[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos WgomesxBR
  • Data de Início Data de Início
Está com cara de mal contato do conector na WAN do AX6.. mas se vc diz que ele em modo AP atinge 300mbps, entao a WAN tá funcionando gigabit.. e não lembro de ter algum ajuste de limitação da WAN no AX6.

Deixa ele como AP mesmo.. Não há necessidade de nenhuma configuração além dos ajustes dw Wifi, já que o roteamento será feita pela ONU da operadora..
Estou vendo que a saída vai ser essa mesmo, infelizmente.
O que me deixa relutante quanto o receio de que a ONU não aguente muito bem tantos dispositivos conectados ao mesmo tempo (TVs, PC, videogame, celulares, entre outros dispositivos que vão aumentando cada dia mais), então a minha prioridade era deixar com que o AX6 gerenciasse minha rede.

Hoje realizei mais testes, e o que acho muito estranho e acabo não achando ser mal contato na porta WAN, é que quando conecto o cabo da ONU no notebook e ele faz a medição correta da minha internet, ao voltar o cabo para a WAN do AX6, por cerca de 1 a 2 minutos, consigo os 300mbps, e, após isso, me limita novamente em 100mbps.

É como se a ONU estivesse bloqueando a velocidade total para o AX6, muito esquisito.

Pessoal, Boa Noite!
Atualmente tenho um roteador AX10 da Tp-Link ligado ao meu modem da Vivo em Bridge, só que esse roteador não consegue atender a região da cozinha do meu ap, queria saber se alguém conhece o repetidor AC750, será que ele ajudar aqui? Tive experiências ruins com repetidores, a tecnologia OneMesh realmente funciona?

O que me deixa relutante quanto o receio de que a ONU não aguente muito bem tantos dispositivos conectados ao mesmo tempo
Tente procurar as Specs do equipamento da operadora.. Eu tinha esse receio até descobrir que o roteador que a Claro me colou aqui (TG3442) tem processador Intel Dual Core de 2.5GHz e 512Mb de RAM!
ao voltar o cabo para a WAN do AX6, por cerca de 1 a 2 minutos, consigo os 300mbps, e, após isso, me limita novamente em 100mbps.
Você está testando com algum SpeedTest? Tente fazer transferencia de arquivos entre dispositivos.. Dessa forma você testa apenas a rede, sem precisar usar LInk de internet que pode degradar dependendo da hora..

Tive experiências ruins com repetidores, a tecnologia OneMesh realmente funciona?
Repetidor sempre será um repetidor.. Processador (580MHz) e RAM (64Mb) no mínimo pra aguentar uma conexão AC.. A primeira versão do RE200 usa o mesmo hardware do Mercusys AC12G

Dito isso, a não ser que você ligue via cabo, é preciso bastante coerência para instalar um repetidor.. Se ele receber um sinal fraco, vai repetir o sinal fraco.

Há também a limitação de velocidade que você vai querer espalhar.. Se for até 50mbps, esse repetidor é 1x1:1 em 5Ghz, então ele faria uma ponte usando 2.4Ghz e espalharia em um sinal único de 5Ghz. Acima disso ele precisaria usar o Stream único de 5Ghz pra se comunicar com o AX10, o que limitaria o uso de 5Ghz para outros dispositivos: A velocidade pode cair pela metade e dobrar a latencia na comunicação.

O OneMesh não vai fazer ele ser mais potente.. O OneMesh vai unificar a rede conforme o AX10 e tentar fazer o roaming o mais liso possível..

Alguem ja abriu um desses: Roteador Multilaser Gigabit Ac2600 8 Antenas - RE016
Estao vendendo por R$358 no Amazon acredito que seja um MediaTek dual core dentro.

Tente procurar as Specs do equipamento da operadora.. Eu tinha esse receio até descobrir que o roteador que a Claro me colou aqui (TG3442) tem processador Intel Dual Core de 2.5GHz e 512Mb de RAM!
Minha ONU é uma Fiberhome AN5506-02-B, pesquisei e não consegui achar informações sobre ela, porém encontrei do modelo AN5506-04-B2, que diz ter 128MB de RAM e processador MIPS de 500Mhz, o que acaba sendo fraco.

Você está testando com algum SpeedTest? Tente fazer transferencia de arquivos entre dispositivos.. Dessa forma você testa apenas a rede, sem precisar usar LInk de internet que pode degradar dependendo da hora..
Estou testando com o Speedtest. Vou testar a transferência entre arquivos, porém meu provedor entrega a velocidade contratada full time, então creio ser algum problema mesmo entre ONU/Roteador. Vou ver se consigo algum outro roteador com portas gigabit emprestado para ver se o problema se dá somente com o meu AX6.

Poderia tentar convencer meu provedor a deixar a ONU em bridge e o AX6 fazendo a conexão PPPoE, para ver se o problema persiste. Porém aí entra um problema, minha ONU fica em uma caixa hermética no lado externo da casa, ela tem 2 portas LAN, uma gigabit, que é de onde sai o cabo que vem até a sala, onde está instalado o roteador, e a segunda porta é uma porta fast, de onde sai um cabo até um switch, que distribui cabos para o computador, localizado em um quarto, e uma TV, localizada em outro quarto. Caso a ONU fique em bridge, os aparelhos conectados através da segunda porta LAN da mesma não terão acesso a internet, correto?

Estive acompanhando os preços do AX3 Pro e do AX6. Cara, simplesmente mataram o AX3 Pro quando criaram essa versão global capada. O AX3 chinês está atingindo preços exorbitantes, bem maiores do que o do AX6. Perdeu todo o custo benefício.
Cara,
Eu comprei o ax3 pro "versão BR".
No geral funciona muito bem aqui.

O que acho zoado nele é a firmware sem opções. Não tem a opção de reiniciar automaticamente e várias outras. Eu não sei nem extrair um log dele para identificar quando a rede está caindo se é ele ou meu notebook (que está meio estranho)

Caso a ONU fique em bridge, os aparelhos conectados através da segunda porta LAN da mesma não terão acesso a internet, correto?

Em tese, sim.....Pq a porta 1 do Modem/ONU/Equipamento é destinada a saída de conexão quando em bridge....Mas nunca tentei usar dessa forma que vc comentou nos modem da net que tive por aqui

Mas vc ta ligando sua ONU na WAN? Vc precisou configurar algo no roteador ou ele já pedou o IP via DHCP da ONU? Pode ser que vc pode estar tendo duplo NAT

O ideal nesses casos que não dá pra mexer na ONU, era deixar seu roteador com IP fixo (na faixa da ONU) e desabilitar o DHCP....Aí o cabo da ONU vai na LAN do roteador

Última edição:
Eu comprei o ax3 pro "versão BR".
No geral funciona muito bem aqui.
Ei vi em alguns videos que a versao BR ainda é bem limitada comparada a versão chinesa.. mas se pra você atende, não há por que mudar nada..

O que acho zoado nele é a firmware sem opções. Não tem a opção de reiniciar automaticamente e várias outras.
Eu sempre me pergunto pra que reiniciar automaticamente.. Eu nunca precise dessas coisas..
Tenho um Tenda AC10 faz 3 anos e reiniciei ele umas 3 vezes.. e o problema nem era dele..
Com o AX6 é a mesma coisa.. Nunca reiniciei.. sempre que cai a Net eu tenho certeza que é culpa da Claro..

Ei vi em alguns videos que a versao BR ainda é bem limitada comparada a versão chinesa.. mas se pra você atende, não há por que mudar nada..

Eu sempre me pergunto pra que reiniciar automaticamente.. Eu nunca precise dessas coisas..
Tenho um Tenda AC10 faz 3 anos e reiniciei ele umas 3 vezes.. e o problema nem era dele..
Com o AX6 é a mesma coisa.. Nunca reiniciei.. sempre que cai a Net eu tenho certeza que é culpa da Claro..
Esse lance de reset geralmente ocorre em dispositivos cujo software (no caso, o firmware) é mal programado. Acessos indevidos a regiões inválidas de memória e falta de um gerenciamento correto dos recursos de hardware são os erros mais comuns de programadores de dispositivos que vão acusando erros ou ficando lentos com o passar do tempo que estão ligados.

Esse lance de reset geralmente ocorre em dispositivos cujo software (no caso, o firmware) é mal programado. Acessos indevidos a regiões inválidas de memória e falta de um gerenciamento correto dos recursos de hardware são os erros mais comuns de programadores de dispositivos que vão acusando erros ou ficando lentos com o passar do tempo que estão ligados.

Depende. As vezes um simples reinício resolve interferências porque força o roteador a avaliar as frequências em uso, etc. É triste mas é verdade.

Então, pelo que entendi a BR ainda tem os 4 amplificadores igual a chinesa mas eles não operam na mesma capacidade, mas é bem melhor que a versão global que só tem 2 amplificadores. O que pega é que a versão chinesa tem um monte de update de firmware e a BR só tem um e não atualizou mais.

Negócio agora é o ax3600 então? Existe versão global e chinesa, tem alguma diferença?
A global tem Inglês e Português e outros idiomas, já versão chinesa, somente Chinês

Por motivos de legislação, a versão global tem potencia reduzida (o que afeta o alcance) e alguns canais de rede 5GHz bloqueados......A chinesa trabalha no máximo do hardware sem limitações

Mas o AX3600 chinês pode receber a firmware global sem dificuldades e sem limitações......O único problema é que ela é defasada

Pelo que li, a versão global tem uma "trava" por software que trava ele todo......Da pra modificar, mas sempre há riscos

Alguém com certeza vai apontar mais diferenças, to me baseando pq tenho o AX3600 global........Mas não sei como é o funcionamento da versão chinesa com firmware global

Galera, o que recomendam na faixa de R$ ~250 ?

Li uns post atrás e parece que o queridinho da galera, o AX6, foi descontinuado. Uma pena, era o que eu estava planejando comprar.

E agora? Qual o recomendado? Já existe um novo favorito?

Pessoal, ainda tem algum roteador bom pra comprar que não seja capado como as famigeradas versões globais? Fiquei sem opções.

Li uns post atrás e parece que o queridinho da galera, o AX6, foi descontinuado. Uma pena, era o que eu estava planejando comprar.

E agora? Qual o recomendado? Já existe um novo favorito?
AX5, AX3 PRO.

ex.jpg

Alguém conhece algum roteador "atual" que tenha:
- controle de banda para convidado
- horário de funcionamento

O meu tem, mas é um modelo velho e tem apresentado muitos travamentos

Acima desses tem também o AX6000
Eu particularmente não recomendo o AX6000 (a não ser se sua internet for acima doe 1gbps)..
O processador do AX6000 (IPQ5018) é basicamente METADE do AX6 e AX3600 (IPQ8071)..

ChipArch.ARMClock - speedPHYMIMO - config
IPQ5018ARMCortex-A53(Dual Core)1.0 GHz - 1.2 GHz + 1x NPU @1.0GHzabgn+ac+ax - +2x2 MU-MIMO - 6-stream: + 2x 2.4GHz + 4x 5GHz
IPQ8071ARMCortex-A53(Quad Core)1.0 GHz - 1.4 GHz - 2x NPU @1.5GHzabgn+ac+ax - +4x4 MU-MIMO - 6-stream: + 2x 2.4GHz + 4x 5GHz

Eu particularmente não recomendo o AX6000 (a não ser se sua internet for acima doe 1gbps)..
O processador do AX6000 (IPQ5018) é basicamente METADE do AX6 e AX3600 (IPQ8071)..

ChipArch.ARMClock - speedPHYMIMO - config
IPQ5018ARMCortex-A53(Dual Core)1.0 GHz - 1.2 GHz + 1x NPU @1.0GHzabgn+ac+ax - +2x2 MU-MIMO - 6-stream: + 2x 2.4GHz + 4x 5GHz
IPQ8071ARMCortex-A53(Quad Core)1.0 GHz - 1.4 GHz - 2x NPU @1.5GHzabgn+ac+ax - +4x4 MU-MIMO - 6-stream: + 2x 2.4GHz + 4x 5GHz
Tecpix, então um bom substituto para o AX6 (embora mais caro) seria o AX3600?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

AX5, AX3 PRO.
O problema do AX3 Pro é que só estão vendendo a um bom preço a versão capada, global. E o pior... o lance daquele firmware personalizado da tal da "brazilian version" que não ganha atualizações. Isso me assusta ainda mais.

Última edição:
Tecpix, então um bom sibstituto para o AX6 (embora mais caro) seria o AX3600?
Certamente é o que mais se aproxima do AX6 em termos de desempenho, com o bônus de ter um alcance sensivelmente melhor devido aos amplificadores usados na rede 5Ghz.

O AX6 usa amplificaores Qorvo QFP4550 que tem um ganho de Rx/Tx 13.5/30 dB..
BAE54CDFC655468EC8E2B906E456A339.jpg

enquando o AX3600 usa o Qorvo QFP4588 que tem um ganho de 16/33 dB
LPic6111266f19f8d1964759084.jpg

Pena o preço ser tão discrepante dos R$350 que costumávamos pagar no AX6..

Certamente é o que mais se aproxima do AX6 em termos de desempenho, com o bônus de ter um alcance sensivelmente melhor devido aos amplificadores usados na rede 5Ghz.

O AX6 usa amplificaores Qorvo QFP4550 que tem um ganho de Rx/Tx 13.5/30 dB..
BAE54CDFC655468EC8E2B906E456A339.jpg

enquando o AX3600 usa o Qorvo QFP4588 que tem um ganho de 16/33 dB
LPic6111266f19f8d1964759084.jpg

Pena o preço ser tão discrepante dos R$350 que costumávamos pagar no AX6..
Entendi, perfeito. Valeu pela informação precisa.

Pois é, ele está bem mais caro. Mas talvez valha a pena um deles e um AX1800 em mesh (vc recomenda esse roteador tbm?). Acho q isso já cobriria minha casa inteira com uma rede de 5Ghz de qualidade. Além do mais, estou fugindo de roteadores que tenham versões globais.
Assim que minha operadora liberasse (e SE liberasse) o bridge, eu usaria um AX6000 como roteador.
A questão agora é saber se importar um roteador de 600 reais não aumentaria o risco de ser taxado no AliExpress. Os vendedores fazem um esquema de alterar o valor declarado, não?

Última edição:
talvez valha a pena um deles e um AX1800 em mesh (vc recomenda esse roteador tbm?
O AX1800 é um AX5 mais caro.. então não recomendo pegar o AX1800 e sim pegar um AX5 quanto ainda ele existe (o meu foi postado semana passada)..

importar um roteador de 600 reais não aumentaria o risco de ser taxado no AliExpress. Os vendedores fazem um esquema de alterar o valor declarado, não?
Aqui vai meio que um textão pois é algo que eu imagino que pode ajudar quem ainda tem alguma dúvida.

Não existe mágica (se houvesse todo mundo faria e a receita tornaria ilegal).
Pelo que acompanho há pelo menos uns 20 anos importando é o seguinte:
Não há isenção de nenhum valor em algo comprado no exterior. A isenção só vale quando o pacote é enviado de pessoa física para outra.. Comprou em loja, houve dinheiro trocando de mãos, a isenção já era.

A Aduana não estrutura para conferir 100% dos pacotes que chegam da china, por que chega muita coisa e não daria tempo.. Então eles escolhem uma amostra dos carregamentos para uma análise mais criteriosa e liberam o resto.
Dito isso, a sorte depende se seu pacote cairá nessa amostragem ou não.. Estatisticamente, pacotes maiores e mais chamativos tendem a ser verificados e taxados.. Mas isso não isenta pacotes menores possam entrar na amostragem também.. Se o carregamento vier só com pacotes pequenos, eles saem procurando o que teria o maior valor agregado..

Alterar o valor declarado é um crime descaminho e pode levar a multas que inviabilizam a importação do pacote, além de não garantir nenhuma isenção.. Eu nunca recomendo essa prática, pois além de ser arriscada, queima muito o filme do brasileiro lá fora com os vendedores, pois o cara se recusa a pagar a taxa, bagunçando o vendedor que precisa retirar o produto de volta e refazer toda burocracia de devolução da grana.
O vendedor pode também, numa eventual disputa sobre devolução do pedido negado, mostrar que se houve alguma ação do comprador para tal prática (mandar mensagem dizendo pra declarar menos), o vendedor pode dizer que não se responsabiliza pela multa e jogar a bucha no teu colo, te fazendo perder o produto e parte do dinheiro envolvido nos fretes..

O que eu sempre digo é: Compre o produto e separe uma grana para as taxas... Se taxar, blz.. vc estava preparado. Se nao, melhor ainda..
Pelo que vi aqui no Forum desde o ano passado, tivemos dezenas de pessoas que importaram sem taxas contra umas 2 ou 3 que não tiveram a mesma sorte.. A estatistica está do nosso lado.. :D

O AX1800 é um AX5 mais caro.. então não recomendo pegar o AX1800 e sim pegar um AX5 quanto ainda ele existe (o meu foi postado semana passada)..
Pelo que vi, o AX1800 (aquele em formato de torre preta, né) tem algumas vantagens como o NPU duplo. Mas realmente, 100 reais de diferença... é 33% a mais.
Mas estou começando a olhar com carinho mesmo para o AX5, principalmente depois da sua dica. Até pq eu quero algo mais barato agora pra aumentar o alcance do meu ponto de rede do escritório, o que já me ajudaria substituindo o meu Archer C20i, e depois pegar algo mais parrudo pra fazer um mesh e acabar de vez com as desconexões quando me movimento pela casa. Trabalho em esquema de home office e muitas vezes tenho problemas com desconexões de reuniões quando me movimento pra ir ao banheiro ou pegar um café. É MUITO chato.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui vai meio que um textão pois é algo que eu imagino que pode ajudar quem ainda tem alguma dúvida.

Não existe mágica (se houvesse todo mundo faria e a receita tornaria ilegal).
Pelo que acompanho há pelo menos uns 20 anos importando é o seguinte:
Não há isenção de nenhum valor em algo comprado no exterior. A isenção só vale quando o pacote é enviado de pessoa física para outra.. Comprou em loja, houve dinheiro trocando de mãos, a isenção já era.

A Aduana não estrutura para conferir 100% dos pacotes que chegam da china, por que chega muita coisa e não daria tempo.. Então eles escolhem uma amostra dos carregamentos para uma análise mais criteriosa e liberam o resto.
Dito isso, a sorte depende se seu pacote cairá nessa amostragem ou não.. Estatisticamente, pacotes maiores e mais chamativos tendem a ser verificados e taxados.. Mas isso não isenta pacotes menores possam entrar na amostragem também.. Se o carregamento vier só com pacotes pequenos, eles saem procurando o que teria o maior valor agregado..

Alterar o valor declarado é um crime descaminho e pode levar a multas que inviabilizam a importação do pacote, além de não garantir nenhuma isenção.. Eu nunca recomendo essa prática, pois além de ser arriscada, queima muito o filme do brasileiro lá fora com os vendedores, pois o cara se recusa a pagar a taxa, bagunçando o vendedor que precisa retirar o produto de volta e refazer toda burocracia de devolução da grana.
O vendedor pode também, numa eventual disputa sobre devolução do pedido negado, mostrar que se houve alguma ação do comprador para tal prática (mandar mensagem dizendo pra declarar menos), o vendedor pode dizer que não se responsabiliza pela multa e jogar a bucha no teu colo, te fazendo perder o produto e parte do dinheiro envolvido nos fretes..

O que eu sempre digo é: Compre o produto e separe uma grana para as taxas... Se taxar, blz.. vc estava preparado. Se nao, melhor ainda..
Pelo que vi aqui no Forum desde o ano passado, tivemos dezenas de pessoas que importaram sem taxas contra umas 2 ou 3 que não tiveram a mesma sorte.. A estatistica está do nosso lado.. :D
Em relação a isso, concordo totalmente com vc. Eu jamais pediria isso a um vendedor, sou totalmente contra coisas e ilegais e um defensor ferrenho do mantra "se todo mundo andar na linha, todos ganham com isso". Mas vi casos de vendedores que fizeram isso por conta própria, até pelo motivo que vc citou: ajuda a evitar q eles tenham trabalho com devoluções.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar