Caramba, faz quase 2 anos já que montei meu PC "novo", e só fui conhecer esse post agora. A maioria da galera aqui tem o Dynamic / XL, mas vou postar as fotos / mods que eu fiz no modelo Lian Li O11 Air. Pelo menos fica o registro.
3900X com Scythe Fuma 2 + x570 Asus TUF + Asus 3080 TUF (up recente) + 64GB RAM 3600MHz C16. Segue as fotos:
Mod 1: furação frontal para admitir 2 fans de 140mm em posição mais inferior
Mod 2: abertura traseira para admitir fan de exaustão atrás do heatsink da CPU:
Imagem do bloqueio (imagem da internet genérica para referência):
Processo de abertura:
Mod 3: essas gaiolas para lotar de HDs na lateral e parte superior. Na foto: 2 hds de 3.5" + 6 hds de 2.5", sendo duas camadas sobrepostas desses menores, são bem finos. A camada de trás não dá pra ver pelo ângulo frontal da foto. Os fans laterais ficam circulando ar neles. Agora a CPU tem exaustão correta:
Instalação do Scythe Fuma 2: por cerca de um mm o vidro nao fechou. Alguns heat pipes tinham pontas mais proeminentes, dei uma amassada no topo deles, e fechou justo em cima, não estão raspando mais por menos de 1mm:
Mod 4: abertura de uma passagem para cabos internos, só precisei por conta de uma placa expansora SATA que tinha entradas externas pra ligar nos HDs internos.
Mod 5: Coloquei dois HDs de 8TB Ironwolf NAS cada no cage dos Hds, e eles esquentam bem ali, alcançado quase 50°C. Adaptei dois coolers de 80mm pra resfriar a gaiola, a temp deles baixou para 40~42°C. Bem melhor. Pro fan externo somente fiz esses furos na porta e coloquei ele do lado de fora. Pro fan interno, surpreendentemente já tinha 2 parafusos perfeitamente espaçados onde consegui rosquear a fan.
Mod 6: não é do case dessa vez, é apenas um suporte anti sag caseiro receita da vovó com um utensílio doméstico que tinha acabado de quebrar (não quebrei só para isso, e fui ajustando a altura de pouquinho em pouquinho, para que ficasse ao mesmo tempo firme, sem forçar, e sem jogo para cair):
Fiquei rodando ele por cerca de um ano nessa config de fans. Coloquei uma divisoria de acrílico para nao deixar escapar ar quente pro intake do CPU, e nem deixar escapar ar frio pra exaustão. Rodou muito bem:
Como cabe certinho dois fans de 90mm na traseira agora, junto com os fans de 140mm no topo, comprei um Wraith Prism adicional pra exasutão. 3000 rpm cada, fica uma turbina de tirar ar quente se precisar rodar no máximo. Troquei os Kaze Flex por dois Noctuas no heatsink da CPU tb (A12x25 e A12x15). Baixou somente um grau, nem precisava ter trocado. Mas como precisava de 2 fans pra jogar ar na GPU em baixo, deixei eles aí e passei os kaze flex pra baixo. Os de 140mm no topo e frente são 2x Noctuas Redux e 2x Silent Wings.
A única parte que eu gostaria que fosse é que o RGB dos dois wraith prisms fossem sincronizados, mas eles tem uma defasagem entre si de tempos em tempos... eu poderia tentar resolver ligando o cabo argb mas não tenho um cabo split aí fica a preguiça e deixo assim mesmo.
Só que agora mudei para uma config mais simples, piorou 1 grau a temp da CPU (leia-se mesma coisa, praticamente), porém agora a vantagem é que não vou jogar poeira diretamente pra baixo. Perco um pouquinho no intake da CPU, mas tá tudo certo. Acabei de trocar, vamos ver se acumula menos poeira (a pressão continua positiva, apenas tiro a poeira que entrava pelo intake superior mesmo, e a ideia é uniformizar mais o fluxo interno de ar). Não fez diferença pras temps da GPU (65°C~70°C em full lod depois de horas rodando benchmark contínuo. Mas a TUF é realmente muito boa em resfriamento).
Para o controle das fans, uso esse programa excepcional gratuito:
Fan Control
Fica um print para mostrar o quão flexível ele é. Meu sonho era controlar pela bios, mas é extremamente limitado nas temps máximas, e esse atendeu excepcionalmente bem. Fica a dica para quem quiser.
Algumas fotos extras: