[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Até que segurou bem, mesmo com os dois cores a menos :)
Eu tô bem curioso de como vai funcionar essa integração da iGPU com a GPU dedicada, tomara que já tenha algo assim nos Rocket Lake.
O complicado é que dificilmente vão falar algo sobre na CES :l

Disse bem meu caro, "ficou", "na época dos Ryzen 3000", passado, alguns dos comentários que você anda escrevendo faz você se parecer exatamente com esses "isentos" que tanto você reclama. Faz a sua parte e deixa quem quiser ser hater ser, o importante é sabermos os lados bons e ruins de cada plataforma :)

Agora chamar 9900K de datado é exagero ein, baita CPU que vai durar uns anos ainda, datado era seu antigo 8700K e mesmo assim ele segurava bem para a época que ele foi lançado xD

---
Trazendo informações, dados mais concretos e consistentes das Mobos B560 e H510:

image.png
image.png

...e do 11900K:

image.png

Intel-Core-i9-11900K-Cinebench-R20-Comparison.jpg
Intel-Core-i9-11900K-CPUZ-Comparison.jpg
Intel-Core-i9-11900K-Productivity.jpg

Intel-Core-i9-11900K-Productivity2.jpg

EDIT: Aproveitando, informações novas da DG2:

Nova variante dela foi avistada, com 128EUs, logo são duas versões confirmadas para desktop (a outra tem 512EUs, e segundo informações teria desempenho de 3070).
A com 128EUs claramente substituirá a DG1 (que tem 96EUs) e deve vir para desktop como GPU de entrada com memórias GDDR6, enquanto que a com 512EUs virá com 8GB de memória GDDR6. Ambas estão cotadas para aparecerem esse ano, supostamente no nó de 6nm da TSMC, só não se sabe o preço ou se elas serão novamente apenas exclusivas para notebooks (tomara que não, o mercado desktop precisa de concorrência também).
podiam era lançar essas b560 logo, pra mês que vem quando meu 10600kf chegar do ali, eu não precisar comprar uma z490 rsrs.

Cara a dif é 400R$.
analisa mobo e veja se sobe ou diminui, se subir ainda acho que não vale a pena.
O fps a mais do 5800x pro 10700k, não é algo que fara diferença real, como falei os 2 vão estar obsoletos juntos, então não vejo pra que pagar mais.
De qq forma, se o R$ a mais não muda nada para você, sem duvidas o 5800x seria melhor, mas eu mesmo comprei memorias melhores e inteirei pra um novo nvme e ainda usei meu cooler antigo compativel com intel, com a diferença dos 2, quando comprei, então pra mim o 10700k compensou.
Estou rodando default ainda, só vou fazer over nele quando trocar a 1080ti, estou esperando a 3080 super e 3080ti pra decidir.

Vi um vídeo que a diferença do 5800x pro 10700k em 4k (resolução que uso) é de incríveis.............. 0,43%(!).

Bom, dito isso, a única coisa que me preocupa agora é que a placa mãe/processador AMD já estão preparadas para pci-e 4.0, ao passo que o intel não.

Considerando que: eu gosto de passar um booom tempo com um kit (4+ anos, no mínimo), e considerando que eu miro uma série 4000 ou 5000 da nvidia, eu deveria me preocupar com isso?

Será que isso seria um gargalo? Alguém tem conhecimento sobre os potenciais das nvidias 5000?

Cumprimentos.

Nossa, quanta criancice nessa mensagem, você veio trazer a informação ou mandar indiretas? A todo instante só leio você falando que a Intel ainda pega latências menores e que ela Intel ainda ganha em alguns jogos como se isso fosse um mantra... relaxa rapaz, deixe quem quiser trazer informações fazer isso, melhor o tópico sendo movido com informações assim que com nenhuma, só quem acha ruim e se dói com isso são fanboys :shrug:

Bem, a próxima geração dos Ryzens está logo ali, dois meses depois do lançamento dessa 11ªgen. Será que em Maio veremos frases do tipo "pelo visto o trono do Rocketlake em ser melhor nos jogos não durou quase nada"? Who knows...

Vou trazer três boas sobre os Rocketlakes (não, não estou competindo xD):
1) O IPC da versão QS (última revisão, equivale à RTM) está entre 17% e 19% acima do Cometlake, variando de acordo com o programa utilizado;
2) O consumo do 11900K será igual ao do 10900K em tarefas a até AVX2, mas a temperatura será fora de controle;
3) O IMC funcionará de duas formas, onde a primeira priorizará latências e a segunda frequências.

Ampliando esses três itens, tanto o 11700K quanto o 11900K igualarão ou serão levemente (1~3%) melhor que o Ryzen 5800X em tarefas single-core, e o clock ajuda nisso mas o mérito é do salto de IPC, então a coroa de jogos voltará para a Intel, e o que dará essa certeza é o item três, pois o IMC priorizando latência irá entregar um funcionamento mais agressivo e isso resultará em latências menores mesmo sem ir a um clock muito alto nas memórias, com a desvantagem de aquecer/consumir mais (segundo o leaker, uma DDR4-3600MHz renderia o mesmo que uma DDR4-4200MHz nesse modo), então nesse modo os RKL abrirão uma margem maior em jogos sensíveis a latências.

O segundo modo do IMC fará com que ele entre em um funcionamento mais relaxado e isso permitirá um rendimento levemente inferior ao visto nos Cometlake quando usarmos uma mesma memória, mas será possível alcançar clocks bem maiores por causa disso, suportando facilmente memórias 5000MHz para cima. Por fim o item dois é autoexplicativo, oito núcleos consomem o mesmo que dez, mas nada fora do controle em funcionamento normal (em AVX512 ou o consumo explode, ou o clock cairá com força), só a temperatura que será bem maior, mas não sabemos o quanto.

Por fim, uma notícia "oficial", os Rocketlake lançam no final de Março, segundo a MSI:

PS: Imagens :3
Intel-Core-i9-11900K-Core-i7-11700K-CPU-Z-SingleCore.jpg
Intel-Core-i7-11700K-vs-i7-10700K-vs-10900K-vs-5800X-vs-5950X.png
image.png
Recuperar coroa em jogos isso talvez não era nenhuma surpresa ,mas dessa vez acredito que não teremos discrepância tão grande, porem na minha opinião a um grande custo um consumo de energia absurdo , mas muitos não ligam pra isso tanto que entregue performance .
Agora rendimento multithread até que ficou proximo por causa do ipc , mas ainda nao suficiente ..
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vi um vídeo que a diferença do 5800x pro 10700k em 4k (resolução que uso) é de incríveis.............. 0,43%(!).

Bom, dito isso, a única coisa que me preocupa agora é que a placa mãe/processador AMD já estão preparadas para pci-e 4.0, ao passo que o intel não.

Considerando que: eu gosto de passar um booom tempo com um kit (4+ anos, no mínimo), e considerando que eu miro uma série 4000 ou 5000 da nvidia, eu deveria me preocupar com isso?

Será que isso seria um gargalo? Alguém tem conhecimento sobre os potenciais das nvidias 5000?

Cumprimentos.
sabe a real ja estamos bem servidos de CPU desde intel de 8 e os ryzen , essa diferença de FPS é irrisória é so pra dizer que fulano faz mais fps , mas todos ja estao rodando muito bem

Última edição:
Não sei se isso aqui fica muito off-topic, mas também não sei onde daria pra postar algo assim:
Jim Keller, que até uns 6 meses atrás tava na intel, entrou como CTO para uma empresa que faz aceleradores de AI

@dayllann talvez curta essa notícia, vai ser legal ver qual chip mágico ele vai fazer dessa vez, pena que provavelmente não vai ser acessível para meros mortais.

Me pergunto se o design que ele trabalhou na intel chegou a ser finalizado, e se um dia verá a luz do dia, ou se vai morrer como aconteceu com o K12 da AMD.

Alguma previsão de cpu com suporte a ddr5 ??
2022 ??

Com um 8700 (atividade mais pesada = games) acho que vale a pena esperar pelos ddr5, correto ??

Trabalhei 14 anos com info, mas parado há quase 2, já me desatualizei, apesar de ler algumas notícias de vez em quando.

Alguma previsão de cpu com suporte a ddr5 ??
2022 ??

Com um 8700 (atividade mais pesada = games) acho que vale a pena esperar pelos ddr5, correto ??

Trabalhei 14 anos com info, mas parado há quase 2, já me desatualizei, apesar de ler algumas notícias de vez em quando.

8700 é um otimo processador ainda... Pode esperar com pé nas costas.

Não sei se isso aqui fica muito off-topic, mas também não sei onde daria pra postar algo assim:
Jim Keller, que até uns 6 meses atrás tava na intel, entrou como CTO para uma empresa que faz aceleradores de AI

@dayllann talvez curta essa notícia, vai ser legal ver qual chip mágico ele vai fazer dessa vez, pena que provavelmente não vai ser acessível para meros mortais.

Me pergunto se o design que ele trabalhou na intel chegou a ser finalizado, e se um dia verá a luz do dia, ou se vai morrer como aconteceu com o K12 da AMD.
Sim, e pelo que o Anandtech diz (tem uma matéria só sobre essa contratação) o Keller vai trabalhar com vários ex-funcionários, e amigos, da Intel, AMD e NVIDIA, então a empresa tem uma quantidade e qualidade respeitável de engenheiros, os projetos atuais deles já são bons e o que está por vir deverá ser monstrinho, fico no aguardo dos próximos capítulos.

O K12, pelo que eu fiquei sabendo, não morreu, apenas foi posto em pausa (on-hold) para se dar prioridade ao Zen, mas agora com o ARM em alta e servidores adotando chips assim não duvido essa uArch ressuscitar. Quanto à Intel, normalmente o contrato é firmado com a conclusão do seu trabalho, então mesmo por desentendimento ou prioridade à família eu suspeito que ele tenha concluído seu design, caso não ao menos ele deve ter deixado o how-to para concluí-lo.

---
Fincado on-topic, a tomada da Intel com a cache do Rocketlake é insana: A velocidade da L1$ quase dobrou (5GHz!) em relação ao Cometlake, enquanto que a da L3$ caiu um pouco e a latência da L2$ subiu (a latência da L3$ está sendo lida errada, de forma dobrada, logo esse 11900K está fazendo 11.2ns).
Ignorem a qualidade da imagem, leaker chinês só usa câmera batata xD

image.png

E para complementar, vejam como o IMC na configuração 1 (performance-mode) deixou a largura de banda da memória: DDR4-3466 deveria alcançar um pico de 55GB/s de leitura, e na média entregar 50GB/s, mas o Rocketlake está fazendo uma média de 58GB/s, que é o que uma memória de ~3800MHz entrega. Para comparação, aqui um 10700K com memórias DDR4-3900 CL16:
image.png

Olá gente, to precisando trocar meu kit pois a MB deu problema. O que tá compensando mais, um i3 10100 por 579,00 ou um i5 10400f por 1100,00? Vi gente recomendando o 10600k como CxB, mas é muito caro na faixa dos 2000 em comparação ao 10400f.

Se eu pegar um i3 10100 consigo fazer upgrade pra próxima geração em 2022 ou 2023?

Dei uma olhada rápida nos ryzen e o R5 3600 estava por volta de 1500, não compensa né?

Olá gente, to precisando trocar meu kit pois a MB deu problema. O que tá compensando mais, um i3 10100 por 579,00 ou um i5 10400f por 1100,00? Vi gente recomendando o 10600k como CxB, mas é muito caro na faixa dos 2000 em comparação ao 10400f.

Se eu pegar um i3 10100 consigo fazer upgrade pra próxima geração em 2022 ou 2023?

Dei uma olhada rápida nos ryzen e o R5 3600 estava por volta de 1500, não compensa né?
Penso q o 10400f é o melhor cxb do momento combinado a uma b460 c/ um bom dissipador sobre os vrm's é excelente, o 10100f tá num preço mto bom, mas não terá longevidade nenhuma e terá q trocar logo logo. O 10600k já começa a entrar no território do 5600x, aí imo já compensa pegar ele (há pouco tempo vi custando 2,1k na loja dos 1000gb), se esperar tvz consiga este + em conta. Indo de 10100f no máx vc pode ir de 11th. Em td caso, fazendo o upgrade ou não pros RKL, indico o 10400f como a melhor opção cxb dos 3, caso queira algo de imediato.
3600 por esse preço melhor "riscar fora".

Penso q o 10400f é o melhor cxb do momento combinado a uma b460 c/ um bom dissipador sobre os vrm's é excelente, o 10100f tá num preço mto bom, mas não terá longevidade nenhuma e terá q trocar logo logo. O 10600k já começa a entrar no território do 5600x, aí imo já compensa pegar ele (há pouco tempo vi custando 2,1k na loja dos 1000gb), se esperar tvz consiga este + em conta. Indo de 10100f no máx vc pode ir de 11th. Em td caso, fazendo o upgrade ou não pros RKL, indico o 10400f como a melhor opção cxb dos 3, caso queira algo de imediato.
3600 por esse preço melhor "riscar fora".
Obrigado! Compensa investir mais em uma B460 mais cara? Em uma pesquisa rápida encontrei essas 3:

- Gigabyte b460m gaming H => 600 reais
- Gygabyte B460m Aorus Pro => 900 reais
- Asus Rog strix B460-I => 1260 reais

Incluí a asus itx por que sempre quis ter um itx e o meu gabinete já é bem compacto.

Sim, e pelo que o Anandtech diz (tem uma matéria só sobre essa contratação) o Keller vai trabalhar com vários ex-funcionários, e amigos, da Intel, AMD e NVIDIA, então a empresa tem uma quantidade e qualidade respeitável de engenheiros, os projetos atuais deles já são bons e o que está por vir deverá ser monstrinho, fico no aguardo dos próximos capítulos.

O K12, pelo que eu fiquei sabendo, não morreu, apenas foi posto em pausa (on-hold) para se dar prioridade ao Zen, mas agora com o ARM em alta e servidores adotando chips assim não duvido essa uArch ressuscitar. Quanto à Intel, normalmente o contrato é firmado com a conclusão do seu trabalho, então mesmo por desentendimento ou prioridade à família eu suspeito que ele tenha concluído seu design, caso não ao menos ele deve ter deixado o how-to para concluí-lo.

---
Fincado on-topic, a tomada da Intel com a cache do Rocketlake é insana: A velocidade da L1$ quase dobrou (5GHz!) em relação ao Cometlake, enquanto que a da L3$ caiu um pouco e a latência da L2$ subiu (a latência da L3$ está sendo lida errada, de forma dobrada, logo esse 11900K está fazendo 11.2ns).
Ignorem a qualidade da imagem, leaker chinês só usa câmera batata xD

image.png

E para complementar, vejam como o IMC na configuração 1 (performance-mode) deixou a largura de banda da memória: DDR4-3466 deveria alcançar um pico de 55GB/s de leitura, e na média entregar 50GB/s, mas o Rocketlake está fazendo uma média de 58GB/s, que é o que uma memória de ~3800MHz entrega. Para comparação, aqui um 10700K com memórias DDR4-3900 CL16:
image.png
Não é mto bem comparável esses dois testes, primeiro que depende mto dos timings primários, secundários e terciários em jogo pra saber o quanto tal combinação de frequência/timings rende de bandwidth de Read, Write, Copy e Latency, essa segunda aí apesar de 3900Mhz CL16, tem 20-20-40 que é bem zuado mas tem CR1 e a outra tem CR2, até o clock da CPU e do Cache influencia, resumindo: não dá pra ter uma comparação precisa com esses 2 testes. Achei a latência até bem alta pra 3466Mhz@CL13-13-13-28 pra ser sincero nesse 11900k, mas um dos motivos é o cache clock que está em 4200Mhz.

engraçado, se vc tiver um 7700k ja esta bem, servido com uma rtx 2070 pra games casuais
quem tem dinheiro infinito e quer ter o mais cara pra se mostrar, nao liga o pra lga 1200 ou 1700 com ddr5. eles vao atrás das x299 da vida ou o sucessor do lga 2011

a graça eh pagar muito barato em algo bom...
pq não adianta pagar 3k num i7 11700k, ter tudo do bom e do mais caro e MORRER PRO KID DE 12 ANOS JOGANDO NO POSITIVO DAS CASAS BAHIANAS kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Não é mto bem comparável esses dois testes, primeiro que depende mto dos timings primários, secundários e terciários em jogo pra saber o quanto tal combinação de frequência/timings rende de bandwidth de Read, Write, Copy e Latency, essa segunda aí apesar de 3900Mhz CL16, tem 20-20-40 que é bem zuado mas tem CR1 e a outra tem CR2, até o clock da CPU e do Cache influencia, resumindo: não dá pra ter uma comparação precisa com esses 2 testes. Achei a latência até bem alta pra 3466Mhz@CL13-13-13-28 pra ser sincero nesse 11900k, mas um dos motivos é o cache clock que está em 4200Mhz.
Coloquei apenas como referência, sempre peguei plataformas bloqueadas então não faço ideia de até onde dá para ir afinando o OC e sub-timmings, então pergunta sincera: Largura de banda, principalmente leitura, não deveria depender apenas da frequência da memória e barramento (single/dual/triple...)? A latência vai mudar de acordo com os timmings, mas via de regra a largura de banda não.

Clock do CPU procurei o mais perto que consegui em uma pesquisa de 30seg, mas não tinha como achar igual. Obrigado pelas observações, mas a seu ver a largura de banda não está alta para uma memória 3466MHz? E a latência pode e vai melhorar, o leaker disse que a BIOS ainda está bugada (vide leitura da L3$) e instável, mas ele garantiu que o modo 1 do IMC trará "more bandwidth on memory", "high freq gain in L1$" e "relaxed L2$ latency & lower L3$ speed vs Cometlake", enquanto que o modo 2 será igual aos derivados do Skylake (um pouco pior) e suportará memórias 5GHz++

E só uma informaçãozinha de nada, quantidade de lanes dos Tigerlake-U, Tigerlake-H e Alderlake-P:
TGL-U = 4 lanes (2 x2) PCIe 4.0 (1 x2 na verdade, pois a outra é usada para a comunicação com o PCH)
TGL-H e RKL-S = 20 lanes (1 x16 + 1 x4) PCIe 4.0
ADL-P = 8 lanes (1 x8) PCIe 5.0 + 8 lanes (2 x4) PCIe 4.0 (1 x2 nas versões U15/U28 (antigas UP3/UP4), pois a outra é usada para a comunicação com o PCH)

image.png

Obrigado! Compensa investir mais em uma B460 mais cara? Em uma pesquisa rápida encontrei essas 3:

- Gigabyte b460m gaming H => 600 reais
- Gygabyte B460m Aorus Pro => 900 reais
- Asus Rog strix B460-I => 1260 reais

Incluí a asus itx por que sempre quis ter um itx e o meu gabinete já é bem compacto.
Não gastaria + de 800 numa mobo bloqueada p/ oc. Aquela Asrock b460 Phantom Gaming 4 me parece suficientemente boa pra um 10400f.

engraçado, se vc tiver um 7700k ja esta bem, servido com uma rtx 2070 pra games casuais
quem tem dinheiro infinito e quer ter o mais cara pra se mostrar, nao liga o pra lga 1200 ou 1700 com ddr5. eles vao atrás das x299 da vida ou o sucessor do lga 2011

a graça eh pagar muito barato em algo bom...
pq não adianta pagar 3k num i7 11700k, ter tudo do bom e do mais caro e MORRER PRO KID DE 12 ANOS JOGANDO NO POSITIVO DAS CASAS BAHIANAS kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Na verdade, a GRANDE maioria esmagadora, que possui setups high end, não jogam bem em nada (digo em alto nivel), pois não tem muito tempo pra se dedicar.
Já quem tem setup mais simples, são os mais novos, que pegam o que conseguem comprar-ganhar. E se dedicam pois tem tempo de sobra.

A vida é assim, novo = querendo tudo bom e não tendo R$, mas o tempo sobra.
Velho = Tem tudo bom que queria quando novo, mas não tem tempo pra se dedicar.
Eu mesmo sou prova viva, quando novo, já fui top 1 brasil no jogo que eu me dediquei, até hoje o povo do jogo meio que me idolatra como mito da epoca, mesmo com setup que seria low-mid na epoca.

Hoje, 2 filhos, mulher trabalho, tenho tudo otimo, mas não tenho 30% de tempo e disposição pra me dedicar em ficar bom em algo mais.

Coloquei apenas como referência, sempre peguei plataformas bloqueadas então não faço ideia de até onde dá para ir afinando o OC e sub-timmings, então pergunta sincera: Largura de banda, principalmente leitura, não deveria depender apenas da frequência da memória e barramento (single/dual/triple...)? A latência vai mudar de acordo com os timmings, mas via de regra a largura de banda não.

Clock do CPU procurei o mais perto que consegui em uma pesquisa de 30seg, mas não tinha como achar igual. Obrigado pelas observações, mas a seu ver a largura de banda não está alta para uma memória 3466MHz? E a latência pode e vai melhorar, o leaker disse que a BIOS ainda está bugada (vide leitura da L3$) e instável, mas ele garantiu que o modo 1 do IMC trará "more bandwidth on memory", "high freq gain in L1$" e "relaxed L2$ latency & lower L3$ speed vs Cometlake", enquanto que o modo 2 será igual aos derivados do Skylake (um pouco pior) e suportará memórias 5GHz++

E só uma informaçãozinha de nada, quantidade de lanes dos Tigerlake-U, Tigerlake-H e Alderlake-P:
TGL-U = 4 lanes (2 x2) PCIe 4.0 (1 x2 na verdade, pois a outra é usada para a comunicação com o PCH)
ADL-P = 8 lanes (1 x8) PCIe 5.0 + 8 lanes (2 x4) PCIe 4.0 (1 x2 nas versões U15/U28 (antigas UP3/UP4), pois a outra é usada para a comunicação com o PCH)

image.png

image.png
Timings tbm afetam a bandwidth, não tanto quanto frequência, mas afetam. 3466Mhz com CL13 acho que a bandwidth fica menor que isso msm, afinal é essa a promessa do modo 1 do IMC dos 11 geração né, aumentar a bandwidth com frequência menor

Bloomberg: Intel fala com TSMC e Samsung para terceirizar a produção de alguns chips

A Intel Corp. conversou com a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. e a Samsung Electronics Co. sobre as empresas asiáticas que fabricam alguns de seus melhores chips, mas o pioneiro do Vale do Silício ainda tem esperanças de melhorias de última hora em suas próprias capacidades de produção.

Após sucessivos atrasos em seus processos de fabricação de chips, a Intel, com sede em Santa Clara, Califórnia, ainda não tomou uma decisão final menos de duas semanas antes do anúncio programado de seus planos, de acordo com pessoas familiarizadas com as deliberações. Quaisquer componentes que a Intel pudesse fornecer de Taiwan não chegariam ao mercado até 2023, no mínimo, e seriam baseados em processos de fabricação já em uso por outros clientes da TSMC, disseram as pessoas, pedindo para não serem identificados porque os planos são privados.

As negociações com a Samsung, cujas capacidades de fundição superam as da TSMC, estão em um estágio mais preliminar, disseram as pessoas. Os representantes da TSMC e da Samsung não quiseram comentar. Um porta-voz da Intel referiu-se aos comentários anteriores de Bob Swan, CEO da empresa. As ações da Intel reverteram algumas perdas do início da sexta-feira, deixando as ações com queda de 0,5% nas negociações da tarde em Nova York.

Swan prometeu aos investidores que estabelecerá seus planos de terceirização e colocará a tecnologia de produção da Intel de volta nos trilhos quando a empresa relatar lucros em 21 de janeiro. A fabricante de chips mais conhecida do mundo historicamente liderou a indústria em técnicas de fabricação avançadas, essenciais para manter o ritmo de aumento de desempenho em semicondutores modernos. Mas a empresa sofreu atrasos de anos que a deixaram atrás de concorrentes que projetam seus próprios chips e contratam a TSMC para fazer a fabricação.

Sob a liderança de Jim Keller, os designers da Intel adotaram uma abordagem mais modular para a criação de microprocessadores. Isso fornece mais flexibilidade para fazer chips internamente ou terceirizar o trabalho. Mas Keller deixou a Intel no ano passado, e rivais, como Advanced Micro Devices Inc. e Apple Inc., seguiram em frente com seus próprios designs capazes e a tecnologia de produção mais avançada da TSMC. Isso colocou a Intel sob intensa pressão competitiva e a forçou a fazer mudanças de última hora nos roteiros de produtos, complicando sua tomada de decisão, disseram as pessoas.

“Temos outra grande linha de produtos em 2022 e estou cada vez mais confiante na liderança que nossos produtos de 2023 fornecerão em processos de fundição externa ou de 7 nanômetros Intel, ou uma combinação de ambos”, disse Swan em uma teleconferência em Outubro. Os processos de fabricação de semicondutores são medidos em nanômetros, com transistores cada vez mais microscopicamente pequenos amontoados em pastilhas de silício a cada nova iteração.

Em conferências subsequentes com investidores, Swan explicou que o momento de sua decisão é impulsionado pela necessidade de solicitar equipamentos de fabricação de chips para garantir que ele tenha capacidade de fábrica suficiente ou dar a um parceiro aviso suficiente para fazer preparativos semelhantes. Ser capaz de entregar de forma previsível produtos líderes aos clientes no prazo, com o custo certo, determinará quanto terceirização a Intel usará, disse ele.

A TSMC, maior fabricante de semicondutores para outras empresas, está se preparando para oferecer chips Intel fabricados com um processo de 4 nanômetros, com testes iniciais usando um processo mais antigo de 5 nanômetros, de acordo com as pessoas. A empresa disse que disponibilizará a produção de teste de chips de 4 nanômetros no quarto trimestre de 2021 e os embarques de volume no ano seguinte.

A empresa taiwanesa espera ter uma nova instalação em Baoshan operacional até o final deste ano, que pode ser convertida em produção para a Intel, se necessário, disse uma das pessoas. Os executivos da TSMC disseram anteriormente que a nova unidade Baoshan abrigaria um centro de pesquisa com 8.000 engenheiros.

O ativista investidor Dan Loeb também deu voz ao descontentamento dos acionistas com o que é percebido como a estagnação tecnológica da Intel, pedindo que a empresa faça mudanças estratégicas agressivas.

Embora a Intel tenha terceirizado a produção de chips de baixo custo antes, ela manteve a fabricação de seus melhores semicondutores internamente, considerando-a uma força competitiva. Seus engenheiros têm historicamente adaptado seus projetos aos processos de fabricação da empresa, tornando uma mudança para a terceirização de produtos principais impensável no passado.

Como fornecedora global de 80% dos processadores para computadores pessoais e servidores, a Intel produz centenas de milhões de chips todos os anos. Essa escala determina que qualquer fornecedor em potencial deve criar uma nova capacidade para acomodar a Intel.

Em julho, a empresa disse que sua produção de 7 nanômetros chegaria um ano depois do planejado. Isso se seguiu a um atraso de três anos na introdução da geração anterior de 10 nanômetros, que só está alcançando o uso comum agora. Esses atrasos permitiram que a TSMC e a Samsung reivindicassem uma tecnologia melhor pela primeira vez, com a TSMC já produzindo silício de 5 nanômetros em volume para a Apple e outros. Esse cronograma sugere que outros clientes poderiam mudar para uma melhor produção de TSMC antes que a Intel o fizesse.

As mudanças estratégicas da Intel estão acontecendo em um momento de demanda crescente, bem como mudanças tecnológicas na indústria de chips. O método tradicional de melhorar o desempenho reduzindo e amontoando mais transistores em cada pacote está sendo suplantado por técnicas mais sofisticadas que incluem o empilhamento de processadores e componentes de memória em chips únicos e a introdução de designs mais personalizados para tarefas como inteligência artificial.

A AMD e outros reduziram parcialmente o risco de os avanços de fabricação não prosseguirem no ritmo esperado, segmentando seus projetos, permitindo a montagem de vários componentes do processador em estágios. A Intel disse que também está avançando em direção a essa abordagem modular.

Eu acho que esta é outra farsa da Intel. Sou o CEO da Intel. Quero que os investidores pensem que estou resolvendo o problema, mas não estou, pelo menos não. Então, vou dar a eles uma solução que parece realmente ajudar.

Vou dizer a eles que estou terceirizando a produção para a TSMC. E vou, mas não muito, em termos percentuais, porque não posso. Não há capacidade.

No tópico sobre os comentários de François Piednoel na semana passada, ele fez uma observação muito boa. A Intel não pode terceirizar a produção de 1 milhão de CPUs por dia. Período. Por quê? Ninguém além da Intel pode fornecer essa capacidade e, mesmo se pudesse, a Intel estaria financiando totalmente a P&D do próximo nó da empresa, o que beneficiaria concorrentes como a AMD. Simplesmente não vai acontecer. A produção em massa deve continuar na Intel, mesmo quando seus processos antigos envelhecem e seus novos processos deixam de render.

Mas, sem dúvida, vamos anunciar algo que afastará os curiosos do nosso caminho por um tempo. Muito bem Intel, você os fez pensar que você está consertando as coisas, quando não está. Aumentar $ INTC pelo próximo trimestre ou mais, até que as questões de rendimento do nó sejam tão obviamente evitadas que não haja outra conclusão. Fim de jogo.

Olha o que apareceu, OC em um 11900K para 6.9GHz via NL2, as memórias também bateram 6666MHz.

Indo mais afundo nesse novo IMC da Intel, muitos estão falando que, em relação ao IMC dos SKylake, as latências e (principalmente) largura de banda serão piores quando passar dos 3600MHz, pois funcionará em modo "decoupled", então quem comprar a 11ªgen vai precisar seguir a mesma tomada que os usuários de Ryzen já fazem: Ter memórias que fiquem "coupled" com o IMC, dando preferência a afinar timmings e manter a frequência dentro do 1:1 o máximo possível. Vejam este outro OC, que conseguiu colocar 7466MHz CL13 nas memórias de um 11900K:

24d9499031cbe2c3efcc1bde6f92081c363ee57ef13876c25fd05e29710fc905.png

Para efeito de comparação, um 10900K com uma memória a 4600MHz CL16 faz 70892MB/s de leitura e 70226MB/s de escrita, com latência de 34.8ns (fonte: TPU Memory Leadboard). Resumindo, modo 1 = "coupled", modo 2 = "uncoupled/decoupled", tal qual o InfinityFabric 1:1/2:1 da AMD, então bem vinda Intel, agora venha e faça melhor/mostre como se faz (não duvido, visto que a hierarquia de memória da Intel > AMD) :3

Olha o que apareceu, OC em um 11900K para 6.9GHz via NL2, as memórias também bateram 6666MHz.

Indo mais afundo nesse novo IMC da Intel, muitos estão falando que, em relação ao IMC dos SKylake, as latências e (principalmente) largura de banda serão piores quando passar dos 3600MHz, pois funcionará em modo "decoupled", então quem comprar a 11ªgen vai precisar seguir a mesma tomada que os usuários de Ryzen já fazem: Ter memórias que fiquem "coupled" com o IMC, dando preferência a afinar timmings e manter a frequência dentro do 1:1 o máximo possível. Vejam este outro OC, que conseguiu colocar 7466MHz CL13 nas memórias de um 11900K:

Para efeito de comparação, um 10900K com uma memória a 4600MHz CL16 faz 70892MB/s de leitura e 70226MB/s de escrita, com latência de 34.8ns (fonte: TPU Memory Leadboard). Resumindo, modo 1 = "coupled", modo 2 = "uncoupled/decoupled", tal qual o InfinityFabric 1:1/2:1 da AMD, então bem vinda Intel, agora venha e faça melhor/mostre como se faz (não duvido, visto que a hierarquia de memória da Intel > AMD) :3
Ih rapaz, até a Intel agora terá essa frescura como os Ryzen? Ê laiá...

Galera foge um pouco ao tópico, estou com um i7 6700 parado aqui, qual valor poderia pedir nele? Até pensei em comprar uma placa mãe e ressuscitar o bicho, mas acho poucas opções e na faixa de 400 reais, creio que não compense, vcs tem vendido peças usadas por onde?

Por que agora é 1:1 e 1:2? lol

Users who are viewing this thread

Voltar