[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de UPGRADE/PEÇAS AVULSAS (Gamer/Profissional/uso casual)

Cara, eu peguei um kit bem parecido há umas páginas atrás para empurrar um RTX 4060 (que salvo engano, tem um pouco mais de desempenho que a RX 6600). Dá uma olhada nas peças que peguei, é quase o mesmo que tu postou, só troquei a placa mãe para a MSI B550m vdh pro wifi, decidi fazer um esforço e investir um pouco mais na placa mãe para ter PCI-ex 4.0, mais espaços de NVME, mais espaços de memoria, enfim, rodar melhor essa config. Os 300 reais de diferença a mais (comparando com a 520) valem a pena, pelo que dizem os reviewss.

Vai chegar tudo entre sexta e terça que vem, se quiser esperar, monto o kit e deixo um feedback aqui, pois as placas tem performance semelhantes.
perdão no caso qual o seu setup atual? são muitos topicos atras eu procurei mas n achei

Em janeiro, completam-se 9 anos desde que adquiri esse pc, e acho que está na hora de dar uma melhorada. Ele sempre funcionou muito bem, sem muitos problemas ou travamentos, mas essa semana, após algumas atualizações, comecei a enfrentar um problema: o sistema começou a congelar quando utilizo a placa de vídeo Nvidia (eu sou uma anta e estava usando a outra gpu desde sabe-se lá quando).

Eu trabalho 100% em home office e uso com frequência programas como Photoshop, Illustrator e, ocasionalmente, o Blender (3D). Não sou muito de jogar, então as minhas necessidades são mais voltadas para produtividade e criação.

Uma pessoa sugeriu que o problema poderia estar na fonte, por isso estou pensando em priorizar a troca dela, pelo menos por enquanto. Você pode me sugerir uma fonte? Aceito também sugestões para melhorar o desempenho de forma geral.

Aqui estão as especificações atuais do meu computador:
  • Windows 10 Pro 22H2
  • Processador: Intel Core i7-4790 Haswell, 3.6GHz, 8MB, Quad-Core
  • Placa Mãe: Gigabyte GA-B85M-D3PH, chipset B85, LGA 1150
  • Memória: 2x Kingston HyperX Fury 8GB (1x8) 1600MHz Blue, HX316C10F/8
  • Placa de Vídeo: Gigabyte Geforce GTX 950 2GB XTREME EDITION GDDR5, 128Bit, GV-N950XTREME-2GD
  • HD: Seagate 1000GB, 3,5" 7200 RPM, 64MB Cache, Sata III, ST1000DM003
  • Leitor/Gravador de DVD/CD: Asus 24X, Black, DRW-24F1MT
  • Gabinete: Thermaltake Versa H22 Black Window Edition, CA-1B3-00M1WN-00
  • Ventoinhas: 2x Dex 120mm FAN, DX-12L-BLUE
  • Fonte: XFX 600W XT Bronze Full Wired 80+ Bronze, P1-600B-XTFR

Boa tarde pessoal
Tenho um setup q comprei não faz 2 anos, só que não sei se vale a pena um upgrade ou vender e comprar um novo
tem jogos que ficam pesados nessa configuração mas fora isso nunca me deu problema.

Segue:
Processador Intel Core i5-11400, 6-Core, 12-Threads, 2.6GHz (4.4GHz Turbo), Cache 12MB, LGA1200, BX8070811400
placa-mãe Mancer B560M-DA, DDR4, Socket LGA1200, M-ATX, Chipset Intel B560, MCR-B560M-DA
Duas memórias Team Group T-Force Vulcan Pichau, 8GB (1x8), DDR4, 3200MHz, C16, Vermelha, TLPRD48G3200HC16F01
SSD Adata Legend 710, 512GB, M.2 2280, PCIe NVMe, Leitura 2400 MB/s, gravação 1800 MB/s, ALEG-710-512GCS
Placa de Vídeo Galax GeForce RTX 3060 1-Click OC, 8GB, GDDR6, 128-Bit, 36NSL8MD6OCC
Fonte Mancer Thunder 600W, 80 Plus Bronze, MCR-THR600-BL01 OEM
Gabinete Gamer Pichau Pulsar, RGB, Lateral de Vidro, Com 3 Fans RGB, Preto, PG-PSR-BRGB01

Qual placa mãe B550? ASUS ROG Strix B550-A Gaming II ou MSI MAG B550 TOMAHAWK ou Asrock B550M Steel Legend?

Estou montando um PC para jogar, mas estou em dúvidas entre estas placas mães no título. Limite até 1,5k

Especificações do PC até o momento:

1. RTX 4060 TI 8GB PNY
2. RYZEN 5 5600
3. 2X8 RAM ASGARD
4. 512 SSD
5. FONTE 650W MSI
6. GABINETE KBM 950N
7. WATER COOLER 360MM SEGOTEP
Se não comprou, a MSI MAG B550 TOMAHAWK com certeza porém atualize antes de usar, aqui a minha deu esse susto. E eu acostumado com a BIOS da Asus, demorei um pouquinho para me achar.

Galera estou pesquisando para montar um novo pc e todo em duvida, estou querendo economizar mas nao sei até q ponto vale a pena, o i5 14600k e o ryzen 7 7700 estão ao mesmo valor, porém o diferencial e a placa mãe comparando placas mães de mesma marca, no caso a aorus uma lga 1700 está beirando os 1000 reais enquanto a am5 está 1400, tendo em vista que 14600k e melhor doque o 7700 vale a pena mesmo sabendo q o unico upgrade q eu poderia fazer nele seria de um i7 ou i9 de mesma geração, ou compensaria mais investir a mais para pegar a plataforma am5 que ira durar por mais uns 2 anos pelo menos?
Obs*: Sou programador de jogos e utilizo muito processamento 3d
Qual seria a sugestão de vocês?

Boa tarde pessoal
Tenho um setup q comprei não faz 2 anos, só que não sei se vale a pena um upgrade ou vender e comprar um novo
tem jogos que ficam pesados nessa configuração mas fora isso nunca me deu problema.

Segue:
Processador Intel Core i5-11400, 6-Core, 12-Threads, 2.6GHz (4.4GHz Turbo), Cache 12MB, LGA1200, BX8070811400
placa-mãe Mancer B560M-DA, DDR4, Socket LGA1200, M-ATX, Chipset Intel B560, MCR-B560M-DA
Duas memórias Team Group T-Force Vulcan Pichau, 8GB (1x8), DDR4, 3200MHz, C16, Vermelha, TLPRD48G3200HC16F01
SSD Adata Legend 710, 512GB, M.2 2280, PCIe NVMe, Leitura 2400 MB/s, gravação 1800 MB/s, ALEG-710-512GCS
Placa de Vídeo Galax GeForce RTX 3060 1-Click OC, 8GB, GDDR6, 128-Bit, 36NSL8MD6OCC
Fonte Mancer Thunder 600W, 80 Plus Bronze, MCR-THR600-BL01 OEM
Gabinete Gamer Pichau Pulsar, RGB, Lateral de Vidro, Com 3 Fans RGB, Preto, PG-PSR-BRGB01

O que você precisa fazer inicialmente é trocar essa fonte por uma de qualidade, não adianta fazer um upgrade e manter essa bomba.

O melhor upgrade seria de GPU mesmo e se quiser mais poderia trocar esse kit de memória por um de 32gb, só lembre de não utilizar 4 pentes, procure substituir por um kit de 2 pentes de 16gb

Você pode pesquisar fontes, mas de cara já achei essa na kabum, vai segurar futuros upgrades com folga

duvida em qual memoria comprar para ryzen 5700x3d asus tuf b450m

estou em duvida entre duas memorias, obs optei por 3200 por ser memorias de CL16.

duvida em qual memoria comprar para ryzen 5700x3d asus tuf b450m

estou em duvida entre duas memorias, obs optei por 3200 por ser memorias de CL16.

3200 cl 16 é ok, das duas que mandou é a melhor escolha

Fala, pessoal!

Tenho uma máquina que considero relativamente boa, mas como todo entusiasta, sempre bate aquela dúvida: será que dá para melhorar ainda mais? Eu trabalho principalmente com desenvolvimento de dados — Data Warehouse, Data Lake, DBA e também sou analista/desenvolvedor de Power BI. Ou seja, minha máquina está sempre sendo exigida ao máximo, mas, de verdade, não sou de jogar muito. Mesmo assim, sou daquele tipo que sempre busca ter a melhor máquina possível, mesmo que nem sempre aproveite todo o seu potencial.

Nos últimos dias, comecei a pensar em possíveis upgrades, mas estou naquela dúvida... onde investir? O que vale mais a pena mexer? Quero ouvir as opiniões de vocês, principalmente quem já teve experiências similares ou tem mais noção de onde minha máquina poderia render mais.

Aqui vai a configuração atual:

Gabinete: Lian Li Lancool 2 ARGB
Fonte: Superflower Leadex 850W Full Modular ARGB
Placa Mãe: Asus TUF X670E Plus
Processador: Ryzen 9 7900X
Water Cooler: Lian Li Galahad 2 ARGB
Memória: Kingston Beast 64GB (2x32GB) DDR5 6000MHz
Placa de Vídeo: Asus TUF RTX 4060Ti
SSD Principal: Kingston Renegade 2TB NVMe 4.0 7300/7000
SSD Secundários: 2x Kingston Renegade 1TB NVMe 4.0 7000/6000
SSD Extras: 2x Kingston 240GB SATA
HDDs: 2x Seagate (3TB e 1.5TB 7200rpm) — Para arquivamento de dados a longo prazo.
Monitor: Samsung Odyssey G5 34" Curvo
Soundbar: Samsung HW Q600C
Teclado: Logitech K545
Mouse: Logitech MX Vertical
Windows: 11 Pro

A pergunta que fica no ar é: Onde vale mais a pena investir? Será que a placa de vídeo está superdimensionada para o que eu faço? Devo focar em mais armazenamento, melhorar o processador, ou talvez investir em uma GPU mais potente?

Tô aberto a qualquer sugestão, seja para desempenho, melhoria no fluxo de trabalho ou até algo que eu não tenha pensado. Qual a opinião de vocês sobre isso? Vamos trocar umas ideias!

Última edição:
Galera estou pesquisando para montar um novo pc e todo em duvida, estou querendo economizar mas nao sei até q ponto vale a pena, o i5 14600k e o ryzen 7 7700 estão ao mesmo valor, porém o diferencial e a placa mãe comparando placas mães de mesma marca, no caso a aorus uma lga 1700 está beirando os 1000 reais enquanto a am5 está 1400, tendo em vista que 14600k e melhor doque o 7700 vale a pena mesmo sabendo q o unico upgrade q eu poderia fazer nele seria de um i7 ou i9 de mesma geração, ou compensaria mais investir a mais para pegar a plataforma am5 que ira durar por mais uns 2 anos pelo menos?
Obs*: Sou programador de jogos e utilizo muito processamento 3d
Qual seria a sugestão de vocês?
Eu fui no 14600k ele é 1% mais rápido em games q o 7700x, mas custa menos e as mobos tb são mto mais baratas. Sim o am5 te daria path para uma 9800x3d ou zen6. Mas uma mobo realmente boa do am5 esta mais de 2k. A pichau tem a prime z790 por 999.

Fala pessoal, recentemente fiz duas aquisições mas reparei que ambas tem um código diferente

Se tratam de duas 16gb cl30 só que no código elas são diferentes

Tem algum problema isso? Ou vão funcionar as duas da mesma forma? É a mesma memória, só que com códigos diferentes

AX5U6000C3016G-CLARWH
AX5U6000C3016G-BLARWH

Fala pessoal, recentemente fiz duas aquisições mas reparei que ambas tem um código diferente

Se tratam de duas 16gb cl30 só que no código elas são diferentes

Tem algum problema isso? Ou vão funcionar as duas da mesma forma? É a mesma memória, só que com códigos diferentes

AX5U6000C3016G-CLARWH
AX5U6000C3016G-BLARWH
Comprou em lojas diferentes? Teoricamente acho que não há problema mas isso >me< incomodaria bastante (toc :bem: )

Viu se ambas estão na lista de compatibilidade da sua placa mãe? ADATA tem inúmeras memórias similares, acho que o que importa é o 'AX5U6000C3016G'.

Comprou em lojas diferentes? Teoricamente acho que não há problema mas isso >me< incomodaria bastante (toc :bem: )

Viu se ambas estão na lista de compatibilidade da sua placa mãe? ADATA tem inúmeras memórias similares, acho que o que importa é o 'AX5U6000C3016G'.
Então kkk eu não manjo muito disso assim, mas vi nesse site aqui:

https://pangoly.com/en/compatibility/gigabyte-b760m-aorus-elite-ax/ram

Não sei se existe outro, nesse aí mostra o CLARWH mas o BLARWH não, porém eles dizem que tem memórias não listadas, então não sei

Então kkk eu não manjo muito disso assim, mas vi nesse site aqui:

https://pangoly.com/en/compatibility/gigabyte-b760m-aorus-elite-ax/ram

Não sei se existe outro, nesse aí mostra o CLARWH mas o BLARWH não, porém eles dizem que tem memórias não listadas, então não sei
Não confie piamente em sites de terceiros e nem de lojas, sempre olhe diretamente no site do fabricante:

-> https://www.gigabyte.com/Motherboard/B760M-AORUS-ELITE-AX-rev-1x/support#support-memsup (rev 1.x)
-> https://www.gigabyte.com/Motherboard/B760M-AORUS-ELITE-AX-rev-12-13/support#support-memsup (rev 1.2/1.3)

Encontrei ambas, não sei o que houve com sua compra e acho que não há problema mas eu faria questão de ter memórias exatamente iguais.

Boa tarde

Preciso de indicação de kit Intel. Tenho olhado um 12400f com uma placa mãe intermediária tipo uma 660 gaming. Pretendo gastar até uns 2500 com memória tb

perdão no caso qual o seu setup atual? são muitos topicos atras eu procurei mas n achei
Opa, troquei o Ryzen 5 2600 pelo Ryzen 5700x e foi um salto grande de desempenho. Pontuação dobrada nos benchmarks, está conseguindo rodar 100% da RTX 4060 em todos cenários.

Bom dia a todos, eu comprei as peças do meu PC no auge da pandemia e, como devem imaginar, devo ter pago 3x o preço comum. Agora que não tenho essas limitações, gostaria de recomendações de como eu posso melhorar meu setup (sem arregaçar muito, eu não necessariamente preciso de tudo top de linha)

Setup Atual:

- Placa Mãe: B450M Gaming, da Gigabyte
- Processador: Ryzen 5 3600
- Placa de Vídeo: GTX 1650 Super
- SSD: 250gb (dos quais 220 tão cheios por um motivo q eu genuinamente não sei qual)
- HDD: 1TB
Fico grato desde já se puderem responder da melhor maneira possível, abraços!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bom dia a todos, eu comprei as peças do meu PC no auge da pandemia e, como devem imaginar, devo ter pago 3x o preço comum. Agora que não tenho essas limitações, gostaria de recomendações de como eu posso melhorar meu setup (sem arregaçar muito, eu não necessariamente preciso de tudo top de linha)

Setup Atual:

- SSD: 250gb (dos quais 220 tão cheios por um motivo q eu genuinamente não sei qual)

Última edição:

Setup Atual:

Eu trocaria esse 3600 por um 5700x3D e investiria o resto na GPU, aí pra GPU vai do limite do seu orçamento porque tem opção de 1500 até >5k que pode fazer sentido, SSD também é válido se estiver faltando armazenamento, aí se vai trocar GPU ou CPU antes vai do que mais tá fazendo falta no momento, e aí só você pra saber

Bom dia povo, atualmente tenho uma B550 danuri, da Pichau(quando comprei o PC, veio ela). E sinceramente, ando meio estressado com ela, primeiro por ter apenas 1 slot m.2, segundo, tenho a impressão que qualquer aircooler mais robusto vai ficar encostando na GPU. Ela também só tem 2 slots de RAM entre outras coisas.

Pensando em trocar a mesma, e gostaria de recomendação de MOBOs, atualmente meu gabinete está no limite com a m-atx, então teria que ser outra assim.

Atualmente uma que me chama a atenção é a B550 Tuf, mas não encontro por menos de 900 reais.. x.x
Cheguei a cogitar a B450 Steel Legend, mas não sei se a mesma perde muito comparado às B550.

Penso em continuar no AM4 por mais algum tempo, ainda mais considerando a gama de processadores disponíveis ainda. Fora que os preços do AM5~DDR5 ainda estão beeem salgados. kkkkkk

Minha Config.:
R7 5700G;
4060TI (Não tinha ela antes, por isso o 5700G);
16 GB RAM 3200
XPG CoreReactor II 750W (Futuros upgrades)

Boa tarde galera. Recentemente comprei a placa mãe Msi B550M PRO-VDH e um ryzen 7 5700x. Gostaria de saber qual as opções de memória ram que eu colocaria nesse pc.
Tópico para concentrar mensagens de quem busca dicas e indicações de peças individuais e upgrades.

Tópico para concentrar mensagens de quem busca dicas e indicações de peças individuais e upgrades.
Recentemente comprei a placa mãe Msi B550M PRO-VDH e um ryzen 7 5700x. Gostaria de saber qual as opções de memória ram que eu colocaria nesse pc. Seria para formar 32GB ou 16gb, valor máximo 700,00.

Boa tarde galera. Recentemente comprei a placa mãe Msi B550M PRO-VDH e um ryzen 7 5700x. Gostaria de saber qual as opções de memória ram que eu colocaria nesse pc.

Recentemente comprei a placa mãe Msi B550M PRO-VDH e um ryzen 7 5700x. Gostaria de saber qual as opções de memória ram que eu colocaria nesse pc. Seria para formar 32GB ou 16gb, valor máximo 700,00.
Seria melhor comprar 32GB.

Users who are viewing this thread

Voltar