[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição e dicas sobre Fontes para computadores

RMA da Seasonic é de boa no Brasil?


Na dúvida entre essa fonte ou a MS MAG A550BN por 248 (já com frete)

A MSI eu sei que pode ter downgrade, já a Seasonic eu sei que é marca top, porém desconheço o modelo.
Essas fontes mais baratas da Seasonic não são fabricadas por ela, não lembro o nome da OEM mas acho que é RSY ou algo do tipo.

Essa aí botaram uma foto da S12III, mas pelas infos e preço não creio que seja. Eu não pegaria, tem grandes chances disso aí ser um modelo com projeto antigo e regulação em grupo com capacitores tier 4 igual essas outras Seasonic baratas.

Abaixo dos 300 reais eu pegaria a Cooler Master MWE Bronze V2 550w que vai ter componentes melhores que a MSI e projeto melhor no geral também.

Na verdade, a melhor opção abaixo dos 300 reais em componentes e performance é a Gigabyte P650B. O problema é que ela tem uma falha no posicionamento do dissipador, e a ponte retificadora dela trabalha muito quente. A solução seria abrir a fonte e colocar um thermal pad entre a retificadora e o dissipador que resolveria o problema, porém provavelmente perderia a garantia.
 
Última edição:
A ASUS disponibiliza um "tabelão" com indicações de fontes para todas as CPUs e GPUs disponíveis no mercado...
Lógico que existem casos isolados, mas de modo geral esse tabelão pode ajudar quase a totalidade das pessoas que vem aqui perguntar "que fonte me indicam pra usar com placa X e processador Y?"
Vou compartilhar pois pode ajudar a diminuir a quantidade de postagens desnecessárias e que mais poluem do que ajudam... pra galera que tem preguiça de pesquisar kkkkk

Tabela ASUS - Indicação de Fontes
15k7Zsg.png

RdXfMAR.png

ed9S4yX.png

Mn406k4.png

aWvJqEw.png

MkZYYMO.png


Outra coisa que vejo sempre uma galera com dúvidas é quanto à certificação 80 Plus.
Segue abaixo uma tabela demonstrando a eficiência de cada certificação de acordo com a carga (level) usada pela fonte.
Notem que a eficiência ideal (na maioria das vezes) é atingida com a fonte trabalhando em meia carga (cerca de 50%). Logo, supõe-se que o ideal seria uma fonte com o dobro da potência exigida pelo seu sistema.
uRPhAch.jpg


Sobre certificação, o selo 80 Plus já não é o mais indicado para garantir um equipamento de alta eficiência, pois utiliza métodos ultrapassados para validar as fontes. Pensando nisso, hoje, é melhor buscar fontes que possuam a certificação Cybernetics, que além de utilizar métodos mais atuais de testes, também impõe um nível mais exigente para testar os equipamentos.

X7nsuvP.png

Certificação Cybernetics 115V
EficiênciaFP+5VSBVampiro
Bronze82%0,95071%0,25 W
Silver85%0,96073%0,22 W
Gold87%0,97075%0,19 W
Platinum89%0,97576%0,16 W
Titanium91%0,98077%0,13 W
Diamond93%0,98579%0,10 W

Certificação Cybernetics 230V
EficiênciaFP+5VSBVampiro
Bronze84%0,91070%0,25 W
Silver87%0,92072%0,23 W
Gold89%0,93074%0,20 W
Platinum91%0,93575%0,18 W
Titanium93%0,94076%0,15 W
Diamond95%0,95078%0,12 W

Em resumo, enquanto o 80 Plus certifica APENAS a eficiência da Fonte, o Cybernetics certifica a eficiência em testes mais profundos e exigentes, o ruído e a construção... garantindo um equipamento de qualidade.
 
Última edição:
Essas fontes mais baratas da Seasonic não são fabricadas por ela, não lembro o nome da OEM mas acho que é RSY ou algo do tipo.

Essa aí botaram uma foto da S12III, mas pelas infos e preço não creio que seja. Eu não pegaria, tem grandes chances disso aí ser um modelo com projeto antigo e regulação em grupo com capacitores tier 4 igual essas outras Seasonic baratas.

Abaixo dos 300 reais eu pegaria a Cooler Master MWE Bronze V2 550w que vai ter componentes melhores que a MSI e projeto melhor no geral também.

Na verdade, a melhor opção abaixo dos 300 reais em componentes e performance é a Gigabyte P650B. O problema é que ela tem uma falha no posicionamento do dissipador, e a ponte retificadora dela trabalha muito quente. A solução seria abrir a fonte e colocar um thermal pad entre a retificadora e o dissipador que resolveria o problema, porém provavelmente perderia a garantia.
Essa Cooler Master seria o modelo ACAAW-br mesmo?



Tinha ela em mente, até indiquei pra um rapaz aqui no fórum, num tópico que você comentou, mas decidi ver se a msi de 550 também foi capada. Ficou por 248 com frete grátis na Magalível, acabei não resistindo.

Quando ela chegar, vou decidir se devolvo e pego essa Cooler Master ou se fico com a msi mag a550bn.

Se a xpg pylon voltasse, talvez eu ficasse compelido, apesar de também ter sofrido downgrade.
 
Essa Cooler Master seria o modelo ACAAW-br mesmo?



Tinha ela em mente, até indiquei pra um rapaz aqui no fórum, num tópico que você comentou, mas decidi ver se a msi de 550 também foi capada. Ficou por 248 com frete grátis na Magalível, acabei não resistindo.

Quando ela chegar, vou decidir se devolvo e pego essa Cooler Master ou se fico com a msi mag a550bn.

Se a xpg pylon voltasse, talvez eu ficasse compelido, apesar de também ter sofrido downgrade.
A MSI mesmo antes de capada já usava uma combinação de capacitores chengx e capxon nos secundários, que eram tier 3 e 4. O que mudaram foi o capacitor primário de Teapo pra Chengx, os capacitores secundários já era dos mais baratos e não é como se a fonte fosse uma maravilha antes.

Enquanto a Cooler Master até onde vi usa tudo capacitores CapXon, que são tier 3 e melhores que Chengx. Porém não apenas isso, as últimas CM testadas no teclab se mostraram muito bem montadas e projetadas, então além dos capacitores levemente melhores que da MSI, a performance também provavelmente vai ser melhor em tudo.

O modelo confirmado com CapXon é o ACAAW-BBR mesmo, enquanto que o modelo ACAAB-WO na teoria é pra ser melhor, mas na prática ninguém sabe. Se os componentes fossem melhores eu creio que a fonte estaria mais cara, então eu chuto que esse modelo usa CapXon também, mas tem chances de ser melhor.

Já a XPG Pylon não piorou os componentes exatamente, ela continua com capacitor primário tier 1 e secundários tier 2, o que tá excelente. Pra não dizer que não pioraram, os dois capacitores sólidos do dc-dc foram piorados, porém eles não sofrem os mesmos problemas dos capacitores eletrolíticos que a gente fala, então não chega a ser relevante essa troca.

O que aparentemente aconteceu foi que mudaram o projeto pra usar menos capacitores e baratear a fonte, porém sem abaixar a qualidade de cada capacitor em si. O problema é que a redução de capacitores provavelmente foi o culpado pelo aumento do ripple e talvez a temperatura um pouco elevada.

Porém mesmo antes da mudança a fonte já apresentava um spike de ripple na casa dos 90-100% de carga, e até uns 70-80% ela tinha ótimos ripples. Infelizmente o teclab não testou a fonte em carga mais baixa, se for seguir a lógica abaixo dos 70-80% de carga, a Pylon provavelmente continua com uma boa performance, talvez a melhor nessa faixa de preço, mas aí difícil confirmar.

Uma coisa curiosa é que a versão de 2020 da XPG Pylon antes de chegar no Brasil ou receber reviews tinha componentes piores, se não me engano ela usava capacitor tier 2 no primário e CapXon nos secundários ou algo do tipo, teria que ver no Cybenetics. Aí de 2021 pra frente ele melhoraram os componentes pra tier 1 e 2 como está hoje, e depois ela sofreu essa mudança no projeto reduzindo a quantidade de capacitores, mas os componentes continuam sendo melhores do que era antes de 2021.
 
A MSI mesmo antes de capada já usava uma combinação de capacitores chengx e capxon nos secundários, que eram tier 3 e 4. O que mudaram foi o capacitor primário de Teapo pra Chengx, os capacitores secundários já era dos mais baratos e não é como se a fonte fosse uma maravilha antes.

Enquanto a Cooler Master até onde vi usa tudo capacitores CapXon, que são tier 3 e melhores que Chengx. Porém não apenas isso, as últimas CM testadas no teclab se mostraram muito bem montadas e projetadas, então além dos capacitores levemente melhores que da MSI, a performance também provavelmente vai ser melhor em tudo.

O modelo confirmado com CapXon é o ACAAW-BBR mesmo, enquanto que o modelo ACAAB-WO na teoria é pra ser melhor, mas na prática ninguém sabe. Se os componentes fossem melhores eu creio que a fonte estaria mais cara, então eu chuto que esse modelo usa CapXon também, mas tem chances de ser melhor.

Já a XPG Pylon não piorou os componentes exatamente, ela continua com capacitor primário tier 1 e secundários tier 2, o que tá excelente. Pra não dizer que não pioraram, os dois capacitores sólidos do dc-dc foram piorados, porém eles não sofrem os mesmos problemas dos capacitores eletrolíticos que a gente fala, então não chega a ser relevante essa troca.

O que aparentemente aconteceu foi que mudaram o projeto pra usar menos capacitores e baratear a fonte, porém sem abaixar a qualidade de cada capacitor em si. O problema é que a redução de capacitores provavelmente foi o culpado pelo aumento do ripple e talvez a temperatura um pouco elevada.

Porém mesmo antes da mudança a fonte já apresentava um spike de ripple na casa dos 90-100% de carga, e até uns 70-80% ela tinha ótimos ripples. Infelizmente o teclab não testou a fonte em carga mais baixa, se for seguir a lógica abaixo dos 70-80% de carga, a Pylon provavelmente continua com uma boa performance, talvez a melhor nessa faixa de preço, mas aí difícil confirmar.

Uma coisa curiosa é que a versão de 2020 da XPG Pylon antes de chegar no Brasil ou receber reviews tinha componentes piores, se não me engano ela usava capacitor tier 2 no primário e CapXon nos secundários ou algo do tipo, teria que ver no Cybenetics. Aí de 2021 pra frente ele melhoraram os componentes pra tier 1 e 2 como está hoje, e depois ela sofreu essa mudança no projeto reduzindo a quantidade de capacitores, mas os componentes continuam sendo melhores do que era antes de 2021.
Obrigado pela aula, craque

Essa Cooler Master é a escolha mais lógica do momento, principalmente pra quem quer gastar pouco.
 
Boa noite, meu pc atual é o seguinte:

CPU: AMD FX-8350 Noctua - NH-D15 chromax.black
MBO: GA-990FXA-UD3
RAM: Kllisre DDR3-1866mhz 32gb (8x8)GB
SSD: Sandisk Plus 480GB
Gabinete: Cooler Master HAF 932
PSU: Seasonic 860W Platinum |
VGA: Sapphire RX Vega 56 Pulse

Vou mudar o meu kit na semana que vem para:

CPU: Intel i9 14900KF Noctua - NH-D15 chromax.black
MBO: AsRock Z790 Taichi
RAM: G.Skill Trident Z5 RGB F5-6000J3040G32GX2-TZ5RK 2 64 GB
SSD: Samsung 990 Pro 2TB Nvme M.2
Gabinete: Cooler Master HAF 932
PSU: Seasonic 860W Platinum |
VGA: Sapphire RX Vega 56 Pulse

Pelo que vi meu processador puxa bastante energia, a mobo também é gastona, a placa de vídeo também. Essa minha fonte da conta?

Um detalhe importante, essa fonte foi comprada em 09/2013, porém nunca forcei o consumo dela, usei ela com uma HD7970 até 07/2019, que foi quando comprei minha VGA atual. Em 2013 comprei um Xbox One e um PS4, então meu PC ficava ligado sem rodar jogos.

Praticamente não joguei com a minha placa de vídeo atual, e o pouco que joguei foram jogos do Game Pass (Sombras da guerra e acho que Gears), faz 2 anos ou mais que não jogo.
 
Boa noite, meu pc atual é o seguinte:

CPU: AMD FX-8350 Noctua - NH-D15 chromax.black
MBO: GA-990FXA-UD3
RAM: Kllisre DDR3-1866mhz 32gb (8x8)GB
SSD: Sandisk Plus 480GB
Gabinete: Cooler Master HAF 932
PSU: Seasonic 860W Platinum |
VGA: Sapphire RX Vega 56 Pulse

Vou mudar o meu kit na semana que vem para:

CPU: Intel i9 14900KF Noctua - NH-D15 chromax.black
MBO: AsRock Z790 Taichi
RAM: G.Skill Trident Z5 RGB F5-6000J3040G32GX2-TZ5RK 2 64 GB
SSD: Samsung 990 Pro 2TB Nvme M.2
Gabinete: Cooler Master HAF 932
PSU: Seasonic 860W Platinum |
VGA: Sapphire RX Vega 56 Pulse

Pelo que vi meu processador puxa bastante energia, a mobo também é gastona, a placa de vídeo também. Essa minha fonte da conta?

Um detalhe importante, essa fonte foi comprada em 09/2013, porém nunca forcei o consumo dela, usei ela com uma HD7970 até 07/2019, que foi quando comprei minha VGA atual. Em 2013 comprei um Xbox One e um PS4, então meu PC ficava ligado sem rodar jogos.

Praticamente não joguei com a minha placa de vídeo atual, e o pouco que joguei foram jogos do Game Pass (Sombras da guerra e acho que Gears), faz 2 anos ou mais que não jogo.
Pela tabela que postei hj mais cedo, uma fonte de 850W lhe atenderia, porém eu recomendaria uma de 1000W
 
Pela tabela que postei hj mais cedo, uma fonte de 850W lhe atenderia, porém eu recomendaria uma de 1000W
Posso usar por enquanto essa minha fonte atual? Corro o risco de danificar algum componente do PC?

E qual modelo de fonte 1000W você recomendaria?
 
Posso usar por enquanto essa minha fonte atual? Corro o risco de danificar algum componente do PC?

E qual modelo de fonte 1000W você recomendaria?
Pode usar a sua atual tranquilamente… aliás, se ela não estiver apresentando nenhuma anormalidade, não vejo motivos para trocar…

Sobre recomendação, eu recomendo sempre em primeiro lugar Corsair (quase todas) ou Super Flower (todas), depois vem Antec, BeQuiet, Thermaltake, Asus (algumas), Cooler Master (algumas), MSI (algumas) e XPG (algumas)… daí vem as de terceiras opções que são as outras opções das marcas citadas anteriormente mas que não são as top… por fim as demais marcas e modelos e depois de todas (as que não posso recomendar nem para meu pior inimigo) as fontes que queimam e explodem, de marcas não conceituadas, nomes duvidosos, nomes de lojas varejistas e apelativos (Gamemax, Nidus, TGT, MyMax e todas as outras tranqueiras semelhantes)
 
A primeira Cybercore utiliza os mesmos cabos das Corsair RMx, e outras…
Se alguém me confirmar que a Cybercore II utiliza os mesmos cabos da Cybercore, significa que poderei usar meus cabos sleeve da Corsair
Olhando pelas fotos do review da Hardware Busters e comparando com os cabos da minha, e verificando o comprimento dos cabos pelo relatório da Cybenetics, tem tudo para ser os mesmos cabos. Até porque essa Cybercore II é uma "atualização" aos critérios do ATX 3.0. Toda a base da fonte é a mesma, e manter os cabos é menos despesas no projeto.

São cabos rígidos. Principalmente o 24 pinos. Tive que usar um secador de cabelo para aquecer e moldar melhor ele para não forçar o conector da mobo.
:haha:

1.9k é grana em fonte.... Na época que comprei a minha, custava 1.4k e tinha a SilverStone Hella 2050W por 1.7k. Mas é o que tem pra hoje...
:sei:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

help por favor…acabei de adquirir esta fonte citada abaixo faz 2 meses, porem foi pensada para outro setup, mas queria continuar usando ela e não ter q gastar com outra...
cooler master 550w bronze plus
i5 14600kf ou 12600kf
rtx 4060
aorus elite ddr5
2x8 6000mhz
1ssd mv2 500gb
1sdd 500gb
monitor 240hz consome (40w)
mouse e teclado apenas.
O que me dizem?
considerando o 14600k + 4060 em reviews, vai precisar de uns 400W em picos de consumo. Sua fonte vai dar conta sim. Vc não especificou o modelo, mas se for essa, tem proteções contra sobrecarga. Ela irá desligar se não der conta, preservando seu hardware.

Recomendo não brincar com overclock. Essa CPU drena muito mais energia quando se brinca com isso. Deixa em stock que vai estar tranquilo.
O monitor é alimentado pela tomada mesmo.
 
Última edição:
Olhando pelas fotos do review da Hardware Busters e comparando com os cabos da minha, e verificando o comprimento dos cabos pelo relatório da Cybenetics, tem tudo para ser os mesmos cabos. Até porque essa Cybercore II é uma "atualização" aos critérios do ATX 3.0. Toda a base da fonte é a mesma, e manter os cabos é menos despesas no projeto.

São cabos rígidos. Principalmente o 24 pinos. Tive que usar um secador de cabelo para aquecer e moldar melhor ele para não forçar o conector da mobo.
:haha:

1.9k é grana em fonte.... Na época que comprei a minha, custava 1.4k e tinha a SilverStone Hella 2050W por 1.7k. Mas é o que tem pra hoje...
:sei:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Sabe, eu tenho uma Corsair RM1000x Gold que me atende super bem e conta ainda com 8,5 anos de garantia (ou seja, é nova) e não tenho nenhuma reclamação quanto a ela ou ao desempenho dela.
Mas, ocorre que umas semanas atrás surgiu uma promoção de uma fonte Super Flower 1600W com selo TITANIUM e acabei pegando uma por já conhecer a marca e saber de sua confiabilidade. Mas os amigos foristas acompanharam o cambalacho que a Terabyte fez comigo e acabou por não me entregar a fonte. Mas isso despertou uma vontade interna (fogo no cool) de migrar para uma fonte de maior eficiência, andei pesquisando algumas Corsair HX e AX Platinum e Titanium, umas Super Flower Leadex Platinum e Titanium e até uma Antec Titanium e agora estive olhando essa XPG Platinum...

Honestamente, se aparecer um bom negócio, invisto, caso contrário me mantenho em minha atual fonte que é extraordinária...
 
Cooler Master anuncia as séries de fontes de alimentação X Silent Edge Fanless e X Silent Max
Apresentando a fonte de alimentação X Silent Edge da Cooler Master, disponível em 850 W e 1100 W. Essas fontes de alimentação sem ventoinha oferecem uma experiência agradável e sem ruído. Apresentando tecnologia avançada de tubos de calor, uma estrutura térmica modular e chips Infineon IC, o X Silent Edge garante desempenho e confiabilidade de alto nível.

Por que escolher a fonte de alimentação X Silent Edge
A fonte de alimentação X Silent Edge não é apenas uma fonte de alimentação; é um compromisso com operação silenciosa, eficiência e tecnologia de ponta. Quer você seja um jogador, criador de conteúdo ou entusiasta de PC, essas PSUs atendem às suas necessidades de fornecimento de energia silencioso e confiável.

Cmb1uof.jpg


ia5Py20.jpg


c5bbJl7.jpg


sQzYLHa.jpg


Características principais
  • Design sem ventoinha: Garante silêncio, perfeito para ambientes sensíveis ao ruído.
  • Tecnologia avançada de tubo de calor: mantém a PSU resfriada, melhorando o desempenho térmico e a longevidade.
  • Monitoramento Digital: Possui um monitor digital para monitoramento de temperatura e carga em tempo real.
  • Componentes de alta qualidade: Construídos com chips Infineon IC para desempenho confiável e de alta qualidade.
  • Integração de software MasterCTRL: permite que os usuários monitorem e gerenciem os parâmetros da PSU em seus desktops.
  • Eficiência Energética: Incorpora uma ponte retificadora ativa para maior eficiência e desempenho.
X Silent Max
A fonte de alimentação X Silent Max da Cooler Master: a fonte de alimentação silenciosa e eficiente. Apresentando o ventilador Mobius ultrassilencioso e gerenciamento térmico avançado, esta fonte de alimentação foi projetada para quem valoriza um ambiente tranquilo. Com foco em componentes de alta qualidade e eficiência, o X Silent Max se destaca no mercado de fontes de alimentação.

Por que escolher a fonte de alimentação X Silent Max
A fonte de alimentação X Silent Max foi projetada para usuários que buscam um equilíbrio entre operação silenciosa e fornecimento de energia eficiente. Seja para jogos, criação de conteúdo ou uso geral, esta fonte de alimentação oferece uma solução que não compromete o desempenho ou o silêncio.

Mantenha-se informado
Para saber as novidades sobre a fonte de alimentação X Silent Max e outros produtos Cooler Master, siga nossos canais de mídia social e inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Características principais
  • Ventilador silencioso Mobius: Garante uma saída de ruído ambiente inferior a 20 db.
  • Estrutura Térmica Modular Avançada: Melhora a eficiência térmica para um desempenho consistente.
  • Monitoramento Digital: Possui um monitor digital para rastreamento em tempo real da temperatura e velocidade do ventilador.
  • Componentes de alta qualidade: Construídos com chips Infineon IC para desempenho confiável e de alta qualidade.
  • Software MasterCTRL: Fornece monitoramento e controle detalhados dos parâmetros da PSU.
  • Eficiência aprimorada: ponte retificadora ativa para maior eficiência e desempenho.
 
A primeira Cybercore utiliza os mesmos cabos das Corsair RMx, e outras…
Se alguém me confirmar que a Cybercore II utiliza os mesmos cabos da Cybercore, significa que poderei usar meus cabos sleeve da Corsair

Quando chegar me dá um toque, curioso.

A ASUS disponibiliza um "tabelão" com indicações de fontes para todas as CPUs e GPUs disponíveis no mercado...
Lógico que existem casos isolados, mas de modo geral esse tabelão pode ajudar quase a totalidade das pessoas que vem aqui perguntar "que fonte me indicam pra usar com placa X e processador Y?"
Vou compartilhar pois pode ajudar a diminuir a quantidade de postagens desnecessárias e que mais poluem do que ajudam... pra galera que tem preguiça de pesquisar kkkkk

Tabela ASUS - Indicação de Fontes
15k7Zsg.png

RdXfMAR.png

ed9S4yX.png

Mn406k4.png

aWvJqEw.png

MkZYYMO.png


Outra coisa que vejo sempre uma galera com dúvidas é quanto à certificação 80 Plus.
Segue abaixo uma tabela demonstrando a eficiência de cada certificação de acordo com a carga (level) usada pela fonte.
Notem que a eficiência ideal (na maioria das vezes) é atingida com a fonte trabalhando em meia carga (cerca de 50%). Logo, supõe-se que o ideal seria uma fonte com o dobro da potência exigida pelo seu sistema.
uRPhAch.jpg


Sobre certificação, o selo 80 Plus já não é o mais indicado para garantir um equipamento de alta eficiência, pois utiliza métodos ultrapassados para validar as fontes. Pensando nisso, hoje, é melhor buscar fontes que possuam a certificação Cybernetics, que além de utilizar métodos mais atuais de testes, também impõe um nível mais exigente para testar os equipamentos.

X7nsuvP.png

Certificação Cybernetics 115V
EficiênciaFP+5VSBVampiro
Bronze82%0,95071%0,25 W
Silver85%0,96073%0,22 W
Gold87%0,97075%0,19 W
Platinum89%0,97576%0,16 W
Titanium91%0,98077%0,13 W
Diamond93%0,98579%0,10 W

Certificação Cybernetics 230V
EficiênciaFP+5VSBVampiro
Bronze84%0,91070%0,25 W
Silver87%0,92072%0,23 W
Gold89%0,93074%0,20 W
Platinum91%0,93575%0,18 W
Titanium93%0,94076%0,15 W
Diamond95%0,95078%0,12 W

Em resumo, enquanto o 80 Plus certifica APENAS a eficiência da Fonte, o Cybernetics certifica a eficiência em testes mais profundos e exigentes, o ruído e a construção... garantindo um equipamento de qualidade.

Será que tem como pedir pra um admin fixar esse post? @Cata você é admin?

Boa noite, meu pc atual é o seguinte:

CPU: AMD FX-8350 Noctua - NH-D15 chromax.black
MBO: GA-990FXA-UD3
RAM: Kllisre DDR3-1866mhz 32gb (8x8)GB
SSD: Sandisk Plus 480GB
Gabinete: Cooler Master HAF 932
PSU: Seasonic 860W Platinum |
VGA: Sapphire RX Vega 56 Pulse

Vou mudar o meu kit na semana que vem para:

CPU: Intel i9 14900KF Noctua - NH-D15 chromax.black
MBO: AsRock Z790 Taichi
RAM: G.Skill Trident Z5 RGB F5-6000J3040G32GX2-TZ5RK 2 64 GB
SSD: Samsung 990 Pro 2TB Nvme M.2
Gabinete: Cooler Master HAF 932
PSU: Seasonic 860W Platinum |
VGA: Sapphire RX Vega 56 Pulse

Pelo que vi meu processador puxa bastante energia, a mobo também é gastona, a placa de vídeo também. Essa minha fonte da conta?

Um detalhe importante, essa fonte foi comprada em 09/2013, porém nunca forcei o consumo dela, usei ela com uma HD7970 até 07/2019, que foi quando comprei minha VGA atual. Em 2013 comprei um Xbox One e um PS4, então meu PC ficava ligado sem rodar jogos.

Praticamente não joguei com a minha placa de vídeo atual, e o pouco que joguei foram jogos do Game Pass (Sombras da guerra e acho que Gears), faz 2 anos ou mais que não jogo.

Amigo, só um detalhe que acho que você já ouviu e que não é bem o local, mas você sabe que seu sistema é absurdamente dimensionado pra essa GPU, né? Pra jogos ela não vai correr na mesma "speed" da sua CPU.
 
Amigo, só um detalhe que acho que você já ouviu e que não é bem o local, mas você sabe que seu sistema é absurdamente dimensionado pra essa GPU, né? Pra jogos ela não vai correr na mesma "speed" da sua CPU.
Opa amigo, estou ciente, será o meu próximo up. Qual GPU você considera adequada para meu sistema? Meu monitor é um Dell 27" S2719DGF que roda na resolução 2k 2560 x 1440 a 155hz.
 
Salve galera, pra 850W tem algo que bate em termos de qualidade/CxB a MSI MAG A850GL na faixa de 550 reais? Até 100-150 reais a mais sem problemas, só não queria algo pior ou muito mais caro. Fiquei impressionado com a garantia da MSI.

Ia pegar uma RM850X da Corsair por 760 reais (no paraguay) mas não sei se vale pagar 200 reais por algo que praticamente faz a mesma coisa.

14700k + RX590 + 64GB ram (sim, preciso de GPU low end pra testar games) que troco às vezes pra RTX 4060TI (pra stable diffusion). Sempre usei Corsair aqui, tenho uma cx430 com 13 anos de uso, ainda tá 100% zero whine e uma Cx 750w com uns 8 anos de uso, 100% zero coil whine tb, não sei se continua sendo a melhor marca.

Muito obrigado.
 
Última edição:
Galera qual a fonte com pcie 5.0 mais em conta para uma 3060 ti ? Tem alguma bbb ? Ou é melhor continuar usando aquele cabo horrível que vem com a 3060 ti rs

Atualmente estou com uma xpg pylon 650 bronze
 
Opa amigo, estou ciente, será o meu próximo up. Qual GPU você considera adequada para meu sistema? Meu monitor é um Dell 27" S2719DGF que roda na resolução 2k 2560 x 1440 a 155hz.
Literalmente qualquer 4xxx da nvidia ou as top da AMD, eu esperaria sair as novas Super também, pra ver se valem a pena, mesmo se não valer vai diminuir o preço da 4070
 
Literalmente qualquer 4xxx da nvidia ou as top da AMD, eu esperaria sair as novas Super também, pra ver se valem a pena, mesmo se não valer vai diminuir o preço da 4070
Eu li por cima que tem ocorrido um derretimento do conector de energia que vão nessas placas, são em todas as 4xxx da nvidia? A série 5xxx tá próxima de sair? Das AMD, pode me citar quais são as top? Estou bem desatualizado kkk
 
Ia pegar uma RM850X da Corsair por 760 reais (no paraguay) mas não sei se vale pagar 200 reais por algo que praticamente faz a mesma coisa.
Salvo engano, a Corsair só dá garantia no País de comercialização do produto… se comprou no PY, vai ter que acionar a garantia por lá… se comprou na Alemanha a garantia só funciona na Alemanha…
A Asus faz do mesmo jeito!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu li por cima que tem ocorrido um derretimento do conector de energia que vão nessas placas, são em todas as 4xxx da nvidia? A série 5xxx tá próxima de sair? Das AMD, pode me citar quais são as top? Estou bem desatualizado kkk
Esse cabo é a pior invenção da história da humanidade… sou totalmente contra a existência é comercialização dele!
Mesmo se tivesse uma fonte no padrão novo, usaria o cabo ligando nas diversas conexões PCIe da fonte, pois entregam a mesma potência com mais segurança.
Acho pura besteira a galera que está comprando fonte agora deixando de pegar fonte boa e pegando lixo só pq já vem com um maldito cabo
 
Galera alguma fonte cxb a venda no Brasil com conector pcie 5.0 ? Tô querendo pra minha 3060 ti que veio com esse conector novo
 
Eu li por cima que tem ocorrido um derretimento do conector de energia que vão nessas placas, são em todas as 4xxx da nvidia? A série 5xxx tá próxima de sair? Das AMD, pode me citar quais são as top? Estou bem desatualizado kkk

Que eu saiba a maioria dos casos foram casos de erro humano (Não apertar o conector até o fim) e casos de conectores de terceiro, os adaptadores da cablemod são um exemplo, fizeram até recall. Você usando o adaptador padrão ou o conector nativo de uma fonte ATX 3.0 é chance absurda de baixa disso acontecer. Uso a 4090 aqui de boas e aprendi a relaxar, nenhum cabo derretido, conector que veio junto com a placa mesmo.
Da AMD tem a 7900 XTX que é equivalente entre a 4080 e a 4090 em rasterização, perde para a 4080 em RTX e fica pau a pau se usar DLSS.
 
Gente, alguém consegue me dar uma recomendação de fonte simples para um Ryzen 5600g e futuramente uma RTX 4060? Vão ter 16g, 1 nvme, 1 HD e três ventoinhas.

Estava acompanhando a live do TecLAB mas é muita fonte, meu deus. hjahahaha Fico agradecido.
 
E ai galera, beleza ?
Qual fonte vocês recomendariam para config abaixo:

B650 TUF WIFI
Ryzen 7700x
CPU Cooler FUMA 3 - 3 coolers
64 GB DDR5 6400mhz XPG
1 SSD KC3000 Kingston - 1tb
1 SSD KC3000 Kingston - 2tb
1 HD 2TB Seagate
6 Coolers lian li bora digital
4070 TI
Gabinete 4000d

Eu pensei em ir de XPG Core Reactor II 750w ou MSI MPG A750GF

Qual seria a fonte ideal ? Caso tenham outras recomendações podem dizer.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo