[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

Cada pente ddr5 tem 2 canais de 32-bits (ao invés de 1 de 64 bits), então dá para a CPU fazer interleaving entre eles. O quanto isso vai ajudar na prática, só esperando os benchmarks pra saber.
Precisa de software ad hoc pra se beneficiar do interleaving?
 
Precisa de software ad hoc pra se beneficiar do interleaving?
Acho que não, talvez seja a nível de sistema operacional mesmo ou da própria CPU.
 
Saíram os primeiros preços das DDR5 aqui no Brasil:


Team Group Elite 32GB 4000c40 - 3200 reais à vista



Geil Polaris 32GB 4000c40 - 3300 reais à vista

 
Quero ver os benchs dessas ddr4 4000mhz 17-17-17-37 com essas ddr5 4800mhz 40-40-40-77
 
GKInfostore
Vi aqui que apareceu um modelo da Gigabyte DDR4 Z690 na terabyte tb...2400
Opa valeu, vou esperar o lançamento pra vir mais modelos e como vou trocar o pc inteiro vou logo pegar uma mb com ddr5 apenas mesmo. Ae meu pc "velho" (i7 6700k+ 16gb+ GTX 1080) vou usar de emulador quando montar um gabinete de arcade... ou usar de servidor NAS.... ainda não sei pra dizer a verdade :pensa:
 
Opa valeu, vou esperar o lançamento pra vir mais modelos e como vou trocar o pc inteiro vou logo pegar uma mb com ddr5 apenas mesmo. Ae meu pc "velho" (i7 6700k+ 16gb+ GTX 1080) vou usar de emulador quando montar um gabinete de arcade... ou usar de servidor NAS.... ainda não sei pra dizer a verdade :pensa:
Migrei para DDR4 quando lançou, mas por agora devo ir de DDR4 mesmo, pq pagar 3k em 32GB RAM DDR5 é surreal.

Minha configuração era igual a sua, exceto pelo RAM que troquei ano passado por 32GB com baixa latência.
 
Migrei para DDR4 quando lançou, mas por agora devo ir de DDR4 mesmo, pq pagar 3k em 32GB RAM DDR5 é surreal.

Minha configuração era igual a sua, exceto pelo RAM que troquei ano passado por 32GB com baixa latência.
então, como eu tenho a tendencia de manter a mesma configuração por mais de 5 anos, não me importo tanto em pagar mais, especialmente no inicio da geração.
 
Saíram os primeiros preços das DDR5 aqui no Brasil:


Team Group Elite 32GB 4000c40 - 3200 reais à vista



Geil Polaris 32GB 4000c40 - 3300 reais à vista


Se alguém tava em duvida se compensa mobo DDR5, acho que acabou..kkkk... pelo amor, custo x benefício zero. Só mega entusiasta encara.
 
cancelei meu 12900k por 4600 na kabum kkkkkk muita loucura, esperar fim de ano ... chega nuns 4200
Pior que não! Pode esperar acima de R$ 5mil.
Daqui para o fim do ano só vai aumentar.
A Kabum sempre lançou as CPUs com preço menor na pré-venda, depois só subiu, vide a linha 11gen.
E com a tendência do dólar aumentando, então já viu...
 
Última edição:
Só eu estou ansioso para os benchs? kkk
 
Independente de ser lançamento ou não, minhas considerações:
- Quem vai gastar R$ 5000,00 em um processador ( 12900k ) para jogar ? se o perfil se mantiver em relação as gerações anteriores, o 12600k deve ser o melhor para jogos.
- Os "vazamentos" mostraram dados de pouca credibilidade, incluindo comparação com o 5950x com perfis de gastos de energia bem diferentes.
- Onde estão as comparações entre 12900k e o 5950x em aplicações profissionais/edição/criação ? ambos custam R$ 5000,00 hoje, mas qual o custo da plataforma completa cpu+mobo+ram ? ( pode ser ddr4 mesmo )
- me parece que seguraram os reviewers, visando atiçar os compradores a comprar por impulso, não com base em testes prévios

Aguardando Gamers Nexus e Hardware Unboxed.

PS. não jogo no computador. Uso basicamente para VMs, desenvolvimento de aplicações ( banco de dados e aplicatibos erb ) e simulações.
PS. não sou fanboy da AMD. Os últimos cpus da AMD me atenderam melhor no quesito de uso para minhas necessidades.
 
Foi feito apenas o anúncio com pré-venda, algo comum nos últimos tempos. Os reviews sairão dia 4 de Novembro.
 
Independente de ser lançamento ou não, minhas considerações:
- Quem vai gastar R$ 5000,00 em um processador ( 12900k ) para jogar ? se o perfil se mantiver em relação as gerações anteriores, o 12600k deve ser o melhor para jogos.
Quem tem grana e que não se preocupa em gastar, só compra o top existente.

Independente de ser lançamento ou não, minhas considerações:
- Os "vazamentos" mostraram dados de pouca credibilidade, incluindo comparação com o 5950x com perfis de gastos de energia bem diferentes.
Comparativos sintéticos com 5900x e outros modelos, vide leaks que saem no videocardz. Fakes ou não, esperar dia 04/11 qdo os reviews sérios saem.

ambos custam R$ 5000,00 hoje, mas qual o custo da plataforma completa cpu+mobo+ram ? ( pode ser ddr4 mesmo )
Vai custar na faixa de R$ 10mil.

Aguardando Gamers Nexus e Hardware Unboxed.
Hardware Unboxed é fan de AMD declarado, provavelmente será um review biased.
Jay2Cents e Game Nexus tem mais credibilidade.

PS. não sou fanboy da AMD. Os últimos cpus da AMD me atenderam melhor no quesito de uso para minhas necessidades.
Discurso enrustido de quem é fanboy AMD mas não sai do armário. 😆
 
Última edição:
Eu acho que a nova linha da Intel será melhor que a atual linha da AMD sim.

Lembro que quando lançaram o 11900k tinham gráficos comparativos onde o Intel era melhor que a AMD em tudo.

Agora tem um gráfico que mostra 11900k x 5950 x 12900k e misteriosamente no novo gráfico o 11900k aparece abaixo do 5900x.

Manipular gráficos parece ser uma tarefa fácil.

Quanto ao i5 12600k apresentar um ganho de quase 50%... Bem o Intel HT ou AMD SMT tentam aproveitar partes ociosas do CPU para serem aproveitadas como uma pseudo tarefa.

Vide CPUz ou Cinebench onde vc joga os atuais 6C 12T e eles tem uma relação de 7.1~7.5 em multi thread ratio.

Como o novo i5 passa a ter 10 núcleos físicos sendo 6 deles com HT, nada mais justo do que ser 40% melhor em testes multi tarefa, mesmo sendo os efficiency cores, são núcleos físicos que parecem ter bom desempenho.

Serão ótimos processadores, um preço de lançamento simplesmente arrasador. Pena que o i5 12600k está chegando mais caro que o 5600X enquanto deveria ser mais barato.
 
Eu acho que a nova linha da Intel será melhor que a atual linha da AMD sim.
Também acho isso
Na verdade tenho certeza
Se uma empresa do tamanho da Intel não conseguir superar um produto concorrente que está no mercado a 1 ano pode mandar todo mundo embora
 
Esses 125W de TDP :oops: ... perdi algo ou esses 125W possuem alguma explicação fantástica? Como aquele lance de que 10nm no mundo real são "tipo 7nm" no mundo da Intel... 😅

Imagino que não seja à toa que no Press Kit que a Asus tá enviando para os reviewers colocaram um WC de 360mm junto... 😅
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo