[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de UPGRADE/PEÇAS AVULSAS (Gamer/Profissional/uso casual)

Pessoal, tem algum problema/incompatibilidade em usar dois módulos de memória ram de marcas diferentes? Sei que o ideal é que ambas sejam do mesmo tipo "ddr5 e frequência 5600mhz", mas teria algo mais que deva me atentar? Tipo o CL precisa ser exatamente igual nas duas?

Acho que 2k não é suficiente pra migrar de plataforma com 32gb, se pegar o dinheiro da venda das peças e botar mais 2k aí talvez, mas eu a princípio só substituiria o 2600 pelo 5700x3D e testaria pra ver se satisfaz porque as vezes o problema imediato é mais a CPU do que a RAM, e se decidir fazer o up de 16gb pra 32gb no AM4 eu tentaria achar algum kit 2x16 usado no precinho ou esperar uma boa promoção

Se for partir pra AM5 por exemplo vai gastar uns 900 em placa-mãe, 1300 num Ryzen 7600 (tá até mais caro que isso no momento) e mais uns 800-900 em 32gb DDR5 então o gasto total seria na faixa de 3k pra no final das contas ter um CPU com desempenho similar ao 5700x3D que consegue achar na faixa de 1300

RAM ajuda mas é indiferente a GPU, se tiver uma GPU de 6gb ou 24gb pode ajudar da mesma forma se houver algum gargalo que seja de CPU, os CPUs X3D tem algo positivo que é justamente serem menos dependente de memória, então ainda tem uma melhora tanto no fps médio (se tiver gargalo de CPU) quanto fps mínimo (mesmo sem gargalo), mas o maior ganho não vai ser nem comprando a memória mais rápida possível necessariamente e sim ajustando os timings na bios, todas as memórias sem exceção tem uma boa margem de melhora se ajustadas manualmente, mas nos CPUs X3D a diferença é menor
E intel equivalente, não acha nada mais em conta? Não tenho preferencia por plataforma, a ideia é desempenho bruto.

EDIT: Também não tenho interesse a modificações ou overclock, vou usar tudo em stock e deixar esse kit rodando junto por um bom tempo.

Não vou usar o onboard, então, tem necessidade de ser a versão x3D? A outra versão está 300 reais mais barata na maioria das lojas, isso não daria margem para acrescentar mais 16Gbs de ram?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estava vendo isso e parece que o Ryzen 5700x tem mais performance que o 5700x3d além de ser mais barato, confere?

Última edição:
E intel equivalente, não acha nada mais em conta? Não tenho preferencia por plataforma, a ideia é desempenho bruto.
Geração mais nova da Intel o CPU mais barato tá 2500~ conto e entrega +- a mesma coisa, da geração 13/14 (que tiveram problemas recentemente) pra ter algo +- no mesmo nível seria um 13600k/14600k que tão +- 1800-1900 reais, ficam um pouco na frente do 5700x3D mas eu não vejo muito sentido em trocar toda a plataforma e gastar mais dinheiro pra algo que vai ter pouca diferença, acho que faria mais sentido ir de 7600 e ter mais opções interessantes de upgrade no futuro

Não vou usar o onboard, então, tem necessidade de ser a versão x3D? A outra versão está 300 reais mais barata na maioria das lojas, isso não daria margem para acrescentar mais 16Gbs de ram?
Se o foco for jogos sim, a versão x3D dá uma boa diferença pra normal tanto em fps mínimo quanto médio (se a GPU conseguir empurrar), como você citou que quer melhor oscilação/stuttering eu nem cogitaria os CPUs normais porque os x3D vão entregar o melhor possível nisso na plataforma AM4, e você pode manter a sua placa-mãe atual então o gasto seria apenas os 1300 do CPU, sobra $ pra pegar 32gb independente disso mas comentei sobre pegar futuramente porque as vezes o problema nem é a falta de ram mas aí só você monitorando o consumo pra saber, a troca de CPU vai dar uma diferença bem grande, agora a troca de ram não tenho certeza se sequer ajudaria no seu caso especificamente, até por isso acabaria deixando a ram pra comprar depois mas mesmo se decidir pegar CPU + 32gb de uma vez ainda fica abaixo dos 2k mesmo sem vender o CPU/ram atual

Estava vendo isso e parece que o Ryzen 5700x tem mais performance que o 5700x3d além de ser mais barato, confere?

Em jogos os x3D são melhores em 99,9% dos casos que os não-x3D, vai ter um ou outro jogo que se beneficia mais do clock extra (que é pouca diferença) do que o cache extra mas é a minoria esmagadora

Última edição:
Geração mais nova da Intel o CPU mais barato tá 2500~ conto e entrega +- a mesma coisa, da geração 13/14 (que tiveram problemas recentemente) pra ter algo +- no mesmo nível seria um 13600k/14600k que tão +- 1800-1900 reais, ficam um pouco na frente do 5700x3D mas eu não vejo muito sentido em trocar toda a plataforma e gastar mais dinheiro pra algo que vai ter pouca diferença, acho que faria mais sentido ir de 7600 e ter mais opções interessantes de upgrade no futuro

Se o foco for jogos sim, a versão x3D dá uma boa diferença pra normal tanto em fps mínimo quanto médio (se a GPU conseguir empurrar), como você citou que quer melhor oscilação/stuttering eu nem cogitaria os CPUs normais porque os x3D vão entregar o melhor possível nisso na plataforma AM4, e você pode manter a sua placa-mãe atual então o gasto seria apenas os 1300 do CPU, sobra $ pra pegar 32gb independente disso mas comentei sobre pegar futuramente porque as vezes o problema nem é a falta de ram mas aí só você monitorando o consumo pra saber, a troca de CPU vai dar uma diferença bem grande, agora a troca de ram não tenho certeza se sequer ajudaria no seu caso especificamente, até por isso acabaria deixando a ram pra comprar depois mas mesmo se decidir pegar CPU + 32gb de uma vez ainda fica abaixo dos 2k mesmo sem vender o CPU/ram atual
700 reais, será que consegue 32Gbs de ram ddr4 de qualidade razoável?

700 reais, será que consegue 32Gbs de ram ddr4 de qualidade razoável?
Tranquilo, o preço de DDR4 tá meio salgado e os estoques meio ruins/em falta, até por isso eu tentaria dar uma garimpada no mercado de usados se não se importar, mas pra um CPU x3D e considerando que não vai fazer OC manual sinceramente não vai mudar quase nada então não precisa pegar nada absurdo também, um kit 3200 CL16 tá mais que bom, se achar algum 3600 CL16 melhor ainda mas não pagaria muito a mais considerando a situação

Bom pessoal, tenho esse kit atual há alguns anos (Ryzen 2600 + 16Gbs @3000mhz) e tenho passado dor de cabeça com ele atualmente, como postei em outros topicos aqui do forum.

Minha ideia é substituir ele por um kit com um processador mais moderno, com IPC mais forte, com no mínimo 32GBs de ram e que consiga aguentar a RTX 4060 sempre em 100% (coisa que o 2600 não consegue em muitos casos, principalmente em games multiplayer).

Estou bem defasado no mercado, não acompanho a serie de processadores desde a décima geração da intel, por exemplo, então estou criando esse tópico para pedir opiniões de qual seria o melhor custoxbeneficio para a necessidade que tenho. Será que com um orçamento de 2k reais consigo algo que resolva a questão de desempenho?

Lembrando, que minha ideia é trocar placa mãe, processador e ter no mínimo 32Gbs de ram, pensando no futuro.

Aproveitando o tópico, a versão da placa de video que tenho tem 8Gbs de vram, considerando isso, investir em uma memoria ram mais rápida, ajudaria a reduzir stutterings (principalmente em configurações de texturas mais altas)?

Lembrando, que não quero aumentar a máxima de FPS, mas reduzir a oscilação e stuttering que em muitos casos é quase inviável.
Se o foco for gastar o mínimo possivel e reduzir o gargalo de processador eu só trocaria por um Ryzen 5600, na maior parte dos jogos vai levar suave, e ai pode colocar mais 16gb de ram, mas se quiser levar ao máximo pode fazer o que um pessoal falou e levar um 5700x3d, ai seria ótimo, mas consideravelmente mais caro, não acho necessário se seu foco é só reduzir os stutterings nesse caso

Se o foco for gastar o mínimo possivel e reduzir o gargalo de processador eu só trocaria por um Ryzen 5600, na maior parte dos jogos vai levar suave, e ai pode colocar mais 16gb de ram, mas se quiser levar ao máximo pode fazer o que um pessoal falou e levar um 5700x3d, ai seria ótimo, mas consideravelmente mais caro, não acho necessário se seu foco é só reduzir os stutterings nesse caso
Mas pensando no futuro, pra deixar "mais tranquilo por mais tempo", vale a pena o investimento a mais no 5700x3d? Ou com o tempo a tendencia é que ele fique obsoleto como o 5600, não valendo a diferença?

Mas pensando no futuro, pra deixar "mais tranquilo por mais tempo", vale a pena o investimento a mais no 5700x3d? Ou com o tempo a tendencia é que ele fique obsoleto como o 5600, não valendo a diferença?
Pensando no futuro sim, vai durar muito mais, tem mais núcleos, mais threads e o 3d v-cache, deita e rola em jogos, mas custa quase 2x mais, fora que não sei se seria necessário um cooler pra ele, talvez o cooler box de conta.

Se for pensar em trocar pra uma GPU mais forte em um futuro não tão distante então até vale, mas eu acho que seria um processador muito potente pra uma 4060, mal não faz, claro, mas eu gastaria menos, o 5600 já é um baita CPU pra jogar hj em dia e um ótimo combo pra uma 4060 em fhd.

Se estiver com o dinheiro e fizer um up pensando no futuro qualquer uma das duas opções vai ser ótimo, e qualquer outro cpu da série 5000 pra frente já leva uma 4060 de boa também caso busque outras opções

É uma pergunta bem subjetiva, sem gargalo de GPU a diferença vai ficar na faixa de 10-20% de desempenho, com alguns jogos em específicos que a diferença pode ser maior ou menor, o 5600 já é um bom salto do 2600 custando 500 reais a menos, enquanto o 5700x3D seria uma opção um pouco mais cara que melhora um pouco mais a questão de stuttering mas ainda passa longe de estourar o orçamento, as 2 são opções viáveis mas fui logo no 5700x3D porque cabe tranquilo no orçamento e aí não fica aquela pulga atrás da orelha de "e se eu tivesse pego ele ao invés do 5600", mas as vezes mesmo o 5600 já melhora os stutters o suficiente pra você

Minha placa mãe é essa:

SqYz12S.png

DxsGjvU.png

Ela segura bem o 5700x3d?

Minha placa mãe é essa:

SqYz12S.png

DxsGjvU.png

Ela segura bem o 5700x3d?

só atualizar a BIOS pra versão mais atual e ser feliz
é uma placa mãe um tanto quanto simples, mas como o foco é jogar acaba não exigindo muito da placa mãe

Então peessoal, decidi que vou fazer upgrade aos poucos. Vou ficar monitorando o preço do 5700x3d pro futuro proximo. No momento, vou fazer o primeiro upgrade de acrescentar os 32GBs de ram. Se puderem postar um bom kit de memoria 16x2 com boa estabilidade para Ryzen, agradeço.

Então peessoal, decidi que vou fazer upgrade aos poucos. Vou ficar monitorando o preço do 5700x3d pro futuro proximo. No momento, vou fazer o primeiro upgrade de acrescentar os 32GBs de ram. Se puderem postar um bom kit de memoria 16x2 com boa estabilidade para Ryzen, agradeço.
qualquer ram de marca boa, xpg, geil, kingston, só ver até que frequencia sua placa mãe suporta, comprar, ativar o xmp e ser feliz

qualquer ram de marca boa, xpg, geil, kingston, só ver até que frequencia sua placa mãe suporta, comprar, ativar o xmp e ser feliz
Quando comprei esse Ryzen 2600, lembro que tinha a discussão de algumas memorias que não funcionavam bem com AMD. Isso ainda existe ou não preciso mais me preocupar com isso, só escolher um kit dessas marcas conhecidas, que não vou teer dor de cabeça?

Galera, uma dúvida aqui, visto que todos os jogos hoje em dia pedem SSD e meu sata de 240gb tem o windows instalado nele estou seriamente cogitando comprar um m.2 só pra jogos, o SSD que tenho hoje até tem uns 120gb sobrando, mas sabem, qualquer jogo grande que baixe nele gera mta instabilidade pelo pouquissimo espaço que sobra

Não sou mto do mercado de SSDs, acabaria comprando das marcas que mais tenho familiaridade, mas não tenho intenção de gastar mta grana agora, então queria a opinião aqui, vocês acham que 256gb é pouco pra se ter em um SSD só pra jogos? Não baixo mta coisa e não tenho problema pra desinstalar um jogo se quiser baixar outro, e acho improvável mesmo que um jogo chegue a ocupar um espaço maior que 150gb (mas não duvido de nada), acham que vale a pena 150,00 em um com essa capacidade ou vale a pena gastar mais uns 120,00 e levar logo 500gb?

Edit: se puderem recomendar algum modelo que gostem, agradeço

Quando comprei esse Ryzen 2600, lembro que tinha a discussão de algumas memorias que não funcionavam bem com AMD. Isso ainda existe ou não preciso mais me preocupar com isso, só escolher um kit dessas marcas conhecidas, que não vou teer dor de cabeça?
Dê preferência para memórias com perfil expo e que estejam na lista de memórias suportadas da sua Mobo

Galera, uma dúvida aqui, visto que todos os jogos hoje em dia pedem SSD e meu sata de 240gb tem o windows instalado nele estou seriamente cogitando comprar um m.2 só pra jogos, o SSD que tenho hoje até tem uns 120gb sobrando, mas sabem, qualquer jogo grande que baixe nele gera mta instabilidade pelo pouquissimo espaço que sobra

Não sou mto do mercado de SSDs, acabaria comprando das marcas que mais tenho familiaridade, mas não tenho intenção de gastar mta grana agora, então queria a opinião aqui, vocês acham que 256gb é pouco pra se ter em um SSD só pra jogos? Não baixo mta coisa e não tenho problema pra desinstalar um jogo se quiser baixar outro, e acho improvável mesmo que um jogo chegue a ocupar um espaço maior que 150gb (mas não duvido de nada), acham que vale a pena 150,00 em um com essa capacidade ou vale a pena gastar mais uns 120,00 e levar logo 500gb?

Edit: se puderem recomendar algum modelo que gostem, agradeço
Acho 256gb para jogos muito pouco, também tem que ver sua placa-mãe se suporta SSD nvme ou sata, caso seja nvme esse modelo da Kingston é razoável

Dê preferência para memórias com perfil expo e que estejam na lista de memórias suportadas da sua Mobo

Acho 256gb para jogos muito pouco, também tem que ver sua placa-mãe se suporta SSD nvme ou sata, caso seja nvme esse modelo da Kingston é razoável

no caso como é só pra jogos novos ou que exigem ssd obrigatoriamente não acho que seria pouco espaço, a maior parte dos jogos ficam no HD

sim, suporta nvme tbm

Boa tarde, se não me engano acho que já postei aqui. Tenho um i7 4770k, placa mãe z97xkiller,16gb de memória dd3, junto com uma rx590. Jogo apenas em full hd. Queria fazer um upgrade parcial, seria ou a placa mãe, processador e memória ou a placa de vídeo. Teria uns 2500-3000 pra gastar. Qual a melhor alternativa? Não penso em gastar mais a curto prazo.

Acabei pegando um de 480gb da Patriot mesmo, a diferença entre ele e um de 256 estava dando uns 80 reais, acabei optando por gastar esse pouquinho e ter esse espaço a mais... só não peguei esse da kingston pq aí a diferença ia pra uns 140.

Uma dúvida minha agora, formatei o pc agr recentemente, como faço todo ano, e meu w10 fica no ssd sata. Depois de instalar o nvme é recomendado formatar o pc ou só formatar ele no gerenciador de disco e sair usando?

Acabei pegando um de 480gb da Patriot mesmo, a diferença entre ele e um de 256 estava dando uns 80 reais, acabei optando por gastar esse pouquinho e ter esse espaço a mais... só não peguei esse da kingston pq aí a diferença ia pra uns 140.

Uma dúvida minha agora, formatei o pc agr recentemente, como faço todo ano, e meu w10 fica no ssd sata. Depois de instalar o nvme é recomendado formatar o pc ou só formatar ele no gerenciador de disco e sair usando?
Se o windows está em outro drive e você não vai passar pro SSD não vejo necessidade de formatar.

Tenho um computador com as seguintes configurações;
Processador AMD Ryzen 5 PRO 4650G, 6-Core, 12-Threads, 3.7GHz

Placa Mae Biostar A320MH

Memoria Team Group T-Force 8GB DDR4 2666MHz

E uma fonte Corsair CX550w

Tô querendo colocar uma placa de vídeo nessas configurações, qual placa vcs indicaria ?

Última edição:
Tenho um computador com as seguintes configurações;
Processador AMD Ryzen 5 PRO 4650G, 6-Core, 12-Threads, 3.7GHz

Tô querendo colocar uma placa de vídeo nessas configurações, qual placa vcs indicaria ?
RTX 3060 12gb.

Tópico para concentrar mensagens de quem busca dicas e indicações de peças individuais e upgrades.
Queria saber um possível up no meu pc , não faço ideia do que melhorar

Placa mãe: b450M aorus elite
Processador: Ryzen 5 5600x
placa de video: RX 6600XT
Memória: 16gb ram ja comprei mais 2 pentes de 8gb e vai ficar com 32gb de ram

bom queria sugestões de up

Valeu demais, e com essa fonte vai ser limite ou vou ter uma folguinha ?
Vai ter bastante folga ainda, consumo máximo do PC deve ficar em +- 50% dos 550w da fonte

Queria saber um possível up no meu pc , não faço ideia do que melhorar

Placa mãe: b450M aorus elite
Processador: Ryzen 5 5600x
placa de video: RX 6600XT
Memória: 16gb ram ja comprei mais 2 pentes de 8gb e vai ficar com 32gb de ram

bom queria sugestões de up
Tanto upgrade de CPU quanto GPU fazem sentido, seria o caso de ver sua necessidade na prática e o que mais tá fazendo falta nos jogos, um 5700x3D não seria um upgrade super caro e melhoraria o fps mínimo/estabilidade/stutter e talvez o fps médio se for um jogo extremamente pesado pra CPU e a GPU esteja sobrando nesses casos, um upgrade de GPU seria significativamente mais caro mas se tiver faltando GPU no que você joga aí seria interessante também

Users who are viewing this thread

Voltar