Validei meu OC de RAM agora na ambiente de 30 graus e sem fan lateral, com gabinete fechado, considerações:
-Estava tendo problemas de retraining e confundia achando que era instabilidade por temperatura, agora tirei a limpo
-Havia achado que a pressão no soquete tinha resolvido, mas não tinha, acabei consertando setando VDDQ de outra forma e mudando impendância (no caso WR/PARK/NOM em 80-48-34)
-Com isso reiniciei 10x seguidas e rodei Y-Cruncher VST/VT3 a cada reinício (após a memória treinar) e não deu erro nenhuma das vezes, antes era coisa de segundos já dava erro, se fosse pelo TM5 levava horas pra detectar o erro e nem sempre detectava, quem inventou Y-Cruncher é um gênio, em questão de segundos vc encontra instabilidade e é excelente para testar estabilidade boot a boot
Infelizmente o 13900k quente igual o inferno não resolveu delid nem AIO novo, mas pelo menos o OC de RAM tá bem apertado e competindo com DDR5 de alto nível, aproveitei e testei 4300CL15-16-16 e 4300CL16-16-16 e não estabiliza de forma alguma, realmente estou no limite da minha RAM/IMC assim.
Uso dissipadores da Iceman Cooler de cobre que comprei no Aliexpress, cerca de 200 reais cada, abaixaram 8 graus em relação ao heatsink padrão da G.Skill (usei thermalpads Gelid Extreme Ultimate tbm que são excelentes), podem conferir nas fotos abaixo.
A latência de 47.5ns tá alta devido a CPU estar 5.3Ghz (conforme expliquei é o que eu consigo refrigerar em dias quentes) e por estar com os programas abertos em segundo plano, com o 13900k em stock e tudo fechado fica em torno de 46.5ns mais ou menos, subindo o P/E/R obviamente abaixa mais ainda.
Valeu!