[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de UPGRADE/PEÇAS AVULSAS (Gamer/Profissional/uso casual)

Pessoal,

Ando meio por fora dos hardware nos últimos meses... tô afim de trocar o processador, hoje eu tenho um 3600 rodando em 4.2 com uv, montado numa ASRock B450M Pro4... apesar de me atender, tô afim de pegar outro, até pelos preços atrativos que tenho visto no aliexpress.. o que sugerem? eu praticamente só jogo no PC. Tava pensando no Ryzen 5 5600, o que acham?
5600 é muito bom e se quiser esticar mais o orçamento pra jogos o 5800x3d é uma boa porém meio caro ainda... Pensaria no 5700x também que parece ser um ótimo cpu

Acho mais negócio o 5800x.

Veja se no seu uso os núcleos a mais do 3900x vão fazer diferença.

Se não for algo específico o 5800x vai ser mais eficiente, mesmo tendo menos núcleos.

Sobre sua mobo, dê um aolhada no link abaixo

Muito obrigado, me ajudou demais

Bom Dia a todos!
Gostaria de fazer um upgrade no meu processador atualmente uso um Ryzen 1700 a 3.7ghz nela. Minha intenção é um Ryzen 5800x pra continuar no 8/16 núcleos. Mas a dúvida é que achei o 3900x de 12/24 pelo menos preço do 5800, aí queria saber se minha placa suporta ele pelo menos em stock, com o turbo core desativado.
Eu consideraria o 5700x, tem o mesmo desempenho do 5800x, consome e esquenta menos e é mais barato.

5600 é muito bom e se quiser esticar mais o orçamento pra jogos o 5800x3d é uma boa porém meio caro ainda... Pensaria no 5700x também que parece ser um ótimo cpu

Não queria esticar muito, achei o 5600 na casa dos 850 reais e pelo que tive vendo ele da um salto grande de desempenho pro 3600. Acho que vou nele mesmo!

Pessoal,

Ando meio por fora dos hardware nos últimos meses... tô afim de trocar o processador, hoje eu tenho um 3600 rodando em 4.2 com uv, montado numa ASRock B450M Pro4... apesar de me atender, tô afim de pegar outro, até pelos preços atrativos que tenho visto no aliexpress.. o que sugerem? eu praticamente só jogo no PC. Tava pensando no Ryzen 5 5600, o que acham?
Depende do que vc joga e do restante da sua máquina.

Para jogos AAA, o Ryzen 3600 faz o trabalho que tem que fazer e dá pra fazer até uma 3070. Pra jogos competitivos, caso tenha uma 3060 pra cima, o 5600 vai te entregar MUITO mais frames mesmo e ai vale a pena.

De qlq forma, eu diria que vale a pena pela oportunidade. Hj dá pra pegar um 5600 por 750 reais no Ali e vender o 3600 por uns 700 tranquilo pra algum trouxa aqui no BR.

Qlq coisa acima do 5600 é besteira para gamer. Totalmente inútil.

Depende do que vc joga e do restante da sua máquina.

Para jogos AAA, o Ryzen 3600 faz o trabalho que tem que fazer e dá pra fazer até uma 3070. Pra jogos competitivos, caso tenha uma 3060 pra cima, o 5600 vai te entregar MUITO mais frames mesmo e ai vale a pena.

De qlq forma, eu diria que vale a pena pela oportunidade. Hj dá pra pegar um 5600 por 750 reais no Ali e vender o 3600 por uns 700 tranquilo pra algum trouxa aqui no BR.

Qlq coisa acima do 5600 é besteira para gamer. Totalmente inútil.

Exato, é muito mais pela oportunidade.. fazer um upgrade sem, talvez, gastar nem um centavo.

Eu nem precisaria de outro processador eu acho, uso uma tela 1440p e uma 2080Ti, é mais pela oportunidade mesmo. Vou abraçar esse processador!

Exato, é muito mais pela oportunidade.. fazer um upgrade sem, talvez, gastar nem um centavo.

Eu nem precisaria de outro processador eu acho, uso uma tela 1440p e uma 2080Ti, é mais pela oportunidade mesmo. Vou abraçar esse processador!
Realmente 1440p o Ryzen 3600 faz o trabalho pra 2080TI na grande maioria dos jogos. So um competitivo ou outro mesmo tipo Valorant, CS ou Fortnite. Nem Warzone precisaria de nada além do 3600. Mas realmente é uma ótima oportunidade. Eu migrei vários Ryzen assim mesmo. Sai do 1600 pro 2600 sem gastar nada. 2600 por 3600 gastando um pouquinho só. E agora to indo pro 5600 de graça tb.

Olá a todos!
Descobri pelo update do windows 11 que o meu PC está velho kkkk. Estou planejando um upgrade pontual, neste momento de placa-mãe e processador. Como sempre faço, minha intenção é fazer o upgrade para a geração anterior à que está no mercado, pegando assim preços melhores com performance boa.

O processador escolhido foi o Intel Core i5 11400, e para acompanhá-lo, minha intenção é adquirir uma placa mãe de chipset B560M. Das que eu vi no mercado, duas me chamaram a atenção:

PLACA MAE (INTEL) ASUS PRIME B560M-A DDR4 LGA1200 10° e 11° GERACAO: https://www.amazon.com.br/dp/B08WHJNRSR/?tag=mundoconectad-20

e a Gigabyte PLACA MAE (INTEL) B560M AORUS ELITE DDR4 LGA 1200 10° e 11º GERAÇÃO: https://www.amazon.com.br/dp/B091CW69XS/?tag=mundoconectad-20

Ambas me pareceram similares e com preço parecido. Pergunto aos companheiros qual seria mais adequada, ou se nessa faixa de preço (800-1000 reais) existe coisa melhor.

Olá a todos!
Descobri pelo update do windows 11 que o meu PC está velho kkkk. Estou planejando um upgrade pontual, neste momento de placa-mãe e processador. Como sempre faço, minha intenção é fazer o upgrade para a geração anterior à que está no mercado, pegando assim preços melhores com performance boa.

O processador escolhido foi o Intel Core i5 11400, e para acompanhá-lo, minha intenção é adquirir uma placa mãe de chipset B560M. Das que eu vi no mercado, duas me chamaram a atenção:

PLACA MAE (INTEL) ASUS PRIME B560M-A DDR4 LGA1200 10° e 11° GERACAO: https://www.amazon.com.br/dp/B08WHJNRSR/?tag=mundoconectad-20

e a Gigabyte PLACA MAE (INTEL) B560M AORUS ELITE DDR4 LGA 1200 10° e 11º GERAÇÃO: https://www.amazon.com.br/dp/B091CW69XS/?tag=mundoconectad-20

Ambas me pareceram similares e com preço parecido. Pergunto aos companheiros qual seria mais adequada, ou se nessa faixa de preço (800-1000 reais) existe coisa melhor.
Melhor ir de i5 12400f e B660M-plus d4, pouca diferença de preço e teria mais longevidade

Melhor ir de i5 12400f e B660M-plus d4, pouca diferença de preço e teria mais longevidade

Juntando processador e placa mãe, eu teria um acréscimo de R$500,00 no meu orçamento, ou 25% do valor total, o que para mim não interessa no momento.

Além disso, não gosto dos processadores da linha F por não ter vídeo on-board. Apesar de usar placa de vídeo, eu gosto de ter a opção do on-board pois ele ajuda a diagnosticar problemas quando a placa de vídeo dá pau.

Mesmo assim, agradeço a sugestão!

Última edição:
Juntando processador e placa mãe, eu teria um acréscimo de R$500,00 no meu orçamento, ou 25% do valor total, o que para mim não interessa no momento.

Além disso, não gosto dos processadores da linha F por não ter vídeo on-board. Apesar de usar placa de vídeo, eu gosto de ter a opção do on-board pois ele ajuda a diagnosticar problemas quando a placa de vídeo dá pau.

Mesmo assim, agradeço a sugestão!
Tem placas LGA1700 mais baratas, apesar de que não ficaria muito legal se for fazer um up para um i7 depois. Problema é que o LGA 1200 já é plataforma morta e ficaria preso em 8 núcleos que é o máximo que os processadores de 11ª geração tem. Os processadores de 12ª e 13ª tem muitos mais núcleos e durariam bem mais tempo.

Acabei de pegar um PC com SSD M2 de 250GB, porem preciso de um HD para Backup.
Estou na dúvida se pego um da WD Blue de 1TB de 7200RPM ou um de 2TB com 5400RPM, pois todos acima de 1TB que encontrei dos mais em conta são de 5400RPM.

Boa tarde gajos.

Estou pensando em qual item seria interessante dar upgrade no meu PC num futuro proximo. Voces poderiam me dar uma sugestao, por favor?

Placa mae: ASRock H310CM-HG4
Processador: Intel i5-9400F (2.9GHz - 4.1GHz Turbo)
RAM: T-Force Vulcan 2x8GB DDR4 2.666 MHz
GPU: Gigabyte GTX 1660 Super 6GB Windforce OC
Armazenamento: 1 SSD Kingston A400 240GB (4% wearing) + HD Toshiba P300 1TB
PSU: Corsair VS650 80Plus White 650W
Ventilacao: air cooler padrao + 3 ventoinhas.

Se fosse pra dar upgrade em uma coisa nesse momento, qual seria?

Obrigado! =)

Estou torcendo pra não esgotar até eu vender o kit nesse próximo fim de semana, vamos ver se vou conseguir ir nela.

Também dei uma olhada na TUF B550M-PLUS por 919,90 na Kabum com dois PCI X16 e rede 2.5GB, está um pouco fora do meu orçamento mas se aparecer por volta dos R$ 800,00 até lá...

Eu testou pra trocar a mobo, estou de olho nessa Asus.
Ontem ela estava 906 na amazon e hoje subiu pra 1013.
Será que baixa novamente ?

Boa tarde gajos.

Estou pensando em qual item seria interessante dar upgrade no meu PC num futuro proximo. Voces poderiam me dar uma sugestao, por favor?

Obrigado! =)

Depende, qual o seu uso? Se for para jogos começaria com a GPU e no futuro o processador, acredito que esse i5 consegue levar uma rtx 3060 por exemplo

Boa tarde gajos.

Obrigado! =)
Depende do que vc usa, de quais jogos e qual resolução.

Mas supondo que seja gamer e em 1080p, começaria trocando a placa de vídeo aí. É onde você vai ganhar mais frames caso o foco não sejam jogos competitivos tipo Valorant, CS ou Fortnite. Jogos que cospem frames e raramente chegam a 100% de uso de GPU. Caso sejam esses jogos, analisa se bate 100% de GPU ou chega perto disso. Se não alcança, ai processador será melhor e um 5600 é ótima opção hoje. Caso não seja, começa trocando uma placa de vídeo e essa CPU leva até uma 3070 nos jogos AAA de campanha.

Última edição:
Depende, qual o seu uso? Se for para jogos começaria com a GPU e no futuro o processador, acredito que esse i5 consegue levar uma rtx 3060 por exemplo
Depende do que vc usa, de quais jogos e qual resolução.

Mas supondo que seja gamer e em 1080p, começaria trocando a placa de vídeo aí. É onde você vai ganhar mais frames caso o foco não sejam jogos competitivos tipo Valorant, CS ou Fortnite. Jogos que cospem frames e raramente chegam a 100% de uso de GPU. Caso sejam esses jogos, analisa se bate 100% de GPU ou chega perto disso. Se sim, ai processador será melhor e um 5600 é ótima opção hoje. Caso não seja, começa trocando uma placa de vídeo e essa CPU leva até uma 3070 nos jogos AAA de campanha.

Atualmente uso o PC pra jogos, mesmo. Tenho permanecido no âmbito de jogos competitivos, e a princípio, não tenho do que reclamar. Minha intenção e saber o que fazer com esse set, qual seria o próximo item, mesmo.

Obrigado pelas respostas!

Boa noite pessoal !
Recentemente estou a montar um pc para jogos e estou tendo dificuldade na escolha da placa mãe, sou leigo quando o assunto é placa mãe.
O processador é um Core i5 12600k, e gostaria de saber se o Chipset Z690 é realmente essencial para entregar tudo que o processador precisa? A H670 poderia ser uma boa escolha ou até mesmo uma B660. Se sim teriam alguma recomendação?

ps : Nâo tenho muito interesse em overclock

Boa madrugada pessoal, vou (tentar) montar meu primeiro PC esse ano essas configurações tão boas ou preciso mudar alguma coisa?
Processador Intel Core i3-12100F
Placa Mãe Asus Prime H610M-E D4
2x Memória Corsair Vengeance LPX 8GB 3200MHz
SSD 512GB WD Blue ou Kingston
Fonte Corsair CV450 450W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo
Placa de vídeo 1660ti/super
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A propósito sabem me dizer se o cooler box aguenta esse i3? (moro na Bahia)

Boa noite pessoal !
Recentemente estou a montar um pc para jogos e estou tendo dificuldade na escolha da placa mãe, sou leigo quando o assunto é placa mãe.
O processador é um Core i5 12600k, e gostaria de saber se o Chipset Z690 é realmente essencial para entregar tudo que o processador precisa? A H670 poderia ser uma boa escolha ou até mesmo uma B660. Se sim teriam alguma recomendação?

ps : Nâo tenho muito interesse em overclock
Se você não tem interesse em overclock, então pega uma B660 mesmo. Algumas sugestões:

https://www.pichau.com.br/placa-mae...x-chipset-intel-b660-tuf-gaming-b660m-plus-d4 (mATX)

Boa madrugada pessoal, vou (tentar) montar meu primeiro PC esse ano essas configurações tão boas ou preciso mudar alguma coisa?
Processador Intel Core i3-12100F
Placa Mãe Asus Prime H610M-E D4
2x Memória Corsair Vengeance LPX 8GB 3200MHz
SSD 512GB WD Blue ou Kingston
Fonte Corsair CV450 450W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo
Placa de vídeo 1660ti/super
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A propósito sabem me dizer se o cooler box aguenta esse i3? (moro na Bahia)
No dia da compra, verifica a diferença de preço entre a Corsair CV450 e a CV550, se for pouca coisa vale a pena ir na 550.
Sobre o cooler box ele vai aguentar o i3 em stock sem problemas.

Users who are viewing this thread

Voltar