[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

Última edição:
Tem um tópico para os processadores LGA1851 (pós atual 1700) e lá falamos sobre isso, que na teoria permitiria um ganho interessante de desempenho, mas na prática não vai ser grande coisa, pelas projeções da própria Intel. O que está me interessando mais é a patente sobre paralelização de threads entre núcleos nessa arquitetura híbrida: Se o que a patente mostra realmente vir funcionando redondo, vai ser uma boa mudança para retirar o "atraso" de desempenho que os E-cores adicionam, mas infelizmente vai elevar o consumo/temperatura (já que os P-cores não ficarão mais em idle esperando os E-cores acabarem seus processos, ele tomará do E-core e completará o processamento para agilizar a conclusão).

Renting-Unit.jpg
 
Tem um tópico para os processadores LGA1851 (pós atual 1700) e lá falamos sobre isso, que na teoria permitiria um ganho interessante de desempenho, mas na prática não vai ser grande coisa, pelas projeções da própria Intel. O que está me interessando mais é a patente sobre paralelização de threads entre núcleos nessa arquitetura híbrida: Se o que a patente mostra realmente vir funcionando redondo, vai ser uma boa mudança para retirar o "atraso" de desempenho que os E-cores adicionam, mas infelizmente vai elevar o consumo/temperatura (já que os P-cores não ficarão mais em idle esperando os E-cores acabarem seus processos, ele tomará do E-core e completará o processamento para agilizar a conclusão).

Renting-Unit.jpg
Pode explicar o gráfico com mais detalhes por favor? O que significa o 300 e o 302? E pq o 1 e o 2 se subsivide em A, B e C?
 
Pode explicar o gráfico com mais detalhes por favor? O que significa o 300 e o 302? E pq o 1 e o 2 se subsivide em A, B e C?
Sem problemas :)

De forma simples, o gráfico à esquerda (referido como 300), mostra como é o atual funcionamento da arquitetura híbrida da Intel: O Thread 1 (cinza escuro) é uma tarefa sendo executada pelo P-core, enquanto que o Thread 2 (cinza claro) é outra tarefa sendo executada simultâneamente pelo E-core.

Como o P-core é mais rápido (e possui HT) ele acaba sua tarefa antes da dos E-cores, e por isso acaba ficando ocioso enquanto a Thread 2 é completada. No geral essa forma faz o P-core dormir e economizar energia (e baixar a temperatura) até que os E-cores acabem sua tarefa, para ai o distribuidor de threads liberar novas tarefas para ambos e isso se repetir.

Já o gráfico à direita (referido como 302) mostra uma outra abordagem, a do P-core não "dormir": O thread 1 é quebrado em quatro partes, onde as partes mais pesadas ficam no P-core e a parte mais leve é jogada para o E-core, enquanto que acontece o mesmo no Thread 2 (sua parte mais pesada vai para o P-core e a parte mais leve continuará no E-core). Dessa maneira eu concluo ambos os Threads na mesma ordem, mas de forma mais ágil, já que o P-core não dorme, ele fica full-load por mais tempo com um pedaço do processo que estaria com o E-core.

Perceba que ao fazer isso eu consegui um tempo menor de execução de ambos os threads, mas ao custo de um maior consumo e temperatura, e é essa abordagem que a patente cobre, o qual a Intel chama de "Streamed Threading", e alguns até já falam que ela será a sucessora do HiperThreading.

EDIT: Aqui uma imagem melhor, deve ficar mais clara após ler a explicação acima (lembre-se que tarefas AVX são bem mais pesadas que SSE):

image.png


Logo, na abordagem atual essa tarefa do exemplo seria concluída em 4,2 unidades de tempo, enquanto que na abordagem apresentada pela patente será concluída em 3 unidades de tempo, ou seja, ~28,6% mais rápida. Abaixo vai o link da patente, caso lhe interesse:
 
Última edição:
acho que está errado, achei esse post aqui do ano passado
  • 13900K: R$ 4.699,99
  • 13900KF: R$ 4.499,99
  • 13700K: R$ 3.399,99
  • 13700KF: R$ 3.199,99
  • 13600K: R$ 2.599,99
  • 13600KF: R$ 2.399,99


se for esse preço mesmo, achdo que vou de 13700k mesmo, está 2799 na loja que explode
13700K foi 3399,99 após pré-venda, que depois teve corte para 2999,99 e hj está 2799,99. Já teve promo dele de 2699,00.

13700K - R$ 2699,00
 
"Nova" geração com suporte nativo à DDR5 6400 JEDEC. Asrock diz que sai em Outubro.

 
"Nova" geração com suporte nativo à DDR5 6400 JEDEC. Asrock diz que sai em Outubro.

O mesmo salto que foi da 12ª para a 13ª geração, um nível no JEDEC (4800 -> 5600 -> 6400). O que quero saber mesmo é o quão refinado o IMC virá, pois do Alder para o Raptor rendeu bons ganhos em OC/afinamento de timmings, então fico imaginando se esse refresh virá com um salto igual ou próximo :3
 
Pois é, ao que parece o i7 que já é a melhor relação custo x benefício ficará imbatível (se não mudar o preço, claro).
Estava com a mão no mouse para comprar o 13700K, acho que vou esperar uns meses e partir logo para o 14700K, ou, ao menos pegar o 13700K com uma leve queda de preço no Brasil.
Sonhar não custa nada.
estou resgatando uns comentários antigos, eu vi que voce desistiu de comprar o 14700k e comprou o 13700k, valeu a pena?
to nessa dúvida até hoje, se comprou logo o 13700k ou espero
 
estou resgatando uns comentários antigos, eu vi que voce desistiu de comprar o 14700k e comprou o 13700k, valeu a pena?
to nessa dúvida até hoje, se comprou logo o 13700k ou espero
Vc tá com gargalo acentuado jogando com sua placa? Se não estiver, eu esperaria pelo 14700k... Outubro tá logo aí.
 
estou resgatando uns comentários antigos, eu vi que voce desistiu de comprar o 14700k e comprou o 13700k, valeu a pena?
to nessa dúvida até hoje, se comprou logo o 13700k ou espero
vc n vai sentir grande diferença do 12700K => 13700K / 14700K ...

Parece mais o ego em questão, de ter algo novo no gabinete.
 
estou resgatando uns comentários antigos, eu vi que voce desistiu de comprar o 14700k e comprou o 13700k, valeu a pena?
to nessa dúvida até hoje, se comprou logo o 13700k ou espero

Não esperei. A diferença entre eles não será grande. É apenas um refresh.
Na prática algo como 20% em MC e com certeza mais de 20% mais caro no lançamento.
Isso no mundo real represente menos de 10 FPS a mais. Já para edição de vídeo (meu caso), quem trabalha é a placa de vídeo.
Ai vai da sua paciência em esperar lançar e talvez, esperar baixar o preço de lançamento.
 
Vc tá com gargalo acentuado jogando com sua placa? Se não estiver, eu esperaria pelo 14700k... Outubro tá logo aí.
gargalo mesmo só no cod:mw2, nos outros games não vejo essa diferença.
eu iria trocar de processador só na série 15, mas tem um louco querendo comprar o meu, esse foi o único motivo que fez pensar na troca.
vc n vai sentir grande diferença do 12700K => 13700K / 14700K ...

Parece mais o ego em questão, de ter algo novo no gabinete.
gargalo na 4090, consigo perceber no multiplayer do warzone e no ground war do mw2, eu não iria trocar agora realmente, mas tem um fdp querendo comprar meu processador e deu até domingo para vender, ele só vai comprar o processador pq ganhou uma mobo de graça.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não esperei. A diferença entre eles não será grande. É apenas um refresh.
Na prática algo como 20% em MC e com certeza mais de 20% mais caro no lançamento.
Isso no mundo real represente menos de 10 FPS a mais. Já para edição de vídeo (meu caso), quem trabalha é a placa de vídeo.
Ai vai da sua paciência em esperar lançar e talvez, esperar baixar o preço de lançamento.
entendi, meu pc é apenas para jogar e minha indecisão de troca é mais para oportunidade de venda apenas do processador, eu mesmo só troco de processador a cada 4 anos ou 3
 
gargalo mesmo só no cod:mw2, nos outros games não vejo essa diferença.
eu iria trocar de processador só na série 15, mas tem um louco querendo comprar o meu, esse foi o único motivo que fez pensar na troca.

gargalo na 4090, consigo perceber no multiplayer do warzone e no ground war do mw2, eu não iria trocar agora realmente, mas tem um fdp querendo comprar meu processador e deu até domingo para vender, ele só vai comprar o processador pq ganhou uma mobo de graça.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


entendi, meu pc é apenas para jogar e minha indecisão de troca é mais para oportunidade de venda apenas do processador, eu mesmo só troco de processador a cada 4 anos ou 3
Entendi, foda que vendo sua assinatura suas RAM 3000Mhz tbm não ajudam, elas impactam tbm no gargalo (além da CPU).
 
gargalo na 4090, consigo perceber no multiplayer do warzone e no ground war do mw2, eu não iria trocar agora realmente, mas tem um fdp querendo comprar meu processador e deu até domingo para vender, ele só vai comprar o processador pq ganhou uma mobo de graça.
Se for pegar o 14700K ou 13700K já compra DDR5 6400 CL32.
 
Entendi, foda que vendo sua assinatura suas RAM 3000Mhz tbm não ajudam, elas impactam tbm no gargalo (além da CPU).

Se for pegar o 14700K ou 13700K já compra DDR5 6400 CL32.

Se for pra mudar de placa mãe eu diria que é melhor esperar a 15th gen ou ir pra AMD.
acabei comprando o 13700kf e vou gastar uns 500 na troca, ai devo passar o 14700k e trocar tudo no 15 se tiver um desempenho bom.

vou continuar com as ddr4 e alguém tem como passar um UV básico só para segurar as temperaturas sem perder desempenho.

uso no meu 12700k voltage mode [offset mode] / offset mode [-] / voltage offset [0.070]...posso usar no 13700k?
meu pc é apenas para jogar
 
acabei comprando o 13700kf e vou gastar uns 500 na troca, ai devo passar o 14700k e trocar tudo no 15 se tiver um desempenho bom.

vou continuar com as ddr4 e alguém tem como passar um UV básico só para segurar as temperaturas sem perder desempenho.

uso no meu 12700k voltage mode [offset mode] / offset mode [-] / voltage offset [0.070]...posso usar no 13700k?
meu pc é apenas para jogar
Parabéns pelo up! Dá pra usar basicamente a mesma config sim. Só de colocar um offset negativo entre 0.050~0.100 e desligar o MCE já fica bem legal.
 
acabei comprando o 13700kf e vou gastar uns 500 na troca, ai devo passar o 14700k e trocar tudo no 15 se tiver um desempenho bom.

vou continuar com as ddr4 e alguém tem como passar um UV básico só para segurar as temperaturas sem perder desempenho.

uso no meu 12700k voltage mode [offset mode] / offset mode [-] / voltage offset [0.070]...posso usar no 13700k?
meu pc é apenas para jogar

Parabéns pela compra, já merece virar admin do fórum, a gente gasta o que tem pra ganhar uns fps, extras :o(((((
 
Parabéns pelo up! Dá pra usar basicamente a mesma config sim. Só de colocar um offset negativo entre 0.050~0.100 e desligar o MCE já fica bem legal.
Pq desligar o mce?
Na verdade nem sei para que serve isso Hahaha
 
Pq desligar o mce?
Na verdade nem sei para que serve isso Hahaha
Eu vou responder no lugar do colega se você não se importar. A maioria das mobos força os núcleos a 100% de performance quando ativos e essa configuração não é a comum da intel, então desligando isso você tem uma diminuição de temperatura sem perda de performance, pois o núcleo PODE ir à 100%, mas só quando necessário.
 
acabei comprando o 13700kf e vou gastar uns 500 na troca, ai devo passar o 14700k e trocar tudo no 15 se tiver um desempenho bom.

vou continuar com as ddr4 e alguém tem como passar um UV básico só para segurar as temperaturas sem perder desempenho.

uso no meu 12700k voltage mode [offset mode] / offset mode [-] / voltage offset [0.070]...posso usar no 13700k?
meu pc é apenas para jogar
Boa!
Aqui minha mob joga 1.27v, fiz offset negativo para 1.75v, da para tirar mais, porem por hora ta bom, temp na casa dos 78C rodando bench.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se for pra mudar de placa mãe eu diria que é melhor esperar a 15th gen ou ir pra AMD.
Essa linha 7000 da AMD não me passa segurança nenhuma frente os problemas iniciais de mobo, voltagem, cpu queimando....ahhhh mas já foi resolvido, ok... mas eu pulo essa linha, assim como RDNA3 foi bem aquem do que eu esperava.
 
Boa!
Aqui minha mob joga 1.27v, fiz offset negativo para 1.75v, da para tirar mais, porem por hora ta bom, temp na casa dos 78C rodando bench.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Essa linha 7000 da AMD não me passa segurança nenhuma frente os problemas iniciais de mobo, voltagem, cpu queimando....ahhhh mas já foi resolvido, ok... mas eu pulo essa linha, assim como RDNA3 foi bem aquem do que eu esperava.

Nem me lembra, placa top de linha da Asus derretendo processador e na Bios beta que resolvia isso dizendo que o uso dela perderia a garantia. Ainda bem que a representação da Asus garantiu que honraria a garantia nesse caso da BIOS.
 
Essa linha 7000 da AMD não me passa segurança nenhuma frente os problemas iniciais de mobo, voltagem, cpu queimando....ahhhh mas já foi resolvido, ok... mas eu pulo essa linha, assim como RDNA3 foi bem aquem do que eu esperava.
Compreensível, mas a sugestão de esperar a 15ª ainda acho válida, não vejo muito sentido em trocar de placa mãe pra morrer em 1 geração. De toda forma, ele já fez a troca, tudo certo.
 
Compreensível, mas a sugestão de esperar a 15ª ainda acho válida, não vejo muito sentido em trocar de placa mãe pra morrer em 1 geração. De toda forma, ele já fez a troca, tudo certo.
É a sina de quem opta por Intel, 2 gen de CPU, quiçá 3 upgrades no mesmo socket.
Talvez 15th gen venha com suporte base a DDR5 7200.
Mas tudo certo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo