[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Eu tenho uma RTX 4090 com i9-9900k, estava vendo por aí que um upgrade para um i9-14900k daria uma diferença brutal em games em baixa resolução.
relative-performance-games-1920-1080.png
average-fps-1920-1080.png

-> https://www.techpowerup.com/review/intel-core-i9-14900k/
Aqui está a diferença, onde está o 10700K pode considerar seu 9900K.

Memória vou usar as que já tenho, não vai mudar nada.
Vc tá soltando informações aos poucos mas é importante alertar que caso tenha memórias lentas trocar de plataforma não vai fazer milagre e irá segurar o desempenho também.

Não faz sentido gastar tanto na GPU e racionar no restante dos componentes depois.

É 32, então 1920x1080 fica meio ruim , mas até dá para encarar dependendo do ganho
Eu subiria a resolução antes de trocar a plataforma, dependendo do jogo ainda haverá subutilização significativa da 4090 mesmo com uma plataforma mais atual.

Aqui está a diferença, onde está o 10700K pode considerar seu 9900K.

Vc tá soltando informações aos poucos mas é importante alertar que caso tenha memórias lentas trocar de plataforma não vai fazer milagre e irá segurar o desempenho também.

Não faz sentido gastar tanto na GPU e racionar no restante dos componentes depois.

Eu subiria a resolução antes de trocar a plataforma, dependendo do jogo ainda haverá subutilização significativa da 4090 mesmo com uma plataforma mais atual.
Eu já tinha visto esse e vários outros comparativos. Minha memória é de 2x16gb 3200 c16. Se colocasse uma de 6000, não iria mudar nada ou quase nada (de 5% a 12% @ 1080p). Eu aproveitando minhas memórias faz o upgrade ficar mais barato e valer a pena. Creio que vá ter de 10% a 60% de ganho (de 30% a 60% @1080 com essas memórias mesmo), meu monitor vai até 2560x1440. Mas também são planos futuros, por enquanto vou deixar assim.

Última edição:

miRoXmV.jpeg

Eu já tinha visto esse e vários outros comparativos. Minha memória é de 2x16gb 3200 c16. Se colocasse uma de 6000, não iria mudar nada ou quase nada (de 5% a 12% @ 1080p). Eu aproveitando minhas memórias faz o upgrade ficar mais barato e valer a pena. Creio que vá ter de 10% a 60% de ganho (de 30% a 60% @1080 com essas memórias mesmo), meu monitor vai até 2560x1440. Mas também são planos futuros, por enquanto vou deixar assim.
Uso meu 13600K com overclock e as memórias DDR4 em 3200. E o desempenho continua brutal.

@Adrianogamers quando falei de problemas com AMD, me referi a esse tipo de experiência reportada no vídeo. Não tive exatamente os mesmos problemas, mas tive outros de vários tipos e formas que eram igualmente irritantes.

Pessoal do 13900, qual voltagem vocês usam por ai?

Com a chegada do novo cooler PL360 Flux Aniversario, consegui afinar muito bem aqui, cinebench batendo 84 graus na máxima com quase 40k de pontuação e clock padrão. Só baixando voltagem.

Pena que essa z790 minha é zoada de oc de memoria, realmente não consigo passar de 7400mhz estáveis, mas como a diferença é irrisória em jogos deixei em 7200 com timings afinados e zero erros no TM5 .

5CwmAfn.png

Com a chegada do novo cooler PL360 Flux Aniversario, consegui afinar muito bem aqui, cinebench batendo 84 graus na máxima com quase 40k de pontuação e clock padrão. Só baixando voltagem.

Pena que essa z790 minha é zoada de oc de memoria, realmente não consigo passar de 7400mhz estáveis, mas como a diferença é irrisória em jogos deixei em 7200 com timings afinados e zero erros no TM5 .

5CwmAfn.png
Cacetada. 1,45v pra manter os clocks padrões? Misericórdia. Bicho beberrão de voltagem.

Eu tenho uma RTX 4090 com i9-9900k, estava vendo por aí que um upgrade para um i9-14900k daria uma diferença brutal em games em baixa resolução. Pesquisei aqui e vi que uma das melhores opções custo/benefício seria a TUF GAMING Z690-PLUS D4 (R$ 1400). Memória vou usar as que já tenho, não vai mudar nada. E um Watercooler bom custo/benefício estou pensando no Water Cooler Corsair H100 RGB, 240mm Intel,AMD, Preto (R$ 704,63)

Cacetada. 1,45v pra manter os clocks padrões? Misericórdia. Bicho beberrão de voltagem.
Essa é voltagem tx, a voltagem do processador é 1.29 conforme última linha, vcore

Se tivesse 1.45 nunca estaria essa temperatura kkkkk acho que tá ótimo a temperatura, pois a maioria que eu vejo por aí bate 100 graus ou até mais. E esse é o teste completo do r23

Na bios tá 1.28v, aí uso llc alto.

5CwmAfn.png
Não sei a temp ambiente mas 84c de máximo na faixa de 270w~ tá excelente, bom demais

Não sei a temp ambiente mas 84c de máximo na faixa de 270w~ tá excelente, bom demais

No teste estava uns 25 graus mais ou menos, limitei 290w na bios mas no teste ficou na faixa dos 280w, deve bater 41k se deixar liberado o PL mas não tem motivos pra isso, o mais importante é que notei uma diferença considerável nos jogos, agora tem jogo que não tá batendo 50 graus msm com 20-25% de uso. No 3d Mark time spy que tem um uso considerável de cpu, antes batia 78 graus na média e fiz novamente hoje e deu 68 nessas configurações que deixei.

Gostei bastante desse cooler novo, acredito que o ganho expressivo foi por causa do contato melhor com o processador, estava com a pulga atrás da orelha no x73 e realmente confirmou. E a principio notei ele um pouco mais silencioso para o x73.

5CwmAfn.png
O 13900KS tá em stock com LLC que não lembro no momento, no HWINFO mostra 1.316v. Memória tá 8000 CL36 (Z790 Tachyon)

OPUcR09.png

l0VyAsr.jpg

Última edição:
Eu tô esperando chegar meu EK Nucleus Dark 360mm, mas eu faço 41k no CR23 com 5.5/4.3/4.9.

5CwmAfn.png
Também tenho o mesmo cooler PL360 flux aniversario, fiz o teste com 14900k e bateu máxima de 97 graus, não cheguei a mudar nada na bios ainda exceto o xmp em 6000mhz. A pasta térmica eu apliquei a mastergel maker.

Captura-de-tela-2023-11-07-191105.png

Vocês estão fazendo o teste completo do r23? Que dura cerca de 10 minutos e faz uma media de 31 loops , pois 1 loop só é moleza rsrsrs

Aqui eu liberando a PL bate os 41k também, mas o ganho é insignificativo então não vejo motivos. Isso com ring/e-core/p-core padrão, mexo na voltagem e LLC, o sp do meu 13900kf não é bom, então nem estou tentando subir o clock porque o sp dele é bem ruim. Mas como paguei barato nem vou atras de outro.

Latência consegui cerca de 55-56ns no aida, com 7200 mhz. Agora e esperar a próxima geração ai troco o kit todo.

Também tenho o mesmo cooler PL360 flux aniversario, fiz o teste com 14900k e bateu máxima de 97 graus, não cheguei a mudar nada na bios ainda exceto o xmp em 6000mhz. A pasta térmica eu apliquei a mastergel maker.

Captura-de-tela-2023-11-07-191105.png

Gostei bastante do cooler, com 31 loops no r23 aqui manteve 84 graus , refiz o teste agora a tarde que estava mais calor , e aumentou para 86 na máxima. Tambem uso Master Gel Maker aqui, da uma olhada no seu vcore, acho que dá para baixar bem , e com isso vai baixar bem a temperatura ai.

Só pontos positivos no cooler, você curtiu? Só achei o led das fans com pouquíssimo brilho comparado com outras que tenho no pc, o que achou? Obrigado

Latência aqui consigo 46.4ns com 4200CL15 e 5.5/4.3/4.9 e 391fps no benchmark do SOTTR com a CPU com um OCzinho.

Vocês estão fazendo o teste completo do r23? Que dura cerca de 10 minutos e faz uma media de 31 loops , pois 1 loop só é moleza rsrsrs

Aqui eu liberando a PL bate os 41k também, mas o ganho é insignificativo então não vejo motivos. Isso com ring/e-core/p-core padrão, mexo na voltagem e LLC, o sp do meu 13900kf não é bom, então nem estou tentando subir o clock porque o sp dele é bem ruim. Mas como paguei barato nem vou atras de outro.
Ah eu não rodei o teste de estabilidade não hehehe. Se deixar rodando 10 minutos com PL ilimitado o score deve cair por causa do thermal throttling. Sobre o PL ilimitado, eu já olho pelo outro lado; deixar ilimitado não vai afetar negativamente os jogos pois não vai chegar nem perto de um Cinebench ou Y-Cruncher em questão de uso de CPU.

Quanto está pegando de CPU score no Time Spy? Outro benchmark que gosta de banda é o Y-Cruncher no teste de 2.5b, e esse teste particularmente tira proveito de DDR5 com score uns 50% maior que DDR4. Igual o CPU Photoworxx do AIDA64, DDR4 come poeira nesse teste.

Gostei bastante do cooler, com 31 loops no r23 aqui manteve 84 graus , refiz o teste agora a tarde que estava mais calor , e aumentou para 86 na máxima. Tambem uso Master Gel Maker aqui, da uma olhada no seu vcore, acho que dá para baixar bem , e com isso vai baixar bem a temperatura ai.

Só pontos positivos no cooler, você curtiu? Só achei o led das fans com pouquíssimo brilho comparado com outras que tenho no pc, o que achou? Obrigado
Não cheguei a reparar na questão do brilho do led, não estou usando o controlador de argb que veio com ele, deixei ligado tudo direto na mb junto com os outros fans do gabinete (Thermaltake Ceres 500), o brilho me pareceu o mesmo em todos. Não tenho muitas referências pq meu antigo pc não tinha nenhum led.
No geral achei muito bom, silencioso e eficiente, a bomba nessa edição de aniversário ficou muito bonita também.

Outro detalhe que esqueci de mencionar é que estou usando um contact frame da Thermalright no I9.

Ainda não parei pra ajustar o vcore, vou tentar deixar como no seu.

Essa é voltagem tx, a voltagem do processador é 1.29 conforme última linha, vcore

Se tivesse 1.45 nunca estaria essa temperatura kkkkk acho que tá ótimo a temperatura, pois a maioria que eu vejo por aí bate 100 graus ou até mais. E esse é o teste completo do r23

Na bios tá 1.28v, aí uso llc alto.
Realmente, 1,29v está excelente pra esse processador. Parabéns. Pegou uma bela amostra.

Ah eu não rodei o teste de estabilidade não hehehe. Se deixar rodando 10 minutos com PL ilimitado o score deve cair por causa do thermal throttling. Sobre o PL ilimitado, eu já olho pelo outro lado; deixar ilimitado não vai afetar negativamente os jogos pois não vai chegar nem perto de um Cinebench ou Y-Cruncher em questão de uso de CPU.

Quanto está pegando de CPU score no Time Spy? Outro benchmark que gosta de banda é o Y-Cruncher no teste de 2.5b, e esse teste particularmente tira proveito de DDR5 com score uns 50% maior que DDR4. Igual o CPU Photoworxx do AIDA64, DDR4 come poeira nesse teste.
Cerca de 27000 a 27200 no cpu score. Com 7200mhz e i9 no stock. Você tem acesso a peças top por preço justo né, inveja rsrsrs como aqui o uso é 90% games to satisfeito com o resultado, mesmo tacando 5.8, 6.0 ghz (impossivel num 13900kf hehe), memoria 8000mhz o ganho em jogos é quase pífio, ainda mais em 4k. 13900ks aqui no huezil mesmo é proibitivo , nunca vi alguém usando kkkkk

Não vou negar que pego um 14900k se aparecer um preço imperdível mas difícil de acontecer, ai é pegar um 15900k provável.

Não cheguei a reparar na questão do brilho do led, não estou usando o controlador de argb que veio com ele, deixei ligado tudo direto na mb junto com os outros fans do gabinete (Thermaltake Ceres 500), o brilho me pareceu o mesmo em todos. Não tenho muitas referências pq meu antigo pc não tinha nenhum led.
No geral achei muito bom, silencioso e eficiente, a bomba nessa edição de aniversário ficou muito bonita também.

Outro detalhe que esqueci de mencionar é que estou usando um contact frame da Thermalright no I9.

Ainda não parei pra ajustar o vcore, vou tentar deixar como no seu.

Também uso um thermalright aqui, que peguei no ali. Ainda não tirei o cooler e não pretendo tão cedo, mas o meu nzxt x73 quanto eu tirava estava concentrado toda pasta térmica nas laterais do processador, pois não dava o contato de forma correta. E a diferença mais importante em jogos deu uma boa diminuída nos picos de temperatura que eu tinha.

Então aqui eu só uso tudo numa cor só, de preferencia vermelho. Ai fica full RED, e noto que o brilho dessas fan's não é o mesmo, se puder por tudo em RED só para testar ai, em RGB mesmo parece OK o brilho. Também conectei tudo na placa mãe, usei só uma vez essa controladora, mais como adiciona muitos fios acabei tirando.

Também uso um thermalright aqui, que peguei no ali. Ainda não tirei o cooler e não pretendo tão cedo, mas o meu nzxt x73 quanto eu tirava estava concentrado toda pasta térmica nas laterais do processador, pois não dava o contato de forma correta. E a diferença mais importante em jogos deu uma boa diminuída nos picos de temperatura que eu tinha.

Então aqui eu só uso tudo numa cor só, de preferencia vermelho. Ai fica full RED, e noto que o brilho dessas fan's não é o mesmo, se puder por tudo em RED só para testar ai, em RGB mesmo parece OK o brilho. Também conectei tudo na placa mãe, usei só uma vez essa controladora, mais como adiciona muitos fios acabei tirando.
Deixei tudo em red e percebi menos brilho só no centro do fan, é um pouco mais fraco em comparação com os outros da thermaltake de 140mm que veio com o gabinete. Mas só percebi mesmo pq vc falou rsrs
Hoje chegou o extensor pwm, liguei a fan traseira que estava faltando e consegui resultado melhor no cinebench R23, 40460pts e máxima de 94 graus.

Testei o Intel APO e não é que funciona? Ganho de 12.5% no fps médio e 39.3% no fps mínimo no teste do Metro Exodus

kkZgc6K.png

wr6mg9u.png

R6 Siege. Ganho de 10.5% no fps médio e 5.1% no fps mínimo.

ngiAOl8.jpg

np0bHO4.jpg

Última edição:
Entendi.
Apenas na troca do processador eu creio que você nem notará diferença. Vai ganhar 5%, pouco mais, pouco menos. Imagina um render que levou 10 minutos, vai levar 30 segundos a menos. Não vale nem o trabalho de instalar a CPU. Mas aí é contigo.
Eu trabalho com Davinci Resolve, que aproveita a GPU no render, mas a timeline é totalmente CPU Bound. Tenho um 13700K e nem passou pela minha cabeça pegar o 14700K, que foi o único da 14 geração que ganhou mais núcleos e ofereceu ganhos de até 20%.
Dependendo do aplicativo (desconheço os seus) um AMD pode fazer milagre por causa dos núcleos a mais. Mas ai tem que buscar informações detalhadas na net.
Obrigado pela resposta. Acho é mais um FOMO meu do que qualquer outra coisa.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Na prática entre o 13900KS e o 14900KF tem pouca diferença, a não ser em benchmarks e tal. Eu também uso bastante o PC pra outras coisas além de jogos, pra compilar alguns projetos grandes o 14900KF leva uns 10 segundos a menos que no total fica na casa dos 5% do tempo total, mas entrega mais sim. A banda do DDR5 também ajuda em comparação ao 13900K quando estava com DDR4, já de DDR5 8000 pra 8400 não chega a fazer muita diferença, fica na margem de erro.

Acho que comentou que usa 253W de PL1/PL2, as fans vão melhorar um pouco a temperatura e talvez segurar clocks mais altos quando em carga, mas díficil dizer se vai compensar o investimento (imagino que essas fans custem caro aí no Brasil). Com MCE ligado o 14900K trabalha a 5.7Ghz nos p-cores e 4.4Ghz nos e-cores, com 2 cores em até 6Ghz.
Obrigado pela resposta tb. Bom saber a opinião de quem usa os 2, de verdade. Melhor do q reviews Tabajara do YouTube de quem somente faz um benchmark e posta.

Usava 230w e passei para 270w com o ls720. Única coisa q reparei (pode ser só uma impressão) é o pc ficou mais “solto” com o Revit e tem usado mais os 2 p cores em 5,6Ghz (antes usava somente um). Ainda falta uma sintonia fina , estou sem tempo. Quando comprei o 13900, achei q seria plug and play como os i9 anteriores, se soubesse que teria esse mão de obra, teria comprado o k. As Phantek estão custando 280 lulacoins, aqui no Huezil. Caras.

Fiquei impressionado com silêncio do AIO. Está instalado na parte superior do gabinete. Olha q eu vim de uma build full Noctua.

Última edição:
As Phantek estão custando 280 lulacoins, aqui no Huezil. Caras.
Imagino que sejam as T30, não sei se esse preço de 280 é comprando aqui no Brasil (nunca achei a venda aqui) mas no Ali tem por 162 (+33 de taxa) e deve cair um pouco mais no 11/11, ainda salgado mas mais barato que as A12x25, também consegue encontrar as Lian Li P28 aqui no Brasil mesmo, um pack com 3 sai por 458 na Venturi ou a unidade por 164, outras loja tem por 200~ reais cada

Imagino que sejam as T30, não sei se esse preço de 280 é comprando aqui no Brasil (nunca achei a venda aqui) mas no Ali tem por 162 (+33 de taxa) e deve cair um pouco mais no 11/11, ainda salgado mas mais barato que as A12x25, também consegue encontrar as Lian Li P28 aqui no Brasil mesmo, um pack com 3 sai por 458 na Venturi ou a unidade por 164, outras loja tem por 200~ reais cada
Obrigado man, infelizmente não envia para meu endereço. Moro em macaé -rj. Queria testar as phanteks mesmo.

Users who are viewing this thread

Voltar