Enquanto os reviews e comentários sobre os kits prontos forem 100000x mais populares que os kits DIY que algumas pessoas se aventuram em pesquisar e fazer por conta própria sempre vai haver esse problema na minha opinião
Acho que ninguém ignora essa possibilidade, mas como pouquíssimos sequer falam sobre opções diferentes (usarei esse thread como exemplo) é complicado, aí fica pra pessoa pesquisar tudo por conta e achar muita informação confusa porque áudio tem bastante misticismo e subjetividade, se der 10 opções de kit pra 10 pessoas é possivel que cada um prefira 1 delas por diferentes motivos, sem contar que muita gente vai começar a pesquisar spec de aparelho e acabar entrando num buraco sem fim pra tentar entender tudo porque muita gente vai querer ir bem além de só olhar potência/frequência mínima-máxima/tamanho de falante etc, a pessoa as vezes vai ver um kit com distorção 0,5% e outro com 0,2% e vai ficar em dúvida, não vai entender o que significa a relação sinal-ruído na prática e por aí vai
Minha opinião é de que se fosse algo super simples de se fazer e montar pra alguém que tem 0 conhecimento seria algo bem mais popular, eu mesmo já perguntei umas 3x no thread sobre recomendações e tive basicamente nenhuma resposta além de kits prontos ou caixas passivas + amp que passariam bastante do valor citado, ou seja, quando a opinião acabou surgindo um dos fatores (o orçamento) foi ignorado e muita gente não vai querer isso as vezes por motivos óbvios, tentando fazer uma analogia com o mundo do hardware diria que os Xeon só popularizaram porque muita gente começou a comprar e testar e dar sua opinião por aí, povo começou a montar kits baratos com desempenho excelente tanto em single quanto multi, e no final das contas os Xeon sempre tavam lá, mas devia ter só uma meia dúzia de caboclo que comprava (sabendo que era bom) e ficava por isso sendo que podia ter popularizado o acesso a informação (mostrando na prática o produto, como funciona a importação etc) bem mais cedo
Outra coisa é que vejo muito brasileiro que prefere comprar de vendedor chinês duvidoso do que outros brasileiros por achar que todo mundo é trambiqueiro por conta de más experiências com marketplaces como OLX/MercadoLivre etc, e muitos simplesmente não querem abrir mão de um produto novo e/ou garantia, e o terceiro fator seria o frete, esse primeiro sub aí o vendedor nem fica tão longe e o
frete tá dando 750-1100 reais que subiria o valor total de 330 (do produto) pra 1100~ (no frete mais barato), mesmo você dizendo que é melhor que qualquer coisa de <3k, uma pessoa leiga sequer vai saber isso na prática provavelmente e vai se desanimar logo em pagar >1k em algo basicamente sem garantia e vai saber como está a parte interna do negócio
Eu diria que se esses subs por 300-500 conto são melhores que qualquer coisa de <3k e ainda assim tão encalhados e não vendem tem que existir um motivo né? Ou é a falta de informação, ou fretes caros, ou povo tem medo de receber algo em condições duvidosas que pode/vai dar pau em pouco tempo, ou uma mistura disso tudo porque se você botar algum hardware como CPU/GPU/SSD e afins um pouco (não precisa nem ser um CxB 5-10x melhor como esse sub aí) abaixo do preço, em minutos vai
chover gente do Brasil todo querendo comprar porque todo mundo tem a informação/referência de quanto produto X custa nas lojas grandes, por quanto os outros tentam vender, como é a performance exata (que pra áudio é mais complicado sem testar) etc
Esse aqui já fica mais acessível ao afegão médio, 121 no sub e 29 de frete aqui, parece ser passivo então provavelmente vai caber a questão que muitos vão ficar perdidos pra sequer escolher um amplificador adequado e vão querer evitar ter que ficar pesquisando e vão acabar indo pra um kit pronto
Como disse, pode acabar variando bastante por conta de frete e por contas dos fatores citados muita gente simplemente não vai querer, da mesma forma que mesmo o Xeon tendo 500 pessoas que já testaram e relataram tudo nos mínimos detalhes, tem gente que continua não se interessando e nunca vai se interessar, mas bastante gente vai aproveitar, e esse número de gente usando/relatando cresceu exponencialmente justamente devido a alguns poucos terem ido lá, comprado, testado, gravado vídeo sobre o produto, mostrado na prática, respondido dúvidas sobre compatibilidade etcetc, pra áudio não vejo praticamente ninguém fazendo isso
A maioria das pessoas vai sim precisar ou pelo menos querer algum handholding/mentoria de alguém que entende mais da área pra esclarecerer dúvidas bestas porque pode acabar sendo muita informação pra montar um setup e a pessoa vai desanimar logo aí, se aparecesse uma receitinha de bolo pra esses kits DIY não tenho dúvida que eles popularizariam muito, algo como: se você quer caixas 2.0 toma aqui esses 5 modelos, se você quer um sub pra ligar nelas toma esses 5 modelos, se você precisa de bluetooth então são esses 5 modelos, pra fazer a ligação entre X e Y compre tal produto, se você tiver problemas com X, Y ou Z então faça isso, se atente nas especificações A e B se você for combinar produtos C e D etc...
Ta aí outro ponto, a maioria das pessoas entram nessa noia porque essas coisas vão estar no marketing kkkkkk, vejo uma enxurrada de gente que é fã de marca X por causa de marketing com palavra bonitinha (cofcof componentes militares), ou porque teve boas experiências (basicamente RNG/sorte muitas vezes) com o produto em si ou com a garantia, da mesma forma que muita gente acha que GPU
precisa ter 3 fans e qualquer GPU de 1-2 fans automaticamente é um lixo, ou que placa-mãe precisa ter um VRM e um heatsink gigantesco pra tocar um Ryzen 5600 em gaming, ou que SSD 3.0 vs 4.0 vs 5.0 faz qualquer diferença no dia a dia, uma quantidade gigantesca de pessoas vai continuar caindo em marketing até alguém mostrar o negócio na prática e mostrar que não é isso tudo, mas as vezes continua sendo um excelente produto/CxB mesmo sem essas mágicas/misticismos do marketing
Eu acho que ninguém se limita intencionalmente por querer montar algo ruim e caro, e sim porque quando tenta ir atrás simplesmente acha pouco material sobre kits prontos de baixo custo (maior parcela das pessoas sempre vai ser baixo custo) ou algum dos outros fatores acaba afastando ela, no high-end eu realmente vejo povo que monta caixa por caixa, testa a caixa em ambiente diferente, muda a posição, muda o suporte, compra cabo de $500, gasta >$20k rindo, fica fazendo medição da resposta de frequência e os krl mas aí eu diria que é completamente outro nível de conhecimento e até interesse (e disponibilidade as vezes) sobre o assunto né? Uma pessoa dessas que está no hobby há tempos e/ou passa horas e horas pesquisando a fio por ser extremamente interessado e tem condição de testar, seja por ter dinheiro ou por topar comprar dos OLX/ML, testar por conta própria e devolver se achar ruim (a gente também pode, mas a ideia de ter que reembalar e devolver um trambolho desses vai afastar muitos também)
Post ficou longo mas acho que deu pra passar um pouco do que penso e os motivos dessas coisas ainda não terem popularizado, acho que se brotar do nada algum youtuber com algum mínimo conhecimento sobre o assunto dando várias opções de kits DIY melhores que os kits prontos eles popularizariam aos poucos, porque ia ter umas 1000 pessoas que iam estar justamente nessa situação e alguns iam acabar caindo no vídeo e iam gostar, interagir etc e o negócio cresce aos poucos, tem muita gente que quer montar o melhor kit de caixas até 500 reais, outros até 1000 reais, outros até 1500 reais etc e não vejo ninguém dando opções de kits nessa faixa