Como disse o @tecpix com esse budget eu mudaria pra Ubuquiti.Eu tenho cabo de rede chegando em cada pavimento.
São três pavimentos.
Pensei em duas situações:
1
Pavimento central: Modem da Net - x20 - switch jogando os cabos para os demais pavimentos + x20 wifi para extender o sinal wifi no pavimento
Pavimento inferior : x20 cabeado + x20 wifi estendendo a rede
Pavimento superior (onde fica meu PC, TV, etc) : x20 cabeado + switch ( cabeando o PC, TV, e talvez um HD externo) + x20 wifi ampliando o sinal para outras áreas do pavimento.
2
Pavimento central: Modem da Net - Ax73 e cabos para os demais pavimentos + ax73 cabeado, no ponto central do pavimento, para ampliar o wifi
Pavimento inferior: ax73
Pavimento superior: ax73 e cabos para PC, TV, etc
Sobre a troca das redes, confesso não sentir incômodo real.
Hoje, tenho redes independentes nos pavimentos e meu celular troca tão rápido de rede que quase não noto.
Ex.: chamada de vídeo no WhatsApp, corta por alguns segundos e já retoma.
Enfim...
Estou em uma grande dúvida sobre o que fazer.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Sim, com certeza.
É o que tenho hoje.
Mas, está uma bagunça. Equipamentos diversos, categorias diferentes, etc...
Quero montar um sistema padronizado, com o mesmo tipo de equipamento em todos os pavimentos.
Pavimento central: Modem + Switch + Cloud Key (ou DreamMachine) + APs U6 Lite.
Nos demais pavimentos a mesma coisa que você sugeriu, mas com APs U6 Lite.
Lembrando que quando houver possibilidade de cabeamento, é preferível ter vários APs de baixa potência, uma vez fica priorizado o roamming e levando em conta que a experiência Wi-fi é sempre melhor quando o AP está próximo do usuário.
Se tiver um equipamento pra instalar o Unifi Controller e fazer o roteamento, poderá dispensar o CloudKey/DreamMachine e investir o dinheiro em mais APs.
Provavelmente dê pra fazer a mesma coisa com Tp-link Omada, como demonstrado pelo @Mosqueteirors , provavelmente por um preço mais atrativo, mas como nunca testei não posso afirmar.