[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de UPGRADE/PEÇAS AVULSAS (Gamer/Profissional/uso casual)

Boa tarde pessoal, tudo bem? Minha pergunta é até que simples. Utilizo atualmente 2xMemória RAM 8GB 2400mhz. E pela config atual, vai acabar limitando( mesmo não sabendo quanto exatamente) o meu PC. Possuo interesse em utilizar 2x16GB com pelos menos 3200mhz, que acredito que seja frequência suficiente para a minha config atual. Seria legal RGB, mas caso o preço dos dois sejam muito absurdo, pra mim não tem problema algum utilizar sem RGB.

Gostaria se saber também qual seria a frequência máxima pela placa-mãe caso seja duas memórias RAM

Gabinete: Air903 Max com 6 fans
Processador: Ryzen 5 5600X
Placa de vídeo: Rx6650xt OC 8GB
Placa-mãe: B550M Pro vdh-wifi
Memória RAM: 2x8GB 2400mhz
SSD: Samsung 990 Pro 1TB
HD: 1TB

Boa tarde pessoal, tudo bem? Minha pergunta é até que simples. Utilizo atualmente 2xMemória RAM 8GB 2400mhz. E pela config atual, vai acabar limitando( mesmo não sabendo quanto exatamente) o meu PC. Possuo interesse em utilizar 2x16GB com pelos menos 3200mhz, que acredito que seja frequência suficiente para a minha config atual. Seria legal RGB, mas caso o preço dos dois sejam muito absurdo, pra mim não tem problema algum utilizar sem RGB.

Gostaria se saber também qual seria a frequência máxima pela placa-mãe caso seja duas memórias RAM

Gabinete: Air903 Max com 6 fans
Processador: Ryzen 5 5600X
Placa de vídeo: Rx6650xt OC 8GB
Placa-mãe: B550M Pro vdh-wifi
Memória RAM: 2x8GB 2400mhz
SSD: Samsung 990 Pro 1TB
HD: 1TB
De fato 2400MHz limita sim o seu processador que poderia entregar mais.
Memórias com 3200MHz ficarão bem boas junto com o Ryzen 5600X. Você poderá verificar os preços das memórias de 3600MHz também, mas não é algo que altere muito a performance, então não foque tanto assim nos "melhores timings possíveis", só verifique marcas de procedência e se possível com bom tempo de garantia.
E a sua placa-mãe suporta memórias de frequências altíssimas (4400+), está bem servido de motherboard.

Opa Pessoal, irei fazer um Upgrade no meu PC e escolhi o Processador Ryzen 5 2600 e 2x8 3200MHZ e estou em dúvida de qual Placa Mãe escolher, são essas;

MSI B450M-A PRO MAX II

ASRock B450M-HDV R4.0

qual dessas escolho e Porquê?

Concordo com o colega acima, são projetos mais simples, placas-mãe mais de entrada, entretanto iria de MSI só pela garantia de 03 anos.

De fato 2400MHz limita sim o seu processador que poderia entregar mais.
Memórias com 3200MHz ficarão bem boas junto com o Ryzen 5600X. Você poderá verificar os preços das memórias de 3600MHz também, mas não é algo que altere muito a performance, então não foque tanto assim nos "melhores timings possíveis", só verifique marcas de procedência e se possível com bom tempo de garantia.
E a sua placa-mãe suporta memórias de frequências altíssimas (4400+), está bem servido de motherboard.

Concordo com o colega acima, são projetos mais simples, placas-mãe mais de entrada, entretanto iria de MSI só pela garantia de 03 anos.
Aproveitando que você citou o fato da placa-mãe aguentar frequências 4400+, a placa aguentaria essa frequência dependendo da quantidade de Memória RAM que eu utilizo? Eu vi que memória com DPC(não entendi bem o que é ainda) possuem um limite máximo de frequência.

Recomenda alguma marca de memória RAM? De preferência que a Terabyte venda.

Aproveitando que você citou o fato da placa-mãe aguentar frequências 4400+, a placa aguentaria essa frequência dependendo da quantidade de Memória RAM que eu utilizo? Eu vi que memória com DPC(não entendi bem o que é ainda) possuem um limite máximo de frequência.

Recomenda alguma marca de memória RAM? De preferência que a Terabyte venda.
A sua placa-mãe aguentaria sim essa frequência, dependendo da memória que você utilize, se esta memória RAM conseguir atingir essa velocidade (como as Patriot Viper Blackout)... O que quase sempre custa muito caro, e onde geralmente não vale a pena devido ao baixo ganho de performance por custo, sendo mais válido investir em talvez mais capacidade (32GB) ou algum outro componente do computador.

Se quiser uma recomendação pode ser o kit (2x8GB) 16GB DDR4 Kingston Fury Beast 3600MHz CL17 que tá em promoção na loja dos "mil gigas", e que possui garantia vitalícia.

#Edit: A XPG Gammix D35 8GB está com preço bacana demais na Kabum, então recomendaria pegar 02 unidades dela que sairá mais em conta, apesar de serem 3200MHz serão mais do que suficiente.

Última edição:
Olá senhores (a), poderiam me mandar sugestões de placa mãe e processador para eu atualizar meu PC? Com as configurações atuais não consigo atualizar para o Win 11. Seguem as peças atuais do PC:

PROCESSADOR - Intel(R) Core(TM) i5-4590 CPU @ 3.30GHz, 3301 Mhz, 4 Núcleo(s), 4 Processador(es) Lógico(s)

PLACA DE VÍDEO - MSI GeForce GTX 960

PLACA MÃE - B85M-E/BR ASUS x64

MEMÓRIA RAM - 8GB 2x 4GB DDR3-1600 HyperX Fury (HX316C10FB/4)

FONTE - EVGA 500W

Gostaria de atualizar para AMD, com o orçamento de mais ou menos 2 mil reais.

Bom dia Pessoal, estou buscando ajuda para comprar as proximas peças do upgrade que estou fazendo no meu pc. Irei colocar minha config atual, em seguida o que tenho comprado de UP e o que penso em comprar. Essa config me atende ok, porém pretendo fazer up para poder jogar jogar em 2k com uma certa folga. Não vou incluir a compra do novo monitor aqui agora pois apenas irei compra-lo proximo ano em janeiro/fevereiro mais ou menos.
Config. atual:
AMD Ryzen 5 5600X, Cache 35MB, 3.7GHz
Cooler para Processador Deepcool AK620 Digital com Display de Temperatura e Uso, Intel/AMD, Preto
Placa-Mãe Asus TUF Gaming B550M-Plus, AMD B550, mATX, DDR4
RTX 2070 Super de 12gb
Kingston Fury Beast, RGB, 2x16GB, 3600MHz, DDR4, CL18 DIMM
Fonte XPG Core Reactor, 750W, 80 Plus Gold Modular
Gabinete Gamer Lancool 216 ARGB, Mid Tower, E-ATX, Lateral em Vidro Temperado, 3x Cooler Fan, Preto - LANCOOL 216RX BLACK
Alienware 25 Gaming Monitor - AW2521HF - 240hz FullHD

Config. UP:
AMD Ryzen 7 7800X3D
Placa Mãe B650 MSI MAG Tomahawk Wi-Fi, AMD AM5, ATX, DDR5 - MAG B650 TOMAHAWK WIFI OU ENTÃO
Placa Mãe Asus TUF Gaming B650-Plus Wi-Fi, AMD
Memória RAM XPG Lancer, RGB, 32GB (2x16GB), 6000MHz, DDR5, CL30, Preto - AX5U6000C3016G-DCLARBK
Placa de Vídeo RTX 4070 SUPER Gaming Verto OC Triple Fan PNY NVIDIA GeForce, 12GB GDDR6X, DLSS 3, Ray Tracing (JÁ COMPRADA)

Apenas a placa de video foi comprada, o resto estou pesquisando ainda. E as outras peças eu iria manter como gabinete, cooler de processador e fonte de alimentação.

Última edição:
Olá senhores (a), poderiam me mandar sugestões de placa mãe e processador para eu atualizar meu PC? Com as configurações atuais não consigo atualizar para o Win 11. Seguem as peças atuais do PC:

PROCESSADOR - Intel(R) Core(TM) i5-4590 CPU @ 3.30GHz, 3301 Mhz, 4 Núcleo(s), 4 Processador(es) Lógico(s)

PLACA DE VÍDEO - MSI GeForce GTX 960

PLACA MÃE - B85M-E/BR ASUS x64

MEMÓRIA RAM - 8GB 2x 4GB DDR3-1600 HyperX Fury (HX316C10FB/4)

FONTE - EVGA 500W

Gostaria de atualizar para AMD, com o orçamento de mais ou menos 2 mil reais.
Aproveitando a proximidade da Black Fraude, deve conseguir um 5700X3D + B550 + 2x8Gb de memória dentro desse orçamento ou pouca coisa acima dele. É o melhor que vai conseguir montar.
Bom dia Pessoal, estou buscando ajuda para comprar as proximas peças do upgrade que estou fazendo no meu pc. Irei colocar minha config atual, em seguida o que tenho comprado de UP e o que penso em comprar. Essa config me atende ok, porém pretendo fazer up para poder jogar jogar em 2k com uma certa folga. Não vou incluir a compra do novo monitor aqui agora pois apenas irei compra-lo proximo ano em janeiro/fevereiro mais ou menos.
Config. atual:
AMD Ryzen 5 5600X, Cache 35MB, 3.7GHz
Cooler para Processador Deepcool AK620 Digital com Display de Temperatura e Uso, Intel/AMD, Preto
Placa-Mãe Asus TUF Gaming B550M-Plus, AMD B550, mATX, DDR4
RTX 2070 Super de 12gb
Kingston Fury Beast, RGB, 2x16GB, 3600MHz, DDR4, CL18 DIMM
Fonte XPG Core Reactor, 750W, 80 Plus Gold Modular
Gabinete Gamer Lancool 216 ARGB, Mid Tower, E-ATX, Lateral em Vidro Temperado, 3x Cooler Fan, Preto - LANCOOL 216RX BLACK
Alienware 25 Gaming Monitor - AW2521HF - 240hz FullHD

Config. UP:
AMD Ryzen 7 7800X3D
Placa Mãe B650 MSI MAG Tomahawk Wi-Fi, AMD AM5, ATX, DDR5 - MAG B650 TOMAHAWK WIFI OU ENTÃO
Placa Mãe Asus TUF Gaming B650-Plus Wi-Fi, AMD
Memória RAM XPG Lancer, RGB, 32GB (2x16GB), 6000MHz, DDR5, CL30, Preto - AX5U6000C3016G-DCLARBK
Placa de Vídeo RTX 4070 SUPER Gaming Verto OC Triple Fan PNY NVIDIA GeForce, 12GB GDDR6X, DLSS 3, Ray Tracing (JÁ COMPRADA)

Apenas a placa de video foi comprada, o resto estou pesquisando ainda. E as outras peças eu iria manter como gabinete, cooler de processador e fonte de alimentação.
Um 5700X3D ou 5800X3D já seriam mais que suficientes para o que vc quer e economizaria uma boa grana em relação ao upgrade para AM5. Dependendo do que vc joga, seu 5600X já será suficiente.

Aproveitando a proximidade da Black Fraude, deve conseguir um 5700X3D + B550 + 2x8Gb de memória dentro desse orçamento ou pouca coisa acima dele. É o melhor que vai conseguir montar.

Um 5700X3D ou 5800X3D já seriam mais que suficientes para o que vc quer e economizaria uma boa grana em relação ao upgrade para AM5. Dependendo do que vc joga, seu 5600X já será suficiente.
O gasto com a placa de video foi necessário, a minha atual eu a comprei usada de um amigo e ela já foi reparada uma vez quando já estava comigo. Então o risco é real dela parar a qualquer momento pois os sintomas estão parecidos com o que já a fez parar da primeira vez.

Meu medo é o ganho real de desempenho não ser suficiente com esse processador 5700x3d

O gasto com a placa de video foi necessário, a minha atual eu a comprei usada de um amigo e ela já foi reparada uma vez quando já estava comigo. Então o risco é real dela parar a qualquer momento pois os sintomas estão parecidos com o que já a fez parar da primeira vez.

Meu medo é o ganho real de desempenho não ser suficiente com esse processador 5700x3d
É o caso de pesquisar exatamente o que você joga e se sequer vai ter ganho perceptível, obviamente o 5700x3D é pior que o 7800x3D mas é um upgrade fácil e muito mais barato que trocar tudo pra AM5, as vezes a diferença nem compensa mas é 100% pessoal, mesmo que você ganhe por exemplo 20% de desempenho e vá de 200 pra 240fps o ponto é que a diferença acaba sendo meio que imperceptível pra maioria das pessoas, e digo imperceptível no sentido de você conseguir ver a diferença desses frames a mais ou a menos a olho nu, não com contador de fps no canto da tela

A questão é que a diferença do desempenho a mais que o 7800X3D vai ter em cima do 5700X3D, na resolução especificada, não justifica a diferença de valor investido no kit AM5. Vc teria um ganho muito maior investindo essa diferença numa 4070 Ti Super.

Opa meu povo, estou querendo montar um pc para trabalho, edição de fotos e futuramente vídeo, estava pensando em montar algo com base no processador intel i5 14600k, mas vi uns role de oxidação entre outros problemas e agora quero montar usando RYZER porém não manjo de qual processador seria semelhante ao i5 14600k da RYZER para esse tipo de trabalho e necessitaria de uma placa mãe com qual posso usar o wi-fi pois aqui não tem condições de passar cabeamento e teria de ser no mínimo 32 GB de memoria ram, obs não preciso de periféricos seria a torre e os hardware, valor disponível para esse investimento até 7k, alguém conseguiria me dar um help ?

Opa meu povo, estou querendo montar um pc para trabalho, edição de fotos e futuramente vídeo, estava pensando em montar algo com base no processador intel i5 14600k, mas vi uns role de oxidação entre outros problemas e agora quero montar usando RYZER porém não manjo de qual processador seria semelhante ao i5 14600k da RYZER para esse tipo de trabalho e necessitaria de uma placa mãe com qual posso usar o wi-fi pois aqui não tem condições de passar cabeamento e teria de ser no mínimo 32 GB de memoria ram, obs não preciso de periféricos seria a torre e os hardware, valor disponível para esse investimento até 7k, alguém conseguiria me dar um help ?
Iria de Ryzen 5 7600, Asus TUF B650M-E Wi-Fi, 2x16Gb, RTX 4060 ou 4060 Ti, uma boa fonte de pelo menos 550W, M.2 NV3 ou Fury Renegade (o que couber no orçamento), gabinete e cooler de processador a sua escolha.

Esse PC lhe daria margem futura para colocar um processador mais forte no caso de necessidade.

Guys, qual compensaria mais, não pretendo trocar por um longo longo longo tempo:
XFX XT Speedster QICK319 12GB Radeon RX6750 XT - R$2.190,00
MSI Ventus 3X OC 16GB GeForce RTX4060TI - R$2.890,00
MSI Gaming X Slim White 16GB GeForce RTX4060TI - R$2.915,00

Boa noite galera, tudo tranquilo?

Gente, desde que "comecei" minha vida adulta, larguei a mão de jogar, esporadicamente (1x a cada três meses) jogava alguns games como Skyrim, GTA V, Shadow of the Tomb Raider, Death Stranding...

A maioria dos jogos consigo rodar por incrível que pareça em fullhd, porém, com muitos recursos reduzidos, mas "roda bem" para meu nível de exigência, mas ultimamente, com o SO sobrecarregado de programas (acho que tem uns 4 anos da última formatação), percebi uns lags que começaram a me incomodar em jogos como o Death Stranding (belo jogo, "digasse de passagi"). Enfim, preciso de umas dicas para um upgrade e falar da minha "máquina" atual kkkkk

Meu atual SETUP é:
i5 2500
Placa mãe Intel DH67BL (4 slots DDR3, ocupados por 4 pentes de 4gb, trabalhando em DC)
SSD Plus SanDisk 240Gb
HD 2tb (para armazenamento)
Placa de vídeo Galaxy GeForce GTX 960 OC 4GB GDDR5
Fonte Corsair 500w
Gabinete Thermaltake Commander

Atualmente uso o PC para multitarefas (costumo usar muitas guias abertas simultaneamente (em torno de 10-20), Word, programa de música aberto, PDF e Excel, e queria voltar a jogar mais.

Não preciso jogar com gráficos em 4k no ultra (futuramente pretendo jogar em 4k).
O jogo rodando "liso" em FHD com 60fps tá ótimo pra mim, mesmo com os gráficos no médio.

Perguntas:
1. Atualmente, o melhor CxB da intel seria o I5 12400?
Achei ele novo com NF por R$ 669,00

Minha pretensão seria ir de LGA 1700, DDR5 com 2x8Gb e manter o restante das peças por enquanto.

2. A placa Asus TUF Gaming B760M-PLUS II por R$999,00 é uma boa ou tem outras melhores por até R$1.000,00?
Achei a placa mãe Asus TUF Gaming B760M-PLUS II por R$999,00, achei uma ótima placa para futuros UP's das peças (4 slot's, PCIE 5.0, DDR5 e suporte para 14ª geração), porém, vi em alguns lugares que não compensa pegar a B760, que não tem muitas diferenças entre as marcas, que o bom seria ir de AMD ou pegar uma placa mais simples.

3. Se eu fosse pegar um AMD, qual processador me entregaria um desempenho igual ou superior ao i5 12400?

4. Não me importo de comprar itens usados, então, se tiverem outras opções, estou aberto à sugestões
. Orçamento para placa mãe 1.000, proc. 800, memória 500.

Última edição:
Guys, qual compensaria mais, não pretendo trocar por um longo longo longo tempo:
XFX XT Speedster QICK319 12GB Radeon RX6750 XT - R$2.190,00
MSI Ventus 3X OC 16GB GeForce RTX4060TI - R$2.890,00
MSI Gaming X Slim White 16GB GeForce RTX4060TI - R$2.915,00
Colocaria a rx7700xt pois na BF pode ficar próximo do preço da 4060ti.
Estou tentando em comprar a 6750xt mas todas das grandes lojas apresentam garantia ano e deve ser a raspa do fundo da panela.
Essas 6750xt no máximo estarão na BF por 1900 e talvez, com muita sorte, 1800.

Última edição:
Alguem pode me ajudar?
Pretendo montar meu PC aos poucos, começando com a compra das memorias, com foco em gaming. Mas to em duvida quanto as memorias...

A config:

CPU: AMD Ryzen 7 7800X3D ou 9800X3D (Aguardando lançamento para me decidir)
Placa-Mãe: ASUS TUF GAMING B650M-E
Memoria RAM: XPG Lancer 32GB DDR5 6000MHz x2 (AX5U6000C3032G-CLABK)

No site da ASUS diz que a memoria é compatível usando a CPU AMD da serie 7000, mas na serie 9000 não mostra, não mostra nem o XMG ou EXPO. Então, pretendo comprar essas memorias, e agora?

Gostaria da ajuda dos especíalistas....

Estou querendo trocar meu pentes de memória do pc da assiantura (2x8GB) por 32GB (2x16GB). Alguém poderia indicar uma boa memória? Seria pro pc da assinatura mesmo, então DDR4, mas sou bem zero a esquerda quando se trata em memória, e gostaria de uma que fosse com bom desemepnho para jogos...

Gostaria da ajuda dos especíalistas....

Estou querendo trocar meu pentes de memória do pc da assiantura (2x8GB) por 32GB (2x16GB). Alguém poderia indicar uma boa memória? Seria pro pc da assinatura mesmo, então DDR4, mas sou bem zero a esquerda quando se trata em memória, e gostaria de uma que fosse com bom desemepnho para jogos...
Gastar 32gb agora é jogar grana fora a não ser que vc tenha uma máquina high-end e para trabalhos pesados.

Gastar 32gb agora é jogar grana fora a não ser que vc tenha uma máquina high-end e para trabalhos pesados.
Problema é que eu jogo e assisto live um em cada monitor e o uso de memória ta batendo 15,7GB constantemente, travado ambas as coisas (jogo e navegador) com muita frequência, além de ficar forçando o sistema de cache no meu SSD também... Preciso de 32GB, só queria saber qual seria o melhor (ou melhor CxB) pro meu setup atual.

Problema é que eu jogo e assisto live um em cada monitor e o uso de memória ta batendo 15,7GB constantemente, travado ambas as coisas (jogo e navegador) com muita frequência, além de ficar forçando o sistema de cache no meu SSD também... Preciso de 32GB, só queria saber qual seria o melhor (ou melhor CxB) pro meu setup atual.
Melhor vc postar a configuração da suas máquina

Melhor vc postar a configuração da suas máquina
Da assinatura...

Ryzen 5600
Vengeance RGB PRO 16GB 3600MHz CL16 (2x8GB)
RTX 4060
ASRock b450m Steel Legend

pessoal, preciso aumentar meu armazenamento do pc... seria coisa simples, para guardar uns vídeos de gameplay enquanto não picoto e upo

pesquisei rapidamente e já vi HDD de 1TB por ~200 reais, e SSD por ~350 reais
agora a minha dúvida é: qual investimento vale mais a pena considerando que eu quero algo para durar bastante tempo e a velocidade de leitura/escrita não é prioridade pra mim?

alguma sugestão?

Otimo dia senhores, venho através desse pedir uma ajuda. A pouco tempo fiz um upgrade no meu pc , comprei um r5 5600x . Meu pc dava mt gargalo de cpu , pois a antiga era mt fraca, chegava a congelar a tela do game e voltar dps de uns tempo. Agora com o upgrade não congela mais e roda melhor os games, porem minha placa de video ainda esta com baixo desempenho, no overwatch tem vezes q roda a 30% ai sobe pra 70% ai cai pra 13%, isso em questao de segundos, em outros jogos tbm. Gostaria de alguma ajuda para solucionar o problema.(estava pensando em formatar)

Minhas confg:
R5 5600x
Rx 5500xt
16g de ram , 3200mhz, 2x8g
600w de fonte
Monitor antigo 1360x768
Hd 1 tera
Ssd 250g
Placa mae b450m ds3hv2(bios f63)
Windows 10

Desde já , grato

Última edição: