[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos WgomesxBR
  • Data de Início Data de Início
Não há outro Firmware*..

Mas eu não sinto nenhum problema no firmware ser em chines.. O tradutor funciona tranquilamente para ajustes, e uma vez configurado, não há motivos para acessa-lo novamente..

*Existe uma tentativa de openWRT sendo feito para ele que sofre com muitas limitações e diversos Bugs. Oficialmente não há suporte para o AX6.
Tem 2 tentativas de port do OpenWRT para o AX6 em progresso:

uma é essa chinesa que eles usam o SDK vazado da Qualcomm como base, essa dificilmente vai ser oficial algum dia, pois quebra regras de licença

e outra tentativa usando o driver que a Qualcomm disponibiliza para linux, o ath11k. Esse tem grandes chances de se tornar oficial, mas ainda está com alguns bugs de vazamento de memória (memória RAM vai sendo consumida por algum bug até o roteador ficar zerado e travar em alguns dias) https://forum.openwrt.org/t/adding-openwrt-support-for-xiaomi-ax3600/55049 apesar de estar no forum do AX3600, funciona no AX6 e AX9000 com modificações mínimas

Não há outro Firmware*..

Mas eu não sinto nenhum problema no firmware ser em chines.. O tradutor funciona tranquilamente para ajustes, e uma vez configurado, não há motivos para acessa-lo novamente..

*Existe uma tentativa de openWRT sendo feito para ele que sofre com muitas limitações e diversos Bugs. Oficialmente não há suporte para o AX6.

Ah, o tradutor do navegador funciona ali. Tava viajando e nem pensei nisso.
Valeu.

Ah, o tradutor do navegador funciona ali. Tava viajando e nem pensei nisso.
Valeu.
Sim, funciona, desde que você tenha uma conexão à internet funcional chegando ao AX6.. Se apenas se conectar ao AX6 por cabo ou Wifi sem que haja uma conexão de internet no Xiaomi, nao haverá internet para efetuar a tradução.

Exemplo: Ligando a WAN do AX6 à LAN da sua operadora ou ajustando o AX6 para funcionar como AP.

Pra att firmware do AX6 tem que fazer qual processo? Pois ouvi falar que tem uma versão do app que não está na Play Store, que é melhor que a oficial de lá.

Sim, funciona, desde que você tenha uma conexão à internet funcional chegando ao AX6.. Se apenas se conectar ao AX6 por cabo ou Wifi sem que haja uma conexão de internet no Xiaomi, nao haverá internet para efetuar a tradução.

Exemplo: Ligando a WAN do AX6 à LAN da sua operadora ou ajustando o AX6 para funcionar como AP.

Nessa situação, É possível fazer o seguinte passo?

Eu conectar a Internet com a ancoragem USB do meu Smartphone e com isso, poder ter acesso e traduzir as configurações
do roteador AX6?

Eu conectar a Internet com a ancoragem USB do meu Smartphone e com isso, poder ter acesso e traduzir as configurações
do roteador AX6?
Não tenho certeza, mas acho que se voce conectar o celular na USB e ao mesmo tempo estiver com o cabo de rede conectado, não sei onde o Chrome vai tentar buscar a tradução..
O melhor seria colocar algum ponto de internet na WAN do AX6 e partir dali..

Ou configurar o AX6 em chines mesmo seguindo alguns tutoriais no Youtube..

Vale lembrar que o AX6 já vem preparado para rodar em modo IP Automático usando a rede 192.168.31.1.. Já dá pra rodar sozinho, sem ajustes, a partir daí..

Pessoal, estou precisando urgente de um switch. Alguém pode me auxiliar? Não entendo nada de redes. Encontrei dois modelos, não sei nem a diferença entre eles, mas possuem preços similares. Valem a pena estes dois abaixo? Qual seria mais indicado pra mim que preciso apenas conectar mais alguns dispositivos?

Boa noite,

recentemente comprei um TP-Link Archer C21, pois o roteador da Claro não estava alcançando todo o apartamento.
Cabeei a porta WAN dele para o roteador Claro e fiz a configuração básica para o modo Acess Point. Beleza, agora tenho um bom alcance e pra uso comum de internet ele funciona bem.

Agora pra jogar, é muita perda de pacote, oscilação de ping... se torna uma experiência frustrante. Se volto a conectar no da Claro, até rola uns warping mas não sobe os alarmes de packet loss e o ping também se mantém relativamente baixo (jogando BFV e Hunt, que tem essas indicações nativamente). O que pode ser?

i) Acessei mas não consegui desabilitar o wi-fi do roteador da claro. Será interferência\sobreposição de canal?
ii) Enquanto escrevo, estou buscando atualização de firmware. Tem histórico de algo?
iii) Antes de ser configurado como Acess Point, se deixasse ele como roteador a conexão simplesmente caía, sendo reestabelecida em seguida. Ainda assim, a qualidade da internet era igualmente ruim.

Sei lá se o hardware é ruim, está mal configurado, está rolando alguma interferência.... Deem uma luz aí porque estou realmente desapontado com o bichinho.

Pessoal, estou precisando urgente de um switch. Alguém pode me auxiliar? Não entendo nada de redes. Encontrei dois modelos, não sei nem a diferença entre eles, mas possuem preços similares. Valem a pena estes dois abaixo? Qual seria mais indicado pra mim que preciso apenas conectar mais alguns dispositivos?

Switch gigabit não gerenciável é tudo igual. Escolha o mais barato.

Boa noite,

recentemente comprei um TP-Link Archer C21, pois o roteador da Claro não estava alcançando todo o apartamento.
Cabeei a porta WAN dele para o roteador Claro e fiz a configuração básica para o modo Acess Point. Beleza, agora tenho um bom alcance e pra uso comum de internet ele funciona bem.

Agora pra jogar, é muita perda de pacote, oscilação de ping... se torna uma experiência frustrante. Se volto a conectar no da Claro, até rola uns warping mas não sobe os alarmes de packet loss e o ping também se mantém relativamente baixo (jogando BFV e Hunt, que tem essas indicações nativamente). O que pode ser?

i) Acessei mas não consegui desabilitar o wi-fi do roteador da claro. Será interferência\sobreposição de canal?
ii) Enquanto escrevo, estou buscando atualização de firmware. Tem histórico de algo?
iii) Antes de ser configurado como Acess Point, se deixasse ele como roteador a conexão simplesmente caía, sendo reestabelecida em seguida. Ainda assim, a qualidade da internet era igualmente ruim.

Sei lá se o hardware é ruim, está mal configurado, está rolando alguma interferência.... Deem uma luz aí porque estou realmente desapontado com o bichinho.

Se sua internet for mais de 100 mega, esse C21 vai limitar a 100, pois as portas não são gigabit

Algumas sugestões para melhorias que vc pode tentar:
Cabear o PC até o roteador (se possível)
ou caso não seja possível cabear até o computador, cabear o C21 até mais próximo do pc e deixar como access point mesmo

Se sua internet for mais de 100 mega, esse C21 vai limitar a 100, pois as portas não são gigabit

Algumas sugestões para melhorias que vc pode tentar:
Cabear o PC até o roteador (se possível)
ou caso não seja possível cabear até o computador, cabear o C21 até mais próximo do pc e deixar como access point mesmo
Quanto a banda, vai ficar limitado mesmo, fazer o que.

Atualizei o firmware com a versão mais recente do site e aparentemente resolveu. Inclusive um dos changelogs era especificamente sobre isso.

Então fica a dica aí, atualizem seus firmwares nesse caso.

do roteador AX6?
Acho que dá pra usar o Google Lens no celular e traduzir. Só baixar o dicionário chines antes. Basta apontar a câmera que ele traduz na tela do celular.

Pequeno relato para MEU uso. Eu tinha um TP Link WR 840 (simples do simples) que supria normalmente a utilização da rede aqui (basicamente internet e 1 impressora wifi). Queria um roteador melhor para utilizar a totalidade do plano de internet (150 MB), optei pelo Archer C6. A rede ficou excelente, etc, porém em 2.4 Ghz notei perda de alcance em relação ao "simples" WR 840. Eu tenho um outro roteador que repete esta mesma rede, antes chegava tranquilo nele para jogar a internet mais adiante por cabo (a partir deste roteador que está em modo repetidor). Verifiquei com o Wifi Analyzer e realmente perdeu sinal naquele ponto.

A versão que estou usando do C6 é o 3.20, não sei se ele é para mercado USA, mas no site da TP Link eles dão a entender isto. Alguém sabe se o firmware do V3 serve nele, se eu teria algum ganho? Falo isto pois geralmente nos Estados Unidos os roteadores possuem mais limitação que versões Europeias ou para o BR.

Outro recurso que o WR 840 possuía era o horário agendado para desligar apenas o Wifi de visitantes, no C6 só há como configurar para desativar ou ativar todo o Wifi e não apenas a rede de visitantes.

Acabei colocando o WR 840 como access point para criar apenas a rede de visitantes.

Em resumo, para o ambiente que utilizo, o C6 ficou OK, porém para jogar sinal onde tenho um repetidor, em 2.4 Ghz, ele manda sinal mais fraco e pior que o WR 840...

Boa noite, galera.
Faz tempo que não acompanho o tópico.

Gostaria de saber há relatos de alguém que teve o roteador barrado pela anatel recentemente.
Além disso, alguém foi taxado ?

Edit:
Alguém sabe me informar se o AX6 da conta de 40 a 60 dispositivos conectados de uma vez?

Última edição:
Tenho um desses de 5 portas (no caso o TL-SG1005D), é básico, mas cumpre o objetivo de aumentar as portas gigabit do roteador, está funcionando a 1 ano sem nenhum problema

Se a diferença de preço não for muita, recomendo o de 8 portas, eu achei que 5 davam, mas sempre tem mais alguma coisa pra ligar
Não consegui comprar o SG1008D, qual outro gigabit seria bom?

Gostaria de saber há relatos de alguém que teve o roteador barrado pela anatel recentemente.
Além disso, alguém foi taxado ?
Barrado eu nao lembro de ter visto.. Taxado houveram acho que uns dois usuários.. Mas dezenas passaram direto.. Como não há isenção em compras feitas no exterior, a grande maioria teve sorte.. alguns não..

Alguém sabe me informar se o AX6 da conta de 40 a 60 dispositivos conectados de uma vez?
Para uma casa, sim..
Se for pra uso comercial, depende.. Seriam 60 dispositivos gerando tráfego pesado simultaneamente ou dispositivos onde a maioria é celular, cameras, sonoff? E a qual velocidade? Uma coisa é rotear 100mbps.. outra é rotear 600mbps pra 60 equipamentos..

O AX6 tem 512 Mb de RAM e suporta bastante dados de roteamento pra cada IP que se conecta nele.. Alguns dizem 4Mb máx por dispositivo.. que daria tranquilamente 128 equipamentos simultaneos..

Mas há também o processamento.. Processar velocidades baixas é simples.. Processar e distribuir velocidades altas para vários dispositivos de banda pesada é complicado, ainda mais se ligar o QOS e elevar o procesasmento para cada dispositivo...
Logicamente para uma instalação residencial não haveriam 50 máquinas rodando Netflix a 4K simultaneamente.. então existe bastante margem para funcionar sem engasgos..

Então encontrei essas 3 opções por menos de 120 pilas e com frete grátis:

D-link Dir-842 (no Mercado Livre)

TP-Link Archer C6 (no Mercado Livre)

Xiaomi Router Mi 4A (na Shopee)

Qual desses 3 seria melhor pegar e por quê?
Esqueça todos esses do ML.. É tudo golpe... por R$120 vc não vai encontrar nada novo Gigabit e Wifi5..
O Xiaomi é importado.. e se for pra importar, tem varias opcoes no Aliexpress..
Roteador é algo que vc precisa gastar com inteligencia.. Senao vai ficar arrependido e gastar de novo depois, e muito mais..

O roteador mais barato que eu vi foi o Mercusys AC12G por uns R$200.. Mas como todo roteador de entrada barato, sua performance nao vai ser muito melhor que o roteador da operadora como Vivo ou Net Claro..

Olá pessoal,

Estou precisando comprar um Roteador Wi-Fi 5 com portas Gigabit, mas estou curto de grana. Então não posso gastar muito e não preciso de muitas coisas "requintadas".

Então encontrei essas 3 opções por menos de 120 pilas e com frete grátis:

D-link Dir-842 (no Mercado Livre)

TP-Link Archer C6 (no Mercado Livre)

Xiaomi Router Mi 4A (na Shopee)

Qual desses 3 seria melhor pegar e por quê?

Agradeço pela ajuda dos companheiros!
Nenhum desses, como o Tecpix falou, os dois primeiros são golpes, estão bem abaixo do preço e vendedores sem nenhuma venda

O Xiaomi 4A é da China e a versão sem portas gigabit, vale a pena pagar um pouco mais e comprar a versão gigabit do 4A
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tem o LS1008G que parece ser equivalente ao SG1008D

Última edição:
O ideal seria pegar o usuário e senha ppoe na operadora e colocar o modem em modo bridge.
Mas como nem sempre isso é possível (como no seu caso em que a operadora não passa a senha), o melhor seria deixar o dhcp com o modem e usar o kit mesh como AP.
Na configuração que você fez foi criado um NAT, mas no fim das contas se não te atrapalha (acesso externo a nuvem privada, câmeras etc) eu nem mudaria. Apenas desligaria o wi-fi do modem da operadora para evitar interferência.
Eu tenho uma dúvida em relação a isso. Nós pesquisamos e pagamos caros por roteadores MUITO bons, que aguentam um número absurdo de dispositivos conectados simultaneamente realizando centenas ou milhares de tarefas por segundo. Qual é a real vantagem disso quando o modem da nossa operadora não funciona em modo bridge? Eu digo, se o trabalho de roteamento já é um trabalho complicado para o dispositivo, faz sentido eu comprar um Redmi AX6 e o modem vagabundo da minha operadora continuar fazendo o trabalho pesado, subutilizando meu aparelho novo? Será que devo brigar com minha operadora ou até mesmo trocar de operadora para obter a real vantagem de utilizar um AX6 na minha rede?

8 portas? Qualquer um desses:

1626968678657.png

-> https://www.tp-link.com/br/home-networking/soho-switch/?filterby=5989

Numa busca rápida encontrei pelo menos 2 a pronta entrega na Kabum.

Se quiser pode olhar outras marcas mas evite querer economizar muito, era possível encontrar na faixa dos 120~150 reais (max) mas o dólar alto deu uma incrementada no valor.

Vários deles tem versões com 5 portas também, tenho um par do SG1005D há anos e zero incômodo, já aguentaram bastante porrada.

Eu tenho uma dúvida em relação a isso. Nós pesquisamos e pagamos caros por roteadores MUITO bons, que aguentam um número absurdo de dispositivos conectados simultaneamente realizando centenas ou milhares de tarefas por segundo. Qual é a real vantagem disso quando o modem da nossa operadora não funciona em modo bridge? Eu digo, se o trabalho de roteamento já é um trabalho complicado para o dispositivo, faz sentido eu comprar um Redmi AX6 e o modem vagabundo da minha operadora continuar fazendo o trabalho pesado, subutilizando meu aparelho novo? Será que devo brigar com minha operadora ou até mesmo trocar de operadora para obter a real vantagem de utilizar um AX6 na minha rede?
Quando fui ajudar um amigo meu com a rede dele eu fiquei me perguntando a mesma coisa. No final das contas deixei o modem da operadora dele (que não tem opção Bridge) roteando um IP fixo para o AX1800, criei um DMZ e liberei as portas pro NAT Open do PS5 pra esse IP e liguei o PC, PS5, dispositivos wi-fi, etc todos no AX1800. Até hoje nenhum problema, ele faz lives na Twitch e joga de boas.

Desse jeito o modem da operadora só é responsável por um aparelho, que nesse caso é o AX1800.

Vlw!

Pela lógica o equipamento da operadora precisa fornecer processamento suficiente para entregar a velocidade contratada..

Eu, por exemplo, tinha 240mbps da NET e usava um Arris TG1692. Mudei para 500mbps e trocaram meu roteador por um Arris TG3442..

As Specs desse roteador são praticamente O DOBRO que o AX6 que uso como AP para o Wifi..
Processador Intel Atom DualCore de 2.5Ghz e 512GB de RAM..

Então não subestime o equipamento da operadora.. Veja certinho que há um real gargalo no roteamento (Não estou falando de Wifi) e se houver, é possível solicitar a troca por falta de compatibilidade com a velocidade contratada.

Errata: Vi agora o Teardown de um Arris TG3442 e ele possui 4 chips de memória de 128Mb, totalizando 512Mb de RAM..

Mas também deu para ver (imagino eu) que sejam 4 amplificadores em 5Ghz MuMimo 4x4 e três para 2,4Ghz MuMimo 3x3
pcb_front_marked.png

Última edição:
Quando fui ajudar um amigo meu com a rede dele eu fiquei me perguntando a mesma coisa. No final das contas deixei o modem da operadora dele (que não tem opção Bridge) roteando um IP fixo para o AX1800, criei um DMZ e liberei as portas pro NAT Open do PS5 pra esse IP e liguei o PC, PS5, dispositivos wi-fi, etc todos no AX1800. Até hoje nenhum problema, ele faz lives na Twitch e joga de boas.

Desse jeito o modem da operadora só é responsável por um aparelho, que nesse caso é o AX1800.

Vlw!
Mas vc conseguiu superar os problemas de NAT duplo com essa solução?

Mas vc conseguiu superar os problemas de NAT duplo com essa solução?
Teoricamente, mesmo acusando DuploNat nos consoles, a conexão entrante deve aparecer transparante no primeiro NAT, já que teoricamente toda solicitação externa seria redirecionada ao IP do AX1800..

Pela lógica o equipamento da operadora precisa fornecer processamento suficiente para entregar a velocidade contratada..

Eu, por exemplo, tinha 240mbps da NET e usava um Arris TG1692. Mudei para 500mbps e trocaram meu roteador por um Arris TG3442..

As Specs desse roteador são praticamente O DOBRO que o AX6 que uso como AP para o Wifi..
2.5Ghz de Clock e 1GB de RAM..

Então não subestime o equipamento da operadora.. Veja certinho que há um real gargalo no roteamento (Não estou falando de Wifi) e se houver, é possível solicitar a troca por falta de compatibilidade com a velocidade contratada.
Concordo contigo. Hj eu tenho 200 Mbps contratados e o modem deles é um Huawei EG8145V5. Não sei as specs dele, não achei em lugar nenhum na Internet. A questão é que tenho muitos dispositivos de casa inteligente aqui, e sinto que em algum momento esse cara pode arregar.

Users who are viewing this thread

• Voltar