[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Mas vc quer trocar seu 3600 por um 10600k ?
Se for isso, não acho q vale a pena.
Eu troquei essa semana meu 4790k pro 10700k, e foi um total absurdo a diferença, da agua pro vinho, o 4790k ainda segurava MUITA coisa 60FPS +, mas agora o 10700k está jorrando FPS.
No seu caso, com certeza eu esperava alder lake, ddr5 e afins, 3600 ainda é um otimo processador hoje, não está capengando como 4-8, no meu caso que já incomodava.
E já fui de 10700k pois sei que vai durar essa proxima geração toda com pé nas costas.
Mas quem tem 6-12 tem que esperar mais tempo pra trocar, não está gargalando nos jogos ainda, jogo MP pesado, 4790k dando 100% de load estava matando.

Tou cogitando trocar meu i5 4670k @ 4.6 para um i7 10700k e é bom ver esse relato, ja que o seu era 4/8 e o meu é 4/4. Seu antigo processador estava com overclock? O atual está?

Fico pensando em esperar mais um pouco, mas nunca fui fã disso... pq espera, espera, espera e nada (ou pouca coisa) muda, rs.

Cumprimentos.

parece q os comet lake n vão funcionar nas mobos serie 500, boa intel /s
:v

acho que você interpretou errado, tem uma vírgula ali antes do not supported bla bla bla, de fato os CPUs da 10th não são compatíveis com PCIE 4.0, porém devem funcionar na mobo usando o 3.0 mesmo.

Pessoal, excetuando a questão de temperatura, o cooler do 10100f é totalmente compativel com o 10600k, correto?

Alguém aí tem o i3 10100F? É uma boa CPU para jogos? Assisti vários testes, li vários reviews, mas queria alguma opinião pessoal dos colegas do fórum. Comprei as peças e estou aguardando chegar... Obrigado!

Alguém aí tem o i3 10100F? É uma boa CPU para jogos? Assisti vários testes, li vários reviews, mas queria alguma opinião pessoal dos colegas do fórum. Comprei as peças e estou aguardando chegar... Obrigado!
Tenho ele. Comprei pra segurar as pontas até o 10600k chegar do exterior. No geral é um processador excelente para o preço. Dos jogos que testei aqui, o único em que ele sofreu um pouco foi no cp2077. Mas ainda assim totalmente jogável.

Tou cogitando trocar meu i5 4670k @ 4.6 para um i7 10700k e é bom ver esse relato, ja que o seu era 4/8 e o meu é 4/4. Seu antigo processador estava com overclock? O atual está?

Fico pensando em esperar mais um pouco, mas nunca fui fã disso... pq espera, espera, espera e nada (ou pouca coisa) muda, rs.

Cumprimentos.

Tive o 4670k e upei pro 4790k, QUando comprei me convenceram que 4-4 não tinha diferença pra 4-8, não deu um ano, ja deu uma boa melhora na época, quando os jogos começaram a usar os treads a mais, por isso n peguei o 5600x e ja fui no 10700k, prefiro garantir um 8-16, principalmente pra multi tarefas.
Cara se vc tem monitor sub 100hz e full HD, o 4790k ainda da um bom caldo, creio que o 4670k esteja bem mais limitado hoje, O UNICO jogo multiplayer que ele me deixava irritado mesmo era o BF5 com 64 online, SP era sussa, mas no MP era 100% load all time, travadas infinitas, fora que uso dual monitor, e caia muito a performance usando outros programas abertos juntos.
Se vc usa monitor 120hz+ e joga mt coisa cpu bound, online, troque logo e seja feliz. A diferença é brutal d+, um dos jogos q mais jogo, dota2, na hora da briga, explodindo tudo, dropava o FPS pra 70-80, agora é 200+ all time, e o MINIMO que ja vi cair foi pra 160, com tudo explodindo na tela. È outro mundo, principalmente nos meus monitores 120hz UWQHD e 240hz FHD, dropou de 100 FPS, a diferença fica horrivel, assim como a 1080ti que batia 70% usage em alguns jogos, agora é 99% all time.

Última edição:
Tive o 4670k e upei pro 4790k, QUando comprei me convenceram que 4-4 não tinha diferença pra 4-8, não deu um ano, ja deu uma boa melhora na época, quando os jogos começaram a usar os treads a mais, por isso n peguei o 5600x e ja fui no 10700k, prefiro garantir um 8-16, principalmente pra multi tarefas.
Cara se vc tem monitor sub 100hz e full HD, o 4790k ainda da um bom caldo, creio que o 4670k esteja bem mais limitado hoje, O UNICO jogo multiplayer que ele me deixava irritado mesmo era o BF5 com 64 online, SP era sussa, mas no MP era 100% load all time, travadas infinitas, fora que uso dual monitor, e caia muito a performance usando outros programas abertos juntos.
Se vc usa monitor 120hz+ e joga mt coisa cpu bound, online, troque logo e seja feliz. A diferença é brutal d+, um dos jogos q mais jogo, dota2, na hora da briga, explodindo tudo, dropava o FPS pra 70-80, agora é 200+ all time, e o MINIMO que ja vi cair foi pra 160, com tudo explodindo na tela. È outro mundo, principalmente nos meus monitores 120hz UWQHD e 240hz FHD, dropou de 100 FPS, a diferença fica horrivel, assim como a 1080ti que batia 70% usage em alguns jogos, agora é 99% all time.
discordo, o 4790k está em final de vida útil, tenho um e vejo ele perder desempenho a cada atualização de aplicativos. Além disso, os processadores intel possuem muitas vulnerabilidades críticas que estão sendo resolvidas com software e matando o desempenho, por isso, preciso fazer overclock no meu para ter um desempenho menos ruim.

não sei o por quê de o pessoal ter medo de tester os AMD aqui, eles melhoraram muito e tem um RMA bom. A intel, a partir dos 22nm, deixou de lado a qualidade dos seus produtos e há muitas limitações de garantia por overclock, mesmo sendo a intel uma grande patrocinadora dessa prática.

também não se iludam, produto com maior desempenho será mais caro e a intel, por conta do nome e dos fanboy vendedores da marca, vende caro sempre, independente da qualidade e da performance bruta.

Eu jogo em 4k. Eu ainda consigo levar meu processador por um tempo... eu uso uma TV para jogar, rs. Não jogo nada competitivo... Basicamente meu uso é rocket league e simulador de voo (X plane e no futuro o Flight Simulator 2020).

Os simuladores de voo são muito CPU bound e já sinto um pouco de cansaço do meu i5 4670k em 4.6GHz.

Contudo, também sinto limitação da RTX2060, que é uma placa mais pro Full Hd. Como comprei ela antes da tv 4k, acabou que fiquei em um impasse...

Estou em dúvida no i7 10700k e 5800x, justamente por ter um pouco de medo dos 6/12, então prefiro pegar logo um 8/16.

O AMD está fica 10% mais caro, mas também parece que entrega desempenho 7~12% pelo pouco que pude ver.

Fico nessa de esperar ou não DDR5, blá blá blá... só que parece que só tem promessa e pouca mudança na prática, rs.

Cumprimentos.

discordo, o 4790k está em final de vida útil, tenho um e vejo ele perder desempenho a cada atualização de aplicativos. Além disso, os processadores intel possuem muitas vulnerabilidades críticas que estão sendo resolvidas com software e matando o desempenho, por isso, preciso fazer overclock no meu para ter um desempenho menos ruim.

não sei o por quê de o pessoal ter medo de tester os AMD aqui, eles melhoraram muito e tem um RMA bom. A intel, a partir dos 22nm, deixou de lado a qualidade dos seus produtos e há muitas limitações de garantia por overclock, mesmo sendo a intel uma grande patrocinadora dessa prática.

também não se iludam, produto com maior desempenho será mais caro e a intel, por conta do nome e dos fanboy vendedores da marca, vende caro sempre, independente da qualidade e da performance bruta.

Ele já passou da vida pra master racer.
Não entendi no que vc discorda.
Basicamente não tem QUASE nenhum jogo em que ele não mantenha 60 fps, e isso é o normal pra grande maioria dos jogadores, pela idade dele ainda acho bem ok, se o kra não tiver monitores mais rapidos e for super exigente.
Ninguem tem medo da AMD mais, eu mesmo só peguei o 10700k, por estar no mesmo preço do 5600x, e prefiro 8-16 com melhor performance no mult task que single, fora que não tenho adaptador pro meu noctua e o envio ia demorar, o 5800x estava mil reais mais caro então n valia a pena.
10700k é o melhor custo beneficio atual, num patamar de alta performance na minha opinião.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu jogo em 4k. Eu ainda consigo levar meu processador por um tempo... eu uso uma TV para jogar, rs. Não jogo nada competitivo... Basicamente meu uso é rocket league e simulador de voo (X plane e no futuro o Flight Simulator 2020).

Os simuladores de voo são muito CPU bound e já sinto um pouco de cansaço do meu i5 4670k em 4.6GHz.

Contudo, também sinto limitação da RTX2060, que é uma placa mais pro Full Hd. Como comprei ela antes da tv 4k, acabou que fiquei em um impasse...

Estou em dúvida no i7 10700k e 5800x, justamente por ter um pouco de medo dos 6/12, então prefiro pegar logo um 8/16.

O AMD está fica 10% mais caro, mas também parece que entrega desempenho 7~12% pelo pouco que pude ver.

Fico nessa de esperar ou não DDR5, blá blá blá... só que parece que só tem promessa e pouca mudança na prática, rs.

Cumprimentos.

5800x n compensa, mt mais caro que o 10700k pela diferença que oferece.
Anyway se não está te incomodando como o meu estava, espera alder lake, ddr5 e afins.

5800x n compensa, mt mais caro que o 10700k pela diferença que oferece.
Anyway se não está te incomodando como o meu estava, espera alder lake, ddr5 e afins.

Aqui não ta dando nem 500 reais de diferença no kit completo. o 5800x saindo por 2.900 e o i7 por 2.600...

Onde consigo i7 10700k mais barato que isso? Basicamente é o que está me impedindo de comprar...

Cumprimentos.

Aqui não ta dando nem 500 reais de diferença no kit completo. o 5800x saindo por 2.900 e o i7 por 2.600...

Onde consigo i7 10700k mais barato que isso? Basicamente é o que está me impedindo de comprar...

Cumprimentos.

Quando comprei mes passado, paguei 2.4, o 5800x tava 3.400 ! sei que a versão Avengers cai o preço, tem q olhar,.
Acabei de ver aqui ele ta 2.499 no pombo, 5800x ta 3100, ainda prefiro o 10700k nessa diferença, da pra investir ela nas memorias, mobo melhor, cooler ou ssd, e no final a diferença dos 2 vai ser marginal, quando um ficar obsoleto o outro tbm.

Cumprimentos.
10700K R$2.353,00 em até 6x ou 12x com acréscimo de 50 pila.
por 110 a menos vc pode pegar o 10700KF.

Eu comprei um 10600kf no ali , saiu por 1160 + ou - , só não vai ser um puta CxB por conta de eu ter que pegar uma z490 ( porém vai ficar balanceado, placa mãe parruda e CPU bom), achei + vantagem do que pegar 1 5600x que até no ali tá na casa dos 2200 + ou - , esse PC da assinatura vai ficar pro meu irmão, já tive MT dor de cabeça com a plataforma AMD ( passei por 3 mobos antes dessa b550, e 1 RMA de 1 R7 1700) , minha sanidade mental vai ser recuperada.

Edit: e talvez tenha que passar por + 1 RMA pq meu ryzen 3600 tá apresentando WHEA errors e reiniciando em idle, tô só esperando a próx bios da b550 pra confirmar se o problema é ele.

10700K R$2.353,00 em até 6x ou 12x com acréscimo de 50 pila.
por 110 a menos vc pode pegar o 10700KF.

N compensa, melhor 2,499 com garantia nota nacional...

Eu comprei um 10600kf no ali , saiu por 1160 + ou - , só não vai ser um puta CxB por conta de eu ter que pegar uma z490 ( porém vai ficar balanceado, placa mãe parruda e CPU bom), achei + vantagem do que pegar 1 5600x que até no ali tá na casa dos 2200 + ou - , esse PC da assinatura vai ficar pro meu irmão, já tive MT dor de cabeça com a plataforma AMD ( passei por 3 mobos antes dessa b550, e 1 RMA de 1 R7 1700) , minha sanidade mental vai ser recuperada.

Edit: e talvez tenha que passar por + 1 RMA pq meu ryzen 3600 tá apresentando WHEA errors e reiniciando em idle, tô só esperando a próx bios da b550 pra confirmar se o problema é ele.

O 10600k ainda compensa arriscar n ter garantia, mas por 100-200 a mais no 10700k eu não arriscaria.

Eu não pego AMD enquanto tiver relatos de gente saindo do 10900k pro 5900x por exemplo e perdendo fps (vi no OCnet vários comentando), enquanto tiver meu amigo próximo de 5800x perdendo em todos jogos pra mim em 1440p com a mesma GPU, seja por memória não afinada ou latência alta padrão dos Ryzen 5000 (com gargalo no Warzone e sua 3080 usando 70%), enfim, tô de boa com Intel, o dia que AMD ganhar em TODOS jogos e em todas circunstâncias da Intel, quem sabe eu pegue um AMD.

Já que os haters da Intel disfarçados de isentos só postam coisa ruim da Intel 90% das vezes aqui e dizem estar ''informando'' [...]
Nossa, quanta criancice nessa mensagem, você veio trazer a informação ou mandar indiretas? A todo instante só leio você falando que a Intel ainda pega latências menores e que ela Intel ainda ganha em alguns jogos como se isso fosse um mantra... relaxa rapaz, deixe quem quiser trazer informações fazer isso, melhor o tópico sendo movido com informações assim que com nenhuma, só quem acha ruim e se dói com isso são fanboys :shrug:

[...] pelo visto o trono da AMD em ser melhor nos jogos (nem era em todos jogos por sinal) não durou quase nada...
Bem, a próxima geração dos Ryzens está logo ali, dois meses depois do lançamento dessa 11ªgen. Será que em Maio veremos frases do tipo "pelo visto o trono do Rocketlake em ser melhor nos jogos não durou quase nada"? Who knows...

[... ]vou postar uma coisa boa do 11900k [...]
Vou trazer três boas sobre os Rocketlakes (não, não estou competindo xD):
1) O IPC da versão QS (última revisão, equivale à RTM) está entre 17% e 19% acima do Cometlake, variando de acordo com o programa utilizado;
2) O consumo do 11900K será igual ao do 10900K em tarefas a até AVX2, mas a temperatura será fora de controle;
3) O IMC funcionará de duas formas, onde a primeira priorizará latências e a segunda frequências.

Ampliando esses três itens, tanto o 11700K quanto o 11900K igualarão ou serão levemente (1~3%) melhor que o Ryzen 5800X em tarefas single-core, e o clock ajuda nisso mas o mérito é do salto de IPC, então a coroa de jogos voltará para a Intel, e o que dará essa certeza é o item três, pois o IMC priorizando latência irá entregar um funcionamento mais agressivo e isso resultará em latências menores mesmo sem ir a um clock muito alto nas memórias, com a desvantagem de aquecer/consumir mais (segundo o leaker, uma DDR4-3600MHz renderia o mesmo que uma DDR4-4200MHz nesse modo), então nesse modo os RKL abrirão uma margem maior em jogos sensíveis a latências.

O segundo modo do IMC fará com que ele entre em um funcionamento mais relaxado e isso permitirá um rendimento levemente inferior ao visto nos Cometlake quando usarmos uma mesma memória, mas será possível alcançar clocks bem maiores por causa disso, suportando facilmente memórias 5000MHz para cima. Por fim o item dois é autoexplicativo, oito núcleos consomem o mesmo que dez, mas nada fora do controle em funcionamento normal (em AVX512 ou o consumo explode, ou o clock cairá com força), só a temperatura que será bem maior, mas não sabemos o quanto.

Por fim, uma notícia "oficial", os Rocketlake lançam no final de Março, segundo a MSI:

PS: Imagens :3
Intel-Core-i9-11900K-Core-i7-11700K-CPU-Z-SingleCore.jpg
Intel-Core-i7-11700K-vs-i7-10700K-vs-10900K-vs-5800X-vs-5950X.png
image.png

Última edição:
Nossa, quanta criancice nessa mensagem, você veio trazer a informação ou mandar indiretas? A todo instante só leio você falando que a Intel ainda pega latências menores e que ela Intel ainda ganha em alguns jogos como se isso fosse um mantra... relaxa rapaz, deixe quem quiser trazer informações fazer isso, melhor o tópico sendo movido com informações assim que com nenhuma, só quem acha ruim e se dói com isso são fanboys :shrug:

Bem, a próxima geração dos Ryzens está logo ali, dois meses depois do lançamento dessa 11ªgen. Será que em Maio veremos frases do tipo "pelo visto o trono do Rocketlake em ser melhor nos jogos não durou quase nada"? Who knows...

Vou trazer três boas sobre os Rocketlakes (não, não estou competindo xD):
1) O IPC da versão QS (última revisão, equivale à RTM) está entre 17% e 19% acima do Cometlake, variando de acordo com o programa utilizado;
2) O consumo do 11900K será igual ao do 10900K em tarefas a até AVX2, mas a temperatura será fora de controle;
3) O IMC funcionará de duas formas, onde a primeira priorizará latências e a segunda frequências.

Ampliando esses três itens, tanto o 11700K quanto o 11900K igualarão ou serão levemente (1~3%) melhor que o Ryzen 5800X em tarefas single-core, e o clock ajuda nisso mas o mérito é do salto de IPC, então a coroa de jogos voltará para a Intel, e o que dará essa certeza é o item três, pois o IMC priorizando latência irá entregar um funcionamento mais agressivo nas cache e isso resultará em latências menores mesmo sem ir a um clock muito alto nas memórias, com a desvantagem de aquecer/consumir mais (segundo o leaker, uma DDR4-3600MHz renderia o mesmo que uma DDR4-4200MHz nesse modo), então nesse modo os RKL abrirão uma margem maior em jogos sensíveis a latências.

O segundo modo do IMC fará com que as caches entrem em um funcionamento mais relaxado e isso permitirá um rendimento levemente inferior ao visto nos Cometlake quando usarmos uma mesma memória, mas será possível alcançar clocks bem maiores por causa disso, suportando facilmente memórias 5000MHz para cima. Por fim o item dois é autoexplicativo, oito núcleos consomem o mesmo que dez, mas nada fora do controle em funcionamento normal (em AVX512 ou o consumo explode, ou o clock cairá com força), só a temperatura que será bem maior, mas não sabemos o quanto.

Por fim, uma notícia "oficial", os Rocketlake lançam no final de Março, segundo a MSI:

PS: Imagens :3
Intel-Core-i9-11900K-Core-i7-11700K-CPU-Z-SingleCore.jpg
Intel-Core-i7-11700K-vs-i7-10700K-vs-10900K-vs-5800X-vs-5950X.png
image.png
Eu que te pergunto, vc sabe mto bem que esse tópico ficou meses só o pessoal ''isento'' que nunca é fanboy da AMD obviamente postando notícias negativas, fora as vezes que vinha a galera da AMD com CPU AMD na assinatura postar só pra tirar sarro sem agregar nada, eu até falava que eu não fazia isso no tópico dos Ryzen mas sempre vinha gente aqui achando que tava abalando, isso na época do Ryzen 3000 ainda que perdia em tudo pra Intel nos jogos, até tinha uns 3 ou 4 que enxergavam a verdade e defendiam a Intel nos games aqui no tópico, mas grande parte do histórico desse tópico eram postagens negativas e nunca se via o lado bom da Intel, parece que ngm sabia direito tbm só achava que AMD era TÓPI e não manjava nada ou não tinha sequer um 1600 AF e tava falando coisa sem saber.

No fim das contas eu fico com a realidade, pessoas saindo do 10900k pro 5900x e perdendo FPS (no Warzone por exemplo), de quem já usou e pode falar, como meu amigo de 5800x perdendo pra mim nos jogos em 1440p, eu com um mero 9900ks datado :shrug:

Quando comprei mes passado, paguei 2.4, o 5800x tava 3.400 ! sei que a versão Avengers cai o preço, tem q olhar,.
Acabei de ver aqui ele ta 2.499 no pombo, 5800x ta 3100, ainda prefiro o 10700k nessa diferença, da pra investir ela nas memorias, mobo melhor, cooler ou ssd, e no final a diferença dos 2 vai ser marginal, quando um ficar obsoleto o outro tbm.

Agora que vi sua msg... na kabum o 5800x sai por pouca coisa mais que 2.900 (tem cupom de 5%). A dúvida persiste, rs.

Em tempo: SkyHakuu, tá rodando seu i7 a quantos Ghz?

Cumprimentos.

Bom, eu nunca achei as notícias que os caras postam aqui com esse intuito de atacar a Intel, a empresa tá passando por problemas e é normal que isso transborde em notícias.
Muda o fato de eu ter escolhido ter plataforma Intel? Não, to com um 10100 esquentando banco pra um 11700.
Mesma coisa com a AMD, o pessoal METRALHAVA os FX, optei por um na época, e acho que foi uma baita escolha pro que eu precisava.
(engraçado que eu tenho atração por processador quentinho né :p)

Mesmo as coisas ruins que são postadas aqui são importantes, foi muito bom saber que, por ser um backport, o Rocket Lake tende a exigir mais energia, foi importante pra dimensionar minha máquina, do mesmo jeito que saber que os processadores da Intel não dependem tanto de RAM de alta frequência me ajudou a economizar nas memórias, daí esse dinheiro foi pra fonte que vai aguentar meu 11700.

Informação é a melhor coisa que tem, eu optei por ter uma plataforma Intel por um tempo justamente podendo por suas características ruins na balança.

Eu acho muito divertido ver as hipóteses que o pessoal cria nesse tópico com base nas notícias, seria bem triste se isso se perdesse.

N compensa, melhor 2,499 com garantia nota nacional...

O 10600k ainda compensa arriscar n ter garantia, mas por 100-200 a mais no 10700k eu não arriscaria.
CPU é mais difícil dar problema, e o bom é que os da intel não tem pinos ( menos uma preocupação de acontecer algo no transporte). Quando o 10600kf chegar vou "depenar" ele em testes, se não mostrar nenhum defeito, acredito que vai ser muito difícil aparecer algum depois ( os da AMD tive problemas, + acredito ser pelo fato dela ter vendido eles no limite do silício, dei mole também de comprar no lançamento, meu 3600 por exemplo nem o boost de 4200mhz atinge, problema que não acontece mais nos novos samples de 3600, e também na série 5000 ).

Agora que vi sua msg... na kabum o 5800x sai por pouca coisa mais que 2.900 (tem cupom de 5%). A dúvida persiste, rs.

Em tempo: SkyHakuu, tá rodando seu i7 a quantos Ghz?

Cumprimentos.

Cara a dif é 400R$.
analisa mobo e veja se sobe ou diminui, se subir ainda acho que não vale a pena.
O fps a mais do 5800x pro 10700k, não é algo que fara diferença real, como falei os 2 vão estar obsoletos juntos, então não vejo pra que pagar mais.
De qq forma, se o R$ a mais não muda nada para você, sem duvidas o 5800x seria melhor, mas eu mesmo comprei memorias melhores e inteirei pra um novo nvme e ainda usei meu cooler antigo compativel com intel, com a diferença dos 2, quando comprei, então pra mim o 10700k compensou.
Estou rodando default ainda, só vou fazer over nele quando trocar a 1080ti, estou esperando a 3080 super e 3080ti pra decidir.

Eu que te pergunto, vc sabe mto bem que esse tópico ficou meses só o pessoal ''isento'' que nunca é fanboy da AMD obviamente postando notícias negativas, fora as vezes que vinha a galera da AMD com CPU AMD na assinatura postar só pra tirar sarro sem agregar nada, eu até falava que eu não fazia isso no tópico dos Ryzen mas sempre vinha gente aqui achando que tava abalando, isso na época do Ryzen 3000 ainda que perdia em tudo pra Intel nos jogos, até tinha uns 3 ou 4 que enxergavam a verdade e defendiam a Intel nos games aqui no tópico, mas grande parte do histórico desse tópico eram postagens negativas e nunca se via o lado bom da Intel, parece que ngm sabia direito tbm só achava que AMD era TÓPI e não manjava nada ou não tinha sequer um 1600 AF e tava falando coisa sem saber.

No fim das contas eu fico com a realidade, pessoas saindo do 10900k pro 5900x e perdendo FPS (no Warzone por exemplo), de quem já usou e pode falar, como meu amigo de 5800x perdendo pra mim nos jogos em 1440p, eu com um mero 9900ks datado :shrug:
Disse bem meu caro, "ficou", "na época dos Ryzen 3000", passado, alguns dos comentários que você anda escrevendo faz você se parecer exatamente com esses "isentos" que tanto você reclama. Faz a sua parte e deixa quem quiser ser hater ser, o importante é sabermos os lados bons e ruins de cada plataforma :)

Agora chamar 9900K de datado é exagero ein, baita CPU que vai durar uns anos ainda, datado era seu antigo 8700K e mesmo assim ele segurava bem para a época que ele foi lançado xD

---
Trazendo informações, dados mais concretos e consistentes das Mobos B560 e H510:

image.png
image.png

...e do 11900K:

image.png

Intel-Core-i9-11900K-Cinebench-R20-Comparison.jpg
Intel-Core-i9-11900K-CPUZ-Comparison.jpg
Intel-Core-i9-11900K-Productivity.jpg

Intel-Core-i9-11900K-Productivity2.jpg

EDIT: Aproveitando, informações novas da DG2:

Nova variante dela foi avistada, com 128EUs, logo são duas versões confirmadas para desktop (a outra tem 512EUs, e segundo informações teria desempenho de 3070).
A com 128EUs claramente substituirá a DG1 (que tem 96EUs) e deve vir para desktop como GPU de entrada com memórias GDDR6, enquanto que a com 512EUs virá com 8GB de memória GDDR6. Ambas estão cotadas para aparecerem esse ano, supostamente no nó de 6nm da TSMC, só não se sabe o preço ou se elas serão novamente apenas exclusivas para notebooks (tomara que não, o mercado desktop precisa de concorrência também).

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar