O que vc diz de direcionar é o Beamforming.. ele não significa velocidade maior necessariamente.. pelo menos não nas diferenças que vc descreveu.
Esse direcionamento acontece gerando um sinal de duas antenas diferentes que devem encontrar o cliente quando as duas ondas interferirem construtivamente..
Na figura abaixo, as duas fontes seriam duas antenas.. Onde as ondas se cruzam com os dois picos pra cima, elas somam suas fases (zonas escuras) o sinal é mais forte. Onde elas se cancelam (zonas claras) o sinal é fraco. O Beamforming regula a defasagem entre os sinais das duas antenas para garantir que as zonas escuras (construtivas) caiam bem em cima do dispositivo.
O que é preciso saber é todo cliente possui uma limitação de velocidade.. não é por que um cliente é Wifi5 que ele tem capacidade de 1300mbps de velocidade. Cada dispositivo tem sua limitação.
Eu ja vi muita gente reclamando do provedor e roteador por não conseguir ter 500mbps contratados no telefone por Wifi, mas quando descobriram, o celular não tinha capacidade nem de conectar em duas bandas simultâneas (mimo 2x2) nem conectar a 160MHz.
Mesmo no maior potencial de transmissão (MCS9, QAM256) do Wifi5, um unico stream a 80MHz não passará de 433mbps teóricos, que na prática fica em torno de 350mbps.
Pode ser o que esteja acontecendo aí: Seu celular é capaz de conectar em duas bandas simultaneas (Mimo 2x2) mas seu notebook não..
Veja nos ajustes do PC com qual velocidade seu notebook está conectado na rede..
Se tiver 866mbps, significa que sua placa Wifi tem capacidade de conectar a 80MHz em duas streams simultaneas.. Se estiver em 433mbps, só uma.