[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início

O CEO da Intel, Pat Gelsinger, espera que a escassez de componentes dure até 2023​

Pat Gelsinger não espera ver um equilíbrio entre oferta e demanda até 2023​

O CEO da Intel espera que a escassez fique cada vez menor em 2022.

Outra perspectiva sombria para os entusiastas do PC, vinda de outro CEO importante. Quase um mês atrás, a CEO da AMD, Lisa Su, disse que não espera que a escassez termine até o segundo semestre de 2022. A escassez deve diminuir a partir do segundo semestre do próximo ano, acrescentou Su. Pat Gelsinger parece concordar com esse fato, mas não menciona especificamente quando.

O CEO da Intel espera que a escassez se torne um problema cada vez menor, mas não se deve esperar um equilíbrio entre oferta e demanda até 2023, como ele disse durante uma entrevista à CNBC

Estamos no pior momento; a cada trimestre do próximo ano, ficaremos cada vez melhores, mas eles não terão equilíbrio entre oferta e demanda até 2023
- Pat Gelsinger para CNBC

Portanto, agora todos os três CEOs da Intel, AMD e NVIDIA concordam que as restrições de fornecimento continuarão em 2022, já que até Jensen Huang confirmou em agosto que espera problemas de fornecimento na maior parte do próximo ano.

A Intel está agora pronta para lançar sua nova série de desktop Alder Lake de 10 nm no próximo mês, com SKUs móveis chegando no início do próximo ano. Além disso, a Intel lançará sua série de GPUs DG2 para desktops e móveis discretos sob a marca Arc Alchemist no primeiro trimestre de 2022. Não está claro como a Intel planeja lidar com o aumento de preços de componentes para evitar que suas CPUs e GPUs sejam vendido a um preço mais alto.

HiCookie overclocks Intel Core i9-12900K para 8 GHz e memória DDR5 para 8300 MT / s​

HiCookie quebra a barreira de 8 GHz com CPU Intel Alder Lake​

Um HiCookie overclocker extremo conseguiu algo que não era possível com a série Intel Core anterior, uma velocidade de clock de 8GHz.

G.SKILL mostra sua memória DDR5-7000 CL40 com overclock​

G.SKILL apresenta memória de velocidade extrema DDR5-7000 CL40​

7000CL40 já começa a ficar mais interessante na minha opinião.
Parece que realmente valerá a pena esperar pra que esses kits se tornem "normais".

Pelo visto os reviews vão sair hoje a noite, Linus Tech Tips não soltou video hoje, quando isso acontece é pq vem coisa boa.

Pelos cinebench vazados aí, parece que a Intel está de volta. Depois de muito tempo trazendo inovação com altos ganhos de desempenho.
Competição é vida!!!

7000CL40 já começa a ficar mais interessante na minha opinião.
Parece que realmente valerá a pena esperar pra que esses kits se tornem "normais".

ta lousco, eu sou hypado com new tech.
Mas upa o cpu hoje, sai 5k mobo, 3k na ram que e basica ddr5 4800mhz, + o cpu + cooler novo, não compensa nem a pau pela dif de performance x consumo
Quando os preços das mobos derem uma caida e tiver ddr5 bem mais rápida com melhor preço, dai já fica bem mais interessante.

A análise do Intel Core i9-12900K e do Core i5-12600K vazou​

Vazamentos de revisão de Alder Lake​

As análises do Intel 12th Gen Core estão chegando, na verdade, elas estão tão próximas que alguns revisores estavam tão ansiosos para compartilhar seus resultados que "acidentalmente" publicaram seus resultados um pouco mais cedo. Uma dessas revistas foi a Linus Tech Tips, que publicou seu vídeo mais de 8 horas antes do embargo.

Matéria completa no link:

Muitos de nossos leitores foram rápidos em fazer uma cópia, e quando dizemos muitos, falamos sério. Linus passa a ser um dos criadores de conteúdo mais populares, então, naturalmente, seu vídeo se espalhou muito mais rápido do que uma crítica típica antes do embargo. O vídeo LTT cobre jogos, produtividade, potência e testes de temperatura. A conclusão não está disponível porque o vídeo já foi retirado.

O sistema foi equipado com memória DDR4-3600 para garantir que todos os processadores utilizem a mesma tecnologia (os processadores AMD Ryzen ainda não suportam a tecnologia DDR5). O LTT testou todas as CPUs com o sistema operacional Windows 11 mais recente.

Alder-Lake-LTT-1.jpg

Sistema de teste Intel Alder Lake Linus Tech Tips

Jogos

De acordo com os slides de Recapitulação de jogos, tanto o Intel Core i9-12900K quanto o Core i5-12600K reivindicam a coroa de desempenho em jogos da série Ryzen 5000, mas apenas por alguns por cento e apenas os jogos testados por Linus Tech Tips (que não é uma lista muito extensa de títulos).

Alder-Lake-LTT-9.jpg

Alder-Lake-LTT-8.jpg

Intel Core i9-12900K / i5-12600K em jogos, Fonte: Linus Tech Tips / Ayxerious

Produtividade

O Lago Alder de médio alcance parece ser visivelmente mais rápido do que o Ryzen série 5000, mas a diferença pode depender dos SKUs sendo comparados. Por exemplo, o i5-12600K parece ser uma escolha muito melhor considerando que oferece 11% a 45% mais desempenho em comparação com o Ryzen 5 5600X, embora seja apenas cerca de 20 USD mais caro (com base no preço de lista atual). O i9-12900K, por outro lado, tem mais oposição dos CPUs Ryzen de 12 e 16 núcleos. Na verdade, Ryzen 5 5950X ainda é mais rápido que o carro-chefe Alder Lake, apesar de ambas as CPUs oferecerem a mesma contagem de núcleos (16), mas contagem de threads diferentes (24 para Intel vs 32 para Ryzen).

Alder-Lake-LTT-18.jpg

Intel Core i9-12900K / i5-12600K em produtividade, Fonte: Linus Tech Tips / Ayxerious

Alder-Lake-LTT-17.jpg

Intel Core i9-12900K / i5-12600K em produtividade, Fonte: Linus Tech Tips / Ayxerious

Consumo de energia

De acordo com os resultados dos testes, o consumo de energia em benchmarks de produtividade é muito maior do que o TDP (Processor Base Power) de 125W, porque tais testes são executados no modo Maximum Turbo Power (MTP), que está definido para 241W. Portanto, embora as CPUs Alder Lake realmente concorram com o desempenho da série AMD Ryzen 5000, elas consomem muito mais energia nesses testes.

Alder-Lake-LTT-19.jpg

Alder-Lake-LTT-20.jpg

Consumo de energia Intel Core i9-12900K / i5-12600K, Fonte: Linus Tech Tips / Ayxerious

Temperaturas

Em termos de temperatura, as CPUs perdem novamente nos benchmarks de produtividade (devido ao maior uso de energia que resulta em mais calor gerado), mas o carro-chefe Core i9-12900K parece estar realmente rodando mais frio do que Ryzen 9 5950X e até Ryzen 9 5900X em jogos testes como F1 2021.

Alder-Lake-LTT-23.jpg

Alder-Lake-LTT-24-1.jpg

Intel Core i9-12900K / i5-12600K Temperaturas, Fonte: Linus Tech Tips / Ayxerious

As análises do Intel 12th Gen Core entrarão no ar em cerca de 6 horas. Faremos uma análise abrangente de todas as mídias independentes.

ta lousco, eu sou hypado com new tech.
Mas upa o cpu hoje, sai 5k mobo, 3k na ram que e basica ddr5 4800mhz, + o cpu + cooler novo, não compensa nem a pau pela dif de performance x consumo
Quando os preços das mobos derem uma caida e tiver ddr5 bem mais rápida com melhor preço, dai já fica bem mais interessante.
Mas foi exatamente o que eu disse. Esse kit é o
suprassumo da tecnologia atual, caríssima. Quando esse kit se tornar "normal", os preços cairão e valerá a pena.

É, a Intel voltou

A análise do Intel Core i9-12900K e do Core i5-12600K vazou​

Vazamentos de revisão de Alder Lake​

As análises do Intel 12th Gen Core estão chegando, na verdade, elas estão tão próximas que alguns revisores estavam tão ansiosos para compartilhar seus resultados que "acidentalmente" publicaram seus resultados um pouco mais cedo. Uma dessas revistas foi a Linus Tech Tips, que publicou seu vídeo mais de 8 horas antes do embargo.

Matéria completa no link:

Muitos de nossos leitores foram rápidos em fazer uma cópia, e quando dizemos muitos, falamos sério. Linus passa a ser um dos criadores de conteúdo mais populares, então, naturalmente, seu vídeo se espalhou muito mais rápido do que uma crítica típica antes do embargo. O vídeo LTT cobre jogos, produtividade, potência e testes de temperatura. A conclusão não está disponível porque o vídeo já foi retirado.

O sistema foi equipado com memória DDR4-3600 para garantir que todos os processadores utilizem a mesma tecnologia (os processadores AMD Ryzen ainda não suportam a tecnologia DDR5). O LTT testou todas as CPUs com o sistema operacional Windows 11 mais recente.

Alder-Lake-LTT-1.jpg

Sistema de teste Intel Alder Lake Linus Tech Tips

Jogos

De acordo com os slides de Recapitulação de jogos, tanto o Intel Core i9-12900K quanto o Core i5-12600K reivindicam a coroa de desempenho em jogos da série Ryzen 5000, mas apenas por alguns por cento e apenas os jogos testados por Linus Tech Tips (que não é uma lista muito extensa de títulos).

Alder-Lake-LTT-9.jpg

Alder-Lake-LTT-8.jpg

Intel Core i9-12900K / i5-12600K em jogos, Fonte: Linus Tech Tips / Ayxerious

Produtividade

O Lago Alder de médio alcance parece ser visivelmente mais rápido do que o Ryzen série 5000, mas a diferença pode depender dos SKUs sendo comparados. Por exemplo, o i5-12600K parece ser uma escolha muito melhor considerando que oferece 11% a 45% mais desempenho em comparação com o Ryzen 5 5600X, embora seja apenas cerca de 20 USD mais caro (com base no preço de lista atual). O i9-12900K, por outro lado, tem mais oposição dos CPUs Ryzen de 12 e 16 núcleos. Na verdade, Ryzen 5 5950X ainda é mais rápido que o carro-chefe Alder Lake, apesar de ambas as CPUs oferecerem a mesma contagem de núcleos (16), mas contagem de threads diferentes (24 para Intel vs 32 para Ryzen).

Alder-Lake-LTT-18.jpg

Alder-Lake-LTT-17.jpg

Consumo de energia

De acordo com os resultados dos testes, o consumo de energia em benchmarks de produtividade é muito maior do que o TDP (Processor Base Power) de 125W, porque tais testes são executados no modo Maximum Turbo Power (MTP), que está definido para 241W. Portanto, embora as CPUs Alder Lake realmente concorram com o desempenho da série AMD Ryzen 5000, elas consomem muito mais energia nesses testes.

Alder-Lake-LTT-19.jpg

Alder-Lake-LTT-20.jpg

Consumo de energia Intel Core i9-12900K / i5-12600K, Fonte: Linus Tech Tips / Ayxerious

Temperaturas

Em termos de temperatura, as CPUs perdem novamente nos benchmarks de produtividade (devido ao maior uso de energia que resulta em mais calor gerado), mas o carro-chefe Core i9-12900K parece estar realmente rodando mais frio do que Ryzen 9 5950X e até Ryzen 9 5900X em jogos testes como F1 2021.

Alder-Lake-LTT-23.jpg

Alder-Lake-LTT-24-1.jpg

Intel Core i9-12900K / i5-12600K Temperaturas, Fonte: Linus Tech Tips / Ayxerious

As análises do Intel 12th Gen Core entrarão no ar em cerca de 6 horas. Faremos uma análise abrangente de todas as mídias independentes.

Consumo absurdo.

E já tá funcionando bem bom no linux também:
embed.php

Só falta suporte pro thread director, mas mesmo assim conseguiu bater o 5950x na maioria dos casos.

Já saiu algum review usando apenas DDR4 pra deixar em pé de igualdade? Queria saber a diferença de desempenho sem esse detalhe das memórias.

Consumo absurdo.
Acho que isso não é surpresa pra ninguém, já tá todo mundo acostumado com isso (infelizmente).

Consumo absurdo.
Meio que ninguém se importa com isso.

Minha 3080 fica em 350W de consumo em quase todo o tempo enquanto jogo. Qualquer outra coisa é trocado perto disso aí.

Impressionou o i5 ganhar do R9 na maioria dos casos, jogos diferença pouca, curioso para ver com ddr4, mas era obrigação da Intel ganhar dos Ryzen 5000, chip já velho, vamos ver como a AMD vai responder isso ano que vem, mas em jogos, AMD com o 3D Cache e se conseguir colocar clocks mais altos, vai ficar tudo igual

Já saiu algum review usando apenas DDR4 pra deixar em pé de igualdade? Queria saber a diferença de desempenho sem esse detalhe das memórias.

Acho que vi alguns. Até então parece que o mérito é todo do Alder Lake. Daqui uns meses talvez DDR5 comece a brilhar.

Acho que vi alguns. Até então parece que o mérito é todo do Alder Lake. Daqui uns meses quem sabe DDR5 comece a brilhar.
Mostra o link aí que eu não achei nenhum. Todos os grandes reviewers, até agora, fizeram os testes com o exato mesmo kit enviado pela Intel. Todos compararam DDR4 3200 contra DDR5 5200.

index.php

Mostra o link aí que eu não achei nenhum. Todos os grandes reviewers, até agora, fizeram os testes com o exato mesmo kit enviado pela Intel. Todos compararam DDR4 3200 contra DDR5 5200.
Teve uma que vi com DDR5-4400, mas mesmo assim ainda é discrepante.

Utilizando apenas DDR4 acho que realmente não percebi, mas sites como computerbase, capframeX e optimum tech (yt) fizeram review tanto com DDR4 quanto DDR5 então dá pra ver a diferença (ou no caso, talvez não ver diferença).

Bom, eu não olho muito a comparação entre os CPUs novos e sim o quão mais rápido estão em relação ao meu atual, no caso um 8700K, e mesmo num cenário onde os preços estivessem normais, eu não o trocaria pelo 12700K. Olhando a resolução que jogo e tudo... nao compensa! Mas é bom saber que a Intel se mexeu...

Provavelmente meu proximo upgrade será nos Ryzen em um novo Socket AM qualquer coisa hahahaa

Resumo da opera até agora , tudo dentro doque eu esperava
cenários aplicações
12600k otimo CPU bate forte no 5600x inclusive no 11900k
12700k bate forte no 5800x chegando no 5900x
12900k próximo 5950x não supera , considerando reviews que atiravam o pbo no 5950x ,
AMD não foi transformada em lixo tecnológico mas ficou com preços deslocados

Cenários em games , situação já é diferente , não ocorreu nenhum salto magico de performance , em cenários que intel tinha vantagem continuou igual , em situações que AMD tem vantagem continuou igual , no geral não teve incremento absurdo de rendimento em games.
DDR4 como esperado rendeu igual ou até melhor que ddr5 em games.

Como sempre Computerbase dando um show de review, meu Deus.

Ótimos processadores, conseguiram a façanha de deixar os AMDs fora de preço, terão que rever as tabelas. Performance ótima, bom consumo em games. Já quando usa 100% do processador...haja fonte.

No mais, vamos esquecer as DDR5 por enquanto...

Novo campeão entre os gamers = 12600K.

Em jogos o consumo é um pouquinho maior que AMD, que era o que o pessoal tanto zoava a Intel, não tem mais argumento agora.

A diferença em games não foi absurda (10% em média), pra mim pode valer a pena esperar e ver se os 5900x Cache 3D vão sair logo, de modo a trocar apenas o processador.
Ou tentar catar um 5900x normal a preço mais baixo.

Users who are viewing this thread

Voltar