[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de UPGRADE/PEÇAS AVULSAS (Gamer/Profissional/uso casual)

Eae galera, tudo bem?

Eu gostaria de uma ajudinha. Minha placa de video fodeu e queria trocar pra uma Placa de video Rtx 4070 ti Super (talvez uma 4070 ti) mas to na duvida se minhas configurações são uma boa pra isso. Meu foco principal são os jogos.
Caso essa placa não seja, qual seria?

Processador: AMD Ryzen 9 5950x
Placa mãe: Asus Rog Strix X570-e Gaming Ddr4 Am4
Ram: Corsair Vengeance 32GB (2x16GB), 3600MHz
Fonte: Corsair HX850, 850W, 80 Plus Platinum, Modular
Monitor: 3440x1440

Eae galera, tudo bem?

Eu gostaria de uma ajudinha. Minha placa de video fodeu e queria trocar pra uma Placa de video Rtx 4070 ti Super (talvez uma 4070 ti) mas to na duvida se minhas configurações são uma boa pra isso. Meu foco principal são os jogos.

Eu a princípio esqueceria a 4070 Ti porque ela costuma ter preço bem ruim por aqui (mas não to acompanhando tanto também), a 4070 Super fica um pouco abaixo dela mas geralmente tava custando 1k~ a menos, a 4070 Ti Super é interessante também porque o preço é/era próximo da 4070 Ti mas tem 4gb a mais de VRAM e um pouco de desempenho a mais, diria que as duas são uma boa opção, aí vai do orçamento disponível e se esse desempenho a mais da Ti Super faz sentido pra você, e pensando puramente em jogos um 5700x3D seria um pouco melhor que o 5950x, mas não sei se valeria tanto a pena fazer essa troca

Otimo dia senhores, venho através desse pedir uma ajuda. A pouco tempo fiz um upgrade no meu pc , comprei um r5 5600x . Meu pc dava mt gargalo de cpu , pois a antiga era mt fraca, chegava a congelar a tela do game e voltar dps de uns tempo. Agora com o upgrade não congela mais e roda melhor os games, porem minha placa de video ainda esta com baixo desempenho, no overwatch tem vezes q roda a 30% ai sobe pra 70% ai cai pra 13%, isso em questao de segundos, em outros jogos tbm. Gostaria de alguma ajuda para solucionar o problema.(estava pensando em formatar)

Minhas confg:
R5 5600x
Rx 5500xt
16g de ram , 3200mhz, 2x8g
600w de fonte
Monitor antigo 1360x768
Hd 1 tera
Ssd 250g
Placa mae b450m ds3hv2(bios f63)
Windows 10

Desde já , grato
Alguém me ajuda ?

Alguém me ajuda ?
Como estão as temperaturas?
Formatar após troca de processador já não é uma obrigação, mas pode ser uma via pra eliminar as possibilidades antes de acusar algum componente.

Pessoal, pensando em trocar mobo, ram e cpu...estou um pouco por fora. Essa config abaixo é válida? Aceito sugestão e quanto será que eu conseguiria $$ vendendo minha mobo, ram e cpu?

Config que eu pensei:

14700f (~ R$ 2.500)
Asus Tuf Gaming B760M-PLUS Wifi II - DDR5 (~R$ 1.320)
DDR5 Vengeance 32GB 5.200mhz (~R$ 775)

Sinceramente tbm nem sei se vale a pena esse up...nao parei para ficar analisando ainda.

:bat:

Como estão as temperaturas?
Formatar após troca de processador já não é uma obrigação, mas pode ser uma via pra eliminar as possibilidades antes de acusar algum componente.
Cara realmente a temperatura esta esquentando a cima do normal, esses dias ele desligou do nada deve ter sido isso. Mas quando eu abro o jogo no menu , ja esta travando. E eu tbm acho q esta sobreaquecendo pq a placa de video quase nao esta trabalhando. Usei o ventilador apontado pro pc ontem e nao mudou mt coisa . Nao sei se foi alguma configuração que eu fiz sinceramente, n acho q seja problema de hardware.

Oi pessoal, boa noite

Após muitos anos (muitos mesmo) usando meu pc, queria fazer upgrades. A ideia é aproveitar a black fraude.
Minha atual config:
Processador: i7 4790
Mobo: Z97X
Memória: 32gb DDR3
VGA: GTX 1080 Ti

De início vou manter fonte, gabinete e VGA e trocar processador, mobo, memórias e acho que colocar um SSD nvme.
Tenho uns 4 a 5k de budget.

Sugestões por favor?

Galera, me tirem uma dúvida, por favor. Eu tinha 2 pentes de 16gb DDR4 3200mhz, mas infelizmente 1 deles queimou, faz um tempo já, desde então eu tô apenas com 1 pente de 16gb, o que é bem pouco pro meu trabalho com o PC, faz um tempo que eu tô sofrendo com a ram 100%.

Eu estava pensando em pegar + 2 pentes de 8gb com os mesmos 3200mhz, ficando então com 2 pentes de 8gb + 1 de 16gb, totalizando 32gb.
Acham que funcionaria de boa ou seria muito melhor pegar logo 4 pentes de 8gb iguais e tirar fora o de 16gb?

A primeira opção seria mais em questão de economia mesmo, não queria gastar muito agora.

Oi pessoal, boa noite

Após muitos anos (muitos mesmo) usando meu pc, queria fazer upgrades. A ideia é aproveitar a black fraude.
Minha atual config:
Processador: i7 4790
Mobo: Z97X
Memória: 32gb DDR3
VGA: GTX 1080 Ti

De início vou manter fonte, gabinete e VGA e trocar processador, mobo, memórias e acho que colocar um SSD nvme.
Tenho uns 4 a 5k de budget.

Sugestões por favor?
Estou por fora de valores, acho que nesse orçamento não dá pra ir de AM5 visando maior longevidade mas tá bem legal para um 5700X3D + B550 + 32GB DDR4 e ainda sobra uns bons trocados.

Eu estava pensando em pegar + 2 pentes de 8gb com os mesmos 3200mhz, ficando então com 2 pentes de 8gb + 1 de 16gb, totalizando 32gb.
Acham que funcionaria de boa ou seria muito melhor pegar logo 4 pentes de 8gb iguais e tirar fora o de 16gb?
Se não quiser correr correr risco o melhor cenário seria 2x 16GB exatamente iguais (ou mesmo 2x 32GB) para minimizar a probabilidade de problemas relacionados à incompatibilidade.

Em algumas décadas lidando com hardware nunca tive/vi uma situação próxima de memórias queimando 'do nada', interessante tentar descobrir a causa.

Estou por fora de valores, acho que nesse orçamento não dá pra ir de AM5 visando maior longevidade mas tá bem legal para um 5700X3D + B550 + 32GB DDR4 e ainda sobra uns bons trocados.

Se não quiser correr correr risco o melhor cenário seria 2x 16GB exatamente iguais (ou mesmo 2x 32GB) para minimizar a probabilidade de problemas relacionados à incompatibilidade.

Em algumas décadas lidando com hardware nunca tive/vi uma situação próxima de memórias queimando 'do nada', interessante tentar descobrir a causa.
Pois é, memória é algo bem difícil de dar problema. As minhas são aquelas Asgard do AliExpress. Não sei se queimar seria o termo certo, só sei que um tempo depois o meu computador começou a não dar boot mais com ela plugada. A outra tá funcionando sem problemas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tava pensando em pegar 4 dessas Fury Beast, bem simples. E tentar vender esse meu pente de 16gb que tá bom.

TkHTW6X.png

Pois é, memória é algo bem difícil de dar problema. As minhas são aquelas Asgard do AliExpress. Não sei se queimar seria o termo certo, só sei que um tempo depois o meu computador começou a não dar boot mais com ela plugada. A outra tá funcionando sem problemas.
Independentemente do slot o comportamento era o mesmo? Eu faria um teste em uma plataforma diferente antes de condená-la.

Tava pensando em pegar 4 dessas Fury Beast, bem simples. E tentar vender esse meu pente de 16gb que tá bom.

TkHTW6X.png
- 4 pentes não é recomendado pois onera o controlador de memória que fica no processador, daí as sugestões anteriores e melhor ainda quando os pares vem na mesma embalagem.
- Mesmo comprando no mesmo lugar/ao mesmo tempo sempre há a probabilidade de não serem exatamente iguais e consequentemente não "casarem" com as irmãs e/ou com a plataforma.

Ciente desses óbices e o preço estando bom dá pra tentar a sorte, se não ficar legal é só devolver em até 7 dias após o recebimento.

Fala galera, queria uma ajuda com oq comprar primeiro em um upgrade que vou fazer...
Meu setup atual é:
  • I5-9400F
  • RTX 4060
  • Fronte Corsair 500W
  • 16GB de RAM 2133MHz
  • H310M (Sem M.2)
  • HD 1TB Toshiba (raiz rs)
  • SSD 240GB Kingston (Sata)
Já sei quais peças vou trocar, Water cooler Rise Mode Z240, pq o processador tá pegando 75° em qlqr jogo, Fonte 650W MSI MAG, 32GB RAM 3200MHz Kingston (sei que não vai atingir o potencial máximo, mas já fica pro futuro) e um SSD SATA de 1TB pra tirar o HD que nem tem encaixe no gabinete. Ou vou comprar fonte e water cooler ou ram e water cooler, oq vcs indicam pegar primeiro?
Eu penso em dar prioridade pra fonte pq o TDP do pc as vezes chega perto do máximo da fonte atual e junto trocar o cooler da cpu que tá parecendo um avião.

Fala galera, queria uma ajuda com oq comprar primeiro em um upgrade que vou fazer...
Meu setup atual é:
  • I5-9400F
  • RTX 4060
  • Fronte Corsair 500W
  • 16GB de RAM 2133MHz
  • H310M (Sem M.2)
  • HD 1TB Toshiba (raiz rs)
  • SSD 240GB Kingston (Sata)
Já sei quais peças vou trocar, Water cooler Rise Mode Z240, pq o processador tá pegando 75° em qlqr jogo, Fonte 650W MSI MAG, 32GB RAM 3200MHz Kingston (sei que não vai atingir o potencial máximo, mas já fica pro futuro) e um SSD SATA de 1TB pra tirar o HD que nem tem encaixe no gabinete. Ou vou comprar fonte e water cooler ou ram e water cooler, oq vcs indicam pegar primeiro?
Eu penso em dar prioridade pra fonte pq o TDP do pc as vezes chega perto do máximo da fonte atual e junto trocar o cooler da cpu que tá parecendo um avião.
Depende do orçamento e onde tá sentindo mais necessidade no momento, 75c tá longe de ser uma temperatura preocupante e as vezes o WC tá dando conta mas o gabinete tem airflow ruim e não colabora e acaba não fazendo muita diferença a troca do cooler em si

Fonte eu pessoalmente não vejo muita necessidade de troca pra esse setup atual não, o i5 9400f muito provavelmente fica abaixo dos 100w mesmo em 100% load (só achei o 10400, 70w~ em load) e a 4060 é uma GPU de 115w, é bem provável que esse setup mal chegue nos 50% de load da sua fonte de 500w, já as memórias podem trazer algum ganho se tiver CPU-bound ou tiver de fato faltando memória as vezes aí, então disso tudo eu a princípio no máximo mexeria nas memórias

Depende do orçamento e onde tá sentindo mais necessidade no momento, 75c tá longe de ser uma temperatura preocupante e as vezes o WC tá dando conta mas o gabinete tem airflow ruim e não colabora e acaba não fazendo muita diferença a troca do cooler em si

Fonte eu pessoalmente não vejo muita necessidade de troca pra esse setup atual não, o i5 9400f muito provavelmente fica abaixo dos 100w mesmo em 100% load (só achei o 10400, 70w~ em load) e a 4060 é uma GPU de 115w, é bem provável que esse setup mal chegue nos 50% de load da sua fonte de 500w, já as memórias podem trazer algum ganho se tiver CPU-bound ou tiver de fato faltando memória as vezes aí, então disso tudo eu a princípio no máximo mexeria nas memórias
Justo, vc recomendaria então junto com a ram comprar algumas fans pra tentar criar um airflow que melhore a temperatura, por mais que 75° não seja uma temp tão alta?
A fan da cpu sofre demais, o pc faz muito barulho, talvez comprar um ag400 também dê um help e tenha um custo benefício melhor que um water cooler mais ou menos

Justo, vc recomendaria então junto com a ram comprar algumas fans pra tentar criar um airflow que melhore a temperatura, por mais que 75° não seja uma temp tão alta?
A fan da cpu sofre demais, o pc faz muito barulho, talvez comprar um ag400 também dê um help e tenha um custo benefício melhor que um water cooler mais ou menos

me intrometendo aqui só pra compartilhar meu relato, pq talvez pode ajudar kkkk

Ryzen 5600G com cooler BOX - temperaturas até que OK, mas parecia uma turbina de avião.
coloquei mais fans no gabinete, mudou porra nenhuma e gastei ~80 pilas
comprei um cooler rise mode básico e resolveu meu problema
baixou um pouco as temperaturas e melhorou muito a parte de barulho

com isso digo que nem perca tempo colocando mais fans no seu gabinete que provavelmente não vai resolver, parte pra um cooler mesmo que é mais certo
e aproveitando, AG400 é um bom cooler e tem bom custo

Depende do caso, airflow é algo que basicamente só testando na prática então é como disseram acima, as vezes você gasta umonte e entope de fan e tem 0 resultado por conta do design do gabinete mesmo, e um WC de 240mm é pra ser melhor que um AC single-tower de 120mm na teoria então possivelmente a troca de cooler até pioraria as temperaturas, a não ser que o WC seja muito ruim ou esteja com algum defeito, eu a princípio deixaria quieto porque com 75c você tem tem uns 20c de margem de temperatura aí, se estivesse passando de 90c o tempo todo aí eu esquentaria a cabeça, sobre o barulho você pode só ajustar na bios ou baixar o Fan Control e reduzir a rotação máxima

Eae galera, tudo bem?

Teu 5950X é otimo, se tu estiver com PBO configurado certinho com PPT, EDC vai ficar mais frio e render mais um clock

Depende do caso, airflow é algo que basicamente só testando na prática então é como disseram acima, as vezes você gasta umonte e entope de fan e tem 0 resultado por conta do design do gabinete mesmo, e um WC de 240mm é pra ser melhor que um AC single-tower de 120mm na teoria então possivelmente a troca de cooler até pioraria as temperaturas, a não ser que o WC seja muito ruim ou esteja com algum defeito, eu a princípio deixaria quieto porque com 75c você tem tem uns 20c de margem de temperatura aí, se estivesse passando de 90c o tempo todo aí eu esquentaria a cabeça, sobre o barulho você pode só ajustar na bios ou baixar o Fan Control e reduzir a rotação máxima
Veleu rapaziada, vou focar mais na RAM então e estudar a possiblidade de comprar um wc com uma qualidade boa futuramente.
E a princípio acho que o airflow piorou mesmo, a galera comenta bastante sobre ser ruim no gabinetes aquário, no outro que eu tinha nunca reparei ele esquentando mesmo com uma fan só além da da cpu.

Última edição:
Pessoal tenho uma rtx 3050, a de 8gb nâo a capada.
Meu plano inicial era pegar uma rx7700xt mas como tiver que usar 1k da grana.
Será que vai valer a pena migrar para a 4060/7600?
Olhando os atuais preços, eles devem estar na faixa de 1,5k.
Também estou de olho na 6750 mas pelo visto são sobras de estoque e fora que os modelos tem apenas garantia 1 ano e são bem quentes.

Obrigado por responder primeiramente!

Olhando um pouco, vi um 7700 ou 7600X, com mobo B650 plus dentro da grana. Acha que vale a pena?
PS: 2x 16gb de memória + 2tb nvme

Obrigado por responder primeiramente!

Olhando um pouco, vi um 7700 ou 7600X, com mobo B650 plus dentro da grana. Acha que vale a pena?
PS: 2x 16gb de memória + 2tb nvme
Vale, o 7700 tem desempenho superior ao 5800x3d na grande maioria das atividades, além da melhor longevidade da plataforma em si.

Como sugestão, pegue 7600 ou 7700 (sem 'x') pois geralmente são mais baratos e vem com cooler, a diferença no clock é bem pequena e é possível deixar igual via PBO.

O único ponto de atenção é buscar memórias que estejam na lista de compatibilidade da placa mãe que pretende comprar (a nível de part number) para evitar dor de cabeça.

Do lado da Intel não sei que opções temos na mesma faixa de preço mas pessoalmente não compraria neste momento, primeiro por isso, segundo porque já temos uma linha mais recente.

Pegaria até mesmo um 7600 ao invés de um 5800X3D sem pensar 2x.

Comprar um AM4 é ficar preso no 5800X3D, enquanto com qualquer AM5 por mais simples que seja vai permitir upgrade de edições futuras da AMD...

Olá pessoal!
Tenho um i7 12700k que estou usando numa ASUS h610m- a D4 com 32gb de ram (2x16gb) patriot ddr4 3000mhz e agora comprei uma Tuf gaming z790 ddr5 e preciso de indicações de memórias.
Eu quero 32gb mesmo e quero gastar no máximo uns 1000 reais

Eu encontrei umas Fury 6000mhz cl36 e também vi umas XPG lancer 6000mhz cl30.
Essas memórias xpg lancer são boas ?
O que vocês me recomendam nessa faixa?

Obrigado

Atualmente eu tenho um I3 10100F + B560m-Plus e 2x8gb 3200mHz ddr4. Eu estou querendo fazer um upgrade de processador pra não cair dos 144 FPS no CS2 por exemplo.

Eu pensei em pegar um ryzen 5 5500 + alguma b450, que ficaria uns 1k

Mas agora eu não sei se é melhor eu pegar logo um ryzen 5 8400F + alguma b650 e 1x16gb DDR5, que ficaria uns 2k.

Vcs sugeriam pegar o que? Ou pego algum outro processador? DDR4 ou DDR5?

Atualmente eu tenho um I3 10100F + B560m-Plus e 2x8gb 3200mHz ddr4. Eu estou querendo fazer um upgrade de processador pra não cair dos 144 FPS no CS2 por exemplo.

Eu pensei em pegar um ryzen 5 5500 + alguma b450, que ficaria uns 1k

Mas agora eu não sei se é melhor eu pegar logo um ryzen 5 8400F + alguma b650 e 1x16gb DDR5, que ficaria uns 2k.

Vcs sugeriam pegar o que? Ou pego algum outro processador? DDR4 ou DDR5?
Coloca um 11400f ai e ja era

Users who are viewing this thread

Voltar