IMPORTANTE!
Comprei 5 em agosto, três com SN começando em 4L e duas com SN começando em 4M e mais um adesivo começando em 21Y na carcaça externa (as 4L não têm esse adesivo extra).
Não sei quando começou pois só fui perceber quando fui dar uma manutenção no final de janeiro no cômodo em que ficam meus servidores e outros PCs.
Resumindo, as duas com SN começando em 4M e adesivo extra 21Yxxxx estão completamente desbalanceadas e as lâminas estão batendo nos 4 suportes que ficam na frente por onde sai o fluxo em qualquer velocidade acima de 40%, ou entre 1600 e 1700 rpm. Estou muuuuito longe de ser profissional da área, mas tenho certa experiência com fans em geral e possuo Gentle Typhoon ativas há uns 10 anos, desde originais Nidec, Servo e Scythe.
Tirei as pás pra dar uma olhada (é meio trabalhoso nas GT, mas já peguei o jeito) e não vi nada aparente no motor/rolamentos (novamente, não sou profissional). Consegui encaixar as pás de uma de uma Corsair A1224M12S (não tenho ideia de onde veio) sem muito esforço (a única que encaixou) e não bateu em nada mesmo em 100%. Não é um teste nada científico, estava apenas fazendo uns teste meio Professor Pardal, pois os perfis das duas pás são completamente diferentes.
Pedi ajuda pra um fita que conheço de fórums faz muito tempo, gravei um vídeo em 960fps pelo telefone com dois adesivos opostos e ele disse que as pás estão completamente fora de padrão de tolerância e ficou até surpreso que não tava batendo desde o início. Assim como suspeitei desde o início, ele levantou a hipótese que o adesivo extra "21Yxxx" é indicação que as duas fontes são refurb ou, segundo ele, mais provável, pás destinadas pra um batch de motor, mas foram parar em outro lote por algum motivo. Não encontrei nada relacionado nem nos cafundós da internet.
Tentei fazer o registro no site da XPG/Adata pra acionar a garantia mas não consigo completar de jeito nenhum. Tenho um SSD registrado lá de boa, não sei o problema. Tentei tudo que é browser em Linux, Windows e Android em várias redes mas trava todas as vezes. Enviei um email dia 15/2 e estou esperando resposta até agora.
Enfim, resumindo, não posso recomendar o produto com consciência limpa tendo 40% de taxa de defeito. Pode ser um caso único e tive um puta azar? Até creio que seja isso, mas, novamente, não posso em sã consciência deixar a recomendação, por mais que goste do produto. Como não dá pra editar o post original, peço a gentileza, caso possível, um modera deixar o relato no post inicial pros interessados. Não havendo a possibilidade, é viável e dentro das normas fazer um novo post com a minha experiência?