[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Esses 125W de TDP :oops: ... perdi algo ou esses 125W possuem alguma explicação fantástica? Como aquele lance de que 10nm no mundo real são "tipo 7nm" no mundo da Intel... 😅

Imagino que não seja à toa que no Press Kit que a Asus tá enviando para os reviewers colocaram um WC de 360mm junto... 😅
Difícil de acreditar, dado o consumo PL2.
PL2 o 12700k atinge 190W e o 12900k, 241W.

Difícil de acreditar, dado o consumo PL2.
PL2 o 12700k atinge 190W e o 12900k, 241W.
Nem Intel e nem AMD informam o real consumo.
A Intel era a aferição conforme determinada medição, tipo 1 core sem boost, sabe como é...igual o atual 7nm que é na realidade 10nm.

Pelo menos nessa geração estão declarando oficialmente o consumo dos 241W.
A AMD também não fica longe em full load, 5950X bate os 253,2W.

Pessoal fala muito do consumo do Intel, mas vivem no mundo de Narnia da AMD achando que AMD consome somente o declarado.

Última edição:
Tem fonte? Só achei isso aqui no pior caso com OC:
power-multithread.png

Detalhe que é todo o sistema, não só a CPU.

Nem Intel e nem AMD informam o real consumo.
A Intel era a aferição conforme determinada medição, tipo 1 core sem boost, sabe como é...igual o atual 7nm que é na realidade 10nm.

Pelo menos nessa geração estão declarando oficialmente o consumo dos 241W.

Pessoal fala muito do consumo do Intel, mas vivem no mundo de Narnia da AMD achando que AMD consome somente o declarado.

quer comparar o consumo de um processador 16/32, boa.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

power-multithread.png

Detalhe que é todo o sistema, não só a CPU.

Esse ai ele tira informações da mente dele.

Esse ai ele tira informações da mente dele.
Menos de 250w comsumidos pelo computador inteiro, durante teste de stress da cpu.

Menos de 200w ...

Se alguem souber, favor informar o teste ( em que site ) dá 253w somente o Ryzen 5950x.

PS. Eu tenho o 5950x , o 5900x e o 3950x, e nenhum deles chegam nem perto disso. Eu uso air cooler Noctua NH-D15 em todos.

Não entendo a fissura da galera com consumo de energia, sinceramente.

temperatura né ... esses pbos de hj em dia é temperatura pura ...

Nem tanto, o 5800X por exemplo, tem consumo menor que os Intel, mas é bem quente, basta ver o pessoal reclamando no tópico de coolers, que nada esfria esse bicho.

Temperatura é mais construção do chip do que consumo de energia.

Não entendo a fissura da galera com consumo de energia, sinceramente.

O mais interessante é que todos esses benchmarks que mostram o consumo na casa dos 200w, é tipo, usando aqueles benchmarks sintéticos que usam todas as funções do processador, como AVX512.

99% das pessoas aqui do fórum usam pra jogar, trabalhar, usar internet e nisso, ambos os processadores não vão gastar mais do que 80w ou passar dos 70ºC.

1. Esse PL2 é com a tensão no automático e o clock alto.
2. Ninguém usa o PC 24/7 em full-load, mesmo se usasse a diferença não é grande.
2.2 - 10980XE = 324W * 8 *R$ 1,08 * 30 / 1000 = R$ 83,98
2.3 - 59580X = 227W * 8 * R$ 1,08 * 30 / 1000 =R$ 58,83
IMPRESSIONANTES R$ 25,00 de diferença, dá pra encher o tanque 3 vezes em.
3. Consumo e temperatura estão sim ligados mas depende do chip, os Ryzen 5xxx mesmo são muito quentes mesmo sendo 7nm.
4. É muito provável que o que o CPU compense o consumo em full-load com o consumo em idle.

Não consigo compreender o problema do pessoal com consumo, aparecem aqui que nem formigas pra falar sobre, vai olhar o PC da assinatura é um PC de plebeu, não compra nada, parece velho ranzinza.

Game Nexus.

Não é comparação, é constatação de um fato.
Independemente do número de cores, a questão é que o pessoal da AMD fala tanto do consumo do Intel, como se AMD também não consumisse acima do TDP declarado em full load, entendeu?

Menos de 250w comsumidos pelo computador inteiro, durante teste de stress da cpu.

Menos de 200w ...

Se alguem souber, favor informar o teste ( em que site ) dá 253w somente o Ryzen 5950x.

PS. Eu tenho o 5950x , o 5900x e o 3950x, e nenhum deles chegam nem perto disso. Eu uso air cooler Noctua NH-D15 em todos.
Eu tenho um Threadripper 2990WX para trabalho com uma RTX 3090.
Segundo a AMD o TDP dele é 250W.
Em idle, o sistema consome 325~340W.
Se usado em trabalho, em full load com a CPU 100%, o consumo vai para 630~650W.

Última edição:
Nesse vídeo?

Se sim, é com um belo OC de 4.7GHz, acho que vc forçou um pouco a barra aí.

como se AMD também não consumisse acima do TDP declarado em full load, entendeu?
Em teoria, TDP era pra ser diretamente relacionado com temperaturas, e indiretamente com consumo de energia, mas o significado dessa sigla já foi belo buraco há anos e cada um faz oq quiser com ela, vide série 3000 e 5000 da AMD, mesmo TDP e litografia, porém temperaturas bem diferentes na prática.

No entanto, a AMD atualmente apresenta números mais baixos em stock, até pelo limite de potência do socket em si que existe:

Com essa transparência nova de potência em stock e turbo da Intel acho que as coisas vão ficar mais claras agr, seria legal se a amd seguisse essa linha também para tornar as comparações mais fáceis e diretas.

Se sim, é com um belo OC de 4.7GHz, acho que vc forçou um pouco a barra aí.
Isso não é OC.
O processador tem Base clock de 3.4Ghz com Boost clock até 4.9Ghz !!
Estando a 4.7Ghz está rodando dentro da margem default. Belo OC terá que ser bem acima dos 5.0Ghz.

Em teoria, TDP era pra ser diretamente relacionado com temperaturas, e indiretamente com consumo de energia, mas o significado dessa sigla já foi belo buraco há anos e cada um faz oq quiser com ela, vide série 3000 e 5000 da AMD, mesmo TDP e litografia, porém temperaturas bem diferentes na prática.
TDP, Total Design Power em teoria é o máximo de calor liberado quando a CPU está em full load gerando X Watts nesse pico.
Mas realmente, tanto o fabricante quanto o entendimento da galera se perdeu.

Intel rodando no Base Clock consome o TDP declarado. Exemplo, o 10700F tem TDP de 65W. Mas isso é em Base clock 2.9Ghz, se for medir no Boost clock de 4.8Ghz, lógico que nunca que vai ser isso, porém a Intel não informa direito e aí a galera entende e assume que o full load deveria ser os 65W e quando mede bate acima dos 100W.
A desinformação é complicada.

Os fanboys da AMD acham que o TDP em full load é aquele dito pela especificação da AMD, no caso do 5950X em 105W, porém se medir verá que tanto Intel quanto AMD, quando rodando em Boost Clock consomem muito mais que o declarado, o 5950X batendo acima de 250W.

O Threadripper 2990WX que uso, segundo a AMD deveria ter 250W TDP, porem quando medido (puxando da tomada) em idle dá 330W e em full load acima de 630W (PC inteiro), então não é só Intel que é uma usina ITAIPU, como tanto AMDista gosta de encher a boca para falar...

Com essa transparência nova de potência em stock e turbo da Intel acho que as coisas vão ficar mais claras agr, seria legal se a amd seguisse essa linha também para tornar as comparações mais fáceis e diretas.
Bom, esperamos mais transparência nas informações da Intel e AMD.
Antigamente a Intel soltava um detalhamento técnico bem rico, depois virou slide de PPT do pessoal de marketing.

Espero um real benefício do DDR5 em relação ao DDR4.
Se for igual a relação de diferença do PCI4 para PCI3, aí já viu,...

Última edição:
Isso não é OC.
Estando a 4.7Ghz está rodando dentro da margem default. Belo OC terá que ser bem acima dos 5.0Ghz.

TDP, Total Design Power em teoria é o máximo de calor liberado quando a CPU está em full load gerando X Watts nesse pico.

Intel rodando no Base Clock consome o TDP declarado. Exemplo, o 10700F tem TDP de 65W. Mas isso é em Base clock 2.9Ghz, se for medir no Boost clock de 4.8Ghz, lógico que nunca que vai ser isso, porém a Intel não informa direito e aí a galera entende e assume que o full load deveria ser os 65W e quando mede bate acima dos 100W.

Os fanboys da AMD acham que o TDP em full load é aquele dito pela especificação da AMD, no caso do 5950X em 105W, porém se medir verá que tanto Intel quanto AMD, quando rodando em Boost Clock consomem muito mais que o declarado, o 5950X batendo acima de 250W.

O Threadripper 2990WX que uso, segundo a AMD deveria ter 250W TDP, porem quando medido (puxando da tomada) em idle dá 330W e em full load acima de 630W (PC inteiro), então não é só Intel que é uma usina ITAIPU, como tanto AMDista gosta de encher a boca para falar...

Antigamente a Intel soltava um detalhamento técnico bem rico, depois virou slide de PPT do pessoal de marketing.

Meu deus ... É offtopic e vou parar por aqui ...

Tu mesmo disse que o clock default é 3.4GHz, que alias é o clock para todos os núcleos ativos do 5950X em 100% e sem magem térmica restante. Como que 4.7GHz em todos os núcleos não é overclock ? o clock para 1 núcleo 100% no boost ( stress single thread ) é 4.95GHz, mas chega em 5.05GHz com refrigeração adequada.

E o resto do computador não consome nada ?

Se for a mesma experiência das DDR2 para DDR3 , e das DDR3 para DDR4, vai piorar no início para depois evoluir.
As latências no lançamento das tecnologias são horríveis.

Chegamos no nível de querer comparar consumo em over com stock. Os malabarismos que os fanboys fazem em suas cabeças. :limo:

Apesar de o TDP informado pela AMD e Intel não ser o real consumo Intel tem exagerado na diferença nas últimas gerações:

122765.png

Pelo menos agora estão informando os 240W que é mais real.

Galera corajosa, já consumiu o estoque ínfimo das lojas online no BR antes de ver os testes da nova plataforma nos reviews :umad:

Isso não é OC.
Isso não é margem default, até mesmo na intel essa velocidade de boost é pra apenas 1 ou 2 cores. Deixar todos em turbo, e ainda mais ignorando o tau (tempo limite pro boost) é considerado OC sim e vai MUITO além do consumo de energia normal:

Enquanto nas CPUs mainstream o TDP é bem falacioso, nos TR e Epyc eles são bem precisos:

Ou vc tem alguma configuração de boost ligada na sua mobo que faz ele sair de stock, ou tem algum componente puxando um bocadinho de energia aí.

Vontade não faltou de upar para essa série 12000, porém os preços (principalmente das DDR5) estão proibitivos. O que acabei de fazer é abraçar um 9900K mesmo, assim não preciso trocar de kit, e entro em um 8/16 (mais future proof).
Alguém tem ideia de quanto poderia pedir no meu 8700K pra vender rápido?

Vontade não faltou de upar para essa série 12000, porém os preços (principalmente das DDR5) estão proibitivos. O que acabei de fazer é abraçar um 9900K mesmo, assim não preciso trocar de kit, e entro em um 8/16 (mais future proof).
Alguém tem ideia de quanto poderia pedir no meu 8700K pra vender rápido?
Pensando em fazer o mesmo, sair do 8700k e pegar o 9900k ou pegar um 10700k no eua na blackfriday.
Estava querendo pegar muito o 12700k, mas essas memórias

Pensando em fazer o mesmo, sair do 8700k e pegar o 9900k ou pegar um 10700k no eua na blackfriday.
Estava querendo pegar muito o 12700k, mas essas memórias
Uma boa! Vai estar muito bem servido com qualquer um deles!
Eu tentei lutar contra o meu "eu consumista", afinal minha meta é sempre 4K na melhor qualidade possível e "apenas" 60FPS, sendo assim o 8700K ainda atende qualquer jogo com folga, afinal não existe nenhum game que precise de fato de um octa core, e acho que ainda vai demorar um pouco para ser uma exigência. No final das contas o "fogo no rabo" falou mais alto e fechei no i9...:sei:

Isso não é OC.

tive um 5800x, realmente, é um forno total ... peguei um 5950x é esquentado também .. e 105watts é para ele sair da cama ... jogando leve, bicho chega em 180 watts fácil ... para manter em 80 graus, aio 360 da corsair urra bem ... para mim é bem fantasiosa essa eficiência da amd viu

tive um 5800x, realmente, é um forno total ... peguei um 5950x é esquentado também .. e 105watts é para ele sair da cama ... jogando leve, bicho chega em 180 watts fácil ... para manter em 80 graus, aio 360 da corsair urra bem ... para mim é bem fantasiosa essa eficiência da amd viu
Aproveitando o assunto, essas temperaturas mais altas é com uso mais alto da CPU por conta da taxa de quadros desbloqueada, né? Pergunto pois só vou trocar de cooler ano que vem, então vou usar com o 9900k um H80i de 8 anos de idade por enquanto, kkkkkk. Como travo em 60FPS o uso da CPU fica sempre baixo, o 8700k ficava sempre entre 55/60° em média, mas o 9900K é uma fornalha pelo que ouvi falar, então rola um certo receio, apesar de que obviamente não vou fazer over, e pretendo fazer undervolt.

Ou vc tem alguma configuração de boost ligada na sua mobo que faz ele sair de stock, ou tem algum componente puxando um bocadinho de energia aí.
Estava com 3080TI, porém migrei recentemente para a 3090.
Quando o cálculo começa, a CPU fica em 100% e coloca os cores variando entre 4.0 a 4.2Ghz.
Uso uma AORUS Xtreme,128Gb Corsair Vengeance 3200Mhz, gabinete Lian Li Dynamic 011 e cooler H150i da Corsair.

Mas enfim, o ponto ficou claro. Nunca o TDP declarado é o real.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar