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    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] IP CGNAT (Carrier Grade NAT) - Transição para o IPv6

Já que o meu provedor fornece ipv6, não seria uma justificativa para negar o fornecimento de Ipv4? Procurei me informar sobre o preço do IP público, e me informaram que está disponível apenas para links dedicados, que custam a partir de 700 reais...
Não custa nada dar uma chorada...
 
Já que o meu provedor fornece ipv6, não seria uma justificativa para negar o fornecimento de Ipv4? Procurei me informar sobre o preço do IP público, e me informaram que está disponível apenas para links dedicados, que custam a partir de 700 reais...
Tinha um regulamento da Anatel, que para implantar o CGNAT ( fruto do esgotamento das faixas de IPV4 ), tinham que implantar IPV6.
Novos equipamentos já tem suporte nativo a IPV6, e já existem também métodos ( gambiarra ) de redirecionamento de portas IPV6 da wan para clientes ipv4 na lan.

O grande salto vai ser a implantação do IPV6 nas redes 3G/4G/5G. Não sei se notaram que até agora as operadoras não ofertam IPV6 no celular.
 
Turma, ando comentando alguns pontos no post da Vivo Fibra, mas acho que aqui talvez eu consiga uma luz. kkkkkkkk
Na rua onde moro só existe (existia) Vivo Speedy de 8MB, recentemente eu descobri que um provedor do bairro tem fibra ótica na rua e eu assinei um plano com eles, eu sei que a fibra é da Vivo e passa por Ferraz Vasconcelos, mas pelo que entendi o acesso é por cgnat, e o meu Xbox não abre as portas NAT, só vive estrito, o resto funciona perfeitamente bem, a velocidade é espetacular 90MB que geralmente atingem 110MB, ou um pouco menos, nada fica lento, meu único problema é o Xbox mesmo...
Tem alguma forma de contornar isso mexendo no modem?
É um "Askey RTF7000, ONT"
 
Turma, ando comentando alguns pontos no post da Vivo Fibra, mas acho que aqui talvez eu consiga uma luz. kkkkkkkk
Na rua onde moro só existe (existia) Vivo Speedy de 8MB, recentemente eu descobri que um provedor do bairro tem fibra ótica na rua e eu assinei um plano com eles, eu sei que a fibra é da Vivo e passa por Ferraz Vasconcelos, mas pelo que entendi o acesso é por cgnat, e o meu Xbox não abre as portas NAT, só vive estrito, o resto funciona perfeitamente bem, a velocidade é espetacular 90MB que geralmente atingem 110MB, ou um pouco menos, nada fica lento, meu único problema é o Xbox mesmo...
Tem alguma forma de contornar isso mexendo no modem?
É um "Askey RTF7000, ONT
Muitas operadoras regionais, principalmente as que estão começando, usam esses equipamentos da Vivo, mas a única até o momento que pode utilizar tais equipamentos e a franqueada Terra Fibra.
Já houve casos aqui no fórum mesmo de equipamentos Vivo, com interface adulterada para a da empresa.
Mas vamos tentar resolver a sua demanda que é deixar o Xbox com NAT aberta.
Você recebe IPv6 desse provedor?
O meu provedor regional, o IPv4 é CGNAT, mas entregam IPv6. Resolvi da seguinte forma, colocando o Xbox em IP fixo, com UPNP ativo, e colocando o IP do Xbox em DMZ no modem da empresa.
No seu caso essas configurações serão feitas no roteador, a ONT, funciona apenas como conversor de fibra em internet.
 
Muitas operadoras regionais, principalmente as que estão começando, usam esses equipamentos da Vivo, mas a única até o momento que pode utilizar tais equipamentos e a franqueada Terra Fibra.
Já houve casos aqui no fórum mesmo de equipamentos Vivo, com interface adulterada para a da empresa.
Mas vamos tentar resolver a sua demanda que é deixar o Xbox com NAT aberta.
Você recebe IPv6 desse provedor?
O meu provedor regional, o IPv4 é CGNAT, mas entregam IPv6. Resolvi da seguinte forma, colocando o Xbox em IP fixo, com UPNP ativo, e colocando o IP do Xbox em DMZ no modem da empresa.
No seu caso essas configurações serão feitas no roteador, a ONT, funciona apenas como conversor de fibra em internet.
Não sei se é IPv6, eu só sei que o IP começa com 100.6...e no modem deles eu não consigo acessar nada, só no meu roteador. 🥲
 
Muitas operadoras regionais, principalmente as que estão começando, usam esses equipamentos da Vivo, mas a única até o momento que pode utilizar tais equipamentos e a franqueada Terra Fibra.
Já houve casos aqui no fórum mesmo de equipamentos Vivo, com interface adulterada para a da empresa.
Mas vamos tentar resolver a sua demanda que é deixar o Xbox com NAT aberta.
Você recebe IPv6 desse provedor?
O meu provedor regional, o IPv4 é CGNAT, mas entregam IPv6. Resolvi da seguinte forma, colocando o Xbox em IP fixo, com UPNP ativo, e colocando o IP do Xbox em DMZ no modem da empresa.
No seu caso essas configurações serão feitas no roteador, a ONT, funciona apenas como conversor de fibra em internet.
Nao adianta fazer isso se vc não tem ipv4 público.

quando meu provedor por erro deles , havia liberado um ipv4 público pra mim , isso que vc disse funciona. Depois que corrigirem e me colocaram em CGNAT , parou de funcionar.
 
Nao adianta fazer isso se vc não tem ipv4 público.

quando meu provedor por erro deles , havia liberado um ipv4 público pra mim , isso que vc disse funciona. Depois que corrigirem e me colocaram em CGNAT , parou de funcionar.
Meu antigo provedor havia fornecido ipv4 público e esse método funcionava, agora que estou em cgnat não funciona. Esperança agora é chegar um provedor grande na minha residência ou esperar que os jogos online tenham suporte completo a ipv6. Ip público no meu provedor só com link dedicado.
 
Não sei se é IPv6, eu só sei que o IP começa com 100.6...e no modem deles eu não consigo acessar nada, só no meu roteador. 🥲
Pra testar se você recebe IPv6 basta ir nesse site: https://test-ipv6.com/ ou neste: https://ipv6-test.com/ eles vão dizer se está recebendo IPv6 ou não.
Como eu disse o Askey RTF7000 é apenas um conversor de fibra pra internet, todas as configurações serão feitas no seu roteador.
Caso não dê certo entre em contato com o seu provedor, pra que eles liberem as portas que o Xbox usa direto no provedor.
Nao adianta fazer isso se vc não tem ipv4 público.

quando meu provedor por erro deles , havia liberado um ipv4 público pra mim , isso que vc disse funciona. Depois que corrigirem e me colocaram em CGNAT , parou de funcionar.
Não sei se o meu provedor anterior, já tinha liberado as portas do Xbox pelo CGNAT deles, mas comigo, funcionou nat aberto no Xbox One apenas fixando ip do videogame.
Na minha operadora atual o IPv4 está em CGNAT , mas estou recebendo IPv6. Mesmo assim estava com NAT restrito no Xbox One.
O Modem é um Fiberhome HG6143D, nele não há opção e reserva de endereço. Então precisei fazer isso no videogame, mesmo assim, continuava restrito.
Só resolveu, quando coloquei o Xbox One em IP fixo no final do range do modem, ativando UPnP, que não vem ativado por padrão, ainda assim tive que colocar o IP do Xbox em DMZ, aí ficou nat aberto sempre.
Meu antigo provedor havia fornecido ipv4 público e esse método funcionava, agora que estou em cgnat não funciona. Esperança agora é chegar um provedor grande na minha residência ou esperar que os jogos online tenham suporte completo a ipv6. Ip público no meu provedor só com link dedicado.
Jogos pra PC é mais complicado mesmo o suporte a IPv6, já no Xbox One não é problema, ele aceita conexão em IPv6. Se não me engano o PS4 é que tem problemas com IPv6.

O Xbox One está ligado via cabo de rede, não uso Wi-Fi.
 
Eu mudei da Tim 60mb para um provedor local, e na wan do meu roteador mostra ip 100.xxx e no site meuip outro ip.
Entendi que é esse tal de cgnat, só que eu testei no ps5 e não tive problema pra jogar online e nem no pc.
Detalhe que estou usando o meu archer c6, pois os caras nem trouxeram o modem deles, só colocaram a senha deles e já era.
 
cgnat é foda mesmo, e vc mesmo sentiu melhoria

Vou te falar que nem joguei direito esses dias....pelo menos as quedas que tinha na Sumicity não tenho mais...kkk

E o dono do provedor novo mora no andar de baixo....qualquer coisa é só gritar...kkkk
 
Pra testar se você recebe IPv6 basta ir nesse site: https://test-ipv6.com/ ou neste: https://ipv6-test.com/ eles vão dizer se está recebendo IPv6 ou não.
Como eu disse o Askey RTF7000 é apenas um conversor de fibra pra internet, todas as configurações serão feitas no seu roteador.
Caso não dê certo entre em contato com o seu provedor, pra que eles liberem as portas que o Xbox usa direto no provedor.

Não sei se o meu provedor anterior, já tinha liberado as portas do Xbox pelo CGNAT deles, mas comigo, funcionou nat aberto no Xbox One apenas fixando ip do videogame.
Na minha operadora atual o IPv4 está em CGNAT , mas estou recebendo IPv6. Mesmo assim estava com NAT restrito no Xbox One.
O Modem é um Fiberhome HG6143D, nele não há opção e reserva de endereço. Então precisei fazer isso no videogame, mesmo assim, continuava restrito.
Só resolveu, quando coloquei o Xbox One em IP fixo no final do range do modem, ativando UPnP, que não vem ativado por padrão, ainda assim tive que colocar o IP do Xbox em DMZ, aí ficou nat aberto sempre.

Jogos pra PC é mais complicado mesmo o suporte a IPv6, já no Xbox One não é problema, ele aceita conexão em IPv6. Se não me engano o PS4 é que tem problemas com IPv6.

O Xbox One está ligado via cabo de rede, não uso Wi-Fi.
Não adianta nada IPv6 pq nenhum jogo de Xbox one tem suporte pra IPv6.

acredito que o IPv6 é usado pra instalações remotas direito do site da Microsoft.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu mudei da Tim 60mb para um provedor local, e na wan do meu roteador mostra ip 100.xxx e no site meuip outro ip.
Entendi que é esse tal de cgnat, só que eu testei no ps5 e não tive problema pra jogar online e nem no pc.
Detalhe que estou usando o meu archer c6, pois os caras nem trouxeram o modem deles, só colocaram a senha deles e já era.
Mas não muda nada. O problema é se vc precisar criar alguma sala ou tentar jogar contra que não tenha NAT aberto. Vc não vai conseguir.

Por exemplo é o mk11, se vc chamar alguém pra uma luta privada. Não consegue. Agora em jogos com servidores dedicados não tem problema.
 
Não adianta nada IPv6 pq nenhum jogo de Xbox one tem suporte pra IPv6.

acredito que o IPv6 é usado pra instalações remotas direito do site da Microsoft.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Mas não muda nada. O problema é se vc precisar criar alguma sala ou tentar jogar contra que não tenha NAT aberto. Vc não vai conseguir.

Por exemplo é o mk11, se vc chamar alguém pra uma luta privada. Não consegue. Agora em jogos com servidores dedicados não tem problema.

Tenho mortal kombat 11 e vou fazer esse teste.
Versão steam. Luta privada tu diz criar uma sala lá e alguém random entrar?
Ou criar a sala e chamar algum amigo? Se for essa opção, é algo praticamente raro de acontecer comigo.
Por exemplo, o PES 2021 é conexão P2P, estou de host normalmente, ou não tem nada a ver também ?
 
Última edição:
Tenho mortal kombat 11 e vou fazer esse teste.
Versão steam. Luta privada tu diz criar uma sala lá e alguém random entrar?
Ou criar a sala e chamar algum amigo? Se for essa opção, é algo praticamente raro de acontecer comigo.
Por exemplo, o PES 2021 é conexão P2P, estou de host normalmente, ou não tem nada a ver também ?
Criar uma sala e chamar um amigo pra lutar contra.
Com relação ao pes 2021 , certeza que seus adversário tem NAT aberta.

tenta fazer isso com os dois em CGNAT pra vc ver
 
Não tenho como entrar na interface da ONU do meu provedor local enquanto estou conectado porque ou eles bloqueiam ou creio estar em bridge (só funciona quando estou com o cabo da fibra desligado) então não posso checar o IP que ele está recebendo, mas percebi que meu IP externo não muda faz meses. Isso pode ser sinal de que estou em CGNAT? Eu lembro que no passado o IP costumava mudar em torno de umas duas vezes por mês.
Quanto a jogos, faz tempo que não tento hostar nada do modo normal, mas da última vez que tentei o Steam Remote Play, ninguém conseguiu se conectar a mim. Não sei se está relacionado também.
 
Criar uma sala e chamar um amigo pra lutar contra.
Com relação ao pes 2021 , certeza que seus adversário tem NAT aberta.

tenta fazer isso com os dois em CGNAT pra vc ver

Entendi, até o momento sigo jogando fifa 21, tlous de boa no online.
Se algum momento zoar, já sei o que é.
 
Entendi, até o momento sigo jogando fifa 21, tlous de boa no online.
Se algum momento zoar, já sei o que é.
Servidores dedicados joga normalmente. Que ver um teste na prática ? Se vc tiver Xbox one e tem o Tnavigator instalado , tente criar uma host pra jogar on-line , tentar criar uma sala no retroarch. Ninguém vai conseguir entrar pq precisa abrir portas. Cgnat não abre portas , pq quem controla as portas é o equipamento da provedora.
 
Servidores dedicados joga normalmente. Que ver um teste na prática ? Se vc tiver Xbox one e tem o Tnavigator instalado , tente criar uma host pra jogar on-line , tentar criar uma sala no retroarch. Ninguém vai conseguir entrar pq precisa abrir portas. Cgnat não abre portas , pq quem controla as portas é o equipamento da provedora.

Entendi, valeu pela explicação.
É que quando eu fiquei sabendo desse cgnat, achei que seria algo que poderia me atrapalhar de imediato.
Mas como só jogo nesses servidores dedicados, está tudo ok no momento.
 
@zOi-br falei com o provedor e eles me forneceram um ip fixo, agora no teste de rede do xbox mostra nat aberta.
 
Pra galera que vive sofrendo com o CGNAT em provedor pequeno, uma dica é ligar e afirmar que precisa de IP pra um serviço de câmeras de segurança e ameaçar cancelar caso relutem, trabalho com cftv e tem muitos casos assim que os atendentes passam pra um fulano na empresa que resolve o problema.
 
Pessoal andei pensando sobre essa questão do CGNAT. Pra games q usam P2P realmente num tem jeito, as publishers vão ter q adequar a infra delas. Pra ed2k e BitTorrent eu num sei se tá afetando.

Tirando esses 2 casos, oq eu vejo q faz precisarmos de IPv4 público com port aberta é NAS, proxy, VPN, web server e algum outro service q tenhamos.

Eu num acesso meu NAS de fora, até por security. Web server num preciso acessar de fora pq já tenho um shared host. Pra acessar a casa via VPN, acho q dá pra fazer um esforço e usar IPv6.

Sobra proxy, e no meu caso tb tenho Subversion. Então, eu andei pensando, e acho q uma solução é contratar um VPS, os mais baratos com 1 CPU e 1 GB RAM estão na casa dos 5 bidens. Tava olhando esses dias, e só um serviço de Subversion tá custando no mínimo 2 bidens. A Plan.io é ótima e oferece um plano grátis mas com pouco storage e sem anonymous checkout.

Então, se for o caso de contratar um Subversion, compensa mais contratar logo um VPS e instalar nele Subversion, Squid/Danted, Wireguard, e de quebra um Pihole. Acredito q 1 CPU aguenta isso pra 1 ou no máximo 2 users. Um Debian com GUI desativada deve consomir menos de 400MB RAM, então fica uns 512MB, mais q suficiente pra comportar esses services.
 
Pessoal andei pensando sobre essa questão do CGNAT. Pra games q usam P2P realmente num tem jeito, as publishers vão ter q adequar a infra delas. Pra ed2k e BitTorrent eu num sei se tá afetando.

Tirando esses 2 casos, oq eu vejo q faz precisarmos de IPv4 público com port aberta é NAS, proxy, VPN, web server e algum outro service q tenhamos.

Eu num acesso meu NAS de fora, até por security. Web server num preciso acessar de fora pq já tenho um shared host. Pra acessar a casa via VPN, acho q dá pra fazer um esforço e usar IPv6.

Sobra proxy, e no meu caso tb tenho Subversion. Então, eu andei pensando, e acho q uma solução é contratar um VPS, os mais baratos com 1 CPU e 1 GB RAM estão na casa dos 5 bidens. Tava olhando esses dias, e só um serviço de Subversion tá custando no mínimo 2 bidens. A Plan.io é ótima e oferece um plano grátis mas com pouco storage e sem anonymous checkout.

Então, se for o caso de contratar um Subversion, compensa mais contratar logo um VPS e instalar nele Subversion, Squid/Danted, Wireguard, e de quebra um Pihole. Acredito q 1 CPU aguenta isso pra 1 ou no máximo 2 users. Um Debian com GUI desativada deve consomir menos de 400MB RAM, então fica uns 512MB, mais q suficiente pra comportar esses services.
Da pra criar uma OpenVPN grátis de 2 usuários na nuvem da Amazon. Tem tutorial no youtube
 
@zOi-br falei com o provedor e eles me forneceram um ip fixo, agora no teste de rede do xbox mostra nat aberta.
Infelizmente não estou conseguindo retorno do provedor...eles leem minhas mensagens e não respondem, outro dia responderam que iam passar para a área técnica para ver como liberar as portas que o Xbox usa e nada até hoje...
 
sem limite de prazo pra começarem a cobrar?
Que eu saibap não há previsão de cobrança, desde que não passe dos 2 usuários. Tem tutorial no canal do NetworkChuck se não me engano
 

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