[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Acredito que a diferença menor é por causa da iGPU não? já que é a mesma nos dois só que com 100MHz de diferença.
Nesse caso seria melhor pegar o 12600K e overclockar a iGPU até o limite do possível.
Não....
Digo em termos de desempenho geral...

Por exemplo :

12600K vs 12700K (média geral)

Photoshop : 4.6% mais rapido no 12700K
Premiere : 7.2% mais rapido no 12700K
Lightroom: 6% mais rapido no 12700K

Fonte : site da puget systems

Lembrando que Premiere nao vê ganho efetivo quando se utiliza over na cpu.. deve ser algum bug...

Essas comparações são com o 12700K mas o 12700 não deve ser muito mais lento.. então da pra ter uma noção

No final da pra ter uma media de 7% a favor do 12700K (sem over) pagando 43% mais ou 23% mais no caso do 12700...

Em cima dessas contas q peguei o 12600K ja que o 12600 é um chip diferente da relação do 12700 pro 12700K.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esqueci de mencionar que no caso do 12600K acabo podendo usar uma MB relativamente mais fraca em questão do VRM já que deve exigir menos corrente (sem over)

Citação do Site Puget Systems

Descendo um degrau, o Core i7 12700K também se sai extremamente bem, conseguindo pontuar acima de todas as CPUs AMD Ryzen que testamos. É um grande 26% mais rápido que o comparável, mas um pouco mais caro, Ryzen 5800X, e até consegue se esgueirar pelo Ryzen 5950X em cerca de 6%.

Até o Core i5 12600K é uma potência para o Premiere Pro. Comparado com o AMD Ryzen 5600X de preço semelhante, o 12600K chega a um incrível 37% mais rápido no geral no Premiere Pro. Na verdade, isso é rápido o suficiente para estar a poucos por cento do AMD Ryzen 5950X (que é quase 3x mais caro) e supera com folga o Core i9 11900K da geração anterior. Embora não tenhamos tempo suficiente para testar o i5 12600K com memória DDR5, é muito possível que você tenha um aumento de 50% no desempenho em relação ao Ryzen 5600X ao usar DDR5 com o i5 12600K.

Última edição:
Não....
Digo em termos de desempenho geral...

Por exemplo :

12600K vs 12700K (média geral)

Photoshop : 4.6% mais rapido no 12700K
Premiere : 7.2% mais rapido no 12700K
Lightroom: 6% mais rapido no 12700K

Fonte : site da puget systems

Lembrando que Premiere nao vê ganho efetivo quando se utiliza over na cpu.. deve ser algum bug...

Essas comparações são com o 12700K mas o 12700 não deve ser muito mais lento.. então da pra ter uma noção

No final da pra ter uma media de 7% a favor do 12700K (sem over) pagando 43% mais ou 23% mais no caso do 12700...

Em cima dessas contas q peguei o 12600K ja que o 12600 é um chip diferente da relação do 12700 pro 12700K.
Vi os testes aqui e a diferença entre os 3 modelos 12600/12700/12900K é bem pequena, bem desproporcional a performance multi core de cada modelo, como não uso esses softwares sinceramente não faço ideia do motivo, meu únicos chutes seriam:

1 uso excessivo de single core onde a diferença é de 100MHz entre cada modelo.
2 QuickSync onde a iGPU também esta com 100MHz de gap entre cada modelo.

Se no fim das contas a diferença de performance é pequena e vc já tem o 12600K fica logo com ele mesmo, creio eu que a tarefa mais intensa que vc vai exercer é o seu trabalho com esses softwares então não vai tar perdendo grandes coisas por ficar com o 12600K.

Vi os testes aqui e a diferença entre os 3 modelos 12600/12700/12900K é bem pequena, bem desproporcional a performance multi core de cada modelo, como não uso esses softwares sinceramente não faço ideia do motivo, meu únicos chutes seriam:

1 uso excessivo de single core onde a diferença é de 100MHz entre cada modelo.
2 QuickSync onde a iGPU também esta com 100MHz de gap entre cada modelo.

Se no fim das contas a diferença de performance é pequena e vc já tem o 12600K fica logo com ele mesmo, creio eu que a tarefa mais intensa que vc vai exercer é o seu trabalho com esses softwares então não vai tar perdendo grandes coisas por ficar com o 12600K.
Tem uma tabela num destes artigos mostrando o desempenho do quicksync e a diferença é menor ainda...

Estava quase pegando a Z690m Plus por conta de ter conexões USBS suficientes no painel traseiro, um VRM razoavel sendo ja DrMOS e ainda ter a possibilidade de um pequeno over a depender da solução termica sem falar da furação dupla pro cooler mas sumiu no "fornecedor"... me sobrou a H670 Prime, B660m-e ou a mais cara H670 Pro que a meu ver nao faz muito sentido ja que o preço sobe bem e ai seria melhor uma H670 Prime + 12700 que sai 25 dolares a mais.

12600K + Z690m = 489 usd
12700 + H670 Prime = 514 usd

Se for usar o 12600K sem over sai mais barato ainda com a H670 Prime : 438 usd

Tem uma tabela num destes artigos mostrando o desempenho do quicksync e a diferença é menor ainda...

Estava quase pegando a Z690m Plus por conta de ter conexões USBS suficientes no painel traseiro, um VRM razoavel sendo ja DrMOS e ainda ter a possibilidade de um pequeno over a depender da solução termica sem falar da furação dupla pro cooler mas sumiu no "fornecedor"... me sobrou a H670 Prime, B660m-e ou a mais cara H670 Pro que a meu ver nao faz muito sentido ja que o preço sobe bem e ai seria melhor uma H670 Prime + 12700 que sai 25 dolares a mais.

12600K + Z690m = 489 usd
12700 + H670 Prime = 514 usd

Se for usar o 12600K sem over sai mais barato ainda com a H670 Prime : 438 usd
Tava olhando melhor as imagens aqui e a H670 Prime parece mais ser a B660-A do que a B660-K (mas obviamente não dá pra bater o martelo), por 150 dólares a menos no total acho que vale a pena ela junto com o 12600K mesmo, na pior das hipóteses só tacar um fan virado pra ela.

NZXT enviou o adaptator para placa mãe Intel LGA 1700, do wc nzxt kraken x62
estou com processador e o adaptador, mas ainda não comprei a placa mãe, e o prazo de entrega no aliexpress tá 1 mes para aqui e 15 dias para são paulo

kodfcoh.jpg
Demorou quanto tempo pra chegar? Conseguiu pedir no suporte da nzxt somente com nota fiscal do wc? Mora no Brasil?

Tava olhando melhor as imagens aqui e a H670 Prime parece mais ser a B660-A do que a B660-K (mas obviamente não dá pra bater o martelo), por 150 dólares a menos no total acho que vale a pena ela junto com o 12600K mesmo, na pior das hipóteses só tacar um fan virado pra ela.
Seria mais um combo custo benefício mais "barato" perto dos preços que a gente está vendo por ai...
O VRM é um de 8 fases igual da B660 Plus D4 só nao sei se os mosfets sao os mesmos...
Por 158 usd rem a B660m-e que teoricamente tem um VRM ligeiramente mais capaz prlos reviews...
Unica coisa q não gostei da H670 Prime é não tr o heatsync no VRM superior algo que na B660 prime plus tem...

Vejo todos comprando no Aliexpress e eu nunca havia comprado nem uma agulha pois tinha medo de ser tributado... pois bem, segui os comentários de muitos amigos aqui do forum que diziam que PROCESSADORES não eram tributados e resolvi arriscar e comprei um. Acabou de me chegar a mensagem "encaminhado para fiscalização aduaneira" e "aguardando pagamento"... Então, NUNCA MAIS compro nada no Aliexpress...

Demorou quanto tempo pra chegar? Conseguiu pedir no suporte da nzxt somente com nota fiscal do wc? Mora no Brasil

Eu também pedi o meu adaptador, foi enviado dia 17/03 e ainda não chegou. Não pode pedir o suporte somente com a nota do WC, precisa a da placa mãe LGA 1700.
Pode ser a nota fiscal eletrônica mesmo.
https://support.nzxt.com/hc/en-us/articles/4407896253339-How-to-get-the-LGA-1700-Bracket

Última edição:
Vejo todos comprando no Aliexpress e eu nunca havia comprado nem uma agulha pois tinha medo de ser tributado... pois bem, segui os comentários de muitos amigos aqui do forum que diziam que PROCESSADORES não eram tributados e resolvi arriscar e comprei um. Acabou de me chegar a mensagem "encaminhado para fiscalização aduaneira" e "aguardando pagamento"... Então, NUNCA MAIS compro nada no Aliexpress...
é Loteria Asiqueira ...
Talvez agora com "alguns" grandes empresários fazendo pressão pra projeto de lei pra apertar a fiscalização a coisa piore....
Processador nunca trouxe, mas trouxe MB e fui taxado tbm..

e aquela, pra quem não tem sorte e melhor nem arriscar

Já trouxe uma pancada de coisa e nunca fui taxado, mas sempre produtos pequenos, processador somente tray (sem caixa), mas como o @Frango Jones falou ai se depender de certos chorões que não sabem lidar com a concorrência sem correr chorando pro estado só vai piorar.

Pior disso que eles cobram a taxa que quiserem, não existe lei. Boa sorte amigo! Fico curioso em saber se as empresas aceitam garantia de produtos comprados no ali.

Eu também pedi o meu adaptador, foi enviado dia 17/03 e ainda não chegou. Não pode pedir o suporte somente com a nota do WC, precisa a da placa mãe LGA 1700.
Pode ser a nota fiscal eletrônica mesmo.
https://support.nzxt.com/hc/en-us/articles/4407896253339-How-to-get-the-LGA-1700-Bracket
Fiz o pedido agora no suporte da nzxt, tomara que não demore tanto. Já me responderam que tem em estoque e em breve vão postar. Quando você pediu eles tinham em estoque?

Vi um vídeo onde o cara conseguia usar os brackets LGA1200 em mobo z690. Qual mobo você tem? Não entra de jeito nenhum o bracket antigo?

Última edição:
já comprei ssd, cpus, memórias e placas-mãe para PCs que tiveram componentes queimados ou muito antigos, fui taxado numa placa-mãe e mesmo assim compensou, porque o preço que era pedido aqui nos usados do ML, eram mais que o dobro.

Itens de lançamento ou mais recentes (até 2 anos), eu prefiro comprar aqui no BR pela garantia.

Já trouxe uma pancada de coisa e nunca fui taxado, mas sempre produtos pequenos, processador somente tray (sem caixa), mas como o @Frango Jones falou ai se depender de certos chorões que não sabem lidar com a concorrência sem correr chorando pro estado só vai piorar.
pior de tudo ... um dos chorões tem salario de alguns milhões por dia
Com toda certeza nós trazendo produtos do Ali vamos dar muito prejuizo pra ele mesmo .... Aham ... Tá bom então !

já comprei ssd, cpus, memórias e placas-mãe para PCs que tiveram componentes queimados ou muito antigos, fui taxado numa placa-mãe e mesmo assim compensou, porque o preço que era pedido aqui nos usados do ML, eram mais que o dobro.

Itens de lançamento ou mais recentes (até 2 anos), eu prefiro comprar aqui no BR pela garantia.
SSD todos que comprei nunca fui taxado ...
Depende de muitos fatores, um deles, a sorte !

Tho95, me dá uma ajuda ...

Chegou a B660m Tuf Plus D4 Wifi no meu fornecedor

Agora ficamos assim (preços base só pra comparação)

B660m TUF Plus D4 Wifi = 163 usd (to achando que é o mesmo DrMOS de 10 Fases da Z690m e da B660 Plus D4)
H670 Plus D4 - 145 usd (vrm powerstage de 8 fases)
Z690m Prime D4 - 196 usd (DrMOS de 10 fases)

To achando que pelo custo benefício essa B660m tá bem interessante, o que acha ?

Tho95, me dá uma ajuda ...

Chegou a B660m Tuf Plus D4 Wifi no meu fornecedor

Agora ficamos assim (preços base só pra comparação)

B660m TUF Plus D4 Wifi = 163 usd (to achando que é o mesmo DrMOS de 10 Fases da Z690m e da B660 Plus D4)
H670 Plus D4 - 145 usd (vrm powerstage de 8 fases)
Z690m Prime D4 - 196 usd (DrMOS de 10 fases)

To achando que pelo custo benefício essa B660m tá bem interessante, o que acha ?
Eu ficaria com ela fácil, ainda mais comparando com a H670 Prime e ainda tem WiFi+BT.

Eu ficaria com ela fácil, ainda mais comparando com a H670 Prime e ainda tem WiFi+BT.
foi o que pensei ... (deve ser até mais fácil pra vender depois pelo conjunto)
é completona perto da H670

Só irei perder 1 conexão M.2 e alguns slots por ser micro atx

E o VRM deve ser superior (pelo menos na especificação é)

Vi no Techspot = Desta vez, a Asus fez com um vcore de 5 fases usando dois estágios de potência 50A por fase, então uma duplicação de componentes aqui. O powerstage de escolha é o Vishay SiC654, que tem uma capacidade de 50A, então esta placa deve ser capaz de enfrentar até mesmo o Core i9-12900K com relativa facilidade.

Pelo que pesquisei acho que a H670 usa algum Sino power em seu VRM

Demorou quanto tempo pra chegar? Conseguiu pedir no suporte da nzxt somente com nota fiscal do wc? Mora no Brasil?
Acho que uns 20-30 dias, não foi muito mais que isso, a empresa que eles enviaram trouxe rapido para o Brasil, mas chegou no meu estado e travou por varios dias

Pior disso que eles cobram a taxa que quiserem, não existe lei. Boa sorte amigo! Fico curioso em saber se as empresas aceitam garantia de produtos comprados no ali.

Fiz o pedido agora no suporte da nzxt, tomara que não demore tanto. Já me responderam que tem em estoque e em breve vão postar. Quando você pediu eles tinham em estoque?

Vi um vídeo onde o cara conseguia usar os brackets LGA1200 em mobo z690. Qual mobo você tem? Não entra de jeito nenhum o bracket antigo?
Estou com uma MSI MAG B660M Mortar e não tem a furação correta para LGA 1200.

Estou com uma MSI MAG B660M Mortar e não tem a furação correta para LGA 1200.
Qual WC tentou instalar nela? Porque tem uns WC com bracket(parte traseira) que ajusta o posição dos parafusos. Corsair já falaram por aqui que tem como usar, mesmo ficando com uma folguinha na rosca dos parafusos.

Isso, h670 e z690 tuf que eu saiba.
e ainda não são todos os modelos.
H670 que eu tenha visto só a H670 PRO WIFI. Já nas Z690 já tem desde a Prime Z690m Plus

Qual WC tentou instalar nela? Porque tem uns WC com bracket(parte traseira) que ajusta o posição dos parafusos. Corsair já falaram por aqui que tem como usar, mesmo ficando com uma folguinha na rosca dos parafusos.
Um NZXT X62 280 mm. Ele vem com posições definidas no adaptador que não permitiram fazer o encaixe correto, então estou aguardando.

que eu saiba somente algumas placas da Asus vem com furação dupla.
Sim, mas queria MSI e pedi o adaptador para a NZXT sem custo. Como o 12700 vem com cooler box, vou usando ele limitado a 65 W por enquanto.

Um NZXT X62 280 mm. Ele vem com posições definidas no adaptador que não permitiram fazer o encaixe correto, então estou aguardando.

Sim, mas queria MSI e pedi o adaptador para a NZXT sem custo. Como o 12700 vem com cooler box, vou usando ele limitado a 65 W por enquanto.
Coisa linda !
Se tivesse MSI no meu fornecedor com certeza seria alguma delas...
To achando elas placas muito boas com preços bem interessantes
Seria o meu combo com o 12700 com certeza..
Essa é a vantagem do 12700, não fica na mão e já dá pra ir usando ...

Users who are viewing this thread

Voltar