[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
E aliás, uma última dúvida: qual fonte vocês sugerem para levantar o IPC do processador, testes de Cinebench ou PassMark como do site Guro3D são válidos para um "conta de padaria"?
O IPC mesmo vc consegue derivar sabendo a aplicação específica (a nível de código fonte mesmo) e dando uma olhada nas tabelas do Agner Fog a quantidade de ciclos de cada instrução/conjunto de instruções.
Pra desempenho em geral o IPC mesmo não é interessante pra vc pra ser bem sincero, veja o desempenho em benchmarks com aplicações que são do seu interesse no youtube ou sites como o guru3d. O PassMark é ok pra ter uma noção do desempenho de processadores (principalmente qnd se trata de cenários de mídia (reencode de vídeos e tal).

Se quiser apenas ter noção do "nível" de IPC de um processador comparado a outro, procure algum teste onde travam ambos os processadores em um mesmo clock.

''Glad to see I am not the only one having issues, I upgraded from a 10900k to a 5900x. In call of duty I have lost average 30-40fps. I use to be able to sit at 160-170fps (running against frame limited for nvidia reflex) quite a bit now I am lucky to hit 120-130. I am hoping that someone can give some info, this is my first team red build''

''Glad to see I am not the only one having issues, I upgraded from a 10900k to a 5900x. In call of duty I have lost average 30-40fps. I use to be able to sit at 160-170fps (running against frame limited for nvidia reflex) quite a bit now I am lucky to hit 120-130. I am hoping that someone can give some info, this is my first team red build''
Provavelmente ele não alterou o "RendererWorkerCount" no arquivo "adv_options.ini" do game.

Última edição:
Provavelmente ele não alterou o "RendererWorkerCount" no arquivo "adv_options.ini" do game.

Pior foi a bizarrice no CP77, Ryzen tá no mercado há alguns anos e os caras não se deram ao trabalho de verificar se o SMT estava funcional, lançaram com suporte só aos Bulldozer lá da época do vovô que começaram a desenvolver o jogo.

Última edição:
Pior foi a bizarrice no CP77, Ryzen tá no mercado há alguns anos e os caras não se deram ao trabalho de verificar se o SMT estava funcional, lançaram com suporte só aos Bulldozer lá da época do vovô que começaram a desenvolver o jogo.
Sem duvida não tem mais a desculpa que a AMD possui uma cota de mercado irrelevante não justificando otimizar os games pra ela , foi um serviço porco mesmo da CDproject , uma simples alteração no executável do game mudou completamente o rendimento e a estabilidade do game.

Time, cai de gaiato no tópico pra ajudar um amigo, porque eu também não entendo nada.

Amazon product ASIN B0842W9MWY
Isso aqui é bom?
Não entendo da placa gráfica UHD.
Entendi que é integrada ao CPU (até aí ok), e que ela compartilha RAM.
Me corrijam se eu estiver errado.
E se possível, com qual se compara? Uma RTX 1000? Joguei no google mas não estou conseguindo achar comparações.

Obrigado a ajuda.

Time, cai de gaiato no tópico pra ajudar um amigo, porque eu também não entendo nada.

Amazon product ASIN B0842W9MWY
Isso aqui é bom?
Não entendo da placa gráfica UHD.
Entendi que é integrada ao CPU (até aí ok), e que ela compartilha RAM.
Me corrijam se eu estiver errado.
E se possível, com qual se compara? Uma RTX 1000? Joguei no google mas não estou conseguindo achar comparações.

Obrigado a ajuda.
Sim, é a GPU integrada. O desempenho dela é entre a MX130 e a GT 940M de notebook.

E defina "bom", depende muito do uso.

Sim, é a GPU integrada. O desempenho dela é entre a MX130 e a GT 940M de notebook.

E defina "bom", depende muito do uso.
No começo acreditei que meu brother fosse jogar, mas eu não acreditei que jogos rodassem bem. De certa forma, se ele fosse jogar, seria apenas Age Of Empires.
Mas ele é arquiteto, e vai rodar só Lumia, CAD, etc. Aí fiquei na duvida se virava, pois não entendo de GPU integrada.
Por ser comparada a uma 940M, acho que roda. Correto?
Eu tive uma 970 e rodei alguns Adobe. E olha que era um CPU AMD 8350.

No começo acreditei que meu brother fosse jogar, mas eu não acreditei que jogos rodassem bem. De certa forma, se ele fosse jogar, seria apenas Age Of Empires.
Mas ele é arquiteto, e vai rodar só Lumia, CAD, etc. Aí fiquei na duvida se virava, pois não entendo de GPU integrada.
Por ser comparada a uma 940M, acho que roda. Correto?
Eu tive uma 970 e rodei alguns Adobe. E olha que era um CPU AMD 8350.
Rodar, roda sim. Mas vale lembrar que essa é uma CPU de notebook (ainda sim bem melhor que seu antigo 8350).

Pra age of empires roda tranquilo sim, aquilo roda até em uma batata.

Nenhuma novidade para quem acompanhava os leaks mas é sempre bom ter informações mais concretas: 11ªgen da Intel virá com Rocketlake apenas nos i9, i7 e i5. i3, Pentium e Celeron serão refresh do Cometlake. I9 é octa-core, i7 também, i5 é hexa-core, i3 é quad-core, Pentium é dual-core e o Celeron é o único que não sem HT (2c2t).

Intel-11th-Gen-Core-Rocket-Lake-S-TDP.png

Intel-11th-Gen-Core-Rocket-Lake-S-TDP-2.png

Intel-11th-Gen-Core-Comet-Lake-TDP-3.png

Intel-11th-Gen-Core-Comet-Lake-S-TDP-4.png

Curiosamente os i7 11700 e i5 11400 possuem clock base menor que suas versões de décima geração (2.9 -> 2.5GHz e 2.9 -> 2.6GHz, respectivamente) , e o motivo é fácil de saber (backport consome mais energia, logo manter o TDP base em 65W == clock base menor), enquanto que o turbo irá 100MHz mais longe. Como o IPC virá maior essa redução pode acabar não impactando tanto no desempenho final, mas só saberemos na prática.

E para esses processadores, as placas-mãe série 500 chegam logo em Janeiro do próximo ano, provavelmente serão apresentadas na CES :)

Galera com a 11º geração da intel batendo a porta e logo menos o padrão dd5, vocês acham que agora vale a pena montar um PC high end com 10900k? Seria voltado para trabalho (toda a familia de programas adobe) e jogos claramente, estou sem computador no momento, mas ai fui lendo o tópico e bateu uma grande duvida, só posso ficar sem computador no máximo até o final de janeiro que são quanto terminam minhas férias, mas também posso pegar um note "intermediário" e aguardar caso isso seja melhor, alguém me da uma luz por favor?

Objetivo seria para ter uma maquina top por pelo menos uns 5 anos (revendendo no futuro para montar o que tiver na época como sempre fiz kkkk)

Obs: Considerei pegar também o 5800xx + Asus CH VIII Hero, porem esta saindo mais caro que o 10900k + MSI MEG Unify

Galera com a 11º geração da intel batendo a porta e logo menos o padrão dd5, vocês acham que agora vale a pena montar um PC high end com 10900k? Seria voltado para trabalho (toda a familia de programas adobe) e jogos claramente, estou sem computador no momento, mas ai fui lendo o tópico e bateu uma grande duvida, só posso ficar sem computador no máximo até o final de janeiro que são quanto terminam minhas férias, mas também posso pegar um note "intermediário" e aguardar caso isso seja melhor, alguém me da uma luz por favor?

Objetivo seria para ter uma maquina top por pelo menos uns 5 anos (revendendo no futuro para montar o que tiver na época como sempre fiz kkkk)

Obs: Considerei pegar também o 5800xx + Asus CH VIII Hero, porem esta saindo mais caro que o 10900k + MSI MEG Unify

A vai da necessidade kra, esperar esperar, vc acaba não comprando nunca.

Essa semana comprei um kit 10700k, poderia esperar a serie 11 ? sim claro. MAS meu 4790k ja estava me incomodando em alguns jogos, e o 10700k, tenho certeza q dura 4 anos facil. Não valia a pena esperar mais.
Se vc tem algo que te atende, espere, se o que vc tem agora não te supre, veja o que melhor te atende e pega logo.

Como o colega disse logo acima, monta e seja feliz. Se você vai trabalhar com programas da Adobe então ir de Intel e os 10 núcleos do 10900K vai sair melhor que esperar a 11ªgen (que o teto será de 8 núcleos). A plataforma DDR5 da Intel vai aparecer somente em 2022, então eu iria do que estiver disponível agora com um preço bom, fazendo uma máquina boa que esperar... além de que a 11ªgen será no mesmo socket, então caso queira você poderá fazer upgrade de CPU e assim ganhar um PCIe 4.0 de brinde (essa MEG Z490 Unify é pci-express 4.0, que funciona como 3.0 nos Cometlake e 4.0 nos Rocketlake).

Galera com a 11º geração da intel batendo a porta e logo menos o padrão dd5, vocês acham que agora vale a pena montar um PC high end com 10900k?

Eu tava nessa dúvida também (até por isso estou acompanhando cada post nesse tópico) e muito embora meu 4500U esteja pra lá de ultrapassado, resolvi esperar o 11900K ao invés de pegar o 10900K principalmente por conta do PCIe 4.0 que eu acho que valerá mais à pena para segurar o PC por mais uns 5 anos (outro motivo é que o 10900K hoje eu teria que parcelar no cartão, e até o 11900K sair eu já consigo boletar)..... mas ao contrário de você, eu não tenho a urgência de montar até Janeiro.

No seu caso: manda ver e já aproveita a máquina para jogar durante suas férias!

A vai da necessidade kra, esperar esperar, vc acaba não comprando nunca.

Essa semana comprei um kit 10700k, poderia esperar a serie 11 ? sim claro. MAS meu 4790k ja estava me incomodando em alguns jogos, e o 10700k, tenho certeza q dura 4 anos facil. Não valia a pena esperar mais.
Se vc tem algo que te atende, espere, se o que vc tem agora não te supre, veja o que melhor te atende e pega logo.
Como o colega disse logo acima, monta e seja feliz. Se você vai trabalhar com programas da Adobe então ir de Intel e os 10 núcleos do 10900K vai sair melhor que esperar a 11ªgen (que o teto será de 8 núcleos). A plataforma DDR5 da Intel vai aparecer somente em 2022, então eu iria do que estiver disponível agora com um preço bom, fazendo uma máquina boa que esperar... além de que a 11ªgen será no mesmo socket, então caso queira você poderá fazer upgrade de CPU e assim ganhar um PCIe 4.0 de brinde (essa MEG Z490 Unify é pci-express 4.0, que funciona como 3.0 nos Cometlake e 4.0 nos Rocketlake).
Eu tava nessa dúvida também (até por isso estou acompanhando cada post nesse tópico) e muito embora meu 4500U esteja pra lá de ultrapassado, resolvi esperar o 11900K ao invés de pegar o 10900K principalmente por conta do PCIe 4.0 que eu acho que valerá mais à pena para segurar o PC por mais uns 5 anos (outro motivo é que o 10900K hoje eu teria que parcelar no cartão, e até o 11900K sair eu já consigo boletar)..... mas ao contrário de você, eu não tenho a urgência de montar até Janeiro.

No seu caso: manda ver e já aproveita a máquina para jogar durante suas férias!

Obrigado pelas opiniões pessoal, acredito que vou acabar montando mesmo, não tem jeito, não da para brincar com trabalho ainda mais nos tempos que estamos vivendo, vou pensar como um investimento a longo prazo kkkkkk. Depois posto a config para ver se não selecionei nada errado porque estou bem desatualizado de hardware.

Estava vendo as finanças e surgiu um porem, a MSI MEG z490 Unify não tem vídeo integrado, e creio que não terei a grana para montar tudo com a GPU agora, pensei em duas opções:
1: Pegar uma gt1030 só para dar vídeo mesmo + a MSI
2: Pegar uma Asus Rog Strix e Gaming z490 sei que ela é inferior a MSI, mas será que é tanto assim? Vi que ela tem saída para o vídeo onboard, porque pelas minhas contas aqui sem aprofundar ou pesquisar muito eu não conseguiria pegar um VGA até julho ou agosto creio eu.

1. 10 nm em "produção total" e "envio para obter receita" desde o final de 2018. Charlie ainda não acha que isso seja viável. Muito mais real do que antes, mas não o suficiente.
  2. O Superfin é sem dúvida muito melhor do que a base de 10 nm. Melhor em quase todos os sentidos. Os rendimentos são melhores , mas ainda estão baixos.
  3. CNL teve um rendimento de <25%, mesmo com iGPU desativado (parece um pouco alto para mim, mas huh).
  4. Os rendimentos de SF de 10 nm são muito melhores, mas não tão bons quanto 14 (sem surpresas). Últimos 50%.
  5. Ainda não há capacidade de 10 nm suficiente para lidar com toda a pilha de produtos. Charlie não gosta de Rocket Lake, considera o backport "dolorosamente estúpido". Será enorme e um devorador de energia.
  6. Falta de 14 nm causada pelo fato de que a Intel teve que aumentar o tamanho das matrizes.
  7. Os OEMs disseram que obteriam uma "pequena fração" dos pedidos da TGL. Melhorias no rendimento não ajudarão totalmente porque não. de início do wafer ainda está baixo.
  8. Ele não acha que 10 nm nunca excederá 14 nm em capacidade.
  9. Ice Lake atrasou novamente devido a um bug, mas isso é uma coisa boa. Parece que vai chegar entre o final do segundo trimestre e o início do terceiro trimestre (embora Charlie tenha dito originalmente um atraso de 1,5 a 2 meses em março?).
  10. O desempenho parece muito ruim. Semelhante ao CL-SP, na verdade - o desempenho por soquete permanece o mesmo, mas a potência aumenta. A contagem de núcleos para envio de peças caiu de 38 para 36.
  11. Ice Lake é decepcionante. Sapphire Rapids é muito melhor. Vem no 2º trimestre 22.
  12. O SPR deveria originalmente ser lançado no segundo trimestre de 21 para o Aurora, mas ... sim. Mesmo assim, seria basicamente um produto alfa quebrado, que seria refinado em várias fitas.
  13. Uma vez que o SPR seja totalmente implementado e resolvido, ele será bastante sólido.
  14. O problema com o SPR é a linha do tempo. ICL-SP deveria competir com Roma (e ainda perderia mesmo com as especificações no papel e significativamente melhores do que a realidade). O Milan provavelmente vai vencer o SPR ... mais de um ano antes e antes do lançamento do ICL-SP . Quando a SPR for lançada, Gênova estará aqui ou logo ali. Gênova deveria competir com o GNR, que está no final de 2023 agora.
  15. Se as duas empresas iterarem perfeitamente em seus roteiros conforme planejado (muito mais fácil do lado da AMD agora), a Intel não poderá alcançar a AMD até o final de 2024 ou início de 2025.
  16. O maior problema da AMD? Sem surpresa - capacidade.
  17. 7 nm é significativamente mais atrasado do que os primeiros 6-12 meses reivindicados. O PVC está basicamente nas mãos agora e foi o primeiro produto de 7 nm. Agora está no TSMC. Em algum momento de dezembro deste ano, pelo menos.
  18. A Intel pode não saber quanto atraso estamos vendo com 7.
  19. Charlie acha que há vários problemas com 7, não apenas 1. No entanto, Charlie não ouviu nada absolutamente sólido sobre os detalhes aqui.
  20. Não acha que a Intel poderia vender fábricas. Muitos problemas envolvidos. Fabs precisariam ser avaliados de acordo com as necessidades dos compradores, etc., etc.
  21. Foveros é mais adequado para chips de baixa potência do que servidores / alta potência.
  22. Pergunta sobre por que o ARM é mais competitivo nas tentativas recentes em comparação com as tentativas anteriores - Resposta: ecossistema mais desenvolvido, falta de mandíbulas de vidro reais em comparação com projetos anteriores. A Amazon é um caso um pouco mais especial, porque eles podem projetar chips exatamente como eles precisam, com todos os pontos fortes e benefícios que melhor lhes convêm.
  23. A Intel está deixando de usar as CPUs, mas o que e onde ainda está sendo debatido internamente. A decisão será feita no primeiro trimestre entre SS e TSMC para produtos diferentes. Nada está gravado em pedra ainda.
  24. A Intel está procurando um novo CEO. Existem vários candidatos, um foi abatido, 3 restantes. Eles esperam tomar a decisão no primeiro trimestre, provavelmente após o call de janeiro. Parece que Bob está indo para qualquer lado.
  25. Pergunta: A Intel fará mais alguma coisa com o backported core? R: Espero que não.
  26. A Intel não terceirizará tudo para a TSMC porque a TSMC não tem capacidade. A capacidade de aquisição da Intel não deve tirar a capacidade da AMD - a TSMC deve priorizar os clientes com planos de longo prazo para ficar com eles.
  27. Há um produto de desktop de 10 nm chegando (Alder Lake-S), mas Charlie duvida que haja muita capacidade para ele, pois será necessário em outro lugar.

Rapaz, a Intel está msm fora dos trilhos e provavelmente não vermos nada inovador até 2024 em CPUs, não duvido nada começarem a focar nas GPUs para segurar as pontas.

4600Mhz@CL17-17-17-37

Voltagens (na BIOS):

DRAM: 1.52v
VCCIO: 1.225v
VCCSA: 1.300v

AmPqNrd.png

8050YtM.png

snoHu2X.png

Obrigado pelas opiniões pessoal, acredito que vou acabar montando mesmo, não tem jeito, não da para brincar com trabalho ainda mais nos tempos que estamos vivendo, vou pensar como um investimento a longo prazo kkkkkk. Depois posto a config para ver se não selecionei nada errado porque estou bem desatualizado de hardware.

Estava vendo as finanças e surgiu um porem, a MSI MEG z490 Unify não tem vídeo integrado, e creio que não terei a grana para montar tudo com a GPU agora, pensei em duas opções:
1: Pegar uma gt1030 só para dar vídeo mesmo + a MSI
2: Pegar uma Asus Rog Strix e Gaming z490 sei que ela é inferior a MSI, mas será que é tanto assim? Vi que ela tem saída para o vídeo onboard, porque pelas minhas contas aqui sem aprofundar ou pesquisar muito eu não conseguiria pegar um VGA até julho ou agosto creio eu.
Se for só para dar video qualquer HD7450 ou GT210 serve, essas placas você encontra entre 50 e 100 reais no ML fácil e funcionam perfeitamente bem no Windows 10 (se forem a versão de 1GB, claro). Se você quiser jogar alguma coisa, porém, ai uma GT1030 ou RX550 já torna-se o mínimo mesmo. Quanto ao segundo ponto não saberei opinar =X

Rapaz, a Intel está msm fora dos trilhos e provavelmente não vermos nada inovador até 2024 em CPUs, não duvido nada começarem a focar nas GPUs para segurar as pontas.
O bepo resumiu bem o que esperar dos Rocketlake, aka, 11ªgen i9 à i5: "RKL is a very, lets say mixed product and i have divided thoughts on it, also i expect a mixed response from reviewers and enthusiasts, i could see some call it a power hog that lacks in application perf, while others call it a value and gaming king, both [will be] kinda right [...] [in summary] CypressCove is kind of a bad core pretending to be a good one by abusing some facts [power & die space]"

E pelo que conseguiram calcular, ~16% de ganho de IPC em cima do Rocketlake (levando em conta o AVX512), e isso é menor que os 18% conseguidos pelo SunnyCove, núcleo o qual o CypressCove é backport. Veremos o quanto ele é esquentadinho e beberrão quando lançar :3
PS: A iGPU do 11900K roda a 1.3GHz, para quem se importar com isso =X

Pessoal, compensa pegar um processador "K" para usar em uma placa que não seja Z490? Eu tenho uma ROG H470-I e apesar de não pretender fazer overclock, gostaria de saber se o limite superior de TDP desses processadores daria ganhos de desempenho relevantes. No caso pretendo pular do meu i3-10100f para um 10700k ou até mesmo para um possível 11700k.

Se o cara não precisar de 8C> e não se importar com um FX 9590 de consumo, RKL-S vai ser o melhor overall, AVX512, performance single-core com OC, ram perf, o melhor em jogos, iGPU Xe pra transcode, Optane, multi-threading igual ou muito próximo com OC e por aí vai.

Pessoal, compensa pegar um processador "K" para usar em uma placa que não seja Z490? Eu tenho uma ROG H470-I e apesar de não pretender fazer overclock, gostaria de saber se o limite superior de TDP desses processadores daria ganhos de desempenho relevantes. No caso pretendo pular do meu i3-10100f para um 10700k ou até mesmo para um possível 11700k.
O limite superior no TDP não entrega mais desempenho de forma direta, ele só significa clock base maior (TDP = PL1 = Consumo no Clock base). Claro que um clock maior significa consumo maior, portanto indiretamente um TDP maior significa mais desempenho, mas nem sempre. Quem vai entregar mais desempenho mesmo serão os clocks turbo maior, e por causa disso mesmo em uma placa bloqueada para OC a versão "K" ainda é vantajosa. Vejamos o i7 citado como exemplo (colocarei seu i3 na tabela para comparação):

CPUNúcleosClock BaseTurbo 2.0Turbo 3.0Turbo AllCoreTDP base (PL1)TDP Boost (PL2)
i3 10100F4c 8t3.6GHz4.3GHz---3.5GHz65W95W
i7 107008c 16t2.9GHz4.7GHz4.8GHz4.6GHz65W175W
i7 10700K8c 16t3.8GHz5.0GHz5.1GHz4.7GHz125W230W

Logo a versão "K" do i7 tem 900MHz a mais no clock base, 300MHz a mais no turbo single-core e 100MHz a mais no turbo all-core, em relação à versão não-K, então mesmo sem poder fazer OC ainda vale a pena, mas fique atento no preço, pois como você não vai fazer OC não compensará muito pagar uma diferença grande em dinheiro para um retorno pequeno no que tange jogos. No fim, dependerá de você e dos preços praticados no mercado :)

Se o cara não precisar de 8C> e não se importar com um FX 9590 de consumo, RKL-S vai ser o melhor overall, AVX512, performance single-core com OC, ram perf, o melhor em jogos, iGPU Xe pra transcode, Optane, multi-threading igual ou muito próximo com OC e por aí vai.
Concordo com tudo exceto o MT, ele perderá e fica estranho o próximo i9 ter menos núcleos (e portanto MTperf) que o atual 10900K. Até onde dará para ir no OC? Mesmo sendo os 14nm 'milagrosos', o die grande e backport pela primeira vez levanta dúvidas de até onde dá para ir. Então a parte do MT em relação ao 10900K eu deixo como uma interrogação essa possibilidade de igualar/superar com OC, do resto concordo.

O limite superior no TDP não entrega mais desempenho de forma direta, ele só significa clock base maior (TDP = PL1 = Consumo no Clock base). Claro que um clock maior significa consumo maior, portanto indiretamente um TDP maior significa mais desempenho, mas nem sempre. Quem vai entregar mais desempenho mesmo serão os clocks turbo maior, e por causa disso mesmo em uma placa bloqueada para OC a versão "K" ainda é vantajosa. Vejamos o i7 citado como exemplo (colocarei seu i3 na tabela para comparação):

CPUNúcleosClock BaseTurbo 2.0Turbo 3.0Turbo AllCoreTDP base (PL1)TDP Boost (PL2)
i3 10100F4c 8t3.6GHz4.3GHz---3.5GHz65W95W
i7 107008c 16t2.9GHz4.7GHz4.8GHz4.6GHz65W175W
i7 10700K8c 16t3.8GHz5.0GHz5.1GHz4.7GHz125W230W

Logo a versão "K" do i7 tem 900MHz a mais no clock base, 300MHz a mais no turbo single-core e 100MHz a mais no turbo all-core, em relação à versão não-K, então mesmo sem poder fazer OC ainda vale a pena, mas fique atento no preço, pois como você não vai fazer OC não compensará muito pagar uma diferença grande em dinheiro para um retorno pequeno no que tange jogos. No fim, dependerá de você e dos preços praticados no mercado :)

Concordo com tudo exceto o MT, ele perderá e fica estranho o próximo i9 ter menos núcleos (e portanto MTperf) que o atual 10900K. Até onde dará para ir no OC? Mesmo sendo os 14nm 'milagrosos', o die grande e backport pela primeira vez levanta dúvidas de até onde dá para ir. Então a parte do MT em relação ao 10900K eu deixo como uma interrogação essa possibilidade de igualar/superar com OC, do resto concordo.
Muito obrigado pela boa vontade em responder <3
Inclusive, pensava que o TDP base era o limitador absoluto, saber que o TDP boost vai tão além vai me ajudar a dimensionar as coisas melhor :)

Um dos melhores ou o melhor custo benefício de 2020, com certeza irá durar anos.
Comparando com o meu i5 antigo (4440), consegui uma média de 20 a 25 FPS a mais em jogos com a minha GTX 970 e na maioria deles ele não passa de 40% de uso.

F82mFDs.jpg

eAl9t7J.jpg

Users who are viewing this thread

Voltar