processador pegar:
  • Core i5-14600KF – 14 núcleos, 20 threads, 5.3GHz Turbo, DDR5 5600 MT/s (R$ 1.534,00)
  • Intel Core i5 14400F - 10 núcleos, 16 threads, 14ª Geração 3.5 GHz (4.7 GHz Turbo) Cache 20MB DDR5 4800 MT/s (R$ 1133 reais)
  • AMD Ryzen 5 7600, 3.8GHz (5.1GHz Turbo), 6-Cores 12-Threads, AM5 (R$ 1.239,90)
  • AMD Ryzen 7 8700F, 4.1 GHz (5.0 GHz), Cachê 24MB, 8 Núcleos, 16 Threads, AM5 (R$ 1.652,99)
As peças já definidas são:
  • RAM: DDR5 6000MHz
  • SSD: Kingston Fury Renegade 1TB (7300MB/s leitura) (ou equivalente)
  • Placa de vídeo: RX 6600
Minhas dúvidas:
- Vale mais a pena pegar um Intel com mais núcleos ou um AMD?
- Posso rodar uma memória DDR5 mesmo a limitação do i5 14400f ser 4800 MT/s?
- Para programas pesados de programação e edição o número de núcleos influencia muito em relação a performance?

Sei da limitação da Intel em não ter possibilidade de upgrades, mas pretendo montar o PC pra utilizar durante bons anos sem upgrade.

Obrigado!

Qual placa mãe B550? ASUS ROG Strix B550-A Gaming II ou MSI MAG B550 TOMAHAWK ou Asrock B550M Steel Legend?

Estou montando um PC para jogar, mas estou em dúvidas entre estas placas mães no título. Limite até 1,5k

Especificações do PC até o momento:

1. RTX 4060 TI 8GB PNY
2. RYZEN 5 5600
3. 2X8 RAM ASGARD
4. 512 SSD
5. FONTE 650W MSI
6. GABINETE KBM 950N
7. WATER COOLER 360MM SEGOTEP

Qual placa mãe B550? ASUS ROG Strix B550-A Gaming II ou MSI MAG B550 TOMAHAWK ou Asrock B550M Steel Legend?

Estou montando um PC para jogar, mas estou em dúvidas entre estas placas mães no título. Limite até 1,5k

Especificações do PC até o momento:

1. RTX 4060 TI 8GB PNY
2. RYZEN 5 5600
3. 2X8 RAM ASGARD
4. 512 SSD
5. FONTE 650W MSI
6. GABINETE KBM 950N
7. WATER COOLER 360MM SEGOTEP
Eu economizaria na placa mãe para pegar um 5700X3D.

Em vez de 5600 com ASUS ROG Strix B550-A Gaming II eu iria de 5700X3D com Asus TUF Gaming B550

Comprei recentemente uma RTX 4070 SUPER e uso ela com um i5 11400F, estava pensando em trocar processador, ir pra família Ryzen, qual vocês me indicariam pra combar legal com essa placa de vídeo? acham que seria necessário essa troca de processador ?

Atualmente tenho a placa mãe B450M Steel Legend que é PCI-E 3.0 e o processador ryzen 5 3600 junto com 32 GB RAM, RTX 2070 e uma fonte da Cooler Master MWE 650W, 80 Plus White, PFC Ativo.

Quero dar um Upgrade para o processador Ryzen 7 5700X3D + RTX 4070 TI Super. Essa configuração suporta nessa fonte? e outra dúvida, a placa de vídeo por ser PCI-E 4.0 roda na minha placa mãe PCI-E 3.0?

Encontrou as respostas? Ahahah. Tô numa situação bem semelhante a sua, em relação a fonte e placa mãe e pretendo o mesmo build.

Encontrou as respostas? Ahahah. Tô numa situação bem semelhante a sua, em relação a fonte e placa mãe e pretendo o mesmo build.
Eu tenho a msm placa mãe, um tempo atrás perguntei aqui e em outro fórum e recomendaram exatamente a troca por esses componentes que vc citou, então roda sim. Quanto a sua fonte, aí eu já não sei. Há o fórum do clube do hardware, lá tb tiram essas dúvidas e talvez vc ache sua resposta em alguma pergunta já feita. (vi esse vídeo aqui tb e esse)

Disseram que minha fonte suportaria, ela é uma xfx xtr2 650w.

Última edição:
Olá pessoal.
Qual placa-mãe vocês recomendam para um Intel Core i5-14600KF. Vou utilizar memória RAM DDR5 6000MHz e SSD com velocidade de leitura de 7300MB/s. Busco algo que ofereça boa compatibilidade, desempenho e custo-benefício. Sugestões são bem-vindas! Obrigado!

pra saber se a fonte aguenta eu sempre uso esse site aqui: https://outervision.com/power-supply-calculator, é só colocar os componentes e ele da la quanto gasta mais ou menos

aguentar aguenta, mas não tem muita margem pra erro, qualquer outro upgrade já seria uma boa ideia trocar.

sobre o pci-e, só teria problema se o barramento da placa fosse pequeno, mas se não me engano a 4070 ti super leva 256 bits, não tem problema não
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Olá pessoal.
Qual placa-mãe vocês recomendam para um Intel Core i5-14600KF. Vou utilizar memória RAM DDR5 6000MHz e SSD com velocidade de leitura de 7300MB/s. Busco algo que ofereça boa compatibilidade, desempenho e custo-benefício. Sugestões são bem-vindas! Obrigado!
qualquer B760 já tá de boa, só se atentar ao suporte às memórias e, se for fazer overclock, pegar uma com um bom dissipador

Deixei ai duas indicações com preço bem próximo, eu particularmente gosto das placas da gigabyte e da asus, acho as bios fáceis de mexer, mas esses modelos em específico nunca vi pessoalmente

Última edição:
E aí galera;
Comprei meu PC em 2019 com:
Asus TUF B450M Pro-II
Ryzen 7 2700
RX 570 4 GB MSI Armor OC
16 GB 3000mhz
Corsair CX650 650w

Ele ainda me atende super bem, tanto pra trabalho, quanto para jogos (só jogo em full hd).
Porém a RX 570 está me dando problemas (travamentos e aquecimento), já orcei reparo mas não compensa.

A minha dúvida fica pela compatibilidade com as placas novas.
Estou entre RTX 3060 12GB e a RTX4060 8GB (AMD estou com receio de comprá-las novamente).
Vi que minha placa-mãe tem PCIe 3.0 e as GPUs tem PCIe 4.0.

Então, terei problemas com essa diferença de PCIe? Ou com o restante da config?
Qual das GPUs citadas acima é a mais recomendada? Ou existe alguma AMD que compense mais?

OBS: Tenho 2k de orçamento, mas será dividido entre a GPU e um NVMe m2.

Agradeço imensamente à quem puder ajudar!!!

Última edição:
Bom gostaria de tentar aproveitar algumas "ofertas " para a montagem de um setup e estava pensando nos seguintes itens (o setup seria para jogar trabalho,e jogos multiplayer em geral ):
Ryzen 5 5600
RTX 4060 8gb
B550m pro vdh wifi
Montech air 903max
2x8gb memória RAM xpg d35
SSD Kingston 1tb
Cooler thermal right assassin x r se plus 120mm
LG ultragear 144hz
Fonte galaxy omega gl500s 500w
Aceito sugestões ,obrigado

E aí galera;
Comprei meu PC em 2019 com:
Asus TUF B450M Pro-II
Ryzen 7 2700
RX 570 4 GB MSI Armor OC
16 GB 3000mhz
Corsair CX650 650w

Ele ainda me atende super bem, tanto pra trabalho, quanto para jogos (só jogo em full hd).
Porém a RX 570 está me dando problemas (travamentos e aquecimento), já orcei reparo mas não compensa.

A minha dúvida fica pela compatibilidade com as placas novas.
Estou entre RTX 3060 12GB e a RTX4060 8GB (AMD estou com receio de comprá-las novamente).
Vi que minha placa-mãe tem PCIe 3.0 e as GPUs tem PCIe 4.0.

Então, terei problemas com essa diferença de PCIe? Ou com o restante da config?
Qual das GPUs citadas acima é a mais recomendada? Ou existe alguma AMD que compense mais?

OBS: Tenho 2k de orçamento, mas será dividido entre a GPU e um NVMe m2.

Agradeço imensamente à quem puder ajudar!!!
a 3060 já consegue encontrar modelos a partir de 1.500,00 e a 4060 fica perto de 1.700,00

ela é pouca coisa melhor no bruto, mas conta com frame gen da nvidia, que pra falar a verdade acho que logo mais não vai mais ser um diferencial tão grande visto que o da amd está sendo implementado em muitos jogos... mas ela conta com ele, e claro, 4gb de vram a menos. Pra mim particularmente nunca coloco tudo no ultra então 8gb já são suficientes pra mim, mas vai de vc, eu ficaria com a 4060.

nesse preço consegue achar algumas rx 6650 xt, se der sorte até uma 6700 xt, que são melhores na raster, mas perdem em rt e em não ter o dlss. Eu ficaria com a 4060 ou uma dessas AMD.

Não precisa se preocupar com pci-e, o barramento dessas placas não é (tão) reduzido a ponto de ter perda de performance por isso não.

Parabéns pelo upgrade
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bom gostaria de tentar aproveitar algumas "ofertas " para a montagem de um setup e estava pensando nos seguintes itens (o setup seria para jogar trabalho,e jogos multiplayer em geral ):
Ryzen 5 5600
RTX 4060 8gb
B550m pro vdh wifi
Montech air 903max
2x8gb memória RAM xpg d35
SSD Kingston 1tb
Cooler thermal right assassin x r se plus 120mm
LG ultragear 144hz
Fonte galaxy omega gl500s 500w
Aceito sugestões ,obrigado
Parabéns pela compra.

Pode economizar um pouquinho levando uma b450 no lugar dessa placa mãe ai, e pro processador dá pra manter o cooler box, só se for fazer overclock ou reparar que ele tá esquentando, ai sim comprar um melhorzinho. Talvez usar a diferença pra uma fonte um pouco mais robusta e não ter que se preocupar em trocar ela quando for fazer qualquer upgrade

Última edição:
Saudações.

Comprei o 9800x3d e vou pegar uma b650 tuf wifi plus.

Agora a dúvida é memória, Dando uma olhada nas opções atuais nas grandes lojas estou em dúvida basicamente entre essas opções:

https://www.kabum.com.br/produto/52...-otimizado-intel-xmp-preto-cmk32gx5m2b6600c38]

Qual vocês pegariam?
TEriam outra sugestão?

Olá pessoas, primeira postagem no fórum.

Queria saber a opinião de vocês.

Tenho as seguintes configurações:

Rtx 3070
Ryzen 5600x
32gb de ram 3200mhz
MSI b550m vdh pro
Armazenamento tenho mais que o suficiente, tanto em espaço
quanto em velocidade.

To com esse pc fazem uns 3 anos, e penso em troca-lo por completo daqui mais uns 3, porém nesse meio
tempo estava pensando em possíveis upgrades que poderia fazer e me perco.

Alguém tem uma configuração parecida e fez um upgrade que valeu bem a pena?

Jogos basicamente todo tipo de jogo, desde competitivos até TripleA single player.

Agradeço qualquer ajuda desde já.

a 3060 já consegue encontrar modelos a partir de 1.500,00 e a 4060 fica perto de 1.700,00

ela é pouca coisa melhor no bruto, mas conta com frame gen da nvidia, que pra falar a verdade acho que logo mais não vai mais ser um diferencial tão grande visto que o da amd está sendo implementado em muitos jogos... mas ela conta com ele, e claro, 4gb de vram a menos. Pra mim particularmente nunca coloco tudo no ultra então 8gb já são suficientes pra mim, mas vai de vc, eu ficaria com a 4060.

nesse preço consegue achar algumas rx 6650 xt, se der sorte até uma 6700 xt, que são melhores na raster, mas perdem em rt e em não ter o dlss. Eu ficaria com a 4060 ou uma dessas AMD.

Não precisa se preocupar com pci-e, o barramento dessas placas não é (tão) reduzido a ponto de ter perda de performance por isso não.

Parabéns pelo upgrade
Estava mesmo inclinado à pegar a 4060, por ser mais recente, e agora sabendo dessas funcionalidades fica mais fácil a decisão;
Principalmente visando o longo prazo.

Agora só resta encontrar um bom preço nessa BF.

Valeu pela força!!!

Olá pessoas, primeira postagem no fórum.

Queria saber a opinião de vocês.

Tenho as seguintes configurações:

Rtx 3070
Ryzen 5600x
32gb de ram 3200mhz
MSI b550m vdh pro
Armazenamento tenho mais que o suficiente, tanto em espaço
quanto em velocidade.

To com esse pc fazem uns 3 anos, e penso em troca-lo por completo daqui mais uns 3, porém nesse meio
tempo estava pensando em possíveis upgrades que poderia fazer e me perco.

Alguém tem uma configuração parecida e fez um upgrade que valeu bem a pena?

Jogos basicamente todo tipo de jogo, desde competitivos até TripleA single player.

Agradeço qualquer ajuda desde já.
A resposta é relativamente simples:

Você jogar em 1080p ou 4k?
Se for 1080p, faria up no CPU para um 5700x3D pq a 3070 é mais que adequada pra essa resolução.
Se for em 4k, a 3070 com 8gb já está ficando bem para trás, recomendaria upgrade pra uma GPU com mais memória, no entanto, 12gb ainda é considerado relativamente pouco para 4k no high, então uma 4070 super ou ti não é o ideal para essa resolução, uma 4070 ti super ou mesmo uma 3090 ou 6900 usada seriam mais interessantes. Mas a nova geração da NVIDIA está prestes a lançar a nova geração de GPUs dela que vai abalar o mercado. .

Agora se você jogar em 1440p ai o ideal seria upgrade das duas coisas, kek, mas vai depender bastante de que jogos você tem interesse, alguns jogos mal otimizados se beneficiariam mais de um 5700x3d com 3070 do que um 5600x com uma 4070 ti. Notavelmente Stalker 2 e outros jogos em UE5.

AI vai das suas prioridades e quanto está diposto a gastar.... O uprade de CPU é obviamente mais barato e não vai te dar muito mais fps de pico, mas vai melhor muito as quedas de FPS, que ao meu ver é o mais importante

A resposta é relativamente simples:

Você jogar em 1080p ou 4k?
Se for 1080p, faria up no CPU para um 5700x3D pq a 3070 é mais que adequada pra essa resolução.
Se for em 4k, a 3070 com 8gb já está ficando bem para trás, recomendaria upgrade pra uma GPU com mais memória, no entanto, 12gb ainda é considerado relativamente pouco para 4k no high, então uma 4070 super ou ti não é o ideal para essa resolução, uma 4070 ti super ou mesmo uma 3090 ou 6900 usada seriam mais interessantes. Mas a nova geração da NVIDIA está prestes a lançar a nova geração de GPUs dela que vai abalar o mercado. .

Agora se você jogar em 1440p ai o ideal seria upgrade das duas coisas, kek, mas vai depender bastante de que jogos você tem interesse, alguns jogos mal otimizados se beneficiariam mais de um 5700x3d com 3070 do que um 5600x com uma 4070 ti. Notavelmente Stalker 2 e outros jogos em UE5.

AI vai das suas prioridades e quanto está diposto a gastar.... O uprade de CPU é obviamente mais barato e não vai te dar muito mais fps de pico, mas vai melhor muito as quedas de FPS, que ao meu ver é o mais importante

Meu foco é QuadHd mesmo. Vlw, acho que vou pegar o 5700x3d mesmo então. Jogar em 4k ainda é muito caro pro meu bolso.

Bom dia !
Pessoal vou trocar de Pc , quando era Jovem trocava de 6 em 6 meses , hoje nao jogo quase nada e nem tenho mais saco .
Jogos que vou jogar > path of exile 2 , elder ring , dark souls e outros jogos que virao ( mas eu jogo pouco)
Preciso da ajuda de vcs para esta troca
Processador ja defini que vai ser um Ryzen 5700x
Fonte ja tenho uma top da cooler master full modular de 850w
Na verdade preciso da ajuda para definir :
Placa mae , ate 1000,00 ( quero uma bastante custo beneficio)
Placa de video mantenho minha 5600 XT ou pego uma 3060 TI usada por 1500,00 ou uma outra radeon, mas qual? nao quero gastar mais que 1600 numa placa de video
Memorias ?
SSD?
agradeço desde ja
Ps , quero jogar em quad HD

Users who are viewing this thread

Voltar