[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Preciso de uma ajuda rápida.

Qual motherboard é melhor para um 14700K, Z790 ou Z690?

Posso retornar qualquer uma delas.

Vou ter perdas ou limitações usando uma Z690?

DDR5 6400

Obrigado.

IMG-20231118-WA0011.jpg
Eu ficaria com a TUF Z790. E trocaria a memória, DDR5 da G.Skill não tem thermal pad no PMIC. Comprei esse kit da Teamgroup 2x16GB 7200 CL34 por $119 um tempo atrás, está por $109 agora. Esse kit roda a 8000MT/s CL36 numa Z790 Aorus Tachyon (2x DIMM board) e é super frio mesmo com VDIMM @ 1.50v.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Caracas dona Asus... olha a pisada de bola que é o WC da Maximus

Que Z790 linda. Pena que não é 2x DIMM :pepe2:

Última edição:
Preciso de uma ajuda rápida.

Qual motherboard é melhor para um 14700K, Z790 ou Z690?

Posso retornar qualquer uma delas.

Vou ter perdas ou limitações usando uma Z690?

DDR5 6400

Obrigado.

IMG-20231118-WA0011.jpg
Ficaria com a z690.

Eu ficaria com a TUF Z790. E trocaria a memória, DDR5 da G.Skill não tem thermal pad no PMIC. Comprei esse kit da Teamgroup 2x16GB 7200 CL34 por $119 um tempo atrás, está por $109 agora. Esse kit roda a 8000MT/s CL36 numa Z790 Aorus Tachyon (2x DIMM board) e é super frio mesmo com VDIMM @ 1.50v.
@japa vou precisar trazer as memórias dos EUA, não estou achando nenhum site ou loja daqui.

Queria muito ir de Strix, mas o modelo Z790 dessa mesma mobo custa o dobro.

Você indicaria alguma outra fabricante de mobo?

Tive uma MSI que só me deu dor de cabeça, mas comprei a 9 anos atrás, agora deve estar muito melhor.

Valeu mesmo pela ajuda ;)

Ficaria com a z690.
Bem que eu queria essa Strix, mas pelo visto vou ficar limitado com ela :(

Só hoje tive tempo de terminar o vídeo, interessante que alguns pontos que ele elenca são meus receios com processadores X3D dual ccd desde sempre, meu TOC já dizia pra não ir neles.

Não cheguei a passar pelos AM4 mas não tive qualquer problema com um 7900, tdp baixíssimo, frio, construção 'simples', mesma quantidade de cache para ambos os ccds, nada de firulas com priorização de núcleos e tudo funciona bem desde o primeiro dia (abril/maio), não sei se montei um combo legal em termos de compatibilidade ou se foi sorte mesmo (talvez ambos).

Provavelmente vou ficar quieto até a próxima geração mas se tivesse que migrar para um processador melhor hoje com certeza economizaria indo de 7950x ao invés do 7950x3d.

Desculpem o off, meu intuito obviamente não é criar qualquer tipo de intriga intel vs. amd que não dá em nada, só interagi aqui porque ninguém levou o vídeo para o tópico dos AM5.
Pelo vídeo dá pra entender bem o motivo pelo qual o desempenho flutua tanto nos modelos X3D.

Uma pena, teria sido ótimo colocar um combo AMD aqui.

Última edição:
CoreDirector é a nova ferramenta gratuita projetada para manter os aplicativos fora dos E-Cores da Intel

Basicamente, o mesmo que o ProcessLasso (é da mesma empresa) só que mais simples e mais inteligente, com três modos de operação. Vale a pena arriscar para quem não gosta das decisões do escalonador do Windows nessa arquitetura híbrida.

Que Z790 linda. Pena que não é 2x DIMM :pepe2:

Tem a Apex Encore ou as ITX rs

Só estou encontrando T-Force DDR5 6400 por aqui, precisaria trazer as 7200 dos EUA mas vai me custar $130 à mais.
As únicas opções disponíveis à pronta entrega seriam G.Skill 7600 CL 36 e Corsair 7200 CL 34.... praticamente o mesmo preço das T-Force vindas dos EUA.
Minha duvida é: 6400 para 7200 faz diferença em jogos?
A unica vantagem da Z790 sobre a Z690 seriam as linhas de pci que me deixariam usar 4x M.2 mais suporte a DDR5 7000 plus?
Obrigado

Última edição:
Tem a Apex Encore ou as ITX rs
tenho uma apex branca, acho mais bonita que a encore rs

Com tanto problema de ddr5 e 4 pentes eles deveriam fazer mais modelos com 2 slots de ram, pra amd como intel…

tenho uma apex branca, acho mais bonita que a encore rs

Com tanto problema de ddr5 e 4 pentes eles deveriam fazer mais modelos com 2 slots de ram, pra amd como intel…

Ah cara... a Z790 mais bonita mesmo é a Extreme...

Apex sempre foi para over extremo, os "pots" de LN2 só servem nela.

Com 2x pentes tinha também a EVGA Kingpin Dark, pena que a EVGA quitou.

Para AMD, sempre teve a Asus Gene, 2x pentes e MATX, o uso mais racional de espaço x potencia.

Nessa geração as ITX da Asus estão vindo com placa de som externa e cheias de daughter boards por falta de espaço.

E sobre o problema da RAM, é coisa das primeiras gerações, para nós da plataforma "Customer", ainda mais com os pentes de 24/48gb não precisa de 4x slots.

Nem de ATX, já que não se usa mais multi GPU.

Validei meu OC de RAM agora na ambiente de 30 graus e sem fan lateral, com gabinete fechado, considerações:

-Estava tendo problemas de retraining e confundia achando que era instabilidade por temperatura, agora tirei a limpo
-Havia achado que a pressão no soquete tinha resolvido, mas não tinha, acabei consertando setando VDDQ de outra forma e mudando impendância (no caso WR/PARK/NOM em 80-48-34)
-Com isso reiniciei 10x seguidas e rodei Y-Cruncher VST/VT3 a cada reinício (após a memória treinar) e não deu erro nenhuma das vezes, antes era coisa de segundos já dava erro, se fosse pelo TM5 levava horas pra detectar o erro e nem sempre detectava, quem inventou Y-Cruncher é um gênio, em questão de segundos vc encontra instabilidade e é excelente para testar estabilidade boot a boot

Infelizmente o 13900k quente igual o inferno não resolveu delid nem AIO novo, mas pelo menos o OC de RAM tá bem apertado e competindo com DDR5 de alto nível, aproveitei e testei 4300CL15-16-16 e 4300CL16-16-16 e não estabiliza de forma alguma, realmente estou no limite da minha RAM/IMC assim.

Uso dissipadores da Iceman Cooler de cobre que comprei no Aliexpress, cerca de 200 reais cada, abaixaram 8 graus em relação ao heatsink padrão da G.Skill (usei thermalpads Gelid Extreme Ultimate tbm que são excelentes), podem conferir nas fotos abaixo.

A latência de 47.5ns tá alta devido a CPU estar 5.3Ghz (conforme expliquei é o que eu consigo refrigerar em dias quentes) e por estar com os programas abertos em segundo plano, com o 13900k em stock e tudo fechado fica em torno de 46.5ns mais ou menos, subindo o P/E/R obviamente abaixa mais ainda.

Valeu!

NpLyYEA.png

1GiCq6s.png

E já tem no brasil? Só achei na venturi esgotado, e em uns marketplaces estranhos.

No Brasil é tudo devagar...

Mas o uso é pra quem mexe com IA, virtualização, edição de foto/vídeo, quem realmente precisa mesmo de tanta RAM.

Esses IC de alta densidade são bem mais caros, com clocks e timmings piores, se precisar procura um kit com a M-die da Hynix.

Se o objetivo é performance, é A-die sem duvida.

@Adrianogamers quando falei de problemas com AMD, me referi a esse tipo de experiência reportada no vídeo. Não tive exatamente os mesmos problemas, mas tive outros de vários tipos e formas que eram igualmente irritantes.

tem um vídeo que comenta sobre essa questão dos problemas das memórias

mas o problema não é exclusivo da AMD, mas também do suporte da fabricante da placa-mãe, tem DDR5 de marca X com suporte perfeito em um fabricante e falho em outro fabricante. O AM5 é exclusivo em DDR5 e tem muita configuração ainda não disponível, muitos problemas foram surgindo com as novas otimizações NITRO. Antes o MBIST sequer servia para alguma coisa, agora ajuda no ajuste no sinal da DDR5 parcialmente.

se você vai na Asus, por exemplo, e diz que sua DDR5 não está na QVL, eles dizem que é problema seu e eles garantem apenas o que está no QVL, mas se sua memória é EXPO e QVL, eles fogem e dizem que a memória ainda não tem suporte (o quê?)
Veja que o cara reclama também dos reviews não detectarem os mesmos problemas que ele encontra, mas é bem verdade que o review faz matéria de momento e não de longa duração com vários hardwares, daí podem não ter como achar. A AMD manda kits pré testados, né?
Tem memória que roda maravilhosamente bem, no geral quem tem problema é de ajuste fino que falta, como no meu. Mas é a corrida contra o tempo e prefiro AMD porque sei que não vale a pena torrar tanto em busca do overclock perfeito e esses problemas são decorrência de terem um processador que é promissor, mas falta desenvolvimento melhor do suporte ao software que gerencia o hardware.

Os processadores no geral estão no limite, não vai muito mais do que isso que vem de fábrica e o que Der8bauer faz é para ganhar fama.

No Brasil é tudo devagar...

Mas o uso é pra quem mexe com IA, virtualização, edição de foto/vídeo, quem realmente precisa mesmo de tanta RAM.

Esses IC de alta densidade são bem mais caros, com clocks e timmings piores, se precisar procura um kit com a M-die da Hynix.

Se o objetivo é performance, é A-die sem duvida.
Eu me enquadro nisso, as vezes meus 128gb tão faltando, ainda mais com uma segunda gpu aqui. Performance é secundário pra mim.
vc esta atrás de algum kit específico? :jornal:
Queria ver Corsair ou Kingston aqui no Brasil pra ter noção de preços, mas seria mais curiosidade pq não acho que o custo de mudar de plataforma compense o ganho de "só" 50% a mais de memória (eu gostaria de dobrar pra 256gb).

Eu me enquadro nisso, as vezes meus 128gb tão faltando, ainda mais com uma segunda gpu aqui. Performance é secundário pra mim.

Queria ver Corsair ou Kingston aqui no Brasil pra ter noção de preços, mas seria mais curiosidade pq não acho que o custo de mudar de plataforma compense o ganho de "só" 50% a mais de memória (eu gostaria de dobrar pra 256gb).

Tem que ver se o kit está no QVL da mobo...

Mas acho que kit pronto no momento só tem esse:

Lançou por $750, agora está $670, imagina o preço por aqui... e é 5200 C38.

Se for uso profissional, pula pro Threadripper pô.

Tem que ver se o kit está no QVL da mobo...

Mas acho que kit pronto no momento só tem esse:

Lançou por $750, agora está $670, imagina o preço por aqui... e é 5200 C38.

Se for uso profissional, pula pro Threadripper pô.
Diferença de preço de plataforma consumer pra um TR aqui no brasil é absurda (fora a dificuldade de achar), sai mais barato eu continuar com meu desktop e qualquer coisa que precisar de mais recurso só puxar uma VM na nuvem.

Seguirei acompanhando a evolução das plataformas DDR5 e talvez na próxima geração eu faça o pulo, até lá parece que ainda tá imaturo demais. DDR4 tinha limite teórico de 64GB por DIMM, na prática tivemos apenas 32GB. Como nas DDR5 esse limite é 512GB, acho que daqui a não muito tempo vai dar pra vermos pentes de 64GB+, e também espero que as plataformas migrem desse dual-channel pífio.

Diferença de preço de plataforma consumer pra um TR aqui no brasil é absurda (fora a dificuldade de achar), sai mais barato eu continuar com meu desktop e qualquer coisa que precisar de mais recurso só puxar uma VM na nuvem.

Seguirei acompanhando a evolução das plataformas DDR5 e talvez na próxima geração eu faça o pulo, até lá parece que ainda tá imaturo demais. DDR4 tinha limite teórico de 64GB por DIMM, na prática tivemos apenas 32GB. Como nas DDR5 esse limite é 512GB, acho que daqui a não muito tempo vai dar pra vermos pentes de 64GB+, e também espero que as plataformas migrem desse dual-channel pífio.

Cara, eu só compro fora... mesmo que precise aguardar uns meses até viajar... os preços aqui são ridículos.

O limite teórico da DDR4 que é 512GB no total, mas não desenvolveram pentes desse tamanho, partiram pra DDR5, o TR antigo já suporta 256GB.

No novo TR chega a 2TB e o limite teórico é 4TB...

Cara, eu só compro fora... mesmo que precise aguardar uns meses até viajar... os preços aqui são ridículos.
CPU ainda vai, mas placa mãe sem garantia acho complicado, e mesmo lá fora não deixa de ser caro kkkkk

Há de se concordar com o igormp. Meu PC no PPP ficou 3400 USD, comprando as peças aqui ficou 4400 USD. Claro que la nos EUA tem várias promos. Mas contando que não conseguiria ir sozinho (imagina falar pra família que vai pra Disney sozinho), ter que passar o estresse de fugir da receita (se pegar é bomba ainda), e a garantia que é meio difícil com peça importada... Valeu os 5k BRL rsr

CPU ainda vai, mas placa mãe sem garantia acho complicado, e mesmo lá fora não deixa de ser caro kkkkk

Então está fácil, só pegar 2x desses:

Então está fácil, só pegar 2x desses:

8.5k só em ram, mas legal saber que a Kingston vende diretamente e faz a importação de produtos.

Eu sou suspeito pra falar já que sempre compro de fora.
Por exemplo a mobo da assinatura me saiu $220 e o processador $227, pra enviar pra cá foram mais $58. Com esse valor gasto male mal vc pega essa mobo aqui. :haha:

Por exemplo a mobo da assinatura me saiu $220 e o processador $227, pra enviar pra cá foram mais $58. Com esse valor gasto male mal vc pega essa mobo aqui. :haha:
Eu tô ficando velho e gosto de ter garantia nos produtos kkkkk

microcenter tem uma dessas B650 da MSI com 7700X e um kit de duas ripjaws de 16Gb por 399
Nessas horas que costuma compensar comprar fora, nas promoções. Agora quando a peça está no meio da vida útil dela (não é tão lançamento, e nem tão velha pra entrar nas promos) fica numa faixa bem confortável de comprar aqui. Não discordo que é melhor comprar lá fora inclusive, mas se pensar que se cair na receita você teria pagado 1000 USD não me parece tão atraente assim.

O que acham?

Gostava desse cara no passado mas agora junto com o pcfacts já tenho nojo, super arrogante, e dono da verdade.

Primeiro que cinebench nem é um uso real, pagar por consultoria? Pqp.

E eu aqui com 13900kf batendo no máximo 87 no r23 com 5.5ghz looping de 10 min. Configurando a voltagem logicamente.

Ta quase um coach querendo vender curso rsrsrs

Users who are viewing this thread

Voltar