[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de UPGRADE/PEÇAS AVULSAS (Gamer/Profissional/uso casual)

Bom dia !
Pessoal vou trocar de Pc , quando era Jovem trocava de 6 em 6 meses , hoje nao jogo quase nada e nem tenho mais saco .
Jogos que vou jogar > path of exile 2 , elder ring , dark souls e outros jogos que virao ( mas eu jogo pouco)
Preciso da ajuda de vcs para esta troca
Processador ja defini que vai ser um Ryzen 5700x
Fonte ja tenho uma top da cooler master full modular de 850w
Na verdade preciso da ajuda para definir :
Placa mae , ate 1000,00 ( quero uma bastante custo beneficio)
Placa de video mantenho minha 5600 XT ou pego uma 3060 TI usada por 1500,00 ou uma outra radeon, mas qual? nao quero gastar mais que 1600 numa placa de video
Memorias ?
SSD?
agradeço desde ja
Ps , quero jogar em quad HD
Bom dia,

Pra combar com esse processador uma boa b450 já serve, hoje se vc jogar b450 no google aparece uma opção TUF da asus e uma steel legend da Asrock, duas placas que vão te atender muito bem e desses 1000,00 que colocou de orçamento vai gastar no máximo 700.

De placa de vídeo acredito que por esse preço é impossível achar algo melhor que a 3060ti, é um bom negócio levar por 1500,00, só confere se está funcionando perfeitamente, faz uns testes em alguns jogos e um teste de stress pra ver se não esquenta além do ponto, mas por esse preço não vai encontrar nada melhor que ela, com as configurações certas nos jogos com certeza te atende pra 1440p

Memórias qualquer dois pentes de 8gb de uma marca confiável, XPG, Geil, Kingston, qualquer uma que conheça. e talvez seria legal pegar o dinheiro que sobrou no orçamento da placa mãe pra colocar mais 2 pentes de 8gb, ter 32gb hj te traria mais longevidade pro PC, e memória da pra reutilizar em qualquer máquina depois.

SSD eu gosto de ter um pro sistema e um outro disco pra jogos, pode comprar um sata de 128 ou 256 e um M.2 pra jogos, ou se a placa mãe que vc escolher tiver dois slots M.2 pegar 2 deles mesmo, ou até pegar um só de 1tb pra tudo, vai da sua escolha e do preço que vai estar no momento da compra.

Vai dar uma baita máquina, sucesso!

Boa tarde pessoal, tudo bem? Minha pergunta é até que simples. Alguém conhece a memóriam RAM "Memória DDR4 XPG Gammix D10, 16GB 3200Mhz, Black, AX4U320016G16A-SB10"?
Está por R$219 na Terabyte, acredito que seja um preço bom para a Black Friday, e penso em comprar logo duas. Alguém conhece e recomenda essa memóriam RAM? Possui CL16-18-18. Se não, possuem outra para recomendar ou esperar abaixar o preço?

Gabinete: Air903 Max com 6 fans
Processador: Ryzen 5 5600X
Placa de vídeo: Rx6650xt OC 8GB
Placa-mãe: B550M Pro vdh-wifi
Memória RAM: 2x8GB 2400mhz
SSD: Samsung 990 Pro 1TB
HD: 1TB

Bom dia,

Pra combar com esse processador uma boa b450 já serve, hoje se vc jogar b450 no google aparece uma opção TUF da asus e uma steel legend da Asrock, duas placas que vão te atender muito bem e desses 1000,00 que colocou de orçamento vai gastar no máximo 700.

De placa de vídeo acredito que por esse preço é impossível achar algo melhor que a 3060ti, é um bom negócio levar por 1500,00, só confere se está funcionando perfeitamente, faz uns testes em alguns jogos e um teste de stress pra ver se não esquenta além do ponto, mas por esse preço não vai encontrar nada melhor que ela, com as configurações certas nos jogos com certeza te atende pra 1440p

Memórias qualquer dois pentes de 8gb de uma marca confiável, XPG, Geil, Kingston, qualquer uma que conheça. e talvez seria legal pegar o dinheiro que sobrou no orçamento da placa mãe pra colocar mais 2 pentes de 8gb, ter 32gb hj te traria mais longevidade pro PC, e memória da pra reutilizar em qualquer máquina depois.

SSD eu gosto de ter um pro sistema e um outro disco pra jogos, pode comprar um sata de 128 ou 256 e um M.2 pra jogos, ou se a placa mãe que vc escolher tiver dois slots M.2 pegar 2 deles mesmo, ou até pegar um só de 1tb pra tudo, vai da sua escolha e do preço que vai estar no momento da compra.

Vai dar uma baita máquina,
atualizando ....comprei uma gigabyte 3070 Gaming OC (linda , 3 fans) paguei 1700,00
A placa mae que tu disse nao vai ficar obsoleta demais daqui uns 2 anos nao? so vou trocar de pc daqui 3 anos
edit > vou passar a 3070 pro meu filho e pegar uma Rx 6700 Xt Red devil ...boa ne?

Última edição:
Pessoal estou pensando em trocar meu processador atual (i5 11400F) por um Ryzen 7 5700x ou 5700x3d, a diferença de preço deles está em torno de 350 reais (parcelado), uma das minhas dúvidas é se minha fonte de 650w tanka um 5700x3d, pq se não der conta vou ir no 5700x pra não precisar troca-la. Outra dúvida caso escolha esse 5700x é se ele combina bem com a minha placa de vídeo que é uma 4070 super, já que meu i5 11400F simplesmente pegou 100% de uso no cyberpunk enquanto a placa de vídeo ficou em 30%.

Pessoal estou pensando em trocar meu processador atual (i5 11400F) por um Ryzen 7 5700x ou 5700x3d, a diferença de preço deles está em torno de 350 reais (parcelado), uma das minhas dúvidas é se minha fonte de 650w tanka um 5700x3d, pq se não der conta vou ir no 5700x pra não precisar troca-la. Outra dúvida caso escolha esse 5700x é se ele combina bem com a minha placa de vídeo que é uma 4070 super, já que meu i5 11400F simplesmente pegou 100% de uso no cyberpunk enquanto a placa de vídeo ficou em 30%.
Se estiver no seu alcance vai de 5700x3d. Sim uma 650w minimamente decente dá conta disso tudo.

E qual placa mãe você recomenda pra ele? Estava pensando em uma msi B550M pro VDH wi-fi
Pode ir nessa ou na b550m Aorus Elite. Ambas tem um bom CxB e aguentam sossegado esse processador.

Outra pergunta, meu Walter cooler é uma Gamdias de 240mm, dizem que esse processador esquenta até que considerável, acha que esse WC tanka ele?
Não conheço esse WC. Mas de toda sorte é valido assim que o PC chegar e voce montar, realizar os testes e ver como o processador se comporta.

Não conheço esse WC. Mas de toda sorte é valido assim que o PC chegar e voce montar, realizar os testes e ver como o processador se comporta.
Entendi, então vou comprar e testar, acredito que mesmo que o WC não seja o ideal não acho que vai fazer o processador atingir o pico de temperatura dele, agradeço aí por responder, vlw Tmj

atualizando ....comprei uma gigabyte 3070 Gaming OC (linda , 3 fans) paguei 1700,00
A placa mae que tu disse nao vai ficar obsoleta demais daqui uns 2 anos nao? so vou trocar de pc daqui 3 anos
edit > vou passar a 3070 pro meu filho e pegar uma Rx 6700 Xt Red devil ...boa ne?
Pode ter algo aqui e ali que placas mais novas façam mais rápido, tenham mais conexões, algo do tipo, mas ficar obsoleta não, relaxa, vida longa ao AM4

Parabéns pelas GPUs, placas top, pegou a 6700xt nova na black friday?

Eae pessoal!
A ram que eu tenho não vende mais F4-3600C17D-16GTZKW.
Será que F4-3600C18D-16GTRX vai ficar ruim quando trabalharem juntas? Seriam mais 2 pentes, sendo 4 no total.
Quero ter 32gb, mas a única opção é que tenho sem gastar muito.
Ou recomendam 2x16? Aí eu teria que vender a minha atual por valor baixo e gastar mais. Ou estou enganado?
Mas eu faria a troca se os valores ajudassem.
Notei também que meu Ryzen 5 3600 é da terceira geração, e segundo a MOBO, a RAM atual que uso não está correta. Procede? No manual diz qu eu deveria usar 3466 ou 3400mhz, etc, mas estou usando 3600mhz que diz ser para a segunda geração.
Qual a influência disso efetiva? Já tem 3 anos com essa RAM e não sei se isso me prejudicou, apesar de já ter tido tela azulem diversas ocasiões.

Última edição:

compro qual das 2? se alguem sober diga-se o que uma tem melhor que a outra

compro qual das 2? se alguem sober diga-se o que uma tem melhor que a outra
Nesse caso a MSI sem dúvidas, 3 anos de garantia, 2 USB-C (1 da placa-mãe, 1 pro gabinete se ele tiver), VRM pra qualquer CPU do AM4, 2º M2 não tem velocidade capada, mais header pra fan, mais portas Sata, basicamente é superior em tudo e ainda tem garantia 3x maior, de melhor nessa Gigabyte acho que só a quantidade de header pra conectar mais luzinha RGB/ARGB

Pessoal, boa tarde!

Estou com o i5 14600KF e estou querendo montar o resto da configuração com um orçamento de mais R$ 5.000 (parcelado), sem incluir monitor e periféricos.

Já queria montar DDR5, porém vi que a Asus B760M-AYW não é muito recomendada, pois tem problema de aquecimento de VRM com esse processador, faz sentido? Além disso, vi também que o ideal é um water cooler de 360mm.

Pensei em uma 4060 de GPU. Conseguem me ajudar a montar o setup completo?

Obs.: Postei no outro tópico mas como já tem o processador acho que faz mais sentido aqui.

Pessoal, boa tarde!

Estou com o i5 14600KF e estou querendo montar o resto da configuração com um orçamento de mais R$ 5.000 (parcelado), sem incluir monitor e periféricos.

Já queria montar DDR5, porém vi que a Asus B760M-AYW não é muito recomendada, pois tem problema de aquecimento de VRM com esse processador, faz sentido? Além disso, vi também que o ideal é um water cooler de 360mm.

Pensei em uma 4060 de GPU. Conseguem me ajudar a montar o setup completo?

Obs.: Postei no outro tópico mas como já tem o processador acho que faz mais sentido aqui.
Eu evitaria pegar essas placa de entrada, compra uma Asus TUF B760M.

Não precisa de watercooler, muito menos 360mm, um Peerless Assassin 120 de R$250 ja vai atender muito bem, mas se quiser mesmo ir de AIO pode pegar qualquer um de uma marca boa de 240mm que vai dar conta de sobra.

Uma 4060 ou 4060ti vai ficar legal com esse processador.

Pode ter algo aqui e ali que placas mais novas façam mais rápido, tenham mais conexões, algo do tipo, mas ficar obsoleta não, relaxa, vida longa ao AM4

Parabéns pelas GPUs, placas top, pegou a 6700xt nova na black friday?
nao peguei mais a 6700 , motivo : pessoal endoidou com preço
isso serve de info pra vcs
comprei 2 3070 , cada uma 1700,00 , tive varias opçoes de 3060 Ti por 1500,00 , placas usadas de proscedencia com nota e unico dono
vale lembrar que so compro msi , gigabyte e asus
obvio que vcs vai ver anuncios com valores maiores ( compro no face ou na olx) mas faça a oferta , se o cara nao aceitar passe para outro
nao pague mais que isso que informei nestas placas
a 6700 xt no maximo 1500,00
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

comprei 2 3070 , cada uma 1700,00 , tive varias opçoes de 3060 Ti por 1500,00 , placas usadas de proscedencia com nota e unico dono
obvio que vcs vai ver anuncios com valores maiores ( compro no face ou na olx) mas faça a oferta , se o cara nao aceitar passe para outro

Pegou por um preço ótimo, a 3070 deita e rola nas placas que se acha hoje por esse preço, vai jogar muito bem.

As vezes tenho vontade de pegar placas do mercado de usado, os preços são imbatíveis, montaria uns PCs muito mais fortes do que comprando novo, mas o medo de dar um azar e precisar acionar a garantia fala mais alto

MSI Pro B650M-P e uma boa opção CxB apesar de não ter pcie 5.0? Para combar com um 7600​

To querendo fazer um upgrade do meu guerreiro i7 4790 pra algum mais moderno e com mais performance.

Pensei em trocar por um i5 12400f + uma b660 + 16gb RAM pra combar com minha 1660 super que já tenho.

Tem alguma outra opção mais custo benefício até 2k +-?

MSI Pro B650M-P e uma boa opção CxB apesar de não ter pcie 5.0? Para combar com um 7600​

PCIE 5.0 é e vai continuar sendo inútil pra quase 100% das pessoas, se a mobo atender quanto ao resto da conectividade é uma opção CxB pra CPUs que consomem pouco e pra quem tem foco maior em jogos

To querendo fazer um upgrade do meu guerreiro i7 4790 pra algum mais moderno e com mais performance.

Pensei em trocar por um i5 12400f + uma b660 + 16gb RAM pra combar com minha 1660 super que já tenho.

Tem alguma outra opção mais custo benefício até 2k +-?
Melhor que isso nesse orçamento acho que não, equivalente teria um kit Ryzen 5600 + B550 mas no geral daria meio que na mesma, mas teria uma opção de upgrade ao meu ver mais interessante que é o 5700x3D

Melhor que isso nesse orçamento acho que não, equivalente teria um kit Ryzen 5600 + B550 mas no geral daria meio que na mesma, mas teria uma opção de upgrade ao meu ver mais interessante que é o 5700x3D

Vou ter algum ganho expressivo de performance saindo do i7? Vejo alguns benchmarks que não mostram muita diferença, mas tem todo o rolê da plataforma ainda ser ddr3 né

Vou ter algum ganho expressivo de performance saindo do i7? Vejo alguns benchmarks que não mostram muita diferença, mas tem todo o rolê da plataforma ainda ser ddr3 né
Tem uma boa diferença do i7 4790 pra um 12400f ou 5600 sim, agora se você vai ver/sentir diferença depende do jogo, resolução, framerate e GPU, talvez em um jogo melhore 30% o fps médio, no outro 10% e no outro nada, e o fps mínimo deve dar uma melhorada independente disso

Bom pessoal, tenho esse kit atual há alguns anos (Ryzen 2600 + 16Gbs @3000mhz) e tenho passado dor de cabeça com ele atualmente, como postei em outros topicos aqui do forum.

Minha ideia é substituir ele por um kit com um processador mais moderno, com IPC mais forte, com no mínimo 32GBs de ram e que consiga aguentar a RTX 4060 sempre em 100% (coisa que o 2600 não consegue em muitos casos, principalmente em games multiplayer).

Estou bem defasado no mercado, não acompanho a serie de processadores desde a décima geração da intel, por exemplo, então estou criando esse tópico para pedir opiniões de qual seria o melhor custoxbeneficio para a necessidade que tenho. Será que com um orçamento de 2k reais consigo algo que resolva a questão de desempenho?

Lembrando, que minha ideia é trocar placa mãe, processador e ter no mínimo 32Gbs de ram, pensando no futuro.

Aproveitando o tópico, a versão da placa de video que tenho tem 8Gbs de vram, considerando isso, investir em uma memoria ram mais rápida, ajudaria a reduzir stutterings (principalmente em configurações de texturas mais altas)?

Lembrando, que não quero aumentar a máxima de FPS, mas reduzir a oscilação e stuttering que em muitos casos é quase inviável.

Bom pessoal, tenho esse kit atual há alguns anos (Ryzen 2600 + 16Gbs @3000mhz) e tenho passado dor de cabeça com ele atualmente, como postei em outros topicos aqui do forum.

Minha ideia é substituir ele por um kit com um processador mais moderno, com IPC mais forte, com no mínimo 32GBs de ram e que consiga aguentar a RTX 4060 sempre em 100% (coisa que o 2600 não consegue em muitos casos, principalmente em games multiplayer).

Estou bem defasado no mercado, não acompanho a serie de processadores desde a décima geração da intel, por exemplo, então estou criando esse tópico para pedir opiniões de qual seria o melhor custoxbeneficio para a necessidade que tenho. Será que com um orçamento de 2k reais consigo algo que resolva a questão de desempenho?

Lembrando, que minha ideia é trocar placa mãe, processador e ter no mínimo 32Gbs de ram, pensando no futuro.

Lembrando, que não quero aumentar a máxima de FPS, mas reduzir a oscilação e stuttering que em muitos casos é quase inviável.
Acho que 2k não é suficiente pra migrar de plataforma com 32gb, se pegar o dinheiro da venda das peças e botar mais 2k aí talvez, mas eu a princípio só substituiria o 2600 pelo 5700x3D e testaria pra ver se satisfaz porque as vezes o problema imediato é mais a CPU do que a RAM, e se decidir fazer o up de 16gb pra 32gb no AM4 eu tentaria achar algum kit 2x16 usado no precinho ou esperar uma boa promoção

Se for partir pra AM5 por exemplo vai gastar uns 900 em placa-mãe, 1300 num Ryzen 7600 (tá até mais caro que isso no momento) e mais uns 800-900 em 32gb DDR5 então o gasto total seria na faixa de 3k pra no final das contas ter um CPU com desempenho similar ao 5700x3D que consegue achar na faixa de 1300

Aproveitando o tópico, a versão da placa de video que tenho tem 8Gbs de vram, considerando isso, investir em uma memoria ram mais rápida, ajudaria a reduzir stutterings (principalmente em configurações de texturas mais altas)?
RAM ajuda mas é indiferente a GPU, se tiver uma GPU de 6gb ou 24gb pode ajudar da mesma forma se houver algum gargalo que seja de CPU, os CPUs X3D tem algo positivo que é justamente serem menos dependente de memória, então ainda tem uma melhora tanto no fps médio (se tiver gargalo de CPU) quanto fps mínimo (mesmo sem gargalo), mas o maior ganho não vai ser nem comprando a memória mais rápida possível necessariamente e sim ajustando os timings na bios, todas as memórias sem exceção tem uma boa margem de melhora se ajustadas manualmente, mas nos CPUs X3D a diferença é menor

Users who are viewing this thread

Voltar