[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
É a sina de quem opta por Intel, 2 gen de CPU, quiçá 3 upgrades no mesmo socket.
Talvez 15th gen venha com suporte base a DDR5 7200.
Mas tudo certo.

Bem, de qualquer forma funciona, são modelos diferentes e quem compra já tem ideia.

Compreensível, mas a sugestão de esperar a 15ª ainda acho válida, não vejo muito sentido em trocar de placa mãe pra morrer em 1 geração. De toda forma, ele já fez a troca, tudo certo.

É a sina de quem opta por Intel, 2 gen de CPU, quiçá 3 upgrades no mesmo socket.
Talvez 15th gen venha com suporte base a DDR5 7200.
Mas tudo certo.
Eu sempre troco de processador a cada 3 a 4 gerações, no caso eu tinha o 8700k e fui para o 12700k, mas quando um amigo quis comprar o processador e eu nem sabia que Intel tinha mantido o socket 1700 aí pensei na troca, mas se fosse para trocar tudo, eu nem cogitaria em pegar o 13 ou 14700k, iria logo para o 15
O consumo e temperatura do 14700k também não estava favorável, vamos ver né

Última edição:
Parabéns pelo up! Dá pra usar basicamente a mesma config sim. Só de colocar um offset negativo entre 0.050~0.100 e desligar o MCE já fica bem legal.
me tira uma dúvida, precisa limitar a energia do 13700k?
vi o pessoal colocando em 90 ou 106, tem necessidade disso nesse processador?

Intel distribuirá Assassin's Creed Mirage e Nightingale com a compra de CPUs Core de 12/13ª geração e GPUs Arc.​

Ee20u7W.png

Se alguma vez houve um momento para comprar hardware é agora, na verdade depende. A mais recente promoção está integrada ao Intel Gamer Days, um evento anual que envolve indivíduos em uma série de atividades, dando-lhes a chance de garantir recompensas atraentes. Simultaneamente, a empresa está lançando um pacote de software destinado a clientes que optam por CPUs Core de 12ª ou 13ª geração ou GPUs Arc.

No entanto, o momento desta promoção depende de circunstâncias específicas (regiões). A disponibilidade promocional não é uniforme em todas as regiões simultaneamente. Em vez disso, ele se moverá com base na localização geográfica, com a participação inicial começando em 21 de agosto e certas regiões terminando em 15 de outubro . A razão por trás dessa promoção em fases não está definitivamente definida, mas pode ser uma estratégia empregada pela Intel para monitorar sistematicamente o volume de CPUs e GPUs vendidas e avaliar o impacto promocional nos números de vendas.

gU5vgGx.png

Os jogos incluídos são Assassin's Creed Mirage PC Standard Edition (no valor de $ 50) e Nightingale (no valor de $ 30). O primeiro jogo está programado para ser lançado em 5 de outubro, enquanto o último não tem data de lançamento, mas está programado para acesso antecipado 'em breve'.

A Intel confirma que os vendedores participantes podem estender as compras qualificadas de 11 de agosto a 15 de outubro; no entanto, não é garantido. Dito isso, se você comprou um dos hardwares listados abaixo nos últimos 6 dias, certamente não faria mal perguntar se eles podem fornecer um código.

A notícia positiva é que existe uma lista considerável de hardware que se qualifica para o jogo complementar, abrangendo processadores móveis e iterações de desktop, bem como sistemas baseados nesses componentes. Notavelmente, a menção da GPU Arc A580 não lançada adiciona um elemento intrigante a isso, já que a placa não recebeu o status de lançamento oficial até o momento.

Hardware qualificado:​

Processadores Core:
Core i5-12450H, Core i5-12500H, Core i5-12600H, Core i5-12600HX, Core i5-12600K, Core i5-12600KF, Core i5-13400F, Core i5-13420H, Core i5-13450HX , Core i5-13500H, Core i5-13500HX, Core i5-13600H, Core i5-13600HX, Core i5-13600K, Core i5-13600KF, Core i7-12650H, Core i7-12700F, Core i7-12700H, Core i7-12700K , Core i7-12700KF, Core i7-12800H, Core i7-12800HX, Core i7-13620H, Core i7-13650HX, Core i7-13700F, Core i7-13700H, Core i7-13700HX, Core i7-13700K, Core i7-13700KF , Core i7-13800H, Core i7-13850HX, Core i9-12900F, Core i9-12900H, Core i9-12900HX, Core i9-12900K, Core i9-12900KF, Core i9-12950HX, Core i9-13900F, Core i9-13900H , Core i9-13900HX, Core i9-13900K, Core i9-13900KF, Core i9-13950HX, Core i9-13980HX
Arc Graphics Card:
Arc A310 Graphics, Arc A350M Graphics, Arc A370M Graphics, Arc A380 Graphics, Arc A550M Graphics, Arc A580 Graphics, Arc A730M Graphics, Arc A750 Graphics, Arc A770 Graphics, Arc A770M Graphics
É importante ter em mente que nem todos os lojistas são afiliados como parceiros nesta promoção. Os jogadores devem garantir a elegibilidade de sua compra para um download de jogo gratuito. Para tal, deverão consultar a lista de retalhistas disponibilizada através do link abaixo.

Fonte: Intel

Intel distribuirá Assassin's Creed Mirage e Nightingale com a compra de CPUs Core de 12/13ª geração e GPUs Arc.​

Ee20u7W.png

Se alguma vez houve um momento para comprar hardware é agora, na verdade depende. A mais recente promoção está integrada ao Intel Gamer Days, um evento anual que envolve indivíduos em uma série de atividades, dando-lhes a chance de garantir recompensas atraentes. Simultaneamente, a empresa está lançando um pacote de software destinado a clientes que optam por CPUs Core de 12ª ou 13ª geração ou GPUs Arc.

No entanto, o momento desta promoção depende de circunstâncias específicas (regiões). A disponibilidade promocional não é uniforme em todas as regiões simultaneamente. Em vez disso, ele se moverá com base na localização geográfica, com a participação inicial começando em 21 de agosto e certas regiões terminando em 15 de outubro . A razão por trás dessa promoção em fases não está definitivamente definida, mas pode ser uma estratégia empregada pela Intel para monitorar sistematicamente o volume de CPUs e GPUs vendidas e avaliar o impacto promocional nos números de vendas.

gU5vgGx.png

Os jogos incluídos são Assassin's Creed Mirage PC Standard Edition (no valor de $ 50) e Nightingale (no valor de $ 30). O primeiro jogo está programado para ser lançado em 5 de outubro, enquanto o último não tem data de lançamento, mas está programado para acesso antecipado 'em breve'.

A Intel confirma que os vendedores participantes podem estender as compras qualificadas de 11 de agosto a 15 de outubro; no entanto, não é garantido. Dito isso, se você comprou um dos hardwares listados abaixo nos últimos 6 dias, certamente não faria mal perguntar se eles podem fornecer um código.

A notícia positiva é que existe uma lista considerável de hardware que se qualifica para o jogo complementar, abrangendo processadores móveis e iterações de desktop, bem como sistemas baseados nesses componentes. Notavelmente, a menção da GPU Arc A580 não lançada adiciona um elemento intrigante a isso, já que a placa não recebeu o status de lançamento oficial até o momento.

Hardware qualificado:​

É importante ter em mente que nem todos os lojistas são afiliados como parceiros nesta promoção. Os jogadores devem garantir a elegibilidade de sua compra para um download de jogo gratuito. Para tal, deverão consultar a lista de retalhistas disponibilizada através do link abaixo.

Fonte: Intel
Parece não valer pro Brasil, postou aqui só pra criar esperança pro povo kkkkkkk

Eu sempre troco de processador a cada 3 a 4 gerações, no caso eu tinha o 8700k e fui para o 12700k, mas quando um amigo quis comprar o processador e eu nem sabia que Intel tinha mantido o socket 1700 aí pensei na troca, mas se fosse para trocar tudo, eu nem cogitaria em pegar o 13 ou 14700k, iria logo para o 15
O consumo e temperatura do 14700k também não estava favorável, vamos ver né
Da 10th até 13th gen, troquei de plataforma praticamente a cada lançamento, oportunidades de venda foram surgindo e aí fui pulando de galho em galho.
Se eu fosse consciente com a cabeça no lugar, do que atende a minha necessidade, estaria com o 10400 e 10700 até hoje. E antes estava com o 8400 e 7700K.

Hoje to olhando para o 12400 e já vendo quando vou colocá-lo no ML...e abrir espaço para um 14600k ou 14700.

Da 10th até 13th gen, troquei de plataforma praticamente a cada lançamento, oportunidades de venda foram surgindo e aí fui pulando de galho em galho.
Se eu fosse consciente com a cabeça no lugar, do que atende a minha necessidade, estaria com o 10400 e 10700 até hoje. E antes estava com o 8400 e 7700K.

Hoje to olhando para o 12400 e já vendo quando vou colocá-lo no ML...e abrir espaço para um 14600k ou 14700.
mas voce consegue vender só o processador?
eu gosto de vender no olx pq o cara testa na hora, mas quase todas as vezes o pessoal quer a mobo junto

mas voce consegue vender só o processador?
eu gosto de vender no olx pq o cara testa na hora, mas quase todas as vezes o pessoal quer a mobo junto
Sim, vendo só o processador se for manter na mesma plataforma.
Se for mudar de geração e a nova plataforma é de outro socket, então vendo o kit mobo + cpu.

me tira uma dúvida, precisa limitar a energia do 13700k?
vi o pessoal colocando em 90 ou 106, tem necessidade disso nesse processador?
Pro meu uso (jogos) não senti a necessidade de limitar, as temperaturas ficaram controladas só de configurar o offset mesmo. O máximo que vi puxar foi coisa de 130w no jogo que tenho que usa mais CPU, que é o BF2042.

Pessoal,
Tô precisando comprar uma pasta térmica para colocar no 13700k, mas só achei essas duas na cidade, qual das duas vocês indicam?

Precisa ser uma dessas 2 mesmo? Particularmente tentaria pegar uma Noctua H2 ou H1, ou uma Arctic MX-4 ou MX-6 pela internet mesmo. Mas se não tiver opção o ideal seria caçar uns testes dessas que você mencionou, comparando com essas outras mais conhecidas.

Pro meu uso (jogos) não senti a necessidade de limitar, as temperaturas ficaram controladas só de configurar o offset mesmo. O máximo que vi puxar foi coisa de 130w no jogo que tenho que usa mais CPU, que é o BF2042.

Precisa ser uma dessas 2 mesmo? Particularmente tentaria pegar uma Noctua H2 ou H1, ou uma Arctic MX-4 ou MX-6 pela internet mesmo. Mas se não tiver opção o ideal seria caçar uns testes dessas que você mencionou, comparando com essas outras mais conhecidas.
vou comprar essa

acho que deve ser melhor que as duas que coloquei link, é pq quero comprar pessoalmente em alguma loja da cidade

instalei meu processador hoje

me tira uma dúvida, coloquei o UV em 0.090 e tive uma pontuação do Cinebench como se tivesse em stock, mas com quase 20 graus a menos, tentei 0.060 e 0.080 e a pontuação do Cinebench caiu muito, mas se eu colocar 0.070 fica quase a mesma coisa que o 0.090, pergunta muito tola, 0.080 nao fornceria mais energia para o pc do que 0.070?
nao entendi pq caiu tanto o desempenho.

A Microsoft já lançou as mitigações do Downfall para as CPUs afetadas? Se sim alguém sabe como desabilitar?

Há rumores de que a plataforma Intel LGA-1851 continuará até 2026, sem suporte para DDR4.​

Intel LGA-1851 planejado para 2024-2026​

De acordo com TLC (@leaf_hobby), a Intel começou a distribuir as primeiras amostras de engenharia Arrow Lake-S.
2SuSVW3.png

Enquanto o vazador adverte que os tweets não foram completamente verificados, a fonte divulgou anteriormente informações confidenciais que se mostraram corretas. A última série de tweets do TLC sugere que a plataforma LGA-1851 da Intel continuará até 2026, sugerindo que a empresa planeja lançar pelo menos três séries de CPU, assumindo que cumpre seu ciclo de um ano. No entanto, vale a pena notar que isso pode não implicar necessariamente em uma nova arquitetura, como manifestado pela próxima atualização do Raptor Lake.

No momento, apenas amostras ARL-S ES1/ES2 podem ser observadas com 6 núcleos de desempenho e 8 núcleos eficientes. Esses processadores podem estar usando um nó diferente da variante mais capaz com 8 núcleos de desempenho e 16 núcleos eficientes, a configuração esperada para a próxima série de desktops Core 9 da Intel. A TLC especula que a próxima geração da CPU Core i5 (potencialmente denominada Ultra 5 160) poderia incorporar 8 núcleos de desempenho, portanto, 2 núcleos a mais do que a série i5-13600/14600.

• Existe design CryoCooling para Arrowlake-S? Ainda está em andamento, certo?
  • Parece que o LGA1851 continuará até 2026.
  • Além dos caches L2 e L3 do Compute Tile, haverá um cache L3 dedicado adicionado para o GPU Tile. Oh, isso me lembra da quinta geração.
  • Por fim, parece que tem atualização para o iGPU, hein? É apenas com a 15ª geração.
  • ARL-S 6+8, há apenas ES1 e ES2 por enquanto? Isso significa que o i5-15600 (Ultra 5-160?) se tornará 8+0?
  • É fato que o L2 aumenta em 3 MB por núcleo.
@leaf_hobby (traduzido)
O TLC confirma o rumor recente sobre o aumento do cache L2 para os P-cores Arrow Lake-S para 3 MB por núcleo. Em relação aos gráficos Xe2, a Intel está incorporando um cache L3 dedicado, espelhando a configuração Tile do Compute. No entanto, ainda não está confirmado se Arrow Lake adotará o design de cache L4 ''Adamantine'' do Meteor Lake .

O vazador havia compatilhado anteriormente o que se acreditava serem as especificações do chipset Intel Z890, originalmente destinadas à plataforma Meteor Lake-S. No entanto, essas séries de desktop foram posteriormente canceladas, atrasando o lançamento do Z890 para o ano seguinte. Prevê-se que o principal chipset Z890 ofereça 20 pistas PCIe Gen5, com 16 designadas para a GPU e 4 para armazenamento, uma melhoria em relação ao limite existente de 16 pistas na série LGA-1700.

Até agora, todos os vazamentos relacionados à plataforma LGA-1851 não mencionaram o suporte à memória DDR4. Isso está de acordo com as informações de @momomo_us, que afirma que a nova plataforma da Intel fará a transição completa para o padrão de memória DDR5:

CqaVNuI.png

Fonte: @leaf_hobby via ITHome

Há rumores de que a plataforma Intel LGA-1851 continuará até 2026, sem suporte para DDR4.​

Intel LGA-1851 planejado para 2024-2026​

De acordo com TLC (@leaf_hobby), a Intel começou a distribuir as primeiras amostras de engenharia Arrow Lake-S.
2SuSVW3.png

Enquanto o vazador adverte que os tweets não foram completamente verificados, a fonte divulgou anteriormente informações confidenciais que se mostraram corretas. A última série de tweets do TLC sugere que a plataforma LGA-1851 da Intel continuará até 2026, sugerindo que a empresa planeja lançar pelo menos três séries de CPU, assumindo que cumpre seu ciclo de um ano. No entanto, vale a pena notar que isso pode não implicar necessariamente em uma nova arquitetura, como manifestado pela próxima atualização do Raptor Lake.

No momento, apenas amostras ARL-S ES1/ES2 podem ser observadas com 6 núcleos de desempenho e 8 núcleos eficientes. Esses processadores podem estar usando um nó diferente da variante mais capaz com 8 núcleos de desempenho e 16 núcleos eficientes, a configuração esperada para a próxima série de desktops Core 9 da Intel. A TLC especula que a próxima geração da CPU Core i5 (potencialmente denominada Ultra 5 160) poderia incorporar 8 núcleos de desempenho, portanto, 2 núcleos a mais do que a série i5-13600/14600.

O TLC confirma o rumor recente sobre o aumento do cache L2 para os P-cores Arrow Lake-S para 3 MB por núcleo. Em relação aos gráficos Xe2, a Intel está incorporando um cache L3 dedicado, espelhando a configuração Tile do Compute. No entanto, ainda não está confirmado se Arrow Lake adotará o design de cache L4 ''Adamantine'' do Meteor Lake .

O vazador havia compatilhado anteriormente o que se acreditava serem as especificações do chipset Intel Z890, originalmente destinadas à plataforma Meteor Lake-S. No entanto, essas séries de desktop foram posteriormente canceladas, atrasando o lançamento do Z890 para o ano seguinte. Prevê-se que o principal chipset Z890 ofereça 20 pistas PCIe Gen5, com 16 designadas para a GPU e 4 para armazenamento, uma melhoria em relação ao limite existente de 16 pistas na série LGA-1700.

Até agora, todos os vazamentos relacionados à plataforma LGA-1851 não mencionaram o suporte à memória DDR4. Isso está de acordo com as informações de @momomo_us, que afirma que a nova plataforma da Intel fará a transição completa para o padrão de memória DDR5:

CqaVNuI.png

Fonte: @leaf_hobby via ITHome

@Cata, vale lembrar que tem um tópico para esse socket, seria melhor deixar esse tipo de notícia para lá :3

---
A Microsoft já lançou as mitigações do Downfall para as CPUs afetadas? Se sim alguém sabe como desabilitar?
Ainda não lançou, apenas via firmware para que as AIBs atualizem pelo BIOS. E a parte de desativar, ao menos até o momento, não estou sabendo da possibilidade.

"Nova" geração com suporte nativo à DDR5 6400 JEDEC. Asrock diz que sai em Outubro.

O mesmo salto que foi da 12ª para a 13ª geração, um nível no JEDEC (4800 -> 5600 -> 6400). O que quero saber mesmo é o quão refinado o IMC virá, pois do Alder para o Raptor rendeu bons ganhos em OC/afinamento de timmings, então fico imaginando se esse refresh virá com um salto igual ou próximo :3
Atualização: Segundo o BenchLife, o Raptorlake Refresh não terá um IMC oficialmente melhor: A 14ª geração desktop trará o mesmo suporte ao DDR-5600 da 13ª geração. Caso se confirme, a 14ª geração nada mais será que um binning melhor, com o Core i7 sendo o único verdadeiro diferencial.

Tradução: "Espera-se que o Intel RaptorLake Refresh seja lançado oficialmente em meados de Outubro, mas, assim como o RaptorLake, a primeira onda será vendida apenas com modelos específicos de processadores, e a line-up completa dos processadores RaptorLake Refresh só estará disponível após Janeiro de 2024. O RaptorLake Refresh é idêntico ao RaptorLake comum, logo a parte da memória nativa suportara será apenas DDR5-5600 MT/s".

Última edição:
@Cata, vale lembrar que tem um tópico para esse socket, seria melhor deixar esse tipo de notícia para lá :3

---

Ainda não lançou, apenas via firmware para que as AIBs atualizem pelo BIOS. E a parte de desativar, ao menos até o momento, não estou sabendo da possibilidade.

Menos mal, até porque duvido a Samsung lançar atualização de BIOS para menu notebook de 2021 com Intel de 11ª geração (Tiger Lake).

Provavelmente não é o melhor valor já visto mas tendo em vista o preço atual em outras lojas e no Ali me pareceu ok, ainda mais sendo vendido e entregue pela Amazon BR.

Abracei um pra colocar no lugar do 10100f do PC da patroa, como é uma B460 as opções são limitadas, mas deve dar uma boa sobrevida dentro do uso dela.

instalei meu processador hoje

me tira uma dúvida, coloquei o UV em 0.090 e tive uma pontuação do Cinebench como se tivesse em stock, mas com quase 20 graus a menos, tentei 0.060 e 0.080 e a pontuação do Cinebench caiu muito, mas se eu colocar 0.070 fica quase a mesma coisa que o 0.090, pergunta muito tola, 0.080 nao fornceria mais energia para o pc do que 0.070?
nao entendi pq caiu tanto o desempenho.

Montei nesse final de semana um 13600K para uma amiga, fiz UV de -0.1 nele e houve ganho (ainda que marginal) na pontuação do CBR23. O que acontece é que quanto menos tensão, menos esquenta o processador, consequentemente ele consegue manter clocks mais altos. Claro que tem um limite, se o UV passar muito além do que o processador precisa para funcionar direito vai rolar queda de desempenho, instabilidades, reboots, etc... Com -0.1 testei o y-cruncher por 8h no final de semana e foi de boa, hoje ele está rodando o Prime95 já por 3h e por enquanto tudo OK.

Montei nesse final de semana um 13600K para uma amiga, fiz UV de -0.1 nele e houve ganho (ainda que marginal) na pontuação do CBR23. O que acontece é que quanto menos tensão, menos esquenta o processador, consequentemente ele consegue manter clocks mais altos. Claro que tem um limite, se o UV passar muito além do que o processador precisa para funcionar direito vai rolar queda de desempenho, instabilidades, reboots, etc... Com -0.1 testei o y-cruncher por 8h no final de semana e foi de boa, hoje ele está rodando o Prime95 já por 3h e por enquanto tudo OK.
eu fiz testes, 0.060 e 0.080 eu tive perda de desempenho no CBR23 e 0.070 e 0.090 teve os mesmos desempenho, testei no CBR23 e no Warzone, então mantive 0.070 e a temperatura das 4 configurações ficou dentro do aceitável, hoje testar hoje -0.1, se eu ver que agumentou a temparautra eu volto para o 0.070.
OBS: 0.070 e 0.090 tiveram a mesma pontuação que se tivesse em stock, só que mais frio.

CPU Intel Core i7-14700K ES é até 17% mais rápida que 13700K em benchmarks vazados, com overclock para 5,8 GHz.​

LAnMiBc.png

Os benchmarks mais recentes são baseados em um chip ES antigo que tem velocidades de clock ligeiramente mais baixas do que as que obteremos no modelo de varejo. Os benchmarks foram postados pelo criador de conteúdo da Bilibili,捡七七的小垃圾, que usou uma placa MSI PRO Z690-A DDR4 e um cooler AIO de 360 mm com 16 GB de memória DDR4-4000.

LO6O3Pl.jpg

Este será o quinto vazamento do Intel Core i7-14700K, que já havia aparecido várias vezes. Vimos o chip pela primeira vez em julho nos primeiros benchamark vazados que mostraram desempenho até 15% melhor com um ES SKU, depois vimos o chip rodando até 6,3Ghz (overclcokado) em uma placa mãe MSI Z690 e o chip também tinha recursos adicionais benchmark vazam junto com sei irmão i9 no banco de dados BAPCo .

EOuOj4V.jpg

Em termos de especificações, a CPU Intel Core i7-14700K vem com uma configuração de 8+12 núcleos que oferece 20 núcleos e 28 threads. Esta será uma boa atualização sobre o processador Core i7-13700K existente, que oferece uma configuração de 8+8 núcleos, proporcionando um aumento adicional no desempenho multithread graças aos E-Cores extras. A CPU oferecerá 33 MB de cache inteligente (vs 30 MB) e velocidades de clock de 3,4 GHz na base e até 5,6 GHz com TBMT3. Isso também é um aumento de +200 MHz em relação ao 13700K e podemos ver aumentos de desempenho de cerca de 5 a 10% desse SKU específico.

• Core i7-14700K: 20 núcleos (8+12) / 28 threads / 5,6 GHz Boost / 33 MB L3 Cache / 125 W / $ 450?
  • Core i7-13700K: 16 núcleos (8+8) / 24 threads / 5,4 GHz Boost / 30 MB de cache L3 / 125 W / US$ 409
  • Core i7-12700K: 12 núcleos (8+4) / 20 threads / 5,0 GHz Boost / 25 MB de cache L3 / 125 W / US$ 450
O desempenho AIDA64 para o Core i7-14700K é como você pode, exceto com memória DDR4. O chip possui alguns números L3 e L2 mais altos graças à quantidade aumentada, mas este chip foi projetado em torno do subsistema DDR5 e aproveitará kits de memória muito mais rápidos do que os CPUs Alder Lake e Raptor Lake.

vD0ITD7.png

Em termos de desempenho, a CPU teve um bom desempenho com um aumento de desempenho de até 16,96% no benchmark Cinebench R23, um aumento de 16,11% no benchmark CPU-z MT e um aumento de 14,89% no benchmark 3DMark CPU Profile MAX. Os saltos mais notáveis ocorreram nos benchmarks multi-threaded devido à configuração de núcleo atualizada, enquanto os benchmarks de núcleo único obtiveram um ganho de desempenho dentro do limite de 5%. Mais uma vez, esses benchmarks são baseados em velocidades de clock ES, portanto os resultados finais devem ser um pouco melhores.

fQAwcv7.png

O desempenho dos jogos também foi melhor do que o Core i7-13700K, exceto em alguns casos em que o Intel Core i7-14700K teve um desempenho pior do que seu antecessor devido ao ajuste ruim no nível do firmware e às velocidades do relógio ES. Os resultados são compilados no seguinte quadro:

VQX68bv.png

Por fim, temos um único benchmark de desempenho com overclock em que o chip foi mostrado rodando a até 5,8 GHz em 2 núcleos e 5,7 GHz no restante dos núcleos. A CPU foi testada em CPU-z e marcou 937 pontos em single-core e 15.599,8 pontos nos testes multi-threaded. O aplicativo Core Temp relatou temperaturas de pico chegando a 80 graus, o que é muito decente, visto que os chips de última geração foram facilmente capazes de ultrapassar 90°C com esses overclocks. No entanto, em estoque dentro do teste de estresse AIDA, o chip ultrapassou facilmente o limite de 90C.

A CPU consumiu um estoque de 300 W a 1,35 V no estoque (ES), enquanto o ajuste para 1,30 V reduziu a potência para 260 W, que ainda é maior do que as CPUs de 12900K e 13900K.

xgcXLp0.jpg

Veremos se o Intel Core i7-14700K pode igualar ou se aproximar da eficiência do chip 3D V-Cache Ryzen 7 7800X3D em jogos, oferecendo desempenho multithread muito melhor ou se tropeçará sob seu alto consumo de energia e calor saída. Espera-se que as CPUs Intel Raptor Lake Refresh de 14ª geração sejam lançadas nos próximos meses, com uma apresentação planejada para o Inonovation 23.

Fonte de notícias: HXL (@ 9550pro)

Ontem fiz novos testes e coloquei o UV em 0.100 e deu uma queda na temperatura, tipo uns 5c, mas o no cyberpunk e warzone caiu 6 de fps, mas no cbr23 teve a melhor pontuação, mas como uso o pc para jogos, isso não me segurou para manter nesse UV.
Voltei para 0.070 e ganhei os 6 de fps nos games e foi junto 5c de temperatura

Users who are viewing this thread

Voltar