[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos WgomesxBR
  • Data de Início Data de Início
Ai foge um pouco deste tópico, mas recomendo ver o post oficial da sua operadora aqui no fórum (se for uma das grandes) ou pesquisar sobre "modelo do equipamento operadora + bridge"

Nunca tive internet com pppoe, mas ao longo dos anos vi posts quem alguns equipamentos precisam de mais configuração para funcionar do que só colocar usuário e senha no seu roteador.
Ok vou dar uma olhada

Por isso o pessoal tem recomendando o AX6 pelo CxB......Pode perder em alcance, mas é um hardware parecido (se não for igual) custando bem menos

Em março acabei pegando o AX3600 global sem pesquisar direito, paguei 536 em promoção (chegou 20/maio/2021)

O chinês já passava de 600 sem promoção.....Se já ia gastar mais deveria ter comprado o chinês...Até pq tenho um AX1800 chinês

Depois de td isso, o que uma pessoa normal faria? Pesquisar melhor, vender o AX3600 global e comprar um AX6 e fazer mesh com o ax1800?

Nada disso, fiz uma c*gada maior..... O bobão aqui comprou um AX1800 Global (AX5 com firmware em inglês)

AX3600 e 1800 global em mesh, ambos não recebem update de firmware faz tempo e tem alcance capado......

No app, não mostra os dispositivos offline...Só da pra mexer no QoS e IP Fixo se o dispositivo estiver conectado

Última edição:
É esse é o problema, ou seja, gasta mais energia! Porém, acho que se montar um pc com um ryzen modelo U tipo um 2500U, eu não acho que vai gastar isso tudo de energia já que o tpd de tal processador é 15w apenas.
Vi num Review um MiniPC com esse Ryzen e o pico gasto foi em torno de 39W.. Em Idle ele usa 6.5W.. entao imagino uma média de 20W de consumo.. que daria uns ~15KW/mês
Um Archer C6 consume 5 vezes menos, somando uns 3KW/mês.. E roda OpenWRT..

Vi num Review um MiniPC com esse Ryzen e o pico gasto foi em torno de 39W.. Em Idle ele usa 6.5W.. entao imagino uma média de 20W de consumo.. que daria uns ~15KW/mês
Um Archer C6 consume 5 vezes menos, somando uns 3KW/mês.. E roda OpenWRT..
Sim, mais ai tu esquece dois detalhes!
  • Primeiro é que o mini pc não ficaria nem perto dos 100% de load em 100% do tempo assim como o roteador também não. Acho que da para abaixar essa média de consumo um pouco mais.
  • Segundo é que ao comparar com um archer C6, é meio nada a ver já que o C6 é um roteador bem fraquinho e de entrada ainda mais quando falamos em hardware... O certo é comparar com um roteador que tenha pelo menos um CPU quase que equivalente(quad core e perto dos 2ghz) como um asus RT-AX86U ou TP-Link AX6000 que então tem pico bem mais alto de consumo.
Quando vc usa um roteador realmente bom uma vez, ou seja, que tem hardware e software bons(que te abre várias possibilidades com scripts\addons open source), nunca mais vc olha para um TP-Link da vida como uma possível compra a não ser que o mesmo suporte openwrt e tenha um hardware descente! O problema é que atualmente esse não é caso, como podemos ver nos AX6000 e AX73 que são broadcom e basicamente nunca vão ter suporte a openwrt e o software da TP-Link é sem condições, é basicamente um desperdício esses roteadores com um firmware daquele.

Sim, mais ai tu esquece dois detalhes!
  • Primeiro é que o mini pc não ficaria nem perto dos 100% de load em 100% do tempo assim como o roteador também não. Acho que da para abaixar essa média de consumo um pouco mais.
  • Segundo é que ao comparar com um archer C6, é meio nada a ver já que o C6 é um roteador bem fraquinho e de entrada ainda mais quando falamos em hardware... O certo é comparar com um roteador que tenha pelo menos um CPU quase que equivalente(quad core e perto dos 2ghz) como um asus RT-AX86U ou TP-Link AX6000 que então tem pico bem mais alto de consumo.
Quando vc usa um roteador realmente bom uma vez, ou seja, que tem hardware e software bons(que te abre várias possibilidades com scripts\addons open source), nunca mais vc olha para um TP-Link da vida como uma possível compra a não ser que o mesmo suporte openwrt e tenha um hardware descente! O problema é que atualmente esse não é caso, como podemos ver nos AX6000 e AX73 que são broadcom e basicamente nunca vão ter suporte a openwrt e o software da TP-Link é sem condições, é basicamente um desperdício esses roteadores com um firmware daquele.
É isso aí.. O Asus AX88 consome em torno de 9.8W de pico.. R$7/mês
index.php

Sobre o MiniPC, realmente só testando e medindo.. Se colocar muita regra e tiver um link muito largo (500, 600mbps), provavelmente vai consumir mais também.. 20W ele fica quando roda cheio só uma tread do processador..

Por esse preço ele deve ter comprado na mesma loja que eu comprei, que tinha um cupom ( brnew37 ) para novos usuários pra sair nesse preço..

Pela velocidade que ele comentou, eu chuto umas 3, 4 paredes.. Pois é mais ou menos essa velocidade que eu pego no jardim de casa, com o sinal passando por duas paredes mais a laje, já que o meu AX6 tá centralizado no andar de cima do sobrado que moro.
Showww obrigado pelo relato.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

aos que compraram ax6 com o brnew37 recentemente, tudo certo com o roteador? por falar nisso sobre o ax3 pro vi relato dizendo que teve atualizações dele como está a estabilidade deles nessas novas versões de firmware?

Última edição:
Estou querendo adquirir um roteador com tecnologia mesh. Pretendo comprar 2. Gostaria de saber se obtenho o mesmo desempenho se utilizar dois AX5 conectados pelo cabo ou 1 AX6 + 1 AX5?

Olá pessoal, qual o melhor roteador até 250$ ?

Estive acompanhando os preços do AX3 Pro e do AX6. Cara, simplesmente mataram o AX3 Pro quando criaram essa versão global capada. O AX3 chinês está atingindo preços exorbitantes, bem maiores do que o do AX6. Perdeu todo o custo benefício.

Senha que vem na etiqueta atrás do Huawei é nivel user e não super! E por isso as opções ficam bloqueadas assim como na Oi fibra... É necessário logar com o usuário super\root\telecomadmin\etc para ter acesso nivel super e assim trocar qualquer configuração do aparelho.
Aparentemente minha operadora trocou a senha. Tentei todas as possíveis. E duvido que eles forneçam, são bem chatinhos quanto a isso.

Estou querendo adquirir um roteador com tecnologia mesh. Pretendo comprar 2. Gostaria de saber se obtenho o mesmo desempenho se utilizar dois AX5 conectados pelo cabo ou 1 AX6 + 1 AX5?
o AX6 tem o dobro de RAM e FLASH que o AX5, então teoricamente suportaria mais pessoas conectadas ao mesmo tempo, aí depende de vc ver se vale a pena a diferença de preço

Por isso o pessoal tem recomendando o AX6 pelo CxB......Pode perder em alcance, mas é um hardware parecido (se não for igual) custando bem menos

Em março acabei pegando o AX3600 global sem pesquisar direito, paguei 536 em promoção (chegou 20/maio/2021)

O chinês já passava de 600 sem promoção.....Se já ia gastar mais deveria ter comprado o chinês...Até pq tenho um AX1800 chinês

Depois de td isso, o que uma pessoa normal faria? Pesquisar melhor, vender o AX3600 global e comprar um AX6 e fazer mesh com o ax1800?

Nada disso, fiz uma c*gada maior..... O bobão aqui comprou um AX1800 Global (AX5 com firmware em inglês)

AX3600 e 1800 global em mesh, ambos não recebem update de firmware faz tempo e tem alcance capado......

No app, não mostra os dispositivos offline...Só da pra mexer no QoS e IP Fixo se o dispositivo estiver conectado
Eu vi algumas pessoas carregando firmware chinês na versão global e dizendo que ficou bem melhor o alcance, talvez é só limitado por software e o hardware seja o mesmo

Olá pessoal, qual o melhor roteador até 250$ ?
Xiaomi AX5: grande alcance e estabilidade, portas gigabit, wifi AX, mas precisa importar e o software é em chinês.
Archer C6 v3.2: Nacional, alcance médio, boa estabilidade, portas gigabit, software em português, garantia, etc
Xiaomi 4A gigabit: barato, alcance médio, portas gigabit, excelente preço importando, mas tem em lojas nacionais tbm. Tem suporte oficial ao OpenWRT

Eu vi algumas pessoas carregando firmware chinês na versão global e dizendo que ficou bem melhor o alcance, talvez é só limitado por software e o hardware seja o mesmo

Sim, mas o app fica bugado.......Ele fica em uma região por conta de algo interno da firmware, independente se ela é chinesa ou global....Se uso a firmware chinesa e coloco como China o app não funciona, nem colocando Alemanha (região do meu) da erro tbm

Controlar pelo app era uma função que não queria perder, mesmo sendo bem ruim

Fora que o AX1800 global não arquivo de firmware global pra poder restaurar, caso use firmware do AX5.....

Da pra usar oi AX1800 chines no mesh com o AX3600 global com firmware chinesa.......Mas não funciona o app

Por isso disse que fiz uma bela burrada..........Era mais facil ter comprado um AX6 em mesh com o AX1800 chines e vender o AX3600 global, do que comprar um AX1800 global pra fazer mesh com o AX3600 global.....o Alcance do AX6 + AX1800 china seria bem melhor

Última edição:
tenho um pacote da claro net de 240mb, cujo o wifi é ruim pra chegar ate a sala. Estou pensando em querer melhorar o sinal para chegar ate la, que soluçoes possiveis para meu pequeno problema?

ja pensei em usar o Powerline, porem minha distribuição de rede eletrica aqui está em mais ou menos 16 disjuntores ((1 perto do portao, 10 na sala e 5 nos fundos), lendo o site (https://homenetworkgeek.com/do-powe...uld work even,influence how well they perform) vi a seguinte narrativa: "Powerline adapters should work even when connected to different electrical circuits providing they meet at the same distribution board, but they will not perform as well as if they were connected to the same circuit. The quality of the electrical wiring will also influence how well they perform.". Alem disso, o mesmo cabo que tem no meu escritorio da rede eletrica é diferente por exemplo do que está na sala ja que sao disjuntores diferentes...

bom ai pensei na possibilidade de um Roteador Mesh, mais caro, um destes custa 225,00 um Intelbras, no boadica, mas é FAST e nao GIGA.

uma terceira possibilidade seria um roteador só mas qual? do meu escritorio ainda tem a area de serviço depois vem a cozinha, depois um corredor ate chegar a sala....fora que há parede revestida com azuleijo na cozinha

alguma solução de algum colega?

tenho um pacote da claro net de 240mb, cujo o wifi é ruim pra chegar ate a sala. Estou pensando em querer melhorar o sinal para chegar ate la, que soluçoes possiveis para meu pequeno problema?

ja pensei em usar o Powerline, porem minha distribuição de rede eletrica aqui está em mais ou menos 16 disjuntores ((1 perto do portao, 10 na sala e 5 nos fundos), lendo o site (https://homenetworkgeek.com/do-powe...uld work even,influence how well they perform) vi a seguinte narrativa: "Powerline adapters should work even when connected to different electrical circuits providing they meet at the same distribution board, but they will not perform as well as if they were connected to the same circuit. The quality of the electrical wiring will also influence how well they perform.". Alem disso, o mesmo cabo que tem no meu escritorio da rede eletrica é diferente por exemplo do que está na sala ja que sao disjuntores diferentes...

bom ai pensei na possibilidade de um Roteador Mesh, mais caro, um destes custa 225,00 um Intelbras, no boadica, mas é FAST e nao GIGA.

uma terceira possibilidade seria um roteador só mas qual? do meu escritorio ainda tem a area de serviço depois vem a cozinha, depois um corredor ate chegar a sala....fora que há parede revestida com azuleijo na cozinha

alguma solução de algum colega?
AX6 do Aliexpress

Xiaomi Redmi AX6?
ele atenderia bem ao que preciso?
alguma outra indicação alem do ax6?
Sim
Sim
Não

Veja se existe alguma forma de posicionar o AX6 o mais próximo do centro da sua casa.
Instalar Wifi nos cantos da casa é errado. você perde metade da potencia jogando o sinal pra fora de casa.

Com o AX6 eu consigo manter os 500mbps que tenho de NET depois de uma parede, 400 depois de duas e 300 no andar debaixo (passando por 2 paredes e laje).

Sim
Sim
Não

Veja se existe alguma forma de posicionar o AX6 o mais próximo do centro da sua casa.
Instalar Wifi nos cantos da casa é errado. você perde metade da potencia jogando o sinal pra fora de casa.

Com o AX6 eu consigo manter os 500mbps que tenho de NET depois de uma parede, 400 depois de duas e 300 no andar debaixo (passando por 2 paredes e laje).
Esse é um dos problemas que sofro aqui, além da instabilidade maluca do meu Archer C7.
O router precisa ficar num dos cantos do apto :(
Mas eu to bolando um plano aqui pra tentar colocar ele no centro de tudo.

Esse é um dos problemas que sofro aqui, além da instabilidade maluca do meu Archer C7.
O router precisa ficar num dos cantos do apto :(
Mas eu to bolando um plano aqui pra tentar colocar ele no centro de tudo.
Muitos problemas de instabilidade podem ser causados por conflito entre o roteador da operadora e o roteador instalado.. É preciso saber como a instalação seria estruturada.
Se o equipamento da operadora não estiver em bridge ou se o equipamento próprio não estiver no modo Access Point, será criado uma rede dentro de outra rede (DuploNAT) e se os IPs não estiverem em ranges diferentes, vai causar conflito.
Ou se os Wifi estiverem usando canais próximos e largura muito alta.. É recomendado deixar apenas um ponto de Wifi para evitar interferências destrutivas de sinal.

Quanto ao posicionamento, instalar no canto da casa é jogar metade do sinal no lixo.. Veja se consegue puxar um cabo de rede do roteador da operadora para a região central do apartamento, desas forma você pode até testar o C7 como AP centralizado, desligando o Wifi da operadora.

Pessoal, eu tenho 400mb/400mb e uso o meu archer c6.
Só que no PS5 só chega no 5gz 200mb~240mb.
No meu iPhone 7 também só chega nos valores citados também, mas nesse caso eu já limitação do iPhone, pois no Samsung da minha mulher bate 300mb.
Compensa trocar esse roteador por um wifi 6?
Não manjo muito.

Pessoal, eu tenho 400mb/400mb e uso o meu archer c6.
Só que no PS5 só chega no 5gz 200mb~240mb.
No meu iPhone 7 também só chega nos valores citados também, mas nesse caso eu já limitação do iPhone, pois no Samsung da minha mulher bate 300mb.
Compensa trocar esse roteador por um wifi 6?
Não manjo muito.

Já tentou trocar o canal da rede 5GHz? e mudar para 40 MHz ou 80Mhz?

Muitos problemas de instabilidade podem ser causados por conflito entre o roteador da operadora e o roteador instalado.. É preciso saber como a instalação seria estruturada.
Se o equipamento da operadora não estiver em bridge ou se o equipamento próprio não estiver no modo Access Point, será criado uma rede dentro de outra rede (DuploNAT) e se os IPs não estiverem em ranges diferentes, vai causar conflito.
Ou se os Wifi estiverem usando canais próximos e largura muito alta.. É recomendado deixar apenas um ponto de Wifi para evitar interferências destrutivas de sinal.

Quanto ao posicionamento, instalar no canto da casa é jogar metade do sinal no lixo.. Veja se consegue puxar um cabo de rede do roteador da operadora para a região central do apartamento, desas forma você pode até testar o C7 como AP centralizado, desligando o Wifi da operadora.
Então, aqui eu não tenho acesso a configurações do router da operadora, pois eles não liberam a senha para o meu tipo de contrato.

O que eu fiz foi: manter a Wi-fi do router da operadora em um canto do apto e puxei um cabo pro outro canto para instalar outro roteador (tem tubulação pra essa "configuração").
Ai no segundo router, desativei o DHCP, coloquei o mesmo SSID e senha do router da operadora, criando assim uma rede "unificada". Também ajustei o IP dos equipamentos pra evitar conflito.
O canal eu verifiquei aqui e tá selecionado o "mais livre".

Eu não sei se essa config é a ideal, mas fiz a mesma coisa na casa da minha mãe com outros equipamentos e lá parece funcionar normal (ou talvez ela não consiga perceber os problemas kkk).

Eu tenho a possibilidade aqui de desfazer tudo isso, e puxar um cabo para um ponto que fica bem no centro do apto, mas precisaria gastar uma boa energia esvaziando guarda-roupas pra poder mover ele e ter acesso a tubulação, além de fazer mais um furo e puxar uma tomada pro alto. O router ficaria bem no meio de tudo, mas vai dar um trabalhão.

Users who are viewing this thread

Voltar