[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de UPGRADE/PEÇAS AVULSAS (Gamer/Profissional/uso casual)

Eu concordo contigo que GPU vai fazer mais diferença, mas pelo valor fica até estranho ele nunca ter sequer usado um SSD. Um SSD dá tipo uma "folga" pro pc comparado ao HD comum. Aqui eu uso o SSD pro sistema operacional e um HD 3T pro resto, mas se eu posso botar jogo no SSD eu nem penso, dá uma boa ajuda, principalmente em alguns jogos bizaros com tempo grande de carregamento.
Fiquei com visão em tunel. O cara perguntou o que dá mais FPS aí recomendei placa de vídeo em primeiro lugar kkkk

Mas de fato o SSD é mais custo benefício, mesmo não aumentando FPS.

SSD quando instalei um e só usava um HD foi o upgrade mais mágico que tive, tudo carregava mais rápido, mesmo jogos se beneficiam do carregamento, você tá certo no ponto de que não vai melhorar FPS
Eu notei o sistema operacional iniciando mais rapido, mas os jogos tenho dificuldade de reparar algum benefício
Eu custei muito a aderir ao SSD, pois achava que usar um HD normal já era o suficiente. Hoje não consigo usar mais nenhum PC/notebook sem algum SSD tanto para o sistema quanto para jogos que requerem mais velocidade de carregamento.
Apesar de não aumentar efetivamente o FPS, o SSD gera uma estabilidade maior em praticamente tudo, principalmente quando o dispositivo carece um pouco mais de RAM, inclusive para agilizar o arquivo de paginação, logo as chances de quedas e travamentos tende a diminuir, ainda mais quando se usa peças mais antigas.
Antigamente existia o boato que SSD aumentava FPS, mas era devido a sistemas onde a quantidade de RAM era pouca, na qual a diferença da velocidade de acesso do arquivo de paginação entre um HD e SSD era notável. Ou seja, quem achava que o SSD aumentava o FPS na verdade era apenas uma solução de aliviar o gargalo de RAM.

Bom dia pessoal, queria a ajuda de vocês para configurar um novo PC.

Hoje tenho a seguinte configuração:

Processador: i5-3330
Placa-Mãe: Gigabyte H77M-D3H
Memória: Kingston 8GB (1x8GB), 1333MHz, DDR3
Placa de Video: GIGABYTE GTX 1070 WindForce 2X OC (GV-N1070WF2OC-8GD)

Quero voltar a jogar no PC e fazer virtualização de um servidor de automação.

Pensei em montar com essa configuração:

Processador: i5-12600K ou i5-13600K
Placa-Mãe: Asus TUF Gaming B660M-PLUS D4
Memória: Kingston Fury Beast, RGB, 32GB (2x16GB), 3600MHz, DDR4
Placa de Video: Usar a que já tenho.

Gostaria da opinião de vocês se com essa configuração terei um bom desempenho nos jogos, ou o que preciso fazer de alteração.
Também não sei se a diferença de valor do processador compensa ir já para a i5-13600K

Desde já agradeço.

Como você ainda está investindo nesse setup, recomendaria trocar o CPU também, indo para um Xeon e3 1270 V3 que equivale a um i7 4770 mas que não possui vídeo integrado (isto é, é um processador que só funciona com placa de vídeo), além de ser muito mais barato. Ele dará um desempenho bem considerável comparado ao i5 4440, falo por experiência própria...

Sobre as memórias, 2x8GB 1600MHz ficará legal no seu setup e se sobre a VGA, tente ir pela RTX 2060, se não for possível iria de GTX 1660 Super ou TI que ficará legal junto com esse Xeon que recomendei. A RTX 2060 acho que iria gerar gargalo com o i5 4440 mesmo, mas com o Xeon 1270v3 vai ficar bem mais suave.

Se tiver mais dúvidas só mandar, boa sorte!
Opa! Primeiramente gostaria de agradeça-lo pela resposta, muito obrigado mesmo!

Segui sua dica e comprei o Xeon mencionado, assim como uma RTX 2060 Super de 8 GB.
Você recomenda a compra de um Cooler para esse novo processador ou posso usar o stock que veio com o I5 4440?

Mais uma vez, obrigado.

Então a minha idéia seria comprar o ssd junto com esse kit, pq pelo que vi da minha atual placa mãe ela não tem suporte pro ssd m.2 (algo assim que vi o pessoal falando que seria uma boa opçao), no caso então o ideal de qualquer forma seria primeiro comprar uma gpu nova e um ssd? Mesmo o meu processador não suportando totalmente um 3060 por exemplo?

Esses dias pedi ajuda com um upgrade aqui, hoje comprei o ryzen 5600 no aliexpress,
usava integrada então preciso urgente comprar uma placa de vídeo para a chegada do processador
me recomendaram as placas 2060 e 3060 para a config abaixo
------gostaria de saber quais marcas e modelos dessas duas placas são as que devo ficar de olho para a blackfriday---------
quero considerar não só desempenho e vida útil, mas a temperatura, visto que meu gabinete é bem básico e não tenho nada de resfriamento (aceito sugestões de como melhorar isso)

Essa é minha configuração, montei há uns 4 anos
---Placa Mãe Asus Prime B350-Plus, Chipset B350, AMD AM4, ATX, DDR4
---atualizando para Ryzen 5600 --- ANTIGO (Ryzen 3 2200G)

---Gabinete Gamer Aerocool Aero 500, Mid Tower, Com 1 Fan
---Memória DDR4 Kingston HyperX Fury, 8GB 2400MHz
---Memória Crucial Ballistix 8GB DDR4 3000 Mhz, CL15
---HD Seagate Barracuda 1TB
---SSD XPG S41 TUF, 512GB, M.2, PCIe
---Fonte Corsair CX450 450W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo

Esses dias pedi ajuda com um upgrade aqui, hoje comprei o ryzen 5600 no aliexpress,
usava integrada então preciso urgente comprar uma placa de vídeo para a chegada do processador
me recomendaram as placas 2060 e 3060 para a config abaixo
------gostaria de saber quais marcas e modelos dessas duas placas são as que devo ficar de olho para a blackfriday---------
quero considerar não só desempenho e vida útil, mas a temperatura, visto que meu gabinete é bem básico e não tenho nada de resfriamento (aceito sugestões de como melhorar isso)

Essa é minha configuração, montei há uns 4 anos
---Placa Mãe Asus Prime B350-Plus, Chipset B350, AMD AM4, ATX, DDR4
---atualizando para Ryzen 5600 --- ANTIGO (Ryzen 3 2200G)

---Gabinete Gamer Aerocool Aero 500, Mid Tower, Com 1 Fan
---Memória DDR4 Kingston HyperX Fury, 8GB 2400MHz
---Memória Crucial Ballistix 8GB DDR4 3000 Mhz, CL15
---HD Seagate Barracuda 1TB
---SSD XPG S41 TUF, 512GB, M.2, PCIe
---Fonte Corsair CX450 450W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo
Não dá muito pra afirmar muita coisa sobre vida util. Já vi estatísticas que mostram que a power color é a que dá mais defeito. Ela só faz placa AMD, então, por isso, alguns dizem que a AMD dá mais defeito.

Eu recomendo pegar a mais barata. Não tem pq ficar gastando dinheiro com uma suposta vantagem que não dá pra ser provada.

A única coisa que vc pode levar em consideração é a garantia, pq algumas marcas dão 3 anos, outras 1 só. (A Galax dá 3 de acordo com o site deles, mas a loja só dá 1. acho que após isso vc entra em contato direto com a galax).

Sua fonte deve funcionar, mas vc sabe como é... qualquer sintoma estranho q vc notar, ela vai ser a primeira suspeita.

Não dá muito pra afirmar muita coisa sobre vida util. Já vi estatísticas que mostram que a power color é a que dá mais defeito. Ela só faz placa AMD, então, por isso, alguns dizem que a AMD dá mais defeito.

Eu recomendo pegar a mais barata. Não tem pq ficar gastando dinheiro com uma suposta vantagem que não dá pra ser provada.

A única coisa que vc pode levar em consideração é a garantia, pq algumas marcas dão 3 anos, outras 1 só. (A Galax dá 3 de acordo com o site deles, mas a loja só dá 1. acho que após isso vc entra em contato direto com a galax).

Sua fonte deve funcionar, mas vc sabe como é... qualquer sintoma estranho q vc notar, ela vai ser a primeira suspeita.
sintoma vc diz de minha fonte não conseguir alimentar tudo?

Fala pessoal Beleza?
Pessoal Alguém poderia me ajudar? Eu estou com uma dúvida: eu importei alguns produtos(mobo e processador) e está aparecendo "desembaraço aduaneiro", alguém sabe dizer se Demora muito?? já faz 4 dias que está parado assim, segue o rastreio: LX613592952CN

Muito obrigado!
Atualizando pessoal:

Mercadoria foi atualizada hoje cedo no site dos correios, foi liberada sem taxa, do sorte kkkk

Atualizando pessoal:

Mercadoria foi atualizada hoje cedo no site dos correios, foi liberada sem taxa, do sorte kkkk
Que sorte mano, acho que eles seguraram para uma inspeção mais minuciosa, porque na boa essa foi a primeira vez que vi esse estado como "retido" crente que você tinha tirado a loteria da receita, kkkkkkkkkkk

Bom dia pessoal, queria a ajuda de vocês para configurar um novo PC.

Hoje tenho a seguinte configuração:

Processador: i5-3330
Placa-Mãe: Gigabyte H77M-D3H
Memória: Kingston 8GB (1x8GB), 1333MHz, DDR3
Placa de Video: GIGABYTE GTX 1070 WindForce 2X OC (GV-N1070WF2OC-8GD)

Quero voltar a jogar no PC e fazer virtualização de um servidor de automação.

Pensei em montar com essa configuração:

Processador: i5-12600K ou i5-13600K
Placa-Mãe: Asus TUF Gaming B660M-PLUS D4
Memória: Kingston Fury Beast, RGB, 32GB (2x16GB), 3600MHz, DDR4
Placa de Video: Usar a que já tenho.

Gostaria da opinião de vocês se com essa configuração terei um bom desempenho nos jogos, ou o que preciso fazer de alteração.
Também não sei se a diferença de valor do processador compensa ir já para a i5-13600K

Desde já agradeço.
Mano, dependendo de qual software e de quantos núcleos você irá precisar para executar sem problemas a virtualização, você tanto pode optar por opções mais "baratas", como o 12400f, 12600k, 12700F ou já ir em algo mais caro ainda como 12700k, 13600k, etc...
Qualquer um desses processadores irá entregar toda a performance da GTX 1070 tranquilamente, apesar do 13600k possuir uma performance melhor em jogos pois é mais forte single core e com tecnologia mais recente, dando uma margem maior para futuros upgrades de placa de vídeo... porém esses CPUs com final "K" fazem mais sentido quando você também possui uma placa-mãe com final Z, nesse caso sendo Z790 ou Z690, que são placas-mãe liberadas para fazer overclock nesses CPUs.
Então a questão é: Um 12400F será o suficiente para fazer a virtualização de servidor de automação de boas como você pretende? Ou você quer chutar o balde e ir logo de 13600k?
Porque como são processadores mais recentes, não sei nem se na black fraude o preço deles entrará em promoção na data, então acho que também depende muito do preço.

Opa! Primeiramente gostaria de agradeça-lo pela resposta, muito obrigado mesmo!

Segui sua dica e comprei o Xeon mencionado, assim como uma RTX 2060 Super de 8 GB.
Você recomenda a compra de um Cooler para esse novo processador ou posso usar o stock que veio com o I5 4440?

Mais uma vez, obrigado.
Tranquilo irmão!
Sobre o Xeon, como você não pode investir em uma nova geração no momento, ao meu ver foi a melhor opção para o seu bolso.
E apesar desse Xeon ser um processador frio até, eu recomendo bastante comprar um cooler sim, como o DeepCool Gammaxx 400 V2, assim você pode liberar o boost e manter excelentes temperaturas com mais um tico de performance. O cooler box que vem com o i5 4440 é bem básico, muito básico mesmo, então eu recomendo fortemente a troca se couber no seu orçamento.

Se tiver mais dúvidas, só mandar mano, boa sorte!

Atualizando pessoal:

AEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE Falei mano, boaaa!
Tipo, geralmente eu tenho certeza da taxação quando eles informam que o produto foi "Encaminhado" para a fiscalização, daí já sei que vai doer no bolso... :haha:

Que sorte mano, acho que eles seguraram para uma inspeção mais minuciosa, porque na boa essa foi a primeira vez que vi esse estado como "retido" crente que você tinha tirado a loteria da receita, kkkkkkkkkkk
pois é kkkkk

pessoal, to pagando 300 reais no gabinete GALAX NEBULOSA, vale?

pois é kkkkk

pessoal, to pagando 300 reais no gabinete GALAX NEBULOSA, vale?
Nunca ouvi falar, mas nas imagens parece bom, agora tem limitação no radiador do watercooler, se vocÊ um dia quiser botar um, só suporta os de 120mm

Nunca ouvi falar, mas nas imagens parece bom, agora tem limitação no radiador do watercooler, se vocÊ um dia quiser botar um, só suporta os de 120mm
Valeu! Indica algum melhor(mash) com bom preço?

Meu sobrinho tem um pc daqueles da Pichau msm (Processador AMD Ryzen 5 PRO 3350G/ Cooler para Processador Pichau Gaming Sage/ Placa Mae Asus Prime A320M-K-BR), boletei um Ryzen 5 5600G no ali, mas estou em dúvida sobre a compatibilidade da placa mãe com esse processador. Li em alguns fóruns que não era compatível, outros vídeos dizendo que era ... Agora não tenho certeza. (vi no site da asus que é compatível)
Sendo compatível, será q o cooler do processador tb é com o novo Ryzen ? Ou com o cooler oficial do Ryzen 5 3600? (tenho o meu aqui guardado, nunca abri).

Acham q vale a pena essa troca, em termos de performance? mais pra frente ele pretende pegar um placa de vídeo.
Obrigado

Fala galera!
Após 2 anos e meio de uso, acredito que a minha ASRock B450M Steel Legend está morrendo. Acho que algum curto nela tá ligando o OCP e aí ele sempre desliga quando o sistema tá em load. Como já passou o período de garantia (que a ASRock não tem no Brasil) e não to afim de me estressar com a Kabum buscando algo, vou comprar outra.
Atualmente tenho um Ryzen 7 2700x, mas pretendo subir pra um 5700x ou 5800x em breve.
Dito isso, qual MOBO vcs me recomendam? Vi que as B550M infelizmente não suportam o meu 2700X, mas to buscando alternativas aí.

galera, tenho o pc da assinatura com 2x8gb ram corsair vengeance 3200mhz, quero pegar mais 2 pentes de 8 pra ter 32gb, no que preciso me atentar na hora de comprar além da frequência?

além disso queria importar 2x8gb ram do aliexpress pro meu notebook, quais as marcas de memoria confiáveis que tem lá?

grato pela atenção

galera, tenho o pc da assinatura com 2x8gb ram corsair vengeance 3200mhz, quero pegar mais 2 pentes de 8 pra ter 32gb, no que preciso me atentar na hora de comprar além da frequência?

além disso queria importar 2x8gb ram do aliexpress pro meu notebook, quais as marcas de memoria confiáveis que tem lá?

grato pela atenção
O ideal é que os módulos de memória sejam 100% iguais, mesma marca, modelo...

Na impossibilidade disso, tenta, pelo menos, encontrar com mesmo clock e latências.

Se for essa aqui: O clock é 3200mhz, a latência é 16-18-18-36

E ai galera, tudo bem ?

Minha config atual é:
- Ryzen 5 5600x
- RX 6600
- 2 x memória ram 8G DDR4 3200 MHz
- RX470 Biostar

Estava querendo uma placa mãe nova que suporte a frequência de 3200 MHz e tenha um PCI 4.0 para o a minha placa de vídeo, essa atual suporta apenas 2667 MHz. Gostaria principalmente de uma ATX, mas uma mini ATX mais barata também serve

E ai galera, tudo bem ?

Minha config atual é:
- Ryzen 5 5600x
- RX 6600
- 2 x memória ram 8G DDR4 3200 MHz
- RX470 Biostar

Estava querendo uma placa mãe nova que suporte a frequência de 3200 MHz e tenha um PCI 4.0 para o a minha placa de vídeo, essa atual suporta apenas 2667 MHz. Gostaria principalmente de uma ATX, mas uma mini ATX mais barata também serve
ATX tem a B550 Tomahawk, ótimos dissipadores vrm e ainda tem 3 anos de garantia, mas também tem a Asus Tuf Gaming B550M (tem uma versão com wifi e bluetooth), ela tá em um preço um pouco melhor e tem dois usb 3.2 a mais e um pci 3.0 x1 a mais, porém ela é mATX e tem 1 ano de garantia. Tem bastante reviews de ambas as placas no youtube e algumas comparações entre elas aqui no fórum.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fala pessoal, tudo bem? Também queria agumas indicações de peças.

Tenho um pc com a seguinte config:
- Ryzen 7 5700G
- RX 6600XT
- 16gb (2x8) 3600MHz
- B550 Tomahawk

Gostaria de saber se vale a pena um upgrade no processador, pra um 5700X ou um 5800X, por conta da compatibilidade com PCI 4.0 (minha placa de vídeo tem oito canais PCIe) e pelo aumento no cache, ou se vale mais a pena esperar e pegar um processador da nova geração, nesse caso, a placa mãe teria compatibilidade com o processador? Estou pensando em uma RTX3060 também, por não ter a limitação de oito canais PCIe. O que vocês sugerem? Meu foco é jogar

Última edição:
Tenho um pc com a seguinte config:
- Ryzen 7 5700G
- RX 6600XT
- 16gb (2x8) 3600MHz
- B550 Tomahawk

Gostaria de saber se vale a pena um upgrade no processador, pra um 5700X ou um 5800X, por conta da compatibilidade com PCI 4.0 (minha placa de vídeo tem oito canais PCIe) e pelo aumento no cache, ou se vale mais a pena esperar e pegar um processador da nova geração, nesse caso, a placa mãe teria compatibilidade com o processador? Estou pensando em uma RTX3060 também, por não ter a limitação de oito canais PCIe. O que vocês sugerem? Meu foco é jogar
Sobre o PCI 3.0 É tão pequena a diferença que acho que não justifica um upgrade:

A 3060 é uns 10~15% mais rapida que a 6600XT. Eu também não acho que compensa a troca.

Tenho R$ 5600,00 para processador memoria e placa mãe muito em dúvida sobre Intel ou AMD hoje em dia o que me recomendam ?

Users who are viewing this thread

Voltar