[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos WgomesxBR
  • Data de Início Data de Início
Concordo contigo. Hj eu tenho 200 Mbps contratados e o modem deles é um Huawei EG8145V5. Não sei as specs dele, não achei em lugar nenhum na Internet. A questão é que tenho muitos dispositivos de casa inteligente aqui, e sinto que em algum momento esse cara pode arregar.
Relaxa que Sonoffs e afins quase não consomem processamento nem RAM.. Basicamente as tabelas de roteamento desses dispositivos são bem curtas e não necessitam de muito hardware para funcionar, já que as solicitações não são tão frequentes quanto um PC, tablet, celular, etc..

Concordo contigo. Hj eu tenho 200 Mbps contratados e o modem deles é um Huawei EG8145V5. Não sei as specs dele, não achei em lugar nenhum na Internet. A questão é que tenho muitos dispositivos de casa inteligente aqui, e sinto que em algum momento esse cara pode arregar.

Já tentou as senhas padrão da Huawei e ver se acessa o modem pra por em bridge?

user: Epadmin
senha: adminEp

se for da copel é
User: telecomadmin
senha: telecomc0p3l

Barrado eu nao lembro de ter visto.. Taxado houveram acho que uns dois usuários.. Mas dezenas passaram direto.. Como não há isenção em compras feitas no exterior, a grande maioria teve sorte.. alguns não..

Para uma casa, sim..
Se for pra uso comercial, depende.. Seriam 60 dispositivos gerando tráfego pesado simultaneamente ou dispositivos onde a maioria é celular, cameras, sonoff? E a qual velocidade? Uma coisa é rotear 100mbps.. outra é rotear 600mbps pra 60 equipamentos..

O AX6 tem 512 Mb de RAM e suporta bastante dados de roteamento pra cada IP que se conecta nele.. Alguns dizem 4Mb máx por dispositivo.. que daria tranquilamente 128 equipamentos simultaneos..

Mas há também o processamento.. Processar velocidades baixas é simples.. Processar e distribuir velocidades altas para vários dispositivos de banda pesada é complicado, ainda mais se ligar o QOS e elevar o procesasmento para cada dispositivo...
Logicamente para uma instalação residencial não haveriam 50 máquinas rodando Netflix a 4K simultaneamente.. então existe bastante margem para funcionar sem engasgos..

Valeu pela informação, Tecpix.
Valeu pela informação, tecpix.
O uso aqui seria em uma sala de estudos. Basicamente cada pessoa tem um celular e um notebook conectados. A maioria apenas acessa a internet como usuário comum e eventualmente para assistir video aulas/conferência no meet.
A velocidade ainda não foi decidida, mas estamos olhando planos entre 250 e 600mb.
Agora em tempos de pandemia a média de pessoas usando é de 10-15.
Futuramente pode chegar a 25-30 pessoas.

Pessoal, vê se vocês podem me ajudar:

Eu tenho um roteador TP-Link TL-WR740N v4.25 com firmware DD-WRT, que usava no meu quarto, no andar de cima da minha casa e que funcionava como repetidor de sinal Wi-Fi em 2.4GHz.

Eu assinei a Oi Fibra de 200 Mega e o modem está instalado na sala. Como a velocidade já é bem maior que os 150 Mbps do TL-WR740N, então eu queria um roteador que pudesse funcionar como repetidor Wi-Fi 802.11ac em 5GHz.

Eu encontrei um TP-Link Archer C6 por um ótimo preço.
Esse modelo pode funcionar como um bom repetidor de sinal de 5GHz?

Pra vocês terem uma ideia, com o TP-Link TL-WR740N eu conseguia uma taxa de sinal entre 85% e 88% no meu quarto.

boa noite como que coloca esse roteador ac86u em momo bridge?
Mas depende de qual operadora vc usa e o equipamento.........No roteador, vc configura de acordo com sua operadora

Na Claro/Net é só deixar a WAN em "Automatic IP".....Tim, Vivo e outras, pode ser que precise usar em PPPoE, ai vai ser preciso ver qual é o nome de usuario/senha e outras configurações

boa noite como que coloca esse roteador ac86u em momo bridge?

Modo "bridge" que eu saiba não existe neste roteador, isso é um termo usado nos modens das operadoras, Vivo, Net e etc...

O mais próximo disso, é o modo access point no Asus RT86U, eu uso aqui por exemplo, já que o roteador da Vivo não é ruim e gerencia minha rede sem problemas.

Agora se o roteador da operadora está em "bridge", o seu roteador (Asus) será o principal mas a configuração vai depender da sua operadora.

Mas depende de qual operadora vc usa e o equipamento.........No roteador, vc configura de acordo com sua operadora

Na Claro/Net é só deixar a WAN em "Automatic IP".....Tim, Vivo e outras, pode ser que precise usar em PPPoE, ai vai ser preciso ver qual é o nome de usuario/senha e outras configurações
Ja tenho o usuário e a senha devo ter colocado errado algo.

Modo "bridge" que eu saiba não existe neste roteador, isso é um termo usado nos modens das operadoras, Vivo, Net e etc...

O mais próximo disso, é o modo access point no Asus RT86U, eu uso aqui por exemplo, já que o roteador da Vivo não é ruim e gerencia minha rede sem problemas.

Agora se o roteador da operadora está em "bridge", o seu roteador (Asus) será o principal mas a configuração vai depender da sua operadora.

Vou tentar nesse modo aí aqui uso a loga

Pessoal, vê se vocês podem me ajudar:

Eu tenho um roteador TP-Link TL-WR740N v4.25 com firmware DD-WRT, que usava no meu quarto, no andar de cima da minha casa e que funcionava como repetidor de sinal Wi-Fi em 2.4GHz.

Eu assinei a Oi Fibra de 200 Mega e o modem está instalado na sala. Como a velocidade já é bem maior que os 150 Mbps do TL-WR740N, então eu queria um roteador que pudesse funcionar como repetidor Wi-Fi 802.11ac em 5GHz.

Eu encontrei um TP-Link Archer C6 por um ótimo preço.
Esse modelo pode funcionar como um bom repetidor de sinal de 5GHz?

Pra vocês terem uma ideia, com o TP-Link TL-WR740N eu conseguia uma taxa de sinal entre 85% e 88% no meu quarto.
Eu tenho o Archer C6 V3.2, ele é bastante estável para ser roteador principal, mas a rede 5GHz não tem um alcance muito longo, algo tipo uma parede e 5 metros de distância ele já cai a velocidade do Wi-Fi para 260Mbps ou 130Mbps

Já tentou as senhas padrão da Huawei e ver se acessa o modem pra por em bridge?

user: Epadmin
senha: adminEp

se for da copel é
User: telecomadmin
senha: telecomc0p3l
Sim, eu tenho acesso ao admin dele. Mas a configuração em si do modo de operação fica artificialmente travada por eles. 😢

Sim, eu tenho acesso ao admin dele. Mas a configuração em si do modo de operação fica artificialmente travada por eles. 😢
Tem um tutorial de como por um modem huawei em bridge aqui https://forum.adrenaline.com.br/threads/configuracao-huawei-hg8245h-em-modo-bridge.632789/

Não é o mesmo modelo, mas tem alguns macetes interessantes, como onde achar o usuário e senha do PPPoE dentro do modem, talvez ajude
Tem algumas imagens "quebradas", mas se vc mudar o link da imagem de https para http, elas funcionam

Eu tenho o Archer C6 V3.2, ele é bastante estável para ser roteador principal, mas a rede 5GHz não tem um alcance muito longo, algo tipo uma parede e 5 metros de distância ele já cai a velocidade do Wi-Fi para 260Mbps ou 130Mbps
Meu Tenda AC10 também não passava dos 120mbps depois de uma parede.. Imagino que isso seja normal em roteadores AC de entrada..
Hoje com o AX6, consigo 510mbps depois de uma parede e 280 depois de duas paredes.

O TP-Link e o Intelbras provavelmente tem o mesmo alcance mas o hardware do TP-Link é melhor. O D-Link DIR-842 é um produto sofrível porque sequer tem amplificador de rádio em 2,4 e 5GHz então tem um desempenho no wireless infinitamente pior.

Você se refere ao D-Link DIR-842 Revisão R1 (que é a comercializada oficialmente no Brasil)?

Faço essa pergunta porque eu vi que esse modelo tem ao menos 4 revisões conhecidas:

A1
C1
G1
R1 (Comercializada atualmente no Brasil)

Pensando em montar um mini PC com ryzen para ser roteador, assim da para escolher qualquer sistema para usar no roteador, ou seja, pfsense, untangled, mikrotik, openwrt e etc.

Alguém por ai com setup nesse esquema?

Estou com problema coloquei o modem em bridge e o roteador para discar mesmo tendo a senha fala que tem algo errado com o usuário ou a senha só que é a senha foi a operadora que me passou e dentro do modem eu vi que é a mesma …
Roteador ac86u

Estou com problema coloquei o modem em bridge e o roteador para discar mesmo tendo a senha fala que tem algo errado com o usuário ou a senha só que é a senha foi a operadora que me passou e dentro do modem eu vi que é a mesma …
Roteador ac86u
Ai foge um pouco deste tópico, mas recomendo ver o post oficial da sua operadora aqui no fórum (se for uma das grandes) ou pesquisar sobre "modelo do equipamento operadora + bridge"

Nunca tive internet com pppoe, mas ao longo dos anos vi posts quem alguns equipamentos precisam de mais configuração para funcionar do que só colocar usuário e senha no seu roteador.

Pensando em montar um mini PC com ryzen para ser roteador, assim da para escolher qualquer sistema para usar no roteador, ou seja, pfsense, untangled, mikrotik, openwrt e etc.

Alguém por ai com setup nesse esquema?
É uma boa pela flexibilidade, mas enquanto um roteador comum gasta 15 ou 20W, um PCzinho desses gasta uns 100W ou 150W de energia, fora o preço que é bem mais caro. Mas abre muitas opções, e se cansar de usar como roteador, dá pra ligar um monitor e usar como media player ou computador mesmo

É uma boa pela flexibilidade, mas enquanto um roteador comum gasta 15 ou 20W, um PCzinho desses gasta uns 100W ou 150W de energia, fora o preço que é bem mais caro. Mas abre muitas opções, e se cansar de usar como roteador, dá pra ligar um monitor e usar como media player ou computador mesmo
É esse é o problema, ou seja, gasta mais energia! Porém, acho que se montar um pc com um ryzen modelo U tipo um 2500U, eu não acho que vai gastar isso tudo de energia já que o tpd de tal processador é 15w apenas.

De qualquer forma o melhor roteador custo x beneficio atualmente, pode receber o openwrt ai talvez eu pegue ele! Que é o AX3600 da xiaomi que está por volta de 400-500 reais na china, sendo que ele tem processador quad core + npu dual core e 512 mb de ram.

É esse é o problema, ou seja, gasta mais energia! Porém, acho que se montar um pc com um ryzen modelo U tipo um 2500U, eu não acho que vai gastar isso tudo de energia já que o tpd de tal processador é 15w apenas.

De qualquer forma o melhor roteador custo x beneficio atualmente, pode receber o openwrt ai talvez eu pegue ele! Que é o AX3600 da xiaomi que está por volta de 400-500 reais na china, sendo que ele tem processador quad core + npu dual core e 512 mb de ram.
O pessoal (inclusive eu) compra bastante o Xiaomi AX6, por ser quase o mesmo hardware do AX3600, mas com acabamento um pouco mais simples por ~R$350

O pessoal (inclusive eu) compra bastante o Xiaomi AX6, por ser quase o mesmo hardware do AX3600, mas com acabamento um pouco mais simples por ~R$350
Eu já tenho um AX6000 da xiaomi que eu comprei devido ao seu foco no wifi... Portanto seria mais consistente pegar o ax3600, de qualquer forma não vou fazer isso agora e sim daqui a uns 3 meses mais ou menos. Vlw pela dica!

Última edição:
Interessante no AX6 que todos meus dispositivos recebem um IPv6 válido da Vivo. No meu antigo Mi Router 3g era IPv6 atrás de um NAT.

Senha que vem na etiqueta atrás do Huawei é nivel user e não super! E por isso as opções ficam bloqueadas assim como na Oi fibra... É necessário logar com o usuário super\root\telecomadmin\etc para ter acesso nivel super e assim trocar qualquer configuração do aparelho.

Users who are viewing this thread

Voltar