[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição e dicas sobre Fontes para computadores

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos ScrooW
  • Data de Início Data de Início
Amigos, qual fonte para estar preparado pra futuros upgrades num config potente, com placa de vídeo top de linha? Imagino q ser ATX 3.0 é o mínimo, né?

Pretendo pegar a top das RTX50 ou pelo menos a RTX4090, então tem tb a preocupação com a entrada 12VHPWR.
Depende da config como um todo, se o intuito é gaming pode dar um resultado bem diferente se botar um 13900k/14900k com 12 fans ARGB, 8 drives, 4 pentes de memórias etcetc comparado a botar um 7800x3D com 3-4 fans sem LED, 2-3 drives e 2 pentes de memória sendo que na prática o desempenho (em gaming) vai ser equivalente e o 7800x3D vai ser mais fácil de refrigerar além de ter custo total menor, GPU é apenas parte da equação (mesmo que seja a maior)

ATX 3.0 não é necessidade se você não se importar de usar adaptador da Nvidia (ou comprar algum a parte) e o gabinete tiver espaço suficiente pra conectar tudo sem espremer o conector, aí vai de você se liga pra questão estética daqueles 3-4 conectores ali também, a princípio sem saber o resto da config eu miraria em pelo menos 850w pra uma 4090, que pra um 7800x3D e um setup enxuto segura tranquilamente, agora pra um i9 no talo e um PC cheio de frufru talvez não seja ideal, e se for esse o caso eu miraria em 1000w~, mas também tem outro fator que é se você pretende pegar uma 4090 de TDP 600w e fazer OC manual pra extrair até a última gota de performance ou se vai usar uma de 450w em stock, se undervolt é algo que te interessa etc, sabendo o que faz dá pra rodar 4090 até em fonte de 650w, mas é necessário saber o cenário completo de cada um

Depende da config como um todo, se o intuito é gaming pode dar um resultado bem diferente se botar um 13900k/14900k com 12 fans ARGB, 8 drives, 4 pentes de memórias etcetc comparado a botar um 7800x3D com 3-4 fans sem LED, 2-3 drives e 2 pentes de memória sendo que na prática o desempenho (em gaming) vai ser equivalente e o 7800x3D vai ser mais fácil de refrigerar além de ter custo total menor, GPU é apenas parte da equação (mesmo que seja a maior)

ATX 3.0 não é necessidade se você não se importar de usar adaptador da Nvidia (ou comprar algum a parte) e o gabinete tiver espaço suficiente pra conectar tudo sem espremer o conector, aí vai de você se liga pra questão estética daqueles 3-4 conectores ali também, a princípio sem saber o resto da config eu miraria em pelo menos 850w pra uma 4090, que pra um 7800x3D e um setup enxuto segura tranquilamente, agora pra um i9 no talo e um PC cheio de frufru talvez não seja ideal, e se for esse o caso eu miraria em 1000w~, mas também tem outro fator que é se você pretende pegar uma 4090 de TDP 600w e fazer OC manual pra extrair até a última gota de performance ou se vai usar uma de 450w em stock, se undervolt é algo que te interessa etc, sabendo o que faz dá pra rodar 4090 até em fonte de 650w, mas é necessário saber o cenário completo de cada um
Só reforçando que o IDEAL é uma fonte trabalhar dentro de um range de 40 a 60% de carga... ou seja:
  • Fonte de 750W: Para PCs com consumo entre 300 e 450W
  • Fonte de 850W: Para PCs com consumo entre 340 e 510W
  • Fonte de 1000W: Para PCs com consumo entre 400 e 600W
Muita gente compra errado, dizendo que seu PC consome 500W então uma fonte de 550W já é suficiente...
Vejam só, vai funcionar sim, mas vai obrigar a fonte a trabalhar sempre com carga cheia e fora de sua curva de performance e eficiência, gerando maior desperdício de energia elétrica e maior desgaste de componentes.
Os cálculos de consumo devem considerar sempre o consumo MÁXIMO (Pico) e nunca a média...

Como um exemplo, meu PC consome aproximadamente 740W no pico e portanto a fonte de 1000W já não é mais o ideal para meu uso e por esse motivo estou mirando fontes na casa dos 1200W

Valeu pela resposta.
E justamente, é uma config cheia de coisa pendurada: i7 14900K, 7 drives, umas 10 fans, 4 pentes de memória, ARGB moderado.

Não pretendo mexer com overclock e undervolt, gabinete com algum espaço pros conectores.

Acompanhando as postagens e tópicos na sessão de fontes aqui do Fórum do Adrena, fico estarrecido de quanta gente abre tópicos perguntando "tal fonte aguenta tal hardware?"..
PQP a galera de hoje tem uma baita ferramenta nas mãos que é a internet, podem pesquisar, mas por preguiça preferem poluir o forum... é osso!
Perdem a chance de aprender, de crescer, de melhorar... querem tudo pronto nas mãos...

Valeu pela resposta.
E justamente, é uma config cheia de coisa pendurada: i7 14900K, 7 drives, umas 10 fans, 4 pentes de memória, ARGB moderado.

Não pretendo mexer com overclock e undervolt, gabinete com algum espaço pros conectores.
Acho que pra ti ficar safe da pra ir de 1000w, eu tenho usado 850w e tô tranquilo quanto a isso :)

Só reforçando que o IDEAL é uma fonte trabalhar dentro de um range de 40 a 60% de carga... ou seja:
  • Fonte de 750W: Para PCs com consumo entre 300 e 450W
  • Fonte de 850W: Para PCs com consumo entre 340 e 510W
  • Fonte de 1000W: Para PCs com consumo entre 400 e 600W
Muita gente compra errado, dizendo que seu PC consome 500W então uma fonte de 550W já é suficiente...
Vejam só, vai funcionar sim, mas vai obrigar a fonte a trabalhar sempre com carga cheia e fora de sua curva de performance e eficiência, gerando maior desperdício de energia elétrica e maior desgaste de componentes.
Os cálculos de consumo devem considerar sempre o consumo MÁXIMO (Pico) e nunca a média...

Como um exemplo, meu PC consome aproximadamente 740W no pico e portanto a fonte de 1000W já não é mais o ideal para meu uso e por esse motivo estou mirando fontes na casa dos 1200W
Eu sou até mais tranquilo quanto a isso, já vi vários comentários (de gente que manja, não comentários aleatórios kkk) que uma fonte boa deve aguentar trabalhar em 100% de carga ou perto disso pelo tempo de vida útil dela então não me restrinjo a manter a carga máxima da fonte só nessa faixa de 50% sempre, principalmente se for uma fonte boa de verdade, mas também não recomendo chegar próximo dos 100% por via das dúvidas, maioria dos casos que vejo aqui quando muito a fonte vai bater lá seus 60% de load mesmo, alguns poucos casos 70% talvez mas sempre depende bastante do setup e do uso de cada um, muita gente tem CPU que puxa pouca energia, setups sem muito frufrus e/ou GPU que não consome tanto + undervolt então caso a galera detalhe mais essas coisas aí acho mais tranquilo recomendar algo, mas se a pessoa não der muita informação complica kkkkk

Me usando de exemplo, tenho uma RTX 4080 (que tem 320w de TDP) mas meu modelo tem 370w TDP máximo então alguns considerariam 370w de consumo médio de GPU, mas na prática nem 320w a GPU (stock) bate na maioria dos jogos, e eu costumo rodar com undervolt porque a perda de desempenho é desprezível e aí o consumo fica na faixa dos 200-250w no máximo, mesma coisa pra 4090 que tem TDP de 450w/600w mas pra chegar nisso é só em bench sintético praticamente, e pros que usam os i9 da vida que chegam a >300w, se o intuito é mais jogos vai variar entre 50-200w geralmente então tem uma folga já que realisticamente a maioria do povo não roda tudo a 100% load 100% do tempo e praticamente todos os casos tem sempre uma boa margem de potência, isso sem nem considerar que uma boa fonte tende a entregar 120%~ da potência máxima na prática

Maaas o ideal é sempre que cada um tenha noção do seu setup e seu uso específico e dimensione de acordo, uma pessoa com i9 13900k/14900k e RTX 4090 de 600w que tem o intuito de fazer bench sintético (ambos 100% load junto) e OC eu recomendaria pelo menos uns 1200w provavelmente, agora uma pessoa focada só em jogos usando um 14900k com undervolt, RTX 4090 450w TDP com undervolt etc aí já aguentaria segurar com 850w, mas na prática eu provavelmente recomendaria 1000w pra estar um pouco mais seguro

É meio confuso também que o povo interpreta TDP como consumo e na prática não é bem assim, os Ryzen 7000 tem TDP alto (e o consumo máximo real é maior que o TDP) mas na prática tendem sempre a ficar bem abaixo principalmente em jogos, o 7800x3D tem 105w de TDP, creio que 142w de PPT/consumo máximo mas na prática em jogos fica na faixa dos 50w, e em bench sintético na faixa dos 80w~ e aí já começa a ficar no ponto de throttle pra maioria, o 5800x3D é meio similar em rodar abaixo do PPT por causa de throttle geralmente mas atinge uns >100w ainda em bench sintético, consideravelmente menos em jogos, e o 5600x/5800x (TDP 65w e 105w) que já usei aqui apesar do TDP/PPT bem diferente, em jogos o consumo era bem similar

Eu sou até mais tranquilo quanto a isso, já vi vários comentários (de gente que manja, não comentários aleatórios kkk) que uma fonte boa deve aguentar trabalhar em 100% de carga ou perto disso pelo tempo de vida útil dela então não me restrinjo a manter a carga máxima da fonte só nessa faixa de 50% sempre, principalmente se for uma fonte boa de verdade, mas também não recomendo chegar próximo dos 100% por via das dúvidas, maioria dos casos que vejo aqui quando muito a fonte vai bater lá seus 60% de load mesmo, alguns poucos casos 70% talvez mas sempre depende bastante do setup e do uso de cada um, muita gente tem CPU que puxa pouca energia, setups sem muito frufrus e/ou GPU que não consome tanto + undervolt então caso a galera detalhe mais essas coisas aí acho mais tranquilo recomendar algo, mas se a pessoa não der muita informação complica kkkkk

Me usando de exemplo, tenho uma RTX 4080 (que tem 320w de TDP) mas meu modelo tem 370w TDP máximo então alguns considerariam 370w de consumo médio de GPU, mas na prática nem 320w a GPU (stock) bate na maioria dos jogos, e eu costumo rodar com undervolt porque a perda de desempenho é desprezível e aí o consumo fica na faixa dos 200-250w no máximo, mesma coisa pra 4090 que tem TDP de 450w/600w mas pra chegar nisso é só em bench sintético praticamente, e pros que usam os i9 da vida que chegam a >300w, se o intuito é mais jogos vai variar entre 50-200w geralmente então tem uma folga já que realisticamente a maioria do povo não roda tudo a 100% load 100% do tempo e praticamente todos os casos tem sempre uma boa margem de potência, isso sem nem considerar que uma boa fonte tende a entregar 120%~ da potência máxima na prática

Maaas o ideal é sempre que cada um tenha noção do seu setup e seu uso específico e dimensione de acordo, uma pessoa com i9 13900k/14900k e RTX 4090 de 600w que tem o intuito de fazer bench sintético (ambos 100% load junto) e OC eu recomendaria pelo menos uns 1200w provavelmente, agora uma pessoa focada só em jogos usando um 14900k com undervolt, RTX 4090 450w TDP com undervolt etc aí já aguentaria segurar com 850w, mas na prática eu provavelmente recomendaria 1000w pra estar um pouco mais seguro

É meio confuso também que o povo interpreta TDP como consumo e na prática não é bem assim, os Ryzen 7000 tem TDP alto (e o consumo máximo real é maior que o TDP) mas na prática tendem sempre a ficar bem abaixo principalmente em jogos, o 7800x3D tem 105w de TDP, creio que 142w de PPT/consumo máximo mas na prática em jogos fica na faixa dos 50w, e em bench sintético na faixa dos 80w~ e aí já começa a ficar no ponto de throttle pra maioria, o 5800x3D é meio similar em rodar abaixo do PPT por causa de throttle geralmente mas atinge uns >100w ainda em bench sintético, consideravelmente menos em jogos, e o 5600x/5800x (TDP 65w e 105w) que já usei aqui apesar do TDP/PPT bem diferente, em jogos o consumo era bem similar
Todo o seu argumento é válido e verídico… portanto devo respeitar.
Mas, minhas recomendações de range entre 40 e 60% visam aproveitar o maior ponto de eficiência da fonte, economizando energia elétrica enquanto entrega performance e estabilidade máximas…e tudo isso sem forçar nada e sem nem ligar a ventoinha da Fonte.

Todo o seu argumento é válido e verídico… portanto devo respeitar.
Mas, minhas recomendações de range entre 40 e 60% visam aproveitar o maior ponto de eficiência da fonte, economizando energia elétrica enquanto entrega performance e estabilidade máximas…e tudo isso sem forçar nada e sem nem ligar a ventoinha da Fonte.
Nesse ponto eu sou igual praticamente, sou tarado por eficiência então tento ficar num range bom também, tanto pela eficiência energética quanto pra minimizar ou zerar o ruído (e menos poeira a longo prazo kkk) da fonte e pensando em estender a vida útil (mesmo que já dure horrores uma fonte), com a 4080 + 7800x3D acho que só chegou a ligar o fan dela algumas poucas vezes quando estava levando a placa no limite, com OC e sem undervolt nenhum

Mas também há quem não ligue tanto pra ficar sempre no máximo nessa faixa de 50%, as vezes algum uso menos frequente que chegue lá nos 80% que seja ainda vejo como tranquilo, e se perder uns 3%~ de eficiência a 400w são 15w a mais, se for um uso infrequente acaba sendo indiferente até, agora se for uso pesado assim várias horas por dia aí acho que realmente pode acabar dando uma diferença significativa

Olá senhores boa noite, vocês estão bem? Queria indicação de fontes de até 350 reais, consigo desembolsar até 400 reais infelizmente, comprei um pc montado da pichau ryzen 5 4600g, a520m db, 16 gb xpg, 500gb de ssd e 1 tb de hd, fonte de 400w, adicionei só umas fans aigo (5 no total) e uma rx 580 2048p, umas semanas atrás o meu pc simplesmente desligou em uma jogatina e levei só técnico, ele citou que a placa mãe deu curto na entrada do conector 24 pinos, perguntei se ele testou a fonte e ele falou que sim, por ser de entrada o pc ele falou para eu mudar a fonte e placa mãe mais rápido possível, eu estou a exatamente 2 meses com uma placa mae a520m v2 da gigabyte,(comprei no ali, entao sem garantia) estou pensando em trocar a a520m db da mancer, apesar de tá com 3 meses ainda, tenho até novembro do ano que vem com garantia, e também trocar a fonte da mancer por ter medo de queimar de novo a placa mãe, poderiam me indicar fontes? Só estou esperando o pc chegar na pichau para resolver esse problema e ver se consigo trocar as peças, grato desde já e bom final de ano, Deus abençoe todos.

Olá senhores boa noite, vocês estão bem? Queria indicação de fontes de até 350 reais, consigo desembolsar até 400 reais infelizmente, comprei um pc montado da pichau ryzen 5 4600g, a520m db, 16 gb xpg, 500gb de ssd e 1 tb de hd, fonte de 400w, adicionei só umas fans aigo (5 no total) e uma rx 580 2048p, umas semanas atrás o meu pc simplesmente desligou em uma jogatina e levei só técnico, ele citou que a placa mãe deu curto na entrada do conector 24 pinos, perguntei se ele testou a fonte e ele falou que sim, por ser de entrada o pc ele falou para eu mudar a fonte e placa mãe mais rápido possível, eu estou a exatamente 2 meses com uma placa mae a520m v2 da gigabyte,(comprei no ali, entao sem garantia) estou pensando em trocar a a520m db da mancer, apesar de tá com 3 meses ainda, tenho até novembro do ano que vem com garantia, e também trocar a fonte da mancer por ter medo de queimar de novo a placa mãe, poderiam me indicar fontes? Só estou esperando o pc chegar na pichau para resolver esse problema e ver se consigo trocar as peças, grato desde já e bom final de ano, Deus abençoe todos.
Nesse preço eu pegaria a Cooler Master MWE Bronze V2 600w modelo ACAAB-WO que tem na Pichau.
https://www.pichau.com.br/fonte-cooler-master-mwe-600-v2-600w-80-plus-bronze-preta-mpe-6001-acaab-wo

Especificamente esse modelo porque ele tem mais chances de ter componentes melhores que a ACAAW. Nas tier lists internacionais a ACAAB é melhor que ACAAW, porém não se tem muitas informações dos modelos nacionais ainda pra saber se realmente muda alguma coisa.

CoolerMaster lançará fonte de alimentação sem ventoinha X-Silent 1100W com conector 12VHPWR​

A empresa deve anunciar uma nova fonte de alimentação na CES 2024.
mRvuicB.jpg

Uma característica raramente vista nas fontes de alta potência é a ausência de resfriamento ativo. O Cooler Master X-Silent 1100W se destaca por combinar um design sem ventoinha e uma alta potência. Uma operação sem ruído raramente é vista em fontes de alimentação com potência acima de 500-700W, a potência mais alta disponível em designs sem ventilador.

Porém, é importante notar que a potência de 1100W da fonte não significa necessariamente que ela sempre opere nesses níveis de potência, isso dependerá dos componentes aos quais esta fonte está conectada. No entanto, a PSU ainda precisa ser capaz de lidar com picos de potência mais elevados. A eficiência energética exata e as classificações de potência ainda não foram confirmadas pela Cooler Master.

A julgar pela imagem vazada, a fonte de alimentação contará com conector 12VHWPR nativo para a série GeForce RTX 40. Também terá conectores USB e PMBUS (Power Management), além de seis conectores de 8 pinos para PCIe/CPU e quatro conectores SATA para periféricos. O design é totalmente modular.

A fonte de alimentação X-Silent será exibida na CES 2024. A Cooler Master ainda não confirmou as especificações completas, bem como o preço e a data de lançamento. No entanto, não se deve esperar que esta fonte de alimentação seja barata.

Fonte: FanlessTech

Olá, estou montando um computador com uma 4060ti 8gb de vram, ryzen 7 5700x, 2 pentes de 16 gb de memória ram, 1 ssd nv2 de 1 terabyte e um 1 hd de 1 terabyte.
Pensei em pegar uma fonte de 750w mas estou muito confuso, pois não consigo saber se a fonte que escolhi é "bomba" ou não.
achei que seria bom pegar uma MSI MAG a750gl ou uma XPG Kyber 750w.
Vocês poderiam me recomendar algumas fontes para essa build ou dizer se essas que eu citei são de boa qualidade?

Boa tarde! Recentemente adquiri uma 3080, e me foi recomendado comprar uma fonte 800w para ela. Não entendo muito de computador, e não sei se faz diferença, mas eu normalmente uso pra jogar jogos de VR.

Alguém teria uma recomendação de fonte? Na faixa de R$500-600 se possível?

Minha configuração atual:
Processador - Ryzen 3600

Placa de vídeo - GTX 1660 Super

Placa mãe - Asus TUF Gaming B550-Plus

HD - 2TB

SSD - 500GB

Memoria ram - 2x 8gb

fonte - Gigabyte GP-P550B 550W

Pessoal, vou fazer esse post pois talvez ajude alguém que tenha interesse nessa fonte NZXT. Assim como o amigo @andrehide, fiz a compra desse modelo. Ela chegou e pude verificar que realmente o anuncio da Kabum está errado, mas infelizmente a fonte enviada foi a de modelo inferior PA-7B2BB-US (não é modular, etc..). Por algum motivo eles estão vendendo ela como a PA-7G1BB-US, que seria o modelo full modular, selo 80 gold. Então fica a dica.

img4..jpg
img1..jpg
img3..jpg
img2..jpg

Abri a caixa e confirmei mesmo que é a C750 Bronze, totalmente não-modular. E nem é silenciosa como diz a NZXT.
Não vale a pena pelo preço.

A XPG bem que podia trazer a Série FUSION (um degrau acima das Cybercore) para o Bostil....

Se as Cybercore II viessem com cabos planos (chatos) eu acho que consideraria ela no meu setup principal... mesmo com as recentes "bolas fora" da ADATA/XPG.
As Cybercore usavam os mesmos cabos Type4 da Corsair... sabem dizer se a Cybercore II usa os mesmos cabos ainda? Pergunto pois eu tenho Kit de cabos Sleeve da Corsair Type4 e se forem compatíveis, seria uma mão na roda.
A vantagem é que a certificação dela é Platinum não apenas no 80+ mas também na Cybernetics (que é a certificação que realmente importa). Tem uma outra aí no mercado vendendo como 80+ Platinum que explode ao sofrer sobretensão... essas XPG pelo menos desarmam e não colocam seu hardware e sua casa em risco.

Última edição:
help, acabei de adquirir esta fonte citada abaixo faz 2 meses, porem foi pensada para outro setup, mas queria continuar usando ela e não ter q gastar com outra...
Sei que não é o ideal mas essa fonte aguenta? cooler master 550w bronze plus
i5 14600kf ou 12600kf
rtx 4060
aorus elite ddr5
2x8 6000mhz
1ssd mv2 500gb
1sdd 500gb
monitor 240hz consome (40w)
mouse e teclado apenas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

essa fonte aguenta? cooler master 550w bronze plus
i5 14600kf ou 12600kf
rtx 4060
aorus elite ddr5
2x8 6000mhz
1ssd mv2 500gb
1sdd 500gb
mouse e teclado apenas.

Última edição:
Aleluia, como demora pra chegar as coisas aqui kkkk, o King 95 da Montech acho que a previsão era out/2023 e até agora acho que nada de chegar por aqui, coisa de 3-6 meses a mais pra chegar a maioria dos lançamentos aqui no Brasil

Pra facilitar, report da Core Reactor II 850w, Core Reactor II 750w, Core Reactor II 650w, Cybercore II 1000w e Cybercore II 1300w
na live que teve ontem da tera até perguntei sobre esse Montech King se tinha chance que chegar neste mês, eles responderam que tem grandes chances de chegar

Nesse ponto eu sou igual praticamente, sou tarado por eficiência então tento ficar num range bom também, tanto pela eficiência energética quanto pra minimizar ou zerar o ruído (e menos poeira a longo prazo kkk) da fonte e pensando em estender a vida útil (mesmo que já dure horrores uma fonte), com a 4080 + 7800x3D acho que só chegou a ligar o fan dela algumas poucas vezes quando estava levando a placa no limite, com OC e sem undervolt nenhum

Mas também há quem não ligue tanto pra ficar sempre no máximo nessa faixa de 50%, as vezes algum uso menos frequente que chegue lá nos 80% que seja ainda vejo como tranquilo, e se perder uns 3%~ de eficiência a 400w são 15w a mais, se for um uso infrequente acaba sendo indiferente até, agora se for uso pesado assim várias horas por dia aí acho que realmente pode acabar dando uma diferença significativa

Eu só fui pela mais potente e capaz da época, de quando a XPG tava fazendo qualidade, vi muita reclamação, mas por sorte a minha cybercore 1300w tá funcionando absurdamente bem.
Na pichau voltou as fontes da asus

AaFxyfJ.jpg

Meu deus, tá certo que são fontes de qualidade, mas esses preços... :dava:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

RMA da Seasonic é de boa no Brasil?

Na dúvida entre essa fonte ou a MS MAG A550BN por 248 (já com frete)

A MSI eu sei que pode ter downgrade, já a Seasonic eu sei que é marca top, porém desconheço o modelo.

Não tem representante no BR, então não é aconselhável, já que eles realmente enviam, mas a receita tá taxando alguns de rma...

Última edição:
Não tem representante no BR, então não é aconselhável, já que eles realmente enviam, mas a receita tá taxando alguns de rma...
Fuoda, lek

Acho que vou arriscar a MSI, até pra ver se mudaram o capacitor da versão menos potente.

Qualquer coisa eu devolvo e xablau.

Obrigado

help por favor…acabei de adquirir esta fonte citada abaixo faz 2 meses, porem foi pensada para outro setup, mas queria continuar usando ela e não ter q gastar com outra...
cooler master 550w bronze plus
i5 14600kf ou 12600kf
rtx 4060
aorus elite ddr5
2x8 6000mhz
1ssd mv2 500gb
1sdd 500gb
mouse e teclado apenas.
O que me dizem?

A primeira Cybercore utiliza os mesmos cabos das Corsair RMx, e outras…
Se alguém me confirmar que a Cybercore II utiliza os mesmos cabos da Cybercore, significa que poderei usar meus cabos sleeve da Corsair

Users who are viewing this thread

Voltar