[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

É que eu realmente não sabia que os 5000 eram compatível com a x370... Nesse caso, seria só trocar o processador (se for ele o problema, claro).
Mas to estudando aqui ainda, pensando seriamente em pular pra ddr5 já...
Eu só não pulei pra DDR5 pq sou chato com isso de overclock de memória e sei mto bem que DDR4 bem afinada não deve em nada pra DDR5 bem afinada, como postei um tempo atrás, mas quando o cenário tiver melhor, módulos de DDR5 mais baratos e com A-Die no BR e mobo boa pra DDR5, pretendo migrar tbm, principalmente pelos 2x16GB.
 
Boa noite pessoal, tô montando uma plataforma DDR5 1700, tenho duas opções de placa mãe e gostaria duma ajuda em qual a melhor.

1 opção:

Placa Mãe Asus ROG Strix B660-F Gaming WiFi, Chipset B660, Intel LGA 1700, ATX, DDR5, 90MB18R0-M1EAY0— suporta memória até 4800mhz sem OC​


ou 2 opção:

Placa Mãe Asus Prime Z790-P WIFI, Intel LGA 1700, ATX, DDR5, 90MB1CJ0-M0EAY0 - memórias 5600mhz sem OC​


as duas estão na mesma faixa de preço, com a ROG 100 mais cara, vou manter o kit i7 13700K + essa mobo por uns 4/5 anos, qual seria a melhor opção? Agradeço a todos.

Pessoalmente falando, eu pegaria Z790 de 1 vez, vai ter melhor suporte pra rams mais rápidas no futuro.
 
Mas não teria um "mudar de novo", ele iria manter a atual e só mudar depois, diferentemente de agora, que faria uma migração e alguns anos depois teria de mudar tudo de novo.

Mesmo que o 13700k ganhe do 5800x3D, ainda é exagero visto que ele tem uma 3070, com a grana que ele economizaria agora daria pra fazer um up melhor na 15ª da intel ou segunda geração das AM5.
Ah my bad, não vi que ele já tinha um Ryzen com mobo compatível e talz, nesse caso sem dúvida o 5800X3D mesmo.
 
Bom dia Pessoal, tudo bom!?
Estou tendo problemas com meu kit AM4 e estou estudando migrar para a nova geração da Intel. Quem por ai já adquiriu, estão curtindo a plataforma?

Estava pensando em pegar o kit "I7 13700k + z790", ai surgiram algumas dúvidas para equilibrar com meu setup atual (setup da assinatura).
- Posso manter normalmente as DDR4 até achar um bom kit DDR5?
- A fonte de 750W conseguiria segurar essa nova config?
- Vi que as mobo's z790 Aorus estão aparecendo com um preço competitivo, porém sou meio fãboy da Asus AHAUAHUA Alguma indicação de mobo Asus?
- Iceberg segura o 13700k ou seria interessante pensar em opções de 360mm?
Eu tive os Ryzen 1800x, 3900x e 5900x.

A plataforma da AMD é recheadas de bugzinhos desde a primeira geração, a gota d'água foi o 5900x dar problema e eu solicitar RMA do mesmo.

Após reembolso, migrei para a plataforma Intel com o 13700KF e posso dizer:

Estabilidade é tudo na vida de um hardware!

Após a migração nunca mais tive os bugs escrotos da AMD, o único ponto negativo da Intel até o momento, é a falta de transparência com o downloads de driver Chipset e afins, acabo sempre recorrendo ao Station Drivers para sempre me manter atualizado.

Eu pensaria em um WC de 360mm sim, como o Z73 da NZXT por exemplo que é excelente, ou fazer como eu e partir para um projeto Custom.
 
Pra jogar, um 13600k não é suficiente ?

Pelo que eu vejo, em 4k, não faz diferença a CPU, muito pouco mesmo.

Em 1080p, qual a diferença de sair, sei lá, de 130 fps para 140 ou 150 ?
 
 
Amigos, vou peguei um i5 13600K
Qual placa recomendam? B660M TUF(R$1200), B660M MSI MORTAR WIFI(R$1600) ou Z790M PRIME(R$1900)
Preços mais alto por que são a prazo
Entres as duas B660M vale a pena gastar a mais na MSI
O Wifi não faz diferença, digo em questão de garantia, qualidade de construção
 
Amigos, vou peguei um i5 13600K
Qual placa recomendam? B660M TUF(R$1200), B660M MSI MORTAR WIFI(R$1600) ou Z790M PRIME(R$1900)
Preços mais alto por que são a prazo
Entres as duas B660M vale a pena gastar a mais na MSI
O Wifi não faz diferença, digo em questão de garantia, qualidade de construção
Se vc quer economizar, pegue a TUF na Amazon(vendido e entregue por eles) pois lá ela esta R$1.135 em até 10x e ainda tem 4% de cashback pelo Inter.
 

insano 5.5 no 13600k , imagino a temperatura que ficou , aqui 5.3 eh oque consigo usar , ambiente vira um inferno de calor.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pra jogar, um 13600k não é suficiente ?

Pelo que eu vejo, em 4k, não faz diferença a CPU, muito pouco mesmo.

Em 1080p, qual a diferença de sair, sei lá, de 130 fps para 140 ou 150 ?
sobra poder.
 
Tb acho
Não boto muita fé nesses testes ai
Pois é, tanto canal conhecido que tem os reviews de 13600k, 13700k, 13900k, não precisa ver por aí. Gamer Nexus, Hardware Unboxed, etc
 
Se vc quer economizar, pegue a TUF na Amazon(vendido e entregue por eles) pois lá ela esta R$1.135 em até 10x e ainda tem 4% de cashback pelo Inter.
Então até vi esse anuncio
Porem preciso que venha com a bios atualizada, ai estou comprando na terabyte que eles fazem esse serviço
 
então pessoas, pra quem gostaria de saber o lance de DDR5 vs quantidade, bom aparentemente é fato que as z790 tem um controlador de memória melhorado

estou usando meus 4 pentes com 4800mhz sem problemas tbm, ou seja já próximo do certificado pelo kit, esse negócio de ficar limitado a 3600mhz ou pouco mais que isso não parece ser um problema agora

resumindo, é só um feedback pra quem ainda estiver com medo de ficar preso a 2 pentes

sim eu entendo o lance que só 2 pentes vai garantir frequências muito maiores, isso tbm é importante pra várias pessoas apesar de bem caro

mas pra quem não liga muito pra isso e quiser ir além dos 64 giga com memórias mais modestas sem tanto over, não terá problemas em utilizar os 4 slots
 
então pessoas, pra quem gostaria de saber o lance de DDR5 vs quantidade, bom aparentemente é fato que as z790 tem um controlador de memória melhorado
O controlador é na CPU, não na mobo, a mobo ajuda com construção de trilhas melhores e tal.
estou usando meus 4 pentes com 4800mhz sem problemas tbm, ou seja já próximo do certificado pelo kit, esse negócio de ficar limitado a 3600mhz ou pouco mais que isso não parece ser um problema agora
Bom saber, acho que seu caso é um pouco mais simples também já que são 96gb ao invés de 128gb, esse segundo caso é mais complicado.

A 13th gen parece que tá bem melhor que a 12th e os Zen 4, parece que dá pra tentar beliscar os 5000MHz com 128gb:
 
Ah my bad, não vi que ele já tinha um Ryzen com mobo compatível e talz, nesse caso sem dúvida o 5800X3D mesmo.
Eu to tentando consegue um r3 ou r5 baratinho aqui na minha cidade pra testar sobre os problemas que estou tendo.
Se o problema for o processador, peço RMA do meu R7 e vou atrás do 5800X3D... agora se o problema for a mobo, vou atrás de trocar de plataforma mesmo!

Vlw pela dica pessoal!
 
Pessoal, pra que tem/teve alguma placa mãe com Q-Code ou variantes, sempre que ele msotra um numero la, algum erro ta rolando?

Aqui, ele fica dando uns codigo diferente toda hora, mas ta tudo no padrão, testei o processador/Memória no Prime 95 e sem erros la.

Aqui ta variando 74/75/77 etc.

No manual mostra que são processos inicializando.

PS: Postei aqui também, pq isso talvez seja comum nas duas plataformas
 
Pessoal, pra que tem/teve alguma placa mãe com Q-Code ou variantes, sempre que ele msotra um numero la, algum erro ta rolando?
Não, ela mostra o código de acordo com o status atual dela, pode ser só ligando, fazendo teste de ram, teste de cpu, etc etc.

Erro é mais se travar em algum específico ou se ficar repetido demais sem dar boot. Eu pessoalmente achei aqueles códigos bem lentos e não tenho a menor falta com minha mobo nova que só tem os leds de debug.
 

O suporte a EXPO em sistemas Intel (assumindo que você está planejando montar um Intel) tem mais haver com o fabricante da placa-mãe. Da mesma forma que as BIOS das placas-mãe para AMD conseguem ler o perfis XMP, o conceito é o mesmo no caso do EXPO, ou seja, a BIOS de uma placa-mãe Intel precisa saber ler o perfil EXPO. A MSI introduziu essa funcionalidade nas placas-mãe Intel dela, chama-se "iEXPO". A Gigabyte também adotou algo semelhante, mas sem enfeites, aparece simplesmente como "XMP/EXPO" na BIOS.

Eu não duvido que os fabricantes de módulos DDR5 tenham adotado otimizações específicas para cada plataforma, mas via de regra, desde que o fabricante da placa-mãe tenha colocado o suporte de leitura de perfis XMP e EXPO na BIOS, dá pra usar qualquer módulo.

Agora, sobre os módulos que postou, eu particularmente escolheria a terceira opção (assumindo que estaria montando um Intel). Dando o benefício da dúvida para a G.Skill, os módulos "Flare" são otimizados para AMD sendo que o equivalente deles para Intel são os "RipJaws". A série Trident segue a mesma linha, sendo "TridentZ" para Intel e "TridentZ Neo" para AMD. Ainda que fosse ignorar totalmente a questão de XMP e EXPO continuaria com a terceira opção, pois as 2 primeiras usam chips Samsung (por conta do tRCD 36) e a última tem uma boa chance de serem chips Hynix.
 
Última edição:
Galera, boa tarde.
Pra quem tava acompanhando o problema do meu kit (R7 3700X + Crossahair VI Hero) deixar de reconher os slots b1 e b2 de RAM, realmente o problema era o processador. Consegui um R5 1600 e ele funcionou normalmente com as memórias nos slots.

Agora vem a dúvida: me sugeriram aqui no post, pegar um 5800x3D ao invés de ir para a nova geração da Intel, até porque seria um investimento bem menor. Mas será que compensa segurar o investimento e acabar continuando no AM4 sem possíveis upgrades? Penso mais no sentido de longevidade, minha mobo x370 já está com 5 anos de uso, caso de problema e precise substituir, ainda vou estar preso em um socket que não tem mais att (embora seja excelente).

Estou realmente travado na questão de diminuir o custo e pegar o 5800x3d ou gastar um pouco mais mas já partir pra uma plataforma de, na teoria, maior longevidade (z790 + i7 13700k)
 
e acabar continuando no AM4 sem possíveis upgrades?
Mas se vc mudar pra intel agora possivelmente também não terá upgrades. Há rumores de um refresh da 13th gen, mas não acho que seria algo que justificaria upgrade, e a geração que vier depois vai ser um socket novo de todo jeito.

Na AM5 que há a possibilidade de upgrade, mas eu recomendaria pular a primeira geração de toda forma.

E seu 3700x ainda tava na garantia? Já aproveita e corre que o reembolso deles geralmente é bem generoso.
 
Não, ela mostra o código de acordo com o status atual dela, pode ser só ligando, fazendo teste de ram, teste de cpu, etc etc.

Erro é mais se travar em algum específico ou se ficar repetido demais sem dar boot. Eu pessoalmente achei aqueles códigos bem lentos e não tenho a menor falta com minha mobo nova que só tem os leds de debug.
Eu descobri aqui, que depois que ta no Windows, aquilo é a temperatura do CPU, por isso fica variando monstro.

Ai bati com o Afterburn e é isso mesmo.
 
O suporte a EXPO em sistemas Intel (assumindo que você está planejando montar um Intel) tem mais haver com o fabricante da placa-mãe. Da mesma forma que as BIOS das placas-mãe para AMD conseguem ler o perfis XMP, o conceito é o mesmo no caso do EXPO, ou seja, a BIOS de uma placa-mãe Intel precisa saber ler o perfil EXPO. A MSI introduziu essa funcionalidade nas placas-mãe Intel dela, chama-se "iEXPO". A Gigabyte também adotou algo semelhante, mas sem enfeites, aparece simplesmente como "XMP/EXPO" na BIOS.

Eu não duvido que os fabricantes de módulos DDR5 tenham adotado otimizações específicas para cada plataforma, mas via de regra, desde que o fabricante da placa-mãe tenha colocado o suporte de leitura de perfis XMP e EXPO na BIOS, dá pra usar qualquer módulo.

Agora, sobre os módulos que postou, eu particularmente escolheria a terceira opção (assumindo que estaria montando um Intel). Dando o benefício da dúvida para a G.Skill, os módulos "Flare" são otimizados para AMD sendo que o equivalente deles para Intel são os "RipJaws". A série Trident segue a mesma linha, sendo "TridentZ" para Intel e "TridentZ Neo" para AMD. Ainda que fosse ignorar totalmente a questão de XMP e EXPO continuaria com a terceira opção, pois as 2 primeiras usam chips Samsung (por conta do tRCD 36) e a última tem uma boa chance de serem chips Hynix.
Chip Hynix M e A-Die são os melhores atualmente pra DDR5, Samsung é o a se evitar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo