Oi, estou com algumas dúvidas em relação a roteadores e gostaria de além de solucionar meus problemas, entender melhor...
Primeiramente, nessas ultimas semanas percebi uma perda considerável em questão de velocidade de internet nos celulares como no meu computador, que esta via wifi também, em um primeiro momento acreditei ser algo com a operadora, porem ao medir a velocidade no computador que esta via cabo, onde esta o roteador e o modem(fibra) aparenta uma velocidade normal, em torno de 50MB(que é o contratado), e no computador por wifi e celular, de 17~25MB(apesar de ser rede sem fio, recebia mais de 40MB antes).
Os downloads então bem lentos, alguns momentos um ou outro ficam com velocidade decente, estou pensando que pode ser o roteador, é um TL-WR841N, estive pensando em conectar o meu computador(wifi) por cabo em breve, e alem disso trocar o roteador para um melhor, aparentemente algum Archer, se tudo der certo para ja colocar um realmente muito bom um C7 ou C9. Vale a pena com cabos cat6? Comprarei provavelmente pelo mercado livre, apesar dos relatos...
Enfim...
Estou pensando também que o problema pode não ser o roteador, talvez trocando ajude... Alem da lentidão para os downloads, tem aparecido um erro sobre tempo limite de conexão nos sites, o que estou quebrando a cabeça, dias que não acontece, dias que acontece, fiz de tudo que encontrei para solucionar, mas em tempos volta o erro, que salvez seja relacionado a dns, mais frequentemente no pc que esta via wifi, mas ja aconteceu no que esta via cabo. Qual seria a melhor solução para evitar esses problemas? Em casa, geralmente são um pc via cabo, um via wifi, e mais 4 celulares e as vezes (impressora e tv)... Mas gostaria de algo que suportasse mais dispositivos, pois esse numero fim de semana cresce, ou seja, ao todo por volta de 10 dispositivos conectados na rede, esta mesmo na hora de trocar o WR841N né? Ah, num futuro, que ja seja compatível com 100 ou 200MB de internet
Fora este problema, gostaria de saber sobre o dualband, com certeza o alcance, em relação ao wr841n o archer (c7 ou c9) o alcance será maior ou pelo menos igual? tanto em 2.4 como em 5ghz, sei que no meu computador(wifi) ele reconhece o padrão ac, significa um ganho de transferência correto? Caso eu use o antigo WR841N de bridge, sendo (MODEM>Archer>WR841N>PC"wifi") conectados via cabo, não terei perda correto? Apenas os dispositivos que se conectarem pelo wr841, usarei de bridge apenas se o alcance do Archer não conseguir ser maior que ele... Ou usarei na parte mais distante da casa se não chegar o sinal e for possível...
Bom, queria saber sobre frequência e canais, tem alguma configuração avançada que eu possa ir ajustando para o sinal(velocidade) ficar melhor ou é automático mesmo?
Queria saber mais sobre DHCP e DD-WRT, eu li um pouco por cima, queria saber se isso pode ser aplicado para alguma melhoria?
Apesar dos relatos de numero de série diferente, estou querendo arriscar comprar um roteador no mercado livre, dependendo do que me recomendarem com tudo que falei, e assim que ajeitar tudo, conto como foi minha experiencia kk