Estou vendo que a saída vai ser essa mesmo, infelizmente.Está com cara de mal contato do conector na WAN do AX6.. mas se vc diz que ele em modo AP atinge 300mbps, entao a WAN tá funcionando gigabit.. e não lembro de ter algum ajuste de limitação da WAN no AX6.
Deixa ele como AP mesmo.. Não há necessidade de nenhuma configuração além dos ajustes dw Wifi, já que o roteamento será feita pela ONU da operadora..
O que me deixa relutante quanto o receio de que a ONU não aguente muito bem tantos dispositivos conectados ao mesmo tempo (TVs, PC, videogame, celulares, entre outros dispositivos que vão aumentando cada dia mais), então a minha prioridade era deixar com que o AX6 gerenciasse minha rede.
Hoje realizei mais testes, e o que acho muito estranho e acabo não achando ser mal contato na porta WAN, é que quando conecto o cabo da ONU no notebook e ele faz a medição correta da minha internet, ao voltar o cabo para a WAN do AX6, por cerca de 1 a 2 minutos, consigo os 300mbps, e, após isso, me limita novamente em 100mbps.
É como se a ONU estivesse bloqueando a velocidade total para o AX6, muito esquisito.