[TÓPICO DEDICADO] Intel Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

Tão dizendo pelos forums gringos que a Intel divulgou os números de performance antes do patch de correção da AMD para o Windows 11 e que era DDR5 4400 vs DDR4 3200.

Ahhh sim, filha da putagem vai comer solta ... ninguém é bobo q a diferença vai ser uns 10% só ... mas eu tou voltando para intel, pq tou de saco cheio de ficar mexendo em pbo+co ... e ficar afinando timming de memória ... sério, é um saco ... e pretendo vender meu 5950x bem próximo do que paguei ... aproveitar que vai demorar para essa geração intel se consolidar, ddr4 x ddr5 ... preço de placa mãe etc etc ...

e vou pegar a mobo mais barata z690 com ddr5 ... se pá, a memo eu trago de fora ...
 
Aparentemente as velocidades das memórias DDR5 vão ser ainda mais limtiadas do que pensava:
DRAMADL_575px.png

If the motherboard has two memory slots total, then the maximum support is DDR5-4800 in any configuration.
If the motherboard has four memory slots total, then the maximum support is DDR5-4400 when two slots are filled with any memory.
If all four memory slots are filled, single rank memory will support up to DDR5-4000.
If all four memory slots are filled, dual-rank memory will support up to DDR5-3600.
 
Aparentemente as velocidades das memórias DDR5 vão ser ainda mais limtiadas do que pensava:
DRAMADL_575px.png
Tem que ver o quanto de overclock aguenta e qual o benefício disso, afinal os Ryzen 5000 também estão limitados em 3200mhz se não me engano...mas 3800 é o Sweet spot.
 
Tem que ver o quanto de overclock aguenta e qual o benefício disso, afinal os Ryzen 5000 também estão limitados em 3200mhz se não me engano...mas 3800 é o Sweet spot.
Sim, acho que vai subir até bem, mas não nessa primeira geração de DDR5. A própria intel realizou testes usando 4400mhz ao invés de 4800mhz.
 
Sim, acho que vai subir até bem, mas não nessa primeira geração de DDR5. A própria intel realizou testes usando 4400mhz ao invés de 4800mhz.
O que me deixa perplexo é o CL. Tá altíssimo, sinceramente tenho dificuldades em enxergar benefícios práticos.
Meu kit, que é absolutamente normal, aguenta 3600CL16, aqui pra ter alguns MHz a mais chutaram a latência principal pra 40.
 
Vou esperar testes pra decidir se vou de DDR5 agora, ou vou deixar maturar, já que as latências de DDR5 e DDR4 não possuem comparação direta.
Quanto ao processador, é esperar concorrência pra fugir desse preço de pré-venda da Kabum.
 
Terá i3 12° para vender no br?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não vi i3 da 11° geração vender no br, por quê?
 
Vcs aí discutindo sobre ddr4 e 5 . E quem tá na ddr3 e vai upar agora ?

Penso que se pegar ddr4 com alder lake não seja ruim. Não tem investimento nisso mesmo e revenda é o que sempre foi . Daqui 2 anos, quando ddr5 tiver madura , pega outra mobo e ddr5 e dá mais um gás para seu alder lake . O que fazer com a mobo e ddr4 depois ? O mesmo que todos que tem mobo , cpu e ddr4 vão fazer tbm quando upar uai !! Pois quem pegar um amd 3d vai é pegar mesmo para esperar as ddr5 estabilizarem ... ou não ? Ou amd 3d é um produto só para quem já tem am4 ?
 
Aparentemente as velocidades das memórias DDR5 vão ser ainda mais limtiadas do que pensava:
DRAMADL_575px.png
nem compensa mexer com ddr5 por uns 2 anos ainda, melhor pegar um kit com ddr4 e ser feliz
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

unico interessante mesmo eh o 12600k, o resto ta inflado e n vale oq cobre
 
Terá i3 12° para vender no br?

Não vi i3 da 11° geração vender no br, por quê?
Não existe anúncio de i3 12Gen.

O i3 "considerado" 11Gen é o 10105 e 10105F, que tem 100Mhz a mais que 10100 (10Gen).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

unico interessante mesmo eh o 12600k, o resto ta inflado e n vale oq cobre
Achei caro por R$ 2450,00 num i5.
 
Última edição:
viram essa mobo

so achei esquisito nvme dela opera pcie 4.0 e nao em 5.0, pq sera q me fazem pcie 5.0 e nvme dela deixaram 4.0? nao deveriam ter colocado NVME mais decente pcie 5.0?
 
viram essa mobo

so achei esquisito nvme dela opera pcie 4.0 e nao em 5.0, pq sera q me fazem pcie 5.0 e nvme dela deixaram 4.0? nao deveriam ter colocado NVME mais decente pcie 5.0?

preço provavelmente.
 
Dei uma averiguada e não é somente a Newegg que está cobrando 650 dólares no 12900K, a Microcenter e a BestBuy estão cobrando a mesma coisa.
 
preço provavelmente.
É uma limitação do chipset, pode ser por vários motivos.:

- Instabilidade com muitas linhas (dando prioridade para o vídeo)
- limitações térmicas
- escolha comercial


Edit: na verdade é uma limitação DO PROCESSADOR. Será que não aguenta tantas linhas PCIe 5.0 com estabilidade? Estranho...


81544_03_intel-z690-chipset-detailed-16-pcie-5-0-lanes-for-next-gen-gpus.jpg
 
Pelas informações que li parece que Intel finalmente decidiu parar de mentir no TDP e já colocou 240W nessa linha nova. :mother:

Acho que só watercooler para aguentar bem o over.
 
O que me deixa perplexo é o CL. Tá altíssimo, sinceramente tenho dificuldades em enxergar benefícios práticos.
Meu kit, que é absolutamente normal, aguenta 3600CL16, aqui pra ter alguns MHz a mais chutaram a latência principal pra 40.

A G.SKILL anunciou um kit 6800 CL38, dá cerca de 11ns de latência, basicamente a mesma latência de um kit 3400 CL19. Ou a próxima geração de processadores vai se beneficiar muito mais da banda do que qualquer coisa...ou algo de errado não está certo :haha:
 
A G.SKILL anunciou um kit 6800 CL38, dá cerca de 11ns de latência, basicamente a mesma latência de um kit 3400 CL19. Ou a próxima geração de processadores vai se beneficiar muito mais da banda do que qualquer coisa...ou algo de errado não está certo :haha:
Cada pente ddr5 tem 2 canais de 32-bits (ao invés de 1 de 64 bits), então dá para a CPU fazer interleaving entre eles. O quanto isso vai ajudar na prática, só esperando os benchmarks pra saber.
 
Pelas informações que li parece que Intel finalmente decidiu parar de mentir no TDP e já colocou 240W nessa linha nova. :mother:

Acho que só watercooler para aguentar bem o over.

Um possível mau sinal acerca de temperaturas é que a nova linha XPS (Alder Lake) da Dell já vai vir com WC. Não que WC de 120mm seja alguma coisa muito relevante, mas provavelmente melhor que aquelas soluções retail de air cooler que costumam colocar.

KmagXIhQA5ThJqH8.jpg

Cada pente ddr5 tem 2 canais de 32-bits (ao invés de 1 de 64 bits), então dá para a CPU fazer interleaving entre eles. O quanto isso vai ajudar na prática, só esperando os benchmarks pra saber.

Massa. Curioso pra descobrir.
 
Cada pente ddr5 tem 2 canais de 32-bits (ao invés de 1 de 64 bits), então dá para a CPU fazer interleaving entre eles. O quanto isso vai ajudar na prática, só esperando os benchmarks pra saber.

Eu li em alguma spec que era um aumento de 36% de performance no DDR5 pela adoção de 2 canais de 32 bits. Resta ver na prática isso.
 
Aparentemente as velocidades das memórias DDR5 vão ser ainda mais limtiadas do que pensava:
DRAMADL_575px.png
DDR5 4800 é o padrão da CPU.
Pelo que estou vendo, as motherboards vão aceitar DDR5 até 6000, então não acho que vai demorar para sair versões overclockadas das memórias.

JDEC anunciou especificações para DDR5 5600 e 6400.

Estou achando que em benchmark, o resultado não vai ter muita diferença na prática com DDR4 3200 CL16 vs DDR5 4800 CL38.
 
Última edição:
DDR5 4800 é o padrão da CPU.
Pelo que estou vendo, as motherboards vão aceitar DDR5 até 6000, então não acho que vai demorar para sair versões overclockadas das memórias.

JDEC anunciou especificações para DDR5 5600 e 6400.

Estou achando que em benchmark, o resultado não vai ter muita diferença na prática com DDR4 3200 CL16 vs DDR5 4800 CL38.
uai, qualquer memo é overclocável .. vai depender da qualidade dos chips ... sei lah se para essa geração vai ter esse negócio de samsung b-die e tals ...
 
uai, qualquer memo é overclocável .. vai depender da qualidade dos chips ... sei lah se para essa geração vai ter esse negócio de samsung b-die e tals ...
Creio que ele estava falando dos profiles XMP já de fábrica além das frequências JDEC.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo